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- ItemA história do MR-8 e os desdobramentos da operação Pajussara na Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-31) Santos, Taylan Santana; Luna , Cristina Monteiro de Andrada; Souza, Sandra Regina Barbosa da Silva; Ferreira, Muniz GonçalvesA presente dissertação tem como objeto de estudo a história do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), desde a sua resistência política até os desdobramentos da Operação Pajussara na Bahia. Ao longo deste trabalho, analisamos a opção do MR-8 na luta armada contra a ditadura no Brasil, contextualizando o seu processo de formação e atuação em Salvador. Na Bahia, a referida organização conseguiu inserir quadros clandestinos em uma área do sertão, no povoado de Buriti Cristalino em Brotas de Macaúbas. Através desse setor de campo, o MR-8 desenvolveu um trabalho político junto aos garimpeiros, camponeses e populares da região, cujo trabalho foi amplificado com a chegada de Carlos Lamarca em 1971. Neste mesmo ano, instaurou-se a Operação Pajussara, responsável pelo terrorismo de Estado na Bahia, sob o propósito de “capturar e destruir o grupo de Carlos Lamarca”. Através de fontes históricas como relatórios oficiais do Estado e fontes orais, discutimos nessa dissertação, os alcances e limites dessa resistência política do MR-8, os impactos e as problemáticas da repressão da Operação Pajussara, assim como seus desdobramentos no campo da história política e a memória coletiva da região.
- ItemA Irmandade do Glorioso São Bartolomeu de Maragogipe: suas práticas devocionais e a romanização (1851 – 1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-05-06) Nascimento, Antonio da Conceição; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Reginaldo, Lucilene; Farias, Sara OliveiraA criação da Irmandade de São Bartolomeu, se comparada ao tempo de existência das demais que já existiam na freguesia de Maragogipe desde o século XVIII, pode ser considerada tardia. Ainda assim, ela tornou-se a confraria de maior ressonância da cidade. Conforme os seus Compromissos de 1851 e 1943, sua criação atendeu ao objetivo de cuidar do culto ao santo apóstolo padroeiro da cidade, São Bartolomeu, atividade com a qual se ocupou até 1995, quando foi substituída pelas comissões de festas que haviam sido incorporadas à sua Mesa Administrativa desde 1912. Além disso, a assistência funerária aos irmãos confrades também fez parte de suas práticas devocionais mesmo depois da construção do cemitério em Maragogipe na década de 1860, quando os enterramentos deixaram de ser realizados nos templos católicos. Já no momento de sua fundação em 1851, em carta de aprovação de seu Compromisso, o Arcebispo Primaz da Bahia, o ultramontano Dom Romualdo de Seixas, fez algumas recomendações que demonstram sua preocupação em evitar práticas que pudessem se desviar dos preceitos católicos romanos. Estas recomendações não interferiram tanto na autonomia da confraria. Foi já no início do século XX, depois da separação entre a Igreja e o Estado que as medidas da Romanização se fizeram sentir, e a Irmandade de São Bartolomeu foi colocada sob a presidência do vigário, perdendo dessa forma a autonomia
- ItemAntônio Rodrigues Garcia: a trajetória de um cristão-novo nos Sertões do Rio São Francisco. (Bahia, s. XVIII)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-05) Santos, Elaine da Silva; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Conceição, Helida Santos; Silva, Emãnuel Luiz Souza eEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados da pesquisa sobre a trajetória do cristão-novo português, Antônio Rodrigues Garcia homem de negócio que se estabeleceu na capitania da Bahia, até finalmente se fixar no sertão do rio de São Francisco, território da referida capitania. Membro de uma família com vasta passagem pelos cárceres do Santo Ofício, Rodrigues encontrou dentro da América portuguesa um pressuposto para escapar da mira dos inquisidores. Sendo assim, Antônio Rodrigues Garcia se firmou como um notável comerciante, assegurado por uma rede de compadrio que envolvia cristãos-velhos, parentes e outros cristãos novos também atuantes no comércio. Contudo, seu status social não foi capaz de apagar a mácula cristã-nova, nem de seus companheiros, todos foram acusados de judaísmo, sendo então denunciados e presos pelo Santo Ofício durante a primeira metade do século XVIII. O trabalho também busca situar Rodrigues Garcia em seu meio social, comercial e familiar, bem como analisar suas formas de confissão e resistência nos cárceres. Além disso, procurou-se observar diferentes práticas judaicas que foram identificadas pela Inquisição
- ItemArtes e práticas curativas em Caetité -Ba (1897-1940)(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Sacramento, Adriana de Jesus; Brito, Gilmário Moreira; Sampaio, Gabriela dos Reis; Souza, Christiane Maria Cruz deO estudo sobre as artes e práticas curativas no município de Caetité de 1897 a 1940, procura se demonstrar os diferentes sujeitos qualificados como curandeiros, charlatães, feiticeiros e as parteiras que exerciam práticas de curas vinculadas a medicina naquele município. Através de diferentes fontes documentais como o Jornal A Penna, relatos de memorialistas, processos crimes, relatórios de inspetoria sanitária e as teses da Faculdade de Medicina da Bahia, o Código Penal de 1890, em conjunto, deram visibilidade para observar as tensões, campo de lutas e embates envolvendo os oficiantes de cura com a medicina científica. Por outro lado, as fontes investigadas revelam a recorrência de moradores de Caetité a diferentes formas de curas, a saber: a ida aos curadores, a recorrência de uma medicina doméstica e as consultas com os doutores
- ItemAs aparências enganam: a leitura de publicidades relacionadas ao consumismo na aula de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental(UNEB - Departamento de Ciências Humanas - Campus V - Santo Antonio de Jesus, 2024-03-25) Souza, José Rogério Dias de; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Lima, Marcus Antônio AssisNeste trabalho de pesquisa embasado pela teoria da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, versamos sobre a questão da leitura do gênero discursivo publicidade, realizada em sala de aula com um grupo de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso principal objetivo é analisar, a partir da leitura, o funcionamento e os efeitos de sentidos do gênero, considerando sua provável influência para o aumento do consumismo. Incialmente, realizamos uma Atividade Diagnóstica cujas inferências apresentaram os gestos de leitura realizados pelos participantes. Destacamos que estes gestos se dão em virtude da sua constituição enquanto sujeito sócio-histórico atravessados ideologicamente. A Atividade Diagnóstica culminou na produção de uma Sequência Didática, que reforça nossas proposições pretendidas no objetivo inicial, e tem a intenção de servir como uma possibilidade de formar leitores críticos e participativos em seu cotidiano através da leitura e análise do funcionamento, formulação, constituição e circulação do gênero discursivo publicidade. Para fomentar e ampliar teoricamente os nossos objetivos, confrontamos as proposições de leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular com a proposta de leitura da Análise de Discurso pecheutiana, cujas ideais estão na possibilidade de significar um mesmo texto de forma diferente. Por essa perspectiva, os gestos de leitura não são fixos, nem predeterminados, são heterogêneos. Propusemos e analisamos as atividades realizadas pelos participantes da pesquisa nas duas etapas: Atividade Diagnóstica e Sequência Didática. Os resultados obtidos a partir das análises tornaram-se capítulos desta pesquisa e evidenciam que o processo de leitura deve ser constituído socialmente, destacando a necessidade em trabalharmos a leitura rompendo a barreira da previsibilidade.
- ItemAs contribuições da igreja católica na criação da APROBATC, modelo de associativismo, no município de Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-04) Pereira , Valdeny do Nascimento; Farias, Sara Oliveira; Dias , Acácia Batista; Santos , Ana Maria Carvalho dosEste estudo se debruçou sobre a Associação dos Pequenos Agricultores de Baixão, Tremedal e Cariri (APROBATC), localizada em Valença — município pertencente ao Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia— composta por mulheres se destacando na atuação, organização, liderança e número considerável de associadas. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da Igreja Católica na criação da APROBATC, modelo de associativismo, atuando no Baixão, Tremedal e Cariri, na zona rural do município de Valença, localizado na Bahia, no período de 1980 até os dias atuais. É uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória/bibliográfica, revelando imagens e documentos (jornais e atas) da APROBATC, bem como a utilização de entrevistas com o uso da metodologia proveniente da história oral. A partir dos discursos apresentados pelos participantes, ratifica-se a importância do protagonismo, principalmente das mulheres em associações, uma vez que permite garantir uma representação igualitária, bem como para aproveitar plenamente suas contribuições em todos os aspectos das atividades da associação, que vão desde a tomada de decisões até a implementação de projetos e atividades
- ItemAs secas e ações públicas na Província da Bahia (1857-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Santos, Janiele de Jesus; Pinho, José Ricardo Moreno; Leal, Maria das Graças de Andrade; Neves, Frederico de CastroA presente dissertação teve como objeto de investigação as ações públicas ocorridos entre o período de 1857 a 1888 na Província da Bahia. Questionou-se como foram o processo de criação destes socorros, quem participou das formulações e como foram implementadas perpassando por uma reflexão sobre migrações, formações de colônias nacionais, o papel da caridade particular e a esmola, a interação e a adaptação entre a mão de obra livre e a escrava, o uso do trabalho migrante nas obras públicas e nas propriedades particulares. Para responder tais indagações, foram utilizados documentos das comissões de socorros, relatórios dos governos, anais da Câmara de Deputados. Assim como diversos periódicos da época, também se usou as legislações que, de alguma forma entraram em contato com o tema
- ItemAs secas e ações públicas na Província da Bahia (1857-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Santos, Janiele de Jesus; Pinho, José Ricardo Moreno; Leal, Maria das Graças de Andrade; Neves, Frederico de CastroA presente dissertação teve como objeto de investigação as ações públicas ocorridos entre o período de 1857 a 1888 na Província da Bahia. Questionou-se como foram o processo de criação destes socorros, quem participou das formulações e como foram implementadas perpassando por uma reflexão sobre migrações, formações de colônias nacionais, o papel da caridade particular e a esmola, a interação e a adaptação entre a mão de obra livre e a escrava, o uso do trabalho migrante nas obras públicas e nas propriedades particulares. Para responder tais indagações, foram utilizados documentos das comissões de socorros, relatórios dos governos, anais da Câmara de Deputados. Assim como diversos periódicos da época, também se usou as legislações que, de alguma forma entraram em contato com o tema.
- Item“Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”: o impacto do trio elétrico no carnaval soteropolitano (1951-1975).(Universidade do Estado da Bahia, 2015-11-30) Quintino, Rosimario de Aragão; Correa, Priscila Gomes; Moura, Milton de Araújo; Filho, Raphael Rodrigues VieiraO presente trabalho tem como objetivo analisar o surgimento e o processo de consolidação do trio elétrico no carnaval soteropolitano entre os anos 1951-1975. O carnaval em Salvador ao longo do tempo se configurou como um espaço marcado pelas constantes disputas por participação social, e o trio elétrico surge nessa festa em um momento de acirramento dessas disputas. Motivado pelo desfile do clube carnavalesco pernambucano, Vassourinhas, nas ruas da capital baiana no início da década de 1950, o trio elétrico possui duas datas para sua primeira apresentação no carnaval soteropolitano e teve uma participação ativa no processo de reconfiguração do modelo festivo por qual passou o carnaval em Salvador entre os anos 50 e 70 do século XX. Este trabalho “conta” uma história do trio elétrico no carnaval soteropolitano nos 25 anos iniciais de participação do mesmo nessa festa, a partir das narrativas de jornais soteropolitanos do período. Também utilizamos obras bibliográficas que versam sobre o carnaval de Salvador e memórias que possibilitam perceber a dinâmica dessa festa e a atuação do trio elétrico na mesma. Inserido em um contexto de transformações no carnaval da capital baiana, o trio elétrico em 25 anos conseguiu um papel de destaque nessa festa, sendo apropriado e transformado em expressão carnavalesca caracterizadora do carnaval soteropolitano, uma importante ferramenta na promoção turística e um ícone dessa festa.
- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990
- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-14) Santos , Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990.
- ItemCajazeiras, capital com jeito de interior”: segregação urbana e invenção de um Bairro-Cidade em Salvador-Ba (1975-1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Santos, Vitor Rangel Souza dos; Farias, Sara Oliveira; Brum, Mario Sergio Ignácio; Santos, Ana Maria Carvalho dosNesta pesquisa analisamos o processo de construção do discurso de que o Complexo Habitacional Cajazeiras é uma "cidade" dentro da cidade de Salvador. Nesse sentido, vamos observar as memórias tecidas sobre a região desde o crescimento da urbanização em Águas Claras, decorrente das políticas públicas do Banco Nacional da Habitação (BNH) na Bahia em fins de 1970. A partir de relatos orais, documentos oficiais e recortes de jornal sobre o Projeto Cajazeira investigamos a institucionalização da segregação urbana por raça e classe em Salvador na década de 1980, evidenciada nos dados e na exclusão enfrentada pelas pessoas negras e/ou pobres no cotidiano. Entretanto, apesar de todo o distanciamento enfrentado, seus habitantes constroem táticas coletivamente e, aproveitando-se das brechas na vigilância, conseguem reapropriar espaços e lutar pelos direitos básicos que conferem o acesso à cidadania
- ItemCajazeiras, capital com jeito de interior”: segregação urbana e invenção de um bairro-cidade em Salvador-Ba (1975-1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Santos, Vitor Rangel Souza dos; Farias , Sara Oliveira; Brum, Mario Sergio Agnácio; Santos, Ana Maria Carvalho dosNesta pesquisa analisamos o processo de construção do discurso de que o Complexo Habitacional Cajazeiras é uma "cidade" dentro da cidade de Salvador. Nesse sentido, vamos observar as memórias tecidas sobre a região desde o crescimento da urbanização em Águas Claras, decorrente das políticas públicas do Banco Nacional da Habitação (BNH) na Bahia em fins de 1970. A partir de relatos orais, documentos oficiais e recortes de jornal sobre o Projeto Cajazeira investigamos a institucionalização da segregação urbana por raça e classe em Salvador na década de 1980, evidenciada nos dados e na exclusão enfrentada pelas pessoas negras e/ou pobres no cotidiano. Entretanto, apesar de todo o distanciamento enfrentado, seus habitantes constroem táticas coletivamente e, aproveitando-se das brechas na vigilância, conseguem reapropriar espaços e lutar pelos direitos básicos que conferem o acesso à cidadania
- ItemCatequização, colonização e conflitos na sesmaria de João Peixoto Viegas na Bahia – 1653 –1700.(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-01) Araújo, Alex Teixeira de; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Santos, Fabiano Vilaça dos; Ximenes, Cristiana Ferreira LyrioEssa dissertação estuda a trajetória de João Peixoto Viegas, um comerciante português que imigrou da vila de Viana de Castelo (Portugal) para a Capitania da Bahia em 1640, onde fez carreira administrativa e ascendeu socioeconomicamente, estabelecendo redes de sociabilidades que lhe possibilitaram alcançar os espaços reservados a “nobreza da terra”, como o Senado da Câmara e a Santa Casa de Misericórdia, e envolvendo-se em disputas e conflitos de caráter administrativo e bélico, na defesa de seus interesses. Como resultado de sua ascensão política e econômica e da ação colonizadora desenvolvida em suas sesmarias, sobretudo, a que compreendia as terras de Água Fria, Itapororocas e Jacuipe, com larga utilização de mão de obra dos índios da nação Paiaiá, Viegas envolveu-se em um conflito de interesses com os padres da Companhia de Jesus em torno da administração temporal dos indígenas. Dada sua influencia e participação na vida econômica, social e administrativa na Capitania da Bahia, Viegas foi agraciado pelo então Governador Geral Afonso Furtado do Rio de Mendonça com uma provisão que lhe concedia o direito a administração temporal desses índios da nação Paiaiá, contrariando os interesses dos inacianos. A análise proposta vai além da elaboração de um trabalho de trajetória, circulando também em temas como colonização, catequização, aldeamentos jesuíticos, ascensão social, nobiliarquia, economia colonial, cargos e funções na governança local, além de empreender também um estudo dos impactos políticos e econômicos que a Restauração Portuguesa teve sobre a emergente sociedade baiana no século XVII. Discutimos como a proeminência social e administrativa de Viegas, os serviços prestados a Coroa Portuguesa, aliado ao prestígio político que conseguiu junto às autoridades coloniais e reinóis, possibilitou-lhe acesso a importantes privilégios
- ItemColégio Luzia Silva: práticas disciplinares, normatizações de gênero e relações de poder no contexto educacional do município de Jaguaquara-Ba (1950-1976).(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-23) Moura, Wallace Sousa de; Dick, Sara Martha; Vasconcelos, Tânia Mara Pereira; Vasconcelos, Vânia Nara PereiraEsta pesquisa visa estudar as relações de gênero no colégio interno católico feminino Luzia Silva no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, no período de 1950 a 1976, buscando analisar a influência e os valores históricos sociais do colégio no município, entendendo como se processava a educação proposta pelo colégio e como ele preparava suas internas para a vida em sociedade. Pretendemos analisar as relações de poder existentes nesse espaço educacional buscando elucidar se as práticas educativas promovidas pela congregação Franciscana Imaculatina serviram para assegurar os interesses políticos da elite jaguaquarense.
- ItemColégio Luzia Silva: práticas disciplinares, normatizações de gênero e relações de poder no contexto educacional do município de Jaguaquara-Ba (1950-1976).(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-23) Moura, Wallace Sousa de; Vasconcelos, Tânia Mara Pereira; Dick, Sara Martha; Vasconcelos, Vânia Nara PereiraEsta pesquisa visa estudar as relações de gênero no colégio interno católico feminino Luzia Silva no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, no período de 1950 a 1976, buscando analisar a influência e os valores históricos sociais do colégio no município, entendendo como se processava a educação proposta pelo colégio e como ele preparava suas internas para a vida em sociedade. Pretendemos analisar as relações de poder existentes nesse espaço educacional buscando elucidar se as práticas educativas promovidas pela congregação Franciscana Imaculatina serviram para assegurar os interesses políticos da elite jaguaquarense.
- ItemCotidiano e trabalho das marisqueiras e catadeiras de Valença - Ba (1960-2000)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-06) Brasão, Maria de Fátima Fernandes; Santos, Ana Maria Carvalho dos; Aras, Lina Maria Brandão de; Farias, Sara OliveiraO cotidiano das marisqueiras e catadeiras no período de 1960-2000 em Valença, cidade baiana localizada no Baixo Sul, na região conhecida como Costa do Dendê, é o objeto deste estudo. Utilizando-se de fontes orais, buscou-se, entre outros objetivos, traçar o dia a dia dessas mulheres dentro e fora dos manguezais; discutir períodos de fartura contrapondo-se a períodos de escassez nos manguezais valencianos; analisar o porquê do trabalho da mariscagem não continuar a ser passado, de forma significativa, de geração para geração. Além das fontes orais, para a construção da narrativa, foram utilizados material bibliográfico, mapas e fotografias. As marisqueiras e catadeiras são pessoas comuns que trazem efetiva contribuição para a economia de Valença. A mariscagem, nessa localidade, ainda continua sendo praticada de forma artesanal, e, na maioria das vezes, são as marisqueiras que confeccionam os objetos utilizados no trabalho. Penetrar no cotidiano dessas mulheres significa conhecer e registrar situações peculiares a uma profissão secular na região
- ItemO culto à Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Cachoeira: fé e imaginário religioso (1970-2010)(2022-04-08) Silva Neto, Antonio Gomes daO presente estudo analisa o culto à Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, município situado no Recôncavo da Bahia, entre os anos de 1970 a 2010. Neste período, mulheres negras, através de uma rede de sociabilidade e fé, tornaram-se integrantes da Irmandade devocional da referida invocação mariana. Com os pressupostos teórico e metodológico da História Cultural e valendo-se de depoimentos orais, de produções audiovisuais e jornais, discorremos sobre os atos litúrgicos que reatualizam e rememoram a morte e a assunção de Maria, mãe de Jesus, conectados às narrativas apócrifas dormicionistas e assuncionistas, nas missas e procissões, bem como os elementos provenientes da religiosidade afro-brasileira. Nossa Senhora da Boa Morte também é cultuada no âmbito doméstico, onde orações são entoadas em sua honra. Buscou-se também abordar a realização dos banquetes e o samba de roda nos três últimos dias festivos. Este estudo ainda apresenta os pedidos de intercessão e promessas para Nossa Senhora da Boa Morte, realizados pelos protagonistas da presente pesquisa, em suas variadas situações. Verificou-se que, em alguns casos, os pedidos das devotas, quando alcançados, contribuíram significativamente para o aumento do interesse de ingresso na Irmandade devocional. Durante os atos litúrgicos as devotas, ao reproduzirem e rememorarem os ritos fúnebres da Virgem Maria, vivenciam o tempo sagrado.
- ItemDa enxada ao clavinote: experiências, liberdade e relações familiares de escravizados no sertão baiano, Xique-Xique (1850-1888)(2020-09) Martins, Taiane DantasEsta pesquisa analisou a experiência dos escravizados e escravizadas no sertão do São Francisco, Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, emancipada em 1832. O recorte da pesquisa foi de 1850 a 1888, expandindo-se a análise para o período anterior nos momentos em que as fontes permitiram. Estas foram os inventários post mortem e testamentos, onde se buscou aspectos quantitativos, formações familiares e formas de conquista da liberdade; os processos cíveis e criminais, onde se analisou alguns conflitos e aspectos cotidianos; as correspondências de autoridades e os relatos de viajantes, buscando-se conhecer melhor a sociedade local; além dos registros de batismos, utilizados para analisar as estratégias utilizadas pelas cativas no momento de apadrinhar seus filhos. O enfoque foi dado para o trabalho, abordando as atividades realizadas, onde se verificou uma grande diversidade de ocupações. Analisou-se ainda a moradia dos cativos e aspectos da morbidade destes. Foram buscadas também as formas de conquista da liberdade, que variaram nas diferentes décadas e as formas de resistência utilizadas pelos escravizados, além das estratégias familiares e de compadrio estabelecidas por eles
- ItemDa usina de luz à energia elétrica de Paulo Afonso: modernização e eletrificação urbana em Itaberaba/Ba (1938/1971)(Universidade do Estado da Bahia, 2015-11-20) Lima, Alcides de Jesus; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Leite, Rinaldo Cesar Nascimento; Silva, Paulo SantosO processo de eletrificação urbana se qualifica como um dos principais projetos de modernização da cidade de Itaberaba entre 1938-1971. Tal processo se constitui o objetivo central deste estudo. Inserida no contexto da ideia de civilizar a cidade, a eletricidade foi associada a outros mecanismos que visavam a superação das práticas que em meados do século XX foram localmente eleitas como anti-civilizadas. A iluminação pública assumiu uma centralidade e para modernizá-la, introduziu-se a energia elétrica em 1938. Tal fato possibilitou a entrada da cidade no clube dos centros urbanos baianos, cujos lampiões a querosene/gás já haviam sido desativados. Consideramos que a expansão da eletricidade no interior da Bahia só ocorreu a partir das políticas estatais dos anos 1950. No mesmo período, o crescimento urbano no Estado também se acentuou, aumentando a demanda pela energia elétrica. A usina de luz, nos primeiros vinte anos de existência em Itaberaba, pouco contribuiu para a conformação do status de cidade civilizada. A criação da Coelba pelo governo baiano em 1959 e os planos de eletrificação do Departamento de Energia da Bahia e da Chesf geraram boas expectativas entre alguns políticos locais. Nesse sentido, analisamos as tentativas das autoridades municipais em estabelecer um convênio com a Coelba, o serviço de luz sob o controle da CERNE e os anseios pela energia elétrica de Paulo Afonso no curso da década de 1960.