Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC7 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLudicidade na Educação Infantil: O Desafio de Aprender Brincando(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Oliveira, Georgia Batista de; Gonçalves, Maria da Conceição CuraçáO presente estudo monográfico objetivou identificar a compreensão que os professores de educação infantil tem sobre ludicidade. Dentro desse contexto buscamos vários autores para subsidiar nossa pesquisa, dentre outros: Ferreira (1986); Ximenes (2000); Freire (1992); Dallabona e Mendes (2004); Gentilli e Alencar (2005); Almeida (2003); Kulisz (2004); Maturana (2004); Luckesi (2008). Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados o questionário aberto, fechado e a observação. Os resultados obtidos através das análises e interpretação dos dados apontam que as professoras pesquisadas possuem um conhecimento significativo sobre ludicidade e que contribui de forma importante na construção do novo saber de seus alunos, pois através de seus discursos transmitiu conhecer que o lúdico é algo inerente a criança e faz o processo de ensino-aprendizagem torna-se prazeroso, significativo, divertido e facilitador e ainda reconhecem-se como mediadores nesse processo.
- ItemFracasso escolar: um estudo das representações sociais docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08) Pereira, Odeane Camila Barbosa; Almeida, Suzzana Alice LimaPerceber as representações sociais docentes sobre o fracasso escolar se constitui um desafio, visto que, o presente trabalho busca representar esta temática nos aspectos políticos, sociais e educacionais. Diante disso, verificou-se a necessidade de pesquisar quais as representações sociais que os docentes das séries iniciais do ensino fundamental do município de Filadélfia têm sobre fracasso escolar. A partir dessa inquietação, buscamos vários autores para elucidarem nossa pesquisa, com a conceituação das palavras-chave que nortearam a fundamentação teórica, assim, nos respaldamos em: Anádon e Machado (2003), Almeida (2003), Dotta (2006), Minayo (2005), Tardif (2002), Carvalho (1999), Soares (1999), Chaui (2007), Alencar (2005), Gentili (2002), Freire (1996), Patto (1996), Bossa (2000), Collrese Moysés (1996), Ferrianie Gomes (1997), Frigotto (1989), Arroyo (2007), Connel (1995).Utilizamos a pesquisa de caráter qualitativo, e como instrumentos de coleta de dados, o questionário fechado e o questionário aberto. Os resultados alcançados através das análises e interpretação dos dados expressam as representações sociais identificadas, que apresentam a culpabilização dos alunos pelo seu fracasso, as explicações organicistas e patologizantes do insucesso escolar dentre outras que se fazem presentes na pesquisa. Vale ressaltar que de forma inusitada aparece a representação social docente que incorpora elementos críticos e políticos sobre a produção do fracasso escolar, identificando-o de forma contextualizada na sociedade. Desta forma, percebemos as representações sociais que se legitimam através do pensamento liberal, entendendo o indivíduo de maneira racional e desvinculada dos fatores sociais, políticos e educacionais. Assim é pertinente repensar as relações opressoras de perceber o mau êxito escola.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: a importante participação da escola(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09) Silva, Ana Lúcia Barbosa Pinto; Cruz, Ozelito Souza; Ozelito SouzaLudicidade infantil é um tema que gera entendimentos diversos de autores variados, ao trabalhar o lúdico o educador abre espaço para que o conhecimento seja de fato efetivo na vida da criança, uma vez que tudo que ela aprender levará para vida. A brincadeira por ser uma atividade própria da infância na nossa compreensão cria possibilidades novas para o mundo infantil e ao mesmo tempo estimula a capacidade da criança de relacionar-se com o meio onde vive começando a construir as relações sociais que lhe serão peculiares. Assim este trabalho se baseia no estudo tanto bibliográfico quanto de campo em relação ao emprego da ludicidade na educação infantil em específico da rede municipal de Senhor do Bonfim, algumas professoras foram selecionadas para responder ao questionário proposto. Este trabalho acadêmico justifica-se na busca da compreensão do lúdico na educação infantil e tem como objetivos repensar a educação lúdica na infância bem como destacar o papel do professor que inova ao trabalhar com brincadeiras em sala de aula. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa destacando autores que darão suporte as idéias estabelecidas dentro do contexto da pesquisa.
- ItemSistema educativo e sistema prisional: aproximações e distanciamentos, á luz dos estudos de Foucault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice Lima AlmeidaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos
- ItemExperiências e saberes artísticos na formação estética do artista/educador(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Oliveira, José Benedito Andrade de; Lins, Claudia Maisa A.; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir a formação, os conceitos e saberes do\da professor\a de arte dentro de uma perspectiva social. Tendo como maior interesse a formação docente. Utilizo para isto, minha própria historia como artista e educador puxando da memória uma sorte de lembranças, prazeres e dores em busca de minha formação. A partir do primeiro capítulo tento descrever o porquê desta pesquisa, o interesse pela área de conhecimento artes e a minha relação com a educação como aluno, educador e artista. Buscando em Nietzsche (LARROSA, 2005) os sentidos do tornar-se. Em Colli (2007), Read (2001), Duarte Júnior (1996 e 1998) Barbosa (1975) e Fischer (2000) as questões sobre arte e a arte em espaços de educação formal e não formal, encontrando nestes autores bases para fortalecer minha critica acirrada ao sistema de educação ao qual estamos atrelados e aparentemente desconfiados da existência do um ultimo elemento preso na caixa de Pandora. No entanto, procuro descrever a partir do etnometodo o caminho desenhado com as pedras e flores das vivências em comunidade. Tendo como suporte para esta busca a etnopesquisa, traçando as experiências com arte desde minha tenra idade em um relato emocionalmente comprometido com o fazer artístico e docente sem fazer distinção entre o artista na sala de aula e o educador no palco ou vice-versa, pedindo licença aos meus antepassados e agradecendo a herança poética de uma vida vivida em busca da compreensão de si e do meio para a construção de um mundo melhor.
- ItemReflexões sobre a violência no âmbito escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Eurides Carneiro da Araújo; Cruz, Ozelito SouzaO presente trabalho monográfico, reflexões sobre a violência no âmbito escolar, se propõe a identificar como as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos. Os suportes teóricos utilizados para embasar esta pesquisa foram estudos desenvolvidos junto a autores como: Abramovay (2002), Colombier (1989), Foulcoult (2009), Xavier (2002), Silva (2004), D‟Antola (1989) dentre outros, com o intuito de fundamentar epistemologicamente a pesquisa, colaborando desta maneira para uma reflexão crítica nesse estudo sobre violência no âmbito escolar, obtendo assim, uma melhor constatação dos fatos. A metodologia teve um enfoque qualitativo, com os seguintes instrumentos: observação participante para obtermos um contato direto com o contexto observado; o questionário fechado no intuito de traçar o perfil das professoras o questionário aberto para identificar a compreensão dos sujeitos sobre a violência manifestada por seus alunos. A partir da análise dos questionários, da observação, foi possível identificarmos que as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos de várias maneiras, a violência é um ato prejudicial para quem é vitima; que as conversas, aconselhamentos, orientação diminui a violência na escola; compreendem o diálogo como meio para resolver as violências causadas por os alunos; apontam a parceria dos pais com a escola para a diminuição da violência no processo ensino-aprendizagem, objetivando a formação de cidadãos críticos e participativos na tessitura de suas histórias e de sua cultura. Como considerações finais, enfatizamos que a escola não pode abrir mão de sua árdua tarefa de educar frente à violência manifestada por seus alunos, também a relevante parceria entre a escola e a família buscando com os alunos uma atuação no campo da prevenção da violência
- ItemA literatura na educação infantil: significados atribuidos pelos docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança - Jaguarari/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Viviane Santos de; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraO presente trabalho monográfico parte da compreensão que a literatura na primeira infância constitui-se como um espaço de prazer e emoção, que influencia significativamente a criança em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e criticidade. Neste sentido, o professor de Educação Infantil deve buscar, em sua prática educativa, uma ação transformadora e significativa que proporcione à criança um contato mais frequente com os livros e as atividades literárias. A construção, por parte do professor, de uma concepção que considere a importância da literatura na educação infantil é fruto da sua formação acadêmica e, também, de sua vivência com a literatura. Desta forma resolvemos pesquisar a concepção e os significados que os educadores da primeira infância dão para a literatura infantil em sala de aula e sua influência na prática educativa. O locus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança – Jaguarari/Ba, e os sujeitos pesquisados foram as seis(06) professoras que trabalham nesta instituição. Elegemos como conceitos-chave Infância, Educação Infantil, Professor e Literatura Infantil, a partir do pensamento de autores como Steinberg (2001), Oliveira (1992 e 2001), Kramer (1992, 2002 e 2005), Silva (1985), Fazenda (1991), Gárcia (2003), Freire (1996), Coelho (2000), Lajolo (2002), Borges (1994), Costa (2006), Mizukami (1986), Abramovich (1997), Palo e Oliveira (2001), Bettelheim (1996) e Referencial Curricular Nacional (1998), que possibilitou-nos uma discussão teórica e fundamentou a nossa análise da concepção sobre literatura na Educação Infantil e sua influência na ação educativa dos sujeitos pesquisados. Na perspectiva da pesquisa qualitativa utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário fechado e a entrevista semi estruturada. Os resultados apontam que a forma como é concebida a literatura pelo educador tem influência significativa em sua prática, e os significados atribuídos pelas docentes à literatura são frutos de sua formação e da vivência destas com a literatura infantil ao longo da vida profissional, desta forma a literatura é percebida apenas enquanto instrumento pedagógico empobrecendo-a enquanto arte.
- ItemO educar-cuidar na educação infantil: dilemas e desafios da profissão docente(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Carvalho, Jaciara Santos; Melo, Rita de Cássia Braz ConceiçãoEste trabalho visou identificar e analisar as concepções que os professores da educação infantil da creche Tia Maria em Jacobina-Ba tem sobre a relevância das interrelações entre cuidado e educação. Partindo desse pressuposto, identificamos e analisamos as interfaces do cuidar e do educar para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, trazemos um breve histórico acerca das concepções de infância, referenciando em seguida a criança como sujeito social de direitos e a importância das relações do cuidar e do educar no que tange a educação infantil, mostrando o quanto essa relação é fundamental na aprendizagem. Para isso, buscou-se suporte teórico em Kramer (2002), Craidy & Kaercher (2002), Oliveira (2001), Montenegro (2001), Boff (2004), entre outros, os quais também trazem contribuições de grande importância para essas construções. Os caminhos metodológicos construíram-se sob um enfoque qualitativo, através da observação, do questionário fechado para traçar o perfil dos sujeitos, e da entrevista semi-estruturada para identificar as concepções dos mesmos. Assim, os resultados desta pesquisa revelam ainda uma confusão no entendimento do que é cuidar e educar. Percebemos ainda a tendência de compreender o cuidado como função relativa ao zelo enquanto o educar a ensino aprendizagem. Diante disso, compreendemos que torna-se imprescindível para atender as necessidades infantis que o professor de educação infantil entenda essa relação educar cuidar como indissociáveis, que ocorrem em todos os momentos peculiares à infância.
- ItemAspectos Educativos Construidos em uma Filarmônica(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Lima, Rayne Libório de; Machado, Paulo BatistaEsse trabalho de conclusão de curso tem como objeto a Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, considerada enquanto espaço histórico-educativo. Destacam-se como principais objetivos o resgate histórico da Filarmônica nascida e mantida em um bairro nascido em torno da então Rede Ferroviária Federal realizada a partir de um paradigma qualitativo. Utilizam-se como estratégias de pesquisa a pesquisa bibliográfica, a história oral e o questionário semi-aberto. Os resultados colhidos ressaltam uma entidade que torna a música um fenômeno educativo cultural, contribuindo para o enraizamento cultural e histórico, tanto do bairro da Gamboa quanto do município de Senhor do Bonfim.
- ItemSistema educativo e sistema prisional : aproximações e distanciamentos, à luz dos estudos de Foulcault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice LimaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos.
- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemA importância das atividades lúdicas no desenvolvimento e no processo de aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Alves, Aurelina Oliveira; Gonçalves, Maria Elizabeth SouzaEste trabalho teve como objeto de estudo a Ludicidade na educação infantil na perspectiva dos professores de educação infantil, tendo como objetivo verificar a importância atribuída pelos professores de educação infantil ao lúdico como atividade educativa. O lócus da pesquisa foi a Escola Fundação de Apoio a Criança e ao Adolescente FUNDAME – Senhor do Bonfim- Bahia. A metodologia adotada pautou-se sobre o enfoque qualitativo priorizando-se como instrumentos: o questionário fechado, e a entrevista semi-estruturada aplicado aos professores. Como aporte teórico utilizamos Lakatos (1991), Harguete (1992), Vygotsky (1989) Kishimoto (2001), Freire (2002) entre outros. Verificou-se que as atividades lúdicas são de extrema relevância para o desenvolvimento integral do aluno.
- ItemFracasso escolar no semiárido: os resultados do ideb na microrregião de senhor do bonfim na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual da educação.(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Santos, Maisa Borges da Silva; Almeida, Suzzana Alice Lima; Wanderley, Simone Ferreira; Machado, Paulo BatistaTendo como referência as notas do IDEB dos anos de 2005 e 2007, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os possíveis fatores provocadores do fracasso escolar, apontadas nos resultados apresentados pelo INEP/MEC, na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual de educação da microrregião de Senhor do Bonfim. Considerando o contexto em que a microrregião está inserida, o estudo é embasado por elementos que estão presentes no currículo adotado por essa região e como esses mesmos elementos influenciam nas discussões e produções políticas, sociais, culturais, ideológicas e educacionais do semiárido, evidenciando principalmente os estereótipos que permeiam a forma de se pensa, e, consequentemente, administrar a educação nesse espaço e que consequentemente podem estar contribuindo para as baixas notas no IDEB nesse território. A pesquisa buscou aportes teóricos em Patto (1999), Fernandes (2007), Martins (2004), Forgiarini, Silva (2009), Albuquerque Junior (2001) entre outros, e utilizou como paradigma de pesquisa a abordagem qualitativa por favorecer uma melhor compreensão do espaço e dos sujeitos a serem pesquisados. Os resultados aqui apresentados nos levam a compreender os fatores provocadores do fracasso escolar na Microrregião de Senhor do Bonfim.
- ItemFracasso Escolar no Semiárido: Os Resultados do IDEB na Microrregião de Senhor do Bonfim na Perspectiva dos Dirigentes Municipais e Estadual da Educação.(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Santos, Maisa Borges da Silva; Almeida, Suzzana Alice Lima; Wanderley, Simone Ferreira; Machado, Paulo BatistaTendo como referência as notas do IDEB dos anos de 2005 e 2007, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os possíveis fatores provocadores do fracasso escolar, apontadas nos resultados apresentados pelo INEP/MEC, na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual de educação da microrregião de Senhor do Bonfim. Considerando o contexto em que a microrregião está inserida, o estudo é embasado por elementos que estão presentes no currículo adotado por essa região e como esses mesmos elementos influenciam nas discussões e produções políticas, sociais, culturais, ideológicas e educacionais do semiárido, evidenciando principalmente os estereótipos que permeiam a forma de se pensa, e, consequentemente, administrar a educação nesse espaço e que consequentemente podem estar contribuindo para as baixas notas no IDEB nesse território. A pesquisa buscou aportes teóricos em Patto (1999), Fernandes (2007), Martins (2004), Forgiarini, Silva (2009), Albuquerque Junior (2001) entre outros, e utilizou como paradigma de pesquisa a abordagem qualitativa por favorecer uma melhor compreensão do espaço e dos sujeitos a serem pesquisados. Os resultados aqui apresentados nos levam a compreender os fatores provocadores do fracasso escolar na Microrregião de Senhor do Bonfim.
- ItemA coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Josiane Bruno da; Barros, Beatriz de Souza; Almeida, Suzzana Alice Lima; Vieira, Rosângela SouzaO presente trabalho científico se propôs a analisar questões relacionadas à organização educacional, refletindo minuciosamente sobre a Coordenação Pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes, visando compreender a historicidade do profissional da área, suas atribuições e suas práticas. O referencial teórico teve base em autores como Brandão (2007), Paro (1991), Rangel (2001), Demo (1994), Libâneo (1994) e entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como instrumentos básicos de coleta de dados a observação, o questionário fechado e o questionário semi-aberto, onde os sujeitos epistemológicos foram onze professores que lecionam no Ensino Fundamental I e II na instituição de ensino o Colégio Municipal César Augusto Rabello Borges da rede pública, na localidade de Caatinga do Moura, município da cidade de Jacobina, no norte do interior baiano. A análise e discussão dos dados foram feitas à luz de posicionamentos sobre a Coordenação Pedagógica, Educação Qualitativa e Práticas Docentes, contextualizando tais paradigmas com a realidade escolar pesquisada, onde assim constatamos através dos questionários, que os professores urgem por mudanças, uma vez que não está sendo disponibilizada pela coordenação pedagógica da escola contribuições significativas para o desenvolvimento de suas práticas.
- ItemArte-Educação: A Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Lemos, José Menanes Manoel de; Paz, Maria Gloria daEste trabalho monográfico tem o propósito de apresentar o resultado de uma pesquisa que visou discutir sobre Arte-Educação, bem como a Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho nesta perspectiva. Para conseguirmos estas informações utilizamos a metodologia História Oral e a coleta dos relatos se deu através de uma entrevista direcionada por um “guião” previamente estruturado, as entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente. Os colaboradores deste trabalho foram os membros do Núcleo Aroeira de Arte: Alda Kelly (Pikena Lemos), Benedito Oliveira, Jacson Muricy e Maicon Vinicius. Um espectador do grupo: Ailton Ribeiro e Gilmara Cláudia funcionária do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho. Procuramos construir um material que trouxesse no seu bojo uma experiência no campo da arte-educação, mostrando-a como possibilidade real de transformação.
- ItemManifestação cultural popular Igarense entre a tradição e a tradução: um olhar sobre o reisado(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Cleia Gama da; Wanderley, Simone Ferreira de SouzaO terno de Reis é uma festa de influência portuguesa que celebra os Reis magos e o nascimento de Jesus, sendo comemorada no dia seis de janeiro. No distrito de Igara, o Reisado iniciou com as lapinhas que eram armadas nas casas solidificando-se ao longo dos anos, e apesar de perder algumas características de sua origem continua a ser realizada ainda hoje. Diante disso, nossa pesquisa teve então como objetivo identificar e analisar como os idosos do Reisado se identificam como integrantes de uma manifestação da cultura popular. E como a memória cultural faz parte desse importante processo. Buscamos vários autores como referência, para conceituar as palavras-chave de nossa fundamentação teórica, dentre eles estão Gabriel (2008), Freire (2003), Meneses (2002), Ortiz (2006), Silva (2006) e Passarelli (2003). Utilizamos uma pesquisa qualitativa, a entrevista semi-estruturada e o questionário fechado como instrumentos de coletas de dados. Os resultados obtidos mostram que os idosos se vêem como os principais instrumentos de transmissão do Reisado e a importância da memória cultural no processo de preservação dessa manifestação e apontam também a preocupação desses idosos com relação ao futuro do Reisado, visto que as novas gerações não demonstram muito interessa pelos ternos deixando-se influenciar pela mídia
- ItemEncontro e desencontros com o cotidiano da escola na roça: um estudo a partir de uma história de vida(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Nascimento, Jairlândia Rios; Almeida , Suzzana Alice Lima; Carneiro , Rita de Cássia Oliveira; Barros, Beatriz de SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir as aproximações e os distanciamentos que separam os alunos da zona rural na década de 1980 em relação aos dias atuais. Utilizo para isto, minha própria história de vida como criança que viveu e estudou em uma escola rural, puxando da memória lembranças prazerosas. A partir do primeiro capítulo tento descrever o motivo desta pesquisa, o meu interesse por esta área do conhecimento e a minha relação com a educação no campo. Busco em Arroyo (1999), Caldart (2002) e Alencar (2001) os sentidos de respeitar as especificidades e singularidades que permeiam a vida no mundo rural discutindo e encontrando sempre nesses autores bases para fortalecer minha crítica no sentido da atenção especial que deve ser dispensada a identidade dos povos do campo. Procuro descrever também o caminho trilhado com as experiências da vivência na comunidade rural tendo como suporte para essa busca a pesquisa qualitativa abraçando a vertente etnográfica, onde desenho o caminho trilhado na comunidade, na minha terna idade, em relatos emocionantes, lembrando de fatos passados em meio a lágrimas de alegria por ter uma memória tão fiel e a nostalgia que dominou todo esse percurso, agradecendo a herança de uma vida vivida no campo que me fez buscar uma melhor compreensão do meu eu e do meio em que vivo na construção de uma proposta que atenda as singularidades que permeiam os povos da zona rural.
- ItemO encanto da música nas cantigas de roda: aprendizagens através das cantigas de roda na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Paixão, Elisa Gomes da; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Souza, Pascoal Eron Santos de; Wanderley, Simone Ferreira de S.O presente trabalho monográfico traz algumas reflexões sobre as aprendizagens da música através das cantigas de roda na Educação Infantil, buscando compreender qual o impacto das cantigas de roda na aprendizagem dos alunos e sua presença no universo musical das crianças, objetivando: Analisar o impacto das Cantigas de Roda na aprendizagem dos alunos; Analisar a presença das Cantigas de roda no universo musical das crianças, acreditando que a música propicia uma amplitude de aspectos benéficos colaborando para a formação da personalidade do indivíduo. A pesquisa teve como metodologia a pesquisa qualitativa, onde foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante ou etnográfica, entrevista semi-estruturada, diário de bordo e mapas mentais. Utilizamos como suporte teórico autores que por muito tempo estão engajados na construção dos referenciais fundantes na proposta de música na escola como: André(1995), Bastian(2009), Candé(1981), Camargo(1994), Faria(2001), Freire(1992), Gainza(1988), Howard(1984), Jannibelli(1971), Martins(1995), Penteado(2005), Queiroz(2005), Silva(2008), Snyders(1997) e Uriarte(2005). Dessa maneira, a pesquisa foi desenvolvida a partir de três (3) grupos de sujeitos: os alunos, os pais e a professora que também é a pesquisadora. Os resultados apontam eficácia na contribuição para processo de ensino e aprendizagem, valorização ao prestígio das Cantigas de Roda, sensibilização na percepção e favorecimento a desinibição e integração social.
- ItemAssociação Quilombola de Tijuaçu: Sua identidade diante das Práticas de Racismo(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Mattos, Atiana da Silva; Gonçalves, Elizabeth; Souza, Pascoal Eron Santos de; Wanderley, Simone Ferreira SouzaA presente pesquisa teve como objetivo analisar os processos de afirmação de identidade dos membros da Associação Quilombola de Tijuaçu diante das práticas de racismo. A questão de pesquisa surgiu das inquietações decorrentes das minhas vivências na Pastoral Afro Brasileira e na disciplina cultura afro- brasileira e africana vivenciada na própria universidade. Diante disso analisamos todo contexto histórico, no qual o negro viveu e vive as marginalizações sofridas ao longo da história pela sociedade que se diz democrática e as conseqüências geradas por estas ações racistas. Para o aprofundamento das nossas discussões buscamos subsídios teóricos em Chiavenato (1999); Cavalleiro (2006); Munanga (1988) Paixão (2006); Hall (2003); Nascimento (2003); Gomes (2002), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa. Foram utilizados instrumentos como, observação participante, questionário fechado e entrevista semi-estruturada, fazendo uma relação com as falas dos sujeitos pesquisados. Depois de analisarmos os depoimentos dos sujeitos evidenciamos que a Associação quilombola de Tijuaçu e adjacências tem se consolidado como um espaço de lutas, reivindicações e busca de proteção fortalecendo os quilombolas de Tijuaçu e de outras comunidades vizinhas descendentes de quilombo na construção de sua identidade.