Produção Científica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produção Científica por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnais [da] XI Jornada de iniciação científica da UNEB(2006-12) Medeiros, Silvana Almeida Filgueira deA XI Jornada de Iniciação Científica da UNEB configura-se como um encontro anual na modalidade de seminário, objetivando comunicar e avaliar resultados da aprendizagem e aplicação dos métodos e princípios da Ciência adquiridos pelos bolsistas dos Programas de Iniciação Científica da UNEB, com envolvimento do Comitê Científico, Núcleos de Pesquisa e Extensão, professores pesquisadores e discentes de todos os Campi da UNEB, além de comunidade externa e os membros participantes das agências de fomento (CNPq e FAPESB) .
- ItemAnais [da] XII Jornada de Iniciação Científica da UNEB(2008-10) Queiroz, Manoel Abílio de; Medeiros, Silvana Almeida Filguiera deA Universidade do Estado da Bahia – UNEB está realizando a XII Jornada de Iniciação Científica. Neste ano, quando a Universidade completa 25 anos de existência, o tema escolhido para a jornada foi Transdiciplinaridade, Indissociabilidade e Inovação organizacional. O evento acontecerá conjuntamente com a I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPEX, que dará oportunidade à troca de experiência e difusão de conhecimento entre pesquisadores, novos pesquisadores, coordenadores de grupos e núcleo de pesquisa, ensino e extensão da UNEB, bem como professores, estudantes, comunidade universitária e a sociedade baiana de um modo geral.
- ItemAnais[da] XIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB: institucionalização das pesquisas na UNEB – sistematização e divulgação.(2009-10) Bernado, Katia Jane Chaves.A Jornada de Iniciação Científica, evento que acontece desde 1996, chega a sua XIII edição, com a participação de 134 orientadores e 256 bolsistas, cujos projetos compõem os programas PIBIC, PICIN e FAPESB, que tem como finalidade contribuir com o ensino de graduação, proporcionando a instituição um instrumento de formulação da política de Iniciação à Pesquisa para os alunos de Graduação, bem como auxiliar e promover a formação de recursos humanos na área de investigação científica sob a orientação de um Professor-Pesquisador
- ItemAnais [da] XIV Jornada de Iniciação Científica da UNEB(2010-09) Tavares, Isabel; Souza, Marluce Oliveira da GuardaA sociedade contemporânea exige que as universidades tenham um desempenho político e acadêmico consistente focado na produção e disseminação do conhecimento para promover o desenvolvimento social sustentável e reduzir desigualdades. O Programa de Iniciação Científica, essencial na universidade, envolve os estudantes na pesquisa, auxiliando na formação de novos pesquisadores e fortalecendo redes de pesquisa. A 14ª Jornada de Iniciação Científica é um evento que reúne orientadores, bolsistas e outros membros da comunidade para apresentar resultados de projetos e explorar novas áreas de pesquisa.
- ItemAnais [da] XV Jornada De Iniciação Ciêntifica da Uneb Ciência e Senso Comum: A química dos povos da floresta(2011-09) Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Pereira, Maria Isabel Craveiro TavaresNo auge desses 15 anos de existência, a Iniciação Científica da UNEB vem desenvolvendo com muita desenvoltura e seriedade esse compromisso firmado com a sociedade disseminando e produzindo conhecimento nos diversos campos do saber, cooperando e contribuindo com o exercício da cidadania e dos direitos humanos mediante formação humanística, critica e reflexiva, formando profissionais competentes e atualizados para enfrentarem os desafios impostos pela sociedade carente e ávida por novas iniciativas. Historicamente o programa de Iniciação Científica (IC) foi estruturado em três modalidades: PIBIC, FAPESB e PICIN. Cada uma com suas especificidades, porém com uma única finalidade: Fomentar a pesquisa dentro da modalidade de Iniciação Científica. Este objetivo pode ser apreciado através do crescimento de produção científica dos discentes contemplados dentro do programa de IC e registrado no período de 2005 a 2010. Neste interstício computou-se um crescimento acentuado de aproximadamente 693%, passando de 111 publicações em 2005 para 769 em 2010. Estes números demonstram a consolidação e crescimento da produção científica do programa.
- ItemAnais [da] XVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: eu, a ciência e o mundo(2012-10) Souza, Leandro Santos Coelho de; Andrade, Manuella Galvão; Almeida, Lucimar Batista deA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento.
- ItemAnais [da] XVII Jornada De Iniciação Científica Uneb 30 Anos: Disseminando a Pesquisa(2013-10) Santos, Walter Nei Lopes dos; Almeida, Lucimar Batista de; Andrade, Manuella Galvão; Souza, Leandro Santos Coelho deA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento.
- ItemAnais [da] XVIII Jornada de Iniciação Científica 18 Anos de IC na UNEB: um olhar para o futuro(2014-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no âmbito da Universidade, visando a manutenção e o aprimoramento do nível de produção científica Institucional.
- ItemSérie práxis e docência universitária problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemAnais [da] XIX Jornada de Iniciação Científica da UNEB: IC na UNEB: 19 anos iluminando caminhos.(2015-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no âmbito da Universidade, visando a manutenção e o aprimoramento do nível de produção científica Institucional.
- ItemOficina virtual: as dinâmicas da aprendizagem organizacional através de processos colaborativos aplicados na gestão de projetos extencionistas(2016-05) Bezerra, Edileusa Medeiros
- ItemAnais [da] XX Jornada de Iniciação Científica da UNEB: Desafios do Século XXI: integração social e sustentabilidade.(2016-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no âmbito da Universidade, visando a manutenção e o aprimoramento do nível de produção científica Institucional.
- ItemPanorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016.(2017-09-23) Anjos, Ana Paula Souza doO presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no DCH-Campus IX da UNEB, na cidade de Barreiras-Ba, sobre o Panorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016, que teve por objetivos: comparar o quantitativo de concluintes evadidos nos cursos de graduação do Campus IX no período de 2012 a 2016; identificar em que período do curso ocorre maior evasão dos discentes; mapear o perfil dos discentes evadidos de acordo o tipo de ingresso - vestibular ou SISU. Para isso, utilizou-se de uma abordagem quantitativa na análise dos registros acadêmicos cadastrados no sistema SAGRES do DCH – Campus IX. Como resultado foi verificado que os índices de evasão são maiores nos cursos de licenciaturas, com discentes provenientes do SISU e ocorre mais nos primeiros semestres. O quantitativo de estudantes que concluem o curso no tempo mínimo previsto também é muito pequeno, o que gera mais custos para a Universidade. Nesse sentido conclui-se pela necessidade de conhecer as causas da evasão e as consequências para a vida pessoal, social e profissional dos evadidos, assim como, a adoção de ações acadêmicas, de gestão universitária e de políticas públicas para assegurar a continuidade dos graduandos nos cursos ofertados e a formação qualitativa dos mesmos.
- ItemAnais [da] XXI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: conhecimento, inovação e transformação(2017-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no
- ItemCenário acadêmico dos cursos de licenciaturas do DCH - Campus IX, período 2012 A 2016(2017-11-17) Anjos, Ana Paula Souza do
- ItemAnais [da] II Semana de Ciências Biológicas - UNEB, Campus II(2017-12-01) Vale, Vera Lúcia CostaA II Semana de Ciências Biológicas - SEMCBIO, (as Ciências Biológicas a serviço da Sociedade) – Graduação em Ciências Biológicas, Volume II, Alagoinhas (BA), realizado no período de – 07 a 09 de novembro de 2017, teve como objetivo foi divulgar e discutir os trabalhos que vêm sendo realizados pela comunidade acadêmica nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas.
- ItemAnais [da] XXII Jornada de Iniciação Científica da UNEB: 35 anos de UNEB: construindo uma Universidade inclusiva e popular.(2018-10) Cardoso, Hugo Saba PereiraA Jornada de Iniciação Científica da UNEB é um evento anual, com participação de mais de 1.000 pesquisadores e tem como objetivo apresentar à comunidade discente e docente, convidados e demais participantes, as ações de pesquisa científica desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários de Iniciação Científica. Os Anais da Jornada de Iniciação Científica da UNEB são organizados levando em consideração as grandes áreas do conhecimento.
- ItemAnais [da] III Semana de Ciências Biológicas - UNEB, Campus II(2018-12-01) Vale, Vera Lúcia CostaAnais da III Semana de Ciências Biológicas - SEMCBIO, (Educação e Tecnologia – uma relação simbiótica para a conservação da Biodiversidade) – Graduação em Ciências Biológicas, Volume III, Alagoinhas (BA) – 06 a 09 de novembro de 2018, teve como objetivo divulgar e discutir os trabalhos que vêm sendo realizados pela comunidade acadêmica. A programação envolveu palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos orais e em forma de pôster nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas.
- ItemImportância do Brincar no Contexto Familiar: um estudo de revisão de literatura(2019) Freitas, Ana Roberta Matos; Nunes, Laisy; Machado, Gabriela Marcolino AlvesO presente artigo objetivou analisar a importância do brincar no contexto familiar para a criança de 0 a 6 anos e realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da temática. Destaca-se a brincadeira como aspecto importante do desenvolvimento infantil, principalmente, a partir da imaginação, desencadeando ampliação cognitiva e social, sobretudo através do brincar livre e em família. O método empregado foi a revisão sistemática de literatura, utilizou-se as bases de dados SciELO e Index-PSI. Os resultados indicaram que as produções encontradas fazem referência significativa ao processo de desenvolvimento infantil pautado no brincar em contexto familiar; seja como promoção da saúde infantil, no processo de desenvolvimento da linguagem e cognição, ou no desenvolvimento de uma teoria da mente. Apesar de ser uma temática relevante, apresenta poucas publicações. Esses dados confirmam a necessidade de ampliar as pesquisas sobre esse tema, que fundamentem atuações e programas voltados para as famílias e suas interações promotoras de desenvolvimento.
- ItemO PERFIL DOS CURSISTAS DAS CLASSES POPULARES DO PROJETO UPT UNEB-BA: O ACESSO E A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COMO DESAFIOS NO SERTÃO DA BAHIA.(2019-07-27) BORGES, Vandearley dos Santos; Couto, Fausta Porto; COSTA, Ione Aparecida Magalhães da; EVANGELISTA, Maristela Muniz; SANTOS, Gilmar Alves dosO propósito deste trabalho, decorrente das experiências vividas no âmbito do Projeto Universidade Para Todos-UPT, polo Guanambi-BA e extensões, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, DEDC XII, foi traçar o perfil e delinear o percurso de acesso ao ensino superior dos cursistas do projeto UPT no sertão da Bahia, caracterizar o perfil do (a) cursista do projeto em fase de preparação (pré-vestibular social) para o ingresso no ensino superior no sertão da Bahia, bem como analisar o processo de inclusão/exclusão na trajetória desses sujeitos no âmbito do projeto UPT, enquanto política pública educacional de acesso ao Ensino Superior. Para alcançar isso, o trabalho buscou auxílio em um questionário com perguntas semiestruturadas