Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas
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- ItemA canção da Relva, Alfred e Emily e debaixo da minha pele: análise comparativa da voz autoral de Doris Lessing(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Viana, Frederico Loiola; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Oliveira, Calila das MercêsO objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa, sob a perspectiva da voz autoral, entre os romances A Canção da Relva (1949) e Alfred e Emily (2008) e da autobiografia Debaixo da minha pele: primeiro volume da minha autobiografia (1997), com o propósito de discutir a identidade autoral de Doris Lessing e a sua percepção sobre a sociedade, a partir do lugar que ocupa socialmente. Serão utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Alvarez (2005) para falar de voz do autor, Culler (1999) com sujeito e identidade na literatura, Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), para tratar de autobiografia e espaço autobiográfico, Sartre (1989), Candido (2006), com a literatura engajada, Compagnon (1999) referente à humanização da escrita, Barthes (1993, 2012, 1975) com a volta do autor e os biografemas, Foucault (1992) com a função do autor e Hall (2006) com a identidade do indivíduo, dentre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) e Pivetta de Oliveira (2009). As análises foram realizadas através da perspectiva da voz autoral apresentada por Alvarez (2005), em consonância com autores como Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). Os resultados foram: Lessing, através das suas narrativas, tentou mostrar os problemas sociais vistos por ela durante o período em que esteve na Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e como uma voz que protesta, fez uma crítica às relações sociais presentes no território sul-africano. A autora mostra como era a sua relação com a família, os sentimentos do seu pai e da sua mãe quanto a vida fracassada que diziam levar, além das crises existenciais da mãe ao se deparar com uma fazenda fora de seus padrões formais. A autora escreve suas obras com um comprometimento social, tendo participação tão próxima do que descreve, que se pode dizer que ela participa implicitamente da narrativa; suas memórias e subjetividades são contadas com detalhes ao longo das narrativas.
- ItemA constituição discursiva de identidade na escrita de memórias literárias: olimpíada de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-27) Silva, Helenice Farias de Brito; Ferreguett, Cristhiane; Quadros , Carla de; Machado da Rosa, KelliEsta dissertação apresenta um estudo teórico-analítico sobre a constituição no gênero discursivo memórias literárias e como o discurso memorialístico permite a autoria vincular sua composição identitária à narrativa de uma pessoa da comunidade, para que também reconheça como sujeito histórico na construção deste enunciado. O objetivo é investigar como discursividades, que compõem as memórias literárias produzida pelo aluno-autor na Olimpíada de Língua Portuguesa, podem revelar indícios socioculturais que contribuem para a formação das suas representações identitárias — mobilizando conceitos e princípios teóricos de uma perspectiva linguística e dialógica, que constituem a arquitetônica da Teoria Dialógica do Discurso. A investigação ancora-se nos pressupostos teóricos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e caracteriza-se como pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Apresenta como corpus o enunciado de Memórias Literárias, vencedora da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Ibiassucê. Para tanto, foram adotadas as postulações do Círculo bakhtiniano para a compreensão da natureza dialógica da linguagem e a concepção arquitetônica da teoria dialógica do discurso nos estudos de Bakhtin (2010; 2013; 2016), Volóchinov (2017; 2019) e Medviédev (2016). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias toma-se por base as publicações de Clara (2008; 2019; 2021), Boeno (2013), Marcushi (2011). Na sequência, apresenta-se um aporte teórico em que se utiliza os conceitos de memória de Bosi (1998; 2005), Halbwachs (1990) e Le Goff (1990); concepções de identidade por Hall (2006) e Baumam (2005); relação entre memória e identidade em Candau (2011) e Souza (2014). Os resultados das análises demonstram que o aluno-autor apresenta diversos recursos linguístico-enunciativos ímpares para a concretização de seu projeto ideológico do dizer com entonações valorativas ímpares, para exteriorizar suas atitudes responsivas de pertencimento, em função das vozes sociais da pessoa entrevistada que demonstram marcas do contexto sociocultural em que vive o discente que constituem fatores que contribuem para sua formação identitária.
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemCorpos femininos sob a insígnia da violência de gênero: As três Marias e As Meninas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-27) Rodrigues, Daiane de Moura; Silva , Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Goncalves dos; Gomes , Carlos Magno SantosA violência de gênero, seja física, psicológica ou sexual, é um fenômeno que, há muito tempo, faz parte do princípio dos pilares da dominação patriarcal. A partir do século XX, esse tema, sob a ótica da literatura, ganha um novo contexto quando escritoras assumem a voz autoral de textos que denunciam mulheres em situação de opressão. Partindo desse cenário, esta dissertação se propôs a analisar, com base na abordagem comparativa, produções literárias escritas por duas autoras que evidenciaram em suas obras crimes contra mulheres. Desse modo, pretendeu-se discutir a construção dos corpos femininos e as marcas dessas violações em duas obras da literatura brasileira, uma de 1939, As três Marias, de Rachel de Queiroz, e outra de 1973, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Para tal intento, a dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, foi apresentado um sucinto estudo das produções literárias escritas por mulheres no Brasil, levando em conta o momento histórico e questões de autoria feminina em Eurídice Figueiredo (2013), Constância Lima Duarte (2022), Silvia Federici (2017) e Mary Del Priore (2004). No segundo, buscou-se tipificar e elucidar as violências de gênero nos romances, a contar das pesquisas de Judith Butler (2015), Heleieth Saffioti (2015), Lia Zanotta Machado (2010) e Marcela Lagarde (2011). Valendo-se das leis vigentes à época e da recepção contemporânea, analisou-se também como a pauta da descriminalização do aborto foi discutida nas obras, partindo das análises de Maria Betânia Ávila (2019), Wilza Vilela, Regina Barbosa (2011) e Leila Barsted (2019). Ao final, no terceiro capítulo, foi explorado como as seis personagens se ocuparam de seus corpos e suas sexualidades. Para definirmos as estratégias narrativas destes atributos, realizou-se um mapeamento dos tipos de representações dos corpos femininos, discutindo questões de gênero, identidades e lesbianidades, em especial, abordagens analíticas sobre o corpo feminino em Elódia Xavier (2021), Luciana Borges (2013) e Guacira Lopes Louro (1997). Sendo assim, Queiroz e Telles nos apresentaram literaturas que romperam a fronteira da representação e nos proporcionaram um legado importante para discutir o corpo feminino como índice da violência de gênero no Brasil.
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.
- ItemDa terra das primaveras ao país do carnaval: episódios de racismos narrados por Edson Gomes nas letras de “Meus Direitos” e “Zumbi Dos Palmares”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Rocha, José Eduardo Januário Pereira; Santos, Vadir Nunes dos; Figuerêdo, Arolda Maria da Silva; Carvalho, Cecília Maria MourãoEste trabalho é o resultado da análise de duas letras de músicas de Edson Gomes buscando evidenciar como o negro é retratado e posto na sociedade, partindo da compreensão de que Edson Gomes, homem negro, viveu e vive as limitações que o racismo impõe aos negros no Brasil e como sua cidadania foi e continua a ser mutilada. O reggae enquanto gênero musical que canaliza em sua gênese um ativismo étnico-racial, voltando sua musicalidade para denunciar os preconceitos contra o negro. Tivemos como referencial teorico autores – Albuquerque (1997), Almeida (2021), Brandão (1985), Nascimento (2016), Santos (1997; 2000), Fanon (2021) e muitos outros. Ainda, elaboramos questões e objetivos na construção deste trabalho: Em que medida, o negro retratado nas letras de Edson Gomes dialoga com questões em pautas na atualidade? Como as peças artísticas de Edson Gomes são meios de denúncia, crítica e combate ao racismo, o preconceito e a discriminação, presentes na estrutura da sociedade? Tendo como objetivo geral: compreender a presença de comportamentos dos negros - desejos, sentimentos, interesses, lutas e conquistas - nas letras de músicas de Edson Gomes. Escolhemos a Pesquisa Social na abordagem qualitativa como sendo a mais adequada para este tipo de trabalho acadêmico/científico, tendo os estudos de Cecília Minayo como base de sustentação metodológica. A pesquisa bibliográfica possibilitou-nos fazer com o rigor que a natureza deste trabalho exige, descrever, analisar e relatar sobre os dados levantados acerca da obra artística de Edson Gomes, assim como de sua trajetória como artista negro que dedica a sua arte em prol de situações enfrentadas pelos negros no seu país. Esperamos que ao longo deste trabalho possamos compreender como o negro retratado por Edson Gomes, na década 1990, está nos dias atuais, bem como sua presença na sociedade. Verificamos que mesmo “livres” os negros vivem as limitações de um cativeiro simbólico e que a partir de suas músicas, Edson Gomes denuncia as muitas formas de preconceitos que prejudicam o negro neste país e a compreensão de uma sociedade racista e desigual. Os resultados alcançados apontam que, mesmo compostas na década de 1990, as músicas analisadas são importantes para compreender que a sociedade não permitiu ao negro ser cidadão e mutila sua cidadania diariamente.
- ItemDiscurso relatado em textos jornalísticos sobre avaliações externas(2014-01) Batista, Adriana Santos
- ItemEncontros com a literatura no ensino, na extensão e na pesquisa: rememorando o caminhar pelas trilhas formativas da graduação(2021-08) Silva, Daiane AlvesEste trabalho de conclusão de curso, no gênero memorial multipaper, retoma experiências do percurso na graduação no curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XXIII – Seabra, entre os anos de 2016 e 2021. Através deste, relata-se as atividades e produções sobre literatura de escritoras de língua inglesa, a fim de refletir como essas ações construíram o processo de formação da autora como leitora, pesquisadora e professora. Para isso, esse trabalho se divide em cinco capítulos: 1. Introdução: rememorar, no qual resgata-se memórias de períodos anteriores ao ingresso na universidade que influenciaram a aproximação com a literatura, até chegar à graduação; 2. A visualização de novos horizontes: conhecendo escritoras e a escrita de mulheres negras, registra-se a experiência em um projeto de extensão voltado ao estudo, tradução e circulação de textos de escritoras negras; 3. Visitando o “mundo Jane Austen”: desafios fascínio e estudo no caminho da literatura, discorre sobre as atividades e produções realizadas a partir da leitura de textos de Jane Austen; 4. Iniciação Científica: trabalho em equipe e formação, reflete e descreve as ações durante participação no projeto de iniciação científica, coordenado pela professora Dra. Juliana Cristina Salvadori; e por fim, 5. Considerações finais. Ao retomar essas experiências, destaca-se a importância dessas na formação da autora, salientando a contribuição da trajetória vivida no curso não só em termos acadêmicos, mas também no aspecto pessoal. Para fundamentação teórica, em relação à pesquisa de cunho autobiográfica e ao memorial, toma-se Bragança (2011) e Brasileiro (2021); sobre reescrita e tradução: Lefevere (1998) e Venuti (2019); Even-Zohar (1990), que discute a teoria de polissistemas; Bonnici (1998), sobre literatura pós-colonial; Tom Moylan (2005), Sargent (2005) e Margaret Atwood (2005), sobre utopia e distopia; Genette (2009) sobre paratexto e paratradução; entre outros. A escrita desse memorial constituiu-se um processo de resgate, significação e validação de práticas e processos vivenciados. Por meio desse percurso, foi possível experienciar trilhas formativas do ensino, da pesquisa e da extensão, que guiaram a crescer, despertando interesses e desejos de planejar práticas com esse propósito, e, assim, reconhecer o potencial transformador da educação.
- ItemEntre a "gripezinha" e a Cloroquina: relações dialógicas em memes sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-30) Santos, Josiele da Costa; Ferreguett, Cristhiane; Rosa, Kelli Machado da; Nascimento Neto, João Evangelista doA ascensão da Internet ampliou as formas de comunicação, acesso à informação e de expressão da opinião pública. O surgimento da Rede Mundial de Computadores também produziu efeitos nas manifestações linguísticas e discursivas, originando novos gêneros discursivos e conferindo novas características a gêneros já existentes, por meio da adaptação ao espaço virtual ou por processos como a hibridização e a remixagem. Nesse cenário, a presente pesquisa analisou dialogicamente memes políticos, com foco em peças que tratam de comportamentos e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro – Partido Liberal (PL) – durante o início da pandemia da Covid-19 no Brasil. Memes políticos podem ser facilmente replicados e expressar a opinião dos indivíduos frente às situações vividas no país. Desse modo, foram analisados memes, retirados da página Anti-Bolsonaro, no Facebook. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observaram-se os elementos verbais e verbo-visuais, buscando compreender a maneira como significam na composição do tema. O corpus foi estudado tendo em vista o seguinte objetivo geral: investigar as relações discursivas materializadas em memes políticos que representaram o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro durante o período inicial da pandemia no Brasil – fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Como objetivos específicos: a) analisar as características do gênero discursivo – composição, tema e estilo – em memes políticos; b) observar os sentidos possíveis nos memes, em análise com seu contexto de produção; c) investigar a carnavalização em memes políticos, tendo em vista a quebra das relações hierárquicas. O estudo está fundamentado principalmente em: Bakhtin (1993, 2016), Medviédev (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Volóchinov (2017). Por meio do humor e do discurso carnavalizante, os memes subverteram a hierarquia e polemizaram com discursos negacionistas e politicamente incorretos atribuídos ao ex-presidente, Jair Bolsonaro.
- ItemEscrita em língua inglesa por alunos surdos: influências advindas da Libras e da língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-04-10) Luz, Milena Oliveira Santos; Cotinguiba, Vivian Meira de Oliveira; Campos, Lucas Santos; Inkpin, Sally CherylA Libras é a língua materna dos surdos no Brasil, enquanto a língua portuguesa é sua segunda língua, desta forma, o presente trabalho analisa influências da Libras (L1) e da Língua Portuguesa (L2) no aprendizado da escrita em Língua Inglesa (L3), utilizando meios experimentais no uso de atividades interativas socioculturais vigotskianas e do Ensino Comunicativo de Línguas, a saber: atividades destinadas ao ensino da língua inglesa como L2 adaptadas para o ensino desta como L3, com alunos Surdos, jovens e adultos, na faixa etária entre 18 e 45 anos. A pesquisa foi norteada pelas seguintes hipóteses: como será a escrita em língua inglesa sob influências da Libras? A língua portuguesa também influenciará a escrita em língua inglesa pelos surdos? As abordagens de ensino que propõem a interação/comunicação, juntamente com uma metodologia adequada às especificidades dos Surdos – a visual – contribuiria para o aprendizado? Na busca de respostas para as referidas hipóteses, foi ministrado um minicurso de 120 h/a, nas dependências da Primeira Igreja Batista de Valença-BA, com dez Surdos do município. A presente pesquisa foi desenvolvida como uma pesquisa-ação, tendo por objeto de estudo uma situação social e específica, com análises feitas a partir dos instrumentos de coleta de dados como: formulário – cujo objetivo foi colher informações para traçar o perfil dos participantes – redação em língua portuguesa, a fim de testagem do nível de conhecimento deles sobre a mesma – atividades, direcionadas, de pré-escrita – e de escrita, elaboradas mais livremente – notas de campo para registro durante o curso. As análises de tais atividades indicaram que houve maior influência da Libras, para a elaboração das atividades em língua inglesa – estratégias de transferência linguística – interlíngua. Houve, também, influências da língua portuguesa nesse processo. A análise geral, das aulas, notas de campo e do corpus da pesquisa, demonstrou que os alunos tiveram diversos benefícios, não apenas no aprendizado de língua inglesa, mas também na interação linguística promovida pela comparação constante entre as três línguas. A mudança de comportamento quanto à motivação para o estudo tanto da língua inglesa, quanto ao aprimoramento da escrita em língua portuguesa, também foi gradativamente acentuada. O estudo do corpus demonstra que os Surdos foram, em maior grau, influenciados pela língua materna – a Libras – e em menor grau pela língua portuguesa – a L2. Conforme as análises, chega-se à conclusão de que o ensino pautado na teoria sociocultural e no Ensino Comunicativo de Línguas, juntamente com estratégias aliadas às peculiaridades bilíngues desse aprendizado, mostrou-se efetivo e satisfatório ao ensino/aprendizagem da escrita – leitura e produção – em língua inglesa por alunos Surdos.
- ItemEscritura do corpo e da voz na poética de Ricardo Aleixo(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-03-22) Silva, Artur Pereira; Santana, Gean Paulo Gonçalves; Queiroz, Sônia Maria de Melo; Sales, Karina LimaEsta dissertação analisa uma produção poética contemporânea sob o viés crítico da inespecificidade e expansão dos artefatos artísticos, desde a perspectiva das formas híbridas à fusão entre realidade e ficção. Dessa maneira, é de interesse desse estudo a performance Fruto Estranho, de Ricardo Aleixo, apresentada na Festa Literária Internacional de Paraty (2017), como um objeto literário singular, passível de intercambiar histórias e de acionar memórias de outros tempos e eras, sobretudo, quando suscita conexões históricas e culturais que remetem à restauração do olhar estereotipado da imagem do negro na sociedade. Para tanto, essa investigação debruça-se sobre os poemas encenados na performance corpus dessa pesquisa, além das camadas que revestem a vocalização em foco, como a palavra, a voz, o corpo e outros signos que emanam resistência e luta contra a desigualdade racial e a necropolítica ainda presentes no país. O objetivo dessa dissertação é, portanto, analisar os trânsitos literários presentes na performance interartes de Ricardo Aleixo, que atravessa o conceito de realidade e ficção, bem como funde tradição oral a aparatos tecnológicos para potencialização do discurso poético, coberto por camadas, à maneira de um palimpsesto, já que subscreve entre as camadas da performance a história, a memória, a herança cultural africana e as identidades dos sujeitos afro-brasileiros na contemporaneidade. Sendo assim, o percurso de escrita desse trabalho é atravessado por diálogos dos poemas vocalizados na Flip (2017). Sustentam as leituras dessa dissertação as teorias da inespecificidade da arte contemporânea, segundo Florencia Garramuño; o conceito de realidadeficção, cunhado por Josefina Ludmer; a voz e a oralidade poética, em Paul Zumthor; o discurso intermídia, de Claus Claus Clüver; o palimpsesto ou inter/transtextualidade, de acordo com Gerárd Genette; a emancipação do espectador, em Jacques Rancière; o conceito de narrador e história, segundo Walter Benjamin; a tradição viva, em Hampâté Bâ; o conceito afro-diaspórico de corpo-tela, formulado por Leda Maria Martins.
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene MaianeEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto
- ItemEstudo da variação semântico-lexical em Helvécia-BA: campo semântico-alimentação e cozinha.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-06) Borel, Jaqueline Fernandes; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Nunes, Ticiane Rodrigues; Oliveira, Vivian Meira deA pesquisa sob o título "Estudo da variação semântico-lexical em Helvécia - BA: Campo Semântico - Alimentação e Cozinha", surge da compreensão dos fatores linguísticos e extralinguísticos, como os sociais, e do anseio em compreender: É possível identificar a variação semântico-lexical mais acentuada pelos falantes de Helvécia em uma perspectiva sociodialetal? O objetivo geral busca analisar a variação semântico-lexical na comunidade de Helvécia em uma perspectiva sociodialetal, com base no Questionário Semântico-Lexical do projeto Atlas Linguístico do Brasil com adaptações possíveis, cujo Campo Semântico é a Alimentação e Cozinha. Traz como objetivo específicos: (i) mapear os trabalhos realizados por autores de distintas universidades cujos registros temáticos abordem sobre Helvécia; (ii) traçar um percurso histórico cultural desde o surgimento da Colônia Leopoldina até o nascer de Helvécia; (iii) analisar teoricamente os postulados da Sociolinguística variacionista e da Dialetologia pluridimensional e relacional e sua vinculação com o método da Geolinguística pluridimensional; e por fim, (iv) apresentar os resultados da análise semântico-lexical do falar de 07 informantes do Grupo 01 e 24 informantes do Grupo 02 na comunidade de Helvécia. Quanto a técnica, utilizou-se a entrevista semiestruturada qualitativa com embasamento no QSL do ALiB com adequações, devido à necessidade de inclusão das lexias proferidas pelos falantes nas entrevistas. Para a elaboração da pesquisa empregou-se recursos orais com a entrevista gravada em áudio e fez-se uso de seis obras lexicográficas que compreendem quatro séculos para análise das lexias. Com base no arcabouço teórico-metodológico da sociolinguística laboviana, realizou-se a pesquisa na comunidade para coletar conversas informais no primeiro grupo de 07 idosos; e no segundo grupo utilizou-se da Dialetologia pluridimensional e relacional para a aplicação de uma entrevista semiestruturada qualitativa consultando 24 sujeitos da faixa etária de 19 a 89 anos, sexo distintos e procedência com afrodescendentes nascidos em Helvécia. O estudo fez uso de dimensões sociodialetais propostas por Thun (1998): diatópica. diassexual, diageracional, diafásica e diarreferencial. A análise dos dados baseou-se em estudos dialetológicos e lexicográficos. Os resultados da pesquisa não apenas possibilitam uma análise do nível de reconhecimento de ocorrência ou não de uso dos 62 termos lexicais sob análise, como também fornecem um panorama da tradição ancestre e atual das lexias utilizadas pelos informantes em Helvécia com relação à manutenção ou não dessas lexias. Os resultados da análise sociolinguística variacionista e dialetológica realizada apresenta evidência de um cenário de mudança em uma comunidade de fala com fenômenos linguísticos, nos quais os valores estão abaixo do limite da consciência de seus falantes, mesmo que representem a realidade linguística local. Embora os dados apresentados na entrevista não revelem claramente a variação sociodialetal por parte dos falantes, eles são suficientes para indicar que a comunidade está se transformando gradualmente, especialmente em relção à adoção de marcas linguísticas semelhantes aos padrões. A hipótese foi confirmada, corroborando os resultados da pesquisa, pois há uma heterogeneidade linguística em Helvécia demonstrando que a população já não reconhece e usa com frequência, o léxico relacionado ao falar helveciano adquirido pelos ancestrais quilombolas. Verifica-se, desse modo, que Helvécia não possui um léxico próprio.
- ItemGramática e Ensino: Uma perspectiva de interação(2017-08-15) Penitente Andrade, NatáliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se a gramática normativa é desenvolvida no livro didático do 9º ano da Coleção Teláris, em uso no município de Teixeira de Freitas-BA, de forma integrada com a leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, a partir dos gêneros textuais. Como objetivos específicos, busca verificar se há uma diversidade de gêneros textuais orais e escritos no livro didático bem como se as atividades contemplam situações formais e informais de uso. Além disso, tem como proposta propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do manual didático. Para tanto, utilizase como referencial teórico Marcuschi e Cavalcante (2005), Marcuschi (2010), os PCNs (1998), Antunes (2003), Possenti (1998), Lopes-Rossi (2002), Bezerra (2005), dentre outros. A partir de uma pesquisa qualitativa, constata-se que os aspectos gramaticais são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, bem como partem de um gênero textual para as definições. Dessa forma, conclui-se que as atividades envolvendo a gramática, frequentemente, perpassam a leitura, a interpretação, a produção textual e a análise linguística, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno. Também é possível afirma que o livro didático contempla uma diversidade de gêneros textuais e orais e apresenta a distinção das situações formais e informais da língua.
- ItemImpactos dos Agrotóxicos nas Agrovilas de Glória, Bahia(2021-02-12) Silva, Larissa Regina Farias daA agricultura é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e a modernização ocorreu para a introdução de máquinas e produtos químicos no campo. O uso de agrotóxicos tem se tornado cada vez mais presente nos produtos agrícolas e tem colocado o Brasil como recordista no consumo e aplicação dessas substâncias. A partir dessa questão, surgem possíveis questionamentos sobre os efeitos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente, bem como a destinação final das embalagens. O objetivo deste estudo foi discutir brevemente a história da agricultura, fatores ecológicos relevantes, uso de agrotóxicos no setor alimentício e seus potenciais efeitos na saúde humana e no meio ambiente. O estudo ainda analisa o uso e o descarte de embalagens de agrotóxicos por produtores rurais do município de Glória, na Bahia. As áreas rurais avaliadas apresentam expressiva variedade de uso de agrotóxicos nas lavouras, onde três delas compartilham o uso dos mesmos agrotóxicos. Além disso, os agricultores ainda tinham a prática de queimar, abandonar ou cortar as embalagens após o uso das substâncias. A partir deste estudo, foi possível verificar os riscos ocasionados pelo uso de agrotóxicos, principalmente na saúde humana, e evidenciar a possibilidade de contaminação humana e ambiental em decorrência do descarte inadequado das embalagens.
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrar, Celso Kallarrarste livro é composto por trabalhos apresentados no I Seminá rio de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (I SeLELP), reali zado de 04 a 06 de setembro de 2013, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação do Campus X, em Teixeira de Freitas. O Seminário teve como objetivos socializar as investigações e projetos realizados pelos docentes e discentes do Campus X da UNEB, na área de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa; fortale cer as referidas áreas visando implementar um curso de pós-graduação lato sensu; propiciar uma relação entre teoria e prática, através da parti cipação de professores da Educação Básica, com o intuito de mensurar o impacto e as possíveis aplicações das pesquisas apresentadas nas es colas do município de Teixeira de Freitas; possibilitar o encontro entre docentes e discentes do Campus X com professores de outras institui ções reconhecidas (Universidade do Porto, USP, UERJ, UESC, IFBA), a fim de que juntos debatessem as investigações e projetos, tendo em vista o aprimoramento, a troca de experiências e futuras pesquisas conjuntas; e, por fim, fomentar intercâmbio científico e tecnológico entre o Camp
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2014) Batista, Adriana Santos; Kallarrari, Celso; Pereira, Aline Maria dos Santos