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- ItemA curadoria digital como recurso contra a desinformação: um protótipo de ensino para a formação do leitor crítico de textos multiletrados no ambiente virtual(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-28) Santos , Lécio da Mota; Santos, Adelino Pereira dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Anecleto, Úrsula CunhaA presente dissertação de Mestrado Profissional em Letras apresenta um protótipo digital de ensino, desenvolvido para colaborar na formação do letramento digital crítico dos alunos dos anos finais da Educação Básica. Recurso a ser apresentado como proposta aos docentes do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, no município de Camaçari. A materialização de tal protótipo faz frente ao crescente fenômeno de desinformação nos ambientes virtuais e está em consonância com o objetivo geral de compreender como o trabalho com a leitura crítica, oportunizada pela curadoria digital de informações, possibilita que os alunos reajam criticamente às fake news. Com foco na pedagogia dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000, 2016; ROJO, 2013, 2017; ROJO e BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019), busca-se formar leitores proficientes e críticos na hipermodernidade. Por meio do trabalho com a leitura crítica, procura-se evitar reações acríticas diante de fake news. Com base nos princípios da BNCC (BRASIL, 2017), propõe-se o desenvolvimento de competências leitoras, práticas de curadoria de conteúdo (CORTELLA; DIMENSTEIN,2015; BRASIL, 2017; ROJO, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) e aprendizagem compartilhada. Considerando-se a recente relevância da curadoria de conteúdos nas mídias digitais, devido ao aumento do fluxo de informações e dispersão das fontes de autoria, busca se compreender melhor a curadoria e seus processos para garantir a seleção e organização adequadas do conteúdo digital. Portanto, como procedimento metodológico, foi aplicada uma abordagem qualitativa com caráter propositivo e aplicação do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), utilizado para analisar o corpus da pesquisa; além da implementação da ferramenta digital Voyant Tools que contribuiu para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. No trabalho, introduz-se o conceito de leitor ubíquo (SATAELLA, 2014) para caracterizar o leitor da hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004) e da hipermobilidade (SANTAELLA, 2013). A metodologia de análise de conteúdo revelou-se valiosa na investigação dos vieses presentes nos textos analisados, desvelando intenções, representações simbólicas e significados ocultos nas comunicações. Além disso, a ferramenta Voyant Tools também contribuiu significativamente para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. Como resultado, constatou-se que a curadoria de informações digitais pode despertar nos estudantes a consciência da importância de se verificar, filtrar, avaliar e utilizar fontes confiáveis de informação, podendo gerar discernimento entre o que é fato e o que é manipulação. Aprendizado que pode levá-los a compartilhar informações verificadas e confiáveis nas redes, contribuindo para fortalecer a credibilidade do espaço público digital. Em suma, este estudo poderá contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, para a formação de leitores críticos e fortalecimento de diretrizes para a curadoria de conteúdo, visando a confiabilidade e qualidade das informações disponíveis.
- ItemA história do MR-8 e os desdobramentos da operação Pajussara na Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-31) Santos, Taylan Santana; Luna , Cristina Monteiro de Andrada; Souza, Sandra Regina Barbosa da Silva; Ferreira, Muniz GonçalvesA presente dissertação tem como objeto de estudo a história do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), desde a sua resistência política até os desdobramentos da Operação Pajussara na Bahia. Ao longo deste trabalho, analisamos a opção do MR-8 na luta armada contra a ditadura no Brasil, contextualizando o seu processo de formação e atuação em Salvador. Na Bahia, a referida organização conseguiu inserir quadros clandestinos em uma área do sertão, no povoado de Buriti Cristalino em Brotas de Macaúbas. Através desse setor de campo, o MR-8 desenvolveu um trabalho político junto aos garimpeiros, camponeses e populares da região, cujo trabalho foi amplificado com a chegada de Carlos Lamarca em 1971. Neste mesmo ano, instaurou-se a Operação Pajussara, responsável pelo terrorismo de Estado na Bahia, sob o propósito de “capturar e destruir o grupo de Carlos Lamarca”. Através de fontes históricas como relatórios oficiais do Estado e fontes orais, discutimos nessa dissertação, os alcances e limites dessa resistência política do MR-8, os impactos e as problemáticas da repressão da Operação Pajussara, assim como seus desdobramentos no campo da história política e a memória coletiva da região.
- ItemA Irmandade do Glorioso São Bartolomeu de Maragogipe: suas práticas devocionais e a romanização (1851 – 1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-05-06) Nascimento, Antonio da Conceição; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Reginaldo, Lucilene; Farias, Sara OliveiraA criação da Irmandade de São Bartolomeu, se comparada ao tempo de existência das demais que já existiam na freguesia de Maragogipe desde o século XVIII, pode ser considerada tardia. Ainda assim, ela tornou-se a confraria de maior ressonância da cidade. Conforme os seus Compromissos de 1851 e 1943, sua criação atendeu ao objetivo de cuidar do culto ao santo apóstolo padroeiro da cidade, São Bartolomeu, atividade com a qual se ocupou até 1995, quando foi substituída pelas comissões de festas que haviam sido incorporadas à sua Mesa Administrativa desde 1912. Além disso, a assistência funerária aos irmãos confrades também fez parte de suas práticas devocionais mesmo depois da construção do cemitério em Maragogipe na década de 1860, quando os enterramentos deixaram de ser realizados nos templos católicos. Já no momento de sua fundação em 1851, em carta de aprovação de seu Compromisso, o Arcebispo Primaz da Bahia, o ultramontano Dom Romualdo de Seixas, fez algumas recomendações que demonstram sua preocupação em evitar práticas que pudessem se desviar dos preceitos católicos romanos. Estas recomendações não interferiram tanto na autonomia da confraria. Foi já no início do século XX, depois da separação entre a Igreja e o Estado que as medidas da Romanização se fizeram sentir, e a Irmandade de São Bartolomeu foi colocada sob a presidência do vigário, perdendo dessa forma a autonomia
- ItemA leitura de contos populares nos anos finais do ensino fundamental: análise discursiva e proposta de ensino(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-02) Cabral, Alane Cristina Souza Silveira; Oliveira, Fábio Araújo; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo; Fontana , Mónica Graciela ZoppiO objetivo deste trabalho é analisar as condições de produção da leitura de contos populares em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e, a partir dessa análise, produzir uma sequência didática focada na leitura crítica, baseada na teoria da análise do discurso pecheutiana. Nessa perspectiva, a pesquisa busca contribuir na promoção da leitura crítica de contos populares nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental II, no intuito de alcançar a formação de leitores capazes de analisar o funcionamento da linguagem nos contos populares, ou seja, de analisar a constituição, formulação e circulação desses textos. Para atingir este objetivo, discutiu-se sobre a proposta de leitura sugerida pelos documentos oficiais PCN´s e BNCC, sobre a leitura na perspectiva da análise do discurso materialista e sobre letramento literário, com ênfase no conto popular. A construção do arquivo refere-se à reunião das coleções dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2020 (PNLD). Desta análise, formamos o corpus da pesquisa com dois contos populares: ―A história de Blimundo‖, no livro didático do 7º ano da coleção Português: Conexão e uso, da editora Saraiva (DELMANTO, 2018) e o conto popular ―A mulher que escondia comida‖, do livro didático da coleção Português Linguagens – Editora Atual (CEREJA E MAGALHÃES, 2017), indicado pelo PNLD em 2017. Em virtude da ausência significativa dos chamados contos populares nas coleções indicadas para o Ensino Fundamental II pelo PNLD 2020, julgamos necessário ampliar o corpus, buscando o conto popular em alguns livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi feita uma breve análise discursiva das atividades de leitura dos contos populares e chegou-se à conclusão de que há a necessidade de apresentar novos gestos de leitura para o conto popular, propondo aos alunos uma leitura que favoreça a sua criticidade e a sua autonomia.
- ItemA produção de artigos de opinião por alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Rebouças, Kalliandra Barreto; Santos, Adelino Pereira dos; Almeida, Gilce de Souza; Santos , Hildete Leal dosDe acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017b), torna se necessário desenvolver a habilidade do uso de recursos persuasivos, em textos argumentativos. É preciso que o aluno analise informações confiáveis, fatos e dados para formular pontos de vista que respeitem e promovam os direitos humanos, como rege a sétima competência geral: a argumentação. À vista disso, o trabalho de pesquisa que apresento nesta dissertação, qualitativa, aplicada, de cunho etnográfico, partiu de um problema: de que modo o processo de escrita do gênero textual artigo de opinião pode contribuir para o desenvolvimento da competência sociocomunicativa dos estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Democrático Dr. Rômulo Almeida, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia? Como hipótese pressuponho que os alunos não produziam satisfatoriamente o artigo de opinião, em decorrência de fatores variados, como falta de conhecimentos prévios, desconhecimento sobre a estrutura do gênero, ausência da prática de reescrita do texto. Assim, nesta pesquisa, o objetivo geral foi auxiliar os alunos dessa turma na produção do gênero textual artigo de opinião, propondo como intervenção as práticas de releitura, discussão e reescrita dos textos, a partir de um quadro de critérios que inclui observâncias das características estruturais do gênero textual artigo de opinião, superfície textual, textualidade e argumentatividade. Para tanto, utilizei como referencial teórico autores que discutem o trabalho com o texto em sala de aula, a textualidade e a importância da releitura e reelaboração do texto, fundamentados na Linguística Textual, tais como Antunes (2010), Bakhtin (2016), Costa Val (2006), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), dentre outros estudiosos do trabalho com a leitura e a produção de textos. A partir desta proposta de intervenção pedagógica, verifiquei uma melhora considerável na produção do artigo de opinião dos alunos que, sobretudo com a releitura e reescrita, exercitaram a criticidade, ampliando consideravelmente sua capacidade argumentativa nesse gênero de texto. Trata-se, pois, de mais uma contribuição de pesquisa para o aperfeiçoamento do trabalho com o texto nas aulas de língua portuguesa nas escolas
- ItemA terra em jogo: perfil fundiário e estratégias para a manutenção da propriedade rural em Feira de Santana (1890-1930).(Universidade do Estado da Bahia, 2014-11-26) Reis, Francemberg Teixeira; Farias, Sara Oliveira; Oliveira , Clóvis Frederico Ramaiana Moraes; Oliveira, Ana Maria Carvalho dos SantosO trabalho tem como objetivo estudar o perfil fundiário, a transferência do patrimônio e os conflitos relacionados à terra no município de Feira de Santana, localizado no Agreste da Bahia, no período de transição do século XIX para o século XX. As fontes utilizadas foram inventários, ações cíveis do Poder Judiciário e o Código Civil Brasileiro publicado em 1917. A proposta colocada visa conhecer o perfil fundiário do município e, a partir deste, compreender as estratégias de transferência hereditária do patrimônio rural e as ações voltadas para a preservação da propriedade. Centralizando na propriedade da terra, discute-se como os indivíduos, na condição de herdeiros, deliberavam sobre a distribuição dos bens do espólio, no intuito de melhor preservarem o status familiar; estas posturas ora eram consensuais, ora eram fruto de decisões unilaterais, possibilitando desentendimentos entre os envolvidos. Por fim, analisando os conflitos, são mostrados como os agentes sociais, na expectativa de assegurarem suas terras, buscavam a Justiça para resolver conflitos relacionados à imprecisão de domínios, divisão e demarcação de terras, derrubadas de cercas e uso comum de determinadas áreas da propriedade.
- ItemA voz da resistência em contos da obra O tapete voador, de Cristiane Sobral: um incentivo à leitura literária afro-brasileira no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Pita, Edna Arruda; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Silva, Naiane Vieira dos ReisDiante da baixa proficiência em Língua Portuguesa e da ausência de um trabalho efetivo com a literatura, este estudo utiliza contos afro-brasileiros de autoria feminina para ampliar o repertório literário e fortalecer a educação antirracista. Esta pesquisa buscou compreender como a leitura de contos afro-brasileiros, selecionados da obra O Tapete Voador, de Cristiane Sobral, contribui para o letramento literário e a promoção da diversidade na Educação Básica, seguindo as orientações normativas. A intervenção realizada constituiu-se de uma “Rota Literária” com contos afro-brasileiros e foi aplicado em uma escola pública na cidade de Valença, Bahia. Este estudo respaldou-se em referenciais teóricos que discutem o papel da literatura na formação humana e crítica. Candido (2011) e Compagnon (2003) destacam o papel da leitura literária no autoconhecimento e na compreensão do outro, enquanto Freire (2011a, 2011b, 2014) orienta práticas pedagógicas voltadas à autonomia e libertação. A leitura e o letramento literário são abordados por Antunes (2009), Zilberman (2008), Lajolo (2001), Abreu (2006) e Fleck (2019), além da problematização do letramento em Soares (2006), Cosson (2018) e Street (2014). O estudo também dialoga com críticas aos estereótipos na literatura brasileira de Dalcastagnè (2005), a abordagem social e filosófica do racismo e da figura do racista, respectivamente, em Diangelo (2018) e Gordon (2023); e a discussão sobre o epistemicídio do povo negro por Nascimento (2016), Ribeiro (2009) e Adichie (2019). O estudo se fundamenta em Gomes (2007) para a educação antirracista, em Duarte (2010) e Souza (2006) para a literatura afro-brasileira e crítica literária, e em Silva (2017) para a relação entre o literário e o existencial, entre outros. Além disso, dialoga com normativas como a Constituição Federal (1988), a Lei n.º 9.394/1996), a Lei n.º 10.639/2003 (atualizada pela Lei n.º 11.645/2008) e a BNCC (Brasil, 2018), essenciais para um ensino literário crítico, voltado à formação cidadã e ao desenvolvimento da leitura e da escrita. No âmbito desta investigação, o projeto de intervenção pedagógica resultou na produção do seminário temático “Café e prosa literária com contos afro-brasileiros da obra O tapete voador”, de Cristiane Sobral, na contação de contos por meio de QR Code e na exposição das produções literárias em painel. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia da literatura como instrumento para incentivar o hábito da leitura e consolidar práticas educativas comprometidas com a promoção de uma educação antirracista e emancipatória.
- ItemAntônio Rodrigues Garcia: a trajetória de um cristão-novo nos Sertões do Rio São Francisco. (Bahia, s. XVIII)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-05) Santos, Elaine da Silva; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Conceição, Helida Santos; Silva, Emãnuel Luiz Souza eEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados da pesquisa sobre a trajetória do cristão-novo português, Antônio Rodrigues Garcia homem de negócio que se estabeleceu na capitania da Bahia, até finalmente se fixar no sertão do rio de São Francisco, território da referida capitania. Membro de uma família com vasta passagem pelos cárceres do Santo Ofício, Rodrigues encontrou dentro da América portuguesa um pressuposto para escapar da mira dos inquisidores. Sendo assim, Antônio Rodrigues Garcia se firmou como um notável comerciante, assegurado por uma rede de compadrio que envolvia cristãos-velhos, parentes e outros cristãos novos também atuantes no comércio. Contudo, seu status social não foi capaz de apagar a mácula cristã-nova, nem de seus companheiros, todos foram acusados de judaísmo, sendo então denunciados e presos pelo Santo Ofício durante a primeira metade do século XVIII. O trabalho também busca situar Rodrigues Garcia em seu meio social, comercial e familiar, bem como analisar suas formas de confissão e resistência nos cárceres. Além disso, procurou-se observar diferentes práticas judaicas que foram identificadas pela Inquisição
- ItemArtes e práticas curativas em Caetité -Ba (1897-1940)(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Sacramento, Adriana de Jesus; Brito, Gilmário Moreira; Sampaio, Gabriela dos Reis; Souza, Christiane Maria Cruz deO estudo sobre as artes e práticas curativas no município de Caetité de 1897 a 1940, procura se demonstrar os diferentes sujeitos qualificados como curandeiros, charlatães, feiticeiros e as parteiras que exerciam práticas de curas vinculadas a medicina naquele município. Através de diferentes fontes documentais como o Jornal A Penna, relatos de memorialistas, processos crimes, relatórios de inspetoria sanitária e as teses da Faculdade de Medicina da Bahia, o Código Penal de 1890, em conjunto, deram visibilidade para observar as tensões, campo de lutas e embates envolvendo os oficiantes de cura com a medicina científica. Por outro lado, as fontes investigadas revelam a recorrência de moradores de Caetité a diferentes formas de curas, a saber: a ida aos curadores, a recorrência de uma medicina doméstica e as consultas com os doutores
- ItemAs aparências enganam: a leitura de publicidades relacionadas ao consumismo na aula de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental(UNEB - Departamento de Ciências Humanas - Campus V - Santo Antonio de Jesus, 2024-03-25) Souza, José Rogério Dias de; Oliveira, Fábio Araújo; França, Thiago Alves; Lima, Marcus Antônio AssisNeste trabalho de pesquisa embasado pela teoria da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, versamos sobre a questão da leitura do gênero discursivo publicidade, realizada em sala de aula com um grupo de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso principal objetivo é analisar, a partir da leitura, o funcionamento e os efeitos de sentidos do gênero, considerando sua provável influência para o aumento do consumismo. Incialmente, realizamos uma Atividade Diagnóstica cujas inferências apresentaram os gestos de leitura realizados pelos participantes. Destacamos que estes gestos se dão em virtude da sua constituição enquanto sujeito sócio-histórico atravessados ideologicamente. A Atividade Diagnóstica culminou na produção de uma Sequência Didática, que reforça nossas proposições pretendidas no objetivo inicial, e tem a intenção de servir como uma possibilidade de formar leitores críticos e participativos em seu cotidiano através da leitura e análise do funcionamento, formulação, constituição e circulação do gênero discursivo publicidade. Para fomentar e ampliar teoricamente os nossos objetivos, confrontamos as proposições de leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular com a proposta de leitura da Análise de Discurso pecheutiana, cujas ideais estão na possibilidade de significar um mesmo texto de forma diferente. Por essa perspectiva, os gestos de leitura não são fixos, nem predeterminados, são heterogêneos. Propusemos e analisamos as atividades realizadas pelos participantes da pesquisa nas duas etapas: Atividade Diagnóstica e Sequência Didática. Os resultados obtidos a partir das análises tornaram-se capítulos desta pesquisa e evidenciam que o processo de leitura deve ser constituído socialmente, destacando a necessidade em trabalharmos a leitura rompendo a barreira da previsibilidade.
- ItemAs contribuições da igreja católica na criação da APROBATC, modelo de associativismo, no município de Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-04) Pereira , Valdeny do Nascimento; Farias, Sara Oliveira; Dias , Acácia Batista; Santos , Ana Maria Carvalho dosEste estudo se debruçou sobre a Associação dos Pequenos Agricultores de Baixão, Tremedal e Cariri (APROBATC), localizada em Valença — município pertencente ao Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia— composta por mulheres se destacando na atuação, organização, liderança e número considerável de associadas. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da Igreja Católica na criação da APROBATC, modelo de associativismo, atuando no Baixão, Tremedal e Cariri, na zona rural do município de Valença, localizado na Bahia, no período de 1980 até os dias atuais. É uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória/bibliográfica, revelando imagens e documentos (jornais e atas) da APROBATC, bem como a utilização de entrevistas com o uso da metodologia proveniente da história oral. A partir dos discursos apresentados pelos participantes, ratifica-se a importância do protagonismo, principalmente das mulheres em associações, uma vez que permite garantir uma representação igualitária, bem como para aproveitar plenamente suas contribuições em todos os aspectos das atividades da associação, que vão desde a tomada de decisões até a implementação de projetos e atividades
- ItemAs masculinidades no livro didático de Língua Portuguesa: regularidades e efeitos de sentido(Pontes Editores, 2023-08-01) Oliveira , Fábio AraújoEm As masculinidades no livro didático de Língua Portuguesa: regularidades e efeitos de sentido, Fábio Oliveira analisa o discurso sobre as masculinidades no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental no Brasil. Para isso, utiliza a teoria da análise do discurso pecheuxtiana. Os livros selecionados para análise são os do 5º e 9º anos mais solicitados pelos professores da rede pública e comprados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). No que diz respeito à questão das masculinidades, o autor observa que há vários estudos ana lisando a construção do masculino na contemporaneidade e apontando para diversos problemas sobre o assunto na formação de crianças e adolescentes, principalmente ligados ao machismo, como a prática da violência, o desrespeito à diversidade sexual e de gênero etc. Dessa forma, ele considera essencial avaliar como o livro didático de português trata a questão das masculinidades.
- ItemAs secas e ações públicas na Província da Bahia (1857-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Santos, Janiele de Jesus; Pinho, José Ricardo Moreno; Leal, Maria das Graças de Andrade; Neves, Frederico de CastroA presente dissertação teve como objeto de investigação as ações públicas ocorridos entre o período de 1857 a 1888 na Província da Bahia. Questionou-se como foram o processo de criação destes socorros, quem participou das formulações e como foram implementadas perpassando por uma reflexão sobre migrações, formações de colônias nacionais, o papel da caridade particular e a esmola, a interação e a adaptação entre a mão de obra livre e a escrava, o uso do trabalho migrante nas obras públicas e nas propriedades particulares. Para responder tais indagações, foram utilizados documentos das comissões de socorros, relatórios dos governos, anais da Câmara de Deputados. Assim como diversos periódicos da época, também se usou as legislações que, de alguma forma entraram em contato com o tema.
- ItemAs secas e ações públicas na Província da Bahia (1857-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Santos, Janiele de Jesus; Pinho, José Ricardo Moreno; Leal, Maria das Graças de Andrade; Neves, Frederico de CastroA presente dissertação teve como objeto de investigação as ações públicas ocorridos entre o período de 1857 a 1888 na Província da Bahia. Questionou-se como foram o processo de criação destes socorros, quem participou das formulações e como foram implementadas perpassando por uma reflexão sobre migrações, formações de colônias nacionais, o papel da caridade particular e a esmola, a interação e a adaptação entre a mão de obra livre e a escrava, o uso do trabalho migrante nas obras públicas e nas propriedades particulares. Para responder tais indagações, foram utilizados documentos das comissões de socorros, relatórios dos governos, anais da Câmara de Deputados. Assim como diversos periódicos da época, também se usou as legislações que, de alguma forma entraram em contato com o tema
- Item“Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”: o impacto do trio elétrico no carnaval soteropolitano (1951-1975).(Universidade do Estado da Bahia, 2015-11-30) Quintino, Rosimario de Aragão; Correa, Priscila Gomes; Moura, Milton de Araújo; Filho, Raphael Rodrigues VieiraO presente trabalho tem como objetivo analisar o surgimento e o processo de consolidação do trio elétrico no carnaval soteropolitano entre os anos 1951-1975. O carnaval em Salvador ao longo do tempo se configurou como um espaço marcado pelas constantes disputas por participação social, e o trio elétrico surge nessa festa em um momento de acirramento dessas disputas. Motivado pelo desfile do clube carnavalesco pernambucano, Vassourinhas, nas ruas da capital baiana no início da década de 1950, o trio elétrico possui duas datas para sua primeira apresentação no carnaval soteropolitano e teve uma participação ativa no processo de reconfiguração do modelo festivo por qual passou o carnaval em Salvador entre os anos 50 e 70 do século XX. Este trabalho “conta” uma história do trio elétrico no carnaval soteropolitano nos 25 anos iniciais de participação do mesmo nessa festa, a partir das narrativas de jornais soteropolitanos do período. Também utilizamos obras bibliográficas que versam sobre o carnaval de Salvador e memórias que possibilitam perceber a dinâmica dessa festa e a atuação do trio elétrico na mesma. Inserido em um contexto de transformações no carnaval da capital baiana, o trio elétrico em 25 anos conseguiu um papel de destaque nessa festa, sendo apropriado e transformado em expressão carnavalesca caracterizadora do carnaval soteropolitano, uma importante ferramenta na promoção turística e um ícone dessa festa.
- ItemAutobiografia como forma de ressignificação da produção textual escrita no ensino fundamental: uma proposta pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2021-05-21) Pereira, Lídia dos Santos; Santos, Adelino Pereira dos; Almeida, Gilce de Souza; Costa, Geisa Borges daO domínio da leitura e da produção textual é de fundamental importância na sociedade atual e quem não domina essas competências vê comprometido tanto o seu sucesso escolar como as possibilidades de inclusão social. Partindo dessa consideração, esta proposta pedagógica tem como objetivo apresentar ao professor de Língua Portuguesa um procedimento metodológico, uma sequência didática, como instrumento para se desenvolver a competência de produção textual escrita dos alunos por meio do gênero autobiografia. A presente proposta se destina ao ensino de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Uma das bases de construção da presente proposta pedagógica foi uma avaliação diagnóstica realizada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal José Batista da Fonseca, situado no município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia. A partir de dados coletados em uma das etapas da avaliação diagnóstica – a produção textual da autobiografia dos alunos –, foi elaborada uma sequência didática baseada no modelo apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nesta proposta pedagógica, foram articulados postulados teóricos da linguística textual relativos a texto, critérios de textualidade, produção textual, gênero textual a partir de autores como Antunes (2003, 2005, 2010, 2017), Marcuschi (2008), Koch(2002),Costa Val(2005) e Lejuune(2014) que discorre sobre autobiografia. A produção textual a partir do gênero autobiografia é promissora, pois, além de contribuir com o aprimoramento da capacidade de produzir texto escrito, através desse gênero, é possível ao professor trabalhar temas transversais importantes para o desenvolvimento global do aluno. Na sequência didática proposta, o tema transversal Identidade surge como uma contribuição para o autoconhecimento do aluno, para que ele se relacione bem consigo mesmo e com as outras pessoas.
- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990
- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-14) Santos , Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990.
- ItemBloco Afro Olorum: estética negra e relações sociorraciais. Santo Antônio de Jesus – Bahia (1980/1994)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-18) Santos , Fabiana Nunes dos; Mattos , Wilson Roberto de; Souza , Edinelia Maria Oliveira; Santos , Hamilton Rodrigues dosEste trabalho tem como finalidade apresentar o Bloco afro Olorum, juntamente com sua estética negra, em Santo Antônio de Jesus – Bahia, nos anos de 1980/1994 no contexto das festas micaretescas, para que deste modo possamos analisar o estabelecimento das relações sociorraciais naquele período. O objetivo principal é discutir como o Bloco afro Olorum foi um componente atuante de resistência negra em um período posterior ao contexto de retração de direitos civis. No quadro dos anos 1970, o movimento por direitos civis dos negros alarga-se em escala global e, na efervescência deste contexto, nos anos de 1980, surge o Bloco afro Olorum. Nesse sentido, esta dissertação pretende desnudar o universo do Olorum como forma de vivência da luta e resistência, especialmente na Salgadeira, onde o bloco construiu uma nova significação, sentido e semântica sociocultural para aquele espaço-território de identidade negra, constituindo-se como território de memória, performances, de atuação, de reconhecimento e de reivindicação política. É no período da Micareta que propomos demonstrar como o bloco atua junto à comunidade e público em Santo Antônio de Jesus, Bahia.
- ItemCajazeiras, capital com jeito de interior”: segregação urbana e invenção de um Bairro-Cidade em Salvador-Ba (1975-1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Santos, Vitor Rangel Souza dos; Farias, Sara Oliveira; Brum, Mario Sergio Ignácio; Santos, Ana Maria Carvalho dosNesta pesquisa analisamos o processo de construção do discurso de que o Complexo Habitacional Cajazeiras é uma "cidade" dentro da cidade de Salvador. Nesse sentido, vamos observar as memórias tecidas sobre a região desde o crescimento da urbanização em Águas Claras, decorrente das políticas públicas do Banco Nacional da Habitação (BNH) na Bahia em fins de 1970. A partir de relatos orais, documentos oficiais e recortes de jornal sobre o Projeto Cajazeira investigamos a institucionalização da segregação urbana por raça e classe em Salvador na década de 1980, evidenciada nos dados e na exclusão enfrentada pelas pessoas negras e/ou pobres no cotidiano. Entretanto, apesar de todo o distanciamento enfrentado, seus habitantes constroem táticas coletivamente e, aproveitando-se das brechas na vigilância, conseguem reapropriar espaços e lutar pelos direitos básicos que conferem o acesso à cidadania