Produção Científica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemImportância do Brincar no Contexto Familiar: um estudo de revisão de literatura(2019) Freitas, Ana Roberta Matos; Nunes, Laisy; Machado, Gabriela Marcolino AlvesO presente artigo objetivou analisar a importância do brincar no contexto familiar para a criança de 0 a 6 anos e realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da temática. Destaca-se a brincadeira como aspecto importante do desenvolvimento infantil, principalmente, a partir da imaginação, desencadeando ampliação cognitiva e social, sobretudo através do brincar livre e em família. O método empregado foi a revisão sistemática de literatura, utilizou-se as bases de dados SciELO e Index-PSI. Os resultados indicaram que as produções encontradas fazem referência significativa ao processo de desenvolvimento infantil pautado no brincar em contexto familiar; seja como promoção da saúde infantil, no processo de desenvolvimento da linguagem e cognição, ou no desenvolvimento de uma teoria da mente. Apesar de ser uma temática relevante, apresenta poucas publicações. Esses dados confirmam a necessidade de ampliar as pesquisas sobre esse tema, que fundamentem atuações e programas voltados para as famílias e suas interações promotoras de desenvolvimento.
- ItemA construção da identidade da criança negra na literatura infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Santos, Cremilda dos; Silva, Ana Célia daEste estudo tem como finalidade fazer uma abordagem sobre a importância da cultura afro-brasileira em bibliotecas e escolas da educação fundamental pública. Enfatiza a literatura infantil nas práticas pedagógicas em escolas como ferramenta de formação da identidade afro-brasileira. Tem como objetivo analisar a utilização da literatura infantil nas práticas pedagógicas em escolas da educação fundamental pública para a formação da identidade afro-brasileira, através de estudos utilizados na literatura por Rosemberg (1979), Negrão (1987), Munanga (2004), Silva A. (2011) dentre outros, sobre a construção da identidade do negro. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio do método com abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa bibliográfica e análise documental, tendo como universo investigativo utilização da literatura infantil nas práticas pedagógicas em escolas. Os instrumentos para a coleta de dados para a pesquisa bibliográfica foram constituídos por um roteiro composto de revisão de literatura de textos científicos, consulta em base de dados nacionais e internacional para o levantamento de artigos de periódicos, além de anais de eventos científicos, tese e dissertação. Vale destacar que a análise dos dados apontou que as bibliotecas e escolas precisam adotar a literatura infantil como ferramenta de construção da identidade do negro. A pesquisa apontou como técnicas ciclo de palestras com representantes do Movimento Negro nas escolas e ações culturais nas bibliotecas sobre a temática para divulgação e promoção da História e Cultura Afro-Brasileira
- ItemAnais [do] II Congresso de Extensão Universitária da UNEB: extensão universitária nas bordas multiterritoriais(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Jesus, Rosane Meire Vieira de; Nascimento, Renata Maria Souza doO Congresso de Extensão Universitária da UNEB (CEU) é um espaço múltiplo e plural para a discussão e debate de temas emergentes que venham colaborar com a reflexão acerca do papel da extensão universitária no atual contexto em que vivemos, bem como apontar os próximos desafios. A extensão universitária possui um papel singular na relação da universidade com a sociedade e, na UNEB, sobretudo, pela sua capilaridade multicampi, sendo, portanto, a dimensão acadêmica que se entrelaça com o ensino e a pesquisa de forma indissociável. Tendo como temática geral “Extensão Universitária nas bordas multiterritoriais”, o congresso possibilitou o reconhecimento das experiências extensionistas localizadas, bem como irrupção de novas reivindicações do ordinário, propiciando a abertura para o interseccional na compreensão de como a extensão acontece e pode vir a acontecer na UNEB.
- ItemVivências do estágio como pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-15) Teixeira, Anna Donato Gomes; Santos, Jamille Pereira Pimentel dos; Carvalho, Maria de Fátima Pereira; Silva, Priscila Teixeira da; Barbosa, Raquel da CostaEsta obra é o primeiro E-book de Pesquisa e Estágio do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC XII), e propõe uma discussão a partir das experiências de estudantes de Pedagogia durante o estágio como pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A coletânea é composta por 13 textos com ênfase nas experiências de formação inicial fundamentada na relação teoria-prática, em que o estágio como pesquisa é considerado um espaço importante para a aproximação da realidade profissional docente de forma investigativa. Em conjunto, os textos nos ajudam na compreensão acerca das várias dimensões que perpassam as experiências de estágio como pesquisa e fazer docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os relatos destacam elementos importantes para os aspectos da formação docente e contribuem na reflexão sobre as especificidades que permeiam esse fazer. Ao relatar vivências em espaços públicos de escolarização eles denunciam as lacunas presentes nesses espaços e anunciam a necessidade da efetivação de políticas públicas que atendam às realidades dos sujeitos neles inseridos.
- ItemPanorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016.(2017-09-23) Anjos, Ana Paula Souza doO presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no DCH-Campus IX da UNEB, na cidade de Barreiras-Ba, sobre o Panorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016, que teve por objetivos: comparar o quantitativo de concluintes evadidos nos cursos de graduação do Campus IX no período de 2012 a 2016; identificar em que período do curso ocorre maior evasão dos discentes; mapear o perfil dos discentes evadidos de acordo o tipo de ingresso - vestibular ou SISU. Para isso, utilizou-se de uma abordagem quantitativa na análise dos registros acadêmicos cadastrados no sistema SAGRES do DCH – Campus IX. Como resultado foi verificado que os índices de evasão são maiores nos cursos de licenciaturas, com discentes provenientes do SISU e ocorre mais nos primeiros semestres. O quantitativo de estudantes que concluem o curso no tempo mínimo previsto também é muito pequeno, o que gera mais custos para a Universidade. Nesse sentido conclui-se pela necessidade de conhecer as causas da evasão e as consequências para a vida pessoal, social e profissional dos evadidos, assim como, a adoção de ações acadêmicas, de gestão universitária e de políticas públicas para assegurar a continuidade dos graduandos nos cursos ofertados e a formação qualitativa dos mesmos.