Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (PPGED) - Jacobina
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A ação do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED) iniciou em 2014, em nível Mestrado Profissional, no Departamento de Ciências Humanas (Campus IV) em Jacobina. Em 2017, o PPGED ampliou sua área de atuação ampliando seu polo educacional através da parceria com o Departamento de Educação (Campus XIV) em Conceição do Coité.
O PPGED ocupa-se dos processos de formação e das práticas de educadores visando a preparação profissional para atuarem com as diversidades e singularidades socioeducativas e culturais. Concebe a docência como prática social contextualizada envolvendo questões políticas, históricas e culturais, enfatizando as práticas como elementos basilares dos processos de ensino e de aprendizagem. Volta-se para as políticas e práticas escolares, atentando para as questões locais em conexão com as demandas globais e a episteme contemporânea da formação. Representa uma tentativa de subsidiar práticas escolares pautadas na valorização das diferenças, do múltiplo, do inovador e do anverso.
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- ItemRe-invenções e re-existências docentes durante e pós- pandemia na rede colaborativa universidade e educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Andrade, Fernanda Borges de; Rodrigues, Vânia Cristina da SilvaEste livro se inicia em 2020, em meio a tantas adversidades advindas da pandemia de COVID-19, famílias repartidas, órfãos de pais, avós, filhos, primos, vizinhos, tantas pessoas amadas partindo sem ao menos um adeus, um conforto no luto ou um carinho. O contato humano que por vezes é o remédio mais efetivo para algumas mazelas do coração, se fez perigoso, aquele afago e abraço tão esperado daqueles que amam teve de ficar na imaginação e na espera de tempos mais seguros. À distância o, que antes era sinônimo de atenção e carinho, se tornou cuidado, pois aqueles que mais amamos e que, infelizmente, eram os mais vulneráveis devido à idade e às comodidades, precisavam, naquele momento, estar protegidos de algo que não conseguíamos ver a olho nu, mas que nos circundava e cobrava qualquer descuido com vidas. Com o conjunto de produções que contempla este livro não só registramos práticas e reflexões, mas potencializamos uma perspectiva cartográfica em que no processo de socialização da prática pedagógica de docentes da Educação Básica há a colaboração de todos os envolvidos a fim de ressignificá-la. Resulta de “Ateliês Colaborativos” oferecidos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) aos docentes da Educação Básica e integram atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa em rede “Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), vinculado Rede de Pesquisa sobre a Profissão Docente (REPPOD), composta pelas seguintes instituições: Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade do Estado da Bahia, Campus Jacobina.
- ItemO trabalho pedagógico articulado com os princípios da Educação Escolar Quilombola na escola municipal Durval Brito em Queimada Nova - Morro do Chapéu - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Santos , Alda Rodrigues dos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Novais, Marcos Paulo Souza; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Santos, Maria RitaEsta pesquisa consiste na investigação de como vem se desenvolvendo o trabalho pedagógico articulado aos princípios da Educação Escolar Quilombola na Escola Municipal Durval Brito, em Queimada Nova – Morro do Chapéu, Bahia. O objetivo geral é analisar o trabalho pedagógico desenvolvido na escola municipal situada no Morro do Chapéu, Bahia, com vistas a identificar articulações com os princípios da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Os objetivos específicos são: a) apresentar os marcos legais acerca da Educação Escolar Quilombola no Brasil; b) compreender como o trabalho pedagógico pode se articular com os princípios de uma Educação Escolar Quilombola; e c) produzir uma sequência didática para trabalhar aspectos vinculados com à Educação Escolar Quilombola na Escola Municipal Durval Brito, em Queimada Nova, Morro do Chapéu, Bahia. Para fundamentar a discussão, foram utilizadas pesquisas acadêmicas de teses e dissertações, que permitiram uma análise detalhada da temática no cenário nacional. A pesquisa adotou a base decolonial e foi submetida ao comitê de ética da UNEB, cumprindo todos os requisitos éticos necessários. Os resultados identificaram lacunas na implementação e na aplicabilidade das leis normativas na Escola Durval Brito. A metodologia para a coleta de dados incluiu rodas de conversa e análise de conteúdo. Os colaboradores foram professores da educação básica do quilombo de Queimada Nova, município de Morro do Chapéu, Bahia: cinco homens, autodeclarados pardos ou negros, licenciados, alguns com pós-graduação na área de atuação, com idades entre 45 e 60 anos. Todos são efetivos e concursados, com tempo de docência entre 14 e 28 anos. A média salarial não foi informada. Os professores percorrem entre 5 km e 17 km entre os municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum, Bahia. A distância percorrida e a localização da escola na zona rural podem ter influenciado a ausência de professoras. Os professores relataram cansaço devido ao deslocamento. A pesquisa se baseou nas normativas legais sobre a temática, como a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Nacionais, além de estudos de Fernandes (2013, 2015, 2021) e Gomes (2012) sobre relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é qualitativa (Minayo, 2001), com coleta de dados por meio de rodas de conversa (Warschauer, 2004) e construção de cartas que traduzem as narrativas sobre a materialização da educação quilombola. A análise de conteúdo (Bardin, 2011) foi utilizada para tratar os dados. Para colaborar com o protagonismo de crianças negras e negros, foi possível construir a Sequência Didática intitulada "História da Ancestralidade Negra: Da África ao Brasil", visando garantir aos estudantes a valorização e o respeito pela ancestralidade do povo negro na educação da escola quilombola, dando sustentação aos planos diários das/dos professores/as.
- ItemCartografia tátil: novas formas de pensar o ensino de geografia para pessoas com deficiência visual(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-03) Brandão, Josiane de Jesus; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Góes, Liliane Matos; Miranda, Helga Porto; Araujo , Joseane Gomes deA Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino fundamentada no respeito e na valorização das diferenças, busca promover um espaço de aprendizagem equânime que enxerga a diversidade como a oportunidade de promover a empatia e a tolerância, por meio de práticas e ações que visam combater expressões preconceituosas e inibir atos discriminatórios. A educação inclusiva, portanto, defende um ensino para todos/as, independentemente de suas limitações ou potencialidades, ou seja, cada pessoa é única. No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem de pessoas com Deficiência Visual (DV), esse ainda apresenta algumas fragilidades, sobretudo na falta de recursos adaptados às suas necessidades, o que de alguma forma pode prejudicar a aquisição de habilidades básicas. Nessa perspectiva, nasce a Cartografia Tátil, campo específico para o desenvolvimento e produção de recursos cartográficos táteis, que possam potencializar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com algum comprometimento visual, de modo a proporcionar sua autonomia e independência enquanto parte integrante do espaço à sua volta. Nesse sentido, estudos no campo da cartografia tátil são de suma importância para um ensino inclusivo e que valorize as particularidades das pessoas com DV. Diante do exposto, trouxemos a seguinte pergunta de pesquisa: Como a cartografia tátil pode contribuir na formação inicial de discentes do curso de Geografia da UNEB-Campus IV, na perspectiva de práticas inclusivas para as pessoas com deficiência visual? Com o intuito de responder a esse questionamento e buscando contribuir com o ensino de Geografia para discentes do Campus IV a partir da linguagem cartográfica tátil na formação inicial, elencamos como objetivo geral: Analisar as contribuições da Cartografia Tátil para potencializar práticas inclusivas no curso de Licenciatura em Geografia da UNEB-Campus IV, por meio do desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis que atendam às necessidades de estudantes com deficiência visual e contribuam para um ambiente educacional equitativo. A abordagem dessa pesquisa é de cunho qualitativo, com delineamento fundamentado em uma pesquisa-formação. Este estudo materializou-se por meio de levantamento bibliográfico para embasamento teórico sobre o tema, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e oficina formativa com discentes do curso de Geografia que aceitaram participar da pesquisa. Desta forma, o estudo aqui descrito foi realizado com os entrevistados e discentes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Ciências Humanas-DCH IV, localizado no município de Jacobina-BA. Buscando contribuir com o processo de ensino das pessoas com DV, tendo em vista a escassez de materiais adaptados às suas especificidades, optou-se pela elaboração de um caderno de sequência didática com os procedimentos para a produção e uso de mapas táteis, com o propósito de potencializar o ensino da ciência geográfica no Fundamental Anos Finais, como produto final desta pesquisa. Por fim, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir de forma significativa para a disseminação da Cartografia Tátil no que se refere ao desenvolvimento de práticas inclusivas no curso de licenciatura em Geografia, promovendo uma formação inicial mais reflexiva e equânime para todos/as.
- ItemSaberes e práticas constitutivos da formação inicial docente em tempos de adversidade(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Candeia , Márcia Rodrigues; Oliveira, José Adelmo Menezes de; Silva, Cláudia Cunha Torres da; Moreira , Dayse das Neves; Lima , Jaqueline Rabelo de; Pereira , Jocilene Gordiano Lima Tomaz; Alves , Shirlei Marly; Lima , Márcia Edlene Mauriz; Melo, Gertrudes Nunes deEste livro consiste em um conjunto de artigos referentes à área da educação em tempos de adversidades. Relatando experiências de vivências de bolsistas, voluntários, professores etc., com objetivo de auxiliar na reflexão e no fomento de debates a respeito da formação inicial docente e nos desafios das aulas remotas.
- ItemRede colaborativa universidade e educação básica: cartografias em construção(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Costa, Váldina Gonçalves da; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Salvadori, Juliana CristinaA coletânea Rede Colaborativa Universidade e Educação Básica: cartografias em construção é o resultado de algumas pesquisas da Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD), numa parceria interinstitucional Minas-Bahia por meio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na busca por pesquisa sobre a profissão docente e suas relações entre a universidade e a escola básica, em respeito à multiplicidade existencial como potencializadora dos encontros vividos. De modo a tornar estes encontros compartilhados não só com o universo acadêmico, mas a quem possa interessar, a coletânea está dividida em três partes: parte 1 – Modos de experienciar a docência no ensino superior, na educação básica e outros espaços educativos, com quatro capítulos; parte 2 – Dimensão didático-pedagógica da pesquisa, da extensão e da gestão, com quatro capítulos; e, parte 3 - Profissão docente e desenvolvimento profissional docente, com nove capítulos.