Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Educação de Teixeira de Freitas (DEDC) do Campus X da UNEB, Teixeira de Freitas, originou-se do Núcleo de Ensino Superior de Teixeira de Freitas, por meio do Decreto Estadual nº 32.527/85. O referido Núcleo se tornou Faculdade de Educação de Teixeira de Freitas, vinculada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Posteriormente, a mencionada Faculdade foi integrada definitivamente à UNEB, por meio do Decreto Governamental nº 34.370/1987.
Com a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, passou a ser denominada Departamento de Educação (DEDC). O DEDC do Campus X oferta licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras com Língua Portuguesa e Literaturas, Letras com Língua Inglesa e Literaturas, Matemática e Pedagogia, bem como a oferta de cursos voltados à Educação Indígena: LICEEI (Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena) e PIEEI (Pedagogia Intercultural em Educação Escolar Indígena)
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- ItemA atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares: uma análise do projeto politico pedagógico do curso de pedagogia UNEB/CAMPUS X(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-11) Santos, Maria Vieira; Carvalho, Luzeni Ferraz de Oliveira; Bogo, Maria Nalva de Araújo; Reis, Jessyluce Cardoso CanárioEste Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido a partir da análise documental, com enfoque qualitativo, tem como objetivo geral, analisar, no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X, o currículo (ementas) de 2024, em que medida o mesmo traz debates e proposições voltadas para a atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares. Nos objetivos específicos intentamos: Identificar no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X as atribuições do (a) pedagogo (a); Relatar na perspectiva de estudante do Curso de Pedagogia as vivências em espaços não escolares, apontando as potencialidades, também avaliar, nas Ementas do currículo em vigência, as proposições voltadas para os espaços não escolares. A pergunta norteadora da pesquisa se constituiu em saber “em que medida o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X (currículo redimensionado em 2020 e com reconhecimento renovado em 2024), traz debates e proposições voltadas para a atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares? Investigamos o objeto sob à luz dos seguintes teóricos: Feire (1987) nas discussões sobre educação e transformação social, Brandão (1981) nas discussões sobre a educação enquanto diálogo, Saviani (2013) nas discussões sobre politica, educação e sociedade, Brasil (1988) nas discussões sobre direitos e deveres do cidadão brasileiro, Brasil (1996) nas discussões sobre as leis que regem o Sistema Educacional brasileiro. Minayo (2001) nas discussões sobre a pesquisa social, Lakatos e Marconi (2017) nas discussões sobre a metodologia científica, dentre outros. Como resultados constatamos que, em alguns momentos o PPC traz este debate, mas de forma moderada em suas ementas do curso. Como oportunidade deixo aqui a minha sugestão, que trabalhe um pouco mais sobre os espaços não escolares, assim como também que, nas oportunidades de visitas aos espaços não escolares, que instiguem os discentes a levar um trabalho ou projeto para de fato ser desenvolvidos com as pessoas locais.
- ItemA canção da Relva, Alfred e Emily e debaixo da minha pele: análise comparativa da voz autoral de Doris Lessing(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Viana, Frederico Loiola; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Oliveira, Calila das MercêsO objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa, sob a perspectiva da voz autoral, entre os romances A Canção da Relva (1949) e Alfred e Emily (2008) e da autobiografia Debaixo da minha pele: primeiro volume da minha autobiografia (1997), com o propósito de discutir a identidade autoral de Doris Lessing e a sua percepção sobre a sociedade, a partir do lugar que ocupa socialmente. Serão utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Alvarez (2005) para falar de voz do autor, Culler (1999) com sujeito e identidade na literatura, Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), para tratar de autobiografia e espaço autobiográfico, Sartre (1989), Candido (2006), com a literatura engajada, Compagnon (1999) referente à humanização da escrita, Barthes (1993, 2012, 1975) com a volta do autor e os biografemas, Foucault (1992) com a função do autor e Hall (2006) com a identidade do indivíduo, dentre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) e Pivetta de Oliveira (2009). As análises foram realizadas através da perspectiva da voz autoral apresentada por Alvarez (2005), em consonância com autores como Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). Os resultados foram: Lessing, através das suas narrativas, tentou mostrar os problemas sociais vistos por ela durante o período em que esteve na Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e como uma voz que protesta, fez uma crítica às relações sociais presentes no território sul-africano. A autora mostra como era a sua relação com a família, os sentimentos do seu pai e da sua mãe quanto a vida fracassada que diziam levar, além das crises existenciais da mãe ao se deparar com uma fazenda fora de seus padrões formais. A autora escreve suas obras com um comprometimento social, tendo participação tão próxima do que descreve, que se pode dizer que ela participa implicitamente da narrativa; suas memórias e subjetividades são contadas com detalhes ao longo das narrativas.
- ItemA comunidade quilombola de Helvécia: História, memória e os desafios da educação(2025-01-15) Barbosa, Juliana Santos; Pereira, Tamires Santos; Santos, Benedito de Souza; Silva, Gilsineth Joaquim SantosEste estudo analisa a importância histórica, social e cultural das comunidades quilombolas, com ênfase na comunidade de Helvécia, no município de Nova Viçosa, Bahia. Aborda a formação histórica dos quilombos, destacando seu papel na resistência à escravidão e na preservação da identidade cultural afro-brasileira. Além disso, investiga como a Escola Municipal João Martins Peixoto, por meio de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), contribui para a valorização da cultura quilombola e a formação identitária dos alunos. O estudo revela que a escola desempenha um papel essencial na promoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas, destacando se como um espaço de resistência, aprendizado e transformação social.
- ItemA constituição discursiva de identidade na escrita de memórias literárias: olimpíada de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-27) Silva, Helenice Farias de Brito; Ferreguett, Cristhiane; Quadros , Carla de; Machado da Rosa, KelliEsta dissertação apresenta um estudo teórico-analítico sobre a constituição no gênero discursivo memórias literárias e como o discurso memorialístico permite a autoria vincular sua composição identitária à narrativa de uma pessoa da comunidade, para que também reconheça como sujeito histórico na construção deste enunciado. O objetivo é investigar como discursividades, que compõem as memórias literárias produzida pelo aluno-autor na Olimpíada de Língua Portuguesa, podem revelar indícios socioculturais que contribuem para a formação das suas representações identitárias — mobilizando conceitos e princípios teóricos de uma perspectiva linguística e dialógica, que constituem a arquitetônica da Teoria Dialógica do Discurso. A investigação ancora-se nos pressupostos teóricos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e caracteriza-se como pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Apresenta como corpus o enunciado de Memórias Literárias, vencedora da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Ibiassucê. Para tanto, foram adotadas as postulações do Círculo bakhtiniano para a compreensão da natureza dialógica da linguagem e a concepção arquitetônica da teoria dialógica do discurso nos estudos de Bakhtin (2010; 2013; 2016), Volóchinov (2017; 2019) e Medviédev (2016). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias toma-se por base as publicações de Clara (2008; 2019; 2021), Boeno (2013), Marcushi (2011). Na sequência, apresenta-se um aporte teórico em que se utiliza os conceitos de memória de Bosi (1998; 2005), Halbwachs (1990) e Le Goff (1990); concepções de identidade por Hall (2006) e Baumam (2005); relação entre memória e identidade em Candau (2011) e Souza (2014). Os resultados das análises demonstram que o aluno-autor apresenta diversos recursos linguístico-enunciativos ímpares para a concretização de seu projeto ideológico do dizer com entonações valorativas ímpares, para exteriorizar suas atitudes responsivas de pertencimento, em função das vozes sociais da pessoa entrevistada que demonstram marcas do contexto sociocultural em que vive o discente que constituem fatores que contribuem para sua formação identitária.
- ItemA literatura africana e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa após a Lei 10.639/03: por uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Figueiredo, Fabiana Cajazeira; Nascimento, Aline Santos de Brito; Santos, Valci Vieira dos; Silva, Fabiana Carneiro daA regulamentação da Lei 10.639, em 2003, além de tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica do país, trouxe contornos significativos, ao promover a discussão acerca da educação para as relações étnico-raciais e a valorização da cultura negra, colocando em evidência a luta dos negros no Brasil, sua importância nas áreas social, econômica e política do Brasil e a possibilidade de construção de uma identidade negra pautada nos valores e raízes que caracterizam o povo negro. Entre tantas possibilidades para aplicação da referida lei, nos espaços escolares, considera-se, aqui, ser a literatura uma importante ferramenta para a efetivação dos objetivos assinalados no documento, pois, vinculado ao seu valor estético, a literatura carrega em si aspectos da realidade, que auxiliam na formação crítica do ser humano. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar a inserção das literaturas africanas e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa, tecendo comentários sobre tais literaturas como instrumento de valorização da cultura negra e combate às práticas racistas, na rede de ensino da educação pública de Teixeira de Freitas – BA. A pesquisa em questão é de caráter qualitativo e documental, sendo o estudo realizado no universo de quatro escolas de Ensino Médio, da rede pública de Teixeira de Freitas – BA. O escopo teórico-crítico deste trabalho é composto por diferentes autores. Para embasar a discussão sobre cultura e identidade, utilizou-se o aporte dos teóricos: Hall (2003 e 2006), Laraia (2009), Castells (2018) e Gomes (2005). Para discutir literatura e seu papel na construção da identidade, recorre-se aos estudos de: Perrone-Moisés (2016), Culler (1999) e Silva (2005). Para referenciar o objeto de estudo desta pesquisa, as literaturas africanas, afro-brasileira e negra, vale-se do aporte teórico de: Cuti (2010), Duarte (2014), Fonseca (2011) e Amâncio (2014). As explanações acerca das bases das relações raciais contemporâneas no processo de construção e desconstrução da sociedade são sustentadas pelos estudiosos: Gomes (2012 e 2013), Munanga (2004, 2005 e 2023), Santos (2009) e Oliveira (2013). Os resultados do estudo permitem perceber que algumas obras da literatura africana e afro-brasileira estão inseridas no contexto do ensino médio da rede pública de Teixeira de Freitas e que são ferramentas que auxiliam no combate ao preconceito racial e a valorização da cultura negra, mas, ainda, há muito por fazer no que concerne a políticas que contribuam para a sua efetivação.
- ItemA literatura infantil negro-brasileira no contexto do setting terapêutico de linguagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Porto, Lais Alves; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Nascimento, Aline Santos de Brito; Gomes, Emiliane SantanaA prática de contação de história é amplamente exercida em diversas áreas, incluindo Letras, Educação e Saúde. Na esfera da Saúde, é frequentemente realizada por terapeutas, com destaque para a fonoaudiologia, na qual essa atividade se insere no setting terapêutico com crianças e adolescentes. A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), teve como objetivo investigar e analisar as práticas de fonoaudiólogas atuantes na área de linguagem que utilizam a literatura infantil negro-brasileira em seus procedimentos terapêuticos. Os teóricos Bonvini (2001) e Amadou Hampâté Bâ (2010, 2013) discorrem sobre a tradição oral brasileira ser herdeira da tradição oral africana. Dentro desta tradição, tem-se a contação de história que se caracteriza como uma tecnologia ancestral. Para a contação utilizando o livro, observa-se a importância de realizar a escolha literária considerando esta uma produção cultural como abordado por Debus (2017). A literatura infantil negro-brasileira, terminologia utilizada por Santos (2016) e Sabadini (2022), baseada no termo literatura negro-brasileira pautado por Cuti (2010), apresenta uma produção literária construída por pessoas negras com consciência crítica racial. A abordagem escolhida para a pesquisa de campo foi a de caráter qualitativo, de natureza exploratório/descritivo. As entrevistas com as cinco fonoaudiólogas voluntárias sucederam-se por meio da plataforma Google Meet. Os achados resultantes das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Além da pesquisa de campo, foi produzida a análise de três obras literárias: Makeba vai à escola (2019), Brincando de antigamente (2019) e Que saudade da minha vó! (2020). A análise dos dados das entrevistas revela uma carência de letramento literário e racial das fonoaudiólogas, evidenciando a necessidade de formação e conscientização desde a graduação sobre a importância da temática étnico-racial e literária na fonoaudiologia para que assim seja exercida uma prática de contação de história respeitosa e sem propagação de preconceitos. As três obras analisadas escritas por mulheres negras refletem temáticas inovadoras dentro das construções narrativas e imagéticas da literatura infantil negro-brasileira.
- ItemA poética do desassossego de Jônatas Conceição da Silva: um olhar sobre as vozes quilombolas.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-17) Soares, Amilson Santos; Santana, Gean Paulo Gonçalves; Nascimento, Juciene Silva de SousaA presente dissertação se propôs a construir traços da literatura negra no Brasil, a partir da escrita do poeta baiano Jônatas Conceição da Silva, através da análise de um corpus composto por textos críticos, literários e fotográficos, observando, portanto, inferências e interpretações entre essas distintas textualidades. Brandino (2024) diz que literatura negra é a produção artística cujo sujeito da escrita é o próprio negro. Para dialogar com o corpus da pesquisa foram analisados os poemas de Jônatas Conceição, disponíveis nas Obras Reunidas Jônatas Conceição, do Programa Rumos 2019-2020, oportunizado pelo Itaú Cultural e organizado por Ana Célia da Silva; e, ainda, os movimentos construídos a partir dos periódicos dos Cadernos Negros (Volumes: 9, 10, 19, 23, 29 e Três Décadas) e da fundamentação construída pelo grupo Quilombhoje. Os objetivos propostos buscam construir um caminho possível às perguntas de partida: Como entender, a partir dos poemas do literato, o desassossego e a resistência negra? Como o aquilombamento tornou-se um campo epistêmico para se fazer ouvir as múltiplas vozes e olhares de luta e resistência impressos na poética de Jônatas Conceição? Justifica-se o construto desse trabalho dada a relevância da obra do citado autor, do ponto de vista da sua contribuição literária, acadêmica, política e social que, certamente, influenciará leitores e leitoras interessados/as na criação de um olhar holístico das múltiplas identidades culturais que formam a sociedade brasileira. Não arbitrário, apropriando das reflexões de Augel (1988, p. 150-151), mesmo noutro contexto, é possível dizer que, na poética de Jônatas Conceição, o “eu poético ressalta o sofrimento estampado tanto no rosto como na alma dos indivíduos”. Desse modo, observou-se os recônditos da mente humana que nos conduz a exploração dos labirintos do âmago. Compostos por fragmentos, pensamentos e reflexões, os textos nos transportam para um universo de introspecção e desassossego, desvendando a melancolia e a solidão que permeiam a existência humana.
- ItemA review of academic works on english pronunciation by spanish-native speakers (2024)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-19) Santos, Filipe Faustino; Donato, Marcelle Santos Rosa; Delatorre, Fernanda; Gonçalves, Alison Roberto; Trevisol, Juliane ReginaEste estudo aborda a produção do inglês por falantes nativos de espanhol e planeja expor e discutir uma amostra do que foi escrito sobre fonética e fonologia no ano de 2024 envolvendo o grupo mencionado anteriormente. A ideia para este trabalho surgiu a partir de reflexões sobre os preconceitos que falantes não nativos de inglês podem sofrer ao falar o idioma, e a escolha de trabalhar com a língua espanhola se deu pela admiração que o autor tem por cantores nativos da língua espanhola falando inglês. O objetivo geral foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o que o material acadêmico publicado diz a respeito da produção de sons por falantes nativos de espanhol aprendendo inglês e os objetivos específicos foram pesquisar aspectos fonéticos e fonológicos, como pronúncia de segmentos; sotaque; estrutura silábica; e realizar uma análise da produção de sons do inglês por falantes de espanhol como L1. Para fazer este trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica que resultou em um estudo qualitativo que examinou 15 trabalhos publicados em 2024. Como resultado, foi possível identificar que falantes de espanhol têm dificuldades na aprendizagem das vogais do inglês; menção frequente à influência da língua materna no corpus; influência da fonologia da L1 na produção do inglês como L2; e dificuldades fonéticas específicas, como as consoantes /ð/, /ɹ/ e /ɾ/, e /s/-clusters. Em conclusão, é possível afirmar que há uma grande necessidade de se ensinar pronúncia em sala de aula; necessidade de futuras pesquisas em formação de professores; a ajuda que ferramentas de treinamento perceptivo podem oferecer; e que ter um sotaque estrangeiro é algo comum e normal.
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- Item"Afinal, que cara tem as mulheres deste país?": um estudo sobre identidades de mulheres negras no romance Becos da memória, de Conceição Evaristo.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Silva, Hanaliza Ferreira da; Jaeckel, Volker Karl Lothar; Arruda, Aline Alves; Prazeres, Lílian Lima Gonçalves dosEsta dissertação apresenta uma análise sobre Becos da memória, romance de Conceição Evaristo, no qual identidades de mulheres negras são construídas em relações de disputa com identidades normativas. Na obra, as memórias de Maria-Nova, a narradora personagem, desfiam o processo de demolição da favela e a angústia dos moradores retirados dos seus espaços de convívio. Entre o corpo de personagens do texto, as mulheres negras foram escolhidas para o nosso recorte de investigação, vistas na obra de Conceição Evaristo, construindo enredos novos, com temáticas pouco exploradas em escrituras anteriores. Desse modo, o principal objetivo desta pesquisa é analisar identidades de mulheres negras em Becos da memória. Elencou-se como objetivos específicos, identificar as personagens do texto inseridas no recorte investigativo; observar as características delas e como dialogam com o campo da identidade e, por fim, examinar a que modo se constroem essas identidades na narrativa. A amplitude de abordagens conceituais em torno da categoria de identidade conduziu à mobilização de parte daquelas que contemplam raça, gênero, classe e nação, junto à categoria da diferença. O estudo se propôs a partir do aporte teórico de bell hooks (2010, 2019, 2021), Eduardo Duarte (2014), Joice Berth (2020), Regina Dalcastagnè (2005), Sueli Carneiro (1993, 2011), Tomaz Silva (2014) e outros/as.
- ItemAnálise de erros matemáticos envolvendo o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-17) Cajá, Brenda De Souza; Sales, Rosangela Prates Dos Santos; Santos, Sabrina Dias; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; Sousa, Solon Gomes deEste estudo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma Revisão Sistemática de estudos acadêmicos focados em erros cometidos por estudantes na construção do pensamento algébrico, examinando o ponto de vista e a prática pedagógica do professor em relação a esses erros, com pesquisas realizadas entre janeiro de 2019 e setembro de 2024. Para embasar essa pesquisa, nos apoiamos em estudos de Skovsmose (2006), Macedo (1990), Casavola (1988), Figueiredo e Nascimento (2021) com relação à análise de erros matemáticos; Brousseau (1983) e Pinto (2000) com relação à importância dos erros no processo educativo; Blanton e Kaput (2005), Cyrino e Oliveira (2011), Vale e Pimentel (2011) e a BNCC (2017) referente à construção do pensamento algébrico. Este estudo está voltado para Educação Básica, especificamente nos anos 7°, 8° e 9° do Ensino Fundamental. O desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental Anos Finais é importante para moldar os processos críticos e criativos dos alunos, o que pode vir a ajudar os estudantes a solucionar problemas algébricos. Este estudo é qualitativo, exploratório e descritivo. Os resultados da revisão indicam que os estudantes enfrentam desafios para entender os conceitos de equações de primeiro grau, o que resulta em um raciocínio algébrico ainda em desenvolvimento e, para superar esses desafios, pode ser considerável proporcionar um ensino mais atrativo e lúdico. Entre as pesquisas examinadas, constatou-se que o uso de metodologias variadas contribui para uma educação mais significativa, pois ao tornar o aprendizado uma experiência gratificante forma-se cidadãos mais criativos e cooperativos.
- ItemAnálise do divertimento e afetividade em uma aula de muaythai.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-21) Oliveira, Iasmyn Gomes ; Silva, Lívia Lins ; Santos, Douglas de Assis Teles; Santos, Douglas de Assis Teles; Didonet, David Luiz; Lima Capucho, MarceloOriginado no continente asiático, mais especificamente na Tailândia, o Muaythai é uma arte marcial milenar que se utiliza de inteligência tática, golpes traumáticos, técnicas e habilidades que objetiva a vitória sobre o adversário por meio de nocaute. Evidências demonstram que quanto maior a valência afetiva e de divertimento, maior será a intenção de realizar esse mesmo comportamento no futuro e com maior potencial para a manutenção da aderência em longo prazo. Contudo, são escassas as evidências sobre Muaythai e valência afetiva e divertimento. Assim, qual a percepção de afetividade e divertimento para os alunos durante a prática do Muaythai? O objetivo do presente estudo foi avaliar afetividade e divertimento dos alunos em uma seção/aula de Muaythai, em uma academia de luta. Participaram do estudo 25 adolescentes (idade 12,6 ± 1,9 anos; massa corporal 50,6 ± 11,5 kg; estatura 1,52 ± 0,1 m) sendo 10 do sexo feminino (idade 12,7 ± 1,9 anos; massa corporal 53,2 ± 11,3 kg; estatura 1,53 ± 0,1 m) e 15 do sexo masculino (idade 12,5 ± 1,8 anos; massa corporal 48,9 ± 11,1 kg; estatura 1,51 ± 0,1 m). Para avaliar a afetividade, foi aplicado a escala de valência afetiva de Hardy e Rejeski (1989) e o divertimento a versão proposta por Graves et al., (2010) da Physical Activity Enjoyment Scale (PACES) ambas adaptadas por Alves et al. (2018) aplicadas após uma aula de Muaythai. Foi utilizado estatística descritiva com os resultados expressos em média e desvio padrão. O escore da valência afetiva foi de 3 ± 1,3, sendo classificada como “Bem” e o escore da escala PACES foi de 80,3 ± 5,5 de um total de 126 pontos. A aula de Muaythai promoveu prazer e divertimento consideráveis em adolescentes.
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemAtividade antimicrobiana do extrato de sementes de Fevillea trilobata L. (Cucurbitaceae), encontrada na Mata Atlântica do extremo sul da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-10-22) Souza, Jéssica Silva; Fortuna, Jorge Luiz; Oliveira, Gisele Lopes de ; Santana, Raianne PaixãoSementes de Fevillea trilobata L. apresentam elevado potencial para extração de óleo, tanto pela quantidade quanto pela qualidade de seus constituintes, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antinociceptivas, sem apresentar toxicidade in vitro ou in vivo. O uso popular de Fevillea é amplo e diversificado. Suas sementes são usadas em preparações medicinais para o alívio de reumatismo, inflamações e distúrbios digestivos, além de apresentarem atividade purgativa e tônica. A resistência de microrganismos a múltiplas drogas vem aumentando significativamente nos últimos anos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos, gerando a necessidade urgente de novas alternativas terapêuticas. Com isso, extratos e óleos vegetais têm se mostrado fontes de diversidade molecular, apresentando diferentes mecanismos de ação antimicrobiana. Tais dados indicam a necessidade de se buscar novas estratégias para combater a resistência aos antimicrobianos, bem como a descoberta e desenvolvimento de novos compostos ativos. Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar a atividade antimicrobiana de F. trilobata a partir de óleos essenciais (OE) e óleos fixos (OF) extraídos de suas sementes, frente aos microrganismos Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans. Para a extração do OE aplicou-se a extração por arraste a vapor (hidrodestilação), utilizando um Clevenger. Para a extração do OF, utilizou-se, separadamente, os solventes hexano e etanol, utilizando o Soxhlet. Tanto o OE quanto os OF foram diluídos com Dimetilsulfóxido (DMSO) em diferentes concentrações: 100%; 50%, 25% e 12,5%. Após as diluições, discos de papel de filtro esterilizados (com 6,0 mm de diâmetro) foram umedecidos com 20 μL com as respectivas diluições dos OF e OE. O Teste de Sensibilidade Antimicrobiano (TSA) foi avaliado pela técnica de difusão de discos em meio de cultura sólido Ágar Müeller Hinton (AMH). O OE não apresentou atividade antimicrobiana para todos os microrganismos testados. Os OF (a partir de hexano e etanol) apresentaram atividade antimicrobiana contra C. albicans e E. coli, porém, não apresentaram efeito inibidor no crescimento de S. aureus em nenhuma de suas concentrações. Os resultados apresentados, em relação à atividade antimicrobiana dos OF e OE de F. trilobata, demonstraram que estes óleos possuem potencial ação contra microrganismos patogênicos, tais como E. coli e C. albicans.
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemCompreensão matemática além das regras: a importância do raciocínio lógico nos processos fundamentais matemáticos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-23) Souza, Ruy Madison Azevedo de; Santos, Tárcis de Souza; Leôncio, José Macedo; Silva, Deivson Leonardo Santana; Santana, Wilson D'AlmeidaEsta pesquisa tem como finalidade investigar a relevância do raciocínio matemático para a compreensão dos processos fundamentais da Matemática, com foco na superação de práticas pedagógicas baseadas na simples memorização de regras e fórmulas. A partir de uma revisão bibliográfica, o estudo considera a Matemática como um saber construído de forma lógica, histórica e social, exigindo do estudante mais do que a execução correta de procedimentos. A aprendizagem significativa, nesse contexto, é compreendida como aquela que envolve compreensão conceitual, capacidade de argumentação e aplicação do conhecimento em diferentes situações. A metodologia adotada é qualitativa, com ênfase na análise de produções acadêmicas vinculadas à Educação Matemática Crítica, à psicologia da aprendizagem e às teorias construtivistas. Os resultados apontam que a ausência de raciocínio no ensino das operações básicas está diretamente relacionada à recorrência de erros, à dificuldade na assimilação de conceitos e à desmotivação dos alunos diante da disciplina. Verificou-se que a valorização do raciocínio contribui para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, como o planejamento das ações, a avaliação das estratégias adotadas e o controle sobre os processos de resolução. Além disso, essa abordagem favorece a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico, elementos essenciais para a formação integral do estudante. O estudo também destaca o papel promissor da utilização de softwares educacionais como ferramentas que auxiliam na visualização e na experimentação de conceitos matemáticos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interativo e significativo. Plataformas como a Khan Academy, por exemplo, permitem a personalização do ensino, o acompanhamento do progresso do aluno e o estímulo ao raciocínio lógico por meio de atividades dinâmicas. Essas tecnologias, quando bem integradas ao processo pedagógico, potencializam a compreensão conceitual e reduzem a dependência de algoritmos decorados. Constatou-se ainda que as operações fundamentais – como adição, subtração, multiplicação e divisão – são frequentemente trabalhadas de maneira mecanizada, sem que seus significados lógicos e aplicações concretas sejam explorados em profundidade. Com base nessas observações, conclui-se que o ensino da Matemática deve priorizar a construção ativa do conhecimento, por meio de metodologias que incentivem a reflexão, a compreensão conceitual e o uso consciente das estratégias Matemáticas. A compreensão baseada no raciocínio mostra-se, assim, como um caminho promissor para transformar a experiência escolar em um processo mais efetivo, crítico e significativo.
- ItemConsciência fonológica no ciclo de alfabetização: o que diz o Referencial Curricular Municipal de Teixeira de Freitas – BA?(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Santos, Ranya de Sousa; Lima, Andressa Carvalho; Pereira, Priscila Alves; Carvalho, Cecília Maria Mourão; Costa, Quitéria RodriguesA presente pesquisa é fruto do componente Trabalho de Conclusão de Curso II, como uma exigência da matriz curricular do curso de Pedagogia, do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia – Campus X, para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia. A temática pesquisada surgiu a partir de nossas inquietações ao estudarmos os componentes Processos de Alfabetização e Letramento, ofertado no semestre de 2023.1 e Alfabetização e Linguagens, ofertado em 2023.2. O presente trabalho teve como objetivo geral: analisar a presença da consciência fonológica nos objetivos de aprendizagem que constam no Referencial Curricular Municipal (RCM) de Teixeira de Freitas - BA para as turmas do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental. Buscando alcançar esse objetivo, realizamos um estudo bibliográfico com o objetivo de conceituar alfabetização e consciência fonológica (CF), bem como realizar uma análise no RCM, em específico o componente de Língua Portuguesa, com foco nos objetivos de aprendizagem previstos para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada é de cunho qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica e para a coleta e interpretação dos dados, optamos pela análise documental. Concluímos que os resultados encontrados evidenciam a presença de apenas uma parte das habilidades da CF estabelecidas nos objetivos de aprendizagem, apesar de assegurar outros conteúdos importantes no processo de alfabetização, como o contato com textos que estão em circulação na sociedade, por exemplo. Portanto, o documento apresenta limitação na abordagem das habilidades da CF, fator que pode comprometer o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética (SEA), sobretudo em contextos em que nem todas as crianças iniciam o primeiro ano com as mesmas condições de aprendizagem. Ressaltamos, então, a necessidade da complementação do referencial curricular a fim de promover um ensino significativo às crianças em processo de alfabetização favorecendo a aquisição do SEA.
- ItemCorpos femininos sob a insígnia da violência de gênero: As três Marias e As Meninas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-27) Rodrigues, Daiane de Moura; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Goncalves dos; Gomes, Carlos Magno SantosA violência de gênero, seja física, psicológica ou sexual, é um fenômeno que, há muito tempo, faz parte do princípio dos pilares da dominação patriarcal. A partir do século XX, esse tema, sob a ótica da literatura, ganha um novo contexto quando escritoras assumem a voz autoral de textos que denunciam mulheres em situação de opressão. Partindo desse cenário, esta dissertação se propôs a analisar, com base na abordagem comparativa, produções literárias escritas por duas autoras que evidenciaram em suas obras crimes contra mulheres. Desse modo, pretendeu-se discutir a construção dos corpos femininos e as marcas dessas violações em duas obras da literatura brasileira, uma de 1939, As três Marias, de Rachel de Queiroz, e outra de 1973, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Para tal intento, a dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, foi apresentado um sucinto estudo das produções literárias escritas por mulheres no Brasil, levando em conta o momento histórico e questões de autoria feminina em Eurídice Figueiredo (2013), Constância Lima Duarte (2022), Silvia Federici (2017) e Mary Del Priore (2004). No segundo, buscou-se tipificar e elucidar as violências de gênero nos romances, a contar das pesquisas de Judith Butler (2015), Heleieth Saffioti (2015), Lia Zanotta Machado (2010) e Marcela Lagarde (2011). Valendo-se das leis vigentes à época e da recepção contemporânea, analisou-se também como a pauta da descriminalização do aborto foi discutida nas obras, partindo das análises de Maria Betânia Ávila (2019), Wilza Vilela, Regina Barbosa (2011) e Leila Barsted (2019). Ao final, no terceiro capítulo, foi explorado como as seis personagens se ocuparam de seus corpos e suas sexualidades. Para definirmos as estratégias narrativas destes atributos, realizou-se um mapeamento dos tipos de representações dos corpos femininos, discutindo questões de gênero, identidades e lesbianidades, em especial, abordagens analíticas sobre o corpo feminino em Elódia Xavier (2021), Luciana Borges (2013) e Guacira Lopes Louro (1997). Sendo assim, Queiroz e Telles nos apresentaram literaturas que romperam a fronteira da representação e nos proporcionaram um legado importante para discutir o corpo feminino como índice da violência de gênero no Brasil.
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.