Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT23

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    Letramento racial a partir da literatura infantojuvenil negra: revisão sistemática
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Souza, Michele de Oliveira; Santos, Aline Nery dos; Santos, Elias de Souza; Carvalho, Basilon Azevedo de
    Nas últimas décadas, a pauta da equidade racial tem ganhado centralidade nos debates educacionais, sobretudo após a promulgação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. Ainda assim, o racismo estrutural persiste como um obstáculo à efetivação de práticas pedagógicas antirracistas, o que muitas vezes se reflete na invisibilização das identidades negras no ambiente escolar. A infância, enquanto etapa formativa crucial, exige atenção redobrada quanto à representação e valorização das múltiplas identidades que compõem a sociedade brasileira. Nesse contexto, a literatura infantojuvenil negra desponta como instrumento potente para a promoção do letramento racial, ao propiciar, por meio de narrativas e personagens negros protagonistas, a construção positiva da identidade racial desde os primeiros anos de escolarização. Com base nesse cenário, o presente artigo realiza uma revisão sistemática da produção científica nacional entre os anos de 2013 e 2023, com o intuito de identificar como o letramento racial vem sendo discutido e implementado por meio da literatura infantojuvenil negra. Para tanto, foram analisados estudos disponíveis nas bases SciELO, BDTD, CAPES Periódicos e Google Acadêmico, com a observância de critérios de recorte temporal, relevância temática e rigor metodológico. Os resultados revelam avanços significativos na valorização de obras negras, ao mesmo tempo em que denunciam fragilidades na formação docente e nas políticas públicas voltadas ao tema. Dessa forma considera-se que, mais do que um recurso didático, a literatura negra é ferramenta crítica de emancipação e enfrentamento ao racismo nas escolas.