Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 53
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da implementação de quality assurance para um software de sucesso(2023) Brandão, Jorge Nunes; Azevedo, Michell Victor Souza de; Moreira, Isaac DouglasO objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar como a implementação do Garantia de Qualidade (QA - Quality Assurance) tem um papel fundamental e crucial para o sucesso de um software, respondendo a pergunta se pode a implementação de técnicas de QA melhorar, de fato, o resultado do produto de Software? Apresentando características de um estudo exploratório, tendo o trabalho sido desenvolvido através da coleta de dados de pesquisas consolidadas e publicadas por órgãos de referência na área e através desses dados obteremos a resposta para a pergunta base do artigo.
- ItemAdesão da arquitetura de microsserviços nas grandes corporações para desenvolvimento ou migração de aplicações(2023) Lima, Gabriel Pinheiro De Santana; Fontoura, José Roberto De AraújoA adesão da arquitetura de microsserviços tem se tornado uma tendência cada vez mais frequente pelas grandes corporações interessadas em melhorar a qualidade dos seus softwares, mas diante desse cenário surge o questionamento: Qual o impacto que a arquitetura de microsserviços pode trazer as grandes corporações ? Este estudo investiga o impacto da adoção da arquitetura de microsserviços pelas grandes corporações para o desenvolvimento ou migração de aplicações. A metodologia empregada no estudo consiste em realizar uma revisão bibliográfica e documental a fim de buscar informações relevantes sobre o tema, além disso foi realizada uma coleta de dados com característica de observação simples. Ao avaliar os principais resultados obtidos, fica evidente que a adoção de microsserviços proporcionou melhorias significativas às empresas investigadas. Desta forma, este estudo contribui para o avanço do conhecimento em arquitetura de software e microsserviços, fornecendo uma compreensão mais profunda dos conceitos, princípios e benefícios associados à adoção de microsserviços pelas grandes corporações. Essas percepções e evidências são valiosas para as empresas interessadas em explorar essa arquitetura como uma estratégia para impulsionar a inovação, a eficiência e a competitividade no mercado.
- ItemOs alunos cegos e a geometria: mapeando dissertações e teses no período de 2015 a 2020(2022-09-01) Silva, Felipe Henrique da Santana; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Queiroz, José Carlos; Silva, Maria Eliana Santana da CruzEsta pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que segundo Fiorentini e Lorenzato (2006) também é chamada de estudo documental, e do tipo estado-da-arte. Teve como objetivo fazer um levantamento das contribuições de autores de dissertações e teses defendidas no período de 2015 a 2020, cadastradas no sítio da CAPES, sobre ensino e aprendizagem de geometria para estudantes cegos. A busca se restringiu aos trabalhos cadastrados no sítio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após aplicação de filtros relacionados ao objetivo desta pesquisa constituímos o corpus com três teses de doutorado e 5 dissertações de mestrado. Após análise dos oito trabalhos, estes foram agrupados, de acordo com seus objetivos, em duas categorias: na primeira categoria estão os trabalhos que focam na compreensão de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento geométrico por parte de estudantes cegos e na segunda estão os trabalhos que visam analisar, testar ou desenvolver recursos didáticos para facilitar a compreensão de alunos cegos com relação aos conteúdos geométricos. Constatamos que a maioria dos trabalhos analisados focam na compreensão de aspectos relacionados à aprendizagem em geometria como a visualização geométrica, as representações dos conceitos geométricos, e argumentação por parte de alunos com cegueira total. Quantos aos trabalhos que testam recursos didáticos, estes concluíram que são facilitadores da aprendizagem e sugerem que mais materiais deveriam ser desenvolvidos para auxiliar o ensino aprendizagem, especialmente envolvendo o estudante na construção e aplicação do material. Todos os autores dos trabalhos selecionados sinalizam a importância de aprofundar as pesquisas na área e apontam que ainda há muito a ser estudado, pesquisado e desenvolvido.
- ItemAnais [da] VI Semana de Ciências Biológicas - SEMCBIO. (O papel das Ciências Biológicas frente ao negacionismo científico)(2021-11-16) Grave, Caique Ferreira
- ItemAnais[da] VIII Semana de Ciências biológicas da UNEB, Campus II Seu saber muito me interessa: ciências e saberes tradicionais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-19) Conceição, Eltamara Souza daA Universidade do Estado da Bahia, sendo uma instituição de ensino superior, tem por definição legal, em função de sua configuração e institucional multicampi, a finalidade de “promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humidade e comunicar o saber através do ensino ou de outras formas de comunicação” (BRASIL, 1988, Art. 43). Dessa forma, dá continuidade ao desenvolvimento de atividades de promoção e divulgação do conhecimento, servindo de incentivo, formação e assistência à comunidade discente. Em sua oitava edição, honrosamente retornando ao formato presencial, a VIII SEMCBIO terá como temática “Seu saber muito me interessa: Ciências e Saberes Tradicionais”. Os participantes contarão com uma programação composta por palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Desse modo, a Comissão organizadora do evento é formada por integrantes do Diretório Acadêmico do Curso de Biologia ainda com o recrutamento de estudantes do curso para fazer parte da equipe com a supervisão de professores.
- ItemAnálise das estratégias utilizadas pelos alunos nas resoluções de problemas quando abordadas como metodologia de ensino da matemática(2022-08-01) Mançur, Adriele Lima da Silva; Bispo, Jaíra de Souza Gomes; Baqueiro, Grace Dórea Santos; Santos, Viviane Mendonça dosResolver Problemas vai muito além que saber algoritmos, a construção do conhecimento é o foco principal e para isto é necessário que o aluno saiba o que está fazendo sem reproduzir o que lhes foi dito. Esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar as estratégias utilizadas pelos alunos nas Resoluções de Problemas, sendo assim, a pesquisa foi realizada em uma turma do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental para resolver problemas quando esses são lhes dado como Metodologia de Ensino da Matemática. Para embasar nossas discussões, escolhemos alguns teóricos que discutem sobre a Resolução de Problemas, como Onuchic e Allevato (2005; 2014), Smole e Diniz (2001), Dante (1988; 1997; 2010) e Pozo (1998). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação e documentos. Analisamos os dados com base nos referenciais teóricos e as experiências vivenciadas do pesquisador. A partir da análise, observamos que algumas duplas tiveram dificuldades em resolver os problemas por não possuírem habilidades necessárias e por falta de interpretação do problema, mas muitas duplas conseguiram resolver utilizando Estratégias Aritméticas Convencionais e Não - Convencionais. Acreditamos que os educadores poderiam refletir mais sobre essa Metodologia, já que podemos perceber que a partir de um problema pode-se dar possibilidade de trabalhar com o aluno aquilo que se deseja antes de aplicar um conteúdo. Dessa forma instigando com que o aluno utilize suas estratégias, tendo como foco o processo de resolução, e não a solução, desenvolvendo assim o seu conhecimento e suas habilidades, tornandoos seres críticos para atuar na sociedade.
- ItemAnálise de dados do twitter: uma perspectiva psicológica do baixo rendimento dos estudantes brasileiros durante e pós pandemia(2023) Silva, Alex Santos Da; Lopes, Paulo Henrique Miranda; Fontoura, José RobertoDurante a pandemia, ampliou-se o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e interação entre pessoas ao redor do mundo. Para exploração disso, foi desenvolvida uma aplicação para coletar e analisar dados de postagens através de uma máquina de aprendizado usando processamento de linguagem natural (PLN) para identificação e análise de sentimentos em relação à universidade. Para a construção do embasamento teórico foram usados autores como: MEDHAT; HASSAN; KORASHY. Essa pesquisa se configura como exploratória e descritiva, tendo como objetivo cruzar dados retirados de publicações do Twitter visando analisar assuntos mais relevantes durante os últimos quatro anos para identificação de palavras, frases e expressões para determinado sentimento nos textos coletados. Os resultados revelaram uma predominância de sentimentos negativos nas postagens dos alunos, indicando o confinamento decorrente da pandemia como um impacto negativo tanto no bem-estar emocional quanto no desempenho acadêmico.
- ItemAnálise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos do novo Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-07) Santos, Elizianne Ribeiro dos; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida, Gracineide S. S. de; Matos, Fabiana Aguiar deO livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o ensino aprendizagem e, em muitos casos, é a única fonte de trabalho impresso utilizada pelos professores e estudantes nas escolas da rede pública de ensino. Com a reforma do Novo Ensino Médio, os livros passaram por modificações na abordagem dos conteúdos e, por isso, é imprescindível saber como o conteúdo de Botânica é apresentado nos livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, já que as plantas são essenciais para manutenção da vida no Planeta; é por meio dos estudos e pesquisas sobre elas que inúmeras descobertas científicas são realizadas, colaborando consideravelmente para a civilização humana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas é abordado em três coleções de livros didáticos do Novo Ensino Médio. Para essa pesquisa, foram analisadas a presença e a abordagem do conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas em dezoito volumes de três coleções de livros aprovados no PNLD 2021. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo descritivo e a execução deu-se pela análise de conteúdo em três fases: pré - análise, inferência e interpretação dos resultados. Nessa perspectiva, observou-se que, dos dezoito volumes analisados, somente três continham o tema em questão, além de que as coleções de LD do Novo Ensino Médio passaram por uma grande mudança, com diminuição no número de páginas, reduzindo o volume de conteúdo, imagens e exercícios dedicados à área de Biologia e, principalmente, à temática das Angiospermas.
- ItemAnálise toxicológica e antimicrorbiana do extrato das sementes de Genipa americana L. (JENIPAPO)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-28) Santos , Danielle Conceição; Marques, Edson de Jesus; Vale, Vera Lucia Costa; Almeida , Gracineide Selma S. deNas prateleiras de supermercados, na feira e dentro de casa, sempre nos deparamos com vegetais, legumes e frutas no nosso dia a dia. Sabe-se que eles são ricos em vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e fibras, que auxiliam a manter o nosso corpo em pleno funcionamento, deixando-o em equilíbrio. As frutas podem ser alternativa para produção de produtos farmacológicos e os extratos botânicos demonstram ser favoráveis no combate aos fungos e bactérias patogênicas a saúde humana. A espécie Genipa americana L. conhecida como jenipapo é reconhecida pela sua importância farmacológica, sendo fonte de matéria-prima de perfumarias, cosméticos e na medicina popular. Portanto o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana e toxicológica utilizando o extrato vegetal das sementes de G. americana L. O extrato das sementes foi feito a base do solvente acetato de etila e testados nos microrganismos Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Salmonella choleraesuis e nos fungos Aspergillus niger, Candida albicans e Candida glabrata através da técnica de difusão em disco. O nível toxicológico foi avaliado através do teste hemolítico e também no teste de toxicidade em Artemia salina Leach. Nos resultados foram constatados atividade antimicrobiana contra as cepas B. subtilis, S. aureus, E. coli e S. choleraesuis e nenhuma atividade contra a P. aeruginosa. Não apresentou atividade antifúngica contra as cepas Candida albicans, Candida glabrata e Aspergillus niger. Os extratos apresentaram atividade hemolítica nas concentrações de 1000 µg/mL e 500µg/mL. Sua toxicidade no teste com Artemia salina confirmou os resultados obtidos nos testes hemolíticos, mostrando também que há possibilidade de atividade antitumoral a depender da concentração do extrato sem prejudicar células sadias.
- ItemAUTONARRATIVA DE UMA LICENCIANDA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DE VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II(UNEB, 2024-07-17) Pinto, Caroline Andrade de Pinho Alves; Queiroz, Magnólia Siva; Coelho , Alexa Araújo de Oliveira Paes; Leão , Claudia da SilvaO Estágio Supervisionado faz parte do currículo dos cursos de graduação e é fundamental para a formação do discente. Durante esse período, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados ao contexto prático da futura profissão. Em março de 2020, o mundo foi afetado pelo SARS-CoV-2, pandemia de COVID-19, e enfrentou mudanças na rotina em todos os setores. No campo da educação não foi diferente: com a impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, na educação básica e no ensino superior, devido ao isolamento social, as aulas e estágios remotos surgiram como alternativas para reduzir os impactos negativos no campo de ensino- aprendizagem. No presente trabalho, “autonarrativa de uma licencianda do curso de ciências biológicas a partir de vivências do estágio supervisionado I e II”, busquei narrar e refletir sobre minhas vivências no Estágio Supervisionado I e II que marcaram minha trajetória e foram essenciais para a formação da minha identidade docente. Para a produção desse trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa e, como método, a narrativa autobiográfica, na qual realizei uma revisitação das minhas memórias e portfólio, que foi um instrumento de análise e reflexão das minhas experiências. Durante o período dos estágios supervisionados, enfrentei diversos desafios fundamentais para o meu crescimento profissional, pois cada dificuldade exigiu uma solução criativa com abordagem adaptativa. No entanto, cada obstáculo foi uma oportunidade para descobrir novas maneiras de ensinar e aprender. Ao longo desse processo, busquei constantemente aplicar metodologias educacionais que considerassem os diferentes perfis e necessidades das turmas em que trabalhei, o que tanto enriqueceu minha prática pedagógica quanto permitiu uma maior inclusão e engajamento dos docentes. O estágio presencial me preparou melhor para lidar com os desafios do ambiente educacional ao mesmo tempo em que me proporcionou valiosos aprendizados sobre a importância da flexibilidade, da empatia e da inovação no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemBiologia floral de melastomataceae juss. No estado da Bahia: uma revisão de literatura(2022-12-22) Santos, Bianca Oliveira dos; Almeida, Gracineide S. S. de; Bezerra, Diogo Silva; Lima, Luciene Cristina Lima eMelastomataceae Juss é uma das maiores famílias de Angiospermas que distribui sua maior riqueza nos Neotrópicos. No Brasil apresenta 69 gêneros e 1440 espécies concentradas nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Na Bahia possuem 329 espécies e 41 gêneros, nos ambientes de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. São utilizadas para fins ornamentais, econômicos e ecológicos, este último por serem restauradoras de ambientes em áreas degradadas, consideradas nucleadoras por fornecer recursos aos polinizadores e os dispersores de sementes. Possuem nervação acródroma que caracterizam essa família e flores com anteras poricidas que liberam seu pólen somente com o processo de Buzz Pollination. O conhecimento acerca dos aspetos da biologia floral da família é de suma importância para a detecção de lacunas em relação aos conhecimentos desta área de estudo, assim como conhecer o que tem sido pesquisada para Bahia. Com isso, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão literária dos estudos a Biologia Floral de Melastomataceae Juss. para o estado da Bahia, afim apontar conhecimentos sobre a família e assim estimular estudos sobre seus aspectos importantes. Foi desenvolvido a partir de um levantamento de trabalhos relacionados a biologia floral da família no Google Acadêmico com utilização de descritores de busca ligadas a aspectos trabalhados na biologia floral (morfologia floral, polinização, visitantes florais e fenologia). Com a análise dos trabalhos encontrados foi possível identificar as espécies mais estudadas, os principais polinizadores e quais a estratégias reprodutivas estão presentes em Melastomataceae. Foram apontados dez estudos sobre biologia floral de Melastomataceae abordando a polinização e fenologia da família, com a análise destes é possível identificar uma carência de estuda para família em outros regiões e para outras espécies.
- ItemCapoeira: um potencial didático para o ensino de geometria(2021-02-01) Santos, Josenildo dos; Santos, Daniela Batista; Queiroz, José Carlos Santana; Bispo, Jaíra de Souza GomesHistoricamente, observamos que a Geometria é vista como uma parte isolada da Matemática e consequentemente os conteúdos geométricos, na maioria das vezes, são pouco trabalhados na escola e, quando são abordados, geralmente são ensinados de forma muito técnica, de maneira descontextualizada e sem significado. Assim, advogamos pela necessidade de desenvolver atividades que promovam um ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos de forma mais significativa, com potencial lúdico e que aproximem os/as estudantes do cotidiano. Nesta senda, salientamos acerca da Capoeira, expressão cultural afro-brasileira, como uma possibilidade de trabalhar o pensamento geométrico na sala de aula, embasado através da Etnomatemática. Nessa perspectiva, objetivamos com esta pesquisa qualitativa, analisar as potencialidades didáticas da Capoeira para o ensino de conceitos geométricos, estabelecendo diálogo entre a cultura da Capoeira e o ensino de Geometria. Para isto, tivemos como sujeitos/as da pesquisa, estudantes da licenciatura em Matemática e egressos/as deste curso, que atuam em projetos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, na cidade de Alagoinhas, Bahia. Para a produção dos dados, utilizamos dois questionários, que foram aplicados via Google Forms e o desenvolvimento de um minicurso. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostosda Análise de Conteúdo a partir da categorização em conformidade com Bardin (2011). Como suporte teórico, utilizamos autores como: D’Ambrosio (1996), Freire (1987), Aidar (2020), Esteves (2003), Brasil (1998), dentre outros. Através do primeiro questionário foi possível conhecer o perfil dos/as participantes, bem como, a concepção dos/as mesmos/as sobre Capoeira e se tinham conhecimento com relação as suas potencialidades didáticas para o ensino de conceitos geométricos. Os resultados demonstraram que os participantes conheciam um pouco sobre capoeira, tendo em vista que na Bahia esta é uma prática cultural e bem difundida, contudo a maioria destes, afirmaram que nunca tinha pensado sobre a possibilidade da utilização da capoeira como alternativas para aprender Matemática. Com o minicurso trabalhamos algumas questões teóricas sobre a capoeira e suas potencialidades para a aprendizagem de conceitos geométricos. Podemos inferir a partir da interação e dos comentários dos participantes, bem como com a análise do segundo questionário, que atingimos os objetivos propostos e que todos os participantes conseguiram perceber e estabelecer relação entre a Capoeira e a geometria, assim como sobre sua importância como uma expressão cultural e de resistência para a população negra, principalmente no período da escravidão. Assim, creditamos que é fundamental trabalhar com atividades culturais, como a Capoeira, nas aulas de Matemática, de maneira a aproximar os/as estudantes dos conceitos matemáticos de forma significativa e interdisciplinar, de modo a evidenciar o respeito às diversas formas de conhecimento, de matemáticas e de cultura.
- ItemConceitos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizadas da feira livre de Entre Rios – BA(2022-09-01) Menezes, Natália Freire de; Bispo, Jaíra de Souza Gomes; Santos, Viviane Mendonça dos; Santana, Erivelton Nonato deHistoricamente, percebemos que a Matemática não escolar é vista como uma parte pouco explorada da Matemática, e por consequência, ela não é trabalhada dentro da sala de aula. Além disso, quando se abordam questões cotidianas por meio de soluções problemas, as mesmas são passadas de forma superficial, deixando de lado a importância de trabalhar esses elementos e assim não dando significado para eles. Dessa maneira, salientamos a importância de se discutir sobre a matemática dos feirantes que não tiveram oportunidade de terminar seus estudos, defendendo a necessidade de valorizar as suas atividades realizadas no dia a dia. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa para analisar quais conceitos matemáticos foram adquiridos por pessoas não (plenamente) escolarizadas da Feira Livre de Entre Rios – Ba. A partir desses conhecimentos, estabelecemos uma relação entre conhecimentos matemáticos não escolares com a Matemática Escolar. Para isso, tivemos como sujeitos de pesquisa feirantes, que atuam na Feira Livre de Entre Rios – BA, que nunca frequentaram ou que já frequentaram uma escola irregularmente. Assim, realizamos em um primeiro momento uma entrevista para conhecer o perfil socioeconômico dos/as feirantes, bem como as suas concepções pertinentes à matemática não escolar; em um segundo momento observou a relação entre feirantes e clientes no intuito de perceber conceitos matemáticos implícitos nos diálogos, que provavelmente foram aprendidos na escola. Finalizamos essa pesquisa com a análise dos dados coletados em campo, de modo que os conhecimentos matemáticos implícitos nas operações realizadas pelos feirantes foram compreendidos com base na matemática formal. E por fim, como apoio teórico, utilizamos autores como: D’ Ambrósio (1996), Freire (1987), Fonseca (2007), Nunes; Carraher; Schliemann (2011), dentre outros. Portanto, através desta pesquisa pudemos perceber a presença, ou não, de conceitos ou conhecimentos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizados, da Feira Livre de Entre Rios – BA, de modo que foram valorizadas as diversas formas de conhecimentos matemáticos não formais presentes no cotidiano dessas pessoas.
- ItemConcepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos(2022-09-01) Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de; Leal, Maria de Fatima Costa; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz; Bispo, Jaíra de Souza GomesEsta pesquisa tem por objetivo, investigar quais são as concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos do terceiro semestre de licenciatura em Matemática, do Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com uma abordagem qualitativa para analisar as concepções dos estudantes e uma abordagem descritiva também, por se tratar de uma modalidade que descreve ou categoriza uma situação. E o método utilizado para nossa pesquisa foi a análise do conteúdo que, trata-se de um estudo minucioso de conteúdo, palavras, frases onde captamos as intenções e descartamos o que não será útil. Vale salientar que o questionário aplicado é um recorte feito do que foi construído por Cavalcante (2008), em sua pesquisa, sendo ele voltado para o contexto aritmético e algébrico, onde elegemos apenas três categorias para serem analisadas a priori, sendo elas: igualdade relacional, equivalência em igualdade condicional e igualdade funcional, mesmo sabendo que posteriormente outras categorias poderiam surgir. Todos os estudantes receberam as mesmas questões, e foram usados os mesmos critérios para análise. Os resultados dessa pesquisa foram de suma importância, pois, não só revelam concepções a respeito do símbolo “=”, mas também a falta de entendimento acerca do mesmo e conhecimentos básicos demonstrando que mesmo enquanto estudantes universitários existem lacunas acerca entendimentos que são de fundamental importância para componentes curriculares dentro do curso de Licenciatura em Matemática. Salientamos a importância de contribuições referente a objetos matemáticos no qual passam desapercebido suas potencialidades e significados na maioria das vezes e que podem influir direta ou indiretamente em conteúdos trabalhados constantemente.
- ItemConcepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos(2021-02-01) Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira; Santos, Daniela Batista; Conceição, Jefferson Correia da; Ferreira, Maridete Brito CunhaO ensino de Matemática ainda é marcado por um alto índice de reprovação e evasão, procedente muitas vezes das dificuldades dos alunos em compreender e relacionar seus conceitos a realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de trabalhar os conceitos matemáticos em um ambiente que favoreça a aprendizagem para além da reprodução e memorização. Assim, a partir da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, percebi que o lúdico em sala de aula pode oportunizar um ambiente de investigação, favorecendo a autonomia dos estudantes e a aprendizagem em Matemática. Deste modo, objetivamos compreender que concepções professoras da Rede Pública de Ensino que atuaram como supervisoras do PIBID têm sobre o lúdico e suas contribuições para o ensino de Matemática. Visando atender este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professoras de Matemática que atuaram como supervisoras no PIBID no período de 2018-2019 na cidade de Alagoinhas-BA. Para a produção dos dados, utilizamos um questionário construído na plataforma do Google Formulário e uma entrevista semiestruturada aplicada através da plataforma do Google Meet. Essa pesquisa está embasada em teóricos como: Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), dentre outros. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da categorização, na perspectiva de Bardin (1977). O caminhar na análise de conteúdo nos guiou a quatro categorias, sendo elas: Concepçõesde lúdico das professoras, possibilidades e desafios do lúdico no Ensino de Matemática, contribuições do PIBID de Matemática para o ensino a partir das potencialidades do lúdico e o lúdico na formação docente. A análise interpretativa das categorias mostrou que as professoras compreendem o lúdico como recursos didáticos-pedagógicos que no contexto da sala de aula favorece a autonomia do aluno, bem como a aprendizagem significativa, configurando-se como um fator de motivação que pode contribuir para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem Matemática. Percebemos aindaque, o PIBID constitui-se em um espaço de formação inicial e continuada no qual a presença do Lúdico contribui para uma apropriação da prática lúdica pelo professor, refletindo positivamente na práxis. Assim, a prática lúdica no contexto educacional possibilita superar a dicotomia existente entre teoria e prática, ultrapassando a concepção tradicional de ensino e contribuindo para um ensino de matemática com mais significado e criativo, em que o educando atua como protagonista na construção de seu conhecimento.
- ItemConservação ex situ de sementes de espécies do remanescente de mata atlântica, povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia: coleta, identificação e caracterização morfológica(2022-12-22) Barbosa, Joyce Raianne de Oliveira; Almeida, Gracineide S. S. de; Bastos, Nayara Gomes; Bezerra, Diogo SilvaA Mata Atlântica consiste em um dos biomas com mais diversidade do mundo, considerado um dos cinco mais importantes hotspots de biodiversidade. Ocupou originalmente cerca de 15% do território do Brasil, mas atualmente encontra-se devastada devido as ações antrópicas. Diante disso, é relevante possuir os métodos que visem à conservação e recuperação de áreas florestais para auxiliar na restauração dos remanescentes. O objetivo desse estudo foi coletar, identificar e conservar as sementes de espécies nativas encontradas no fragmento de Mata Atlântica do povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia, afim de colaborar com a coleção de sementes do HUNEB. A área de estudo trata-se de uma vegetação secundária em estágio médio de regeneração. As coletas de material foram realizadas mensalmente, totalizando doze excursões a campo, com intervalo de 2 anos devido a pandemia. Além dos frutos, também foram coletados ramos férteis, para identificação e composição do material testemunho de cada espécie os quais encontram-se depositados na coleção de Herbário da Universidade do Estado da Bahia. As sementes foram submetidas aos processos de extração, limpeza, secagem e armazenamento. Foram coletadas um total de 37 espécies, distribuídas em 17 famílias, dentre as quais se destacaram as famílias, Fabaceae, Myrtaceae, Sapindaceae e Rubiaceae. São apresentados os dados de identificação, caracterização morfológica e a síndrome de dispersão das sementes coletadas, para auxiliar possíveis estudos sobre a viabilidade dessas sementes. Das espécies coletadas, algumas corroboram com o estágio de regeneração do remanescente de Mata Atlântica e outras indicam a necessidade de estratégias de conservação do mesmo, uma vez que são espécies invasoras.
- ItemContribuições da teoria dos campos conceituais para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático(2022-09-01) Oliveira, Rafael Florêncio de; Santos, Daniela Batista; Kistemann Júnior, Marco Aurélio; Cavalcante, José LuizGeralmente a multiplicação é vista entre os/as estudantes como uma operação difícil de ser aprendida, principalmente por relacioná-la somente com a memorização da tabuada e exercícios usando apenas o algoritmo. A participação em projetos de extensão, pesquisa e ensino possibilitaram experienciar diferentes metodologias e teorias que oportunizaram trabalhar os conceitos de multiplicação, para além da soma de parcelas iguais. Assim, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, em que objetivamos analisar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Tivemos, como participantes, 26 licenciandos/as e egressos/as do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas – Bahia. Para a produção dos dados, fizemos: um questionário para sondagem dos conceitos de multiplicação; uma oficina com duração de 9 horas, trabalhando atividades diversificadas na perspectiva lúdica e do letramento matemático, com aporte na Teoria das Situações Didáticas (TSD); narrativas sobre a oficina e um questionário avaliativo. Para a avaliar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2015), a partir da categorização. Tivemos como aporte teórico desta pesquisa autores como: Vergnaud (1996), Soares (2004), Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), dentre outros. Na análise dos dados, construímos três categorias: 1. Concepções sobre a multiplicação: não é soma de parcelas iguais?; 2. (Re)Olhares acerca da multiplicação na formação docente à luz da TCC e 3. Ensinar para multiplicar e multiplicar para ensinar, numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Os dados evidenciaram que, mesmo definindo inicialmente a multiplicação como soma de parcelas iguais, os/as participantes conseguiram perceber os outros conceitos desta operação (combinação, comparação e configuração retangular), a partir da TCC, ressaltando-se a importância desta teoria como construto para a formação docente. Além disso, relataram o quanto as atividades com potencialidade lúdica e com viés no letramento matemático aproximam os/as estudantes da realidade e colaboram para torná-los/las protagonistas na construção do seu conhecimento matemático de maneira prazerosa. Assim, podemos inferir que é necessário trabalhar os diferentes conceitos de Multiplicação, sendo a TCC um aporte teórico que oportuniza essa possibilidade, bem como evidenciamos, também, a importância de propor situações diferenciadas numa perspectiva lúdica e do letramento matemático.
- ItemDemonstrações geométricas e o aluno cego: construindo uma sequência didática envolvendo a soma dos ângulos internos do triângulo(2022-09-01) Santos, Elise Ane Silva; Ferreira, Maridete Brito CunhaEste trabalho, de cunho qualitativo, tem como tema demonstrações em geometria e objetivou construir uma sequência didática, bem como os materiais de apoio, e analisar seu potencial para conduzir o aluno cego à realização da demonstração da soma dos ângulos internos do triângulo. Para a construção da sequência este trabalho se baseou em Lorenzato (2006) acerca da utilização de materiais didáticos manipuláveis para conduzir o aluno no processo de abstração. Também apresentamos como referencial teórico a Taxonomia de Balacheff (1987) e a Defectologia de Vygotsky (1983), no que diz respeito aos níveis de prova e a aprendizagem do aluno cego, respectivamente. Além das teorias que fundamentaram este trabalho, também apresentamos a Lei nº 13.146, que fala sobre a inclusão de pessoas com deficiência e descreve o papel das escolas em relação a esses alunos, e o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera como habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos referentes ao conteúdo abordado neste trabalho. A construção da sequência foi realizada e as atividades da parte inicial foram aplicadas num estudo piloto que teve como participante um professor cego que trabalha com o ensino de crianças com deficiência visual. A construção e análise da sequência nos permitiu afirmar que a sequência, bem como os materiais de apoio, associados à mediação do professor, têm potencial para conduzir um aluno cego à realização da demonstração da soma dos ângulos internos do triângulo. Os resultados do estudo piloto nos possibilitaram ter um panorama geral da efetividade das atividades iniciais, dos materiais didáticos de apoio e da importância da mediação nesse processo. Salientamos a importância de mais contribuições no campo científico referentes à construção de atividades que estimulem o desenvolvimento do processo argumentativo do aluno e de mecanismos para o ensino de matemática para pessoas com deficiência visual.
- ItemDesenvolvimento de um protótipo que possibilita a acessibilidade e inclusão digital do idoso portador da doença de Parkinson através do smartphone(2023) Reis, Deise Paula Pereira; Jesus, Gil Emerson de; Fontoura, José Roberto de AraujoA doença de Parkinson está presente no dia a dia de alguns idosos. Os sintomas advindos da doença impedem as realizações de atividades básicas, por exemplo, alimentar-se, segurar objetos e andar. Diante do exposto, esta pesquisa visa construir um protótipo acessível que possibilite a autonomia do idoso parkinsoniano no uso do smartphone, explorando conceitos de tecnologia assistiva, acessibilidade e inclusão. Em relação a metodologia, a natureza da pesquisa utilizada foi do tipo aplicada, com foco em atender às necessidades específicas dos idosos portadores da doença de Parkinson. Quanto à finalidade, foi empregado o tipo descritivo, utilizando da abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo a fim de confirmar a hipótese levantada. Em posse destes conhecimentos, o protótipo foi desenvolvido baseado na integração com as assistentes virtuais inteligentes, disponíveis na maioria dos smartphones, e por meio destas, o portador da doença de Parkinson poderá utilizar as principais ferramentas do smartphone através da voz. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, pois a partir do protótipo é possível realizar as principais atividades, a exemplo de: chamadas telefônicas, pesquisas na internet e controle de casa inteligente. No entanto, para resultados mais precisos, serão necessários novos estudos a fim de realizar testes com os portadores da doença de Parkinson, com o propósito de verificar as limitações e possíveis melhorias do protótipo.
- ItemDESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO QUE POSSIBILITA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL DO IDOSO PORTADOR DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO SMARTPHONE(2023) Reis, Deise; JESUS, GILA doença de Parkinson está presente no dia a dia de alguns idosos. Os sintomas advindos da doença impedem as realizações de atividades básicas, por exemplo, alimentar-se, segurar objetos e andar. Diante do exposto, esta pesquisa visa construir um protótipo acessível que possibilite a autonomia do idoso parkinsoniano no uso do smartphone, explorando conceitos de tecnologia assistiva, acessibilidade e inclusão. Em relação a metodologia, a natureza da pesquisa utilizada foi do tipo aplicada, com foco em atender às necessidades específicas dos idosos portadores da doença de Parkinson. Quanto à finalidade, foi empregado o tipo descritivo, utilizando da abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo a fim de confirmar a hipótese levantada. Em posse destes conhecimentos, o protótipo foi desenvolvido baseado na integração com as assistentes virtuais inteligentes, disponíveis na maioria dos smartphones, e por meio destas, o portador da doença de Parkinson poderá utilizar as principais ferramentas do smartphone através da voz. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, pois a partir do protótipo é possível realizar as principais atividades, a exemplo de: chamadas telefônicas, pesquisas na internet e controle de casa inteligente. No entanto, para resultados mais precisos, serão necessários novos estudos a fim de realizar testes com os portadores da doença de Parkinson, com o propósito de verificar as limitações e possíveis melhorias do protótipo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »