O impacto do teatro como protagonista na construção da autonomia do educando: um estudo de caso no centro juvenil de ciência e cultura de Serrinha
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa, intitulada “O impacto do teatro como protagonista na construção da autonomia do educando: um estudo de caso no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha”, analisou a inserção do teatro no currículo escolar e seus impactos pedagógicos, culturais e formativos. A motivação inicial emergiu da trajetória da pesquisadora como educadora e multiplicadora do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, experiência que revelou o potencial da linguagem teatral como instrumento de transformação social e educativa. Com efeito, o objetivo geral consistiu em analisar de que modo o teatro pode atuar como protagonista na construção da autonomia do educando, tomando como referência o Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha, no Território do Sisal. Para alcançar tal propósito, foram delineados três objetivos específicos: investigar como as práticas teatrais fundamentadas no Teatro do Oprimido são implementadas no referido Centro; identificar desafios e potencialidades do teatro enquanto estratégia pedagógica voltada à autonomia estudantil; e propor recomendações e diretrizes que fortaleçam sua integração ao currículo do ensino médio da rede estadual. Historicamente, o teatro tem se consolidado como ferramenta essencial para a educação e para a promoção da consciência crítica. Inspirado nas metodologias de Augusto Boal, com o Teatro do Oprimido, e de Paulo Freire, com a Pedagogia do Oprimido, o teatro educacional estimula a participação ativa dos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de assumirem o protagonismo de suas trajetórias e de se constituírem como agentes de transformação social. A questão norteadora formulada foi: qual o impacto do teatro como agente formador na promoção da autonomia dos educandos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Serrinha? O estudo fundamentou-se em referenciais de Boal (1931; 2009), Freire (1987), Reverbel (1997), Peixoto (1986), Koudela (1992), entre outros. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados envolveu observações, aplicação de questionários e entrevistas realizadas com uma gestora, uma vice-gestora, três educadores e cinco educandos. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 81257224.7.0000.0057). Como produto, foi elaborado o guia prático intitulado “Explorando a autonomia através do teatro: um guia prático para educadores”, desenvolvido em linguagem acessível e didática, contendo propostas de atividades, exemplos de aplicação em sala de aula e orientações metodológicas. Disponível em formato digital, o material amplia o alcance da pesquisa, fortalece o uso do teatro como recurso pedagógico e apoia a construção de práticas inovadoras nas escolas da rede estadual do Território do Sisal. Os resultados evidenciam o teatro, sobretudo quando fundamentado no Teatro do Oprimido e na Pedagogia Freireana, como recurso eficaz para estimular a autonomia, a criatividade e a consciência crítica dos educandos. Integrado de forma reflexiva ao currículo escolar, o teatro contribui para a formação integral, potencializa o protagonismo juvenil e promove a construção coletiva do conhecimento, confirmando sua relevância e atualidade no âmbito da educação públic