Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC7 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLudicidade na Educação Infantil: O Desafio de Aprender Brincando(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Oliveira, Georgia Batista de; Gonçalves, Maria da Conceição CuraçáO presente estudo monográfico objetivou identificar a compreensão que os professores de educação infantil tem sobre ludicidade. Dentro desse contexto buscamos vários autores para subsidiar nossa pesquisa, dentre outros: Ferreira (1986); Ximenes (2000); Freire (1992); Dallabona e Mendes (2004); Gentilli e Alencar (2005); Almeida (2003); Kulisz (2004); Maturana (2004); Luckesi (2008). Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados o questionário aberto, fechado e a observação. Os resultados obtidos através das análises e interpretação dos dados apontam que as professoras pesquisadas possuem um conhecimento significativo sobre ludicidade e que contribui de forma importante na construção do novo saber de seus alunos, pois através de seus discursos transmitiu conhecer que o lúdico é algo inerente a criança e faz o processo de ensino-aprendizagem torna-se prazeroso, significativo, divertido e facilitador e ainda reconhecem-se como mediadores nesse processo.
- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemArte-Educação: A Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Lemos, José Menanes Manoel de; Paz, Maria Gloria daEste trabalho monográfico tem o propósito de apresentar o resultado de uma pesquisa que visou discutir sobre Arte-Educação, bem como a Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho nesta perspectiva. Para conseguirmos estas informações utilizamos a metodologia História Oral e a coleta dos relatos se deu através de uma entrevista direcionada por um “guião” previamente estruturado, as entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente. Os colaboradores deste trabalho foram os membros do Núcleo Aroeira de Arte: Alda Kelly (Pikena Lemos), Benedito Oliveira, Jacson Muricy e Maicon Vinicius. Um espectador do grupo: Ailton Ribeiro e Gilmara Cláudia funcionária do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho. Procuramos construir um material que trouxesse no seu bojo uma experiência no campo da arte-educação, mostrando-a como possibilidade real de transformação.
- ItemHistória de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Dias, Eliene Gonçalves; Paz, Maria Glória da; Santos, Gilberto Lima dos; Barros, Beatriz de SouzaO Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.
- ItemHistória de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração.
- ItemO Percurso de Mulheres Quilombolas na Construção da Escola Pública de Lages dos Negros(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Marlene Correia da; Gonçalves , Elizabeth; Gonçalves, Elizabeth; Souza, Ivânia Paula de Freitas; Gonçalves, Maria Conceição CuraçáEste estudo é resultado de uma pesquisa financiada pela UNEB/PICIN no período de Julho de 2011 a Julho de 2012. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola de Lages dos Negros tendo como objetivo identificar qual a contribuição da mulher negra remanescente de quilombo no processo de formação da escola pública da comunidade de Lages dos negros, apoiando-nos sobre tudo nos seguintes teóricos: Chiavenato (1999), Munanga (2008), Erikson (1987), Nascimento (2003), Brandão (1980), Meksenos (1993), Ponce (1986), Moreira (2004), Lins (2007) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre outros. Para tanto, foram adotados como instrumentos de coletas de dados a observação participante, a entrevista semi-estruturada e a história oral, por entender que esta pesquisa não poderia admitir visões isoladas, mas numa perspectiva global. A partir da análise os quais trouxeram resultados relevantes no desenvolvimento desse estudo, considerando as contribuições dos sujeitos satisfatórias. Pretende- se que os resultados dessa pesquisa possa ser utilizada como instrumento de reflexão por parte de alunos e educadores da academia assim como de toda a comunidade de Lages dos Negros e a quem mais tiver acesso às informações nela contida, buscando entender qual o papel da mulher negra para a valorização da cultura quilombola.
- ItemNegra cor: descolorindo os quadrinhos(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-28) Brito, Michel Renno Dias de; Gonçalves,, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira de Souza; Cruz, Ozelito SouzaEste trabalho faz uma análise da presença e do discurso dos povos negros nas HQs das revistinhas mais conhecidas da arte quadrinizada de Mauricio de Sousa, conhecidas como Turma da Mônica. O nosso objetivo geral foi o de fazer uma incursão sobre a presença destes povos nestas revistas e o de descortinar o cenário em que estes personagens são colocados, analisando o discurso que o autor faz ou silencia através destes personagens. O nosso objetivo específico foi o de verificar como a presença deles era percebida pelo público leitor, no caso as crianças da Creche Escola Francesco Galli. Na primeira parte historiamos sobre a origem desta temática na nossa trajetória acadêmica, bem como sobre a história dos quadrinhos no mundo e no Brasil, identificando alguns personagens negros nos quadrinhos brasileiros. Como aporte teórico nos subsidiamos especialmente nos autores: Braga & Patati (2006), Chinen (2012), Deusdará & Rocha (2011), Eisner (1999), Junior (2004), Knowles (2008), Lovetro (2011), Luyten (1993), Martins (2012), McCloud (1995), Munanga (1988), Rama & Vergueiro (2008), Ramos & Vergueiro (2009), Santana (2007) e Severo (2008). A metodologia utilizada para este trabalho foi: pesquisa quali-quantitativa, análise do discurso tendo como instrumento de coleta a aplicação de questionário aberto e análise documental. Na segunda parte, a partir das tabelas e dos gráficos gerados pela análise documental, foram identificados o número de afro-descendentes e o espaço social em que eles se encontram nas histórias das revistinhas, bem como o seu discurso, o seu silêncio e a sua invisibilidade. Ao finalizar este trabalho confirmou-se o baixíssimo número de afrodescendentes nas revistas, a sua invisibilidade e o silêncio destes povos.
- ItemA Inclusão do Deficiente na Escola Regular: Um Olhar Sobre a Expectativa das Mães(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Caires, Georgea Lessa; Souza , Pascoal Eron Santos de; Carvalho , Norma Leite Martins de; Lucena, Luciana da Silva FonsecaA inclusão tem conquistado seu espaço em acalorados debates e pesquisas, para a mudança de paradigmas educacionais que envolvam pessoas deficientes. Neste sentido, a família tem papel relevante em conjunto com os professores e a comunidade escolar. O presente trabalho teve como objetivos identificar qual a expectativa que as mães têm a respeito da inclusão de seus filhos na escola regular e através deste estudo verificar se esta inclusão já acontece na pratica com os alunos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim, Bahia, onde a pesquisa foi realizada. Para isto utilizamos o método qualitativo fundamentado nos autores, Bueno (1999), Gotti (2002), Mantoan (1997), Profeta (2007), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães, que foram os sujeitos deste trabalho pode-se concluir que, a escola, assim como os professores devem, estar preparados e ao mesmo tempo preparar seus alunos não-deficientes, em conjunto com as famílias, para a aceitação e convívio com a diferença, acima de tudo respeitando o outro e a limitação de cada individuo.
- ItemAs dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Santos, Letícia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria CamposA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
- ItemA Literatura no Imaginário Infantil(Universidade do Estado da Bahia, ) Moreira, Valci Soares da Silva; Golçalves, Maria Elizabethe SouzaEsse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo identificar as compreensões dos professores da educação infantil do Centro Estudantil Fundame (CEF) sobre a Literatura Infantil e a Importância de Contar Historias no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essa pesquisa teve como aporte teórico: Coelho (2000), Pires (2000), Bettlheim (2007), Abramovich (1989), Lajolo e Zilberman (2004), Gentille e Alencar (2005), Ludke e Andre (1986), Cruz Neto (1994), Gil (1991), Minayo (2004), Machado (2001), e tantos outros que nos deram embasamento teórico para a realização dessa pesquisa. A metodologia utilizada foi à qualitativa, por nos possibilitar uma maior interação com os sujeitos. Tivemos como instrumentos de coleta de dados: observação participante, questionário fechado, e a entrevista semiestruturada. Com o auxilio desses instrumentos conseguimos fazer algumas reflexões sobre a problemática proposta, onde constatamos que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreende a importância da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças, porém, a freqüência com que esses momentos de prazer e aprendizado ocorrem e de maneira esporádica, e descompromissada, por parte de algumas professoras. Contudo, ressaltamos que algumas professoras procuram realizar um trabalho criativo, dinâmico, porém ainda há um longo caminho a percorrer, no sentido uma prática mais consciente, que alcance os alunos e suas vivencias de modo integral.
- ItemO Processo de Letramento da Criança com Síndrome de Down na Escola Comum - Um Estudo de Caso(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Lenira Ypsilon da; Souza, Pascoal Eron Santos deEsta pesquisa é um estudo de caso e teve como objetivo conhecer como é desenvolvido o processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. O estudo foi realizado com uma criança com síndrome de down regularmente matriculada em uma escola comum do ensino fundamental I, situada no distrito de Tijuaçu, Senhor do Bonfim-Ba. O quadro teórico está fundamentado na defesa dos direitos de inclusão sócio/educacional da pessoa com necessidades educacionais especiais, recorrendo a autores como Rangel (2008); Soares (2005); Mantoan (2005), Moreira, Castro, Sant’Ana (2004) entre outros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante e a entrevista semiestruturada que foram satisfatórios para obter os resultados relevantes à pesquisa, sendo que os informantes e suas participações nesse estudo somaram e contribuíram de forma considerável com a pesquisa e seu resultado. Os resultados finais revelam que se precisa de uma atenção maior e redimensionamento do processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. Sendo que a partir dos dados coletados identificou-se um “déficit” no processo educativo/inclusivo do
- ItemCultura Popular: O Artesanato de Palha da Comunidade de Jacunã(Universidade do Estado da Bahia, ) Vieira, Valdemilson dos Santos; Souza, Pascoal Eron Santos deO presente trabalho discute sobre o artesanato de palha da comunidade de Jacunã, enfatizando na perspectiva dos artesãos a sua importância social, cultural e também comercial. O artesanato é uma tradição cultural passada de geração em geração, expressando, modos, costumes, crenças, formas, estilos, simbolizando o fazer de um povo. O fazer artesanato está ligado à raiz cultural do artesão, mas o que realmente marca o objeto artesanal é a identidade local, a cultura que se expressa através dele. A cultura conservada pelas comunidades é acima de tudo a conservação de sua própria história, de suas raízes, seu cotidiano. Contudo, o tempo e as transformações sociais que ocorrem tornam o processo difícil e aos poucos os saberes populares vão se perdendo, no entanto, trabalhar e divulgar o artesanato e seus processos é uma forma de manter viva a cultura de uma região. Diante disso, destacamos o objetivo desse trabalho: analisar como os artesãos se identificam como sujeitos integrantes de uma manifestação da cultura popular e como o artesanato de palha é importante para a comunidade de Jacunã. Realizamos a pesquisa de natureza etnográfica, cujos instrumentos de coleta de dados foram à observação participante, o questionário fechado e a entrevista semi-estruturada. As falas dos sujeitos evidenciaram as peculiaridades que envolvem a produção artesanal e todo o seu processo desde a retirada da matéria prima até a comercialização. Assim comprovamos a relevância do artesanato de palha que além de ser um elemento cultural, apresenta-se como alternativa ocupacional. Este como atividade econômica concentra hoje, um significativo número de artesãos que através do trabalho transformam matérias-primas em produtos artísticos culturais, registrando o fazer e o saber de um povo.
- ItemOs Contos de Fadas na Formação do Leitor da Educação Infantil da Escola Centro de Educação Sementinha do Futuro(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Amanda Feitosa de Freitas; Melo, Rita de Cássia Braz Conceição; MeloRESUMO O presente trabalho monográfico parte da importância que tem os Contos de Fadas na formação do ser humano, seja pessoal ou cognitiva e principalmente no incentivo a formação do leitor na Educação Infantil. Essa pesquisa tem como aporte teórico autores como Zilberman (1985), Coelho (2000), Bettelheim (1980), Abramovich (1997), Silva (2005), Kramer (1994), entre outros. Utilizamos a pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados a observação participante, e os questionários aberto e fechado, que nos oferecem elementos importantes para o propósito da pesquisa. A partir destes instrumentos é que foi possível notar que apesar de não utilizarem projetos direcionados a leitura os professores da Escola Centro de Educação Sementinha do Futuro fazem uso dos Contos de Fadas na sala de aula.
- ItemExperiência de uma Educação Contextualizada: Limites e Avanços da Educação do Campo.(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Luci Cláudia Alves de; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira de Souza; Paz, Maria Glória daEstudar sobre a educação do campo é romper antigos conceitos e consolidar esta nova etapa como atendimento educacional, por meio de uma prática que reconheça os povos do campo como sujeitos de direitos. Neste trabalho discuti se os limites e avanços da educação do campo em nosso semi-árido, trazendo uma reflexão a respeito de uma experiência contextualizada e alternativa, desenvolvida pelos docentes da região de Antônio Gonçalves. A pesquisa foi feita através de uma metodologia com caráter qualitativo, por considerar que ela apresenta aspectos técnicos metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados neste trabalho. O trabalho encontra-se pautado pelos instrumentos de coleta de dados, questionário fechado e aberto para professores (as); observação do cotidiano dos (as) alunos (as) na escola, assim como a prática dos educadores e diário de bordo, utilizado para anotações dos acontecimentos observados nos espaços investigados. Para fundamentarmos os conceitos adotados durante a produção deste trabaho e as opções metodológicas, buscamos aportes teóricos de autores como Arroyo (2008), Bof (2006), Brandão (1980), Baptista (2003), Dias (2006), Fernandes (2004), Fiorentini (2006), Freiri (1997), Leite (2002), Martins (2006), Reis (2004). Os resultados da pesquisa permitiram destacar a importância de pensar numa proposta de educação já experenciada e contextualizada alicerçada nas raízes que tecerão a história de vida e luta dos sujeitos que compõem o “universo” chamado campo brasileiro.