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- ItemUm chamado sobrenatural: gênero, memória e pastorado feminino na igreja do evangelho quadrangular em Feira de Santana (2000-2015).(Universidade do Estado da Bahia, 2001-03-15) Souza, Polyana Jéssica do Carmo de; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Silva, Elizete da; Vasconcelos , Tania Mara PereiraEste trabalho propõe-se a analisar o pastorado feminino na Igreja do Evangelho Quadrangular em Feira de Santana de 2000 a 2015, período em que a primeira mulher ascendeu ao cargo de superintendente de uma Região Eclesiástica. Pretende-se refletir sobre os caminhos trilhados pelas mulheres para alcançar o pastorado na instituição, a maneira como vão se construindo em suas narrativas e as táticas criadas para se manterem nesse espaço, marcado por fortes hierarquias de gênero. Problematiza-se, ainda, a figura da fundadora da instituição, Aimeé Semple McPherson, a partir das memórias construídas em torno dela no grupo religioso. Percebeu-se uma efetiva participação e envolvimento das mulheres que alcançaram a ordenação em cargos leigos na instituição e disputas envolvendo questões de gênero que as limitaram de alcançarem cargos mais elevados na hierarquia religiosa. Diante disso, as pastoras elaboram uma narrativa evocando o sobrenatural e a referência da fundadora da igreja, para justificar e legitimar a liderança feminina que exercem. Entre as fontes utilizadas estão: livros doutrinais, dados estatísticos institucionais, a biografia de Aimeé Semple McPherson, fotografias e principalmente entrevistas orais, pois através delas foi possível conhecer e resgatar as memórias e histórias de vida dos principais sujeitos desse trabalho: as mulheres
- ItemVozes da abolição: escravidão e liberdade na imprensa abolicionista cachoeirana (1887-1889)(2010-02) Souza, Jacó dos SantosEste estudo analisa a atuação da gazeta abolicionista O Asteróide no movimento antiescravista cachoeirano, entre os anos de 1887 e 1889. Por meio da leitura desse periódico, buscamos entender como a luta antiescravista se desenrolou na cidade de Cachoeira e os encaminhamentos da abolição defendidos pelo jornal. Ao mesmo tempo, analisamos os projetos políticos defendidos pela redação do periódico depois da abolição. Ao longo do texto, estivemos atentos aos sentimentos e planos de reforma social defendidos pelo periódico. A ideia é perceber como os projetos de inserção social dos libertos estavam articulados com os ideais de modernidade, civilização e progresso. Para isso, o estudo analisa diferentes documentos do período, como processos-crime, periódicos, correspondências policiais, atas de sociedades libertadoras, entre outros
- ItemPráticas de cura e o culto ao anjo São Gabriel no município de Dom Macedo Costa-Ba (1967-2010)(2011-06-06) Souza, Wilma Santos de SantanaEsse trabalho analisa o culto ao Anjo São Gabriel e as práticas de cura proclamadas pelo Senhor Martins Góis da Silva, “Seu Martinho”, na Comunidade do Riachão dos Milagres, no município de Dom Macedo Costa-Ba, entre 1967 e 2010. As crenças da região, envolvendo devoções, promessas, peregrinações e a fé em milagres, constituem elementos típicos do catolicismo popular. As memórias dos devotos acerca dos casos de cura ocorridos na Igreja do Anjo São Gabriel, a história religiosa de Seu Martinho e sua ressonância política são os pontos centrais da análise empreendida. Utilizamos na construção da narrativa depoimentos orais, fotografias, extratos das atas da Câmara de Vereadores do município e livretos com os casos de cura
- ItemOs capuchinhos bretões e a catequese aos índios cariris: estratégias e tensões às margens do Rio São Francisco(Universidade do Estado da Bahia, 2018-08-18) Abrahem, Emili Ferreira; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Rocha, José GledisonEsta pesquisa tem como objetivo investigar a atividade missionária dirigida aos indígenas Cariris por parte dos capuchinhos franceses às margens do Rio São Francisco, na Capitania da Bahia, entre o período de 1642 a 1702, bem como identificar, nos relatórios deixados pelos missionários Martin de Nantes e Bernardo de Nantes, a organização da catequese e as tensões ocorridas em função do projeto evangelizador. Esses missionários, que não estavam vinculados ao Padroado Régio e sim a Sagrada Congregação da Propaganda Fide, além de serem súditos da coroa francesa, estabeleceram-se no Brasil, participaram da Guerra de Restauração de Pernambuco, e de forma ativa de levantes indígenas foram protagonistas de conflitos que envolveu o poder local e grandes latifundiários, construíram o hospício da ordem na cidade da Bahia e consolidaram atividade missionária junto aos índios Cariris, continuada por seus confrades italianos após sua expulsão.
- ItemDo virtual para o real: FANFIC como estratégia de escrita na escola(2020) Reis, Vânia Costa; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney; Nascimento Neto, João Evangelista doTornar possível o desenvolvimento adequado das habilidades de escrita dos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, principalmente para os que atuam em escolas públicas, nas quais faltam recursos e investimentos para compra e atualização de materiais pedagógicos. Devido a isso, compete ao professor desenvolver estratégias para contornar esse sistema excludente e oferecer ao estudante possibilidades de evolução e ampliação de suas potencialidades. À luz desse cenário é que desenvolvemos esta proposta de pesquisa-ação com vistas a utilizar o gênero fanfic, e todas as possibilidades oferecidas por ele, a exemplo da escrita colaborativa, como incentivo para a realização da escrita escolar. A temática escolhida para inspirar a criação desses textos foi contos de fadas, por serem textos livres de direitos autorais e que também permitem ao indivíduo processos de reflexão sobre sua cultura e valores. O contexto escolhido para essa vivência foi uma escola pública da educação básica localizada no centro de Santo Antônio de Jesus - BA. Lá, selecionamos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que, em sua maioria, não apreciavam o ato de escrever, para participarem dessa jornada. Assim, aplicamos uma proposta de intervenção, dividida em 9 etapas afim de intensificar o contato desses sujeitos com a escrita. Essa aproximação realizou-se de forma lúdica e utilizando a fanfic, elemento que faz parte da realidade na qual estão imersos, uma vez que são nativos digitais. Para construir as atividades implementadas durante a proposta, bem como para apoiar as ideias presentes nessa dissertação de mestrado, recorremos a um arcabouço teórico que consiste em: Fiorindo (2005; 2009) e Reis (2018) que fundamentam a narrativa. Coelho (2012) e Nascimento Neto (2011) trazem importantes elementos dos contos de fadas para além da literatura infantil. Sant’Anna (1991) e Discini (2002) discorrem sobre a intertextualidade presente também nos contos de fadas. Enquanto Jamison (2018) descreve e situa as fanfics historicamente, Bertoni (2019) tipifica esse gênero digital. Por fim, temos Rojo (2013), Pretto (2011) e Santaella (2013) que apontam a necessidade de desenvolver práticas de ensino que contemplem os indivíduos imersos no mundo digital.
- ItemA peleja da resistência contra o preconceito: entre o campo e a cidade, uma proposta de compreensão leitora a partir do cordel(2020) Silva, Manoel da Lapa Fonseca da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho configura-se numa dissertação de mestrado, intitulada: “A PELEJA DA RESISTÊNCIA CONTRA O PRECONCEITO: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO CORDEL” realizado no PROFLETRAS – Campus V, UNEB, que tem como objetivo geral desenvolver a compreensão leitora dos alunos através do cordel, dando uma atenção especial às questões de identidade e a valorização dos saberes do campo. Esta proposta nasceu da percepção de duas situações: a dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e o preconceito que os alunos sofrem por serem da zona rural, fazendo-os não aceitarem suas identidades. Assim, traz-se como problema a seguinte questão: de que maneira o cordel pode contribuir no processo de compreensão leitora e na valorização da identidade desses estudantes? Para responder a essa questão, apresentamos a hipótese de que a leitura, especialmente na fase inicial de desenvolvimento das competências leitoras, precisa encantar e seduzir o educando de modo a ser uma atividade que desperte prazer e entretenimento. Partindo desse pressuposto, acreditamos que o texto de cordel, como um gênero de características populares, pode promover esse encontro do aluno com a leitura e apresentar “a roça”, tão estereotipada, de uma maneira mais poética e com as particularidades que tem. A proposta de intervenção, dividida em oficinas, todas voltadas para leitura de textos de cordel sobre as peculiaridades da vida do campo, foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da zona rural de Sapeaçu, Bahia. Para embasar a pesquisa, buscamos as contribuições de: Brandão e Micheletti (2002; Bakhtin (2003); Cascudo (1976); Cosson (2009); Hall (2006); Kleiman (1995;1997); Paulino (1998); Soares (2003), dentre outros. Tivemos uma participação ativa e colhemos resultados satisfatórios. As produções e manifestações dos estudantes, bem como, avaliação aplicada após as oficinas, comparada com os dados iniciais, sinalizaram, em números, um relevante avanço na melhoria das dificuldades observadas. Esperamos que os sujeitos desta intervenção tenham, de fato, transformado suas práticas leitoras e despertado para conscientização do papel da leitura em suas vidas. Torcemos ainda pela expansão da discussão da temática na escola e que outros professores possam utilizá-la em seu fazer pedagógico contemplando outros discentes.
- ItemDa enxada ao clavinote: experiências, liberdade e relações familiares de escravizados no sertão baiano, Xique-Xique (1850-1888)(2020-09) Martins, Taiane DantasEsta pesquisa analisou a experiência dos escravizados e escravizadas no sertão do São Francisco, Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, emancipada em 1832. O recorte da pesquisa foi de 1850 a 1888, expandindo-se a análise para o período anterior nos momentos em que as fontes permitiram. Estas foram os inventários post mortem e testamentos, onde se buscou aspectos quantitativos, formações familiares e formas de conquista da liberdade; os processos cíveis e criminais, onde se analisou alguns conflitos e aspectos cotidianos; as correspondências de autoridades e os relatos de viajantes, buscando-se conhecer melhor a sociedade local; além dos registros de batismos, utilizados para analisar as estratégias utilizadas pelas cativas no momento de apadrinhar seus filhos. O enfoque foi dado para o trabalho, abordando as atividades realizadas, onde se verificou uma grande diversidade de ocupações. Analisou-se ainda a moradia dos cativos e aspectos da morbidade destes. Foram buscadas também as formas de conquista da liberdade, que variaram nas diferentes décadas e as formas de resistência utilizadas pelos escravizados, além das estratégias familiares e de compadrio estabelecidas por eles
- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990
- ItemFamiliaturas recusadas pelo Tribunal do Santo Ofício na Vila de Cachoeira (Bahia, 1681-1750)(2022-01-06) Santos, Felipe dosNesta dissertação buscamos investigar, dentre os moradores da Vila de Cachoeira (Recôncavo baiano), entre os anos de 1681 a 1750, os pleiteantes a título de familiar do Santo Ofício e outros cargos da Inquisição portuguesa, mas que foram recusados por não se enquadrarem às normas da instituição. Por meio dos processos de Habilitação de Gênere, verificamos as implicações deste insucesso nas dinâmicas de mobilidade social local, analisando a importância simbólica do que significava ser um agente inquisitorial na América portuguesa. Buscamos compreender a processualística da habilitação ao cargo inquisitorial, para apreender os procedimentos que levavam a Inquisição a desenvolver uma espécie de política de recusa às denominadas ―raças infectas. Este estudo, portanto, pretende lançar luz sobre os grupos oficialmente recusados pela Inquisição: cristãos-novos, mouros, negros, ameríndios e mulatos. Além de tratar dos grupos sociais sobre os quais recaía a política de ―limpeza de sangue‖, abordamos os indeferimentos relacionados a comportamentos indevidos, incapacidades, informações processuais insuficientes, possuir pouco cabedal para o exercício da função e, em alguns casos, a jovialidade do pleiteante também pesava na recusa. A investigação também objetiva perfilar socialmente os indivíduos recusados para a Vila de Cachoeira e os seus destinos, analisando como o indeferimento da familiatura refletia nesta sociedade colonial altamente hierarquizada e alicerçada no ―mito da pureza de sangue.
- Item“O show do encontro”: Caetano, Chico, Censura e Resistência no palco do Teatro Castro(2022-02-02) Gama, George Genesis AlvesAs linhas que se seguem foram escritas com a finalidade de investigar o “Show do Encontro”, que é o nome atribuído ao primeiro espetáculo juntos de Caetano Veloso e Chico Buarque, que eram nos anos de 1960 dois ídolos marcados pela rivalidade de empebistas e tropicalistas, e é justo por isto que se consagra como uma espécie de símbolo da reconciliação dos artistas. A apresentação aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA), situado na cidade de Salvador, capital baiana, entres os dias 10 e 11 de novembro de 1972, em meio à outra grande tensão, pois para além de rivais históricos ambos eram vistos como subversivos pelo governo militar, visto que dividia o mesmo palco um ex-preso político e um dos artistas mais censurados no Brasil, e que haviam retornado ao país após viver experiências distintas no exílio político. Há poucos anos foi descoberta uma documentação até então sigilosa a qual possuímos acesso em que agentes do regime civil-militar brasileiro trocam toda sorte de informações que revelam que existiram episódios que feriam a moral das famílias que estavam ali presentes e a legislação censória vigente, assim transformando o espetáculo em alvo de severas represálias. Em vista disso nos propusemos a uma investigação com o objetivo de entender como o “Show do Encontro” acabou representando uma ameaça à política e aos padrões morais e comportamentais vigentes na ditadura civil-militar brasileira, por conseguinte, desencadeando todo um processo de censura ao show, aos artistas e as canções que foram por eles exibidas. Então, os pressupostos teóricos e metodológicos mais adequados à condução da pesquisa são os da História Cultural, mais precisamente os conceitos “representação” e “tática” respectivamente de Roger Chartier e Michael de Certeau, dado que possuímos os objetivos de entender como foi forjada a representação do show enquanto uma ameaça ao governo militar, assim como identificar quais foram às táticas de resistência que os artistas se valeram, visto que possuíam uma margem de manobra limitada devido ao cerco montado pela censura. A metodologia mais apropriada, portanto é a Micro-História, da qual Carlos Ginsburg é um dos principais precursores, uma vez que o “Show do Encontro” será entendido como índice da investigação.
- Item"E insuflou-me a espancar Felicidade": Tramas de mulheres pobres em Sant'anna do Catú, Bahia (1890-1930)(2022-02-02) Jesus, Larissa Cheyenne Nepomuceno deEssa pesquisa investiga situações/casos de violência física (letal e não letal) e sexual vivenciadas por um conjunto de mulheres pobres e, majoritariamente, negras que habitaram o território catuense (Catu – BA) entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Utilizamos como fonte principal processos-crime de lesão corporal, homicídio, como também processos de defloramento, estupro e rapto. A partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe, nos debruçamos sobre os sumários de culpa analisando os discursos e as práticas presentes em seus autos, buscando confrontá-los com a perspectiva hegemônica sobre as relações de gênero existentes no período estudado. Esse exercício teórico-metodológico permitiu entender que a vulnerabilidade e a violência que caracterizaram a experiência de muitas mulheres pobres e negras, no pós-abolição em Catu, estavam associadas às relações assimétricas de poder que permeavam a vida dessas sujeitas
- ItemMemória, trabalho e sindicalismo rural em tempo de ditadura em Santo Antônio de Jesus/Bahia (1963-1971).(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-22) Macêdo, Laiane de Jesus Santos; Farias , Sara Oliveira; Souza, Edinaldo Antonio Oliveira; Porfirio , Pablo Francisco de AndradeA presente dissertação teve como objetivo analisar a trajetória de organização do sindicato rural do município de Santo Antônio de Jesus/Bahia, entre os anos de (1963-1970). Processo ocorrido durante o pré-golpe e no pós-golpe civil-militar de 1964. A pesquisa questionou quais foram as ações, militantes políticos e movimentos sociais que influenciaram a organização do sindicato na zona rural do município, bem como a logística de fechamento do STR SAJ dois meses após a derrubada de João Goulart (1961-1964) do poder e sua reabertura durante os anos de chumbo da ditadura. Para responder tais problemas adotamos como metodologia a história oral e através dos relatos de sindicalizados, lavradores, políticos locais e militantes atuantes no contexto histórico, construímos a narrativa sobre a abertura, fechamento e reabertura da instituição. A história do STR SAJ inicialmente começou a ser contada através do relato oral de Manoel Francisco dos Santos, personagem central para entender a perseguição orquestrada por fazendeiros e políticos locais contra os lavradores no município e região. Na época atuou como líder comunitário na comunidade da Areia Grossa, e também como monitor do Movimento de Educação de Base, através da Juventude Agrária Católica no município e região. A análise de sua trajetória junto ao sindicato rural contribuiu para localizar os documentos repressivos da polícia política produzidos pelo Sistema Nacional de Informações, dois dossiês que confirmam a curta existência do sindicato rural em 1963 e o cenário no qual os trabalhadores rurais foram considerados inimigos da nação, comunistas, subversivos e ameaça vermelha em atuação no Recôncavo sul.
- ItemO culto à Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Cachoeira: fé e imaginário religioso (1970-2010)(2022-04-08) Silva Neto, Antonio Gomes daO presente estudo analisa o culto à Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, município situado no Recôncavo da Bahia, entre os anos de 1970 a 2010. Neste período, mulheres negras, através de uma rede de sociabilidade e fé, tornaram-se integrantes da Irmandade devocional da referida invocação mariana. Com os pressupostos teórico e metodológico da História Cultural e valendo-se de depoimentos orais, de produções audiovisuais e jornais, discorremos sobre os atos litúrgicos que reatualizam e rememoram a morte e a assunção de Maria, mãe de Jesus, conectados às narrativas apócrifas dormicionistas e assuncionistas, nas missas e procissões, bem como os elementos provenientes da religiosidade afro-brasileira. Nossa Senhora da Boa Morte também é cultuada no âmbito doméstico, onde orações são entoadas em sua honra. Buscou-se também abordar a realização dos banquetes e o samba de roda nos três últimos dias festivos. Este estudo ainda apresenta os pedidos de intercessão e promessas para Nossa Senhora da Boa Morte, realizados pelos protagonistas da presente pesquisa, em suas variadas situações. Verificou-se que, em alguns casos, os pedidos das devotas, quando alcançados, contribuíram significativamente para o aumento do interesse de ingresso na Irmandade devocional. Durante os atos litúrgicos as devotas, ao reproduzirem e rememorarem os ritos fúnebres da Virgem Maria, vivenciam o tempo sagrado.
- ItemUsos e domínios das terras em Castro Alves Bahia (1890-1945)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Gusmão, Jilmar de Jesus; Pinho, José Ricardo Moreno; Souza, Edinelia Maria Oliveira; Aras, Lina Maria Brandão deNa presente dissertação, investigamos as experiências de proprietários de terras e trabalhadores rurais no tocante aos usos e domínios das terras no município de Castro Alves Bahia, entre 1890-1945. Utilizamos como fontes relatos de viajantes e memorialistas, testamentos e inventários post mortem, autos crimes e ações cíveis, censos populacionais e agrícolas, e a legislação que regulava a posse e propriedade da terra no período estudado. Nossa análise se valeu das contribuições teórico-metodológicas de Edward Palmer Thompson, especialmente o conceito de experiência, que entende homens e mulheres como sujeitos ativos a vivenciarem suas experiências enquanto ideias e sentimentos, isto é, como cultura, a orientar o agir sobre as circunstâncias determinadas; e o conceito de costume enquanto tradição, hábito, experiência social, formas de vida e direito costumeiro, ou seja, o costume como portador do contexto social e da mentalidade dos sujeitos. As reflexões de Thompson sobre o direito em Senhores e Caçadores nos ajudam a pensá-lo como um campo de disputa, em que a lei se constitui um espaço por onde se expressam os conflitos sociais. O campo castroalvense caracterizava-se pela policultura agrícola e criação de animais, atividades produtivas desenvolvidas por arrendatários, posseiros e proprietários de terras de diferentes estaturas e por diversas categorias de trabalhadores rurais. Ele também foi palco de tensões e disputas pelos usos e apropriação da terra, sendo mediados por instituições de natureza policial-judiciária. O cruzamento das fontes à luz da bibliografia selecionada possibilitou conhecer o processo de ocupação e povoamento das terras que deram origem ao município de Castro Alves; a evolução da localidade ao longo do século XIX; as características do município nas primeiras décadas da República; o perfil socioeconômico e étnico-racial da população, particularmente dos sujeitos ligados ao ambiente rural; assim como foi possível nos aproximarmos de parte das propriedades fundiárias, conhecendo sua organização, benfeitorias, aspectos produtivos e valores.
- ItemDe médico a intendente: a trajetória política de Raphael José Jambeiro (1886-1926)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Junior, Antonio Gabriel Pinto de Almeida; Pinho, José Ricardo Moreno; CONCEIÇÃO, HELIDA SANTOS; ARAS, LINA MARIA BRANDÃO DEO presente trabalho versa a respeito da atuação política do médico Raphael José Jambeiro, entre 1886 e 1926, utilizando como cenário principal o atual município de Castro Alves – Bahia, local no qual alcançou o status de líder político. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em jornais, revistas, documentos, relatórios legislativos, inventários, processos, além de artigos, dissertações e teses, que proporcionaram a identificação, seleção e tratamento de dados com o objetivo de construírem uma teia histórica capaz de remontar o estabelecimento de relações comerciais entre o Sertão e o Litoral; o poder de transformação espacial, econômico e cultural das ferrovias; as alianças e rupturas estabelecidas pelas forças políticas de uma comunidade sertaneja diante de temas de abrangência estadual e nacional como a questão abolicionista, o movimento republicano, a Campanha Civilista e o Levante Sertanejo
- ItemGarimpeiros e lavradores: experiências e relações sociais em Lençóis-BA (1900-1930)(2023-02-06) Lopes, Paloma TeixeiraO presente estudo tem por objetivo analisar as relações e experiências dos sujeitos pertencentes aos grupos subalternizados que habitaram a cidade de Lençóis-BA na primeira metade do século XX. O processo de mineração estabeleceu o ritmo de formação das principais povoações na Chapada Diamantina, visto que tal processo foi responsável pela migração de grupos vindos de várias partes da província. Essa lógica migratória também foi determinante para a composição social em Lençóis. Dessa forma, a pesquisa se propôs a refletir sobre as experiências e as relações sociais de garimpeiros e lavradores em Lençóis entre os anos 1900 a 1930. Sendo assim, esforçou-se em conhecer algumas experiências e tramas dos homens e mulheres comuns, suas condições materiais de vida, o uso da violência como estratégia de resolução de tensões no trabalho e nas relações afetivas, assim como suas práticas culturais e sociais. Atentou-se ainda para contextualizar a pesquisa dentro do período republicano e para problematizar conceitos que são importantes para entendermos as estruturas de poder local que foram construídas ao longo da história da cidade e de seus habitantes. Compreendeu-se, ademais, que as mudanças advindas com o processo de abolição marcaram e redimensionaram as relações entre os sujeitos por várias décadas. Dessa forma, as sociabilidades e as relações de trabalho dos garimpeiros e lavradores no século XX foram influenciadas pelas transformações do pós-abolição. As fontes utilizadas na pesquisa foram: fontes cartoriais; processos criminais e cíveis; diversos exemplares de jornal; códigos de leis do período da Primeira República; relatórios técnicos; memórias e correspondências diversas.
- ItemGarimpeiros e lavradores: experiências e relações sociais em Lençóis-Ba (1900-1930)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-06) Lopes, Paloma Teixeira; Pinho, José Ricardo Moreno; Nascimento, Joana Medrado; Brichta, LailaO presente estudo tem por objetivo analisar as relações e experiências dos sujeitos pertencentes aos grupos subalternizados que habitaram a cidade de Lençóis-BA na primeira metade do século XX. O processo de mineração estabeleceu o ritmo de formação das principais povoações na Chapada Diamantina, visto que tal processo foi responsável pela migração de grupos vindos de várias partes da província. Essa lógica migratória também foi determinante para a composição social em Lençóis. Dessa forma, a pesquisa se propôs a refletir sobre as experiências e as relações sociais de garimpeiros e lavradores em Lençóis entre os anos 1900 a 1930. Sendo assim, esforçou-se em conhecer algumas experiências e tramas dos homens e mulheres comuns, suas condições materiais de vida, o uso da violência como estratégia de resolução de tensões no trabalho e nas relações afetivas, assim como suas práticas culturais e sociais. Atentou-se ainda para contextualizar a pesquisa dentro do período republicano e para problematizar conceitos que são importantes para entendermos as estruturas de poder local que foram construídas ao longo da história da cidade e de seus habitantes. Compreendeu-se, ademais, que as mudanças advindas com o processo de abolição marcaram e redimensionaram as relações entre os sujeitos por várias décadas. Dessa forma, as sociabilidades e as relações de trabalho dos garimpeiros e lavradores no século XX foram influenciadas pelas transformações do pós-abolição. As fontes utilizadas na pesquisa foram: fontes cartoriais; processos criminais e cíveis; diversos exemplares de jornal; códigos de leis do período da Primeira República; relatórios técnicos; memórias e correspondências diversas
- ItemColégio Luzia Silva: práticas disciplinares, normatizações de gênero e relações de poder no contexto educacional do município de Jaguaquara-Ba (1950-1976).(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-23) Moura, Wallace Sousa de; Vasconcelos, Tânia Mara Pereira; Dick, Sara Martha; Vasconcelos, Vânia Nara PereiraEsta pesquisa visa estudar as relações de gênero no colégio interno católico feminino Luzia Silva no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, no período de 1950 a 1976, buscando analisar a influência e os valores históricos sociais do colégio no município, entendendo como se processava a educação proposta pelo colégio e como ele preparava suas internas para a vida em sociedade. Pretendemos analisar as relações de poder existentes nesse espaço educacional buscando elucidar se as práticas educativas promovidas pela congregação Franciscana Imaculatina serviram para assegurar os interesses políticos da elite jaguaquarense.
- ItemCajazeiras, capital com jeito de interior”: segregação urbana e invenção de um Bairro-Cidade em Salvador-Ba (1975-1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Santos, Vitor Rangel Souza dos; Farias, Sara Oliveira; Brum, Mario Sergio Ignácio; Santos , Ana Maria Carvalho dosNesta pesquisa analisamos o processo de construção do discurso de que o Complexo Habitacional Cajazeiras é uma "cidade" dentro da cidade de Salvador. Nesse sentido, vamos observar as memórias tecidas sobre a região desde o crescimento da urbanização em Águas Claras, decorrente das políticas públicas do Banco Nacional da Habitação (BNH) na Bahia em fins de 1970. A partir de relatos orais, documentos oficiais e recortes de jornal sobre o Projeto Cajazeira investigamos a institucionalização da segregação urbana por raça e classe em Salvador na década de 1980, evidenciada nos dados e na exclusão enfrentada pelas pessoas negras e/ou pobres no cotidiano. Entretanto, apesar de todo o distanciamento enfrentado, seus habitantes constroem táticas coletivamente e, aproveitando-se das brechas na vigilância, conseguem reapropriar espaços e lutar pelos direitos básicos que conferem o acesso à cidadania
- ItemAntônio Rodrigues Garcia: a trajetória de um cristão-novo nos Sertões do Rio São Francisco. (Bahia, s. XVIII)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-05) Santos, Elaine da Silva; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Conceição, Hélida Santos; Silva, Emãnuel Luiz Souza eEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados da pesquisa sobre a trajetória do cristão-novo português, Antônio Rodrigues Garcia homem de negócio que se estabeleceu na capitania da Bahia, até finalmente se fixar no sertão do rio de São Francisco, território da referida capitania. Membro de uma família com vasta passagem pelos cárceres do Santo Ofício, Rodrigues encontrou dentro da América portuguesa um pressuposto para escapar da mira dos inquisidores. Sendo assim, Antônio Rodrigues Garcia se firmou como um notável comerciante, assegurado por uma rede de compadrio que envolvia cristãos-velhos, parentes e outros cristãos novos também atuantes no comércio. Contudo, seu status social não foi capaz de apagar a mácula cristã-nova, nem de seus companheiros, todos foram acusados de judaísmo, sendo então denunciados e presos pelo Santo Ofício durante a primeira metade do século XVIII. O trabalho também busca situar Rodrigues Garcia em seu meio social, comercial e familiar, bem como analisar suas formas de confissão e resistência nos cárceres. Além disso, procurou-se observar diferentes práticas judaicas que foram identificadas pela Inquisição