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- ItemA construção identitária do poeta contemporâneo: uma prática educativa a partir de discursos digitais de Pedro Gabriel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-01) Carvalho, Débora Hévila dos Santos; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães deA presente pesquisa tem como objeto o discurso poético de Pedro Antonio Gabriel Anhorn materializado em seu perfil no Instagram @eumechamoantônio. Suas obras são poemas construídos por meio da interação entre imagem e palavra, ambas desenhadas em guardanapos e postadas em redes sociais. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a identidade autoral de Pedro Gabriel é construída a partir de textos digitais publicados em sua rede social (Instagram), que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) compreender as características presentes no discurso digital da rede social do poeta e como o digital participa na significação da sua autoralidade e de suas obras; ii) analisar poemas de Pedro Gabriel do ponto de vista linguístico-discursivo, considerando os suportes de materialização como produtores de significação em uma dada conjuntura histórico-social e; iii) apresentar um manual didático, direcionado para professores do Ensino Médio. A proposta deste manual (produto educacional) é apresentar orientações de como utilizar os poemas de Pedro Gabriel em sala de aula, tendo em vista como sua produção artística pode contribuir no ensino de língua portuguesa que pretende ser educativo-crítico. Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Por meio dessa metodologia, os trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, no qual prevalece a relação descrição e interpretação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e interpretação dos dados coletados (análise discursiva). Dentre os principais conceitos e teóricos em diálogo na pesquisa destaca-se: Marie-Anne Paveau (2021) e Pierre Lévy (2010) (2011) para a discussão, respectivamente, sobre discurso digital e cibercultura, Paulo Freire (2015) para a reflexão sobre práticas educativas críticas, Foucault (2001) e Maingueneau (2010), para a fundamentação e diálogo entre as discussões sobre identidade autoral. O corpus de análise foram as publicações (poemas, desenhos, textos, imagens, vídeos e fotografias) do perfil @eumechamoantonio no Instagram no período de sete meses, de janeiro a julho de 2022. Portanto, conclui-se que a autoralidade e a imagem de autor de Pedro Gabriel é construída a partir do que terceiros falam dele (críticos) e do que ele fala e mostra sobre si mesmo, bem como a forma que suas obras dialogam com essa imagem construída. Dentre os pontos da sua autoralidade, pode-se destacar como principais a de um autor que preza por uma literatura próxima do leitor de forma prazerosa e a de poeta experimentalista, que desenvolve várias formas de explorar a subjetividade e as sensações da poesia.
- ItemA Interdisciplinaridade e a Ressignificação da Prática Pedagógica no Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Souza, Mariana Aranha deA interdisciplinaridade tem se tornado tema central no processo de formação e ressignificação das práticas dos professores, tendo em vista a real necessidade de superar o ensino vinculado ao conhecimento especializado, cujas bases epistemológicas estão assentadas em práticas pedagógicas disciplinares e consolidar uma maior abrangência e transitoriedade entre as ciências. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a interdisciplinaridade como um princípio de ressignificação da prática pedagógica no ensino fundamental II. Para isso, vamos contextualizar a interdisciplinaridade histórica e epistemologicamente na Europa e no Brasil; identificar nas práticas metodológicas utilizadas pelos professores como a interdisciplinaridade se concretiza e, por fim, elaborar o Jogo Didático “Trilha da InterAção” como material estratégico, com subsídios teóricos e metodológicos para que os professores possam explorar temáticas e conteúdos de forma interdisciplinar no cotidiano escolar. Como fundamentação teórica recorremos aos autores Fazenda (2008; 2012; 2013), Japiassu (1976; 1992), Lück (2001; 2003), Freire (1991; 2005), dentre outros, a fim de construir as reflexões e ampliar o conhecimento a respeito da perspectiva interdisciplinar como princípio de ressignificação de práticas. Além da pesquisa-ação, contamos com elementos da etnografia na perspectiva educacional de Gatti (2009) e com a técnica de análise de dados qualitativa, a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Tendo como instrumentos utilizados para a coleta de dados a aplicação de questionários, a observação de aulas e a análise documental do Projeto Político Pedagógico, sendo os sujeitos da pesquisa oito professores que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Profa. Enedina Costa de Macêdo, em Guanambi/BA. A partir da análise dos dados pode-se constatar que a interdisciplinaridade ainda é pouco compreendida e está limitada na prática docente desta Instituição. Percebemos que há muitas dificuldades a serem superadas para efetivar a dinâmica interdisciplinar, incluindo a necessidade do planejamento coletivo, maior comprometimento e uma maior cooperação entre a coordenação, a gestão e os professores. Para finalizar, concluímos que o embasamento teórico nos fez compreender melhor a perspectiva interdisciplinar, enquanto a pesquisa de campo nos mostrou como ocorre a interdisciplinaridade no ensino fundamental II, possibilitando a criação do produto educacional “Trilha da InterAção”. Conhecer as opiniões e as limitações dos docentes acerca deste tema foi essencial para oportunizar aos educandos a construção de novos conhecimentos e a ressignificação da prática educativa a partir da interdisciplinaridade.
- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa, Elisabete da Silva; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Duarte, Rosinês de JesusEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo entende que a escola como ponto de encontro das diferenças étnicas e como local que pode ser espaço decisivo para diminuição e prevenção de preconceitos e do processo de exclusão social, visto que é capaz de promover discussões a respeito das diferenças, favorecendo, portanto, o reconhecimento e a valorização da contribuição cultural das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. Surge então as seguintes questões: Na busca por uma valorização da identidade da criança negra, como a literatura afro-brasileira pode ser trabalhada na educação infantil? De que forma ela pode fortalecer processos de constituição identitária por meio da representação literária desde tenra idade? Para isso abordaremos a literatura afro-brasileira e sua ramificação pela literatura infantil que resulta na literatura infantil afro-brasileira, a qual possibilita a representatividade e a valorização da identidade cultural afro-brasileira na educação infantil de maneira lúdica. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação que visa o trabalho em conjunto entre o pesquisador e os participantes da pesquisa. O principal objetivo proposto é apreciar a produção literária infantil afro-brasileira no ambiente escolar, resultando na criação de um material educativo lúdico, em formato de sequência didática que será o produto final desta pesquisa. A intenção deste texto é contribuir com a tarefa diária do professor, auxiliando-o a compreender o processo de formação da identidade cultural e perceber como a literatura pode se tornar uma ferramenta no combate ao racismo presente no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento de ações voltadas para o reconhecimento da identidade da criança negra que, por vezes, sofre constrangimentos causados pelo preconceito no ambiente educacional. Embasarão esta pesquisa os estudos de Zabala (1998), Duarte (2008 e 2013), Hall (2000 e 2006), Gomes (2018) e Almeida (2019).
- ItemA utilização do livro didático de língua portuguesa por professores do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Brumado - BA(UNEB, 2023-04-12) Castro, Fabíola Lima; Costa, Glauber Barros Alves; Correia, Luciana Oliveira; Pina, Maria Cristina DantasEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). O estudo visa investigar a utilização do livro didático de Português por três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Brumado/BA. Apresenta, inicialmente, o percurso histórico do livro didático no Brasil a partir do marco de criação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Sendo de natureza qualitativa, o estudo desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica acerca do livro didático e da aplicação de entrevista semiestruturada em campo, sendo os dados levantados neste último instrumento submetidos à análise de conteúdo. Inicialmente foi levantada a hipótese de que há uma predominância de uso do livro didático nas aulas de Português do 5º Ano. Após a pesquisa foi constatado que as docentes participantes do estudo lançam mão de outros recursos – como a internet – para pesquisa e desenvolvimento das aulas, bem como utilizam o livro de variadas formas. Este estudo ancora-se nas contribuições de Alain Choppin (2004; 2008; 2009; 2017), Célia Cristina Cassiano (2013), Cristina D‟Ávila (2013), Egon Rangel (2020), Gimeno Sacristán (2013; 2017) e Kazumi Munakata (2007; 2012; 2016), dentre outros. A partir desta pesquisa foi construído um produto educacional na forma de recurso didático destinado aos professores do 5º ano Fundamental visando auxiliá-los no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da língua escrita para além daqueles apresentados no livro didático de Português.
- ItemA “cor da periferia” nas cidades que educam as possibilidades de efetivação do direito à cidade, por meio de um circuito urbano educacional em Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-19) Souza, Arley Fagner Pereira; Dutra Júnior, Wagnervalter ; Collar, Jaqueine Moll; Fernandes, Marinalva NunesAs questões referentes à cidade tem sido objeto de análise em diversos estudos, devido as constantes transformações urbanas, provocadas pelas demandas de uma população cada vez mais globalizada. Acometidos por uma inesperada pandemia, que matou milhões de pessoas mundo afora, urge a necessidade de pensar novas formas para construir os nossos territórios urbanos, que levem a superação da zona crítica decorrente do processo de industrialização-urbanização e que foi piorada pelo contexto pandêmico da Covid-19, além de promover a convivência, resgatando as dinâmicas sociais e o gozo pleno dos direitos que o isolamento retirou de nós. Com as escolas vivenciando um cotidiano incerto mediante as ondas de proliferação do vírus, foi um desafio ainda maior refletir sobre a relação entre direito à cidade e ensino, mas ainda assim essa pesquisa se propôs a enfrentá-lo. Com o objetivo de investigar as possibilidades de efetivação do direito à cidade em bairros da periferia de Guanambi, é apresentada a proposta de um circuito urbano educacional que contribua para a reflexão sobre o espaço da cidade como um amplo território educativo. Tendo a teoria do filósofo Henri Lefebvre sobre o direito à cidade como perspectiva teórica, esta dissertação parte dos princípios das cidades educadoras e utiliza como método a pesquisa-ação para alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, após a breve historicização da formação do território da cidade de Guanambi, desde a segunda metade do século XX até a atualidade e contextualizando o surgimento das suas periferias, foram analisadas três escolas que possuem o ensino fundamental 2, onde foram realizadas entrevistas com as diretoras, e oficinas com os alunos do 9º ano, de modo a identificar percepções e demandas sobre os espaços que circundam as instituições de ensino. Com o material coletado, a dissertação traz como premissa da confecção do produto educacional, um estudo sobre o potencial das cores na vida das pessoas e como aplicá-las no âmbito do espaço urbano periférico, de modo a valorizar o contexto em que são aplicadas e demarcar a desejada fruição dos direitos. Verificou-se assim que um circuito urbano educacional, baseado em intervenções na arquitetura das escolas e do espaço urbano por meio do uso das cores de forma planejada, possibilita a efetivação do direito à cidade e a superação da zona crítica do processo urbanização, através da institucionalização dos princípios das cidades educadoras (que educam) como instrumento de resistência perante as lógicas impostas pelo capital.
- ItemAções culturais de afirmação e identidade socioeducativa: história da Banda Curumim (Guanambi, BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-25) Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Fernandes, Marinalva Nunes; Mendes, Euclides SantosO presente estudo examina a trajetória da Banda Curumim, originada em um projeto socioeducativo na cidade de Guanambi, como um exemplo do poder da música afro-brasileira na transformação social. Sob a orientação de educadores comprometidos, desde 2005, mais de 600 crianças e adolescentes já participaram das atividades e encontraram na percussão além da expressão artística, uma ferramenta de empoderamento e resiliência. Tornou-se um símbolo de inclusão e identidade sociocultural, inspirando comunidades inteiras. Com uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, a pesquisa entrevistou e filmou entre os anos de 2021 a 2024 gestores, idealizadores, educadores sociais e os antigos participantes do projeto. Destacam-se os desafios enfrentados pelo projeto, especialmente durante a pandemia de Covid-19, cujo projeto foi e mantém-se interrompido. A falta de financiamento específico e o descaso das políticas públicas emergem como obstáculos significativos para a sustentabilidade dessas iniciativas. Além disso, a pesquisa aponta a necessidade de avaliação sistemática dos impactos desses projetos e da elaboração de políticas mais alinhadas com as necessidades das comunidades mais vulneráveis. O produto foi o documentário produzido como parte deste “todo” para ampliar o alcance e impacto das narrativas das comunidades marginalizadas, promovendo uma educação mais inclusiva e justa. Que sirva como uma ferramenta para fortalecer identidades e construir conhecimento, visando não apenas os meios acadêmicos, mas toda a sociedade.
- ItemAdaptação de materiais didáticos para o ensino médio integrado: uma proposição para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI)(2021-12-16) Guimarães Júnior, Sinézio CotrimBuscou-se, neste estudo, conhecer e analisar sistematicamente as razões que provocam a desmotivação dos estudantes na aprendizagem de inglês na terceira série do ensino técnico integrado ao ensino médio. O estudo foi realizado com um grupo amostral de catorze estudantes e dez professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. A complexidade dessa situação incita a (re)pensar o contexto da sala de aula e pesquisar ações propositivas que possam repercutir na conquista de motivação da aprendizagem da língua inglesa pelos estudantes. Perspectivou-se uma possível ressignificação desse processo de ensino-aprendizagem com os referidos grupos de estudantes através do diálogo proposto com eles e também com outros docentes afins, para que sejam consideradas temáticas/assuntos que são relevantes na trajetória de formação desses estudantes, e, a partir daí, possamos proceder com a adaptação e suplementação de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa. Elaboramos um Manual de oficinas pedagógicas para professores(as) de língua inglesa de cursos técnicos integrados ao ensino médio, com orientações direcionadas à adaptação e suplementação de materiais didáticos no contexto da sala de aula como uma aposta que contempla a concepção do texto em sua autenticidade, uma vez que contempla as práticas cotidianas vivenciadas pelos alunos e pode ser efetivada a partir de suas preferências em relação à temática a ser abordada. Assim, trata-se de um estudo que se inclina à reflexão e à problematização do LD de LI no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais.
- ItemAfeto que acolhe e ensina: enfrentando o racismo na creche Firmina Badaró, Palmas de Monte Alto, Sertão da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-10) Silva , Dineuza Neves da; Bastos, Luciete de Cássia Souza Lima; Araujo, Ginaldo Cardoso de; Reis, MagaliAs pessoas não nascem racistas, tornam-se racistas a partir do seu ambiente de socialização, sendo o primeiro a família e, posteriormente, a escola. Se, por um lado, a criança negra, normalmente, não sofre racismo nos seus primeiros anos de vida até que comece a ter contato fora de seu lar em diferentes meios sociais, por outro lado, a criança branca não pratica racismo até que ela seja ensinada a ignorar as diferenças identitárias e motivada a acreditar na superioridade de raças, o que pode acontecer no âmbito familiar e na escola. Considerando tal problemática, o objetivo principal desta dissertação é compreender como a Creche Firmina Badaró enfrenta o racismo de forma a não impactar no desenvolvimento psicoemocional da criança preta de forma negativa. Para buscar responder à problemática proposta, foram pensados os seguintes objetivos específicos: analisar as relações interpessoais estabelecidas no ambiente de educação formal na convivência de crianças pretas com educadores e outras crianças de pele branca; identificar de que forma as ações antirracistas, que valorizam as diferenças culturais, aparecem nas atividades desenvolvidas na instituição pesquisada e de que forma essas ações impactam no comportamento de crianças negras; produzir um manual orientador para os funcionários e pais de crianças da creche, tendo em vista minimizar, ou mesmo conter o racismo na educação da pequena infância, independentemente dos achados da pesquisa. O percurso metodológico adotado foi a abordagem fenomenológica de cunho qualitativo com elemento etnográfico, aliado aos fundamentos do Estudo de Caso. Escolhemos como Locus a Creche Municipal Firmina Badaró, pertencente ao Sistema Municipal de Ensino, localizada em uma área considerada em situação de vulnerabilidade social, no Município de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste da Bahia. Realizamos dois procedimentos para a produção de dados, um foi a observação in loco e outro a aplicação de questionário semiestruturado, elaborado com questões objetivas e subjetivas, portanto, respondidas pelos funcionários da creche e responsáveis familiares das crianças. O embasamento teórico do presente estudo apoia-se na Psicologia do Desenvolvimento e na Educação Infantil Antirracista, visando analisar os impactos psicoemocionais na criança negra nos espaços sociais. Os resultados do estudo revelaram que os participantes desta pesquisa - educadores e pais - não negam a existência do racismo na sociedade e reconhecem, por meio das respostas no questionário aplicado, que a creche tem favorecido o diálogo e a troca entre diferentes experiências das crianças pretas e brancas, ao promover o respeito, o reconhecimento das diferenças e possibilitar um diálogo sem preconceito ou discriminação.
- ItemAlunas trabalhadoras na educação de jovens e adultos (EJA): o processo de escolarização e as perspectivas de trabalho(2022-11-03) Moura, Euvania Máira SilvaO trabalho com as mulheres da EJA, constitui um campo diverso por se tratar de uma modalidade de ensino destinada a receber jovens e adultas que por diferentes motivos, não concluíram, abandonaram ou não tiveram acesso à educação ao longo da vida. Essa diversidade, chama atenção para aspectos educacionais, sociais, políticos e econômicos da trajetória feminina, e leva a considerar o questionamento: como ocorre os processos educativos na vida de mulheres trabalhadoras e estudantes do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos? Como objetivo, a pesquisa consistiu em conhecer e compreender os processos educativos na vida de mulheres trabalhadoras e estudantes do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos no município de Caetité, Bahia. Para o desenvolvimento teórico e metodológico foi traçado o percurso da pesquisa que se baseou na revisão bibliográfica, na qual foram abordadas as questões que envolvem a Educação e o Mundo do trabalho. No processo de produção das informações, foi empregada a entrevista semiestruturada, desenvolvida com 04 (quatro) alunas trabalhadoras do 3º Ano do Ensino Médio na EJA. O procedimento de análise utilizado, foi a Análise de Conteúdo que compreende os significados explícitos e implícitos das mensagens, verbais ou não verbais. Assim, os resultados apontaram que paralelo a práticas pedagógicas que muito mais desmotivam, a necessidade de trabalhar fala mais alto, e a escola não oferece aos alunos e alunas o que precisam. Assim, um dos fatores que provoca a saída dessas alunas da escola, é motivo para que retornem, e se fundamenta na ideia da escolarização enquanto suporte para a qualificação da força de trabalho, na tentativa de melhoria das condições de vida, por meio do aumento dos níveis de estudo. O que fica evidente é a importância da EJA enquanto modalidade de ensino, responsável por oportunizar a essas mulheres a possibilidade de concluir os estudos, mas além disso, propiciam o empoderamento e a transformação de paradigmas e de estereótipos. Os apontamentos das alunas em relação ao processo de escolarização e as perspectivas de trabalho, permitiram a produção de um cordel intitulado “Histórias de vida, contadas em cordel”, que traz o relato das alunas, destacando suas falas de maneira criativa e lúdica, ao mesmo tempo em que coloca em evidência os vários elementos que direto ou indiretamente contribuem para o desenrolar dos percursos escolares e de trabalho das estudantes. Entre as lacunas, ainda permanece o fato de que a EJA ainda se encontra no ‘gueto’ das políticas públicas, as portas que se fecham para as alunas são seladas muitas vezes pela própria escola, pelas práticas pedagógicas limitantes e que não levam em consideração que os sujeitos dessa modalidade não são quaisquer sujeitos, carregam histórias de vida marcadas por resistência.
- ItemAs potencialidades e os limites do PARFOR na formação de professores da educação básica: o caso do DCHT/UNEB/CAMPUS XX – Brumado(UNEB, 2023-03-30) Porto, Lucas dos Santos; Fernandes , Marinalva Nunes; Mororó, Leila Pio; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Torres , Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa tem por objeto de investigação as políticas públicas direcionadas à formação de professores, com foco para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, uma das ações brasileiras de maior destaque em abrangência e relevância, lançada nos últimos 26 anos no Brasil, mas que, na gestão 2019-2022 do governo federal, sofreu forte descontinuidade. Através de um trabalho qualitativo, foi trilhado um caminho metodológico sustentado por pesquisas bibliográfica e documental e também por análises de conteúdos adquiridos a partir da aplicação de questionários aos sujeitos envolvidos com o PARFOR, na tentativa de responder à seguinte questão: segundo os participantes que estiveram diretamente envolvidos com o programa, quais seriam as potencialidades e os limites do PARFOR para a formação de professores da Educação Básica do território de identidade Sertão Produtivo baiano? Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin à luz do Materialismo Histórico e Dialético. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades e os limites do PARFOR para a formação de professores da Educação Básica do território de identidade Sertão Produtivo baiano. Como objetivos específicos, buscou-se compreender as categorias teóricas que deram sustentação à pesquisa: Estado, políticas públicas, políticas públicas educacionais, formação inicial e continuada de professores; contextualizar as políticas públicas para a formação de professores em exercício implantadas no Brasil desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional contemporânea (Lei N.º 9.394/96); enunciar os impactos do PARFOR na formação de professores da Educação Básica, a partir das contribuições dos sujeitos que participaram dos cursos ofertados pela UNEB de Brumado; e, por último, realizar um diagnóstico das demandas por formação docente, apresentá-lo em um encontro com gestores e, finalmente, produzir a minuta de um documento coletivo para subsidiar a implantação de cursos de primeira e/ou segunda licenciaturas por meio de política de formação compartilhada entre municípios pertencentes ao território de identidade Sertão Produtivo. Os resultados encontrados apontam que o PARFOR possui valor incalculável para todos aqueles que tiveram algum tipo de envolvimento com o programa, o qual é repleto de potencialidades, porém com limitações que precisam ser corrigidas.
- ItemA Autoria na Produção de Textos Multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do Ensino Fundamental Caetité(2021-08-19) Lessa, Maria Angélica Rosa Fagundes LaranjeiraA presente dissertação intitulada “A autoria na produção de textos multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do ensino fundamental” escrita no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa, considerou também os pressupostos metodológicos da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol). Associada à pesquisa, este estudo teve como ações a realização de oficinas com discentes para a produção de textos multimodais e, posteriormente, a produção, por parte da pesquisadora, da revista paradidática Multimodais destinada aos estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental. Intenta-se compreender como a autoria é constituída e está materializada na produção de textos multimodais da turma de 9º ano A do turno matutino, matriculada no ano letivo de 2020, da Escola Municipal Senador Josaphat Marinho (Santa Maria da Vitória - BA). O objetivo primeiro consiste em analisar o processo de constituição e materialização da autoria nas produções discursivas multimodais do(a) aluno(a)-autor(a). Os objetivos específicos se alinham ao objetivo geral: i) identificar as marcas de autoria e seus efeitos de sentidos na produção dos gêneros multimodais; ii) analisar as orientações oficiais materializadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN) quanto à produção de textos multimodais com autoria; iii) executar, em uma perspectiva colaborativa, oficinas de produção de textos multimodais com a turma; iv) produzir uma revista paradidática destinada ao(à)s discente(s), contemplando a noção de autoria em textos multimodais e os dispositivos para a sua materialidade. Este estudo está pautado teoricamente nos conceitos filosóficos de autoria e função-autor de Foucault (1969), na noção de efeito-autor de Gallo (2001), na teoria do discurso e de sujeito enunciador de Pêcheux (2014) e Orlandi (2012), na concepção de multimodalidade, textualidades e cenas de enunciação de Maingueneau (2015), no conceito de policromia de Souza (2015). Constituem o corpus da pesquisa um recorte contendo cinco produções multimodais de alunos-autores. As etapas vivenciadas possibilitaram emergir noções subsunçoras, que foram agrupadas em três capítulos, a saber: i) Dimensões da autoria: alguns apontamentos históricas e epistemológicas, contendo três subseções, que abordam as concepções de Foucault, Pêcheux, Gallo, Mittmann, Orlandi e Agustini e Grigoletto; ii) Produção Verbo-Visual: linguagens imbricadas para significar, compreendendo duas subseções que versam sobre os gêneros discursivos, a prática da autoria e textualidades multimodais em Análise do Discurso; iii) A constituição da autoria em linguagem verbo-imagética: gestos de ensino e de análise, contendo três subseções, que pontuam sobre as percepções iniciais de autoria e gêneros multimodais e sobre os gestos interpretativos da constituição da autoria em gêneros multimodais. Esses capítulos estão precedidos por um relato memorialístico da pesquisadora intitulado “De estudante à professora: a autoria em desassossego”, pela abordagem contextual da pesquisa-interventiva e a pandemia e os tempos de incertezas: um diferente percurso metodológico. Destarte, apresentamos aqui, à luz dos estudos discursivos, uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) de gêneros multimodais, nas aulas de língua portuguesa e pontuamos um conjunto de dimensões que compõem a autoria, desvinculando-a da ideia de ineditismo, de genialidade e situando-a no eixo das condições que possibilitam ao sujeito-aluno(a) a passagem de sujeito-enunciador para aluno-autor.
- ItemBrinquedos de sucata e estratégias para o aprendizado de crianças autistas na cidade de Guanambi – Bahia(2022-07-13) Oliveira, Suely Alves RamosA presente dissertação reflete sobre o conhecimento dos docentes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresenta uma alternativa na forma de jogos construídos com sucatas como colaboradores do aprendizado, criatividade e processo educativo das crianças com autismo matriculadas no Ensino Fundamental I do Colégio Alves, na cidade de Guanambi, Bahia. O principal objetivo é conhecer as propostas pedagógicas da escola para as crianças com autismo e em seguida, verificar repensar como elas aprendem, analisar o conceito de inclusão, revisar a legislação no tocante ao transtorno e ampliar os caminhos possíveis para o desenvolvimento com brinquedos de sucata. O TEA ainda é uma incógnita para muitos profissionais, professores e familiares. A escola, por sua vez, é o local onde a heterogeneidade social se efetiva, e a neurodiversidade pode ser observada de maneira concreta. Essa instituição, na maioria das vezes, por motivos variados, não inclui as crianças com autismo na convivência de seus pares dentro da sala de aula. Nesse sentido, é preciso salientar que ensinar para a inclusão requer instrumentos pedagógicos adequados que propiciem ações inclusivas e de cidadania. Assim, há a necessidade de que se entenda a inclusão como um processo coletivo, e não isolado. Na escola, aprende-se a reconhecer as diferenças e conviver com elas de modo a compreender o outro. Desse modo, a pesquisa perpassa pela formação docente e sua contribuição no processo inclusivo de crianças autistas. Nesse sentido, trata-se de um fator imprescindível para uma transformação na prática pedagógica adotar ferramentas mais acessíveis, como as sucatas, que podem ser reutilizadas com fins pedagógicos e ofertar ao professor e familiares uma maneira de desenvolver as habilidades necessárias na criança autista incentivando a ampliação do uso desses recursos recicláveis. Para concretizar este estudo, decidiu-se pelo método quali-quantitativo, no qual foram analisadas as condições de inclusão dos alunos com TEA por meio de questionários semiestruturados direcionados tanto aos docentes quanto aos responsáveis das crianças com TEA matriculadas no Colégio Alves, norteados pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o processo de implementação de uma educação inclusiva no referido colégio ainda esbarra em barreiras consideradas urgentes e primordiais, como ausência de sala de recursos, falta de material didático apropriado – fato que esta pesquisa se propõe a contribuir –, bem como formação docente, entre outros. É salutar destacar a busca individual dos professores em estudar e aprender sobre o tema autismo para auxiliar na adaptação de seus alunos nos ambientes escolar e social.
- ItemColetividade e habitabilidade mais que humana em um jogo didático de tabuleiro sobre mineração: uma proposição cosmopolítica no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 0022-08-08) Lima , Janaina Cardoso de Araújo; Cruz , Elizeu Pinheiro da; Dambrós, Cristiane; Costa , Glauber Barros Alves; Sovierzoski, Hilda HelenaNeste trabalho, aventamos uma nova experiência no ambiente escolar, uma proposição cosmopolítica curricular como dispositivo de ensino que faz aparecer coletividade e habitabilidade mais que humana nas aulas de Geografia. Para isso, partimos da proposta filosófica de Isabelle Stengers (2015; 2018) e das formulações da antropóloga Anna Tsing (2019). Nesse sentido, tomamos como ponto de partida a seguinte pergunta de pesquisa: como contribuir para que o ensino da Geografia no Ensino Médio promova experiências interativas como dispositivos de cosmopolíticas curriculares capazes de fazer aparecer práticas e estudos sobre coletividade e habitabilidade mais que humana? Assim, objetivamos discutir sugestões para que o ensino de Geografia promova experiências interativas como dispositivos de cosmopolíticas curriculares capazes de fazer aparecer práticas de coletividade e de habitabilidade mais que humana. Objetivamos, ainda: analisar a viabilidade de interação entre os conteúdos da disciplina de Geografia física e humana como possibilidade de experienciar as inter-relações no espaço; apreciamos a prática coletiva da habitabilidade mais que humana no ensino da geografia; formulamos como metodologia interativa pode contribuir para que o ensino de Geografia se integre ao contexto do currículo como um movimento de cosmopolítica e de ecologia de prática; e propomos um jogo dinâmico para agenciar o conhecimento de modo mais integrado e que favoreça a prática reflexiva das habitabilidades mais que humanas no ensino de Geografia. A metodologia pauta-se na abordagem interativa, organizada a partir do olhar para o campo empírico, experiência docente e vivências coletivas. Como ancoragem analítica para escrita da dissertação e elaboração do produto técnico tecnológico, recorremos aos conceitos de cosmopolítica e habitabilidade mais que humana. Tal investimento permitiu a elaboração e aplicação de uma oficina com alunos da 3ª série do Ensino Médio com estudos sobre mineração na perspectiva cosmopolítica e da habitabilidade mais que humana com a elaboração de um jogo didático através da metodologia interativa como possibilidade interativa da aprendizagem. A concretude da proposta foi satisfatória, pois os alunos conseguiram, de modo coletivo, se envolver nos estudos e na elaboração do jogo didático. A metodologia interativa firmou-se como um dispositivo que possibilita professores e professoras, alunos e alunas refletirem sobre mineração e outros conteúdos a partir da cosmopolítica e da habitabilidade mais que humana, através das leituras, estabelecimento de conceitos e resolução de situações-problemas, de modo a conhecer o espectro do outro que pode ser humano ou outros significantes.
- ItemA Construção da Identidade Étnico-Racial dos Estudantes Quilombolas na Escola Municipal Lino Soares - Comunidade de Curral das Várzeas , Bom Jesus da Lapa - BA.(2022-03-11) Reis, Monacita PintoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar se as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes dialogam com as especificidades étnico-raciais e culturais dos estudantes quilombolas. Através dessa análise buscou-se compreender se a escola, através das suas práticas de ensino, contribui com a construção da identidade étnico-racial dos educandos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Lino Soares, situada na comunidade de Curral das Várzeas, no município de Bom Jesus da Lapa, localizado no Território de Identidade do Velho Chico. Para a realização da pesquisa, utilizamos como fonte de pesquisa documentos escolares, questionários, formulários e entrevistas com gestores, professores, estudantes e moradores das comunidades. Os dados coletados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo. Com o olhar voltado para as práticas pedagógicas adotadas nos lócus onde a pesquisa foi realizada, os resultados revelaram a necessidade de construir uma proposta pedagógica que seja capaz de ressignificar o modelo de ensino vigente e, como isso, contemplar os diferentes saberes presentes na sala de aula e contribuir na construção da identidade étnico-racial dos estudantes.
- ItemContribuições da pedagogia da equidade racial para o enfrentamento do racismo escolar na educação infantil, do Distrito de Umburanas, em Brumado- BA(2021-11-10) Rocha, Valdirene AragãoAdentramos no “chão da escola” nas três turmas da Educação Infantil, do Maternal, Pré I e Pré II (03 a 05 anos), com o objetivo central de analisar: se os conteúdos trabalhados têm a abordagem pedagógica da temática racial no cotidiano das aulas. Utilizamos a observação participante, entrevistas semiestruturadas com as professoras das turmas e com os funcionários da escola e análise documental (planos diários de aulas). Configurando, portanto, uma pesquisa com viés etnográfico, com a duração de oito meses alternados de 2020/2021. A pesquisa aconteceu na modalidade híbrida, devido ao processo pandêmico da covid-19. Buscou compreender quais as: Contribuições da Pedagogia da Equidade Racial para o Enfrentamento do Racismo na Educação Infantil, do distrito de Umburanas, Brumado – Brasil. No percurso, percebemos que tais contribuições, são quase inexistentes. A criança negra, ainda, é invisibilizada e silenciada no cotidiano da Educação Infantil. Como recurso teórico metodológico afrorreferenciado, convocamos Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro (2006), Rita Fazzi (2004), Luciete Bastos (2018) e Kiussam de Oliveira (2019) para confirmar/fundamentar nossas hipóteses sobre a educação da criança negra. E para enegrecer a produção da Afropedagogia, trouxemos as contribuições pretagógicas e decoloniais da Pretagogia, Sandra Pétit (2011), da Pedagoginga, Allan da Rosa (2013), da Pedagogia das Encruzilhadas, Luiz Rufino (2018), e da Pedagogia Feminista Negra, Núbia Moreira (2011) e bell hooks (2019), mulheres negras brasileiras e afrodiaspórica que nos ajudaram a pensar a educação de gênero sob o viés da raça. Com o intuito de significar a pesquisa, construímos um caderno de atividades que denominamos Afropedagogia Infantil para Educadores. Nele, sugerimos atividades antirracistas consubstanciadas numa didática negra, a fim contribuir com os(as) professores(as) no trabalho com a diversidade racial no cotidiano escolar da educação infantil. Nele, resignificamos histórias, brincadeiras e músicas do repertório popular e infantil, introduzindo contos africanos, diaspóricos e afro-brasileiros que valorizam a raça negra e metodologias que possibilitaram pensar o currículo infantil de forma diversificada e não como modelo único e embranquecido. A devoluta da testagem do produto foi muito positiva. Concluímos que as ações pedagógicas que não consideram as diferenças raciais na educação infantil reforçam a disseminação do racismo e do preconceito, daí a necessidade de se instituir uma Afropedagogia Infantil e antirracista desde a primeira infância. Esta experiência é uma no pluriverso imenso de possibilidades de uma educação contra hegemônica, contraofensiva e decolonial, sob os pilares da “cosmosensação”, evidenciando que o conhecimento e a aprendizagem ocorrem em qualquer espaço e nível de ensino e é experienciado por todas as partes do nosso corpo e por todos os sentidos.
- ItemCurrículo, literatura afro-brasileira e relações raciais: intersecções de uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Fernandes, Adimara Fogaça Pereira; Barbosa, Elisabete da Silva; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Silva, Zoraide Portela da; Cruz, Elizeu Pinheiro daO presente estudo tem como objetivo compreender de que modo a literatura infantil afro-brasileira pode ser trabalhada como instrumento de prática curricular antirracista na Educação Infantil. A metodologia sustenta-se nos postulados da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo. O grupo amostral foi composto por 4 professoras da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães da cidade de Matina-Bahia. Para a produção de dados, empregamos dois instrumentos: a análise do Documento Curricular Referencial Municipal de Matina-Bahia e questionários respondidos pelas professoras participantes, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006) e Franco (2005). Foi possível verificar que a discussão das questões raciais no capítulo especifico da Educação Infantil do Referencial Curricular do município de Matina-Bahia é superficial e pontual, porém, com as informações provindas dos questionários, percebemos que, nas práticas das professoras participantes da pesquisa, diversas ações e estratégias pedagógicas com obras literárias afro-brasileira são empregadas no sentido de promover momentos de leitura com as crianças e para o enriquecimento das discussões das questões raciais em sala de aula. Diante do levantamento realizado, foi possível a criação do Caderno de atividades e práticas literárias antirracistas, cuja elaboração levou em consideração a prática já adotada na escola. Nosso intuito é que o produto educacional contribua para o desenvolvimento de práticas de mediação literária antirracista na Educação infantil ao possibilitar às crianças acesso a narrativas e olhares sobre a história não mais pelo olhar do sujeito branco/europeu, mas dos sujeitos que foram subalternizados e violentados, contribuindo, assim, para a elevação da autoestima e uma reconfiguração da identidade negra através de saberes identitários, políticos e estéticos-corpóreos.
- ItemCurso pré-vestibular como conexão entre educação básica e o ensino superior: o caso do UPT no DCHT/Uneb/Campus XX – Brumado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-08) Graia, Arlete Lisboa dos Santos, Arlete; Costa, Glauber Barros Alves , Glauber; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Magalhães, Daniella SantosO trabalho aborda questões relacionadas ao Programa Universidade Para Todos (UPT), presente no contexto das políticas públicas de acesso ao ensino superior brasileiro. Dá-se ênfase às particularidades do UPT para demonstrar a importância de iniciativas governamentais que prezam pela melhoria e a adoção de medidas que visem solucionar problemas de acesso ao ensino superior. Faz-se, para isso, uma pesquisa de abordagem qualitativa, com menção de pesquisas sobre o tema realizadas por diferentes estudiosos, com o intuito de deixar registrado o papel do programa e, principalmente, destacar a qualidade e a importância dele como política pública de acesso ao ensino de nível superior. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como o curso pré-vestibular Universidade para Todos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XX – Brumado, atua na conexão entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Neste sentido, é importante a compreensão das políticas públicas de acesso no nível superior, os cursos pré-vestibulares e a estrutura organizacional do programa. Para alcançar os objetivos propostos, foi trilhado um caminho metodológico sustentado pela pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos, teses e dissertações que discutem o UPT e análise de dados adquiridos a partir de entrevista estruturada com aplicação de questionário via formulário online, através do Google Forms aos sujeitos envolvidos com o programa Curso Pré-vestibular Universidade Para Todos. Com base nestas constatações, foi elaborada uma cartilha intitulada “Universidade é para todos”, direcionada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Bahia, com objetivo de levar ao conhecimento do programa e a utilização do espaço reservado para o UPT no Campus XX. Os resultados comprovam que o Programa Universidade Para Todos tem contribuído de forma significativa com a Educação, possibilitando aos estudantes oriundos de escolas públicas se aperfeiçoarem para o ingresso na Universidade através do acesso à qualificação pessoal e profissional fornecida a partir do momento em que utilizam o UPT.
- ItemDaqui e de lá. Afrofuturando em escrevivências. Memórias e trajetos de um encontro entre Brasil e África do Sul(2022-06-20) Chagas, Janildes AlmeidaNas concepções de espaço predominantes no cotidiano escolar, nem sempre há lugar para um saber diverso do institucionalizado, as chamadas contra-histórias. As noções que a escola atual privilegia são genéricas, globais, distantes das diversidades de vivências do espaço e por vezes das diversidades de coletivos sociais. Por esses motivos, as práticas educativas necessitam de constantes revisões. Se compreendermos que a escola é um espaço de socialização de identidades e valores, a questão que vêm à tona é: Como, então, levar à sala de aula as contra-narrativas que estabelecem a intersecção do progresso com a história, da memória com a tradição, da tecnologia com a inovação do povo negro e da cultura diaspórica? Frente a tal indagação, nesse trabalho, a Escrevivência e o Afrofuturismo são assumidos como dispositivos para a escrita de um romance. As personagens da narrativa são as vozes discursivas e responsivas do diálogo que a sua autora se propôs a construir com as referências dessa pesquisa e suas memórias e vivências dentro e fora das salas de aulas do Brasil e África do Sul. Como produto educacional foram propostas oficinas de criação literária e escrita criativa – chamadas de: AFROFUTURAS ESCREVIVENTES, tendo como público-alvo prioritário: docentes negras de escolas públicas, nessas oficinas serão trazidas identificações positivas, através da socialização racial, étnica e de gênero, dotando-as de ferramentas de leitura e produção criativa, permitindo que essas docentes sejam capazes de usar a Escrita como Arte para afirmar sua existência, bem como imaginar um mundo no qual o colonialismo e seus efeitos não são mais uma limitação para se pensar futuros possíveis para o povo negro.
- ItemDebaixo d’água: a inundação da comunidade quilombola de Riacho das Pedras, Rio de Contas-Bahia(2021-12-22) Barbosa, Antônio CláudioA pesquisa que realizamos está relacionada à construção da Barragem Luiz Vieira em 1983, no município de Rio de Contas Bahia, que inundou a Comunidade Quilombola de Riacho das Pedras, e provocou sérios danos às outras duas comunidades, Barra e Bananal. As comunidades de Barra e Bananal sofreram mudanças graves, pois o rio que ali passava foi desviado alagando as mais férteis terras dessas comunidades. Já Riacho das Pedras teve menos sorte e foi extinta, encoberta quase por completo pelo espelho d’agua da barragem ficando algumas partes fora d’agua. Mas não havendo condições plausíveis de habitação, os moradores foram forçados a deixar seus territórios ancestrais para tentar a sorte em localidades próximas na periferia de Rio de Contas e até lugares mais distantes como o Estado de São Paulo. Objetivamos analisar o processo da construção da Barragem relacionado esta construção ao Racismo entranhado na estrutura deste país. Realizamos uma pesquisa Qualitativa com base em História Oral, contudo, muito nos dedicamos à análise de documental. Entrevistas Semiestruturadas foram realizadas com moradores das Comunidades afetadas sendo Quilombolas ou não, as entrevistas não foram feitas com crianças. É reluzente o descaso do órgão responsável pela obra, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) que prometeu às comunidades uma série de melhorias e que por certo não foram realizadas, como quadras esportivas, posto de saúde, obras de saneamento básico, dentre outras. Terras alagadas, vidas espalhadas divididas, a memória sufocada em baixo d’água. Este descaso envolve seres humanos, a fauna e a flora e ainda aspectos culturais deste povo que vive naquele território há séculos, em nosso entendimento está lastreado na estrutura racista que existe e prepondera em nosso país, daí uma das razões para fazermos esta pesquisa.
- ItemDesafios para uma educação que constitua e fortaleça a identidade afro-brasileira no quilombo Santo Inácio – Ibiassucê – Bahia(2022-03-10) Rocha, Eliete Freitas daEsta pesquisa procurou investigar os desafios para uma educação que constitua e fortaleça a identidade afro-brasileira no Quilombo Santo Inácio, tendo como objetivo principal analisar como a Escola Quilombola Egídio de Brito Gondim tem lidado, em seu cotidiano pedagógico, com a Lei Federal nº 10.639/2003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para a Educação Escolar Quilombola em relação à constituição da identidade afro-brasileira dos quilombolas de Santo Inácio, comunidade na qual a escola está inserida. A metodologia de pesquisa enfatizou a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, e teve como instrumentos: aplicação de questionários e entrevistas através do Google Forms, Whatsapp, e e-mails, além de análise documental, registros diversos e maior conhecimento da experiência dos participantes, com registro em caderno de campo das informações adquiridas. Como produto final, foi elaborado um Caderno Pedagógico voltado para o quinto ano do Ensino Fundamental da escola investigada, com o intuito de oferecer apoio pedagógico para a prática de uma educação escolar quilombola e étnico-racial contextualizada, na perspectiva da Lei 10.639 e diretrizes afins, sempre pautada no sentido de fortalecer as identidades afrobrasileiras.