O corpo-livro-político como gesto de desobediência no conto Terça-Feira Gorda, do escritor brasileiro Caio Fernando de Abreu

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-12-17
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este artigo investigou as múltiplas formas de violências existentes no conto “Terça-Feira Gorda”, de Caio Fernando de Abreu, presente na obra Morango Mofado (1982). O tema é uma provocação ao silenciamento da literatura brasileira em relação ao amor livre e um chamamento à academia aos emergentes temas em discussões contemporâneas. A pesquisa se fundamenta em uma revisão crítica da literatura existente e nas teorias desenvolvidas por Dalcastagné e Iorlandi, visando produzir uma análise aprofundada e contextualizada. Os teóricos em destaques contribuiram de forma enriquecedora para o estudo deste objeto, na perspectiva de uma leitura crítica do conto, aliado ao estudo sobre política, sexualidade, religiosidade e censura moral, que nos concederá entender as ligações entre o conto citado, a fim de desenvolver uma pesquisa conceituada, atrativa e interessante, em que o pesquisador se debruça sobre tudo que já foi publicado e produzido que tenha uma relação com o tema e os objetivos propostos. Desta forma, terá um bom desenvolvimento diante dessa literatura marginalizada.


Descrição
Palavras-chave
Citação
RIBEIRO, Gustavo dos Anjos. O corpo-livro-político como gesto de desobediência no conto Terça-feira Gorda, do escritor brasileiro Caio Fernando de Abreu. Orientador: Rogério Soares Brito. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas). Departamento de Ciências Humana, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2025.
Palavras-chave