Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 52
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA canção da Relva, Alfred e Emily e debaixo da minha pele: análise comparativa da voz autoral de Doris Lessing(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Viana, Frederico Loiola; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Oliveira, Calila das MercêsO objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa, sob a perspectiva da voz autoral, entre os romances A Canção da Relva (1949) e Alfred e Emily (2008) e da autobiografia Debaixo da minha pele: primeiro volume da minha autobiografia (1997), com o propósito de discutir a identidade autoral de Doris Lessing e a sua percepção sobre a sociedade, a partir do lugar que ocupa socialmente. Serão utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Alvarez (2005) para falar de voz do autor, Culler (1999) com sujeito e identidade na literatura, Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), para tratar de autobiografia e espaço autobiográfico, Sartre (1989), Candido (2006), com a literatura engajada, Compagnon (1999) referente à humanização da escrita, Barthes (1993, 2012, 1975) com a volta do autor e os biografemas, Foucault (1992) com a função do autor e Hall (2006) com a identidade do indivíduo, dentre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) e Pivetta de Oliveira (2009). As análises foram realizadas através da perspectiva da voz autoral apresentada por Alvarez (2005), em consonância com autores como Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). Os resultados foram: Lessing, através das suas narrativas, tentou mostrar os problemas sociais vistos por ela durante o período em que esteve na Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e como uma voz que protesta, fez uma crítica às relações sociais presentes no território sul-africano. A autora mostra como era a sua relação com a família, os sentimentos do seu pai e da sua mãe quanto a vida fracassada que diziam levar, além das crises existenciais da mãe ao se deparar com uma fazenda fora de seus padrões formais. A autora escreve suas obras com um comprometimento social, tendo participação tão próxima do que descreve, que se pode dizer que ela participa implicitamente da narrativa; suas memórias e subjetividades são contadas com detalhes ao longo das narrativas.
- ItemA comunidade quilombola de Helvécia: História, memória e os desafios da educação(2025-01-15) Barbosa, Juliana Santos; Pereira, Tamires Santos; Santos, Benedito de Souza; Silva, Gilsineth Joaquim SantosEste estudo analisa a importância histórica, social e cultural das comunidades quilombolas, com ênfase na comunidade de Helvécia, no município de Nova Viçosa, Bahia. Aborda a formação histórica dos quilombos, destacando seu papel na resistência à escravidão e na preservação da identidade cultural afro-brasileira. Além disso, investiga como a Escola Municipal João Martins Peixoto, por meio de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), contribui para a valorização da cultura quilombola e a formação identitária dos alunos. O estudo revela que a escola desempenha um papel essencial na promoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas, destacando se como um espaço de resistência, aprendizado e transformação social.
- ItemA constituição discursiva de identidade na escrita de memórias literárias: olimpíada de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-27) Silva, Helenice Farias de Brito; Ferreguett, Cristhiane; Quadros , Carla de; Machado da Rosa, KelliEsta dissertação apresenta um estudo teórico-analítico sobre a constituição no gênero discursivo memórias literárias e como o discurso memorialístico permite a autoria vincular sua composição identitária à narrativa de uma pessoa da comunidade, para que também reconheça como sujeito histórico na construção deste enunciado. O objetivo é investigar como discursividades, que compõem as memórias literárias produzida pelo aluno-autor na Olimpíada de Língua Portuguesa, podem revelar indícios socioculturais que contribuem para a formação das suas representações identitárias — mobilizando conceitos e princípios teóricos de uma perspectiva linguística e dialógica, que constituem a arquitetônica da Teoria Dialógica do Discurso. A investigação ancora-se nos pressupostos teóricos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e caracteriza-se como pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Apresenta como corpus o enunciado de Memórias Literárias, vencedora da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Ibiassucê. Para tanto, foram adotadas as postulações do Círculo bakhtiniano para a compreensão da natureza dialógica da linguagem e a concepção arquitetônica da teoria dialógica do discurso nos estudos de Bakhtin (2010; 2013; 2016), Volóchinov (2017; 2019) e Medviédev (2016). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias toma-se por base as publicações de Clara (2008; 2019; 2021), Boeno (2013), Marcushi (2011). Na sequência, apresenta-se um aporte teórico em que se utiliza os conceitos de memória de Bosi (1998; 2005), Halbwachs (1990) e Le Goff (1990); concepções de identidade por Hall (2006) e Baumam (2005); relação entre memória e identidade em Candau (2011) e Souza (2014). Os resultados das análises demonstram que o aluno-autor apresenta diversos recursos linguístico-enunciativos ímpares para a concretização de seu projeto ideológico do dizer com entonações valorativas ímpares, para exteriorizar suas atitudes responsivas de pertencimento, em função das vozes sociais da pessoa entrevistada que demonstram marcas do contexto sociocultural em que vive o discente que constituem fatores que contribuem para sua formação identitária.
- ItemA literatura africana e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa após a Lei 10.639/03: por uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Figueiredo, Fabiana Cajazeira; Nascimento, Aline Santos de Brito; Santos, Valci Vieira dos; Silva, Fabiana Carneiro daA regulamentação da Lei 10.639, em 2003, além de tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica do país, trouxe contornos significativos, ao promover a discussão acerca da educação para as relações étnico-raciais e a valorização da cultura negra, colocando em evidência a luta dos negros no Brasil, sua importância nas áreas social, econômica e política do Brasil e a possibilidade de construção de uma identidade negra pautada nos valores e raízes que caracterizam o povo negro. Entre tantas possibilidades para aplicação da referida lei, nos espaços escolares, considera-se, aqui, ser a literatura uma importante ferramenta para a efetivação dos objetivos assinalados no documento, pois, vinculado ao seu valor estético, a literatura carrega em si aspectos da realidade, que auxiliam na formação crítica do ser humano. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar a inserção das literaturas africanas e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa, tecendo comentários sobre tais literaturas como instrumento de valorização da cultura negra e combate às práticas racistas, na rede de ensino da educação pública de Teixeira de Freitas – BA. A pesquisa em questão é de caráter qualitativo e documental, sendo o estudo realizado no universo de quatro escolas de Ensino Médio, da rede pública de Teixeira de Freitas – BA. O escopo teórico-crítico deste trabalho é composto por diferentes autores. Para embasar a discussão sobre cultura e identidade, utilizou-se o aporte dos teóricos: Hall (2003 e 2006), Laraia (2009), Castells (2018) e Gomes (2005). Para discutir literatura e seu papel na construção da identidade, recorre-se aos estudos de: Perrone-Moisés (2016), Culler (1999) e Silva (2005). Para referenciar o objeto de estudo desta pesquisa, as literaturas africanas, afro-brasileira e negra, vale-se do aporte teórico de: Cuti (2010), Duarte (2014), Fonseca (2011) e Amâncio (2014). As explanações acerca das bases das relações raciais contemporâneas no processo de construção e desconstrução da sociedade são sustentadas pelos estudiosos: Gomes (2012 e 2013), Munanga (2004, 2005 e 2023), Santos (2009) e Oliveira (2013). Os resultados do estudo permitem perceber que algumas obras da literatura africana e afro-brasileira estão inseridas no contexto do ensino médio da rede pública de Teixeira de Freitas e que são ferramentas que auxiliam no combate ao preconceito racial e a valorização da cultura negra, mas, ainda, há muito por fazer no que concerne a políticas que contribuam para a sua efetivação.
- ItemA literatura infantil negro-brasileira no contexto do setting terapêutico de linguagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Porto, Lais Alves; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Nascimento, Aline Santos de Brito; Gomes, Emiliane SantanaA prática de contação de história é amplamente exercida em diversas áreas, incluindo Letras, Educação e Saúde. Na esfera da Saúde, é frequentemente realizada por terapeutas, com destaque para a fonoaudiologia, na qual essa atividade se insere no setting terapêutico com crianças e adolescentes. A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), teve como objetivo investigar e analisar as práticas de fonoaudiólogas atuantes na área de linguagem que utilizam a literatura infantil negro-brasileira em seus procedimentos terapêuticos. Os teóricos Bonvini (2001) e Amadou Hampâté Bâ (2010, 2013) discorrem sobre a tradição oral brasileira ser herdeira da tradição oral africana. Dentro desta tradição, tem-se a contação de história que se caracteriza como uma tecnologia ancestral. Para a contação utilizando o livro, observa-se a importância de realizar a escolha literária considerando esta uma produção cultural como abordado por Debus (2017). A literatura infantil negro-brasileira, terminologia utilizada por Santos (2016) e Sabadini (2022), baseada no termo literatura negro-brasileira pautado por Cuti (2010), apresenta uma produção literária construída por pessoas negras com consciência crítica racial. A abordagem escolhida para a pesquisa de campo foi a de caráter qualitativo, de natureza exploratório/descritivo. As entrevistas com as cinco fonoaudiólogas voluntárias sucederam-se por meio da plataforma Google Meet. Os achados resultantes das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Além da pesquisa de campo, foi produzida a análise de três obras literárias: Makeba vai à escola (2019), Brincando de antigamente (2019) e Que saudade da minha vó! (2020). A análise dos dados das entrevistas revela uma carência de letramento literário e racial das fonoaudiólogas, evidenciando a necessidade de formação e conscientização desde a graduação sobre a importância da temática étnico-racial e literária na fonoaudiologia para que assim seja exercida uma prática de contação de história respeitosa e sem propagação de preconceitos. As três obras analisadas escritas por mulheres negras refletem temáticas inovadoras dentro das construções narrativas e imagéticas da literatura infantil negro-brasileira.
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- Item"Afinal, que cara tem as mulheres deste país?": um estudo sobre identidades de mulheres negras no romance Becos da memória, de Conceição Evaristo.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Silva, Hanaliza Ferreira da; Jaeckel, Volker Karl Lothar; Arruda, Aline Alves; Prazeres, Lílian Lima Gonçalves dosEsta dissertação apresenta uma análise sobre Becos da memória, romance de Conceição Evaristo, no qual identidades de mulheres negras são construídas em relações de disputa com identidades normativas. Na obra, as memórias de Maria-Nova, a narradora personagem, desfiam o processo de demolição da favela e a angústia dos moradores retirados dos seus espaços de convívio. Entre o corpo de personagens do texto, as mulheres negras foram escolhidas para o nosso recorte de investigação, vistas na obra de Conceição Evaristo, construindo enredos novos, com temáticas pouco exploradas em escrituras anteriores. Desse modo, o principal objetivo desta pesquisa é analisar identidades de mulheres negras em Becos da memória. Elencou-se como objetivos específicos, identificar as personagens do texto inseridas no recorte investigativo; observar as características delas e como dialogam com o campo da identidade e, por fim, examinar a que modo se constroem essas identidades na narrativa. A amplitude de abordagens conceituais em torno da categoria de identidade conduziu à mobilização de parte daquelas que contemplam raça, gênero, classe e nação, junto à categoria da diferença. O estudo se propôs a partir do aporte teórico de bell hooks (2010, 2019, 2021), Eduardo Duarte (2014), Joice Berth (2020), Regina Dalcastagnè (2005), Sueli Carneiro (1993, 2011), Tomaz Silva (2014) e outros/as.
- ItemAnálise de erros matemáticos envolvendo o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-17) Cajá, Brenda De Souza; Sales, Rosangela Prates Dos Santos; Santos, Sabrina Dias; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; Sousa, Solon Gomes deEste estudo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma Revisão Sistemática de estudos acadêmicos focados em erros cometidos por estudantes na construção do pensamento algébrico, examinando o ponto de vista e a prática pedagógica do professor em relação a esses erros, com pesquisas realizadas entre janeiro de 2019 e setembro de 2024. Para embasar essa pesquisa, nos apoiamos em estudos de Skovsmose (2006), Macedo (1990), Casavola (1988), Figueiredo e Nascimento (2021) com relação à análise de erros matemáticos; Brousseau (1983) e Pinto (2000) com relação à importância dos erros no processo educativo; Blanton e Kaput (2005), Cyrino e Oliveira (2011), Vale e Pimentel (2011) e a BNCC (2017) referente à construção do pensamento algébrico. Este estudo está voltado para Educação Básica, especificamente nos anos 7°, 8° e 9° do Ensino Fundamental. O desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental Anos Finais é importante para moldar os processos críticos e criativos dos alunos, o que pode vir a ajudar os estudantes a solucionar problemas algébricos. Este estudo é qualitativo, exploratório e descritivo. Os resultados da revisão indicam que os estudantes enfrentam desafios para entender os conceitos de equações de primeiro grau, o que resulta em um raciocínio algébrico ainda em desenvolvimento e, para superar esses desafios, pode ser considerável proporcionar um ensino mais atrativo e lúdico. Entre as pesquisas examinadas, constatou-se que o uso de metodologias variadas contribui para uma educação mais significativa, pois ao tornar o aprendizado uma experiência gratificante forma-se cidadãos mais criativos e cooperativos.
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemCorpos femininos sob a insígnia da violência de gênero: As três Marias e As Meninas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-27) Rodrigues, Daiane de Moura; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Goncalves dos; Gomes, Carlos Magno SantosA violência de gênero, seja física, psicológica ou sexual, é um fenômeno que, há muito tempo, faz parte do princípio dos pilares da dominação patriarcal. A partir do século XX, esse tema, sob a ótica da literatura, ganha um novo contexto quando escritoras assumem a voz autoral de textos que denunciam mulheres em situação de opressão. Partindo desse cenário, esta dissertação se propôs a analisar, com base na abordagem comparativa, produções literárias escritas por duas autoras que evidenciaram em suas obras crimes contra mulheres. Desse modo, pretendeu-se discutir a construção dos corpos femininos e as marcas dessas violações em duas obras da literatura brasileira, uma de 1939, As três Marias, de Rachel de Queiroz, e outra de 1973, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Para tal intento, a dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, foi apresentado um sucinto estudo das produções literárias escritas por mulheres no Brasil, levando em conta o momento histórico e questões de autoria feminina em Eurídice Figueiredo (2013), Constância Lima Duarte (2022), Silvia Federici (2017) e Mary Del Priore (2004). No segundo, buscou-se tipificar e elucidar as violências de gênero nos romances, a contar das pesquisas de Judith Butler (2015), Heleieth Saffioti (2015), Lia Zanotta Machado (2010) e Marcela Lagarde (2011). Valendo-se das leis vigentes à época e da recepção contemporânea, analisou-se também como a pauta da descriminalização do aborto foi discutida nas obras, partindo das análises de Maria Betânia Ávila (2019), Wilza Vilela, Regina Barbosa (2011) e Leila Barsted (2019). Ao final, no terceiro capítulo, foi explorado como as seis personagens se ocuparam de seus corpos e suas sexualidades. Para definirmos as estratégias narrativas destes atributos, realizou-se um mapeamento dos tipos de representações dos corpos femininos, discutindo questões de gênero, identidades e lesbianidades, em especial, abordagens analíticas sobre o corpo feminino em Elódia Xavier (2021), Luciana Borges (2013) e Guacira Lopes Louro (1997). Sendo assim, Queiroz e Telles nos apresentaram literaturas que romperam a fronteira da representação e nos proporcionaram um legado importante para discutir o corpo feminino como índice da violência de gênero no Brasil.
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.
- ItemDa terra das primaveras ao país do carnaval: episódios de racismos narrados por Edson Gomes nas letras de “Meus Direitos” e “Zumbi Dos Palmares”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Rocha, José Eduardo Januário Pereira; Santos, Vadir Nunes dos; Figuerêdo, Arolda Maria da Silva; Carvalho, Cecília Maria MourãoEste trabalho é o resultado da análise de duas letras de músicas de Edson Gomes buscando evidenciar como o negro é retratado e posto na sociedade, partindo da compreensão de que Edson Gomes, homem negro, viveu e vive as limitações que o racismo impõe aos negros no Brasil e como sua cidadania foi e continua a ser mutilada. O reggae enquanto gênero musical que canaliza em sua gênese um ativismo étnico-racial, voltando sua musicalidade para denunciar os preconceitos contra o negro. Tivemos como referencial teorico autores – Albuquerque (1997), Almeida (2021), Brandão (1985), Nascimento (2016), Santos (1997; 2000), Fanon (2021) e muitos outros. Ainda, elaboramos questões e objetivos na construção deste trabalho: Em que medida, o negro retratado nas letras de Edson Gomes dialoga com questões em pautas na atualidade? Como as peças artísticas de Edson Gomes são meios de denúncia, crítica e combate ao racismo, o preconceito e a discriminação, presentes na estrutura da sociedade? Tendo como objetivo geral: compreender a presença de comportamentos dos negros - desejos, sentimentos, interesses, lutas e conquistas - nas letras de músicas de Edson Gomes. Escolhemos a Pesquisa Social na abordagem qualitativa como sendo a mais adequada para este tipo de trabalho acadêmico/científico, tendo os estudos de Cecília Minayo como base de sustentação metodológica. A pesquisa bibliográfica possibilitou-nos fazer com o rigor que a natureza deste trabalho exige, descrever, analisar e relatar sobre os dados levantados acerca da obra artística de Edson Gomes, assim como de sua trajetória como artista negro que dedica a sua arte em prol de situações enfrentadas pelos negros no seu país. Esperamos que ao longo deste trabalho possamos compreender como o negro retratado por Edson Gomes, na década 1990, está nos dias atuais, bem como sua presença na sociedade. Verificamos que mesmo “livres” os negros vivem as limitações de um cativeiro simbólico e que a partir de suas músicas, Edson Gomes denuncia as muitas formas de preconceitos que prejudicam o negro neste país e a compreensão de uma sociedade racista e desigual. Os resultados alcançados apontam que, mesmo compostas na década de 1990, as músicas analisadas são importantes para compreender que a sociedade não permitiu ao negro ser cidadão e mutila sua cidadania diariamente.
- ItemDiscurso relatado em textos jornalísticos sobre avaliações externas(2014-01) Batista, Adriana Santos
- ItemDiscursos misóginos nas redes sociais: uma reflexão sobre as masculinidades à luz da análise do discurso materialista(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Barbosa, Flávio de Campos; Carmo, Bougleux Bomjardim da Silva; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Rodrigues, Anderson LinsConsiderando o quadro grave de violência contra as mulheres, por meio do feminicídio e crimes de misoginia que ocorrem diariamente no Brasil, seja de forma física, psicológica ou virtual, o presente trabalho analisa, enquanto gesto de leitura, os discursos realizados por homens em relação às mulheres nas redes sociais. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como se estruturam os discursos proferidos por homens em páginas destinadas ao público masculino que abordam as relações de gênero. Como escopo teórico, a discussão sobre masculinidades se dá à luz do pensamento de Michel Foucault (1998, 2002), Pierre Bourdieu (2002), Jean Jacques Courtine (2013) e Luiz Paulo Moita Lopes (2001), bem como os conceitos de gênero conforme Joan Scott (1995) e Judith Butler (2018). A presente pesquisa vale-se da Análise do Discurso materialista, de tradição francesa pecheutiana, com os objetivos específicos de identificar elementos da materialidade linguística e multissemiótica que expressam misoginia e representações de masculinidade ou gênero, a partir da análise discursiva de conversas nas redes sociais; analisar a trama de como se dão as redes de significações e rearticulações das enunciações dos sujeitos sobre as relações de gênero e o que é “ser homem”; refletir sobre a constituição de posições-sujeito, marcas ideológicas, memórias do dizer e formações discursivas no posicionamento dos sujeitos nas postagens. Para tanto, no contexto da investigação, a montagem do arquivo e a composição do corpus se constroem com base nos dados publicizados e coletados com o uso da metodologia etnografia virtual (Hine, 2008), modalidade empregada na pesquisa de campo em ambientes virtuais. Neste trabalho, a montagem do arquivo foi realizada por meio de prints de publicações com os discursos proferidos por homens em páginas das redes sociais Instagram e 4Chan. A partir do gesto de leitura, a pesquisa observou que os elementos discursivos que sustentam os processos de representações das masculinidades, tendo como recorte a masculinidade entendida como hegemônica, identificada como hétero e cisgênero, estão articuladas com uma memória discursiva e uma formação discursiva machista e misógina, construída historicamente nas sociedades europeias e norte-americana, desde a antiguidade até a contemporaneidade. Analisou-se também que as redes de significações e as rearticulações das enunciações dos sujeitos apontam para homens que encaram, com receio, as conquistas das mulheres organizadas pelo movimento feminista. Constatou-se que a violência presente nos discursos aponta para uma tentativa de volta ao passado, em busca de manutenção da posição de privilégio e de dominação dos homens em relação às mulheres.
- ItemEducação matemática crítica: uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos a partir dos foregrounds de estudantes do ensino médio.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-16) Chaves, Natália de Oliveira; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; França, Lucas da Silva; Santos Junior, Clovis Lisboa dosO presente trabalho faz uma exploração bibliográfica acerca da teoria Educação Matemática Crítica (EMC). Trata-se de um estudo com análise qualitativa. Ao se realizar uma observação dos foregrounds de educandos do 3ª ano do Ensino Médio do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (CEPROG), após a aplicação de um questionário ocorreu a possibilidade da formulação de um material educacional. Por meio de uma abordagem metodológica de ensino crítico, direcionada a uma investigação das perspectivas de vida dos educandos, foi produzida uma Sequência Didática (SD) com a finalidade de auxiliar no processo de orientação dos educandos à desenvolverem uma percepção da aplicação da Matemática no mundo e em seus caminhos profissionais. Por meio desta ação didática os discentes, por vezes desmotivados em relação a aprendizagem Matemática, aprenderá a analisar criticamente os vários campos de aplicação dos conceitos matemáticos, e, como dominar esses conceitos influenciará a sua ascensão social, profissional e econômica. Os resultados obtidos por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados mostram que os jovens tendem a ter dificuldades em perceber o significado real da atuação da Matemática para a evolução do mundo. Assim sendo, não compreendem a importância de se adquirir esses conhecimentos. O objetivo desse projeto foi direcionar os discentes a despertar suas habilidades de pensar criticamente, de forma que percebam a relevância da Matemática para o desenvolvimento da sociedade, assim, como para seu sucesso pessoal.
- ItemEncontros com a literatura no ensino, na extensão e na pesquisa: rememorando o caminhar pelas trilhas formativas da graduação(2021-08) Silva, Daiane AlvesEste trabalho de conclusão de curso, no gênero memorial multipaper, retoma experiências do percurso na graduação no curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XXIII – Seabra, entre os anos de 2016 e 2021. Através deste, relata-se as atividades e produções sobre literatura de escritoras de língua inglesa, a fim de refletir como essas ações construíram o processo de formação da autora como leitora, pesquisadora e professora. Para isso, esse trabalho se divide em cinco capítulos: 1. Introdução: rememorar, no qual resgata-se memórias de períodos anteriores ao ingresso na universidade que influenciaram a aproximação com a literatura, até chegar à graduação; 2. A visualização de novos horizontes: conhecendo escritoras e a escrita de mulheres negras, registra-se a experiência em um projeto de extensão voltado ao estudo, tradução e circulação de textos de escritoras negras; 3. Visitando o “mundo Jane Austen”: desafios fascínio e estudo no caminho da literatura, discorre sobre as atividades e produções realizadas a partir da leitura de textos de Jane Austen; 4. Iniciação Científica: trabalho em equipe e formação, reflete e descreve as ações durante participação no projeto de iniciação científica, coordenado pela professora Dra. Juliana Cristina Salvadori; e por fim, 5. Considerações finais. Ao retomar essas experiências, destaca-se a importância dessas na formação da autora, salientando a contribuição da trajetória vivida no curso não só em termos acadêmicos, mas também no aspecto pessoal. Para fundamentação teórica, em relação à pesquisa de cunho autobiográfica e ao memorial, toma-se Bragança (2011) e Brasileiro (2021); sobre reescrita e tradução: Lefevere (1998) e Venuti (2019); Even-Zohar (1990), que discute a teoria de polissistemas; Bonnici (1998), sobre literatura pós-colonial; Tom Moylan (2005), Sargent (2005) e Margaret Atwood (2005), sobre utopia e distopia; Genette (2009) sobre paratexto e paratradução; entre outros. A escrita desse memorial constituiu-se um processo de resgate, significação e validação de práticas e processos vivenciados. Por meio desse percurso, foi possível experienciar trilhas formativas do ensino, da pesquisa e da extensão, que guiaram a crescer, despertando interesses e desejos de planejar práticas com esse propósito, e, assim, reconhecer o potencial transformador da educação.
- ItemEntre a "gripezinha" e a Cloroquina: relações dialógicas em memes sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-30) Santos, Josiele da Costa; Ferreguett, Cristhiane; Rosa, Kelli Machado da; Nascimento Neto, João Evangelista doA ascensão da Internet ampliou as formas de comunicação, acesso à informação e de expressão da opinião pública. O surgimento da Rede Mundial de Computadores também produziu efeitos nas manifestações linguísticas e discursivas, originando novos gêneros discursivos e conferindo novas características a gêneros já existentes, por meio da adaptação ao espaço virtual ou por processos como a hibridização e a remixagem. Nesse cenário, a presente pesquisa analisou dialogicamente memes políticos, com foco em peças que tratam de comportamentos e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro – Partido Liberal (PL) – durante o início da pandemia da Covid-19 no Brasil. Memes políticos podem ser facilmente replicados e expressar a opinião dos indivíduos frente às situações vividas no país. Desse modo, foram analisados memes, retirados da página Anti-Bolsonaro, no Facebook. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observaram-se os elementos verbais e verbo-visuais, buscando compreender a maneira como significam na composição do tema. O corpus foi estudado tendo em vista o seguinte objetivo geral: investigar as relações discursivas materializadas em memes políticos que representaram o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro durante o período inicial da pandemia no Brasil – fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Como objetivos específicos: a) analisar as características do gênero discursivo – composição, tema e estilo – em memes políticos; b) observar os sentidos possíveis nos memes, em análise com seu contexto de produção; c) investigar a carnavalização em memes políticos, tendo em vista a quebra das relações hierárquicas. O estudo está fundamentado principalmente em: Bakhtin (1993, 2016), Medviédev (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Volóchinov (2017). Por meio do humor e do discurso carnavalizante, os memes subverteram a hierarquia e polemizaram com discursos negacionistas e politicamente incorretos atribuídos ao ex-presidente, Jair Bolsonaro.
- ItemEscrita em língua inglesa por alunos surdos: influências advindas da Libras e da língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-04-10) Luz, Milena Oliveira Santos; Cotinguiba, Vivian Meira de Oliveira; Campos, Lucas Santos; Inkpin, Sally CherylA Libras é a língua materna dos surdos no Brasil, enquanto a língua portuguesa é sua segunda língua, desta forma, o presente trabalho analisa influências da Libras (L1) e da Língua Portuguesa (L2) no aprendizado da escrita em Língua Inglesa (L3), utilizando meios experimentais no uso de atividades interativas socioculturais vigotskianas e do Ensino Comunicativo de Línguas, a saber: atividades destinadas ao ensino da língua inglesa como L2 adaptadas para o ensino desta como L3, com alunos Surdos, jovens e adultos, na faixa etária entre 18 e 45 anos. A pesquisa foi norteada pelas seguintes hipóteses: como será a escrita em língua inglesa sob influências da Libras? A língua portuguesa também influenciará a escrita em língua inglesa pelos surdos? As abordagens de ensino que propõem a interação/comunicação, juntamente com uma metodologia adequada às especificidades dos Surdos – a visual – contribuiria para o aprendizado? Na busca de respostas para as referidas hipóteses, foi ministrado um minicurso de 120 h/a, nas dependências da Primeira Igreja Batista de Valença-BA, com dez Surdos do município. A presente pesquisa foi desenvolvida como uma pesquisa-ação, tendo por objeto de estudo uma situação social e específica, com análises feitas a partir dos instrumentos de coleta de dados como: formulário – cujo objetivo foi colher informações para traçar o perfil dos participantes – redação em língua portuguesa, a fim de testagem do nível de conhecimento deles sobre a mesma – atividades, direcionadas, de pré-escrita – e de escrita, elaboradas mais livremente – notas de campo para registro durante o curso. As análises de tais atividades indicaram que houve maior influência da Libras, para a elaboração das atividades em língua inglesa – estratégias de transferência linguística – interlíngua. Houve, também, influências da língua portuguesa nesse processo. A análise geral, das aulas, notas de campo e do corpus da pesquisa, demonstrou que os alunos tiveram diversos benefícios, não apenas no aprendizado de língua inglesa, mas também na interação linguística promovida pela comparação constante entre as três línguas. A mudança de comportamento quanto à motivação para o estudo tanto da língua inglesa, quanto ao aprimoramento da escrita em língua portuguesa, também foi gradativamente acentuada. O estudo do corpus demonstra que os Surdos foram, em maior grau, influenciados pela língua materna – a Libras – e em menor grau pela língua portuguesa – a L2. Conforme as análises, chega-se à conclusão de que o ensino pautado na teoria sociocultural e no Ensino Comunicativo de Línguas, juntamente com estratégias aliadas às peculiaridades bilíngues desse aprendizado, mostrou-se efetivo e satisfatório ao ensino/aprendizagem da escrita – leitura e produção – em língua inglesa por alunos Surdos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »