Bacharelado e Licenciatura em Filosofia - DEDC1
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Submissões Recentes
- ItemNotas sobre os diários da dissidência: Herculine Barbin e Paul B. Preciado(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-28) Costa, Pedro Edington Anselmo Monção; Barahona, Constança; Marques, Alexsandro da Silva; Aggio, Juliana OrtegosaA monografia apresenta notas a respeito dos diários da dissidência de Herculine Barbin e Paul B. Preciado à luz da filosofia de Michel Foucault. O problema é estabelecer como a criação do corpo sexual moderno coloca em circulação diversas tecnologias de poder que buscam normatizar os corpos que fogem ao sistema sexo-gênero. O objetivo da pesquisa é Investigar, na filosofia Foucaultiana e Preciadiana, como as noções de sexo e gênero serão criadas para a gestão da dissidência. Este trabalho propõe uma análise filosófica dessas escritas dissidentes, investigando de que modo as experiências de Herculine Barbin e Paul Preciado desestabilizam as categorias clássicas de sujeito, identidade e corpo. Ao colocar em diálogo duas figuras separadas por séculos, mas unidas pela fratura entre o corpo vivido e o corpo normatizado, busco pensar os limites e as potências da subjetivação dissidente.
- ItemA existência do homem natural na obra discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens de Jean-Jacques Rousseau.(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-01) Sousa, Cristiano Ferreira de; Hillesheim, Valério; Vasconcelos, Paulo; Fonseca, RamiresEste trabalho tem por objetivo analisar a existência do Homem Natural trazido por JeanJacques Rousseau, esquematizando suas fases histórico-hipotéticas de acordo com a visão evolucionista feita pelo autor a partir da segunda parte de sua obra Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, utilizando também textos que servem como base e discutem com o tema em questão, como Leviatã, de Thomas Hobbes, e Dois Tratados Sobre o Governo, de John Locke, além de outros que nos dão um melhor embasamento do que tratamos. Assim, temos o estudo do homem partindo do primeiro ao quinto estado de sua presença na terra - primeiro e segundo de natureza; o terceiro estado é intermediário; o quarto é o estado civil onde a natureza do homem é sufocada e o quinto e último é um novo estado de natureza, porém, deteriorado - mostrando as particularidades de cada fase. Para desenvolver esse estudo foi preciso se valer de duas teses: a primeira de que só é possível aceitar a existência deste homem natural rousseaureano se for para vê-lo como um ser anterior à história escrita e a segunda de que este homem é idealizado, principalmente, a partir da influência das obras dos cronistas que estiveram na América.
- ItemA linguagem objetificante no velamento do ser em Martin Heidegger(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-28) Costa, Paulo Cesar do Nascimento; Silva, Flávio de Oliveira; Saievicz, MariaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por título A linguagem objetificante no velamento do Ser segundo Martin Heidegger, e por objetivo apresentar pontos marcantes do processo de objetificação da linguagem, a partir da concepção do filósofo alemão, importante pensador da contemporaneidade, que coloca em questão o legado da tradição filosófica, enfatizando o tratamento dado ao ser e a relação com a questão da linguagem. Heidegger, retoma a questão do ser repensando-a por novas bases interpretativas, realizando uma crítica à tradição filosófica ocidental que promoveu o processo de entificação do ser. Logo, o pensador atenta para a necessidade de pensar sobre a questão da linguagem, pois, é através da linguagem que o ser se diz. Dizer é permitir que algo se revele, anuncie, se faça visto por outrem. Heidegger refletindo sobre a relação entre ser e linguagem, observa que ao longo da tradição, na medida em que ocorria o processo de entificação do ser, se operava também a objetificação da linguagem. Essa objetificação se cristaliza no período moderno por influência das mudanças epistemológicas operadas pela filosofia racionalista de Descartes a partir da qual ocorre a instauração do sujeito e do pensamento calculador acerca da natureza. O trabalho de conclusão de curso visa explicitar esse processo de objetificação da linguagem abordando três pontos principais: o conceito de objeto e o sentido de objetificação; a relação presença, ser simplesmente dado e objetificação; e a imersão da objetificação na linguagem. No primeiro momento é explicitado a compreensão grega antiga de ente, sem cuja concepção não se apresenta relação alguma ao ser humano e, num segundo momento, mais especificamente no período moderno, explicitamos o entendimento de ente como objeto colocado como contrapondo ao conceito de sujeito. A partir da compreensão do homem como sujeito, se opera o processo de objetificação e, com isso, a linguagem passa a ser concebida como objeto a ser estudado e, nesse viés, apresentada como instrumento de comunicação e representação da realidade, perdendo de vista, segundo Heidegger, sua dimensão originária na relação ao ser. Para Heidegger ao nomear o ente, a palavra desvela e revelar ser. A pesquisa é de natureza qualitativa e se utiliza do método hermenêutico na explicitação dos processos de entificação do ser e da linguagem. Dois textos estão na base dessa discussão: Ser e Tempo e A caminho da linguagem, textos do primeiro e segundo momento do pensamento de Heidegger, porém, ressalta-se que este TCC se concentrou em pontos enfaticamente abordados no período do pensamento do primeiro Heidegger.
- ItemO problema dos ideais asceticos em nietzsche(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Almeida, Larissa Ferrer de; Leite, Alex Sandro; Sampaio, Alan; Saievicz, MariaO presente artigo tem o objetivo de analisar e interpretar a terceira dissertação (o que significa os ideais ascéticos) da Obra Genealogia da Moral de Friedrich Nietzsche. Este trabalho se propõe a interpretar os ideais ascéticos na filosofia, no artista, nos filósofos, no cristianismo, na ciência, na história e no ateísmo. O ascetismo é um dos conceitos demasiadamente relevantes na filosofia nietzscheana. Conforme o filósofo, na arte e na ciência o ideal ascético assume a intenção idealista. Na religião, na filosofia e nos filósofos o ascetismo assume a intenção idealista e dualista, que neste caso favorece a negação da vida e dos sentidos sustentado em uma máscara em detrimento de um ideal de vida imaginário. Portanto, os ideais ascéticos é um problema para Nietzsche, porque estes são contrários a afirmação da vida concreta.
- ItemA violência da libertação de frantz fanon(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-07) Melo, Filipe Santos de; Sampaio, Alan; Sobrinho, José Bonifácio do Amparo; Bastos, Roberto Kennedy de LemosEsta monografia investiga o conceito de violência da libertação na obra Os Condenados da Terra de Frantz Fanon, com foco na sua relação com o colonialismo e a opressão contemporânea. O estudo analisa como a violência, usada historicamente como instrumento de dominação, é reinterpretada por Fanon como meio essencial para a emancipação dos povos colonizados. A pesquisa aborda a violência estrutural e simbólica, evidenciando o papel do racismo na manutenção das hierarquias coloniais e no processo de desumanização. Além disso, examina a dialética entre opressor e oprimido, destacando como a luta anticolonial não apenas desafia a ordem colonial, mas também propõe a construção de uma nova ética e sociedade. Marcando desigualdades herdadas do colonialismo, a monografia aponta para a relevância de sua teoria na compreensão das dinâmicas raciais e sociais atuais. Por fim, enfatiza a importância da solidariedade internacional e de um novo humanismo para superar as divisões criadas pelo colonialismo.