Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH6
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- ItemEthos e identidades de mulheres negras: discursivizações sobre cabelos crespos(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Nunes, Patrícia Batista Nogueira; Brito, Rogério Soares; Rêgo, Rayana Thyara de Lima; Souza, Rosemaria Joazeiro Pinto deO presente trabalho é um estudo sobre mulheres negras que resolveram parar de usar química para assumirem seus cabelos naturalmente crespos, fazendo deste ato um posicionamento político e de empoderamento, principalmente no que diz respeito à ressignificação de suas identidades como mulheres negras, divulgando e compartilhando suas experiências nas redes sociais, sobretudo através postagens no Facebook e Youtube. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar materialidades discursivas – que tratam do cabelo negro – dadas a circular em épocas e espaços distintos, tendo em vista trajetos de construção de ethos e de identidades de mulheres negras. Pretende-se também estudar, sócio historicamente, as tendências de penteados dos cabelos crespos em espaços e épocas distintas. A metodologia utilizada envolve a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base na Análise do Discurso de filiação francesa e tem como foco a noção de ethos discursivo. Esta pesquisa se ampara num contexto maior que compreende os estudos culturais e de gênero, que tratam de lutas e conquistas femininas e, principalmente, de mulheres negras no Brasil. O corpus, por sua vez, foi construído a partir de relatos de mulheres negras sobre seus cabelos crespos em redes sociais, tais como o Facebook e o Youtube, para, a partir disso, compreender, interdiscursivamente, sentidos produzidos por mulheres negras acerca da valorização de seus cabelos crespos e, em contrapartida, sentidos produzidos por sujeitos (negros e não negros) que “negam” essa valorização. Para tanto, foram utilizados como principais teóricos que fundamentam este trabalhos Amossy (2005), Maingueneau (2005), Althusser (1980), Davis (2016), Gomes (2003, 2008), entre outros.
- ItemDiscursividades (des)construídas sobre a maternidade romantizada: o dia das mães em anúncios publicitários(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Ferreira, Lúzira da Silva; Santos, Sidnay Fernandes dos Santos; Lessa , Maria Angélica Fagundes; Malheiros, ZéliaA maternidade é imposta às mulheres e, em diversas materialidades e espaços discursivos, percebe-se a adesão ou reprodução de concepções conservadoras. Neste trabalho, assumimos os objetivos: analisar anúncios publicitários postos a circular na véspera do dia das mães no ano de 2021, na perspectiva de interpretar os modos como a maternidade é significada; contextualizar historicamente a Análise de Discurso (AD); compreender as formações discursivas heterogêneas e entrelaçadas (ou não) que se materializam pelo verbal e pelo imagético no corpus selecionado; e investigar se a comemoração do dia das mães retoma e mobiliza uma memória de opressão (e imposição de regras) às mulheres. Quanto à metodologia, esta pesquisa baseou-se no estudo teórico-metodológico da Análise do Discurso de origem francesa que oferece condições de método. No que se refere aos procedimentos de análise, na teoria da AD, a própria constituição do corpus assim como o olhar do analista já fazem parte do processo da análise discursiva. Portanto, baseada nessa abordagem, os procedimentos metodológicos foram: estudos bibliográficos; seleção, constituição e organização do corpus e a análise discursiva do corpus. Nas linhas teóricas da Análise do Discurso tomamos como textos-base as obras de Pêcheux, Haroche, Henry (2007), Maldidier(2003), Courtine(2009) Orlandi(2015), Mussalim(2004) e Fernandes(2007); que, além de fundamentarem este estudo, foram referências para a condução das análises e da discussão dos dados. Os resultados indicam que a maternidade é representada nos anúncios publicitários não como algo biológico, mas algo subjetivo em que o sentimento existente entre mãe e filho é colocado como sinônimo de cuidado e dedicação ao filho. As mudanças sociais não perpassam a maternidade nos anúncios publicitários, pois, apesar dos discursos de resistência contra as imposições, aqueles que detém o espaço e a visibilidade para levantar discussões sobre a maternidade mantém os pensamentos conservadores ao discursivizar a maternidade romântica como a única verdade, e as mães que não se verem nesses anúncios criam espaços próprios de fala e escuta a fim de demostrar a insatisfação diante das imposições conservadoras.
- ItemEstudos do currículo e suas abordagens sobre a educação antirracista: uma análise do currículo do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas, da UNEB – Campus VI, Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08) Santana, Francisco Xavier; Silva, Reinaldo Ferreira da; Santos, Keila Mendes dos; Santos, Luís Roberto Resende dosEste trabalho tem como objetivo principal analisar as teorias do currículo e avaliar o currículo do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. A pesquisa busca compreender como os docentes desse curso são habilitados para trabalhar questões raciais em sala de aula durante o seu período de formação. A relevância deste estudo reside na formação de educadores que lidam com temas sociais, com ênfase no racismo, que tem sido um dos principais problemas que afligem a sociedade. O ensino de Língua Inglesa desempenha um papel crucial nesse processo, pois permite trabalhar a pluralidade de temas sociais e culturais, abordando, ao mesmo tempo, aspectos gramaticais do idioma. Esse enfoque possibilita a inclusão e o respeito pelas individualidades dos alunos. A pesquisa se fundamenta nas teorias do currículo, que abordam as dimensões dos saberes sociais e econômicos. A metodologia adotada é bibliográfica, com análise documental do currículo do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Os resultados alcançados contribuirão para a compreensão de como o currículo pode reforçar ou desafiar estereótipos e desigualdades sociais. Além disso, a pesquisa busca identificar elementos que promovam uma educação antirracista e inclusiva, oferecendo ao professor de Língua Inglesa a liberdade e a capacitação necessárias para trabalhar temas sociais em sala de aula de forma competente e sem receio de abordar questões que refletem a realidade social.