Bibliotecas públicas universitárias: ações educativo-formativas para a competência informacional dos usuários

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-22
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo as bibliotecas públicas universitárias, e como recorte de pesquisa a biblioteca setorial universitária professor Raimundo Nonato da Silva Fonseca, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo busca criar estratégias para melhorias das ações formativas dos usuários e visa compreender de que maneira seria possível estruturar mecanismos de aprendizagem, sistematizando o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário no desenvolvimento de ações educativoformativas no processo de competência informacional dos usuários. Tem como objetivo geral propor mecanismos de aprendizagem para o uso eficaz da biblioteca, que venha oferecer melhorias no atendimento e na prestação dos serviços ofertados por ela. É uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória. Aplicou-se como método de trabalho, a pesquisa participante. A pesquisa teoriza sobre o paradigma da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Relata uma breve história das bibliotecas, e explana o papel das delas e do profissional bibliotecário no processo formativo e de competência informacional dos usuários. O relatório discorre, para além da introdução, o contexto do lócus da pesquisa, o trajeto metodológico, os resultados e as considerações finais. Dessa forma, através dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, foi possível elaborar como resultado da pesquisa um plano de atividades que coopere para implementar ações práticas formativo-educativas que sustente o desenvolvimento de competência em informação nos usuários.


Descrição
Palavras-chave
Biblioteca Pública Universitária, Atividades formativas, Profissional-Bibliotecário, Competência em Informação
Citação
SAMPAIO, Adriana Silva Freitas. Bibliotecas públicas universitárias: ações educativo-formativas para a competência informacional dos usuários. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2022.