Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRadiografia/datilografia do gueto: uma discussão sobre autorretrato e geografia do espaço em narrativas marginais-periféricas de Ferréz(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-24) Sousa, Simony Oliveira de; Sales, Karina Lima; Nascimento, Juciene Silva de Sousa; Silva , Cibele Verrangia Correa daO presente estudo analisa narrativas de Ferréz à luz da literatura marginal-periférica: Contos/crônicas extraídos da obra Ninguém é inocente em São Paulo e trechos do romance Capão pecado sob a ótica dos conceitos de autorretrato literário e geografia do espaço, a fim de se investigar em que medida esses pressupostos se ficcionalizam através da radiografia da periferia realizada pelo autor, constituindo-se em um autorretrato dos contextos narrados. Como ponto de partida, traçam-se reflexões em torno da acepção literatura marginal e do próprio conceito de marginalidade. Para tanto, utiliza-se o termo Literatura marginal-periférica reformulado por Érica Peçanha do Nascimento (2006), no intuito de delimitar o estudo a partir desse prisma conceitual. Seguindo esse limiar, apresenta-se a definição de Autorretrato discutida por Eunice Ribeiro (2015), Querido (2012); Pires (2019) e também presente no trabalho de Almi Junior (2020), concatenado à ideia de Radiografia da realidade proposta por Bellucco (2006) e Silva (2010), com vistas a compreender como as narrativas de Ferréz analisadas se apresentam enquanto práticas verbais e literárias que autorretratam a periferia na qual o próprio autor se insere. Faz-se, ainda, ao longo do trajeto, uma abordagem geográfica desses conceitos, ampliada pelos estudos sugeridos por Gomes (2010) e Schneider (2015), ambos respaldados pela corrente socioantropológica de Marc Augé (1994), além de aspectos abordados por Dalcastagnè (2012), que explicitam a ideia do espaço literário, os quais são embasados pelos conceitos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade cunhados pelos filósofos franceses Deleuze e Guattari (1992; 2009), em diálogo, outrossim, com a proposta de Bhabha (1998) sobre a definição dos entrelugares, os quais propiciam meios subjetivos de natureza singular e coletiva que ressignificam as identidades. Ademais, inclui-se no presente estudo o conceito de realidadeficção proposto por Ludmer (2013) mediante o entendimento de que textos marginais-periféricos podem ser enxergados como pós-autônomos, visto que exigem do leitor uma espécie de esvaziamento, para o qual imbricam-se ficção e realidade. Com base nos pressupostos levantados ao longo da pesquisa, chegou-se à conclusão de que embora as possibilidades de análise não se esgotem na delimitação pretendida, a força propulsora desse movimento de produção literária marginal-periférica, reside justamente na resistência da palavra que se coloca como manifesto-testemunho das “minorias” que, através da “radiografia/datilografia” literária de autores como Ferréz, contestam, protestam e reivindicam de modo legítimo a urgência de se autorretratarem.
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrar, Celso Kallarrarste livro é composto por trabalhos apresentados no I Seminá rio de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (I SeLELP), reali zado de 04 a 06 de setembro de 2013, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação do Campus X, em Teixeira de Freitas. O Seminário teve como objetivos socializar as investigações e projetos realizados pelos docentes e discentes do Campus X da UNEB, na área de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa; fortale cer as referidas áreas visando implementar um curso de pós-graduação lato sensu; propiciar uma relação entre teoria e prática, através da parti cipação de professores da Educação Básica, com o intuito de mensurar o impacto e as possíveis aplicações das pesquisas apresentadas nas es colas do município de Teixeira de Freitas; possibilitar o encontro entre docentes e discentes do Campus X com professores de outras institui ções reconhecidas (Universidade do Porto, USP, UERJ, UESC, IFBA), a fim de que juntos debatessem as investigações e projetos, tendo em vista o aprimoramento, a troca de experiências e futuras pesquisas conjuntas; e, por fim, fomentar intercâmbio científico e tecnológico entre o Camp
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2014) Batista, Adriana Santos; Kallarrari, Celso; Pereira, Aline Maria dos Santos
- ItemDiscurso relatado em textos jornalísticos sobre avaliações externas(2014-01) Batista, Adriana Santos
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemMemórias SBPC Educação 2016: Formação de professores, sustentabilidade e tecnologias para integração social(2016) Reis, Minervina Joseli Espindola; Kallarrari, Celso; Ferreira, Jussara LobeuEsta Revista Memórias SBPC Educação 2016 tem como principal objetivo divulgar e preservar a memória institucional, por acreditarmos que a história desta instituição pública (UNEB) é uma construção cotidiana, marcada por pessoas, ações e eventos que demonstram suas relações com o contexto em que está inserida e o que se pretende enquanto Universidade.
- ItemGramática e Ensino: Uma perspectiva de interação(2017-08-15) Penitente Andrade, NatáliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se a gramática normativa é desenvolvida no livro didático do 9º ano da Coleção Teláris, em uso no município de Teixeira de Freitas-BA, de forma integrada com a leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, a partir dos gêneros textuais. Como objetivos específicos, busca verificar se há uma diversidade de gêneros textuais orais e escritos no livro didático bem como se as atividades contemplam situações formais e informais de uso. Além disso, tem como proposta propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do manual didático. Para tanto, utilizase como referencial teórico Marcuschi e Cavalcante (2005), Marcuschi (2010), os PCNs (1998), Antunes (2003), Possenti (1998), Lopes-Rossi (2002), Bezerra (2005), dentre outros. A partir de uma pesquisa qualitativa, constata-se que os aspectos gramaticais são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, bem como partem de um gênero textual para as definições. Dessa forma, conclui-se que as atividades envolvendo a gramática, frequentemente, perpassam a leitura, a interpretação, a produção textual e a análise linguística, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno. Também é possível afirma que o livro didático contempla uma diversidade de gêneros textuais e orais e apresenta a distinção das situações formais e informais da língua.
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene MaianeEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto
- ItemImpactos dos Agrotóxicos nas Agrovilas de Glória, Bahia(2021-02-12) Silva, Larissa Regina Farias daA agricultura é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e a modernização ocorreu para a introdução de máquinas e produtos químicos no campo. O uso de agrotóxicos tem se tornado cada vez mais presente nos produtos agrícolas e tem colocado o Brasil como recordista no consumo e aplicação dessas substâncias. A partir dessa questão, surgem possíveis questionamentos sobre os efeitos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente, bem como a destinação final das embalagens. O objetivo deste estudo foi discutir brevemente a história da agricultura, fatores ecológicos relevantes, uso de agrotóxicos no setor alimentício e seus potenciais efeitos na saúde humana e no meio ambiente. O estudo ainda analisa o uso e o descarte de embalagens de agrotóxicos por produtores rurais do município de Glória, na Bahia. As áreas rurais avaliadas apresentam expressiva variedade de uso de agrotóxicos nas lavouras, onde três delas compartilham o uso dos mesmos agrotóxicos. Além disso, os agricultores ainda tinham a prática de queimar, abandonar ou cortar as embalagens após o uso das substâncias. A partir deste estudo, foi possível verificar os riscos ocasionados pelo uso de agrotóxicos, principalmente na saúde humana, e evidenciar a possibilidade de contaminação humana e ambiental em decorrência do descarte inadequado das embalagens.
- ItemEncontros com a literatura no ensino, na extensão e na pesquisa: rememorando o caminhar pelas trilhas formativas da graduação(2021-08) Silva, Daiane AlvesEste trabalho de conclusão de curso, no gênero memorial multipaper, retoma experiências do percurso na graduação no curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XXIII – Seabra, entre os anos de 2016 e 2021. Através deste, relata-se as atividades e produções sobre literatura de escritoras de língua inglesa, a fim de refletir como essas ações construíram o processo de formação da autora como leitora, pesquisadora e professora. Para isso, esse trabalho se divide em cinco capítulos: 1. Introdução: rememorar, no qual resgata-se memórias de períodos anteriores ao ingresso na universidade que influenciaram a aproximação com a literatura, até chegar à graduação; 2. A visualização de novos horizontes: conhecendo escritoras e a escrita de mulheres negras, registra-se a experiência em um projeto de extensão voltado ao estudo, tradução e circulação de textos de escritoras negras; 3. Visitando o “mundo Jane Austen”: desafios fascínio e estudo no caminho da literatura, discorre sobre as atividades e produções realizadas a partir da leitura de textos de Jane Austen; 4. Iniciação Científica: trabalho em equipe e formação, reflete e descreve as ações durante participação no projeto de iniciação científica, coordenado pela professora Dra. Juliana Cristina Salvadori; e por fim, 5. Considerações finais. Ao retomar essas experiências, destaca-se a importância dessas na formação da autora, salientando a contribuição da trajetória vivida no curso não só em termos acadêmicos, mas também no aspecto pessoal. Para fundamentação teórica, em relação à pesquisa de cunho autobiográfica e ao memorial, toma-se Bragança (2011) e Brasileiro (2021); sobre reescrita e tradução: Lefevere (1998) e Venuti (2019); Even-Zohar (1990), que discute a teoria de polissistemas; Bonnici (1998), sobre literatura pós-colonial; Tom Moylan (2005), Sargent (2005) e Margaret Atwood (2005), sobre utopia e distopia; Genette (2009) sobre paratexto e paratradução; entre outros. A escrita desse memorial constituiu-se um processo de resgate, significação e validação de práticas e processos vivenciados. Por meio desse percurso, foi possível experienciar trilhas formativas do ensino, da pesquisa e da extensão, que guiaram a crescer, despertando interesses e desejos de planejar práticas com esse propósito, e, assim, reconhecer o potencial transformador da educação.
- ItemA constituição discursiva de identidade na escrita de memórias literárias: olimpíada de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-27) Silva, Helenice Farias de Brito; Ferreguett, Cristhiane; Quadros , Carla de; Machado da Rosa, KelliEsta dissertação apresenta um estudo teórico-analítico sobre a constituição no gênero discursivo memórias literárias e como o discurso memorialístico permite a autoria vincular sua composição identitária à narrativa de uma pessoa da comunidade, para que também reconheça como sujeito histórico na construção deste enunciado. O objetivo é investigar como discursividades, que compõem as memórias literárias produzida pelo aluno-autor na Olimpíada de Língua Portuguesa, podem revelar indícios socioculturais que contribuem para a formação das suas representações identitárias — mobilizando conceitos e princípios teóricos de uma perspectiva linguística e dialógica, que constituem a arquitetônica da Teoria Dialógica do Discurso. A investigação ancora-se nos pressupostos teóricos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e caracteriza-se como pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Apresenta como corpus o enunciado de Memórias Literárias, vencedora da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Ibiassucê. Para tanto, foram adotadas as postulações do Círculo bakhtiniano para a compreensão da natureza dialógica da linguagem e a concepção arquitetônica da teoria dialógica do discurso nos estudos de Bakhtin (2010; 2013; 2016), Volóchinov (2017; 2019) e Medviédev (2016). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias toma-se por base as publicações de Clara (2008; 2019; 2021), Boeno (2013), Marcushi (2011). Na sequência, apresenta-se um aporte teórico em que se utiliza os conceitos de memória de Bosi (1998; 2005), Halbwachs (1990) e Le Goff (1990); concepções de identidade por Hall (2006) e Baumam (2005); relação entre memória e identidade em Candau (2011) e Souza (2014). Os resultados das análises demonstram que o aluno-autor apresenta diversos recursos linguístico-enunciativos ímpares para a concretização de seu projeto ideológico do dizer com entonações valorativas ímpares, para exteriorizar suas atitudes responsivas de pertencimento, em função das vozes sociais da pessoa entrevistada que demonstram marcas do contexto sociocultural em que vive o discente que constituem fatores que contribuem para sua formação identitária.
- ItemQuarto de despejo e diário de Bitita: Carolina Maria de Jesus e a escrita de resistência contra a necropolítica.(Universidade do Estado da Bahia UNEB, 2023-07-31) Costa, Milana Santos; Sales, Karina Lima; Guimarães, Michel Silva; Gund, Ivana Teixeira FigueiredoA presente dissertação tem como objeto de estudo as obras literárias Quarto de Despejo: diário de uma favelada(1960) e Diário de Bitita (1986), escritas por Carolina Maria de Jesus. O objetivo é analisar nessas obras uma escrita de resistência contra a necropolítica, com a percepção de uma escrita denunciativa do abandono do Estado, mediante políticas de subalternização e segregação de grupos minoritários, principalmente negros, e como essas ações tiveram impacto na inserção da escritora no cenário nacional. O escopo teórico-crítico deste trabalho é composto por diferentes autores. Para subsidiar a discussão sobre a biopolítica e necropolítica, utilizou-se o aporte dos teóricos Foucault (2008), Agamben (2002) e Mbembe (2018). Sobre o conceito de escrevivência recorremos aos estudos de Conceição Evaristo. Especificamente para basilar os estudos biográficos de Carolina recorremos aos estudos de pesquisadores como de Levine e Meihy, Castro e Machado, Farias e Fernandes. Os resultados das análises permitem reforçar a hipótese de que a construção literária das obras delimitadas, pautadas sob a égide da necropolítica, configura-se em uma escrita de resistência.
- ItemCorpos femininos sob a insígnia da violência de gênero: As três Marias e As Meninas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-27) Rodrigues, Daiane de Moura; Silva , Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Goncalves dos; Gomes , Carlos Magno SantosA violência de gênero, seja física, psicológica ou sexual, é um fenômeno que, há muito tempo, faz parte do princípio dos pilares da dominação patriarcal. A partir do século XX, esse tema, sob a ótica da literatura, ganha um novo contexto quando escritoras assumem a voz autoral de textos que denunciam mulheres em situação de opressão. Partindo desse cenário, esta dissertação se propôs a analisar, com base na abordagem comparativa, produções literárias escritas por duas autoras que evidenciaram em suas obras crimes contra mulheres. Desse modo, pretendeu-se discutir a construção dos corpos femininos e as marcas dessas violações em duas obras da literatura brasileira, uma de 1939, As três Marias, de Rachel de Queiroz, e outra de 1973, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Para tal intento, a dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, foi apresentado um sucinto estudo das produções literárias escritas por mulheres no Brasil, levando em conta o momento histórico e questões de autoria feminina em Eurídice Figueiredo (2013), Constância Lima Duarte (2022), Silvia Federici (2017) e Mary Del Priore (2004). No segundo, buscou-se tipificar e elucidar as violências de gênero nos romances, a contar das pesquisas de Judith Butler (2015), Heleieth Saffioti (2015), Lia Zanotta Machado (2010) e Marcela Lagarde (2011). Valendo-se das leis vigentes à época e da recepção contemporânea, analisou-se também como a pauta da descriminalização do aborto foi discutida nas obras, partindo das análises de Maria Betânia Ávila (2019), Wilza Vilela, Regina Barbosa (2011) e Leila Barsted (2019). Ao final, no terceiro capítulo, foi explorado como as seis personagens se ocuparam de seus corpos e suas sexualidades. Para definirmos as estratégias narrativas destes atributos, realizou-se um mapeamento dos tipos de representações dos corpos femininos, discutindo questões de gênero, identidades e lesbianidades, em especial, abordagens analíticas sobre o corpo feminino em Elódia Xavier (2021), Luciana Borges (2013) e Guacira Lopes Louro (1997). Sendo assim, Queiroz e Telles nos apresentaram literaturas que romperam a fronteira da representação e nos proporcionaram um legado importante para discutir o corpo feminino como índice da violência de gênero no Brasil.
- ItemA canção da Relva, Alfred e Emily e debaixo da minha pele: análise comparativa da voz autoral de Doris Lessing(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Viana, Frederico Loiola; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Oliveira, Calila das MercêsO objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa, sob a perspectiva da voz autoral, entre os romances A Canção da Relva (1949) e Alfred e Emily (2008) e da autobiografia Debaixo da minha pele: primeiro volume da minha autobiografia (1997), com o propósito de discutir a identidade autoral de Doris Lessing e a sua percepção sobre a sociedade, a partir do lugar que ocupa socialmente. Serão utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Alvarez (2005) para falar de voz do autor, Culler (1999) com sujeito e identidade na literatura, Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), para tratar de autobiografia e espaço autobiográfico, Sartre (1989), Candido (2006), com a literatura engajada, Compagnon (1999) referente à humanização da escrita, Barthes (1993, 2012, 1975) com a volta do autor e os biografemas, Foucault (1992) com a função do autor e Hall (2006) com a identidade do indivíduo, dentre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) e Pivetta de Oliveira (2009). As análises foram realizadas através da perspectiva da voz autoral apresentada por Alvarez (2005), em consonância com autores como Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). Os resultados foram: Lessing, através das suas narrativas, tentou mostrar os problemas sociais vistos por ela durante o período em que esteve na Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e como uma voz que protesta, fez uma crítica às relações sociais presentes no território sul-africano. A autora mostra como era a sua relação com a família, os sentimentos do seu pai e da sua mãe quanto a vida fracassada que diziam levar, além das crises existenciais da mãe ao se deparar com uma fazenda fora de seus padrões formais. A autora escreve suas obras com um comprometimento social, tendo participação tão próxima do que descreve, que se pode dizer que ela participa implicitamente da narrativa; suas memórias e subjetividades são contadas com detalhes ao longo das narrativas.
- ItemSituação de rua em tempos de pandemia: representação discursiva em notícias relacionadas a políticas públicas nos jornais Folha de S.Paulo e Correio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Silva, Samara Oliveira; Costa, Décio Bessa da; Silva, Celso Kallarrari de SouzaEsta dissertação tem como objetivo analisar representações discursivas sobre situação de rua, em notícias sobre políticas públicas, nos jornais de maior circulação nas capitais São Paulo e Salvador, de maio de 2020 a março de 2021. O corpus foi selecionado de 292 notícias coletadas na Folha de S. Paulo e 36 notícias do Correio, sendo composto por seis notícias, três de cada veículo. Os critérios para a escolha foram: estar no recorte temporal entre maio de 2020 e março de 2021; ter como foco ações e políticas públicas para as pessoas em situação de rua; essas ações ou políticas, serem similares, nos dois jornais; ser notícia específica de cada capital. Esta pesquisa teve como aporte teórico a Análise de Discurso Crítica (ADC) na perspectiva dialético-relacional de Fairclough (2001, 2003, 2015, 2016), como também Wodak e Meyer (2016) para tratar de discussões dentro da ADC, van Leeuwen (1997) para os apontamentos relacionados à representação de agentes sociais e Thompson (2009) para prover embasamento em algumas discussões sobre ideologia. Para as discussões sobre o gênero notícia, foram utilizados Bakhtin (2016) e Fairclough (2003), e, para definição de notícia, Hernandes (2021). Quanto à situação de rua, foram utilizados trabalhos de Silva (2006), Rodrigues et al. (2020), Sarmento (2020), o Sumário Executivo da Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua (Brasil, 2008), entre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer, Gaskell e Allum (2008) e Flick (2013). As análises foram realizadas por meio de categorias analíticas apresentadas por Fairclough (2001, 2003): representação de agentes sociais, intertextualidade interdiscursividade e escolhas lexicais. Os resultados foram: as pessoas em situação de rua foram incluídas nas notícias, entretanto no jornal Folha de S. Paulo essas pessoas receberam mais voz e tiveram uma representação social por meio da nomeação e especificação. Em relação às escolhas lexicais, o jornal Correio utilizou mais o termo adequado “situação de rua” do que a “Folha”, que empregou “morador de rua” e “sem-teto”. Por fim, propagaram-se tanto discursos estigmatizadores, como o discurso higienista, quanto discursos que contribuem para a mudança social, como o discurso de cidadania.
- ItemDa terra das primaveras ao país do carnaval: episódios de racismos narrados por Edson Gomes nas letras de “Meus Direitos” e “Zumbi Dos Palmares”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Rocha, José Eduardo Januário Pereira; Santos, Vadir Nunes dos; Figuerêdo, Arolda Maria da Silva; Carvalho, Cecília Maria MourãoEste trabalho é o resultado da análise de duas letras de músicas de Edson Gomes buscando evidenciar como o negro é retratado e posto na sociedade, partindo da compreensão de que Edson Gomes, homem negro, viveu e vive as limitações que o racismo impõe aos negros no Brasil e como sua cidadania foi e continua a ser mutilada. O reggae enquanto gênero musical que canaliza em sua gênese um ativismo étnico-racial, voltando sua musicalidade para denunciar os preconceitos contra o negro. Tivemos como referencial teorico autores – Albuquerque (1997), Almeida (2021), Brandão (1985), Nascimento (2016), Santos (1997; 2000), Fanon (2021) e muitos outros. Ainda, elaboramos questões e objetivos na construção deste trabalho: Em que medida, o negro retratado nas letras de Edson Gomes dialoga com questões em pautas na atualidade? Como as peças artísticas de Edson Gomes são meios de denúncia, crítica e combate ao racismo, o preconceito e a discriminação, presentes na estrutura da sociedade? Tendo como objetivo geral: compreender a presença de comportamentos dos negros - desejos, sentimentos, interesses, lutas e conquistas - nas letras de músicas de Edson Gomes. Escolhemos a Pesquisa Social na abordagem qualitativa como sendo a mais adequada para este tipo de trabalho acadêmico/científico, tendo os estudos de Cecília Minayo como base de sustentação metodológica. A pesquisa bibliográfica possibilitou-nos fazer com o rigor que a natureza deste trabalho exige, descrever, analisar e relatar sobre os dados levantados acerca da obra artística de Edson Gomes, assim como de sua trajetória como artista negro que dedica a sua arte em prol de situações enfrentadas pelos negros no seu país. Esperamos que ao longo deste trabalho possamos compreender como o negro retratado por Edson Gomes, na década 1990, está nos dias atuais, bem como sua presença na sociedade. Verificamos que mesmo “livres” os negros vivem as limitações de um cativeiro simbólico e que a partir de suas músicas, Edson Gomes denuncia as muitas formas de preconceitos que prejudicam o negro neste país e a compreensão de uma sociedade racista e desigual. Os resultados alcançados apontam que, mesmo compostas na década de 1990, as músicas analisadas são importantes para compreender que a sociedade não permitiu ao negro ser cidadão e mutila sua cidadania diariamente.