Licenciatura em Historia - DCHT18
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Navegando Licenciatura em Historia - DCHT18 por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/article"
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- ItemA inserção da fé católica no Brasil: uma análise em torno da construção das primeiras igrejas católicas na cidade histórica de Santa Cruz Cabrália(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Alves, Kátia Pinto; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Sá, Charles Nascimento de; Lima, Caroline de AraújoA conquista do território do que hoje chamamos de América pelos europeus em 1492 trouxe inúmeros eventos históricos ao longo dos séculos a frente. Adiante, nos primeiros momentos do século XVI, os portugueses chegaram nas terras que hoje chamamos de Brasil, especificamente na localidade de Coroa Vermelha fixada na região do extremo sul do Estado da Bahia e que compõe a atual Costa do Descobrimento. Com o então iniciado processo de colonização, as mudanças na vida e cultura dos povos nativos se tornaram cada vez mais profundas e passaram a atingir todos os ambientes da vida social, a exemplo o sistema de religiões e crenças ancestrais dos povos que ali viviam desde os temos de outrora. O processo de colonização e catequização rapidamente começou a se disseminar por todas as localidades próximas como na área de Santa Cruz Cabrália, local em que se fundamenta territorialmente essa pesquisa. O erguimento dos primeiros templos religiosos de origem cultural europeia e cristã, como a construção das duas primeiras igrejas na vila colonial de Santa Cruz, deu origem à cidade histórica deste local, resistente ao tempo até os dias atuais. Tendo este histórico como base, este artigo se propõe a analisar o processo de inserção da Igreja Católica na cidade de Santa Cruz Cabrália, transcorrendo um estudo sobre o processo de ocupação do território brasileiro, das terras conquistadas através da colonização imposta pelo Estado Português, associado à participação da Igreja em sua atuação no projeto catequético de evangelização dos povos nativos, com influência na vida social e religiosa, por intermédio da implantação da fé cristã. Para tal a presente pesquisa utiliza-se do método contido no paradigma indiciário de GINZBURG (1989), ao realizar uma revisão bibliográfica de autores e a autoras como CANCELA (2014), FAUSTO (2004), TODOROV (1982) entre outros que versem sobre o tema e observam o processo de colonização pela ótica das Américas, do Brasil e da Bahia, o que ancora este trabalho no campo conceitual da micro história (LEVI, 2016).
- ItemMulheres na política em Eunápolis (2010-2020)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Sirlane Oliveira; Lima, Caroline de Araújo; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Vielmo, PaulaEste artigo tem como objetivo analisar a participação das mulheres na política de Eunápolis, odo de (2010-2020), apresentando uma descrição e a análise da participação feminina nas disputas políticas institucionais, indicando estatisticamente o número de mulheres que foram eleitas vereadoras e prefeitas, neste período, evidenciando o perfil e o campo político que as mesmas representavam. O artigo apresentará um breve histórico da luta das mulheres para ocupar os espaços públicos.
- ItemO desafio do “ensino remoto” para docentes de história no contexto da pandemia da Covid-19: um olhar sobre as escolas municipais de Eunápolis(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Bozetti, Andressa; Vinhas, ThaísEste estudo investiga desafios enfrentados por docentes que atuaram no ensino remoto emergencial no ano de 2021, devido à situação de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Diante da necessidade de conter a propagação do vírus, foi implementado um modelo de ensino remoto emergencial, no qual estratégias didáticas e pedagógicas foram empregadas para diminuir os impactos do distanciamento social. Esta pesquisa busca explorar as estratégias educativas utilizadas no contexto da pandemia no processo de ensino-aprendizagem, com o olhar voltado para o componente curricular História. Para a condução dessa análise, autores como Rüsen (2007) e Schimidt (1998; 2009) são referenciados, a fim de compreender os métodos pedagógicos empregados no contexto do ensino remoto de História. O estudo reconhece que a transição para o ensino remoto emergencial demandou dos docentes uma rápida adaptação ao uso de tecnologias, resultando na necessidade de adquirir novas competências pedagógicas e familiarização com ferramentas digitais pouco utilizadas ou até mesmo desconhecidas. Notadamente, o uso das plataformas digitais através de dispositivos como computadores e celulares com acesso à internet, tornaram-se essenciais para o processo educativo em decorrência da pandemia de COVID-19. A discussão sobre a integração das tecnologias ao ensino revela-se crucial diante dos desafios enfrentados pelos professores e das lacunas em suas formações iniciais e continuada. Pensando nisso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com docentes de História que atuaram de forma remota no ensino Fundamental II em escolas municipais de Eunápolis, no ano de 2021. Para o levantamento dos dados da pesquisa, optamos pela aplicação de questionário com docentes da rede municipal de educação, para coletar informações sobre os desafios enfrentados durante o ensino remoto. Os dados foram analisados qualitativamente, identificando as principais dificuldades e estratégias relatadas pelos docentes. Os resultados da pesquisa indicam que os docentes enfrentaram diversos desafios durante o ensino remoto emergencial, como falta de recursos tecnológicos e acessibilidade digital, como também dificuldades de utilização das plataformas digitais, sem um processo formativo direcionado pra essa questão. Neste contexto, esta pesquisa enfatiza a importância de compreender a trajetória de ensino-aprendizagem dos professores de História a partir de suas experiências durante esse período excepcional, e seus impactos no ensino-aprendizagem do componente curricular no contexto da pandemia.
- ItemO uso da literatura afro-brasileira nas aulas de história: uma análise da obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Nascimento, Camila Sousa; Lima, Caroline de Araújo; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Vielmo, PaulaO Brasil é um país enorme onde a riqueza e a pobreza são vizinhas que se digladiam diariamente. Uma das maiores provas disso são as comunidades (anteriormente conhecidas como favelas), que é um espaço onde os ex escravizados foram despejados após a abolição e é também o espaço onde nossa protagonista Carolina Maria de Jesus narra seu cotidiano narrando em seus diários a vida na favela do Canindé, onde ela era odiada pelos seus vizinhos por ser letrada demais e odiada pelos não favelados por ser uma favelada. Mãe, preta, poetisa e leitora eram suas qualidades que muitos, anos depois a admiraram. O foco desse trabalho é ressuscitar Carolina Maria em um projeto educacional voltado para jovens do Ensino Médio, fazendo-os refletir. através da Literatura Periférica de Carolina Maria de Jesus, sobre a realidade dos anos 50 até os dias atuais. Se percebendo como Carolina Maria, seres históricos produtores de conhecimento e informações para as futuras gerações.
- Item“Privilegiada fina dama de raros dotes”: estratégias e desafios na carreira da juíza negra Mary de Aguiar Silva em Belmonte (1967-1972)(Universidade do Estado da Bahia, 2023 - 01 -26) Amaral, Raquel Agda Santos; Santos, Joceneide Cunha dosO presente artigo tem como objetivo narrar a trajetória profissional da magistrada Mary de Aguiar Silva na cidade de Belmonte, sul da Bahia, nas décadas de 1960 e 1970, apontando algumas estratégias e dificuldades. Para alcançar nosso objetivo de pesquisa, nos amparamos em referências do feminismo negro, autoras como Lélia Gonzalez e Angela Davis foram fundamentais no caminhar da pesquisa. Sobre as fontes foi analisamos os periódicos do Boletim Oficial, e outras fontes relevantes, como fotografias, periódicos digitais do TJ-BA, periódicos de outros estados da mesma época em que ela era juíza. Os jornais foram utilizados como uma fonte primária para investigar a atuação da juíza Mary de Aguiar na cidade, utilizando manchetes e notícias para compreender seu impacto e envolvimento na comunidade local. Além disso, a análise dos jornais permitiu uma melhor compreensão do contexto da cidade de Belmonte, servindo como uma forma de apresentar a cidade por meio de suas publicações. Ao focarmos na figura da juíza Mary de Aguiar, também buscamos compreender os desafios e estratégias enfrentados por mulheres negras no exercício da magistratura. Identificamos conflitos políticos ocorridos na cidade, bem como ofensas direcionadas à figura de Mary de Aguiar, e investigamos as estratégias adotadas por ela para enfrentar essas adversidades. A análise abrange não apenas as questões jurídicas, mas também aspectos políticos e sociais que permearam sua atuação como magistrada na cidade de Belmonte.
- ItemUma experiência educativa e patrimonial no Museu da Misericórdia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Cruz, Larissa de Jesus; Santos, Márcio Santana; Sá, Charles Nascimento de; Fernandez, Thaís VinhasO presente artigo apresenta um relato de experiência de uma ação educativa no Museu de Arte Sacra da Misericórdia de Porto Seguro (BA). Por meio de uma abordagem quanti-qualitativa com foco na educação patrimonial, buscaremos analisar a experiência de uma visita monitorada no Museu de Arte Sacra de Porto Seguro desenvolvida com a turma do 6º ano da Escola Municipal Laranjeiras de Santa Cruz Cabrália, no ano de 2019 que vivenciaram um contato lúdico com o espaço museal e o seu acervo, experiência educativa realizada através do projeto de extensão Museu-Escola financiado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os dados analisados foram levantados através da observação do processo de interação pedagógica dos estudantes com o espaço do museu e dos objetos em exposição, além dos registros produzidos pelos estudantes. A análise realizada além de refletir sobre as potencialidades do museu enquanto espaço de educação não formal, buscou identificar a experiência cultural daqueles que vivenciaram a ação educativa enquanto prática colaborativa da produção de conhecimentos históricos e patrimoniais.