Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
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- ItemHeroico mesmo é abrir os nossos baús de miudezas: narrativa (auto)biográfica de uma mulher jovem, preta, ativista e graduanda em pedagogia no Departamento de Educação - CAMPUS XIII da Universidade do Estado da Bahia(2018-08-23) Santos, Joana Barbosa dosEste estudo monográfico - Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia - se insere no rol das investigações (auto)biográficas, na medida em que, por meio da escrita de si, a narradora/autora faz com que o(s) outro(s) reconheça(m) a si e aos seus posicionamentos, tomadas de decisões, decepções, enfrentamentos, desafios, desilusões, conquistas, resistências e aprendizados de mulher, jovem, preta, nordestina, professora e ativista negra. A narrativa de uma estudante universitária natural do município de Ibiquera - localizado no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu/BA - dá acesso às condições de produção do seu processo formativo no ativismo feminista negro e o seu protagonismo juvenil no âmbito do Departamento de Educação - Campus XIII - na Universidade do Estado da Bahia/UNEB. A análise da narrativa ocorre por meio de três ei os que apoiam a e plicita ão da visão contra hegem nica e do empoderamento da narradora Aqui os polos de sentidos atribu dos pelos estudantes forma ão universit ria a busca por um futuro melhor, a transforma ão das maneiras de ver o mundo e a mobili a ão em rela ão ao saber em si), os territórios existenciais (trajetória escolar, devir-estudante e oximoronias imanentes) e os saberes emancipatórios do movimento negro (saberes identitários, saberes políticos e saberes estético-corpóreos), em especial do movimento feminista de mulheres negras, são tomados como categorias analíticas. A monografia produziu três outras categorias próprias, para pensar a (auto)biografia, nascidas do entrelaçamento dos saberes emancipatórios aos territórios existenciais como forma de trazer a tona a dimensão da luta e da resistência na construção de si por uma mulher preta. Os territórios/saberes existenciais/emancipatórios deste estudo são: a) Território trajetória escolar identitária; b) Território Devir-estudante político-estético; c) Território Saber. A relevância deste trabalho está na produção de uma narrativa (auto)biográfica, e suas categorias analíticas, por meio da qual é possível construir e compartilhar os sentidos e as percepção de si e do mundo, em primeira pessoa, de uma jovem negra universitária da UNEB.
- ItemA Inclusão de alunos com deficiência sensorial na Universidade do Estado da Bahia: O que mostra a realidade?(2022-12-20) Santos, Daiana das Mercês; Mendes, Deraldino LimaEste estudo analisa como ocorre a inclusão de estudantes com deficiência sensorial na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, levando em conta, a partir da narração dos investigados, o que acontece nos Departamentos de cada campus. A Inclusão Educacional de pessoas com algum tipo de deficiência é assegurada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que traz em seu texto um conjunto de dispositivos com fins de promover igualdade e assegurar o acesso à educação promovendo cidadania e inclusão social. Os fundamentos deste estudo encontram se, principalmente, na teoria de Sassaki, (1997), Silva (2009; 2014), Santos (2002; 2014), Mantoan (2003), Rocha e Miranda (2009), Galvão (2009), Bianchetti (2001), Maia (2004) e Diniz (2007). Trata-se de uma pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com três (3) estudantes da UNEB. A análise dos dados demonstrou que apesar de estar atenta às discussões sobre Educação Inclusiva, é necessário, ainda, que aconteçam melhorias nesta Instituição de Ensino Superior, a fim de que possa promover o acesso da pessoa com deficiência. Esse dado foi apontado pelos entrevistados que realçaram, nas suas falas, a precariedade de apoio estrutural e pedagógico na referida Instituição, aparatos indispensáveis para que o processo de inclusão aconteça pautado em um ensino-aprendizagem significativo e igualitário.
- ItemA música na educação infantil como importante recurso para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.(2022-12-13) Rodrigues, Jamile SilvaO presente trabalho traz a importância da música para a sociedade e para a educação, com destaque especial para seu uso na Educação Infantil. O principal objetivo foi analisar o potencial da música no processo de aprendizagem da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: descrever o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil quando a música é utilizada; verificar suas manifestações positivas e negativas quando a música é levada para a sala de aula e identificar se há ou não avanços/dificuldades observadas em relação à aprendizagem com base no trabalho com música. Esta é uma pesquisa que tem como base uma abordagem qualitativa, e foi realizada com 6 (seis) crianças e 6 professoras de uma escola Municipal de Educação Infantil no município de Iaçu (BA), onde foi possível colher, compreender ainda mais a importância da música para a sociedade e a educação, em especial. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, a qual valoriza a forma livre de expressão e espontaneidade dos envolvidos. De que forma a música contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança foi a questão que norteou essa pesquisa. Para o desenvolvimento deste trabalho, alguns autores como Andrade (2012), Lima (2013), Lowenfeld e Brittain (1970), Mota e Girotti (2018), entre outros, foram consultados, além de documentos oficiais e as Leis 11.769/2008 e 13.278/2016. Por meio do estudo realizado, é possível confirmar a importância da música para o desenvolvimento do ser humano e o seu grande beneficio para a educação.
- ItemSobre o invisível: um olhar sensível para a timidez na sala de aula.(2018-09-11) Barbosa, Carla Verena MirandaAs inquietações acerca da complexidade da timidez se fazem expressas neste estudo por meio do desejo de entender sobre a sua manifestação no campo das práticas escolares. Portanto, este trabalho se propôs a investigar quais são as concepções de timidez de três professoras que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Itaberaba, analisando as estratégias didático-pedagógicas utilizadas diante a construção do ensino e aprendizagem dos alunos que apresentam características de timidez na sala de aula. Neste contexto esta pesquisa ao ter uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e de campo utilizou a entrevista semi-estruturada e a observação sistemática como instrumentos para produção das informações e análise das possíveis estratégias utilizadas pelas professoras. Os resultados desta pesquisa revelaram que, a) As professoras participantes do estudo expressam dificuldades de compreensão acerca da timidez, desconhecendo o significado do termo; b) As estratégias utilizadas pelas professoras pouco contribuem para as aprendizagens socializadoras dos alunos característicos da timidez em sala de aula; c) Percebe-se as dificuldades que as professoras apresentam em intervir sobre o aluno tímido em sala de aula. Os achados desta pesquisa também permitiram considerar que se faz necessária a formação inicial e continuada de professores trabalhando temas voltados as questões dos tipos psicológicos; As escolas precisam dispor em suas práticas pedagógicas de ações que contemplem de forma mais significativa à construção de competências de cunho atitudinal, trabalhando com os diferentes alunos, sobretudo, com os alunos tímidos, por meio dos diversos planejamentos didático pedagógicos; Também se faz necessário que as escolas criem estratégias didático pedagógicas diferenciadas, auxiliando os professores para trabalharem em cima das dificuldades dos alunos tímidos buscando superá-las, e em cima das capacidades destes alunos potencializando-as mediante a construção do ensino e aprendizagem no espaço da sala de aula.
- ItemTCC dos TCCs: Um estudo dos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (2013.1 a 2018.1)(2019-09-30) Oliveira, Janaina Maria deA monografia intitulada TCC dos TCCs – Um estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (2013.1- 2018.1) se insere no rol das pesquisas sobre pesquisas das Ciências Humanas, em especial a Educação, e constitui um estudo transversal, qualitativo, básico, exploratório e documental de TCCs. O estudo mapeou a produção acadêmica oriunda dos Trabalhos de Conclusão Curso produzidos na licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação – Campus XIII e apresentados entre o primeiro semestre letivo do ano de 2013 e o primeiro semestre letivo do ano de 2018. As fontes documentais do estudo compreenderam os arquivos impressos e digitais dos TCCs disponíveis na Biblioteca Departamental Rudival Sampaio Queiroz (Itaberaba/Bahia). A Matriz Epistemológica (Silva 2006; 2014) serviu de base para a análise dos 102 trabalhos (74 artigos e 28 monografias) e esta monografia apresenta os resultados da análise em nível técnico. Os TCCs estudados podem ser descritos como pesquisas transversais, qualitativas, básicas, exploratórias, de campo cujos dados diretos foram obtidos por meio de questionários e ou entrevistas. Os temas abordados nas pesquisas revelam a tendência do departamento às investigações nas subáreas do conhecimento de Ensino Aprendizagem, do Planejamento e Avaliação Educacional e do Currículo. Não há registro de estudos nas subáreas Tópicos Específicos de Educação e Administração Educacional. Os resultados apontam para a necessidade da divulgação da produção acadêmica no repositório institucional Saber Aberto; a definição de critérios para a escrita dos resumos (formato e informações mínimas) e palavras-chaves; precisão na escrita do recorte dos estudos; definição das categorias descritivas da metodologia das pesquisas; explicitação da relação entre o tema dos trabalhos e as linhas de pesquisa do Colegiado; divulgação de uma tabela de equivalência entre as áreas da Capes e as linhas de pesquisa do Colegiado. Faz-se necessária a continuidade da pesquisa para análise dos trabalhos em nível teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico. A relevância deste trabalho está na produção de informações acerca dos conhecimentos construídos por meio dos TCCs da licenciatura em Pedagogia que podem servir otimizar as pesquisas produzidas na graduação.
- ItemUso de aplicativos na educação em contexto de pandemia da COVID-19(2022-07-14) Cruz, Jamile dos SantosEste estudo surgiu após reflexões sobre os impactos que a pandemia da Covid-19 causou na educação a partir do ano de 2020. O principal objetivo foi refletir e investigar os aplicativos utilizados pelos docentes no contexto pandêmico. Os objetivos específicos foram: compreender como se deu o uso dos aplicativos nesse contexto e entender os desafios e potencialidades que estiveram presentes nos modelos educacionais adotados pelas escolas. Esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada com 4 professoras e a coordenadora de uma escola da rede particular de ensino de Itaberaba (BA), em que foi possível uma aproximação entre a vivência docente, caminhada acadêmica e o contexto de pandemia. Foi usada como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada valorizando a escuta docente. A questão norteadora da pesquisa gira em torno de como foram utilizados os aplicativos na pandemia e como essas ferramentas contribuíram para o ensino remoto. Para amparar a discussão apresentada neste estudo, os teóricos que possibilitaram fazer um paralelo entre Educação, pandemia e tecnologias foram: Cani (2020) e Coscarelli (2019), entre outros estudiosos que compartilham das principais discussões aqui abordadas. Com base nas implicações e, ao mesmo tempo, contribuições, este estudo permitiu ampla reflexão referente às práticas pedagógicas com ênfase no uso dos aplicativos Google Classroom e Meet. Conclui-se, então, que as Tecnologias digitais foram ferramentas indispensáveis na mediação da aprendizagem no contexto pandêmico.