Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (PPGED) - Jacobina

A ação do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED) iniciou em 2014, em nível Mestrado Profissional, no Departamento de Ciências Humanas (Campus IV) em Jacobina. Em 2017, o PPGED ampliou sua área de atuação ampliando seu polo educacional através da parceria com o Departamento de Educação (Campus XIV) em Conceição do Coité. O PPGED ocupa-se dos processos de formação e das práticas de educadores visando a preparação profissional para atuarem com as diversidades e singularidades socioeducativas e culturais. Concebe a docência como prática social contextualizada envolvendo questões políticas, históricas e culturais, enfatizando as práticas como elementos basilares dos processos de ensino e de aprendizagem. Volta-se para as políticas e práticas escolares, atentando para as questões locais em conexão com as demandas globais e a episteme contemporânea da formação. Representa uma tentativa de subsidiar práticas escolares pautadas na valorização das diferenças, do múltiplo, do inovador e do anverso.

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    Formação de gestores escolares para o planejamento da gestão financeira na escola: desafios da práxis
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-24) Silva, Ovídio Gomes da; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Carvalho, Jucineide Lessa de; Miranda, Helga Porto
    Esta pesquisa se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade-PPGED, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Tem como tema a formação de gestores escolares para o planejamento da gestão financeira na escola: desafios da práxis. Para fundamentar o percurso investigativo, a pesquisa se subsidiou nos principais autores e autoras: Sant`anna (2014), Gatti (2008), Lück (2010), Silva (2010) Lima (2019), Paro (2015), Creswell (2014), Vasconcelos (2014) e outros, que tratam do planejamento da gestão financeira e suas implicações no/para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O objetivo geral é analisar os processos do planejamento da gestão financeira que contribuem para a formação dos gestores escolares, a fim de promover maior interação universidade-escola e, consequentemente, fortalecer e ampliar a melhoria do serviço público educacional. Como objetivos específicos: examinar criticamente os subsídios teórico-metodológicos utilizados na gestão financeira das escolas para a formação dos seus gestores através da análise dos seus processos; mapear os principais desafios, dilemas das equipes gestoras no desenvolvimento e execução dos recursos financeiros para utilização racional de recursos e realização de fins determinados. O horizonte metodológico desta pesquisa se ancora na abordagem qualitativa, assumindo como método a pesquisa-ação colaborativa inspirada no paradigma da epistemologia crítico-dialético, haja vista que esse pressuposto concebe a pesquisa como um trabalho de investigação, o qual estabelece uma aproximação entre o campo da escola (lócus) e da realidade, prática, ação e reflexão em conexão com a práxis. A pesquisa contou com a participação de 12 gestores escolares do município de Jacobina-BA. Como dispositivo de construção de dados foram realizadas cinco oficinas formativas, colaborativas, o uso diário de bordo pelo pesquisador e aplicação do questionário. A investigação de dados foi realizada através da análise temática de conteúdo inspirada em Bardim, tendo como referência Creswell (2014). Os resultados centrais evidenciaram que os recursos oriundos do PDDE são insuficientes para atender todas as demandas das escolas e garantir uma educação com qualidade social; o planejamento financeiro coletivo já é uma realidade nas gestões escolares contribuindo de forma primordial nas ações desenvolvidas, classificando-o como essencial, potencializador das estratégias, de viabilidade das ações a serem desenvolvidas, contribuindo para a formação de gestor/a no trato pedagógico, financeiro e liderança, tendo como implicações para a gestão as dificuldades dos discentes no ensinoaprendizagem. A acentuação no trabalho dos gestores escolares nos últimos anos foi fato positivo, nos aprendizados para gestão financeira dos recursos. Destacou-se ainda como elemento emergente do campo a proposta de intervenção coletiva, resultante das oficinas formativas, tendo como resultados-produtos: a dissertação e o “documento referencial” Gestão Participativa constituído de ações que poderá orientar a Secretaria Municipal de Educação no tocante às demandas da gestão escolar, a fim se servir como parâmetro para as escolas parceiras.
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    Biblioteca escolar e órbita social: formação do/a leitor/a literário/a
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024) Rios, Éttore Pablo Vilaronga; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas
    Este trabalho tem por objetivo compreender qual é o papel da biblioteca escolar na formação do/a leitor/a literário/a no Colégio Municipal Francisco Machado dos Santos, Capim Grosso – BA, analisando a situação em que se encontra este espaço de leitura a partir dos projetos desenvolvidos nessa Unidade Escolar. A trilha metodológica está pautada na pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, sendo a análise de conteúdo o dispositivo de triagem dos dados produzidos e a análise documental a base de interpretação das leis (Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Programa Nacional Sala de Leitura, Pró-Ler, Programa Nacional Biblioteca da Escola, Plano Nacional do Livro e Leitura e Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares). No que concerne ao aporte teórico, partimos do Realismo Crítico como pressuposto epistemológico e a Sociologia da Leitura como base teórica e campo de reflexão principal para discussão dos eixos temáticos biblioteca, políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca e formação leitora literária, tomando como base os estudos de Teresa Colomer, Eliane Fioravante, Matthew Battles, Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré, entre outros. Neste trabalho pudemos verificar o protagonismo da biblioteca escolar na formação do/da leitor/a literário/a e os prejuízos sociais que a obstrução do acesso a este espaço pode causar no processo leitor, seja no espaço escolar ou na influência que a órbita social exerce no individuo em formação. Verificamos, também, que o acesso por si só não garante a formação, sendo necessária a efetiva presença e atuação da figura do/da mediador/a de leitura e o real funcionamento das políticas públicas do livro e da leitura.
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    Enfrentamento da violência contra a mulher: produção de vídeo para ações educativas com homens
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-08) Vieira , Josenilda Correia; Pinho, Maria José Souza; Miranda, Helga Porto; Portela , Yeda Maria Aguiar
    O enfrentamento da violência contra a mulher e o combate ao feminicídio no Brasil é um grande desafio devido aos altos índices e à sua complexidade. Essa questão, reconhecida como uma das violações de direitos humanos mais persistentes, é influenciada por um modelo patriarcal que perpetua o machismo e a violência. Este trabalho propõe a produção de um vídeo socioeducativo voltado para homens, com o objetivo de prevenir e combater a violência doméstica e familiar de gênero e tem como questão norteadora: Como os policiais militares da Ronda Maria da Penha do município de Jacobina-BA, atuantes na fiscalização de medidas protetivas de urgência (MPUs), de homens obrigados pela justiça a cumprirem essas medidas cautelares, compreendem, atuam e acompanham os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher? Este estudo tem como objetivo geral: promover a sensibilização e a reflexão entre homens, por meio do desenvolvimento e implementação de um vídeo socioeducativo, contribuindo para a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher e fortalecendo a atuação dos policiais da Ronda Maria da Penha. Os objetivos específicos são: compreender as influências históricas da cultura do patriarcado nas relações desiguais de poder entre homens e mulheres; discutir a relação entre comportamentos machistas e violência doméstica e familiar contra a mulher; produzir um vídeo socioeducativo sobre violência doméstica e familiar para ser utilizado em ações educativas com homens. A investigação teve uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento para a coleta de dados, a entrevista com policiais militares da Ronda Maria da Penha do município de Jacobina-BA, atuantes na fiscalização de medidas protetivas de urgência de homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Para o tratamento desses dados, realizou-se a análise de conteúdo. O contexto da pesquisa foi na unidade da Ronda Maria da Penha (RMP), localizada na Sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), este tem atuação no município de Jacobina-BA desde o ano de 2017. As entrevistas revelaram que fatores como machismo, desigualdade de gênero, questões socioculturais e socioeconômicas dos agressores são determinantes para a manutenção da violência. Nesse contexto, a educação de gênero é vista como estratégia essencial, sendo consenso entre os participantes que a mudança deve ser promovida tanto entre homens quanto mulheres. O produto serve como material de sensibilização e orientação para homens, especialmente aqueles em processo de recuperação e reeducação judicial. Sua divulgação pode ser ampliada para escolas, empresas e organizações da sociedade civil. As políticas de apoio às mulheres devem incluir ações educativas voltadas aos homens, especialmente aos autores de violência doméstica e familiar, pois essas iniciativas podem ajudar a promover mudanças de comportamento e relações mais equilibradas.
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    A produção acadêmica sobre o currículo e a Educação do Campo
    (2022-10-17) Costa, Edineide Vitor; Ramos, Michael Daian Pacheco
    A trajetória da educação do campo não é linear. Após inúmeras pausas e percalços, nos anos 90, os movimentos sociais, organizações e universidades, voltam a se articular na luta pela educação de qualidade para o campo. Assim, o objetivo deste estudo é mapear a produção do conhecimento relacionada ao currículo e Educação do Campo na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações-BDTD. Para isso, realizou-se o Estado da Arte das pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a coleta de dados utilizou-se o método de busca simples por assunto com os descritores “currículo and educação do campo”, que foi extraída da literatura científica que embasou a pesquisa. Os dados foram coletados entre junho e julho de 2021, e o resultado inicial dessa coleta apontou a existência de 203 trabalhos publicados entre 2007 e 2020. Excluídos os trabalhos repetidos e que não estavam disponíveis para download, restaram 191 pesquisas, sendo 145 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado, após análises, com foco na leitura dos títulos e resumos restaram 92 pesquisas relacionadas com a discussão sobre currículo e Educação do Campo, compondo nossa amostra final. Nota-se certa convergência nos estudos abordados, que transitam entre a constituição da Educação do Campo como direito, suas contradições, a necessidade de desenvolver projetos e políticas públicas específicas para cada realidade rural, o papel do professor e de sua compreensão do campo e a importância de um currículo que contemple os princípios da Educação do Campo e a diversidade presente nesses espaços.
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    História de vida e trajetória escolar de mulheres trabalhadoras rurais: os significados do (re)encontro com a escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-19) Silva, Ivanete Araújo; Gomes, Antenor Rita; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Rios, Pedro Paulo Souza
    A pesquisa teve como objeto de estudo as histórias de vida e trajetória escolar de mulheres trabalhadoras rurais e estudantes na comunidade rural Passagem Velha, município de Senhor do Bonfim – BA. Mulheres estas, trabalhadoras rurais que não finalizaram ciclos da Educação Básica na idade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e retornaram ao espaço escolar na fase adulta, sendo, em grande parte, já casadas, mães e avós. A narrativa, como método da pesquisa, trouxe o reconhecimento das participantes nesse processo enquanto mulheres, capazes de narrar suas próprias vivências. Elas narraram o lugar das vivências, a vida a partir do seu lugar e o lugar da vida nos lugares. A pesquisa seguiu um curso com ênfase em sua natureza qualitativa. Interpretou e respondeu a questões particulares no universo dos significados, dando sentido às trajetórias narradas. O encontro com as narrativas das mulheres trabalhadoras rurais aconteceu mediante o instrumento de pesquisa da Roda de Conversa. As histórias de vida e as memórias de vivências foram aliadas teórico-metodológicas neste movimento analítico. Como produto de intervenção social na comunidade, etapa inerente ao Mestrado Profissional em Educação, foi proposta a criação de um Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais da comunidade com objetivos de estudo, reflexão, troca de experiências, conhecimento e fortalecimento da luta política das mulheres, nas modalidades online e presencial, com uma página no Youtube para encontros online e divulgação de atividades.