Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (PPGED) - Jacobina
URI Permanente para esta coleção
A ação do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED) iniciou em 2014, em nível Mestrado Profissional, no Departamento de Ciências Humanas (Campus IV) em Jacobina. Em 2017, o PPGED ampliou sua área de atuação ampliando seu polo educacional através da parceria com o Departamento de Educação (Campus XIV) em Conceição do Coité.
O PPGED ocupa-se dos processos de formação e das práticas de educadores visando a preparação profissional para atuarem com as diversidades e singularidades socioeducativas e culturais. Concebe a docência como prática social contextualizada envolvendo questões políticas, históricas e culturais, enfatizando as práticas como elementos basilares dos processos de ensino e de aprendizagem. Volta-se para as políticas e práticas escolares, atentando para as questões locais em conexão com as demandas globais e a episteme contemporânea da formação. Representa uma tentativa de subsidiar práticas escolares pautadas na valorização das diferenças, do múltiplo, do inovador e do anverso.
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 162
- ItemPlantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs): valorização cultural e a promoção da segurança alimentar e nutricional no âmbito do programa nacional de alimentação escolar em Senhor do Bonfim/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025) Santos, Ana Paula Leite; Pinho, Maria José Souza; Queiroz , Marlus Henrique; Ramos, Michael Daian PachecoA alimentação escolar constitui-se como um instrumento estratégico para a promoção da saúde, da segurança alimentar e da valorização da cultura alimentar local, especialmente no semiárido nordestino. Nesse contexto, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) representam alternativas nutricionalmente relevantes, adaptadas ao ambiente e vinculadas a saberes tradicionais. Apesar de seu potencial nutricional e ecológico, as PANCs permanecem, em grande medida, à margem das políticas públicas. Sua introdução no contexto escolar dialoga com conceitos de educação, saúde integral e preservação de saberes culturais. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como a inserção das PANCs na alimentação escolar pode contribuir para a valorização da cultura alimentar local e para a promoção da segurança alimentar e nutricional nas escolas públicas do município de Senhor do Bonfim/BA. A partir de uma abordagem qualitativa e interventiva, fundamentada na etnobiologia e na pesquisa-intervenção, estabeleceu-se diálogo com nutricionistas e merendeiras da rede municipal, revelando saberes populares, práticas alimentares enraizadas, desafios institucionais e possibilidades de inclusão dessas espécies no cardápio escolar. Os resultados evidenciaram que as narrativas das merendeiras revelam um repertório rico de conhecimentos tradicionais sobre o uso de plantas alimentícias, frequentemente invisibilizados nas políticas institucionais, mas pouco associado às PANCs como alternativa para a merenda escolar. As nutricionistas, por sua vez, demonstraram interesse, mas apontaram entraves estruturais, culturais e formativos para a efetiva inclusão dessas espécies nos cardápios. Assim, a pesquisa mostra que as PANCs não devem ser compreendidas apenas como alimentos alternativos, mas como instrumentos de resistência cultural, cuidado territorial e promoção da saúde integral. Além disso, destaca-se a necessidade de ampliar os espaços de escuta e valorização do protagonismo das merendeiras, cuja sabedoria prática constitui patrimônio alimentar. A elaboração do cardápio multimodal com PANCs, como produto educacional desta pesquisa, configurou-se como um marco prático e simbólico: sistematiza possibilidades concretas de utilização dessas plantas na alimentação escolar e atua como dispositivo pedagógico que articula educação nutricional, sustentabilidade e cultura alimentar. Sua proposta encontra-se em consonância com as diretrizes do PNAE e com os princípios da educação alimentar e nutricional crítica e emancipadora.
- ItemQuantas histórias têm as cartas de quem ousa se anunciar?: pedagogias feministas e epistemologias decoloniais(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Silva, Zuleide Paiva da; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sousa, Maria Lizandra Mendes deQueridas/es/os leitoras/us/es, a Coletânea Quantas histórias têm as cartas de quem ousa se anunciar? Pedagogias Feministas e Epistemologias Decoloniais é mais uma publicação fruto dos enlaces tecidos pelo componente “Epistemologias Feministas e Epistemologias Decoloniais”, ofertado no semestre 2023.2, na modalidade on-line pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED), na Universidade do Estado da Bahia, nos Campus IV/Jacobina e XIV, em Conceição do Coité. É um contínuo de possibilidades epistemológicas tecidas desde a sua primeira aparição “Experiências (Auto)Formativas Diarizadas na Educação Universitária: Pedagogias Feministas e Epistemologias Decoloniais”, em que polifonias feministas foram costuradas a partir do diário de pesquisa-bordo para (re)pensar outros caminhos, modos e formas de ensinagens-aprendizagens- -experiências, bem como performatizar um escrever-pesquisar nos enlaçamentos com o corpo que cria brechas, fendas e perfurações, ou seja, corpoescrevepesquisasente. Aqui, neste movimento de acontecimentos da sua segunda aparição é também movido por uma rede de afetospolíticoséticos.
- ItemFormação de gestores escolares para o planejamento da gestão financeira na escola: desafios da práxis(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-24) Silva, Ovídio Gomes da; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Carvalho, Jucineide Lessa de; Miranda, Helga PortoEsta pesquisa se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade-PPGED, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Tem como tema a formação de gestores escolares para o planejamento da gestão financeira na escola: desafios da práxis. Para fundamentar o percurso investigativo, a pesquisa se subsidiou nos principais autores e autoras: Sant`anna (2014), Gatti (2008), Lück (2010), Silva (2010) Lima (2019), Paro (2015), Creswell (2014), Vasconcelos (2014) e outros, que tratam do planejamento da gestão financeira e suas implicações no/para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O objetivo geral é analisar os processos do planejamento da gestão financeira que contribuem para a formação dos gestores escolares, a fim de promover maior interação universidade-escola e, consequentemente, fortalecer e ampliar a melhoria do serviço público educacional. Como objetivos específicos: examinar criticamente os subsídios teórico-metodológicos utilizados na gestão financeira das escolas para a formação dos seus gestores através da análise dos seus processos; mapear os principais desafios, dilemas das equipes gestoras no desenvolvimento e execução dos recursos financeiros para utilização racional de recursos e realização de fins determinados. O horizonte metodológico desta pesquisa se ancora na abordagem qualitativa, assumindo como método a pesquisa-ação colaborativa inspirada no paradigma da epistemologia crítico-dialético, haja vista que esse pressuposto concebe a pesquisa como um trabalho de investigação, o qual estabelece uma aproximação entre o campo da escola (lócus) e da realidade, prática, ação e reflexão em conexão com a práxis. A pesquisa contou com a participação de 12 gestores escolares do município de Jacobina-BA. Como dispositivo de construção de dados foram realizadas cinco oficinas formativas, colaborativas, o uso diário de bordo pelo pesquisador e aplicação do questionário. A investigação de dados foi realizada através da análise temática de conteúdo inspirada em Bardim, tendo como referência Creswell (2014). Os resultados centrais evidenciaram que os recursos oriundos do PDDE são insuficientes para atender todas as demandas das escolas e garantir uma educação com qualidade social; o planejamento financeiro coletivo já é uma realidade nas gestões escolares contribuindo de forma primordial nas ações desenvolvidas, classificando-o como essencial, potencializador das estratégias, de viabilidade das ações a serem desenvolvidas, contribuindo para a formação de gestor/a no trato pedagógico, financeiro e liderança, tendo como implicações para a gestão as dificuldades dos discentes no ensinoaprendizagem. A acentuação no trabalho dos gestores escolares nos últimos anos foi fato positivo, nos aprendizados para gestão financeira dos recursos. Destacou-se ainda como elemento emergente do campo a proposta de intervenção coletiva, resultante das oficinas formativas, tendo como resultados-produtos: a dissertação e o “documento referencial” Gestão Participativa constituído de ações que poderá orientar a Secretaria Municipal de Educação no tocante às demandas da gestão escolar, a fim se servir como parâmetro para as escolas parceiras.
- ItemBiblioteca escolar e órbita social: formação do/a leitor/a literário/a(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Rios, Éttore Pablo Vilaronga; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasEste trabalho tem por objetivo compreender qual é o papel da biblioteca escolar na formação do/a leitor/a literário/a no Colégio Municipal Francisco Machado dos Santos, Capim Grosso – BA, analisando a situação em que se encontra este espaço de leitura a partir dos projetos desenvolvidos nessa Unidade Escolar. A trilha metodológica está pautada na pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, sendo a análise de conteúdo o dispositivo de triagem dos dados produzidos e a análise documental a base de interpretação das leis (Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Programa Nacional Sala de Leitura, Pró-Ler, Programa Nacional Biblioteca da Escola, Plano Nacional do Livro e Leitura e Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares). No que concerne ao aporte teórico, partimos do Realismo Crítico como pressuposto epistemológico e a Sociologia da Leitura como base teórica e campo de reflexão principal para discussão dos eixos temáticos biblioteca, políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca e formação leitora literária, tomando como base os estudos de Teresa Colomer, Eliane Fioravante, Matthew Battles, Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré, entre outros. Neste trabalho pudemos verificar o protagonismo da biblioteca escolar na formação do/da leitor/a literário/a e os prejuízos sociais que a obstrução do acesso a este espaço pode causar no processo leitor, seja no espaço escolar ou na influência que a órbita social exerce no individuo em formação. Verificamos, também, que o acesso por si só não garante a formação, sendo necessária a efetiva presença e atuação da figura do/da mediador/a de leitura e o real funcionamento das políticas públicas do livro e da leitura.
- ItemEnfrentamento da violência contra a mulher: produção de vídeo para ações educativas com homens(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-08) Vieira , Josenilda Correia; Pinho, Maria José Souza; Miranda, Helga Porto; Portela , Yeda Maria AguiarO enfrentamento da violência contra a mulher e o combate ao feminicídio no Brasil é um grande desafio devido aos altos índices e à sua complexidade. Essa questão, reconhecida como uma das violações de direitos humanos mais persistentes, é influenciada por um modelo patriarcal que perpetua o machismo e a violência. Este trabalho propõe a produção de um vídeo socioeducativo voltado para homens, com o objetivo de prevenir e combater a violência doméstica e familiar de gênero e tem como questão norteadora: Como os policiais militares da Ronda Maria da Penha do município de Jacobina-BA, atuantes na fiscalização de medidas protetivas de urgência (MPUs), de homens obrigados pela justiça a cumprirem essas medidas cautelares, compreendem, atuam e acompanham os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher? Este estudo tem como objetivo geral: promover a sensibilização e a reflexão entre homens, por meio do desenvolvimento e implementação de um vídeo socioeducativo, contribuindo para a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher e fortalecendo a atuação dos policiais da Ronda Maria da Penha. Os objetivos específicos são: compreender as influências históricas da cultura do patriarcado nas relações desiguais de poder entre homens e mulheres; discutir a relação entre comportamentos machistas e violência doméstica e familiar contra a mulher; produzir um vídeo socioeducativo sobre violência doméstica e familiar para ser utilizado em ações educativas com homens. A investigação teve uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento para a coleta de dados, a entrevista com policiais militares da Ronda Maria da Penha do município de Jacobina-BA, atuantes na fiscalização de medidas protetivas de urgência de homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Para o tratamento desses dados, realizou-se a análise de conteúdo. O contexto da pesquisa foi na unidade da Ronda Maria da Penha (RMP), localizada na Sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), este tem atuação no município de Jacobina-BA desde o ano de 2017. As entrevistas revelaram que fatores como machismo, desigualdade de gênero, questões socioculturais e socioeconômicas dos agressores são determinantes para a manutenção da violência. Nesse contexto, a educação de gênero é vista como estratégia essencial, sendo consenso entre os participantes que a mudança deve ser promovida tanto entre homens quanto mulheres. O produto serve como material de sensibilização e orientação para homens, especialmente aqueles em processo de recuperação e reeducação judicial. Sua divulgação pode ser ampliada para escolas, empresas e organizações da sociedade civil. As políticas de apoio às mulheres devem incluir ações educativas voltadas aos homens, especialmente aos autores de violência doméstica e familiar, pois essas iniciativas podem ajudar a promover mudanças de comportamento e relações mais equilibradas.