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- ItemA contribuição do PIBID para a formação profissional.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Araújo, Priscila Ferreira Cavalcante; Queiroz, Magnólia Silva; Matos, Fabiana Aguiar de; Almeida, Gracineide Selma Santos deO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de incentivo à docência, que contribui para formação inicial dos futuros professores, pois promove aos discentes dos cursos de licenciaturas uma aproximação com a prática docente dentro de escolas públicas, incentivando assim, a carreira docente. Como também, estabelece uma relação entre os envolvidos, ou seja, universidade, escola e comunidade, vinculando prática e reflexão a um ensinamento contextualizado. O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância do PIBID para formação profissional docente, por meio das ações proporcionadas pelo programa nos cursos de licenciaturas. Bem como, listar os benefícios gerados pelo programa, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem do futuro educador. Ações essas que elevam tanto o nível do programa quanto enaltecem a qualificação da formação. A pesquisa em questão constitui-se de uma abordagem de caráter investigativa, tratando-se de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. Dessa forma, a metodologia aplicada deu-se por meio de pesquisas no Google Acadêmico em busca de materiais referentes ao tema em estudo, utilizando os seguintes descritores: docência, PIBID, formação inicial, formação de professores, formação profissional, fazendo as seguintes associações: PIBID + formação profissional; PIBID + formação inicial + formação profissional; formação docente + PIBID + formação profissional, eliminando assim, trabalhos que não abordassem a temática em estudo, deste modo, foram realizadas análise de 19 artigos, expostos no período de 2012 à 2023. Estabelecendo um intervalo de tempo abrangendo trabalhos publicados nos últimos 11 anos, com a finalidade de extrair dados baseando-se no objeto de estudo em questão. Nessa perspectiva, os resultados apontaram que o PIBID tem se mostrado como política pública de formação docente e profissional fundamental, não apenas no que diz respeito à formação de estudantes de graduação através da possibilidade de vivenciar práticas reflexivas sobre a própria ação. Promove a iniciação à docência, dos estudantes de nível superior dos cursos de licenciaturas, contribuindo assim, para seu aperfeiçoamento, bem como, no avanço na qualidade da educação pública brasileira. O PIBID tem se mostrado eficaz na promoção de uma formação mais sólida e prática para os estudantes de graduação que desejam seguir carreiras na docência. Conclui-se que o programa traz benefícios aos demais atores envolvidos nesse processo: as escolas públicas participantes, os supervisores e professores das IES, sobretudo, porque suscita um diálogo sobre a formação.
- ItemA importância da implementação de quality assurance para um software de sucesso(2023) Brandão, Jorge Nunes; Azevedo, Michell Victor Souza de; Moreira, Isaac DouglasO objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar como a implementação do Garantia de Qualidade (QA - Quality Assurance) tem um papel fundamental e crucial para o sucesso de um software, respondendo a pergunta se pode a implementação de técnicas de QA melhorar, de fato, o resultado do produto de Software? Apresentando características de um estudo exploratório, tendo o trabalho sido desenvolvido através da coleta de dados de pesquisas consolidadas e publicadas por órgãos de referência na área e através desses dados obteremos a resposta para a pergunta base do artigo.
- ItemA importância dos componentes curriculares de estágios supervisionados no curso de licenciatura em ciências biológicas.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Silva, Lucas Vicente da; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida , Gracineide Selma Santos de; Santos, Genário dosO Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura é uma etapa fundamental na formação de futuros professores, pois integra teoria e prática, preparando os graduandos para os desafios da profissão. Durante o estágio, os estudantes vivenciam o ambiente escolar, desenvolvem competências pedagógicas e aprimoram habilidades de observação, participação e regência de turma, para refletir sobre a dinâmica escolar, em especial à docência e construção da identidade docente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9394/96 estabelece que o estágio deve incluir atividades como observação, pesquisa, planejamento, execução e avaliação de práticas pedagógicas, alinhando os conhecimentos teóricos à instrução prática. Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e seu papel na construção da identidade docente. A pesquisa refere-se a uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica tendo como objeto de estudo o Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada por meio plataforma Google Acadêmico com finalidade de extrair artigos relacionados com o tema em questão. Os descritores utilizados para a busca se constituíram na associação: estágio supervisionado + ciências biológicas + identidade docente, eliminando assim artigos que não abordassem o tema. Desta forma foram analisados 15 artigos publicados no período de tempo de 2014 a 2024. Neste contexto os resultados apresentam que a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado é um pilar indispensável na formação inicial de professores, pois aprimoram suas habilidades e adquirem conhecimentos essenciais para a atuação profissional, para além de adquirir experiências e habilidades pedagógicas e identidade docente.
- ItemA Tribo Dalbergieae (leguminosae: papilionoideae) em áreas de caatinga da ecorregião raso da Catarina, Bahia, Brasil.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-11) Santos, Sara Sales; Conceição, Adilva de Souza; Romão, Marcos Vinicius Varjão; Bezerra, Diogo SilvaA família Leguminosae engloba cerca de 760 gêneros e 19.581 espécies distribuídas em quase todas as regiões do mundo. A tribo Dalbergieae possui cerca de 46 gêneros e 1.367 espécies, abrangendo regiões da América, África, Ásia e Oceania. Com cinco gêneros possuindo distribuição Pantropical. No Brasil, Dalbergieae está representada por 20 gêneros e 380 espécies. Das quais 19 gêneros e 161 espécies estão catalogadas para a Bahia, e no bioma Caatinga com cerca 16 gêneros e 112 espécies. Diante desse contexto foi realizado o levantamento florístico da tribo Dalbergieae ocorrentes em áreas de Caatinga da Ecorregião Raso da Catarina (porção Sul), como objetivo de contribuir para o conhecimento das espécies vegetais das caatingas baianas, visando fornecer subsídios científicos para conservação e preservação da flora das caatingas baianas, bem como contribuir na formação de recursos humanos qualificados na área de Sistemática Vegetal. Foram realizadas coletas do material fértil. Identificação e descrição com base em consultas em bibliografias especializadas, análises do material em estereoscópio e também a elaboração de chave de identificação para as espécies da tribo Dalbergieae ocorrentes na área de estudo. A tribo está representada para as áreas de Caatinga da Ecorregião do raso da Catarina por cinco gêneros e oito espécies: Aeschynomene evenia C.Wright & Sauvalle var. evenia, Ctenodon viscidulus (Michx.) D.B.O.S.Cardoso & A.Delgado, Nissolia vincentina (Ker Gawl.) T.M.Moura & Fort.-Perez, Stylosanthes guianensis (Aubl.) Sw., Stylosanthes humilis Kunth, Zornia brasiliensis Vogel, Zornia latifolia Sm. e Zornia leptophylla (Benth.) Pittier.
- ItemAdesão da arquitetura de microsserviços nas grandes corporações para desenvolvimento ou migração de aplicações(2023) Lima, Gabriel Pinheiro De Santana; Fontoura, José Roberto De AraújoA adesão da arquitetura de microsserviços tem se tornado uma tendência cada vez mais frequente pelas grandes corporações interessadas em melhorar a qualidade dos seus softwares, mas diante desse cenário surge o questionamento: Qual o impacto que a arquitetura de microsserviços pode trazer as grandes corporações ? Este estudo investiga o impacto da adoção da arquitetura de microsserviços pelas grandes corporações para o desenvolvimento ou migração de aplicações. A metodologia empregada no estudo consiste em realizar uma revisão bibliográfica e documental a fim de buscar informações relevantes sobre o tema, além disso foi realizada uma coleta de dados com característica de observação simples. Ao avaliar os principais resultados obtidos, fica evidente que a adoção de microsserviços proporcionou melhorias significativas às empresas investigadas. Desta forma, este estudo contribui para o avanço do conhecimento em arquitetura de software e microsserviços, fornecendo uma compreensão mais profunda dos conceitos, princípios e benefícios associados à adoção de microsserviços pelas grandes corporações. Essas percepções e evidências são valiosas para as empresas interessadas em explorar essa arquitetura como uma estratégia para impulsionar a inovação, a eficiência e a competitividade no mercado.
- ItemOs alunos cegos e a geometria: mapeando dissertações e teses no período de 2015 a 2020(2022-09-01) Silva, Felipe Henrique da Santana; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Queiroz, José Carlos; Silva, Maria Eliana Santana da CruzEsta pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que segundo Fiorentini e Lorenzato (2006) também é chamada de estudo documental, e do tipo estado-da-arte. Teve como objetivo fazer um levantamento das contribuições de autores de dissertações e teses defendidas no período de 2015 a 2020, cadastradas no sítio da CAPES, sobre ensino e aprendizagem de geometria para estudantes cegos. A busca se restringiu aos trabalhos cadastrados no sítio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após aplicação de filtros relacionados ao objetivo desta pesquisa constituímos o corpus com três teses de doutorado e 5 dissertações de mestrado. Após análise dos oito trabalhos, estes foram agrupados, de acordo com seus objetivos, em duas categorias: na primeira categoria estão os trabalhos que focam na compreensão de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento geométrico por parte de estudantes cegos e na segunda estão os trabalhos que visam analisar, testar ou desenvolver recursos didáticos para facilitar a compreensão de alunos cegos com relação aos conteúdos geométricos. Constatamos que a maioria dos trabalhos analisados focam na compreensão de aspectos relacionados à aprendizagem em geometria como a visualização geométrica, as representações dos conceitos geométricos, e argumentação por parte de alunos com cegueira total. Quantos aos trabalhos que testam recursos didáticos, estes concluíram que são facilitadores da aprendizagem e sugerem que mais materiais deveriam ser desenvolvidos para auxiliar o ensino aprendizagem, especialmente envolvendo o estudante na construção e aplicação do material. Todos os autores dos trabalhos selecionados sinalizam a importância de aprofundar as pesquisas na área e apontam que ainda há muito a ser estudado, pesquisado e desenvolvido.
- ItemAnais [da] VI Semana de Ciências Biológicas - SEMCBIO. (O papel das Ciências Biológicas frente ao negacionismo científico)(2021-11-16) Grave, Caique Ferreira
- ItemAnais[da] VIII Semana de Ciências biológicas da UNEB, Campus II Seu saber muito me interessa: ciências e saberes tradicionais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-19) Conceição, Eltamara Souza daA Universidade do Estado da Bahia, sendo uma instituição de ensino superior, tem por definição legal, em função de sua configuração e institucional multicampi, a finalidade de “promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humidade e comunicar o saber através do ensino ou de outras formas de comunicação” (BRASIL, 1988, Art. 43). Dessa forma, dá continuidade ao desenvolvimento de atividades de promoção e divulgação do conhecimento, servindo de incentivo, formação e assistência à comunidade discente. Em sua oitava edição, honrosamente retornando ao formato presencial, a VIII SEMCBIO terá como temática “Seu saber muito me interessa: Ciências e Saberes Tradicionais”. Os participantes contarão com uma programação composta por palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Desse modo, a Comissão organizadora do evento é formada por integrantes do Diretório Acadêmico do Curso de Biologia ainda com o recrutamento de estudantes do curso para fazer parte da equipe com a supervisão de professores.
- ItemAnálise das estratégias utilizadas pelos alunos nas resoluções de problemas quando abordadas como metodologia de ensino da matemática(2022-08-01) Mançur, Adriele Lima da Silva; Bispo, Jaíra de Souza Gomes; Baqueiro, Grace Dórea Santos; Santos, Viviane Mendonça dosResolver Problemas vai muito além que saber algoritmos, a construção do conhecimento é o foco principal e para isto é necessário que o aluno saiba o que está fazendo sem reproduzir o que lhes foi dito. Esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar as estratégias utilizadas pelos alunos nas Resoluções de Problemas, sendo assim, a pesquisa foi realizada em uma turma do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental para resolver problemas quando esses são lhes dado como Metodologia de Ensino da Matemática. Para embasar nossas discussões, escolhemos alguns teóricos que discutem sobre a Resolução de Problemas, como Onuchic e Allevato (2005; 2014), Smole e Diniz (2001), Dante (1988; 1997; 2010) e Pozo (1998). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação e documentos. Analisamos os dados com base nos referenciais teóricos e as experiências vivenciadas do pesquisador. A partir da análise, observamos que algumas duplas tiveram dificuldades em resolver os problemas por não possuírem habilidades necessárias e por falta de interpretação do problema, mas muitas duplas conseguiram resolver utilizando Estratégias Aritméticas Convencionais e Não - Convencionais. Acreditamos que os educadores poderiam refletir mais sobre essa Metodologia, já que podemos perceber que a partir de um problema pode-se dar possibilidade de trabalhar com o aluno aquilo que se deseja antes de aplicar um conteúdo. Dessa forma instigando com que o aluno utilize suas estratégias, tendo como foco o processo de resolução, e não a solução, desenvolvendo assim o seu conhecimento e suas habilidades, tornandoos seres críticos para atuar na sociedade.
- ItemAnálise de dados do twitter: uma perspectiva psicológica do baixo rendimento dos estudantes brasileiros durante e pós pandemia(2023) Silva, Alex Santos Da; Lopes, Paulo Henrique Miranda; Fontoura, José RobertoDurante a pandemia, ampliou-se o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e interação entre pessoas ao redor do mundo. Para exploração disso, foi desenvolvida uma aplicação para coletar e analisar dados de postagens através de uma máquina de aprendizado usando processamento de linguagem natural (PLN) para identificação e análise de sentimentos em relação à universidade. Para a construção do embasamento teórico foram usados autores como: MEDHAT; HASSAN; KORASHY. Essa pesquisa se configura como exploratória e descritiva, tendo como objetivo cruzar dados retirados de publicações do Twitter visando analisar assuntos mais relevantes durante os últimos quatro anos para identificação de palavras, frases e expressões para determinado sentimento nos textos coletados. Os resultados revelaram uma predominância de sentimentos negativos nas postagens dos alunos, indicando o confinamento decorrente da pandemia como um impacto negativo tanto no bem-estar emocional quanto no desempenho acadêmico.
- ItemAnálise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos do novo Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-07) Santos, Elizianne Ribeiro dos; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida, Gracineide S. S. de; Matos, Fabiana Aguiar deO livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o ensino aprendizagem e, em muitos casos, é a única fonte de trabalho impresso utilizada pelos professores e estudantes nas escolas da rede pública de ensino. Com a reforma do Novo Ensino Médio, os livros passaram por modificações na abordagem dos conteúdos e, por isso, é imprescindível saber como o conteúdo de Botânica é apresentado nos livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, já que as plantas são essenciais para manutenção da vida no Planeta; é por meio dos estudos e pesquisas sobre elas que inúmeras descobertas científicas são realizadas, colaborando consideravelmente para a civilização humana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas é abordado em três coleções de livros didáticos do Novo Ensino Médio. Para essa pesquisa, foram analisadas a presença e a abordagem do conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas em dezoito volumes de três coleções de livros aprovados no PNLD 2021. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo descritivo e a execução deu-se pela análise de conteúdo em três fases: pré - análise, inferência e interpretação dos resultados. Nessa perspectiva, observou-se que, dos dezoito volumes analisados, somente três continham o tema em questão, além de que as coleções de LD do Novo Ensino Médio passaram por uma grande mudança, com diminuição no número de páginas, reduzindo o volume de conteúdo, imagens e exercícios dedicados à área de Biologia e, principalmente, à temática das Angiospermas.
- ItemAnálise toxicológica e antimicrorbiana do extrato das sementes de Genipa americana L. (JENIPAPO)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-28) Santos , Danielle Conceição; Marques, Edson de Jesus; Vale, Vera Lucia Costa; Almeida , Gracineide Selma S. deNas prateleiras de supermercados, na feira e dentro de casa, sempre nos deparamos com vegetais, legumes e frutas no nosso dia a dia. Sabe-se que eles são ricos em vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e fibras, que auxiliam a manter o nosso corpo em pleno funcionamento, deixando-o em equilíbrio. As frutas podem ser alternativa para produção de produtos farmacológicos e os extratos botânicos demonstram ser favoráveis no combate aos fungos e bactérias patogênicas a saúde humana. A espécie Genipa americana L. conhecida como jenipapo é reconhecida pela sua importância farmacológica, sendo fonte de matéria-prima de perfumarias, cosméticos e na medicina popular. Portanto o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana e toxicológica utilizando o extrato vegetal das sementes de G. americana L. O extrato das sementes foi feito a base do solvente acetato de etila e testados nos microrganismos Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Salmonella choleraesuis e nos fungos Aspergillus niger, Candida albicans e Candida glabrata através da técnica de difusão em disco. O nível toxicológico foi avaliado através do teste hemolítico e também no teste de toxicidade em Artemia salina Leach. Nos resultados foram constatados atividade antimicrobiana contra as cepas B. subtilis, S. aureus, E. coli e S. choleraesuis e nenhuma atividade contra a P. aeruginosa. Não apresentou atividade antifúngica contra as cepas Candida albicans, Candida glabrata e Aspergillus niger. Os extratos apresentaram atividade hemolítica nas concentrações de 1000 µg/mL e 500µg/mL. Sua toxicidade no teste com Artemia salina confirmou os resultados obtidos nos testes hemolíticos, mostrando também que há possibilidade de atividade antitumoral a depender da concentração do extrato sem prejudicar células sadias.
- ItemAutoetnografia na reflexão do processo formativo e do fazer pedagógico no contexto da educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-04) Santos, Luciene de Jesus dos; Santos, Genário dos; Coelho, Alexa Araújo de Oliveira Paes; Almeida, Gracineide Selma Santos deA autoetnografia é uma narrativa poderosa e relevante para explorar os processos formativos dos profissionais da educação pautado no exercício da ação-reflexão-ação a partir do histórico de vida do sujeito. O objetivo desta pesquisa de conclusão de curso foi descrever de modo autoetnográfico, minha trajetória formativa na área da docência a fim de analisar e compreender as vivências pedagógicas atuais, os desafios e as transformações ocorridas no fazer da educação básica. Para tanto, o percurso metodológico adotado a escrita e a análise autoetnografica. Para aprofundamento teórico, fez-se uso de artigos indexados na base Scielo.Org. Como discussão, o texto está dividido em quatro capítulos: o primeiro, apresenta as considerações acerca da minha formação docente destacando os desafios e as experiências exitosas ao longo da caminhada; o segundo, discorre sobre os caminhos formativos na educação básica e traz vivências que tive durante o período formativo e as contratações temporárias de trabalho, fazendo links com as demandas e recortes teóricos e práticos apreendidos na universidade; o terceiro, apresenta os caminhos formativos no ensino superior destacando a importância da boa formação para o exercício da docência; e por fim, o quarto, narra os caminhos e vivências formativas em ambientes de trabalho na educação básica. Tendo como conclusão que a experiência universitária foi imprescindível para a construção da identidade profissional e pessoal, ampliando a minha visão de mundo, de ensino, de escola, de sociedade e de vida.
- ItemAutonarrativa de uma Licencianda do curso de Ciências Biológicas a partir de vivências do estágio supervisionado I e II.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Pinto, Caroline Andrade de Pinho Alves; Queiroz, Magnólia Siva; Coelho , Alexa Araújo de Oliveira Paes; Leão , Claudia da SilvaO Estágio Supervisionado faz parte do currículo dos cursos de graduação e é fundamental para a formação do discente. Durante esse período, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados ao contexto prático da futura profissão. Em março de 2020, o mundo foi afetado pelo SARS-CoV-2, pandemia de COVID-19, e enfrentou mudanças na rotina em todos os setores. No campo da educação não foi diferente: com a impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, na educação básica e no ensino superior, devido ao isolamento social, as aulas e estágios remotos surgiram como alternativas para reduzir os impactos negativos no campo de ensino- aprendizagem. No presente trabalho, “autonarrativa de uma licencianda do curso de ciências biológicas a partir de vivências do estágio supervisionado I e II”, busquei narrar e refletir sobre minhas vivências no Estágio Supervisionado I e II que marcaram minha trajetória e foram essenciais para a formação da minha identidade docente. Para a produção desse trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa e, como método, a narrativa autobiográfica, na qual realizei uma revisitação das minhas memórias e portfólio, que foi um instrumento de análise e reflexão das minhas experiências. Durante o período dos estágios supervisionados, enfrentei diversos desafios fundamentais para o meu crescimento profissional, pois cada dificuldade exigiu uma solução criativa com abordagem adaptativa. No entanto, cada obstáculo foi uma oportunidade para descobrir novas maneiras de ensinar e aprender. Ao longo desse processo, busquei constantemente aplicar metodologias educacionais que considerassem os diferentes perfis e necessidades das turmas em que trabalhei, o que tanto enriqueceu minha prática pedagógica quanto permitiu uma maior inclusão e engajamento dos docentes. O estágio presencial me preparou melhor para lidar com os desafios do ambiente educacional ao mesmo tempo em que me proporcionou valiosos aprendizados sobre a importância da flexibilidade, da empatia e da inovação no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemBiologia floral de melastomataceae juss. No estado da Bahia: uma revisão de literatura(2022-12-22) Santos, Bianca Oliveira dos; Almeida, Gracineide S. S. de; Bezerra, Diogo Silva; Lima, Luciene Cristina Lima eMelastomataceae Juss é uma das maiores famílias de Angiospermas que distribui sua maior riqueza nos Neotrópicos. No Brasil apresenta 69 gêneros e 1440 espécies concentradas nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Na Bahia possuem 329 espécies e 41 gêneros, nos ambientes de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. São utilizadas para fins ornamentais, econômicos e ecológicos, este último por serem restauradoras de ambientes em áreas degradadas, consideradas nucleadoras por fornecer recursos aos polinizadores e os dispersores de sementes. Possuem nervação acródroma que caracterizam essa família e flores com anteras poricidas que liberam seu pólen somente com o processo de Buzz Pollination. O conhecimento acerca dos aspetos da biologia floral da família é de suma importância para a detecção de lacunas em relação aos conhecimentos desta área de estudo, assim como conhecer o que tem sido pesquisada para Bahia. Com isso, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão literária dos estudos a Biologia Floral de Melastomataceae Juss. para o estado da Bahia, afim apontar conhecimentos sobre a família e assim estimular estudos sobre seus aspectos importantes. Foi desenvolvido a partir de um levantamento de trabalhos relacionados a biologia floral da família no Google Acadêmico com utilização de descritores de busca ligadas a aspectos trabalhados na biologia floral (morfologia floral, polinização, visitantes florais e fenologia). Com a análise dos trabalhos encontrados foi possível identificar as espécies mais estudadas, os principais polinizadores e quais a estratégias reprodutivas estão presentes em Melastomataceae. Foram apontados dez estudos sobre biologia floral de Melastomataceae abordando a polinização e fenologia da família, com a análise destes é possível identificar uma carência de estuda para família em outros regiões e para outras espécies.
- ItemCapoeira: um potencial didático para o ensino de geometria(2021-02-01) Santos, Josenildo dos; Santos, Daniela Batista; Queiroz, José Carlos Santana; Bispo, Jaíra de Souza GomesHistoricamente, observamos que a Geometria é vista como uma parte isolada da Matemática e consequentemente os conteúdos geométricos, na maioria das vezes, são pouco trabalhados na escola e, quando são abordados, geralmente são ensinados de forma muito técnica, de maneira descontextualizada e sem significado. Assim, advogamos pela necessidade de desenvolver atividades que promovam um ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos de forma mais significativa, com potencial lúdico e que aproximem os/as estudantes do cotidiano. Nesta senda, salientamos acerca da Capoeira, expressão cultural afro-brasileira, como uma possibilidade de trabalhar o pensamento geométrico na sala de aula, embasado através da Etnomatemática. Nessa perspectiva, objetivamos com esta pesquisa qualitativa, analisar as potencialidades didáticas da Capoeira para o ensino de conceitos geométricos, estabelecendo diálogo entre a cultura da Capoeira e o ensino de Geometria. Para isto, tivemos como sujeitos/as da pesquisa, estudantes da licenciatura em Matemática e egressos/as deste curso, que atuam em projetos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, na cidade de Alagoinhas, Bahia. Para a produção dos dados, utilizamos dois questionários, que foram aplicados via Google Forms e o desenvolvimento de um minicurso. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostosda Análise de Conteúdo a partir da categorização em conformidade com Bardin (2011). Como suporte teórico, utilizamos autores como: D’Ambrosio (1996), Freire (1987), Aidar (2020), Esteves (2003), Brasil (1998), dentre outros. Através do primeiro questionário foi possível conhecer o perfil dos/as participantes, bem como, a concepção dos/as mesmos/as sobre Capoeira e se tinham conhecimento com relação as suas potencialidades didáticas para o ensino de conceitos geométricos. Os resultados demonstraram que os participantes conheciam um pouco sobre capoeira, tendo em vista que na Bahia esta é uma prática cultural e bem difundida, contudo a maioria destes, afirmaram que nunca tinha pensado sobre a possibilidade da utilização da capoeira como alternativas para aprender Matemática. Com o minicurso trabalhamos algumas questões teóricas sobre a capoeira e suas potencialidades para a aprendizagem de conceitos geométricos. Podemos inferir a partir da interação e dos comentários dos participantes, bem como com a análise do segundo questionário, que atingimos os objetivos propostos e que todos os participantes conseguiram perceber e estabelecer relação entre a Capoeira e a geometria, assim como sobre sua importância como uma expressão cultural e de resistência para a população negra, principalmente no período da escravidão. Assim, creditamos que é fundamental trabalhar com atividades culturais, como a Capoeira, nas aulas de Matemática, de maneira a aproximar os/as estudantes dos conceitos matemáticos de forma significativa e interdisciplinar, de modo a evidenciar o respeito às diversas formas de conhecimento, de matemáticas e de cultura.
- ItemConceitos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizadas da feira livre de Entre Rios – BA(2022-09-01) Menezes, Natália Freire de; Bispo, Jaíra de Souza Gomes; Santos, Viviane Mendonça dos; Santana, Erivelton Nonato deHistoricamente, percebemos que a Matemática não escolar é vista como uma parte pouco explorada da Matemática, e por consequência, ela não é trabalhada dentro da sala de aula. Além disso, quando se abordam questões cotidianas por meio de soluções problemas, as mesmas são passadas de forma superficial, deixando de lado a importância de trabalhar esses elementos e assim não dando significado para eles. Dessa maneira, salientamos a importância de se discutir sobre a matemática dos feirantes que não tiveram oportunidade de terminar seus estudos, defendendo a necessidade de valorizar as suas atividades realizadas no dia a dia. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa para analisar quais conceitos matemáticos foram adquiridos por pessoas não (plenamente) escolarizadas da Feira Livre de Entre Rios – Ba. A partir desses conhecimentos, estabelecemos uma relação entre conhecimentos matemáticos não escolares com a Matemática Escolar. Para isso, tivemos como sujeitos de pesquisa feirantes, que atuam na Feira Livre de Entre Rios – BA, que nunca frequentaram ou que já frequentaram uma escola irregularmente. Assim, realizamos em um primeiro momento uma entrevista para conhecer o perfil socioeconômico dos/as feirantes, bem como as suas concepções pertinentes à matemática não escolar; em um segundo momento observou a relação entre feirantes e clientes no intuito de perceber conceitos matemáticos implícitos nos diálogos, que provavelmente foram aprendidos na escola. Finalizamos essa pesquisa com a análise dos dados coletados em campo, de modo que os conhecimentos matemáticos implícitos nas operações realizadas pelos feirantes foram compreendidos com base na matemática formal. E por fim, como apoio teórico, utilizamos autores como: D’ Ambrósio (1996), Freire (1987), Fonseca (2007), Nunes; Carraher; Schliemann (2011), dentre outros. Portanto, através desta pesquisa pudemos perceber a presença, ou não, de conceitos ou conhecimentos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizados, da Feira Livre de Entre Rios – BA, de modo que foram valorizadas as diversas formas de conhecimentos matemáticos não formais presentes no cotidiano dessas pessoas.
- ItemConcepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos(2022-09-01) Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de; Leal, Maria de Fatima Costa; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz; Bispo, Jaíra de Souza GomesEsta pesquisa tem por objetivo, investigar quais são as concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos do terceiro semestre de licenciatura em Matemática, do Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com uma abordagem qualitativa para analisar as concepções dos estudantes e uma abordagem descritiva também, por se tratar de uma modalidade que descreve ou categoriza uma situação. E o método utilizado para nossa pesquisa foi a análise do conteúdo que, trata-se de um estudo minucioso de conteúdo, palavras, frases onde captamos as intenções e descartamos o que não será útil. Vale salientar que o questionário aplicado é um recorte feito do que foi construído por Cavalcante (2008), em sua pesquisa, sendo ele voltado para o contexto aritmético e algébrico, onde elegemos apenas três categorias para serem analisadas a priori, sendo elas: igualdade relacional, equivalência em igualdade condicional e igualdade funcional, mesmo sabendo que posteriormente outras categorias poderiam surgir. Todos os estudantes receberam as mesmas questões, e foram usados os mesmos critérios para análise. Os resultados dessa pesquisa foram de suma importância, pois, não só revelam concepções a respeito do símbolo “=”, mas também a falta de entendimento acerca do mesmo e conhecimentos básicos demonstrando que mesmo enquanto estudantes universitários existem lacunas acerca entendimentos que são de fundamental importância para componentes curriculares dentro do curso de Licenciatura em Matemática. Salientamos a importância de contribuições referente a objetos matemáticos no qual passam desapercebido suas potencialidades e significados na maioria das vezes e que podem influir direta ou indiretamente em conteúdos trabalhados constantemente.
- ItemConcepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos(2021-02-01) Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira; Santos, Daniela Batista; Conceição, Jefferson Correia da; Ferreira, Maridete Brito CunhaO ensino de Matemática ainda é marcado por um alto índice de reprovação e evasão, procedente muitas vezes das dificuldades dos alunos em compreender e relacionar seus conceitos a realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de trabalhar os conceitos matemáticos em um ambiente que favoreça a aprendizagem para além da reprodução e memorização. Assim, a partir da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, percebi que o lúdico em sala de aula pode oportunizar um ambiente de investigação, favorecendo a autonomia dos estudantes e a aprendizagem em Matemática. Deste modo, objetivamos compreender que concepções professoras da Rede Pública de Ensino que atuaram como supervisoras do PIBID têm sobre o lúdico e suas contribuições para o ensino de Matemática. Visando atender este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professoras de Matemática que atuaram como supervisoras no PIBID no período de 2018-2019 na cidade de Alagoinhas-BA. Para a produção dos dados, utilizamos um questionário construído na plataforma do Google Formulário e uma entrevista semiestruturada aplicada através da plataforma do Google Meet. Essa pesquisa está embasada em teóricos como: Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), dentre outros. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da categorização, na perspectiva de Bardin (1977). O caminhar na análise de conteúdo nos guiou a quatro categorias, sendo elas: Concepçõesde lúdico das professoras, possibilidades e desafios do lúdico no Ensino de Matemática, contribuições do PIBID de Matemática para o ensino a partir das potencialidades do lúdico e o lúdico na formação docente. A análise interpretativa das categorias mostrou que as professoras compreendem o lúdico como recursos didáticos-pedagógicos que no contexto da sala de aula favorece a autonomia do aluno, bem como a aprendizagem significativa, configurando-se como um fator de motivação que pode contribuir para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem Matemática. Percebemos aindaque, o PIBID constitui-se em um espaço de formação inicial e continuada no qual a presença do Lúdico contribui para uma apropriação da prática lúdica pelo professor, refletindo positivamente na práxis. Assim, a prática lúdica no contexto educacional possibilita superar a dicotomia existente entre teoria e prática, ultrapassando a concepção tradicional de ensino e contribuindo para um ensino de matemática com mais significado e criativo, em que o educando atua como protagonista na construção de seu conhecimento.
- ItemConservação ex situ de sementes de espécies do remanescente de mata atlântica, povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia: coleta, identificação e caracterização morfológica(2022-12-22) Barbosa, Joyce Raianne de Oliveira; Almeida, Gracineide S. S. de; Bastos, Nayara Gomes; Bezerra, Diogo SilvaA Mata Atlântica consiste em um dos biomas com mais diversidade do mundo, considerado um dos cinco mais importantes hotspots de biodiversidade. Ocupou originalmente cerca de 15% do território do Brasil, mas atualmente encontra-se devastada devido as ações antrópicas. Diante disso, é relevante possuir os métodos que visem à conservação e recuperação de áreas florestais para auxiliar na restauração dos remanescentes. O objetivo desse estudo foi coletar, identificar e conservar as sementes de espécies nativas encontradas no fragmento de Mata Atlântica do povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia, afim de colaborar com a coleção de sementes do HUNEB. A área de estudo trata-se de uma vegetação secundária em estágio médio de regeneração. As coletas de material foram realizadas mensalmente, totalizando doze excursões a campo, com intervalo de 2 anos devido a pandemia. Além dos frutos, também foram coletados ramos férteis, para identificação e composição do material testemunho de cada espécie os quais encontram-se depositados na coleção de Herbário da Universidade do Estado da Bahia. As sementes foram submetidas aos processos de extração, limpeza, secagem e armazenamento. Foram coletadas um total de 37 espécies, distribuídas em 17 famílias, dentre as quais se destacaram as famílias, Fabaceae, Myrtaceae, Sapindaceae e Rubiaceae. São apresentados os dados de identificação, caracterização morfológica e a síndrome de dispersão das sementes coletadas, para auxiliar possíveis estudos sobre a viabilidade dessas sementes. Das espécies coletadas, algumas corroboram com o estágio de regeneração do remanescente de Mata Atlântica e outras indicam a necessidade de estratégias de conservação do mesmo, uma vez que são espécies invasoras.