Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 1249
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (inter)conexão da formação de coordenadoras(es) pedagógicas(es) da EJA e universidade: diálogos possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Silva , Rita de Cassia Quintela da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Borghi, Idalina Souza MascarenhasEsta dissertação tem como tema central o diálogo entre Universidade e Escola Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA Cabula (NEPEJA Cabula), como meio de construção de possibilidade formativa, a partir de ações dos grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Fundamentada na formação crítica, a qual implica transformação social das(os) educandas(os). A pesquisa teve como pergunta de partida: de que forma o Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA pode contribuir para o processo de formação continuada de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA que atuam em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Cabula da Rede Municipal de Ensino de Salvador? Como objetivo geral a pesquisa busca propor uma organização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA, formado por um coletivo de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuantes na EJA da GRE Cabula e em grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Tendo como objetivos específicos: analisar os desafios e perspectivas formativas dos Coordenadores Pedagógicos e Coordenadoras Pedagógicas que atuam na EJA; fomentar a reflexão crítica das(os) Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) da EJA e construir uma proposta formativa para Coordenadoras e Coordenadores da EJA atuantes nas escolas da GRE Cabula na Rede Municipal de Ensino de Salvador, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da EJA, por meio de propostas curriculares adequadas a esta modalidade de ensino. O percurso metodológico para o desenvolvimento desta pesquisa de natureza aplicada teve a abordagem qualitativa e como procedimento, a pesquisa colaborativa. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram: questionário no Google Forms, entrevista semiestruturada, rodas de conversa e ação do projeto piloto. A amostragem da investigação foi constituída por 4 coordenadoras pedagógicas, atuantes na EJA, da Rede Municipal de Ensino de Salvador, na GRE Cabula. A análise dos dados produzidos junto aos sujeitos da pesquisa contribuiu significativamente para a construção da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA-Cabula, o que foi bastante relevante para a consolidação do projeto piloto, assim como para a sua criação e implementação. Os resultados sugeriram instituir o NEPEJA Cabula, com vistas a discutir temáticas que fortaleçam a formação dos(as) coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA, como o elemento central do debate em torno da melhoria do processo ensino aprendizagem na EJA.
- ItemA (re)configuração do projeto político pedagógico do proeja no CEEP semiárido como espaço de diálogo e de participação coletiva(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-05) Guimarães, Danilo Araújo; Martins, Édiva de Sousa; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dosA presente pesquisa discute a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA no CEEP Semiárido, por meio da participação da comunidade escolar e da comunidade local. O objetivo geral foi investigar de que modo a participação desses sujeitos pode contribuir para a (re)configuração do PPP do CEEP Semiárido em uma perspectiva democrática para a EJA/PROEJA. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) analisar o Projeto Político Pedagógico do CEEP Semiárido em relação ao tratamento dado à EJA/PROEJA; b) identificar o que os estudantes conhecem sobre EJA, PROEJA e PPP, analisando o interesse deles na participação da construção do PPP do CEEP Semiárido; c) conhecer as ideias e concepções da comunidade escolar e local sobre EJA/PROEJA e o que julgam necessário considerar para orientar a revisão e/ou (re)elaboração do PPP do CEEP Semiárido de maneira que contemple essas modalidades, garantindo a qualidade do ensino. Foram sujeitos desta pesquisa 20 participantes, contemplando gestores/as, coordenadora pedagógica, professores/as que lecionam nas turmas de PROEJA, alunos/as do PROEJA, funcionários/as da escola e pessoas da comunidade que mantém relação com a escola e/ou com a EJA/PROEJA no Território do Sisal. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa considera a participação coletiva e o diálogo como esteios basilares da Educação de Jovens e Adultos, evidenciando a necessidade de configurar a escola enquanto um espaço contínuo de ação e reflexão. Utilizou-se, no percurso metodológico, os pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa participante, a partir da abordagem qualitativa, e, como dispositivos de pesquisa, utilizou-se a análise documental e questionários. Realizou-se, também, Círculos de Cultura, proposta baseada em Paulo Freire. Nos resultados, discute-se as ausências percebidas no PPP do CEEP Semiárido, as faltas e as possibilidades de participação dos estudantes e desvela-se a importância do diálogo e da participação coletiva das comunidades escolar e local para a (re)configuração do Projeto Político Pedagógico do PROEJA do CEEP Semiárido, uma vez que a construção coletiva desse documento se confirma enquanto um caminho para a legitimação das vozes dos sujeitos dessas modalidades.
- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemA campanha de educação de adultos na Bahia: formação para o trabalho, cultura e política (1947 a 1963)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-26) Ramos, Eliene Rodrigues; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus; Dick, Sara Martha; Silva, Paulo Santos; Costa , Livia Alessandra Fialho daEssa tese tem o objetivo de compreender as concepções educacionais para a formação de trabalhadores e as disputas políticas na Bahia pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 a 1963. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), foi um plano de ensino supletivo aprovado pelo Ministério da Educação e Saúde em convênio com os estados e territórios da federação, para instalar classes de ensino supletivo para todo país. A pergunta que norteia a pesquisa é: como as concepções educacionais para a formação de trabalhadores provocaram disputas políticas pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos na Bahia de 1947 a 1963? A análise se pauta em acontecimentos educacionais, culturais e políticos que possibilitam compreender motivações, atitudes e divergências em grupos políticos e intelectuais envolvidos no fenômeno múltiplo e complexo da cultura política no contexto de 1947 a 1963. Trata-se de pesquisa documental cujas abordagem e problematização estão articuladas com as perspectivas de autores engajados com o modo de fazer história da educação que estabelece amplo diálogo com a história cultural, a exemplo de Beisiegel (1974); Berstein (1998); Bomeny (1993); Brito (2001); Carvalho (2014); Faria Filho (2014); Fonseca (2008); Galvão (2008); Gatti Jr. (2002); Gomes (2016); Luz (2009); Magalhães (2015); Paiva (2003); Silva (2011); Veiga (2008). A CEAA foi além das disputas político partidárias e instaurou novas formas de funcionamento com intervenção do Estado no processo de escolarização formal para adolescentes e adultos e inaugurou uma expansão do ensino supletivo tutelada pelo Estado para fortalecer a si próprio a partir da mudança de valores, costumes, crenças e práticas, na tentativa de formar trabalhadores.
- ItemA construção e desconstrução de elementos geométricos: uma intervenção no ensino de geometria utilizando sequências didáticas híbridas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-18) Andrade, Silvana Almeida de; Magalhães, André Ricardo; Moreira, José Antonio Marques; Santos, Luiz Cláudio Macahdo dosA Geometria é muito importante para formação do raciocínio matemático e desenvolvimento de competências discentes essenciais no Ensino Fundamental, pois ela possibilita a compreensão do mundo e das suas formas. Contudo, suas práticas docentes tradicionais não têm atendido às demandas da educação emancipadora e formadora de cidadãos da atualidade. Dessa forma, enquanto pesquisa de intervenção pedagógica, bibliográfica, de campo, qualitativa, descritiva e dedutiva, este estudo visa analisar as contribuições que a Teoria das Situações Didáticas e a Engenharia Didática podem dar para elaboração de Sequências Didáticas Híbridas da docência dos conteúdos de Geometria na disciplina de Matemática, no Ensino Fundamental. Para tanto, buscou entender os pressupostos conceituais e fundamentais relacionados ao ensino das Teorias das Situações Didáticas (TSD) e da Engenharia Didática e apresentar uma proposta adequada de uma sala virtual de aprendizagem, para disponibilização dos conteúdos de Geometria na disciplina de Desenho Geométrico, no Ensino Fundamental, com base nas teorias estudadas. A população foi definida por seleção racional, contemplando 123 alunos regulares das 4 turmas do 9º Ano (A, B, C, D), do Ensino Fundamental, do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, situada à Avenida Dendezeiros s/n, Baixa do Bonfim, no Município de Salvador, lócus deste estudo. Neste sentido, foram realizadas atividades de sondagem, orientação para construção de figuras geométricas (sólidos e polígonos), com auxílio de aplicativos virtuais (gravação de vídeo, áudio e painéis artísticos) e resolução de exercícios impressos em sala de aula presencial. De forma que, este estudo apresenta contribuições para a compreensão do processo de construção das ideias geométricas e a potencialização das suas relações na abordagem desses conteúdos, priorizando uma melhor compreensão por parte dos alunos. Em paralelo, também norteia a proposição de estratégias de ensino para professores de Matemática baseadas nas Teoria das Situações Didáticas, promovendo assim atualização e adequação das suas práticas pedagógicas, algo de grande urgência e necessidade.
- ItemA contação de histórias e o enlace formativo para a práxis docente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Magalhães , Joselice de Cássia Carneiro; Oliveira, Rosemary Lapa; Beltrão, Licia Maria Freire; Silva , Ana Lúcia Gomes daA Contação de Histórias (CH), uma prática de oralidade da vida humana, atravessa tempos, espaços e permanece cultivada e adaptada aos diferentes meios de se apresentar e ensinar. Essa narrativa convoca para aprendizagens fundantes em torno da educação cidadã, com vivências de emoções e criações imaginárias, aproximação e interação com o outro, desenvolvendo o senso de coletividade. Esta dissertação é fruto de diálogo teórico na área da formação docente, com base na investigação de sentidos atribuídos à CH, por docentes e estudantes de Pedagogia da UNEB, para o enlace da práxis docente. O objetivo em compreender, no discurso desses docentes e estudantes da graduação, como as atribuições à CH se relacionam com a práxis docente, nas Formações Discursivas (FDs) constituídas no processo da formação docente. Como em gestos de uma ciranda, o estudo se desenvolveu durante as abordagens qualitativas da pesquisa, apoiado nos aportes teóricos e metodológicos para a circulação das aprendizagensnas FDs, sobre a CH e a docência, apreendidas no contexto de distanciamento social, da pandemia da Covid-19. Aproximou-se dos etnométodos etnográficos, segundo a concepção de Macedo (2015) e de outros, como Gatti (2005); na concepção de práxis de Paulo Freire (1979; 2011), de Gadotti (1994; 2000) e Sanchez Vàzquez (1977; 2007); e na contação de histórias, as referências principais foram Oliveira (2019; 2020), Santos (2013; 2018) e Apoema (2018). Foram realizados a observação e os estudos sobre a constituição do/a docente contador/a de histórias, no Seminário Temático de Educação I: Contação de Histórias (STE-I-CH) e grupo focal online, em encontros com oito colaboradores/as da pesquisa, participantes do curso. Os discursos proferidos no segundo espaço e gravados em áudio, após análise em estudos teóricos de Orlandi (2009; 1987) foram adicionados às impressões e anotações próprias, no diário de campo, e compuseram, junto ao diálogo teórico, a tessitura deste texto. Os resultados são percebidos nas mudanças das FDs em torno do discurso pedagógico, estas, refletidas na relação da consciência da práxis, na qual a CH foi compreendida como aliada potencial, na criação imaginativa e no desenvolvimento de princípios e valorização dos saberes da multiculturalidade e das manifestações culturais, que existem, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, saberes que estão adormecidos e anestesiados na educação atualmente, além de impulsionar docentes a promoverem ações pedagógicas com estimulação das expressividades corporais. Em conclusão, pode-se dizer que a prática pedagógica desenvolvida no STE-I-CH, em torno da CH e da intencionalidade da conscientização sobre a práxis docente, proporcionou experiência de aprendizagens para os/as colaboradores/as da pesquisa e, como docente em formação, sobretudo, através das FDs analisadas, houve o reconhecimento da importância da oralidade para as práticas docentes, implicada na formação docente, na perspectiva da criticidade em torno da educação e contemporaneidade. Essa leitura é uma provocação aos caminhos de desenvolvimento da prática pedagógica pela práxis e CH.
- ItemA educação física e a cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na educação de jovens e adultos – EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-22) Rocha, Gênesis Oliveira; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio , Benedito GonçalvesEste trabalho analisa como a disciplina de Educação Física é ofertada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Vitória da Conquista-Bahia. A pesquisa abordou questões referentes aos elementos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a Educação Física na construção da cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na EJA, no referido município. A questão da pesquisa se debruçou sobre como os elementos da cultura corporal colaboram com as práticas pedagógicas da Educação Física desenvolvidas na referida modalidade de ensino. A respeito da abordagem metodológica, optou-se por estudo de abordagem qualitativa por compreender a realidade subjetiva do indivíduo. Como critérios de inclusãoda amostra, adotamos: a) possuírem turmas com jovens incluídos na EJA; b) apresentarem professores de Educação Física em seu quadro docente. Os resultados apresentaram multiplas ações envolvendo os elementos da cultura corporal sendo apresentados aos jovens inseridos nas turmas de EJA pesquisadas. Como possibilidade de contribuir com os professores de Educação Física que atuam nas tumas de EJA. O produto da pesquisa é um curso de formação direcionado as práticas corporais que possam dar sentido e siginificado aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Físca.
- ItemA epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia Freiriana na formação de professores da EJA: a (re) existência e resistência das culturas negadas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-06) São Pedro , Ivana Patricia Sena de; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Jeffrey, Debora CristinaEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia freiriano, contribui paraa (re)existência e resistência das culturas negadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, propõe-se uma investigação baseada no conceito de epistemologias decoloniais e nas contribuições de Paulo Freire, a partir da obra Pedagogia da Autonomia, com três pressupostos: “não há docência sem discência”, “ensinar não é transferir conhecimento” e “ensinar é uma especificidade humana”, enquanto marcadores possíveis para uma formação de professores intercultural na educação de jovens e adultos. Com isso, buscou-se evidenciar a discussão da relevância do “professor decolonial” enquanto articulador e (de)formador da EJA em ruptura com os silêncios e a invisibilidade das culturas negadas e verificar limites e possibilidades da formação continuada decolonial na EJA, compreendendo a modalidade a partir da necessidade de transformação e justiça social. A pesquisa é documental e de intervenção, de cunho qualitativo e de natureza aplicada, que utilizou como instrumentos de coleta de dados um formulário para leitura sócio cultural e profissional semiaberto a ser aplicado com os docentes, tendo como produto cartas pedagógicas dos docentes produzidas no trabalho de campo. A perspectiva é de que com o procedimento seja possível investigar uma possibilidade de interlocução político-formativa entre coordenador-formador e professor e que, por consequência, viabilize o empoderamento dos sujeitos na educação de jovens e adultos, por meio dos círculos de cultura freireano a serem implementados com os estudantes, na perspectiva de estruturar momentos de cultura que potencializam aulas mais participativas para as turmas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na capital do estado da Bahia, com a perspectiva de questionar de que modo a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e nos pressupostos de autonomia de Paulo Freire, contribui para a (re)existência e resistência das culturas negadas na EJA.
- ItemA mediação da coordenação pedagógica na formação em exercício de professores no uso das TDIC(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Cordeiro, Mariana dos Santos Nunes; Sales, Marcea Andrade; Santos , Elzicleia Tavares dos; Almeida, Veronica DominguesA pandemia da COVID-19 catalisou, em anos, os debates sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação. Com as discussões e reflexões sobre o como o professor pode usar as TDIC nas instituições de ensino na pandemia, e pensando no contexto pós-pandemia, percebe-se que é viável adiar os seus uso na prática pedagógica. Tendo em vista a atribuição da Coordenação Pedagógica na formação em exercício de professores, interrogo: Como o Coordenador Pedagógico pode, em suas atribuições, mediar a formação em exercício de professores da rede pública de ensino, no que diz respeito à fluência digital no uso das TDIC como estruturante da prática pedagógica? Assim, esta pesquisa tem como objetivo maior problematizar a formação em exercício de professor para o uso das tecnologias digitais da informação, destacando o papel da Coordenação Pedagógica na mediação desse processo. Para isto, dialogamos com autores, entre eles: André (2012; 2016), Gatti (2010; 2011; 2014; 2019; 2022), Imbernón (2011; 2015; 2022) e Nóvoa (1992; 2013; 2017; 2022), para discutir a formação do professor; Almeida (2001; 2009; 2011), Placco (2001; 2009; 2010; 2011), Souza (2011), para subsidiar o estudo em relação às contribuições do Coordenador Pedagógico para formação em exercício na escola; Moran (2012; 2013), Kensky (2007), Presnky (2009; 2001), Santaella (2020) e UNESCO (2023), sobre o ensino na era digital; e Pretto (2015; 2023) para fundamentar o uso das tecnologias como estruturante da prática pedagógica. Além disto, foram estudados Documentos da Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED; 2006; 2008; 2012) para identificar o papel do Coordenador da rede em particular, sua atribuição para a formação em exercício de professores. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, ante aos procedimentos metodológicos classificam-se como exploratório e descritivo, dialogando com o problema proposto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com Coordenadores Pedagógicos dos anos finais da rede pública ensino para a produção de dados. O resultado da pesquisa mostra que os Coordenadores Pedagógicos reconhecem suas atribuições; dentre elas, a de formador, a qual é necessário intensificar. Em relação ao uso das TDIC, os entrevistados relatam que precisam se apropriar para contribuir para a formação de professores. Relatam, também, que a Secretaria de Educação do município, após o fim do estado de emergência sanitária imposto pela pandemia, não contribuiu com formações para as tecnologias digitais. Diante dos achados, a expectativa é de contribuir com a Rede Municipal de Educação de Salvador e do Estado da Bahia para repensar a formação em exercício de professores, tendo em vista a necessidade de ressignificar os processos de treinamento de habilidades e técnicas, voltando-se para o entendimento deles como espaços para repensar suas práticas, partilhar saberes e construir novos conhecimentos. Cumpre destacar que o estudo aponta, ainda que não é responsabilidade exclusiva do Coordenador Pedagógico a formação em exercício de professores e que a Secretaria da Educação tem que assumir o compromisso de contribuir para a (auto)formação, tanto dos coordenadores pedagógicos como dos professores.
- ItemA mediação tecnológica e as práticas pedagógicas no contexto da educação de jovens e adultos- EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-20) Menêzes, Jandira Peluso; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Lanara Guimarães de; Pereira, Inaiá BrandãoEste estudo aborda o tema A Mediação Tecnológica e as Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O problema em questão se debruça diante do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a sua contribuição para mediar as práticas pedagógicas e o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas unidades públicas de ensino. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) faz a mediação no processo de ensino e aprendizagem dos discentes e docentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as relações destes com o mundo em que vivem. De modo complementar, os objetivos específicos visam: entender de que forma as mediações tecnológicas podem ser utilizadas como instrumento de ensino na EJA; investigar como o uso das TIC pode ressignificar as práticas pedagógicas educacionais e; analisar como as mediações tecnológicas, por meio do uso pedagógico dos blogs, potencializam o processo de ensino e aprendizagem na EJA. O desenvolvimento desta investigação se deu por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho metodológico da pesquisa-ação, visando ao contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, com enfoque em uma pesquisa colaborativa e participativa. Para o levantamento de dados bibliográficos e aprofundamento da pesquisa, foram consultados estudiosos e autores, como: Moran, Masetto; Behrens (2006; 2013); Levy (1993; 2010); Dantas (2012; 2016; 2017; 2018); Freire (1967; 1997), entre outros teóricos. O produto final desenvolvido consistiu em um blog construído colaborativamente com os participantes da pesquisa e composto por textos, vídeos e links que direcionam para sites de atividades de fins pedagógicos os quais contribuem e auxiliam no percurso do ensino e aprendizagem na EJA. Os resultados obtidos permitiram concluir que o uso do blog contribuiu significativamente para a interação entre professores e alunos na sala de aula, possibilitando o aperfeiçoamento da leitura e interpretação pela turma, bem como viabilizou que o processo de ensino e aprendizagem realizada por meio da mediação tecnológica incrementasse e renovasse as práticas pedagógicas de ensino, contribuindo para o fortalecimento das aprendizagens vivenciadas cotidianamente por todos os envolvidos no processo
- ItemA prática pedagógica do tutor no processo formativo dos discentes jovens e adultos do curso de licenciatura em pedagogia da UNEB/UNEAD(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-09) Badaró, Ednelza Ribeiro; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraO estudo teve como objetivo principal compreender as práticas pedagógicas dos tutores no processo de formação de estudantes jovens e adultos no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, na modalidade EaD. A pesquisa partiu da premissa de que a prática do tutor pedagógico deve ser baseada em uma interação significativa e colaborativa, onde ocorre uma troca de ensino aprendizagem mútua. Os objetivos específicos incluíram investigar os critérios de seleção de tutores para o curso, analisar a formação contínua dos tutores, e criar um blog direcionado a tutores de cursos EaD ou público interessado no assunto. A pergunta central do estudo foi: como as práticas pedagógicas dos tutores se desenvolvem na formação dos estudantes jovens e adultos do curso de Pedagogia EaD da UNEB?. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, baseado em autores como Yin, André e Ludke, que buscam analisar fenômenos reais considerando seu contexto e variável. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, cuja análise seguiu os princípios da análise de conteúdo de Bardin, Laville e Dionne. Os resultados apontaram que os tutores acreditam que sua atuação na modalidade EaD contribui para a construção do conhecimento dos alunos, embora reconheçam a necessidade de maior interação com os Professores Formadores para aprimorar as práticas didáticas. A pesquisa identificou áreas que necessitam de ajustes e aperfeiçoamentos, desde a seleção dos tutores suas condições de trabalho, incluindo a criação de espaços formativos para melhor desempenho de suas funções. Os tutores enfatizaram a necessidade de planejamento mais interativo e colaborativo, bem como de considerar todas as partes envolvidas no Projeto Pedagógico do Curso. Sugere-se também a profissionalização da função de tutor, alterando o título para "Professor Tutor", e melhoria da bolsa vigente. Como resultado adicional, foi criado um blog direcionado aos tutores de EaD, visando não apenas contribuir para sua formação, como também para suas ações didáticas, como também para todo público que se interesse por esta temática.
- ItemA privatização da educação infantil e a expansão da oferta: um diagnóstico sobre os impactos do Projeto Pé na Escola em Salvador - BA(UNEB, 2024-09-16) Araújo, Daniela Silva Corrêa; Barbosa, César; Conceição, Sérgio Henrique da; Bomfim, Felipe Rodrigues; Mota Júnior, Antônio de MacedoA pesquisa desenvolvida tem como objetivo elaborar um diagnóstico dos impactos do Projeto Pé na Escola na expansão da oferta de vagas em escolas públicas e escolas privadas conveniadas no município de Salvador, considerando as tendências relacionadas à privatização da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, pois busca-se perceber e compreender a natureza geral do fenômeno pesquisado a partir de um estudo de caso comparativo. Caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e exploratória. Os procedimentos utilizados correspondem a Pesquisa Documental, sendo as principais bases para a coleta dos dados o Censo Escolar – INEP, o SIOPE e relatórios e documentos institucionais da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Os resultados apontaram que apesar da prevalência na população de crianças de 0 a 3 em comparação à pré-escola (crianças de 4 a 5 anos) a creche enfrenta desafios maiores em termos de cobertura e infraestrutura, enquanto a pré-escola se beneficia de uma maior prioridade nas políticas educacionais, resultando em taxas de atendimento mais elevadas. A rede privada tem complementado e, muitas vezes, substituído a rede pública na oferta de vagas devido à insuficiência da oferta pública, especialmente através do projeto Pé na Escola, que teve um rápido crescimento nas matrículas desde sua implantação. As despesas com MDE são significativamente maiores do que as com FUNDEB, indicando uma maior utilização de recursos municipais para a educação infantil. Além disso, há um aumento na transferência de recursos para instituições privadas conveniadas, que tendem a receber uma fatia maior do investimento em educação infantil em comparação com a rede pública, refletindo uma dependência crescente do setor privado para atender à demanda educacional nessa etapa. Ao final, realizou-se um relatório diagnóstico, produto dessa pesquisa, no qual apresentamos os principais impactos do Projeto Pé na Escola na oferta de educação infantil em Salvador, identificando pontos preocupantes e riscos associados à privatização, propondo estratégias para mitigar esses riscos e promover uma gestão mais eficiente e equitativa da educação infantil no município.
- ItemA reorganização do currículo da EJA em Teofilândia: contribuições de um processo formativo com professoras dos anos iniciais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-26) Santos, Jeane Nascimento; Faria, Edite Maria da Silva de; Ferreira, Erica Valéria Alves; Eugênio, Benedito GonçalvesA pesquisa tem como objetivo analisar os documentos curriculares no âmbito nacional, estadual e municipal, buscando identificar quais os impactos da ausência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Currículo Nacional da Educação Básica, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para consolidar a proposta da pesquisa buscou-se identificar o porquê os impactos da ausência (ou o não lugar) da EJA na BNCC; investigar qual currículo da EJA se tem, antes da BNCC, na Proposta Curricular da EJA (PCEJA) em âmbito nacional e na Política de EJA em âmbito estadual, e qual o currículo de EJA se faz necessário após alinhamento dos currículos da EJA e a BNCC. O processo de investigação teve como pergunta: Quais documentos normativos os professores do município de Teofilândia utilizaram para reformulação do currículo da EJA no município? Essa problematização foi intensificada no período da pandemia e desenvolveu-se a partir da análise documental dos currículos vigentes no estado da Bahia e do Brasil, buscando contribuir com a formação continuada de professores, gestores, coordenadores da EJA para subsidiar na reformulação do currículo da EJA das escolas da rede municipal de ensino, com oferta da modalidade, em especial no município de Teofilândia-BA. Os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa foram de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa. Os teóricos que fundamentam a pesquisa e dialogam com as especificidades da EJA foram Paiva (2012), Freire (2014), Arroyo (2011), Faria (2009), Apple (1982), Silva, Alves e Rezi (2020). Sobre a BNCC, recorremos a autores como Sena (2020), Freitas (1995), Currículo de EJA teve como aporte teórico Arroyo (2011) e Apple (1982). Os seguintes documentos normativos serviram de fontes de análise e investigação na pesquisa: Lei n o 9.394/96 (BRASIL, 1996), Resolução CNE/CP Nº01/2021 (BRASIL, 2021), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Resolução CNE/CP Nº 01/2020 (BRASIL, 2020), Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE, 2018), Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2022), Conferência Estadual de Educação (COED, 2022). Os teóricos que consubstanciaram as técnicas metodológicas adotadas são: Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012), Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) e Lakatos (2003). O produto final foi estruturado em encontros formativos e reflexivos com os professores da EJA do segmento anos inicias do município de Teofilândia-BA, tomando como referência a legislação vigente da política da EJA sem desconsiderar os saberes, fazeres e os percursos formativos dos sujeitos.
- Item“Abaixo de deus só a senhora”: relações de poder entre mulheres privadas de liberdade e a equipe de gestão de uma unidade prisional do estado da Bahia(2018-11-23) Conceição, Alexandra Santos; Costa, Livía Alessandra da; Amorim, Rita da Cruz; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta pesquisa nasce do interesse em mapear dados sobre as relações de poder estabelecidas entre mulheres privadas de liberdade e a gestão de uma Unidade Prisional do Estado da Bahia. Para tanto, tomamos como objeto de análise os bilhetes enviados pelas presidiárias às trabalhadoras da gestão, responsáveis por receber as demandas, os lamentos, as queixas das mulheres que ali se encontram cumprindo pena. A pergunta que buscamos responder ao final deste texto é: como as relações de poder produzidas neste contexto produzem modos de subjetivação específicos do ambiente prisional? Dialogamos, sobretudo, com a obra de Michel Foucault (2016, 1997a, 2017b, 2004), filósofo francês que se dedicou a pesquisar como as relações de poder forjaram o sujeito moderno. Adotamos a cartografia como inspiração e prática de pesquisa considerando as peculiaridades do encontro entre o campo de pesquisa e a pesquisadora, possibilitando que a pesquisa se construísse à medida que o campo fosse explorado, constituindo simultaneamente pesquisa e pesquisadora, o que se mostrou como recurso mais adequado ao objeto de pesquisa: relações de poder e produção de subjetividades. Como resultado, podemos observar como autoras constroem uma forma de capturar suas interlocutoras por meio de algumas posições ocupadas: a desvalida, a negociadora, a filha, a injustiçada e barganhar seus atendimentos.
- ItemAbordagem sistêmica colaborativa: uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de jovens e adultos(2020-04-27) Nunes, Márcia Laís de Oliveira Vidal; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, José Jackson Reis dos; Fonseca, Marcia TerezaA pesquisa aqui apresentada faz parte de uma reflexão desenvolvida coletivamente sobre o ensino e as práticas metodológicas que vem compondo as dinâmicas em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral: Ressignificar o ensino na EJA fundamentado na abordagem sistêmica colaborativa. E corroboram para o êxito desta questão os seguintes objetivos específicos: 1). Identificar quais saberes experienciais estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores a partir de suas memórias profissionais; 2) Refletir de que forma as categorias da Educação Popular estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores; 3) Construir coletivamente orientações metodológicas para o ensino na EJA, a partir da abordagem sistêmica colaborativa. A pesquisa intitulada: Abordagem sistêmica Colaborativa: Uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de Jovens e adultos, adota os pressupostos teóricometodológico da pesquisa colaborativa em IBIAPINA (2008), com abordagem qualitativa, tendo como estratégias de investigação e autoformação professor os Círculos de Estudos Geográficos (CEG). O trabalho encontra-se organizado em capítulos, aqui chamados de Capítulos, onde o primeiro Capítulo expõe o memorial da pesquisadora, e a construção do objeto de estudo. No segundo Capítulo destaca a ciência geográfica, enquanto representante da abordagem sistêmica, o ensino na EJA e a Educação Popular e a sua influência no ensino na EJA. O terceiro Capítulo apresenta a cartografia da pesquisa, detalhando os cinco CEG. No quarto Capítulo temos as análises das informações construídas. Seguindo-se da conclusão da pesquisa e referências. IBIAPINA (2005, 2008, 2009, 2016), SANTOS (2011, 2017), SOUZA (2011), FREIRE (2003, 2011, 2016), e MACEDO (2011, 2016, 2018), trazem escritos que embasam a pesquisa proposta. Os resultados da pesquisa revelam que o ensino na EJA está diretamente associado a autonomia que devem ter os professores na escolha e construção dos caminhos metodológicos destinados ao trabalho na EJA, e que a abordagem metodológica aqui identificada como sistêmica colaborativa apresentase como mais uma possibilidade concreta para o trabalho de formação e autoformação dos professores na EJA enquanto mecanismo de ressignificação do ensino.
- ItemAcessibilidade e inclusão no programa de mestrado profissional de jovens e adultos (MPEJA) no municipio de Salvador - BA: um estudo de caso(2022-03-04) Barbosa, Nildete Ferreira Lopes; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César Costa; Santos, Jocenildes ZacariasEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as condições de acessibilidade para pessoas público alvo da educação na perspectiva inclusiva no Programa da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, no CAMPUS I da Universidade do Estado da Bahia. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: Como a política de ações afirmativas da UNEB, contribui para a acessibilidade e inclusão do público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva no MPEJA? O objetivo geral consiste em: Compreender como as ações afirmativas da UNEB contribuem para a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência, os objetivos específicos: i.Identificar as possíveis barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência para acessar e permanecer no Programa de Pós-graduação MPEJA; ii. Analisar a percepção dos envolvidos em relação à política de acessibilidade no lócus investigado; iii. Elaborar um guia de orientação digital com a finalidade de contribuir para a acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no Programa de pósgraduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vinculado ao Departamento de Educação. Usamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico foi selecionado o estudo de caso e análise documental das ações afirmativas do PDI da UNEB (2017-2022). Além da análise dos documentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes, técnicos (escolhidos de forma aleatória) e estudantes com deficiência que adentraram no Programa através do sistema de cotas. Para fundamentação teórica dialogamos com Dantas (2018), Freire (2011), Arroyo (2016), Haddad e Di Pierro (2000), Brandão (2006, 1999, 1984), Correia (2013), Galvão (2009), Diniz (2010) Alencar (2013). A pesquisa evidencia que a UNEB possui um viés inclusivo e que busca melhorar neste aspecto criando políticas internas para este fim. Ademais o MPEJA segue nesta vertente seguindo o que rege o PDI e com ele as ações afirmativas dentro do processo de acesso. Quando o tema é permanência percebe-se que há muito o que se fazer para um atendimento pedagógico e arquitetônico equitattivo. A pesquisa evidenciou barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um guia de orientação digital, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade estudantil e comunitário.
- ItemAcessibilidade para surdos em ambientes artísticos- culturais: um estudo culturais: um estudo de caso sobre a FLIPELÔ - 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-02) Cazumbá, Irzyane dos Santos; Santos, Jaciete Barbosa dos; Farias, Sandra Regina Rosa; Bento, Nanci AraújoA participação das pessoas surdas nos espaços artístico-culturais é uma temática que emerge na contemporaneidade, mediante as inúmeras leis e decretos que asseguram os direitos de inclusão e acessibilidade a esse público. Contudo, vivenciando esse processo de ter o direito, mas não encontrar os ambientes com os profissionais Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), para oferta dos serviços da acessibilidade linguística, encontram-se os surdos falantes da Libras, reivindicando os seus direitos de acesso às artes. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar como acessibilidade em atividades artístico-culturais desenvolvidas na Festa Literária do Pelourinho (FLIPELÔ), edição 2021, contribuiu na formação das pessoas surdas. Para construção teórica, faz-se uso das obras literárias, tais como: Goldfeld (2002), Lopes (2007), Quadros (2004), Strobel (2008), Fernandes (2008), Skliar (1998), Quadros (1997), Perlin (2008). Algumas dissertações de mestrados e teses de doutorados que abordaram temas similares: Margarete (2015); Silva (2015); Alcantara (2021); entre outras.Para tanto foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, através do Estudo de Caso, que sob a ótica de Yin (2004), que esclarece que se trata de uma investigação dentro do contexto de vida real e não há uma clareza dos fenômenos, e de Minayo (2012), que explica sua importância, pois acontece na vida individual e coletiva, dos sentidos e significados subjetivos aos seres. E a técnica de triangulação de dados (discursos) para análise de dados, os quais foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Para averiguação dos objetivos traçados, foram realizadas entrevistas com uma administradora desses espaços da FLIPELÔ, com três surdos falantes da Libras, membros ativos da comunidade surda soteropolitana, com experiência no uso dos variados espaços culturais formais e não formais e com três TILS que atuaram. As análises dos dados deram-se através dos cruzamentos das informações coletadas das entrevistas e subsídios teóricos para fundamentações das conclusões. Os resultados indicam que através das vivências com acessibilidade nos espaços artístico-culturais da FLIPELÔ, as pessoas surdas despertaram desejo de comporem esses espaços, seja com seus serviços fazendo parte da equipe organizadora da FLIPELÔ, seja como expositores das suas artes, para que também eles contribuam com a cultura da cidade de Salvador, da Bahia, do Brasil, do Mundo.
- ItemAcessibilidade web em sítios da rede federal de educação: uma avaliação dos institutos federais(2017-12-19) Arnaut, France Ferreira de SouzaAs diretrizes gerais de implantação e operação dos sítios eletrônicos da ad ministração pública federal são consolidadas por padrões de desenvolvimento e dis ponibilização de conteúdo. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especificamente os Institutos Federais (IFs), buscam a integração com a sociedade utilizando o ambiente virtual para a divulgação das ações em educação. Esses Institutos possuem parte do público com necessidades especiais, em consonân cia com a educação inclusiva que ganha, a cada dia, maior relevância nas discussões do ensino-aprendizagem nas instituições. Em estudo realizado pelo Núcleo de Infor mação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apenas 2% dos sítios governamentais foram considerados adequados aos padrões de acessibilidade dentre os avaliados no Brasil. Diante disso, surge a questão: os sítios dos Institutos Federais de ensino, que compõem a Rede Federal de Ensino, atendem aos padrões de acessibilidade web adotados pelo governo federal brasileiro? Esta pesquisa objetiva avaliar em que medida a acessibilidade web dos sítios da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco nos IFs do Brasil, atendem às especificações de padrão do Governo Eletrônico (eGOV), tendo como referência de acessibilidade o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) a partir da ferramenta online Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios (ASES). O método de pesquisa adotado foi baseado em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, na qual, a partir das considerações analíticas por meio da ferramenta de avaliação automática ASES de código web, são quantificadas as ocorrências de erros e alertas presentes nos sítios dos principais IFs do Brasil, fazendo uso da sistematização na superposição dos dados das seis seções do eMAG versão 3.1: marcação, comportamento, conteúdo/informação, apresentação/design, multimídia e formulários, avaliando no total quarenta e cinco recomendações de acessibilidade. A presente pesquisa, diante dos conceitos, enfo ques, método e técnicas utilizadas, contribui para a consolidação das questões de acessibilidade. A partir do desenvolvimento da análise de interação gerada por uma ferramenta automática de avaliação, é viabilizada a inserção dos resultados em um re latório técnico, com a intenção de produzir melhorias nos sítios dos IFs para conteúdos acessíveis.
- ItemAções afirmativas e permanência estudantil nas universidades estaduais baianas(2021-03-26) Figueiredo, Otto Vinicius Agra; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Zimmermann, Clóvis Roberto; D'Adesky, Jacques; Araújo, Marta Maria Oliveira Pacheco; Silva, Ana Célia da; Messeder, Marcos Luciano LopesA pesquisa tratou das ações afirmativas e da permanência estudantil nas universidades estaduais baianas (UNEB, UEFS, UESC e UESB), doravante representadas pela sigla UEBA. O principal objetivo foi identificar o nível de institucionalização que a ação afirmativa e a permanência estudantil ocupam nessas instituições públicas de ensino superior. Para perseguir tal objetivo, foi necessário descrever como se deu o processo de implementação das respectivas políticas nas UEBA e analisar de que maneira estão presentes nas resoluções, planos e relatórios de cada uma das universidades. Optou-se pela pesquisa qualitativa que tem por objetivo traduzir os sentidos dos fenômenos no mundo social e trata de reduzir a distância entre teoria e dados, entre contextos e ações. O método utilizado foi estudo de caso coletivo, que é apropriado para abordagens qualitativas de pesquisa e indicado para realização de exames detalhados de determinado objeto para que seja possível identificar categorias de observação, bem como a geração de hipóteses para novos estudos ou quando o estudo conjunto de alguns casos se faz necessário para compreender determinado fenômeno. A técnica de coleta de dados adotada na pesquisa foi a análise de documentos, que traduziram o processo de institucionalização das ações afirmativas e de permanência estudantil nas UEBA. O procedimento metodológico adotado na análise dos dados foi a triangulação teórica a partir de perspectivas interpretativas da teoria da justiça, teoria do reconhecimento e teoria decolonial. Para realizar a triangulação teórica foi elaborado modelo de análise para identificar os níveis de institucionalização das ações afirmativas e permanência estudantil nas UEBA, traduzidos em níveis básico, médio I e II e avançado. O modelo de análise integrou níveis de institucionalização do percurso da vida universitária levando em consideração o acesso, a permanência estudantil e a afiliação acadêmica e intelectual na perspectiva da universidade decolonial. Dentre os principais resultados encontrados pelo estudo destacam-se: a incidência política do movimento negro em pautar governos e o Estado brasileiro para que o enfrentamento ao racismo entrasse nas agendas e se tornasse política pública; o percurso da permanência estudantil no Brasil, que evidenciou o quanto a concepção dominante a associava ao suprimento das necessidades materiais dos estudantes, sendo que este estudo defendeu a permanência conectada às ações afirmativas alcançando dimensões materiais e imateriais; a triangulação teórica, que buscou as justificações e potencialidades das correntes para fundamentar as ações afirmativas e permanência estudantil na educação superior; e a análise das políticas de cada UEBA, que permitiu entender o percurso das ações afirmativas e da permanência estudantil e identificar os níveis de institucionalização com a aplicação do modelo de análise proposto. A tese apresentada pela pesquisa é a proposição do modelo e de indicadores de análise utilizados enquanto modelo prático-teórico para a implementação de ações afirmativas e da permanência estudantil na perspectiva da afiliação acadêmica e intelectual para a construção da universidade decolonial.
- ItemAções Curriculares do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em Escolas Públicas de Rio Branco-AC(2017-03-27) Gatinho, Andrio AlvesEsta pesquisa situa-se no campo de estudo sobre currículo e relações raciais e versa sobre as práticas do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (EHCAA) em quatro escolas públicas de Rio Branco-AC. A abordagem metodológica adotada foi de cunho qualitativo e teve como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, a realização de grupos focais com professores e gestores das quatro escolas e com técnicos e gestores da Secretaria de Educação do Acre. As complexas relações sociais que incidem sobre o currículo sintetizam a disputa pelo poder simbólico, o que é central na dinâmica que analiso nesta tese. A ação da Lei 10.639 nessas quatro escolas é marcada pela ideia de um trabalho “transversal”, baseado no discurso da “pluralidade cultural” e no estudo de história afro-brasileira, este último constituído pelas experiências e contribuições dos negros na formação nacional. A apreensão da pluralidade cultural e da importância dos negros na formação social brasileira é a marca da “leitura tradicional” do EHCAA, o que mostra a presença da força explicativa para justificar a ideia da História da África e dos Afro-Brasileiros, que mantêm seu formato e concepção independentemente da política da Lei 10.639. Outra referência à implementação da Lei é a ideia de “combate ao racismo” como objetivo de suas práticas. Embora os agentes incorporem, discursivamente, a ideia de “reeducação das relações étnico-raciais”, na prática eles adotam as ideias de tolerância, respeito e convivência harmoniosa entre as culturas, típicas de um tipo de leitura sobre o multiculturalismo liberal ou humanista. O privilégio de disciplinas e conteúdos “mais” acadêmicos, considerados de excepcional importância, instrumentais, identificáveis, com uma estrutura estável e que favoreçam um ensino competitivo, trabalha a favor da defesa de “um currículo de alto status”, o que limita o espaço e o tempo escolar para ações democratizantes do currículo, como as desencadeadas com a Lei 10.639. A partir da análise das tarefas escolares, previstas nos planejamentos das sequências didáticas, percebe-se que os conteúdos de história afro-brasileira e africana são secundários nas aulas, e que são expostos de forma introdutória ou acessória aos debates. As informações coletadas evidenciam que, do ponto de vista do currículo, esses agentes pouco se interessaram pelo debate sobre a organização das disciplinas e sobre o conhecimento escolar, o que demonstra que não problematizam os princípios subjacentes que regulam a construção social dos programas e as práticas pedagógicas, nem o estatuto e conteúdo das disciplinas escolares.