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- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemA contação de histórias e o enlace formativo para a práxis docente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Magalhães , Joselice de Cássia Carneiro; Oliveira, Rosemary Lapa; Beltrão, Licia Maria Freire; Silva , Ana Lúcia Gomes daA Contação de Histórias (CH), uma prática de oralidade da vida humana, atravessa tempos, espaços e permanece cultivada e adaptada aos diferentes meios de se apresentar e ensinar. Essa narrativa convoca para aprendizagens fundantes em torno da educação cidadã, com vivências de emoções e criações imaginárias, aproximação e interação com o outro, desenvolvendo o senso de coletividade. Esta dissertação é fruto de diálogo teórico na área da formação docente, com base na investigação de sentidos atribuídos à CH, por docentes e estudantes de Pedagogia da UNEB, para o enlace da práxis docente. O objetivo em compreender, no discurso desses docentes e estudantes da graduação, como as atribuições à CH se relacionam com a práxis docente, nas Formações Discursivas (FDs) constituídas no processo da formação docente. Como em gestos de uma ciranda, o estudo se desenvolveu durante as abordagens qualitativas da pesquisa, apoiado nos aportes teóricos e metodológicos para a circulação das aprendizagensnas FDs, sobre a CH e a docência, apreendidas no contexto de distanciamento social, da pandemia da Covid-19. Aproximou-se dos etnométodos etnográficos, segundo a concepção de Macedo (2015) e de outros, como Gatti (2005); na concepção de práxis de Paulo Freire (1979; 2011), de Gadotti (1994; 2000) e Sanchez Vàzquez (1977; 2007); e na contação de histórias, as referências principais foram Oliveira (2019; 2020), Santos (2013; 2018) e Apoema (2018). Foram realizados a observação e os estudos sobre a constituição do/a docente contador/a de histórias, no Seminário Temático de Educação I: Contação de Histórias (STE-I-CH) e grupo focal online, em encontros com oito colaboradores/as da pesquisa, participantes do curso. Os discursos proferidos no segundo espaço e gravados em áudio, após análise em estudos teóricos de Orlandi (2009; 1987) foram adicionados às impressões e anotações próprias, no diário de campo, e compuseram, junto ao diálogo teórico, a tessitura deste texto. Os resultados são percebidos nas mudanças das FDs em torno do discurso pedagógico, estas, refletidas na relação da consciência da práxis, na qual a CH foi compreendida como aliada potencial, na criação imaginativa e no desenvolvimento de princípios e valorização dos saberes da multiculturalidade e das manifestações culturais, que existem, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, saberes que estão adormecidos e anestesiados na educação atualmente, além de impulsionar docentes a promoverem ações pedagógicas com estimulação das expressividades corporais. Em conclusão, pode-se dizer que a prática pedagógica desenvolvida no STE-I-CH, em torno da CH e da intencionalidade da conscientização sobre a práxis docente, proporcionou experiência de aprendizagens para os/as colaboradores/as da pesquisa e, como docente em formação, sobretudo, através das FDs analisadas, houve o reconhecimento da importância da oralidade para as práticas docentes, implicada na formação docente, na perspectiva da criticidade em torno da educação e contemporaneidade. Essa leitura é uma provocação aos caminhos de desenvolvimento da prática pedagógica pela práxis e CH.
- ItemA mediação da coordenação pedagógica na formação em exercício de professores no uso das TDIC(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Cordeiro, Mariana dos Santos Nunes; Sales, Marcea Andrade; Santos , Elzicleia Tavares dos; Almeida, Veronica DominguesA pandemia da COVID-19 catalisou, em anos, os debates sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação. Com as discussões e reflexões sobre o como o professor pode usar as TDIC nas instituições de ensino na pandemia, e pensando no contexto pós-pandemia, percebe-se que é viável adiar os seus uso na prática pedagógica. Tendo em vista a atribuição da Coordenação Pedagógica na formação em exercício de professores, interrogo: Como o Coordenador Pedagógico pode, em suas atribuições, mediar a formação em exercício de professores da rede pública de ensino, no que diz respeito à fluência digital no uso das TDIC como estruturante da prática pedagógica? Assim, esta pesquisa tem como objetivo maior problematizar a formação em exercício de professor para o uso das tecnologias digitais da informação, destacando o papel da Coordenação Pedagógica na mediação desse processo. Para isto, dialogamos com autores, entre eles: André (2012; 2016), Gatti (2010; 2011; 2014; 2019; 2022), Imbernón (2011; 2015; 2022) e Nóvoa (1992; 2013; 2017; 2022), para discutir a formação do professor; Almeida (2001; 2009; 2011), Placco (2001; 2009; 2010; 2011), Souza (2011), para subsidiar o estudo em relação às contribuições do Coordenador Pedagógico para formação em exercício na escola; Moran (2012; 2013), Kensky (2007), Presnky (2009; 2001), Santaella (2020) e UNESCO (2023), sobre o ensino na era digital; e Pretto (2015; 2023) para fundamentar o uso das tecnologias como estruturante da prática pedagógica. Além disto, foram estudados Documentos da Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED; 2006; 2008; 2012) para identificar o papel do Coordenador da rede em particular, sua atribuição para a formação em exercício de professores. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, ante aos procedimentos metodológicos classificam-se como exploratório e descritivo, dialogando com o problema proposto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com Coordenadores Pedagógicos dos anos finais da rede pública ensino para a produção de dados. O resultado da pesquisa mostra que os Coordenadores Pedagógicos reconhecem suas atribuições; dentre elas, a de formador, a qual é necessário intensificar. Em relação ao uso das TDIC, os entrevistados relatam que precisam se apropriar para contribuir para a formação de professores. Relatam, também, que a Secretaria de Educação do município, após o fim do estado de emergência sanitária imposto pela pandemia, não contribuiu com formações para as tecnologias digitais. Diante dos achados, a expectativa é de contribuir com a Rede Municipal de Educação de Salvador e do Estado da Bahia para repensar a formação em exercício de professores, tendo em vista a necessidade de ressignificar os processos de treinamento de habilidades e técnicas, voltando-se para o entendimento deles como espaços para repensar suas práticas, partilhar saberes e construir novos conhecimentos. Cumpre destacar que o estudo aponta, ainda que não é responsabilidade exclusiva do Coordenador Pedagógico a formação em exercício de professores e que a Secretaria da Educação tem que assumir o compromisso de contribuir para a (auto)formação, tanto dos coordenadores pedagógicos como dos professores.
- Item“Abaixo de deus só a senhora”: relações de poder entre mulheres privadas de liberdade e a equipe de gestão de uma unidade prisional do estado da Bahia(2018-11-23) Conceição, Alexandra Santos; Costa, Livía Alessandra da; Amorim, Rita da Cruz; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta pesquisa nasce do interesse em mapear dados sobre as relações de poder estabelecidas entre mulheres privadas de liberdade e a gestão de uma Unidade Prisional do Estado da Bahia. Para tanto, tomamos como objeto de análise os bilhetes enviados pelas presidiárias às trabalhadoras da gestão, responsáveis por receber as demandas, os lamentos, as queixas das mulheres que ali se encontram cumprindo pena. A pergunta que buscamos responder ao final deste texto é: como as relações de poder produzidas neste contexto produzem modos de subjetivação específicos do ambiente prisional? Dialogamos, sobretudo, com a obra de Michel Foucault (2016, 1997a, 2017b, 2004), filósofo francês que se dedicou a pesquisar como as relações de poder forjaram o sujeito moderno. Adotamos a cartografia como inspiração e prática de pesquisa considerando as peculiaridades do encontro entre o campo de pesquisa e a pesquisadora, possibilitando que a pesquisa se construísse à medida que o campo fosse explorado, constituindo simultaneamente pesquisa e pesquisadora, o que se mostrou como recurso mais adequado ao objeto de pesquisa: relações de poder e produção de subjetividades. Como resultado, podemos observar como autoras constroem uma forma de capturar suas interlocutoras por meio de algumas posições ocupadas: a desvalida, a negociadora, a filha, a injustiçada e barganhar seus atendimentos.
- ItemAbordagem sistêmica colaborativa: uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de jovens e adultos(2020-04-27) Nunes, Márcia Laís de Oliveira Vidal; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, José Jackson Reis dos; Fonseca, Marcia TerezaA pesquisa aqui apresentada faz parte de uma reflexão desenvolvida coletivamente sobre o ensino e as práticas metodológicas que vem compondo as dinâmicas em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral: Ressignificar o ensino na EJA fundamentado na abordagem sistêmica colaborativa. E corroboram para o êxito desta questão os seguintes objetivos específicos: 1). Identificar quais saberes experienciais estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores a partir de suas memórias profissionais; 2) Refletir de que forma as categorias da Educação Popular estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores; 3) Construir coletivamente orientações metodológicas para o ensino na EJA, a partir da abordagem sistêmica colaborativa. A pesquisa intitulada: Abordagem sistêmica Colaborativa: Uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de Jovens e adultos, adota os pressupostos teóricometodológico da pesquisa colaborativa em IBIAPINA (2008), com abordagem qualitativa, tendo como estratégias de investigação e autoformação professor os Círculos de Estudos Geográficos (CEG). O trabalho encontra-se organizado em capítulos, aqui chamados de Capítulos, onde o primeiro Capítulo expõe o memorial da pesquisadora, e a construção do objeto de estudo. No segundo Capítulo destaca a ciência geográfica, enquanto representante da abordagem sistêmica, o ensino na EJA e a Educação Popular e a sua influência no ensino na EJA. O terceiro Capítulo apresenta a cartografia da pesquisa, detalhando os cinco CEG. No quarto Capítulo temos as análises das informações construídas. Seguindo-se da conclusão da pesquisa e referências. IBIAPINA (2005, 2008, 2009, 2016), SANTOS (2011, 2017), SOUZA (2011), FREIRE (2003, 2011, 2016), e MACEDO (2011, 2016, 2018), trazem escritos que embasam a pesquisa proposta. Os resultados da pesquisa revelam que o ensino na EJA está diretamente associado a autonomia que devem ter os professores na escolha e construção dos caminhos metodológicos destinados ao trabalho na EJA, e que a abordagem metodológica aqui identificada como sistêmica colaborativa apresentase como mais uma possibilidade concreta para o trabalho de formação e autoformação dos professores na EJA enquanto mecanismo de ressignificação do ensino.
- ItemAcessibilidade e inclusão no programa de mestrado profissional de jovens e adultos (MPEJA) no municipio de Salvador - BA: um estudo de caso(2022-03-04) Barbosa, Nildete Ferreira Lopes; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César Costa; Santos, Jocenildes ZacariasEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as condições de acessibilidade para pessoas público alvo da educação na perspectiva inclusiva no Programa da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, no CAMPUS I da Universidade do Estado da Bahia. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: Como a política de ações afirmativas da UNEB, contribui para a acessibilidade e inclusão do público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva no MPEJA? O objetivo geral consiste em: Compreender como as ações afirmativas da UNEB contribuem para a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência, os objetivos específicos: i.Identificar as possíveis barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência para acessar e permanecer no Programa de Pós-graduação MPEJA; ii. Analisar a percepção dos envolvidos em relação à política de acessibilidade no lócus investigado; iii. Elaborar um guia de orientação digital com a finalidade de contribuir para a acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no Programa de pósgraduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vinculado ao Departamento de Educação. Usamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico foi selecionado o estudo de caso e análise documental das ações afirmativas do PDI da UNEB (2017-2022). Além da análise dos documentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes, técnicos (escolhidos de forma aleatória) e estudantes com deficiência que adentraram no Programa através do sistema de cotas. Para fundamentação teórica dialogamos com Dantas (2018), Freire (2011), Arroyo (2016), Haddad e Di Pierro (2000), Brandão (2006, 1999, 1984), Correia (2013), Galvão (2009), Diniz (2010) Alencar (2013). A pesquisa evidencia que a UNEB possui um viés inclusivo e que busca melhorar neste aspecto criando políticas internas para este fim. Ademais o MPEJA segue nesta vertente seguindo o que rege o PDI e com ele as ações afirmativas dentro do processo de acesso. Quando o tema é permanência percebe-se que há muito o que se fazer para um atendimento pedagógico e arquitetônico equitattivo. A pesquisa evidenciou barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um guia de orientação digital, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade estudantil e comunitário.
- ItemAcessibilidade para surdos em ambientes artísticos- culturais: um estudo culturais: um estudo de caso sobre a FLIPELÔ - 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-02) Cazumbá, Irzyane dos Santos; Santos, Jaciete Barbosa dos; Farias, Sandra Regina Rosa; Bento, Nanci AraújoA participação das pessoas surdas nos espaços artístico-culturais é uma temática que emerge na contemporaneidade, mediante as inúmeras leis e decretos que asseguram os direitos de inclusão e acessibilidade a esse público. Contudo, vivenciando esse processo de ter o direito, mas não encontrar os ambientes com os profissionais Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), para oferta dos serviços da acessibilidade linguística, encontram-se os surdos falantes da Libras, reivindicando os seus direitos de acesso às artes. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar como acessibilidade em atividades artístico-culturais desenvolvidas na Festa Literária do Pelourinho (FLIPELÔ), edição 2021, contribuiu na formação das pessoas surdas. Para construção teórica, faz-se uso das obras literárias, tais como: Goldfeld (2002), Lopes (2007), Quadros (2004), Strobel (2008), Fernandes (2008), Skliar (1998), Quadros (1997), Perlin (2008). Algumas dissertações de mestrados e teses de doutorados que abordaram temas similares: Margarete (2015); Silva (2015); Alcantara (2021); entre outras.Para tanto foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, através do Estudo de Caso, que sob a ótica de Yin (2004), que esclarece que se trata de uma investigação dentro do contexto de vida real e não há uma clareza dos fenômenos, e de Minayo (2012), que explica sua importância, pois acontece na vida individual e coletiva, dos sentidos e significados subjetivos aos seres. E a técnica de triangulação de dados (discursos) para análise de dados, os quais foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Para averiguação dos objetivos traçados, foram realizadas entrevistas com uma administradora desses espaços da FLIPELÔ, com três surdos falantes da Libras, membros ativos da comunidade surda soteropolitana, com experiência no uso dos variados espaços culturais formais e não formais e com três TILS que atuaram. As análises dos dados deram-se através dos cruzamentos das informações coletadas das entrevistas e subsídios teóricos para fundamentações das conclusões. Os resultados indicam que através das vivências com acessibilidade nos espaços artístico-culturais da FLIPELÔ, as pessoas surdas despertaram desejo de comporem esses espaços, seja com seus serviços fazendo parte da equipe organizadora da FLIPELÔ, seja como expositores das suas artes, para que também eles contribuam com a cultura da cidade de Salvador, da Bahia, do Brasil, do Mundo.
- ItemAcessibilidade web em sítios da rede federal de educação: uma avaliação dos institutos federais(2017-12-19) Arnaut, France Ferreira de SouzaAs diretrizes gerais de implantação e operação dos sítios eletrônicos da ad ministração pública federal são consolidadas por padrões de desenvolvimento e dis ponibilização de conteúdo. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especificamente os Institutos Federais (IFs), buscam a integração com a sociedade utilizando o ambiente virtual para a divulgação das ações em educação. Esses Institutos possuem parte do público com necessidades especiais, em consonân cia com a educação inclusiva que ganha, a cada dia, maior relevância nas discussões do ensino-aprendizagem nas instituições. Em estudo realizado pelo Núcleo de Infor mação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apenas 2% dos sítios governamentais foram considerados adequados aos padrões de acessibilidade dentre os avaliados no Brasil. Diante disso, surge a questão: os sítios dos Institutos Federais de ensino, que compõem a Rede Federal de Ensino, atendem aos padrões de acessibilidade web adotados pelo governo federal brasileiro? Esta pesquisa objetiva avaliar em que medida a acessibilidade web dos sítios da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco nos IFs do Brasil, atendem às especificações de padrão do Governo Eletrônico (eGOV), tendo como referência de acessibilidade o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) a partir da ferramenta online Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios (ASES). O método de pesquisa adotado foi baseado em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, na qual, a partir das considerações analíticas por meio da ferramenta de avaliação automática ASES de código web, são quantificadas as ocorrências de erros e alertas presentes nos sítios dos principais IFs do Brasil, fazendo uso da sistematização na superposição dos dados das seis seções do eMAG versão 3.1: marcação, comportamento, conteúdo/informação, apresentação/design, multimídia e formulários, avaliando no total quarenta e cinco recomendações de acessibilidade. A presente pesquisa, diante dos conceitos, enfo ques, método e técnicas utilizadas, contribui para a consolidação das questões de acessibilidade. A partir do desenvolvimento da análise de interação gerada por uma ferramenta automática de avaliação, é viabilizada a inserção dos resultados em um re latório técnico, com a intenção de produzir melhorias nos sítios dos IFs para conteúdos acessíveis.
- ItemAções de Educação em Saúde e Desenvolvimento de Aplicativo para Dispositivos Móveis: Estratégias Voltadas á Redução da Subnotificação dos Casos Suspeitos de Infecção pelo Vírus Zika.(2018-07-09) Santana, Eloisa BahiaÉ considerável a magnitude epidemiológica da infecção pelo vírus Zika no país, haja vista que o vetor de transmissão, o Aedes aegypti, está presente em todo o país, representando uma condição favorável à disseminação da doença. Somando-se a esta representação, a população sem imunidade, torna os sujeitos extremamente suscetíveis ao adoecimento. Neste contexto, o entendimento das possíveis relações que implicam o tempo decorrido entre o adoecimento, a notificação e a informação ao serviço de vigilância epidemiológica, para conhecimento dos casos, pode ser a chave para a melhoria do funcionamento dos sistemas de controle epidemiológico. A identificação precoce dos casos suspeitos é imprescindível para o cuidado à saúde da população e melhoria da qualidade de vida, de modo que as pessoas possam ter conhecimento básico sobre como proceder no cuidar de si, de sua família e da coletividade. Um exercício a autonomia do sujeito. Neste contexto, a educação representa componente fundamental para a socialização do saber. Caminho pelo qual devem perpassar as atividades de saúde, de modo a promover a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. A importância da educação para a promoção da saúde é inegável e tem sido reconhecida através dos tempos como fator imprescindível para a qualidade de vida. A conexão entre educação e saúde, constitui importante componente de coparticipação nesta necessária e urgente transformação da realidade hoje vivenciada com a entrada do vírus Zika no país. Um cenário desafiador, em que é preciso pensar, buscar e desenvolver novos métodos que possam promover o movimento necessário à produção de ciência voltada à promoção da saúde e prevenção da doença, com ações que possam impetrar do individual ao coletivo. Para tanto, é preciso conhecer quem, onde e quando ocorrem os casos. As ações de educação em saúde podem, possivelmente, contribuir para dar visibilidade a estes casos através do processo de notificação, dispositivo a partir do qual é desencadeado todo o processo de trabalho para as ações de promoção da saúde e prevenção da doença/controle do vetor. Associando ações de educação em saúde às diversas tecnologias disponíveis na atualidade pode-se atingir significativo número de pessoas, empoderando-as em relação ao conhecimento sobre o processo saúde-doença, favorecendo a melhor notificação dos casos da doença e a implementação de políticas públicas adequadas a essa realidade. Palavras-chave- 1 Educação em saúde; 2 Notificação; 3 Vírus Zika.
- ItemAções educativas como possível caminho para a melhoria da formação/capacitação do cuidador Informal de pessoas idosas dependentes(2021-09-17) Lima, Alcione Assunção CorreiaAs estratégias de educação em saúde têm sido mecanismos bastante efetivos e promissores no cuidado com a pessoa idosa dependente. O baixo custo agregado dos serviços, associado à reunião de responsáveis pelo cuidado, favorece a articulação de um trabalho educativo entre cuidador, paciente e família. Constitui-se como objetivo desta pesquisa discutir o possível papel de ações educativas voltadas a melhoria da formação/capacitação do cuidador informal de pessoas idosas dependentes. Como Metodologia, desenhou-se da seguinte forma: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 14 cuidadores domiciliares, de um universo total de 21. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro a dezembro de 2020, através de entrevistas semiestruturadas aplicadas em visita domiciliar (VD), com observação simples. Os dados de caracterização sociodemográfica foram analisados pelo método de análise de conteúdo temático e interpretados à luz do referencial de Bardin. Os resultados revelaram que o papel do cuidador principal é predominantemente feminino, e que se faz necessário o fortalecimento da rede de apoio e proteção ao cuidador de pessoa idosa dependente, tendo em vista ser uma atividade que ainda perpassa o campo da invisibilidade social. Ressalta-se também a necessidade de estratégias de ações educativas para garantir orientações às pessoas que cuidam, considerando serem viáveis, de baixo custo e que envolvam os integrantes do processo do cuidado. No decorrer da pesquisa, desenvolvemos duas categorias temáticas: o cuidador informal da pessoa idosa dependente e a rede de apoio ao cuidador informal. Conclui-se, portanto, que o cuidador principal recebe apoio no núcleo familiar oriundo de ações solidárias advindas de outros familiares, no entanto, essa ajuda mostrou-se restritiva ao contexto da pandemia.
- ItemAções Educativas e seu Papel sobre o Aprendizado de Idosos em um Grupo de Convivência.(2019-08-30) Santos, Eliana Rocha dosO presente estudo teve como objetivo investigar a influência de ações de educação em saúde sobre o aprendizado de idosos que participam de grupos de convivência em instituição de saúde docente assistencial, localizada em Salvador/BA. Estudou-se a contribuição dessas ações, não apenas como proposta alternativa para os momentos de lazer, mas principalmente enquanto atividades capazes de estimular habilidades cognitivas e motoras, ao tempo em que valorizam o aspecto lúdico, considerado essencial para a manutenção da saúde física, emocional e mental na terceira idade. O envelhecimento populacional e a expectativa de vida têm aumentado em todo o planeta, e viver mais e com qualidade tornou-se um grande desafio. O percurso metodológico revela que se trata de um estudo de pesquisa quantitativa coorte transversal prospectivo. Foram convidados a participar 70 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou maior a 60 anos. A abrangência do projeto inclui atividades técnicas já realizadas na instituição e implica na utilização de instrumentos específicos para avaliação da memória e do aprendizado de idosos, com a finalidade de identificar a contribuição das ações educativas na condição cognitiva nessa faixa etária. Buscando dar robustez a este trabalho realizou-se um percurso de construção de produtos que proporcionou a elucidação do impacto das atividades educacionais para o seguimento da população estudada. Neste cenário, as estratégias de educação em saúde, devem considerar a amplitude do processo de envelhecimento humano, para além das implicações fisiológicas, como sua relação com toda a estrutura que cerca o idoso enquanto indivíduo: sua família, a comunidade na qual está inserido e sua cultura. Juntamente com a convivência em grupo, as atividades desenvolvidas apontam para um determinante de sucesso no que se refere a melhoria do aprendizado, como pode ser visualizado pelos resultados obtidos no Mini Exame do Estado Mental (MEEM). As informações obtidas nesse estudo são de fundamental importância para a construção e/ou melhoria das estratégias de intervenção capazes de contribuir positivamente para o autogerenciamento e a qualidade de vida na terceira idade, além de serem ferramentas de importante contribuição para o cotidiano de profissionais que atuam nas áreas de educação e saúde. Palavras-chave: educação em saúde, idoso, grupos de convivência e aprendizado.
- ItemO acompanhamento de egressos como subsídio para a gestão acadêmica: uma proposta para os cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-05) Oliveira, Luan de JesusEste trabalho tem como temática o processo de acompanhamento do egresso dos cursos ofertados mediante Convênio UAB, pela Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa buscou estruturar um protocolo para o acompanhamento de egressos da graduação do Sistema UAB/UNEB, na perspectiva de sua atuação profissional e, nesse sentido, ramificou-se em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários para atender ao objetivo geral: (I) Descrever as características da gestão da educação a distância. (II) Contextualizar a política pública UAB, suas especificidades e objetivos. (III) Entender como o acompanhamento de egressos contribui para a gestão acadêmica. Abordouse, desse modo, as características da gestão da educação a distância, a participação da UAB na formação de professores no Brasil e o acompanhamento do egresso como instrumento de gestão do curso de graduação. Trata-se de uma pesquisa com finalidade descritiva, que utilizou da estratégia de estudo de caso alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica e documental - e, completamente, utilizou-se questionário. Realizou-se um estudo de campo com egressos da UAB/UNEB e, ao final da pesquisa, apresenta-se um protocolo para o acompanhamento de egressos da UAB/UNEB, resultado deste mestrado profissional. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também atenderá a uma função social relevante
- ItemO adolescer de meninas negras: percepções e experiências sobre as violências e discriminação de raça e gênero no espaço escolar(2022-06-03) Silva, Deise Cardoso Santos; Vieira, Claudia Andrade; Nunes, Míghian Danae Ferreira; Balogh, Ieda Rodrigues da SilvaO presente estudo teve como objetivo central entender as percepções das adolescentes negras, da Escola Municipal Clériston Andrade, localizada no município de Salvador-Bahia, sobre suas experiências de violências e opressões, a partir dos marcadores de gênero e raça. Como objetivos secundários, essa dissertação buscou: a) conhecer o contexto geral no qual as estudantes estão inseridas, na perspectiva social, cultural e econômica; b) entender o conceito de adolescência e como esse marcador se articulou para pensar as particularidades que envolvem a adolescência negra; c) conhecer as experiências de violência que adolescentes negras têm vivenciado na escola; d) compreender como os marcadores sociais das desigualdades de raça e gênero permitem perceber as vulnerabilidades na trajetória estudantil dessas adolescentes; e) refletir se e como a escola pode ser uma instituição promotora de ações pedagógicas de combate ao racismo e ao machismo na promoção ao respeito às diversidades. Para contemplá-los, optou-se por uma metodologia com abordagem qualitativa, que se propõe a entender fenômenos de cunho social e tem como interlocutoras adolescentes negras das séries finais do Ensino Fundamental II, periféricas e moradoras do bairro de São Marcos. Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, aplicadas na própria unidade de ensino. Como fontes secundárias, foram analisados o censo escolar (2020) e imagens pertinentes ao contexto do lócus da pesquisa, a fim de contribuir o seu entendimento no enfoque qualitativo. A partir das análises das entrevistas com as interlocutoras observamos que elas se sentem discriminadas no ambiente escolar e que vivenciam o racismo praticado por algumas e alguns colegas, que percebem que sofrem preconceito por serem do gênero feminino e que, de um modo geral, são bem tratadas por professoras, professores, gestão e demais funcionárias e funcionários da escola. Consideram positivas as ações pedagógicas feitas na escola e que gostam desse referido espaço.
- ItemAfetos encarcerados: representações sociais de profissionais socioeducativos sobre sujeito-jovem em litígio com a lei(2020-10-26) Dantas, Luana Pinho dos Santos; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Ferreira, Sandra Lucía; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Rios, Augusto CesarA presente pesquisa buscou investigar quais as representações sociais são construídas pelos profissionais da socioeducação para os jovens em privação de liberdade. O estudo privilegiou o método da pesquisa qualitativa em articulação ao aporte teóricometodológico da teoria das representações sociais. O olhar proposto para a juventude neste estudo privilegiou o olhar decolonial e a noção de que existem juventudes, para designar que o contexto social experenciado pelos jovens é multifacetado, e se relaciona com a trama de sentidos que o jovem vivencia atravessado pelas representações de seu corpo, classe social, raça e gênero. Destacamos, por seguinte, o encarceramento da juventude negra como consequência direta da lógica colonial perpetrada pelas representações socialmente construídas para o fenômeno da juventude a qual fura a lei. Este estudo selecionou quatro profissionais da socioeducação com atuação em meio aberto e fechado e considerando o critério do desejo, oriundos da Case Salvador localizada no bairro de Tancredo Neves e unidade CREAS, para fins de apreender as representações sociais, e como estas são construídas por eles, sobre o jovem em litigio com a lei, o saber que detém e o desejo de saber que para esses jovens toma sentido. O dispositivo de coletas de dados se deu através da entrevista semiestruturada. Com relação aos dados, foram construídas categorias descritivas e analíticas as quais foram analisadas pela análise de discurso de vertente francesa. Os resultados encontrados apontam para o silenciamento da juventude encarcerada e reitera a lógica neoliberal/pós-colonial, de forma que as análises sobre os jovens em litígio com a lei estão ancoradas nas representações sociais: Abandono; Violação de direitos; Infração; Consumo; Ausência de oportunidades; Silenciamento; Preconceito. No que tange às análises sobre o jovem, no que se refere ao saber e conhecimento, essas se encontram ancoradas nas representações sociais: Vínculo negativo, Dificuldades relacionais; Constrangimento; Ausência de sentido; Ausência de incentivo; Liderança; Inteligência; Aprender fora da escola; Saberes de grupo.
- ItemO agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I(2019-08-19) Jesus, Alessandro Silva; Rezende, André Luiz Andrade; Santana, Francisco José da Silva Borges de; Dias, Josemeire MachadoEste trabalho tem como objetivo apresentar o agente inteligente integrado ao artefato K-ágora, como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais. Em princípio, o artefato geotecnológico K-ágora utilizado neste relatório, possibilita a exploração de mapas de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet, permitindo assim, simular a construção de uma cidade valorizando os aspectos significativos na vida do cotidiano do aluno, estimulando a criatividade e seu entendimento sobre as dinâmicas socioespaciais. Para tanto, a solução geotecnológica do agente inteligente, viabiliza o aluno conversar com o amigo virtual, para responder perguntas sobre elementos do espaço geográfico, sendo uma forma alternativa de tutoria. Neste contexto, a pesquisa apresenta o agente inteligente em práticas pedagógicas na sala de aula, proporcionando ao professor um recurso geotecnológico que pode contribuir para uma aula mais dinâmica, envolvente e motivadora, despertando assim, o interesse dos alunos e possibilitando uma aprendizagem mais significativa com sentido para a sua vida, a partir da valorização das dinâmicas socioespaciais em relação ao lugar na cidade (bairro, rua) de Salvador (BA). O projeto faz parte do grupo de pesquisa GEOTEC (Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade) e o K-Lab – Laboratório Educacional, tem como objetivo a construção e melhorias de processos formativos e educacionais, através de elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, ações e processos tecnológicos, vivenciados na prática. Os pressupostos Metodológicos, explora a Pesquisa Colaborativa Aplicada a partir da fundamentação teórica de Brandão (1985) e Paschoal (2008), validando os processos participativos, incentivando a construção coletiva, promovendo a troca de saberes e a construção de conhecimentos.
- ItemAkpalô: compondo linguagens africano-brasileiras para o currículo da educação infantil no município de Santo Amaro de Ipitanga(2014-05-08) Correia, Rosângela Accioly Lins; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Araújo, Miguel Almir Lima de; Silva, Ana Célia; Sousa, Leiliana Santos deTrata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiada numa perspectiva etnográfica, dedicada a lidar com a singularidade do bairro de Itinga que abriga a presença de comunalidades africano-brasileiras e aborígines, que influenciam o viver cotidiano dessa territorialidade. Apresenta reflexões teórico-epistemológicas no campo da Descolonização e Educação, tendo como referência as arkhés civilizatórias presentes em Santo Amaro de Ipitanga advinda dos patrimônios civilizatórios tupinambá, africano e europeu. Procuramos extrair desses legados civilizatórios a riqueza de valores e linguagens que constituem suas formas de comunicação, elaboração de mundo e sociabilidades. Assim, nos dedicamos a propor linguagens lúdico-estéticas e metodologias para a Educação Infantil da Escola Municipal do Loteamento Santa Julia. A análise que desenvolvemos se estrutura através do conceito de alteridade radical ou escuta radical do filósofo Emmanuel Levinas, e através desses conceitos desenvolvemos análises sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documento normativo publicado pelo MEC em 2010. Analisamos as práticas pedagógicas das educadoras na Escola Municipal do Loteamento Santa Julia, indagando se essas práticas consideravam o ethos cultural da territorialidade da pesquisa. As reflexões e proposições que apresentamos nesta dissertação dialogam com as perspectivas indicadas nas Leis 10.639.03 e 11.645.08 que incluem a obrigatoriedade do ensino no que tange aos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, da história da África e afro-brasileira e dos povos indígenas no Brasil. Nossa pesquisa explorou documentos históricos, icnografias, observações participantes, entrevistas semiestruturadas e um referencial teórico-metodológico baseado na perspectiva pluricultural de Educação. Finalmente, convidamos o/a educador(a) para arriscar a pensar a partir de outros campos conceituais que florescem através das narrativas que comunicam a identidade profunda das nossas crianças.
- ItemAluno negro em sala branca: representações sociais de aluno/a sobre relações étnico-raciais afetadas no contexto educativo(2011) Santos, Roberto Carlos Oliveira dos; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Mattos, Wilson Roberto de; Santana, Moisés de MeloEsta pesquisa, intitulada ALUNO NEGRO EM SALA BRANCA: representações sociais de aluno/a sobre as relações étnico-raciais no contexto educativo, tem como objeto as representações sociais das relações étnico-raciais presentes na escola e apoia-se no objetivo de investigar de que forma a existência de discursos hegemônicos, identificados com a matriz eurocêntrica, e que se impõem ao grupo através da linguagem, dos valores, signos e padrões estéticos, interfere no afeto do aluno negro no contexto educativo. Ao enlaçar a temática com a subjetividade, busquei entender a partir da problemática de como se tem desenvolvido nos alunos em ambiente escolar, os processos de (des)encanto os quais reafirmam ou negam a questão étnico-racial, quase sempre marcadas por afetos ambivalentes de ser ou não ser negro, relações que demandam manejo pelos alunos e professores. Os principais aportes teóricos dessa investigação são: Moscovici (2003) e Jodelet (2001), no campo da abordagem processual das Representações Sociais; Cavalleiro (2001; 2003), Gomes (2001; 2002) e Mattos (2003; 2010), nas Relações Étnico-raciais; e Ornellas (2001; 2005), nos Afetos. O percurso metodológico se apoia na pesquisa qualitativa de base empírica e a coleta de dados foi realizada em uma instituição de ensino Federal, em Salvador-Bahia, com seis sujeitos de ambos os sexos, que nela estudam no Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista, como um processo de interação entre o pesquisador e os sujeitos; o grupo focal, como interação entre os sujeitos a partir de tópicos previamente selecionados e a criação de histórias que capturam os discursos, a existência, ou não, de contradições internas, articuladas com as práticas sociais dos sujeitos relacionadas com objeto pesquisado. Para o exame dos dados, utilizei a análise do discurso de vertente francesa (ADF), por entender que ela permite a atualização de elementos manifestos e latentes que não devem ser perdidos ou mascarados na produção discursiva. É possível pensar, a partir dos dados analisados neste estudo, que os alunos reconhecem a importância da escola e exigem que, além do compromisso de instrução do conhecimento, ela seja responsável pela formação ética e social. É na escola que eles revelam passar boa parte do tempo de suas vidas, mais tempo até do que com as próprias famílias. Por isso, ao desconsiderar a diversidade como possibilidade de reconhecimento da riqueza material e simbólica da sociedade, o conteúdo curricular contribui para a perpetuação das estruturas que impõem a desigualdade como norma. A hegemonização de um modelo exclusivista tem ainda impacto direto nas histórias e nos projetos de vida do aluno, obliterando os seus sonhos ao ver no outro aquilo que ele não é, tornando suas aspirações mais difíceis de serem alcançadas. O que impulsiona e busca esta pesquisa é o desafio de pensar a educação como forma de inclusão, descontaminada da ideologia racista, de forma a revelar e combater os múltiplos fatores que atuam como matrizes geradoras do preconceito e da discriminação, afetos que contaminam a família e a sociedade e adentram os intramuros da escola.
- ItemAlunos com altas habilidades/superdotação e a percepção docente: um estudo fenomenológico(2016-10-11) Correia, Daniela Fernanda da Hora; Fornari, Liege Stija; Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes; Sousa, Leliana Santos de; Souza, Elizeu Clementino deEsta investigação intitulada “Alunos com altas habilidades/superdotação e a percepção docente: um estudo fenomenológico” vem discutir sobre a percepção do professor em relação aos alunos categorizados com altas habilidades/superdotação, tendo a fenomenologia como suporte. Não a fenomenologia como um pensar filosófico, mas como recurso metodológico que se abre para a busca do fenômeno, que o interroga e o experiencia. Neste sentido, levantou-se como interrogação: Como o professor percebe os alunos com altas habilidades?, tendo esta interrogação como a direção aos procedimentos de pesquisa. E a pergunta: O que acontece no encontro professor e aluno com altas habilidades?, por sua vez, foi a maneira pela qual esta interrogação foi perseguida. A pesquisa teve como sustentação teórica a discussão acerca das altas habilidades/superdotação, a formação do professor e o processo de inclusão desses alunos nas classes regulares. As entrevistas foram realizadas em escolas municipais de Salvador, com 7 professoras que atuam no 5º ano de escolarização do Ensino Fundamental – anos iniciais. A análise e a interpretação se deram através da leitura exaustiva das descrições das professoras, as quais revelaram a essência do fenômeno.
- ItemAmbientes virtuais para estudantes com deficiência visual do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Porto Seguro(2016) Perim, Fábio Luis Coelho; Bomfim, Natanael Reis; Hetkowski, Tânia MariaO objetivo deste trabalho é propor um modelo de interface que viabilize um melhor aproveitamento dos recursos de informática em uma aprendizagem significativa para o aluno com deficiência visual. Nesta propositiva tecnológica, dados e informações foram coletados para analisar as dificuldades de ensino e aprendizagem com\para alunos com deficiência visual. Com a participação de alunos com deficiência visual é feita a modelagem e a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem através da teoria da pesquisa participante, materializada com a utilização do método Práxis nas fases de construção do software e produção de documentos. O ambiente facilita a leitura do conteúdo, possibilita a resolução de exercícios e o procura facilitar o manuseio do computador pelos alunos com deficiência visual. Também funciona em dispositivo portátil e pode ser utilizado em computadores sem adaptação para pessoas com deficiência. Conclui com a apresentação das soluções possíveis alcançadas na construção do ambiente virtual de aprendizagem.
- ItemO amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar(2015-04-29) Barbosa, Kallila; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Moreira, Lúcia Vaz de Campos; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Almeida, Alba Riva Brito deEsse estudo, nomeado O amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar, nasce em terreno potencialmente fértil para discussões e produções sobre a temática, ainda pouco exploradas, seja nos campos da educação, psicologia, psicanálise ou no universo jurídico. Meu objetivo geral foi analisar a formação do professor da educação infantil e o manejo diante da alienação parental. Como problema, delineei: Que lugar e posição ocuparia o professor da educação infantil na dinâmica de alienação parental e qual a formação e que estilo poderia implicá-lo no processo (des)alienante de presença-ausência na vida escolar do aluno? Neste escrito, conceituo Alienação Parental (AP), o contexto histórico de sua teorização, tendo Gardner como referência. Além disto, proponho escutar a dinâmica psicossocial em questão pelas lentes da psicanálise e educação e entender o laço estabelecido na tríade primária constituinte da Alienação Parental, pai-mãe-criança, pela via da transferência, norteada pela teorização de Freud e Lacan. Escolho, ainda, pensar a formação do educador, com nomes como Tardif, Pardim e Souza, como possibilidade de dirimir os efeitos desses atos de Alienação Parental na estruturação do sujeito em foco. A rota metodológica traçada para a pesquisa foi a teórica bibliográfica, a partir do levantamento do estado da arte, de investigação e leituras. Os resultados mostram que a Alienação Parental é um sintoma da contemporaneidade; que atos de Alienação Parental são um maltrato à criança, uma prática de violência doméstica silenciosa, velada e recorrente; uma ampla possibilidade de contribuição para avaliar as pulsões de vida e de morte; a inexistência de uma política educacional de formação de professores que contemple o sintoma contemporâneo da Alienação Parental, e que prepare o professor para a identificação e a comunicação às instâncias competentes; e a falta de ações que contemplem a (des)alienação da criança. O texto busca lugares e posições dos pares envolvidos na dinâmica da Alienação Parental, primários e secundários, e a reverberação nos espaços de educação infantil.