Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA canção da Relva, Alfred e Emily e debaixo da minha pele: análise comparativa da voz autoral de Doris Lessing(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Viana, Frederico Loiola; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Oliveira, Calila das MercêsO objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa, sob a perspectiva da voz autoral, entre os romances A Canção da Relva (1949) e Alfred e Emily (2008) e da autobiografia Debaixo da minha pele: primeiro volume da minha autobiografia (1997), com o propósito de discutir a identidade autoral de Doris Lessing e a sua percepção sobre a sociedade, a partir do lugar que ocupa socialmente. Serão utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Alvarez (2005) para falar de voz do autor, Culler (1999) com sujeito e identidade na literatura, Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), para tratar de autobiografia e espaço autobiográfico, Sartre (1989), Candido (2006), com a literatura engajada, Compagnon (1999) referente à humanização da escrita, Barthes (1993, 2012, 1975) com a volta do autor e os biografemas, Foucault (1992) com a função do autor e Hall (2006) com a identidade do indivíduo, dentre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) e Pivetta de Oliveira (2009). As análises foram realizadas através da perspectiva da voz autoral apresentada por Alvarez (2005), em consonância com autores como Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). Os resultados foram: Lessing, através das suas narrativas, tentou mostrar os problemas sociais vistos por ela durante o período em que esteve na Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e como uma voz que protesta, fez uma crítica às relações sociais presentes no território sul-africano. A autora mostra como era a sua relação com a família, os sentimentos do seu pai e da sua mãe quanto a vida fracassada que diziam levar, além das crises existenciais da mãe ao se deparar com uma fazenda fora de seus padrões formais. A autora escreve suas obras com um comprometimento social, tendo participação tão próxima do que descreve, que se pode dizer que ela participa implicitamente da narrativa; suas memórias e subjetividades são contadas com detalhes ao longo das narrativas.
- ItemA constituição discursiva de identidade na escrita de memórias literárias: olimpíada de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-27) Silva, Helenice Farias de Brito; Ferreguett, Cristhiane; Quadros , Carla de; Machado da Rosa, KelliEsta dissertação apresenta um estudo teórico-analítico sobre a constituição no gênero discursivo memórias literárias e como o discurso memorialístico permite a autoria vincular sua composição identitária à narrativa de uma pessoa da comunidade, para que também reconheça como sujeito histórico na construção deste enunciado. O objetivo é investigar como discursividades, que compõem as memórias literárias produzida pelo aluno-autor na Olimpíada de Língua Portuguesa, podem revelar indícios socioculturais que contribuem para a formação das suas representações identitárias — mobilizando conceitos e princípios teóricos de uma perspectiva linguística e dialógica, que constituem a arquitetônica da Teoria Dialógica do Discurso. A investigação ancora-se nos pressupostos teóricos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e caracteriza-se como pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Apresenta como corpus o enunciado de Memórias Literárias, vencedora da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Ibiassucê. Para tanto, foram adotadas as postulações do Círculo bakhtiniano para a compreensão da natureza dialógica da linguagem e a concepção arquitetônica da teoria dialógica do discurso nos estudos de Bakhtin (2010; 2013; 2016), Volóchinov (2017; 2019) e Medviédev (2016). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias toma-se por base as publicações de Clara (2008; 2019; 2021), Boeno (2013), Marcushi (2011). Na sequência, apresenta-se um aporte teórico em que se utiliza os conceitos de memória de Bosi (1998; 2005), Halbwachs (1990) e Le Goff (1990); concepções de identidade por Hall (2006) e Baumam (2005); relação entre memória e identidade em Candau (2011) e Souza (2014). Os resultados das análises demonstram que o aluno-autor apresenta diversos recursos linguístico-enunciativos ímpares para a concretização de seu projeto ideológico do dizer com entonações valorativas ímpares, para exteriorizar suas atitudes responsivas de pertencimento, em função das vozes sociais da pessoa entrevistada que demonstram marcas do contexto sociocultural em que vive o discente que constituem fatores que contribuem para sua formação identitária.
- ItemA literatura africana e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa após a Lei 10.639/03: por uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Figueiredo, Fabiana Cajazeira; Nascimento, Aline Santos de Brito; Santos, Valci Vieira dos; Silva, Fabiana Carneiro daA regulamentação da Lei 10.639, em 2003, além de tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica do país, trouxe contornos significativos, ao promover a discussão acerca da educação para as relações étnico-raciais e a valorização da cultura negra, colocando em evidência a luta dos negros no Brasil, sua importância nas áreas social, econômica e política do Brasil e a possibilidade de construção de uma identidade negra pautada nos valores e raízes que caracterizam o povo negro. Entre tantas possibilidades para aplicação da referida lei, nos espaços escolares, considera-se, aqui, ser a literatura uma importante ferramenta para a efetivação dos objetivos assinalados no documento, pois, vinculado ao seu valor estético, a literatura carrega em si aspectos da realidade, que auxiliam na formação crítica do ser humano. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar a inserção das literaturas africanas e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa, tecendo comentários sobre tais literaturas como instrumento de valorização da cultura negra e combate às práticas racistas, na rede de ensino da educação pública de Teixeira de Freitas – BA. A pesquisa em questão é de caráter qualitativo e documental, sendo o estudo realizado no universo de quatro escolas de Ensino Médio, da rede pública de Teixeira de Freitas – BA. O escopo teórico-crítico deste trabalho é composto por diferentes autores. Para embasar a discussão sobre cultura e identidade, utilizou-se o aporte dos teóricos: Hall (2003 e 2006), Laraia (2009), Castells (2018) e Gomes (2005). Para discutir literatura e seu papel na construção da identidade, recorre-se aos estudos de: Perrone-Moisés (2016), Culler (1999) e Silva (2005). Para referenciar o objeto de estudo desta pesquisa, as literaturas africanas, afro-brasileira e negra, vale-se do aporte teórico de: Cuti (2010), Duarte (2014), Fonseca (2011) e Amâncio (2014). As explanações acerca das bases das relações raciais contemporâneas no processo de construção e desconstrução da sociedade são sustentadas pelos estudiosos: Gomes (2012 e 2013), Munanga (2004, 2005 e 2023), Santos (2009) e Oliveira (2013). Os resultados do estudo permitem perceber que algumas obras da literatura africana e afro-brasileira estão inseridas no contexto do ensino médio da rede pública de Teixeira de Freitas e que são ferramentas que auxiliam no combate ao preconceito racial e a valorização da cultura negra, mas, ainda, há muito por fazer no que concerne a políticas que contribuam para a sua efetivação.
- Item"Afinal, que cara tem as mulheres deste país?": um estudo sobre identidades de mulheres negras no romance Becos da memória, de Conceição Evaristo.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Silva, Hanaliza Ferreira da; Jaeckel, Volker Karl Lothar; Arruda, Aline Alves; Prazeres, Lílian Lima Gonçalves dosEsta dissertação apresenta uma análise sobre Becos da memória, romance de Conceição Evaristo, no qual identidades de mulheres negras são construídas em relações de disputa com identidades normativas. Na obra, as memórias de Maria-Nova, a narradora personagem, desfiam o processo de demolição da favela e a angústia dos moradores retirados dos seus espaços de convívio. Entre o corpo de personagens do texto, as mulheres negras foram escolhidas para o nosso recorte de investigação, vistas na obra de Conceição Evaristo, construindo enredos novos, com temáticas pouco exploradas em escrituras anteriores. Desse modo, o principal objetivo desta pesquisa é analisar identidades de mulheres negras em Becos da memória. Elencou-se como objetivos específicos, identificar as personagens do texto inseridas no recorte investigativo; observar as características delas e como dialogam com o campo da identidade e, por fim, examinar a que modo se constroem essas identidades na narrativa. A amplitude de abordagens conceituais em torno da categoria de identidade conduziu à mobilização de parte daquelas que contemplam raça, gênero, classe e nação, junto à categoria da diferença. O estudo se propôs a partir do aporte teórico de bell hooks (2010, 2019, 2021), Eduardo Duarte (2014), Joice Berth (2020), Regina Dalcastagnè (2005), Sueli Carneiro (1993, 2011), Tomaz Silva (2014) e outros/as.
- ItemCorpos femininos sob a insígnia da violência de gênero: As três Marias e As Meninas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-27) Rodrigues, Daiane de Moura; Silva, Leandro Soares da; Prazeres, Lilian Lima Goncalves dos; Gomes, Carlos Magno SantosA violência de gênero, seja física, psicológica ou sexual, é um fenômeno que, há muito tempo, faz parte do princípio dos pilares da dominação patriarcal. A partir do século XX, esse tema, sob a ótica da literatura, ganha um novo contexto quando escritoras assumem a voz autoral de textos que denunciam mulheres em situação de opressão. Partindo desse cenário, esta dissertação se propôs a analisar, com base na abordagem comparativa, produções literárias escritas por duas autoras que evidenciaram em suas obras crimes contra mulheres. Desse modo, pretendeu-se discutir a construção dos corpos femininos e as marcas dessas violações em duas obras da literatura brasileira, uma de 1939, As três Marias, de Rachel de Queiroz, e outra de 1973, As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Para tal intento, a dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, foi apresentado um sucinto estudo das produções literárias escritas por mulheres no Brasil, levando em conta o momento histórico e questões de autoria feminina em Eurídice Figueiredo (2013), Constância Lima Duarte (2022), Silvia Federici (2017) e Mary Del Priore (2004). No segundo, buscou-se tipificar e elucidar as violências de gênero nos romances, a contar das pesquisas de Judith Butler (2015), Heleieth Saffioti (2015), Lia Zanotta Machado (2010) e Marcela Lagarde (2011). Valendo-se das leis vigentes à época e da recepção contemporânea, analisou-se também como a pauta da descriminalização do aborto foi discutida nas obras, partindo das análises de Maria Betânia Ávila (2019), Wilza Vilela, Regina Barbosa (2011) e Leila Barsted (2019). Ao final, no terceiro capítulo, foi explorado como as seis personagens se ocuparam de seus corpos e suas sexualidades. Para definirmos as estratégias narrativas destes atributos, realizou-se um mapeamento dos tipos de representações dos corpos femininos, discutindo questões de gênero, identidades e lesbianidades, em especial, abordagens analíticas sobre o corpo feminino em Elódia Xavier (2021), Luciana Borges (2013) e Guacira Lopes Louro (1997). Sendo assim, Queiroz e Telles nos apresentaram literaturas que romperam a fronteira da representação e nos proporcionaram um legado importante para discutir o corpo feminino como índice da violência de gênero no Brasil.
- ItemDiscursos misóginos nas redes sociais: uma reflexão sobre as masculinidades à luz da análise do discurso materialista(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Barbosa, Flávio de Campos; Carmo, Bougleux Bomjardim da Silva; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Rodrigues, Anderson LinsConsiderando o quadro grave de violência contra as mulheres, por meio do feminicídio e crimes de misoginia que ocorrem diariamente no Brasil, seja de forma física, psicológica ou virtual, o presente trabalho analisa, enquanto gesto de leitura, os discursos realizados por homens em relação às mulheres nas redes sociais. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como se estruturam os discursos proferidos por homens em páginas destinadas ao público masculino que abordam as relações de gênero. Como escopo teórico, a discussão sobre masculinidades se dá à luz do pensamento de Michel Foucault (1998, 2002), Pierre Bourdieu (2002), Jean Jacques Courtine (2013) e Luiz Paulo Moita Lopes (2001), bem como os conceitos de gênero conforme Joan Scott (1995) e Judith Butler (2018). A presente pesquisa vale-se da Análise do Discurso materialista, de tradição francesa pecheutiana, com os objetivos específicos de identificar elementos da materialidade linguística e multissemiótica que expressam misoginia e representações de masculinidade ou gênero, a partir da análise discursiva de conversas nas redes sociais; analisar a trama de como se dão as redes de significações e rearticulações das enunciações dos sujeitos sobre as relações de gênero e o que é “ser homem”; refletir sobre a constituição de posições-sujeito, marcas ideológicas, memórias do dizer e formações discursivas no posicionamento dos sujeitos nas postagens. Para tanto, no contexto da investigação, a montagem do arquivo e a composição do corpus se constroem com base nos dados publicizados e coletados com o uso da metodologia etnografia virtual (Hine, 2008), modalidade empregada na pesquisa de campo em ambientes virtuais. Neste trabalho, a montagem do arquivo foi realizada por meio de prints de publicações com os discursos proferidos por homens em páginas das redes sociais Instagram e 4Chan. A partir do gesto de leitura, a pesquisa observou que os elementos discursivos que sustentam os processos de representações das masculinidades, tendo como recorte a masculinidade entendida como hegemônica, identificada como hétero e cisgênero, estão articuladas com uma memória discursiva e uma formação discursiva machista e misógina, construída historicamente nas sociedades europeias e norte-americana, desde a antiguidade até a contemporaneidade. Analisou-se também que as redes de significações e as rearticulações das enunciações dos sujeitos apontam para homens que encaram, com receio, as conquistas das mulheres organizadas pelo movimento feminista. Constatou-se que a violência presente nos discursos aponta para uma tentativa de volta ao passado, em busca de manutenção da posição de privilégio e de dominação dos homens em relação às mulheres.
- ItemEntre a "gripezinha" e a Cloroquina: relações dialógicas em memes sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-30) Santos, Josiele da Costa; Ferreguett, Cristhiane; Rosa, Kelli Machado da; Nascimento Neto, João Evangelista doA ascensão da Internet ampliou as formas de comunicação, acesso à informação e de expressão da opinião pública. O surgimento da Rede Mundial de Computadores também produziu efeitos nas manifestações linguísticas e discursivas, originando novos gêneros discursivos e conferindo novas características a gêneros já existentes, por meio da adaptação ao espaço virtual ou por processos como a hibridização e a remixagem. Nesse cenário, a presente pesquisa analisou dialogicamente memes políticos, com foco em peças que tratam de comportamentos e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro – Partido Liberal (PL) – durante o início da pandemia da Covid-19 no Brasil. Memes políticos podem ser facilmente replicados e expressar a opinião dos indivíduos frente às situações vividas no país. Desse modo, foram analisados memes, retirados da página Anti-Bolsonaro, no Facebook. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observaram-se os elementos verbais e verbo-visuais, buscando compreender a maneira como significam na composição do tema. O corpus foi estudado tendo em vista o seguinte objetivo geral: investigar as relações discursivas materializadas em memes políticos que representaram o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro durante o período inicial da pandemia no Brasil – fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Como objetivos específicos: a) analisar as características do gênero discursivo – composição, tema e estilo – em memes políticos; b) observar os sentidos possíveis nos memes, em análise com seu contexto de produção; c) investigar a carnavalização em memes políticos, tendo em vista a quebra das relações hierárquicas. O estudo está fundamentado principalmente em: Bakhtin (1993, 2016), Medviédev (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Volóchinov (2017). Por meio do humor e do discurso carnavalizante, os memes subverteram a hierarquia e polemizaram com discursos negacionistas e politicamente incorretos atribuídos ao ex-presidente, Jair Bolsonaro.
- ItemEscrita em língua inglesa por alunos surdos: influências advindas da Libras e da língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-04-10) Luz, Milena Oliveira Santos; Cotinguiba, Vivian Meira de Oliveira; Campos, Lucas Santos; Inkpin, Sally CherylA Libras é a língua materna dos surdos no Brasil, enquanto a língua portuguesa é sua segunda língua, desta forma, o presente trabalho analisa influências da Libras (L1) e da Língua Portuguesa (L2) no aprendizado da escrita em Língua Inglesa (L3), utilizando meios experimentais no uso de atividades interativas socioculturais vigotskianas e do Ensino Comunicativo de Línguas, a saber: atividades destinadas ao ensino da língua inglesa como L2 adaptadas para o ensino desta como L3, com alunos Surdos, jovens e adultos, na faixa etária entre 18 e 45 anos. A pesquisa foi norteada pelas seguintes hipóteses: como será a escrita em língua inglesa sob influências da Libras? A língua portuguesa também influenciará a escrita em língua inglesa pelos surdos? As abordagens de ensino que propõem a interação/comunicação, juntamente com uma metodologia adequada às especificidades dos Surdos – a visual – contribuiria para o aprendizado? Na busca de respostas para as referidas hipóteses, foi ministrado um minicurso de 120 h/a, nas dependências da Primeira Igreja Batista de Valença-BA, com dez Surdos do município. A presente pesquisa foi desenvolvida como uma pesquisa-ação, tendo por objeto de estudo uma situação social e específica, com análises feitas a partir dos instrumentos de coleta de dados como: formulário – cujo objetivo foi colher informações para traçar o perfil dos participantes – redação em língua portuguesa, a fim de testagem do nível de conhecimento deles sobre a mesma – atividades, direcionadas, de pré-escrita – e de escrita, elaboradas mais livremente – notas de campo para registro durante o curso. As análises de tais atividades indicaram que houve maior influência da Libras, para a elaboração das atividades em língua inglesa – estratégias de transferência linguística – interlíngua. Houve, também, influências da língua portuguesa nesse processo. A análise geral, das aulas, notas de campo e do corpus da pesquisa, demonstrou que os alunos tiveram diversos benefícios, não apenas no aprendizado de língua inglesa, mas também na interação linguística promovida pela comparação constante entre as três línguas. A mudança de comportamento quanto à motivação para o estudo tanto da língua inglesa, quanto ao aprimoramento da escrita em língua portuguesa, também foi gradativamente acentuada. O estudo do corpus demonstra que os Surdos foram, em maior grau, influenciados pela língua materna – a Libras – e em menor grau pela língua portuguesa – a L2. Conforme as análises, chega-se à conclusão de que o ensino pautado na teoria sociocultural e no Ensino Comunicativo de Línguas, juntamente com estratégias aliadas às peculiaridades bilíngues desse aprendizado, mostrou-se efetivo e satisfatório ao ensino/aprendizagem da escrita – leitura e produção – em língua inglesa por alunos Surdos.
- ItemEscritura do corpo e da voz na poética de Ricardo Aleixo(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-03-22) Silva, Artur Pereira; Santana, Gean Paulo Gonçalves; Queiroz, Sônia Maria de Melo; Sales, Karina LimaEsta dissertação analisa uma produção poética contemporânea sob o viés crítico da inespecificidade e expansão dos artefatos artísticos, desde a perspectiva das formas híbridas à fusão entre realidade e ficção. Dessa maneira, é de interesse desse estudo a performance Fruto Estranho, de Ricardo Aleixo, apresentada na Festa Literária Internacional de Paraty (2017), como um objeto literário singular, passível de intercambiar histórias e de acionar memórias de outros tempos e eras, sobretudo, quando suscita conexões históricas e culturais que remetem à restauração do olhar estereotipado da imagem do negro na sociedade. Para tanto, essa investigação debruça-se sobre os poemas encenados na performance corpus dessa pesquisa, além das camadas que revestem a vocalização em foco, como a palavra, a voz, o corpo e outros signos que emanam resistência e luta contra a desigualdade racial e a necropolítica ainda presentes no país. O objetivo dessa dissertação é, portanto, analisar os trânsitos literários presentes na performance interartes de Ricardo Aleixo, que atravessa o conceito de realidade e ficção, bem como funde tradição oral a aparatos tecnológicos para potencialização do discurso poético, coberto por camadas, à maneira de um palimpsesto, já que subscreve entre as camadas da performance a história, a memória, a herança cultural africana e as identidades dos sujeitos afro-brasileiros na contemporaneidade. Sendo assim, o percurso de escrita desse trabalho é atravessado por diálogos dos poemas vocalizados na Flip (2017). Sustentam as leituras dessa dissertação as teorias da inespecificidade da arte contemporânea, segundo Florencia Garramuño; o conceito de realidadeficção, cunhado por Josefina Ludmer; a voz e a oralidade poética, em Paul Zumthor; o discurso intermídia, de Claus Claus Clüver; o palimpsesto ou inter/transtextualidade, de acordo com Gerárd Genette; a emancipação do espectador, em Jacques Rancière; o conceito de narrador e história, segundo Walter Benjamin; a tradição viva, em Hampâté Bâ; o conceito afro-diaspórico de corpo-tela, formulado por Leda Maria Martins.
- ItemEstudo da variação semântico-lexical em Helvécia-BA: campo semântico-alimentação e cozinha.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-06) Borel, Jaqueline Fernandes; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Nunes, Ticiane Rodrigues; Oliveira, Vivian Meira deA pesquisa sob o título "Estudo da variação semântico-lexical em Helvécia - BA: Campo Semântico - Alimentação e Cozinha", surge da compreensão dos fatores linguísticos e extralinguísticos, como os sociais, e do anseio em compreender: É possível identificar a variação semântico-lexical mais acentuada pelos falantes de Helvécia em uma perspectiva sociodialetal? O objetivo geral busca analisar a variação semântico-lexical na comunidade de Helvécia em uma perspectiva sociodialetal, com base no Questionário Semântico-Lexical do projeto Atlas Linguístico do Brasil com adaptações possíveis, cujo Campo Semântico é a Alimentação e Cozinha. Traz como objetivo específicos: (i) mapear os trabalhos realizados por autores de distintas universidades cujos registros temáticos abordem sobre Helvécia; (ii) traçar um percurso histórico cultural desde o surgimento da Colônia Leopoldina até o nascer de Helvécia; (iii) analisar teoricamente os postulados da Sociolinguística variacionista e da Dialetologia pluridimensional e relacional e sua vinculação com o método da Geolinguística pluridimensional; e por fim, (iv) apresentar os resultados da análise semântico-lexical do falar de 07 informantes do Grupo 01 e 24 informantes do Grupo 02 na comunidade de Helvécia. Quanto a técnica, utilizou-se a entrevista semiestruturada qualitativa com embasamento no QSL do ALiB com adequações, devido à necessidade de inclusão das lexias proferidas pelos falantes nas entrevistas. Para a elaboração da pesquisa empregou-se recursos orais com a entrevista gravada em áudio e fez-se uso de seis obras lexicográficas que compreendem quatro séculos para análise das lexias. Com base no arcabouço teórico-metodológico da sociolinguística laboviana, realizou-se a pesquisa na comunidade para coletar conversas informais no primeiro grupo de 07 idosos; e no segundo grupo utilizou-se da Dialetologia pluridimensional e relacional para a aplicação de uma entrevista semiestruturada qualitativa consultando 24 sujeitos da faixa etária de 19 a 89 anos, sexo distintos e procedência com afrodescendentes nascidos em Helvécia. O estudo fez uso de dimensões sociodialetais propostas por Thun (1998): diatópica. diassexual, diageracional, diafásica e diarreferencial. A análise dos dados baseou-se em estudos dialetológicos e lexicográficos. Os resultados da pesquisa não apenas possibilitam uma análise do nível de reconhecimento de ocorrência ou não de uso dos 62 termos lexicais sob análise, como também fornecem um panorama da tradição ancestre e atual das lexias utilizadas pelos informantes em Helvécia com relação à manutenção ou não dessas lexias. Os resultados da análise sociolinguística variacionista e dialetológica realizada apresenta evidência de um cenário de mudança em uma comunidade de fala com fenômenos linguísticos, nos quais os valores estão abaixo do limite da consciência de seus falantes, mesmo que representem a realidade linguística local. Embora os dados apresentados na entrevista não revelem claramente a variação sociodialetal por parte dos falantes, eles são suficientes para indicar que a comunidade está se transformando gradualmente, especialmente em relção à adoção de marcas linguísticas semelhantes aos padrões. A hipótese foi confirmada, corroborando os resultados da pesquisa, pois há uma heterogeneidade linguística em Helvécia demonstrando que a população já não reconhece e usa com frequência, o léxico relacionado ao falar helveciano adquirido pelos ancestrais quilombolas. Verifica-se, desse modo, que Helvécia não possui um léxico próprio.
- ItemImagens do sujeito-professor de língua inglesa no documento curricular referencial da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-25) Jesus, Danilo Laranjeira de; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Costa, Décio Bessa da; Santos, Janaína de JesusEsta pesquisa tem como objetivo estudar quais são as imagens do sujeito-professor de língua inglesa criadas no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), documento orientador para o Ensino Médio baiano. Para isso, tomamos o DCRB como corpus de análise e, mais especificamente, recortes que tratam do ensino de língua inglesa que podem revelar, para além da superfície linguística, como o estado constrói a imagem do sujeito-professor. Para tanto, o arcabouço teórico deste estudo está inscrito nas teorias da Análise de Discurso (AD) pecheutianas (Pêcheux, 1975, 1995, 2006, 2010), principalmente no que diz respeito à ideologia, ao papel dos sujeitos em relação à produção, à formação, à recepção e às relações de poder presente nos discursos. Como contributos à temática da formação imaginária, contamos também com discurso, sujeito e assujeitamento em Orlandi (2006, 2012, 2015), ideologia enquanto ideário histórico, social e político em Brandão (2004), além de autores subsidiários como Foucault (1995, 2008), Maingueneau (1984), Charaudeau e Maingueneau (2004) e Bakhtin (1975, 1983, 2004, 2010), entre outros. As imagens ideológicas do sujeito-professor serão analisadas no corpus seguindo as etapas do quadro Fases da Análise de Discurso Francesa compilada por Jonas Jr. (apud Kallarrari, 2022). Esta é uma pesquisa qualitativa, que se servirá tanto dos pressupostos teóricos quanto metodológicos da AD Francesa para estruturar uma investigação a partir de noções de ideologia, de imagem, de sujeito, de assujeitamento e de interdiscurso. Para contextualização e justificativa da escolha pelo DCRB, enquanto corpus de análise, traçamos um histórico do Ensino Médio no Brasil e desenvolvemos uma discussão sobre o neoliberalismo e suas influências nas políticas educacionais com base nos estudos de Ciavatta (2018), Ferretti (2018) e Beltrão (2019). Os resultados apontam que o DCRB utiliza da redação legal para criar uma imagem do sujeito-professor de Língua Inglesa submisso ao Estado e que este, através da aparente liberdade pedagógica, deve alinhar-se à ideologia fundante do estado para que este possa manter sua estrutura de poder. Em outras palavras, as posições de sujeito/assujeitamento que ocupam o professor de Língua Inglesa no DCRB podem não ser vistas escancaradamente autoritárias, uma vez que elas são aceitas historicamente, dada à interpelação, ao chamamento que a memória faz na relação entre os Sujeitos. Podemos identificar, na materialidade do DCRB, marcas que reforçam como o Estado utiliza da linguagem (redação legal) para construir a imagem de um docente aparentemente livre, o que revela, na realidade, uma imagem de um profissional aprisionado ao “sistema”. Se por um lado, o Estado delineia imagens de subalternidade ao professor, conforme os regramentos da pasta da educação; por outro, cria para si uma imagem autoritária e de negligência perante a responsabilidade em prover os recursos necessários para a efetiva transformação social.
- ItemO Desenvolvimento moral das personagens Clarissa, de Mrs. Dalloway, e Joana, De perto do coração Selvagem, à luz da teoria uma voz diferente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-22) Bonfim, Isa Rocha; Santos, Valci Vieira dos; Castro, Andreia; Marcelino, Jacqueline Laranja LealA presente pesquisa trata-se de um estudo comparativo das obras Mrs. Dalloway e Perto do coração selvagem, com o propósito principal de explorar as personagens protagonistas das narrativas Clarissa e Joana, apontando as semelhanças, diferenças e dilemas vividos por ambas em um contexto social, marcado pelo patriarcado no período do século XX. A análise comparativa recorre ao suporte teórico comparatista da obra Uma voz diferente: Teoria psicológica e o desenvolvimento feminino da escritora Carol Gilligan, assim, investiga-se as motivações para que as vozes Clarissa Dalloway e Joana terem sido silenciadas. A obra Mrs. Dalloway é considerada um dos romances modernistas mais conhecidos e importantes do século XX. O livro é de autoria escritora britânica Virginia Woolf, a obra foi escrita e publicada na década de 1929. Perto do coração selvagem foi o primeiro romance publicado da escritora Clarice Lispector no ano de 1943. A obra marcou a literatura brasileira pelo estilo de escrita introspectivo da autora e pelo uso da técnica literária fluxo de consciência. Carol Gilligan (2021) apresenta em Uma voz diferente um estudo voltado ao comportamento moral feminino, trazendo reflexões sobre a vivência da mulher, que não é somente um reflexo do homem. A autora retrata que a voz feminina também é silenciada pelo sistema patriarcal, que domina a sociedade através dos tempos, fazendo com que não haja um espaço merecido para que essa voz diferente seja escutada. A definição de Gilligan sobre o desenvolvimento da moralidade feminina pode ser investigada por meio das personagens de Clarissa e Joana. Nos romances selecionados, é possível perceber a influência do sistema patriarcal que limitou a vida das mulheres durante séculos. Identifica-se através das personagens centrais das obras e de outras personagens das narrativas, as marcas profundas de uma sociedade cujas mulheres são limitadas em quase todas as posições. Para investigar as marcas patriarcais nos romances, busca-se o auxílio de Lerner (2019), que faz um estudo da origem do patriarcado. Saffioti (2015), por sua vez, analisa as consequências desse sistema na vida social das mulheres. Ademais, Gilligan (2021) explica como a voz diferente precisa ser ouvida diante uma realidade patriarcal. Dessa forma, esse estudo busca identificar como as “vozes diferentes” de Clarissa e Joana foram silenciadas pela sociedade do século XX.
- ItemO discurso do outro sobre pessoas em situação de rua em Teixeira de Freitas (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Santos, Carlos Henrique Alves dos; Bessa, Décio; Ferreguett, Cristhiane; Batista Júnior, José Ribamar LopesEsta pesquisa tem como objetivo analisar a problemática social da situação de rua por meio da realização de entrevistas com comerciantes, moradores da cidade, estudantes e transeuntes que convivem com pessoas em situação de rua em Teixeira de Freitas (BA), buscando compreender relações linguístico-discursivas, perspectivas ideológicas e correlações com práticas sociais. Os seguintes trabalhos foram considerados na fundamentação teórico- metodológica: a abordagem dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Fairclough (2001; 2003; 2015; 2016); o panorama feito por Wodak e Meyer (2016) sobre os Estudos Críticos do Discurso; os estudos de Silva (2009) sobre situação de rua; a teorização de Thompson (2011) sobre ideologia. Na metodologia, foram observadas as proposições de Flick (2009), considerando contextos e práticas sociais. A pesquisa empregou, como instrumento de geração de dados, entrevistas semiestruturadas (Gaskell, 2007). O entendimento do contexto onde vivem pessoas em situação de rua também faz parte deste trabalho. Os resultados, ao desenvolver uma Análise de Discurso Crítica (ADC) relacionada à situação de rua, revelam a capacidade desse paradigma de pesquisa em identificar formas linguísticas que moldam significados e ações relacionadas ao problema social em questão. A perspectiva crítica da ADC destaca as dinâmicas de poder nos discursos, expondo ideologia subjacente que exerce influência sobre políticas públicas, práticas sociais e a percepção da sociedade. Nos resultados desta pesquisa, em relação às práticas sociais, destaca-se uma inclinação para responsabilizar individualmente as pessoas em situação de rua, sugerindo que a recusa de ajuda é uma “escolha”. A estigmatização emerge ao simplificar a complexidade da situação de rua, atribuindo as dificuldades a decisões individuais, sem considerar fatores mais amplos. Quanto as categorias analíticas, o gênero discursivo entrevista semiestruturada propiciou versatilidade na geração de dados e relevância para a interação. A representação dos agentes sociais indicou, por um lado, uma lacuna de conhecimento sobre as ações do Poder Público em relação à situação de rua; por outro lado, afirmou-se que o mesmo deve ter responsabilidade nessa questão. A análise intertextual revela a ausência das vozes dos responsáveis pela implementação de políticas públicas, como políticos e governantes. Foram encontradas escolhas lexicais que reforçam estigmas e preconceitos, como “lixo social”, “bicho”, “ressocializar” e “ser da rua”. Contudo, a palavra “direito” apareceu de forma positiva. Por meio da análise interdiscursiva, observou-se que o discurso de escolha, o discurso de meritocracia e o discurso de violência são frequentemente legitimados e naturalizados, enquanto outros, como o discurso de igualdade e o discurso da justiça social, são menos proeminentes e, em alguns casos, silenciados.
- ItemO gênero memorial como processo dialógico de (re)construção identitária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Silva, Tania Benedita Fortunato; Ferreguett, Cristhiane; Sartori, Adriane Teresinha; Silva, Celso Kallarrari de SouzaEsta pesquisa se propõe analisar os memoriais escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. E compreender como se constroem, representam e se relacionam com suas identidades. Visa identificar, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa - produzidos por eles, em sala de aula. Como embasamento teórico-metodológico, busca-se integrar a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) em diálogo com a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Em seguida, procede-se à análise das obras de membros do Círculo de Bakhtin - com Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012) - visando aprofundar o entendimento sobre o conceito de gêneros do discurso, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises foram desenvolvidas qualitativa e comparativamente, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.
- ItemO léxico da feira livre: um estudo baseado em um corpus de fala espontânea.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-26) Silva, Deilma Barbosa Santos; Carmo, Crysna Bomjardim da Silva.; Batista, Magno Santos; Ávila, Luciana Beatriz BastosA feira livre é um espaço dinâmico; justamente no cruzamento dessa diversidade que este estudo recorta seu objeto: o léxico da feira livre. Para tanto, parte do pressuposto de que o léxico, dentre os componentes do sistema linguístico, compete a responsabilidade por armazenar o conjunto das palavras de uma língua, porque ele possui o elemento que mais expressa à cultura de um povo. Assim, importa investigar as unidades lexicais, plenas de significados, manifestadas no vocabulário utilizado nas práticas linguísticas realizadas em um dado espaço. Em outras palavras, ao conhecer o léxico de uma língua, compreendemos o mundo e a forma como determinada comunidade linguística vive. Nesse contexto, esta pesquisa recorta o espaço da feira livre, especificamente, o Mercado Municipal do município de Teixeira de Freitas/Bahia. Sendo assim, esta pesquisa se justifica, não só por reconhecer a feira livre como um espaço rico em práticas linguísticas, as quais se encontram para fazer atividades em comum – comprar, vender e socializar, como também é uma oportunidade de identificar, descrever e discutir comportamentos linguísticos de uma comunidade de fala pouco explorada, portanto insuficientemente conhecida no cenário da linguística brasileira: Teixeira de Freitas – logo, o Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. Diante disso, esta pesquisa parte da seguinte pergunta: Quais são os itens lexicais que constituem o campo do trabalho da feira livre de Teixeira de Freitas Bahia, tendo em vista as práticas linguísticas realizadas nesse espaço de cruzamento? Dessa forma, objetiva discutir como o Modelo Cognitivo Idealizado Feira Livre (MCI Feira Livre) é estabelecido, tendo em vista os itens lexicais evocados por falantes que trabalham na feira livre de Teixeira de Freitas/BA. Para isso, busca: (i) identificar os itens lexicais e /ou possíveis neologismos em práticas linguísticas da feira livre; (ii) estabelecer os limites no MCI Feira Livre, considerando os itens lexicais levantados, levando em conta as informações advindas de seus trabalhadores – ou seja, os feirantes; e (iii) problematizar a divisão do trabalho da feira livre, tendo em vista a categoria extralinguística “gênero” e “classe social”, considerando o MCI Feira Livre. Como pressupostos teóricos, esta pesquisa reúne premissas da Sociolinguística (Alkmim 2001; Bagno, 2007; Labov, 1972 e Tarallo, 1986), Léxico (Antunes, 2012; Biderman, 1998, Oliveira, 2001; Laroca, 2003 e Basílio, 2004); a Linguística Cognitiva (destaque para a Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados (Lakoff; Johnson, 1980, 1987, 2002; Miranda, 1999 e Cienki, 2007) e a feira (Maia, 2006; Dantas, 2007; Vieira, 2004; Mascarenhas, 2005; Dalenogare e Alberti, 2011; Morais e Araújo, 2006 e Pirenne, 1965); dentre outros. Como pressupostos metodológicos, assume os princípios da Linguística de Corpus (Sardinha, 2004), a orientação para a coleta de dados da Pesquisa Sociolinguística (Tarallo, 1986) e a perspectiva sobre o tratamento de dados da fala espontânea da Teoria da língua em ato (Language Into Act Theory –LacT), (Cresti, 2000; Raso, 2012 e Carmo, 2017). Utiliza a ferramenta computacional AntConc (Anthony, 2020), software selecionado para a manipulação do corpus. Considerando os dados oriundos do corpus de estudos, os resultados demonstram: (i) a presença de um MCI Feira Livre, organizador dessa comunidade linguística que conta não só com as ações, participantes, como também: (ii) unidades de medidas, definidas num contínuo da medida mais prototípica (quilo), passando pela intermediária (litro), até a menos prototípica (bestunta) – essa última, a mais usada na feira, cujo termo resulta de neologismo, constituído por projeções metafóricas; (iii) os nomes de temperos (pega marido, Ana Maria, chame chure, tempero do Guedes, tempero do chefe, chamego da cozinha, repete-prato, baiano), cujos processos de formação envolvem mais especificamente a composição vocabular, lexias complexas e extensões de sentido metonímicas; e (iv) o agentivo deverbal feirante é atravessada por fatores ligados a gênero e classe social, marcados pela presença de mulheres das classes menos prestigiadas.
- ItemO mulherismo africana como uma exsurgência de vozes e ações femininas: mulheres-mães agentes da transformação em Niketche, de Chiziane(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-06) Colatino, Aline de Souza; Gund, Ivana Teixeira Figueiredo; Sales, Karina Lima; Moreira, Josinelia ChavesEste estudo discutiu alguns aspectos voltados para a ideologia da Afrocentricidade em literatura de autoria negra, em específico, o romance Niketche: uma história de poligamia (2004), da escritora moçambicana Paulina Chiziane. A temática da Afrocentricidade é muito ampla, mas, com o levantamento bibliográfico preliminar, essa especificou-se em aprofundar as análises e discussões acerca do pensamento Mulherismo Africana, definido por Clenora Hudson-Weems – que tem a base na afrocentricidade e matriarcado africano, além disso, visa evidenciar a obra analisada como a materialização de um projeto afrocêntrico. A natureza dessa pesquisa foi qualitativa, pois os dados foram mais ligados ao campo da subjetividade e não teve caráter quantificável, e também, escolheu-se no processo de construção a revisão de referencial bibliográfico, apoiado em abordagens interdisciplinares. Assim, os ritos de estudos, que concretizaramm essa escrita, foram essenciais para que o conhecimento concreto da realidade de culturas africanas fosse analisado e compreendido por uma ótica decolonial, também contribuiu para que a África continental e a África da diáspora fosem discutidas, estudadas e ensinadas em pé de igualdade com outras culturas. Pretendeu-se, com essa pesquisa, investigar como o romance Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane, evidencia aspectos da Afrocentricidade e promove quatro das dezoito agendas do Mulherismo Africana – Força, Ambição, Irmandade genuína entre mulheres e Maternal e nutridora –, por meio das experiências das personagens femininas e de suas estratégias de resistência e emancipação. Para alcançar esse objetivo essa escrita foi estruturada inicialmente com o arcabouço teórico, apresentando a definição de Afrocentricidade sob a perspectiva de Molefi Kete Asante (2009) e (2016); a percepção detalhada do matriarcado africano no berço Meridional abordado por Cheikh Anta Diop (2014); e as especificidades e agendas estruturantes de Mulherismo Africana defendidas por Clenora Hudson-Weems (2020). Em seguida, analisou-se o romance Niketche: uma história de poligamia, relacionando-o às agendas do Mulherismo Africana e às características de ações voltadas para o individual e as agendas mais ligadas à atuação de um coletivo, entendendo a essencialidade da irmandade entre uma mulherista Africana e as que sofreram e sofrem as mesmas opressões que ela como superação de consequências dos processos de colonização e patriarcalismo. As considerações finais do trabalho sintetizaram os principais achados da pesquisa, demonstrando como a análise literária do romance revelou aspectos da Afrocentricidade e promoveu as quatro agendas do Mulherismo Africana. Também evidenciou possíveis implicações dessas descobertas para futuros estudos e para a compreensão das dinâmicas sociais e culturais em contextos africanos.
- ItemO pêndulo de Euclides: do fato histórico ao desvelar da experiência em memórias do sertão(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-02-20) Rodrigues, Francisco Enes Cláudio; Gund, Ivana Teixeira Figueiredo; Cordeiro, Tarcísio Fernandes,; Santos, Valdir Nunes dosO presente trabalho tenciona analisar o entrelaçamento entre literatura e memória no romance O pêndulo de Euclides (2009), do escritor baiano Aleilton Fonseca, ao possibilitar o conhecimento e o desvelar de novas perspectivas históricas e socioculturais do genocídio cometido contra as pessoas do Arraial do Belo Monte, por ocasião da guerra de Canudos, evento histórico ocorrido na Bahia entre os anos de 1896 e 1897. Assim, ressalta-se a natureza ética, estética e política da obra. O estudo tem como primícia investigar a escrita do passado, a fim de repensá-lo em sua inclusão como parte de um presente que ainda conserva os fatos históricos pelo prisma do discurso oficial. A contrapelo dessa imposição do discurso hegemônico, tem-se o livro em questão, que se constrói pela voz sertaneja descendente de conselheiristas: a voz da personagem seu Ozébio que permite o encontro e o diálogo entre dois mundos – o letrado com o popular –, este último representado pelas narrativas orais. Desse modo, utilizou-se da pesquisa com estratégia de caráter bibliográfico e exploratório pautando-se na revisão da literatura em artigos, periódicos, livros, sites especializados, entrevista ao autor, além de uma aula de campo à cidade de Canudos. Como arcabouço teórico, essa dissertação se fundamenta em Albuquerque Júnior (2011), Lima (1977), Achugar (2006), Compagnon (2003), Benjamin (1994), Bosi (2003), Báez (2010), Hall (2000), Halbwachs (1990), Castells (2018) e Cordeiro (2017). Em virtude das análises, percebeu-se que o romance estampa o sertão para além do estereótipo que o cristaliza apenas como terra ignota e espaço sem vida, apresentando-o como um território identitário de relevância nacional. E essa proposta literária é realizada por intermédio da voz do “narrador comunitário”, ao desmistificar a figuração do sertanejo como um ser fanático e violento, imagem propagada na grande maioria dos romances da tradição literária brasileira. Em virtude disso, torna-se importante ouvir a elocução da personagem seu Ozébio, pois é polifônica à medida que fala a partir do embasamento em memórias ancestrais e de outros discursos capazes de demonstrar a identidade e cultura sertaneja de modo singular intrinsecamente relacionadas ao território sertão. Por isso, também é possível vislumbrar por meio desse narrador-personagem as resistências às inúmeras investidas de apagamento cultural e das reminiscências ao longo do tempo, bem como a denúncia das mazelas sofridas pelos habitantes do lugar, muitas vezes impostas pelos poderes legitimados oficialmente.
- ItemPolíticas educacionais para a região Extremo Sul da Bahia: uma análise do currículo do curso de Letras Inglês da UNEB-X(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-29) Luz, Joelma Gomes; Contiguiba, Vivian Meira de Oliveira; Passoni, Taisa Pinetti; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Audi, Luciana Cristina da CostaEsta pesquisa busca questionar e compreender de que forma o currículo do curso de Letras Inglês na Universidade do Estado da Bahia, Campus X (UNEB-X) se dá como política educacional para atender as demandas da profissão de professor de inglês na região tomando a Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) como ferramenta analítica. Para atingir esse objetivo, foram delineados três objetivos específicos, sendo eles: (i) apresentar o histórico do curso de Letras Inglês na UNEB-X e a evolução de seu currículo ao longo do tempo; (ii) apresentar e analisar o currículo atual do curso da UNEB-X, utilizando a ACP no contexto de produção de textos, por meio de uma análise interpretativista; e (iii) refletir sobre os possíveis caminhos nas carreiras dos professores formados nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota as técnicas de análise documental e análise crítico-interpretativista, utilizando a ACP e seu contexto de produção de textos para explorar os possíveis desdobramentos projetados pelo currículo do curso. A ACP considera a política tanto como texto quanto como discurso, permitindo uma análise abrangente desde sua formulação até seus efeitos em diferentes contextos. A análise do currículo à luz da ACP possibilitou dinamismo à pesquisa, levando a uma compreensão mais profunda do currículo como manifestação da política educacional e documento que expressa intenções políticas. Sendo assim, os resultados da pesquisa foram organizados em quatro capítulos: o Capítulo 1 apresenta as teorias do currículo a partir da visão de Silva (2016) e as ideias da teoria da ACP conforme Ball et. al. (1992) e Ball (1994); o Capítulo 2 contém uma breve apresentação sobre a legislação pertinente à formação de professores no Brasil; o Capítulo 3 descreve os aspectos metodológicos e o locus da pesquisa; e o Capítulo 4 contém a análise do corpus dividida entre as dimensões formativas do currículo. As considerações finais resumem os caminhos percorridos no estudo, além de apontar suas limitações e sugerir possíveis encaminhamentos futuros. Por fim, este estudo reconhece que o curso de Letras Inglês da UNEB-X tem promovido melhorias ao contexto localmente situado e segue tendo potencial para impactar positivamente o cenário do ensino de inglês em Teixeira de Freitas e na região circunvizinha.
- ItemQuarto de despejo e diário de Bitita: Carolina Maria de Jesus e a escrita de resistência contra a necropolítica.(Universidade do Estado da Bahia UNEB, 2023-07-31) Costa, Milana Santos; Sales, Karina Lima; Guimarães, Michel Silva; Gund, Ivana Teixeira FigueiredoA presente dissertação tem como objeto de estudo as obras literárias Quarto de Despejo: diário de uma favelada(1960) e Diário de Bitita (1986), escritas por Carolina Maria de Jesus. O objetivo é analisar nessas obras uma escrita de resistência contra a necropolítica, com a percepção de uma escrita denunciativa do abandono do Estado, mediante políticas de subalternização e segregação de grupos minoritários, principalmente negros, e como essas ações tiveram impacto na inserção da escritora no cenário nacional. O escopo teórico-crítico deste trabalho é composto por diferentes autores. Para subsidiar a discussão sobre a biopolítica e necropolítica, utilizou-se o aporte dos teóricos Foucault (2008), Agamben (2002) e Mbembe (2018). Sobre o conceito de escrevivência recorremos aos estudos de Conceição Evaristo. Especificamente para basilar os estudos biográficos de Carolina recorremos aos estudos de pesquisadores como de Levine e Meihy, Castro e Machado, Farias e Fernandes. Os resultados das análises permitem reforçar a hipótese de que a construção literária das obras delimitadas, pautadas sob a égide da necropolítica, configura-se em uma escrita de resistência.
- ItemRadiografia/datilografia do gueto: uma discussão sobre autorretrato e geografia do espaço em narrativas marginais-periféricas de Ferréz(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-24) Sousa, Simony Oliveira de; Sales, Karina Lima; Nascimento, Juciene Silva de Sousa; Silva, Cibele Verrangia Correa daO presente estudo analisa narrativas de Ferréz à luz da literatura marginal-periférica: Contos/crônicas extraídos da obra Ninguém é inocente em São Paulo e trechos do romance Capão pecado sob a ótica dos conceitos de autorretrato literário e geografia do espaço, a fim de se investigar em que medida esses pressupostos se ficcionalizam através da radiografia da periferia realizada pelo autor, constituindo-se em um autorretrato dos contextos narrados. Como ponto de partida, traçam-se reflexões em torno da acepção literatura marginal e do próprio conceito de marginalidade. Para tanto, utiliza-se o termo Literatura marginal-periférica reformulado por Érica Peçanha do Nascimento (2006), no intuito de delimitar o estudo a partir desse prisma conceitual. Seguindo esse limiar, apresenta-se a definição de Autorretrato discutida por Eunice Ribeiro (2015), Querido (2012); Pires (2019) e também presente no trabalho de Almi Junior (2020), concatenado à ideia de Radiografia da realidade proposta por Bellucco (2006) e Silva (2010), com vistas a compreender como as narrativas de Ferréz analisadas se apresentam enquanto práticas verbais e literárias que autorretratam a periferia na qual o próprio autor se insere. Faz-se, ainda, ao longo do trajeto, uma abordagem geográfica desses conceitos, ampliada pelos estudos sugeridos por Gomes (2010) e Schneider (2015), ambos respaldados pela corrente socioantropológica de Marc Augé (1994), além de aspectos abordados por Dalcastagnè (2012), que explicitam a ideia do espaço literário, os quais são embasados pelos conceitos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade cunhados pelos filósofos franceses Deleuze e Guattari (1992; 2009), em diálogo, outrossim, com a proposta de Bhabha (1998) sobre a definição dos entrelugares, os quais propiciam meios subjetivos de natureza singular e coletiva que ressignificam as identidades. Ademais, inclui-se no presente estudo o conceito de realidadeficção proposto por Ludmer (2013) mediante o entendimento de que textos marginais-periféricos podem ser enxergados como pós-autônomos, visto que exigem do leitor uma espécie de esvaziamento, para o qual imbricam-se ficção e realidade. Com base nos pressupostos levantados ao longo da pesquisa, chegou-se à conclusão de que embora as possibilidades de análise não se esgotem na delimitação pretendida, a força propulsora desse movimento de produção literária marginal-periférica, reside justamente na resistência da palavra que se coloca como manifesto-testemunho das “minorias” que, através da “radiografia/datilografia” literária de autores como Ferréz, contestam, protestam e reivindicam de modo legítimo a urgência de se autorretratarem.