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- ItemA Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Teixeira, Larissa de Almeida Oliveira; Dias, Valdinéia Xavier; Marques, Tatyanne Gomes; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Silva, Priscila Teixeira daEste trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.
- ItemA emergência da Pedagogia da Infância na formação de professoras da educação infantil no município de Caetité-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Teixeira, Sônia Silva; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Prado, Jany Rodrigues; Pimentel, Adriana MoreiraA formação inicial e continuada dos professores/as que atuam nos espaços coletivos de cuidado e educação é fundamental para assegurar a formação integral das crianças de 0 a 5 anos que já está garantida em Lei. Entretanto, essa formação, muitas vezes, ainda compactua com uma concepção de Educação Infantil com foco no assistencialismo e/ou antecipação da escolarização, em uma perspectiva neoliberal de educação voltada para a aquisição de conteúdos, competências e técnicas focadas no saber-fazer. Tal perspectiva responde às expectativas de uma lógica privatista e empresarial. A partir da Constituição Federal do Brasil de 1988 e da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as quais reconhecem o direito da criança de 0 a 6 anos de idade à educação e estabelecem a exigência de formação em nível de graduação, ainda que se admita a formação em nível médio para a docência na Educação Básica, deu-se mais visibilidade à Educação Infantil e, consequentemente, à formação de seus/as professores/as. Com os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, por exemplo, nota-se um viés das políticas de currículo voltada aos princípios das Pedagogias da Infância. Desta maneira, compreendendo a importância da formação de professores/as da Educação Infantil a partir de fundamentos das Pedagogias da Infância para a ação pedagógica, é relevante estudar como esses processos vêm acontecendo nos sistemas de ensino. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral analisar políticas e práticas de formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Caetité, Bahia, na perspectiva das Pedagogias da Infância. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluíram o levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática de formação de professores e Pedagogias da Infância na Educação Infantil na Bahia; a análise dos documentos nacionais e regionais que tratam da formação de professores/as da Educação Infantil; observação participante e análise da documentação pedagógica produzida pelos/as professores/as de Educação Infantil acerca da formação continuada ofertada pelo município, bem como da Revista de Educação Caetité – NEAF. A pesquisa evidenciou a emergência de Pedagogias da Infância como fundamento de formação de professores/as da Educação Infantil no contexto de práticas do município. Os pressupostos dessas pedagogias presentes no contexto de práticas formativas são: vida cotidiana, escuta, protagonismo infantil, planejamento com intencionalidade, documentação pedagógica, múltiplas linguagens, estética do ambiente, pesquisa do cotidiano, formação estética, cultura local, saberes e culturas da infância, narrativas do cotidiano, contextos de experiência e aprendizagem coletiva. Por outro lado, a pesquisa evidencia ausências, mostrando que, embora o município tenha se preocupado com a formação específica dos professores/as dessa etapa da Educação Básica, ainda precisa realizar concurso público para a garantia da atuação de profissionais com formação inicial mínima em Pedagogia para atuarem nessa etapa da educação básica e integrar o quadro funcional docente na formação continuada. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Pedagogias da Infância.
- ItemA importância da padronização de processos gerenciais nas micro e pequenas empresas.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-14) Souza, Tulio dos Santos de; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Xara, Gustavo Mamede Sant' AnnaEste estudo examina a importância da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas, destacando sua relevância para a eficiência e sobrevivência dessas organizações. Tem como objetivo analisar a relevância da padronização de processos gerenciais, considerando sua contribuição para a eficiência operacional, redução de custos e aumento da competitividade nas micro e pequenas empresas. A pesquisa evidencia que, apesar da significativa contribuição econômica desse segmento, muitos desses negócios enfrentam desafios operacionais decorrentes da falta de uma gestão estruturada e de procedimentos padronizados. A padronização é apontada como uma estratégia crucial para a redução de erros, aumento da produtividade e otimização dos recursos disponíveis. Além disso, o estudo sublinha a necessidade de integrar o planejamento estratégico à padronização de processos, permitindo maior adaptabilidade e competitividade no mercado. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, estruturada em três etapas principais. Primeiro, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados acadêmicas e bibliotecas digitais para coletar materiais relevantes sobre o tema. Em seguida, ocorreu a seleção e análise das fontes, considerando a adequação ao tema da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas. Por fim, as informações foram organizadas e discutidas, proporcionando uma análise qualitativa dos impactos da padronização na gestão e no desempenho dessas organizações. A ausência de processos gerenciais definidos é identificada como uma das principais causas de falhas empresariais, o que torna fundamental a adoção dessa prática para assegurar a longevidade dos negócios. Portanto, conclui-se que, além da padronização, políticas públicas voltadas à capacitação dos gestores são essenciais para o fortalecimento e crescimento das micro e pequenas empresas no cenário econômico brasileiro.
- ItemA mediação do livro-imagem em uma Instituição de Educaçõa Infantil no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Nogueira, Adaelia Lainny Santos; Alves, Renata de Melo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany Rodrigues; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorre a mediação do livro imagem em uma instituição infantil no município de Guanambi-Bahia, ou seja, compreender de que maneira o objeto cultural é utilizado e, quando utilizado, quais estratégias são usadas para sua mediação. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação. Como metodologia, foi utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, através da entrevista semiestruturada com as professoras. A partir desse levantamento, compreendeu-se a mediação do mesmo nessa instituição e a maneira pela qual as educadoras realizam a mediação em seu trabalho. Para construção teórica do trabalho, recorreu-se a autores renomados na área, como Belmiro (2014), Cademartori (1991), Espíndola (2021), Luizari (2019) e Nunes (2013 – 2020), entre outros autores que também contribuíram com suas ideias. A partir dos dados coletados por meio da entrevista, foi possível compreender que, embora o mesmo ainda seja pouco utilizado na instituição, as professoras têm consciência dos seus benefícios e sabem da importância dessa categoria no processo de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, faz-se necessário implementar os acervos destes nas instituições de ensino e os educadores incluí-los em suas ações pedagógicas, contribuindo para a formação leitora das crianças.
- ItemA organização dos espaços na educação infantil: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Lima, Flávia Agnália Pereira; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosO modo como os bebês e as crianças pequenas utilizam o espaço na Educação Infantil, mediante as interações entre criança/criança, criança/adulto e das brincadeiras, constitui uma discussão fundamental para o estabelecimento de parâmetros e critérios que orientem a formação profissional e a organização de espaços educativos de qualidade, com vistas à promoção de uma educação integral. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender quais os princípios que orientam a organização dos espaços nessa etapa, especificamente: Discutir os princípios orientadores da dimensão espaço na Educação Infantil; Analisar como a organização dos espaços aparece nos documentos orientadores da Educação Infantil e analisar o que as pesquisas científicas evidenciam sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. A investigação é de natureza qualitativa, na forma de um estudo bibliográfico. A análise foi realizada à luz da revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e dos documentos orientadores. A geração de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, através da seleção, leitura e análise sistemática de livros, pesquisas científicas do campo da Educação Infantil e documentos orientadores sobre a organização dos espaços. Desse modo, os dados evidenciam que a organização dos espaços não é neutra e esse espaço físico e relacional deve atender às necessidades e interesses das crianças, a fim de que promovam possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, exigindo do educador um olhar atento, sensível e ético, visto que os documentos que regem a Educação Infantil, asseguram aos bebês e crianças o direito a espaços de qualidade, que garantam a segurança, igualdade de acesso e respeito à diversidade.
- ItemA representatividade negra no acervo literário das instituições de educação infantil do município de Guanambi-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Pereira, Jamile Guimarães; Santos, Jeane Alves; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Santos, Jamille Pereira Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima RêgoEste estudo teve como objetivo analisar nos acervos literários das instituições de Educação Infantil do município de Guanambi-Bahia, as obras literárias que têm como foco a educação étnico-racial. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com trabalho de campo e utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a análise documental dos livros de literatura infantil, que foram contabilizados, fotografados para posterior análise. Foi realizado em todas as etapas da pesquisa, o diário de pesquisa. Os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo. Com esta pesquisa, pôde-se verificar que há uma insuficiência de livros com a temática étnico-racial nos acervos das creches do município e, diante disso, é considerável que as instituições ampliem os acervos de modo que promovam uma educação com foco nas relações étnico-raciais. A proposta apresentada mostrou a importância da literatura infantil negra para a construção da identidade e autoestima das crianças. Dessa forma, conclui-se que é necessário ampliar o acesso a livros que valorizem o protagonismo negro, a ancestralidade e cultura afro-brasileira, com uma proposição viável de combate ao racismo.
- ItemAdministração de recursos humanos: um estudo de caso das políticas e práticas de gestão de pessoas da empresa cerâmica alves em Candiba-BA.(2012-12-19) Moreira, Joteílson Fernandes; Silva, Serginaldo Veiga da; Oliveira, Sayonara Miranda; Marques, Rogério Santos; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando FariaO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemAdministração rural: um estudo das ferramentas gerenciais no setor da agricultura familiar da Comunidade Quixaba – Guanambi (BA)(2019-09-18) Nogueira, Renata Fialho; Souza, Vanessa Moreira de; Souza, Jussimara de Cassia L.; Montalvão, Vânia; Souza Neto, José Brilhante deAs tarefas pertinentes à gestão agrícola não podem ser deixadas para um segundo plano. É necessário que o agricultor passe a observar a produção e as questões de cunho gerencial da propriedade rural. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa buscou identificar o perfil do produtor rural e as ferramentas de gestão administrativa utilizadas no processo de produção das pequenas propriedades rurais que fazem parte do quadro da Agricultura Familiar da Comunidade de Quixaba. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado com diversas alternativas. Os questionários foram aplicados a 10 famílias, sendo escolhidos com base no levantamento dos principais produtores de hortaliças contemplando o número de amostragem. Os dados obtidos na pesquisa, revelam que a maioria dos produtores rurais não tem conhecimento sob o papel das ferramentas administrativas na agricultura. O estudo identificou ainda, um grande número de produtores rurais, que não faz uma utilização mínima de gestão financeira, como os custos de produção, contas a receber, planejamento, mantendo o controle através de suas experiências de trabalho, em que são apenas mentalizadas de modo abstrato. Assim, a realidade da agricultura familiar merece uma atenção maior, e como sugestão, buscarem se aperfeiçoar, conhecer e aplicar técnicas administrativas e tecnológicas através de cursos específicos de gestão rural e procurar orientações por profissionais da área.
- ItemAnálise das finanças pessoais na educação de jovens e adultos: o caso dos alunos do Colégio Estadual do Campo de Mutãs(2023-12-07) Andrade, Carlos Nadson dos Santos; Silva , Marciana Pinto da; Neto, José Brilhante de Sousa; Rodrigues, Fabrício Lopes; Guimarães, Jane Kelly Nascimento PortoEssa pesquisa teve como tema central verificar o conhecimento sobre educação financeira e a importância das finanças pessoais dos estudantes do EJA do Colégio Estadual do Campo de Mutãs. Na fundamentação teórica foram abordados temas sobre aspectos conceituais da educação financeira e do EJA, a seguir: o que é educação financeira? finanças pessoais na adolescência, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e iniciativas de como trabalhar a educação financeira. Para alcançar o objetivo utilizamos como instrumento de coleta de dados o formulário por meio da plataforma Google Forms, o formulário possuía perguntas simples e objetivas. As análises foram baseadas nos resultados obtidos após preenchimento desse formulário. A partir dele, foi possível perceber que um número significativo de respondentes não possui conhecimento adequado acerca de suas finanças pessoais. No entanto, há muitas iniciativas que podem resolver esse problema.
- ItemAnálise do comportamento do capital de giro de uma MPE, dada à crise de 2008: o ativo circulante da empresa ômega, Guanambi/BA(2013-07-25) Bezerra, Janeide de Araújo; Nascimento, Marcelo Felipe Cardoso; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro, AdyrEsta pesquisa faz uma discussão sobre a influência causada pela a crise mundial de 2008 no comportamento do capital de giro empresarial de empresas de pequeno porte, dando ênfase no ativo circulante. O estudo faz um paralelo do cenário internacional e nacional com o cenário no âmbito municipal, tendo como objeto de estudo uma empresa do setor de implementos agrícolas que esta situada na cidade de Guanambi – BA. Para a coleta dos dados foi utilizado à análise documental (fonte secundária). O balanço patrimonial foi à fonte de informações, tendo como recorte temporal o período de 2007, 2008 e 2009. O ano de 2007 não foi avaliado, mas serviu como referencial, ou ano base para que fossem avaliados os anos de 2008 e 2009. A partir dos dados coletados na empresa foi possível confrontar com informações extraídas de fontes secundárias de instituições, como SEBRAE, TCU, entre outras. Os resultados foram obtidos através de análise percentual, relativizando as contas do ativo circulante que foi divido em: caixa, bancos contas movimento, aplicações financeiras, duplicatas a receber e outros créditos e despesas de exercícios futuros. Utilizando ferramentas estatísticas, tais como índice numérico foi possível analisar as variáveis que melhor caracterizavam o problema. A verificação da hipótese, que a crise mundial teve reflexos no capital de giro de uma empresa de pequeno porte, no município de Guanambi/Ba foi ratificada, contudo apesar da relevância pontual, sugere-se ampliação do ensaio, uma vez que as empresas de pequeno porte não estão munidas de ferramental analítico conjuntural sobre as externalidades. Elas estão susceptíveis a sofrerem com momentos de instabilidade devido às incertezas da economia devido à inflação.
- ItemAndragogia como ferramenta para aumento das competências organizacionais(2019-09-27) Silva, Marusa Barbosa da; Nobre, Simone de Souza Gomes; Souza Neto, José Brilhante de; Montalvão, VâniaAs atuais transformações sofridas pela sociedade nas áreas sociais, tecnológicas e financeiras trazem impacto direto para dentro das organizações, cabendo a essas, buscarem maneiras de acompanhar às mudanças a fim de se manterem ativas e competitivas. Estudos apontam que para se alcançar os resultados almejados, faz-se necessário que as organizações tenham colaboradores capacitados e motivados para enfrentar desafios do dia a dia. Para isso, além de aplicarem boas técnicas de recrutamento e seleção, as organizações necessitam investir continuamente em seus colaboradores, que são jovens e adultos, através de treinamento, desenvolvimento e educação. A andragogia é a ciência direcionada à educação de adultos, e, evidencia, que educar adultos requer uma técnica com estratégia e planejamento específicos. Logo, este artigo objetiva apresentar ao leitor como os métodos de treinamento, desenvolvimento e educação alinhados à andragogia podem auxiliar as organizações a manterem-se vivas e competitivas. Para a construção deste trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa onde foi utilizada a pesquisa de revisão bibliográfica, debruçada sobre obras de autores especialistas nos assuntos abordados como Chiavenato, Malcolm Knowles, Marisa Eboli, dentre outros. Essa nos possibilitou constatar que as organizações que incentivam a gestão do conhecimento são capazes de se adequar mais facilmente às mudanças e transformações constantes e que a andragogia traz benefícios mútuos, compartilhados entre colaboradores e organizações.
- ItemAs perspectivas dos pacientes atendidos na Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Cruz, Vitor Rafael Almeida; Marques, Rogério Santos; Chaves, Adller Moreira; Rodrigues, Fabrício LopesEste trabalho apresenta as perspectivas dos pacientes atendidos na Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão, localizada em Guanambi, Bahia, que abrange 23 municípios consorciados do CIS Alto Sertão. O objetivo principal do estudo avalia o grau de satisfação dos pacientes em relação aos serviços oferecidos pela unidade de saúde. A metodologia empregada foi uma pesquisa quantitativa, descritiva, utilizando questionários com questões fechadas para a coleta de dados diretamente da população. A pesquisa também se apoiou em revisão bibliográfica para embasar teoricamente o estudo. Os resultados da pesquisa foram discutidos em relação a diversos aspectos do atendimento como viagem no micro-ônibus, estrutura da unidade, atendimento na recepção, tempo de espera, atendimento dos médicos, atendimento dos demais profissionais e tempo de espera no resultado de exame. O estudo aponta que, embora a Policlínica Regional de Saúde ofereça um atendimento satisfatório, ainda há necessidade de melhorias em alguns pontos para otimizar a qualidade dos serviços e a experiência dos usuários. Por fim, o estudo reforça a importância de considerar a opinião dos pacientes para aprimorar o atendimento e garantir a satisfação de suas necessidades de saúde.
- ItemAscensão das mulheres no mercado de trabalho brasileiro: análise dos dados da PNAD 2012 a 2018(2019-09-18) Silva, Andreia Coutinho; Alves, Leidiane da Silva; Costa, Naydson Manoel Ataide; Montalvão, Vânia; Sousa, Jussimara de Cássia Leite; Santos, Wilson Pereira dosEste artigo objetivou investigar a ascensão da mulher no mercado de trabalho brasileiro, tendo por base os dados da PNAD C de 2012 a 2018. As variáveis estudadas foram a participação no mercado de trabalho, nível de instrução, rendimento médio, jornada de trabalho e proporção da ocupação de cargos de direção ou gerência. A pesquisa se trata de um estudo bibliográfico, caracterizado como exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a relação do trabalho é desigual entre os sexos e que apesar de muitas conquistas, o cenário ainda se encontra desfavorável para as mulheres brasileiras. A pesquisa confirma que a presença das mulheres na força de trabalho cresceu, porém ainda existe um longo caminho a ser trilhado em busca da igualdade de gênero, e ainda que apesar das mulheres receberem salários menores, a tendência é de melhoria. Observou-se também que a mulher possuía uma diminuição no rendimento de acordo com a idade. O escopo dessa pesquisa proporciona uma reflexão que torna possível compreender e identificar o processo de ascensão da mulher no mercado de trabalho, assim como o seu cenário atual, para que se promova melhor entendimento, conscientização e valorização do gênero.
- ItemO cadeirante dentro da sociedade guanambiense: perspectivas para a construção de um novo olhar sobre o corpo(2012-08-23) Pereira, Leonardo Fernandes; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Claudio Bispo deEste artigo visa discutir a concepção de imagem corporal dos cadeirantes (com paraplegia ou tetraplegia adquirida) residentes num bairro de Guanambi, sua visão de corpo dentro da sociedade e as possíveis contribuições de praticas físicas na melhoria dessa imagem. A proposta metodológica se apresenta numa perspectiva descritiva de cunho qualitativo, sendo utilizado para tal o método para análise de estudo de caso múltiplos, onde os resultados demonstram, apesar das divergências em algumas questões apresentadas, que a deficiência física afeta profundamente e de forma negativa a concepção de imagem corporal dessas pessoas. Neste aspecto, a atividade física regular é apontada como instrumento que poderia auxiliar na melhoria da imagem e autonomia das pessoas com deficiência física, porém, a inexistência de espaços para que esta se concretize impede-os de serem contemplados com pratica da mesma na cidade.
- ItemComportamento estratégico de empresas: um caso comparativo das empresas do município de Guanambi-BA(2013-01-13) Souza, Douglas Santos; Gomes, Priscila Fernanda Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Júnior, Adir; Costa, Marcelo NevesO ambiente empresarial está cada vez mais complexo e dinâmico e somente organizações com profissionais que possuem ferramentas e capacitação adequada conseguem se destacar em meio à concorrência acirrada. Além disso, a utilização de mecanismos do planejamento estratégico eventualmente costuma ser dificultada, por ser um processo abrangente e que exige também, capacitação dos gestores para ter sucesso na empresa. Considerando a dinâmica do mercado local e a sua importância no comércio da nossa microrregião, o presente trabalho buscou, por intermédio de um estudo comparativo entre três empresas de ramos de atividade distintos, conhecer o posicionamento das empresas de Guanambi – BA em termos do comportamento e planejamento estratégico. As pesquisas detalharam que dentre as empresas investigadas existe um conhecimento prévio no que diz respeito ao planejamento estratégico, mesmo que este não seja aplicado de forma adequada em sua maioria. O resultado deste estudo é uma descrição sucinta da realidade do planejamento estratégico e como este gera consequências relevantes quando não é aplicado de forma ideal.
- ItemA concepção de corpo dos acadêmicos do curso de licenciatura plena em educação física, ingressantes e concluintes do processo de formação da UNEB - Campus XII – Guanambi(2012-08-16) Lima, Príscylla Teixeira; Silva, Ana Paula Fernandes Fagundes da; Carvalho, Sebastião Carlos dos SantosO estudo em questão se propôs analisar as concepções de corpo dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física no processo de formação, na tentativa de identificar as relações estabelecidas entre corpo, mídia e a educação física. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter comparativoqualitativo com vinte e três acadêmicos, sendo onze ingressantes e doze concluintes do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo seis questões abertas e sua interpretação se efetivou a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para uma perspectiva ainda fragmentada sobre concepção de corpo dos ingressantes, com relação aos concluintes, que mencionam discussões amplas e reflexivas a acerca das temáticas. Diante deste contexto, cabe então à Educação Física questionar o papel que vem assumindo na sociedade contemporânea, principalmente frente à idolatria e fragmentação do corpo, buscando entendê-lo com base em sua construção e manifestação histórica, cultural, estética, política e social.
- ItemContribuições da educação física na prevenção de problemas posturais em escolares: o entendimento dos estudantes(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-19) Magalhães, Andréia Batista; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Cláudio Bispo de; Santos, Marilúcia Ribeiro dosO presente estudo tem como escopo buscar o entendimento dos alunos de uma escola pública municipal de tanque novo-ba, sobre o que é ter uma postura corporal adequada, pois, é sabido que problemas posturais estão cada vez mais presentes em crianças na fase escolar. Dentre os problemas posturais mais freqüentes pode-se citar a escoliose, hipercifose, hiperlordose e costa plana. Sendo que para pesquisa foi utilizado um questionário, construído para este estudo a fim de levantar as principais informações sobre este entendimento, utilizando a pesquisa qualitativa. De acordo com os resultados, ficou constatado que as crianças e adolescentes necessitam de atenção especial com relação a este assunto, visto que, apesar de apresentarem um conhecimento sobre tal tema, verificou-se que este conhecimento não é o suficiente para ser colocado em prática. São, por fim, apresentadas sínteses conclusivas, que demonstram como a orientação para manutenção de uma postura corporal adequada é de fundamental importância para prevenção de problemas posturais no futuro.
- ItemControles financeiros: a importância das ferramentas financeiras em empresas distribuidoras de bebidas na cidade de Guanambi(2014-08-08) Oliveira, Jamara Delinete da Palma; Guedes, Márcio da Conceição; Costa, Marcelo Neves; Bittencourt, Euclides Santos; Cardoso, Vanderlei Marques; Souza, Jussimara de Cássia LeiteO presente trabalho foi desenvolvido em três empresas atuantes no segmento de distribuição de bebidas na cidade de Guanambi-Bahia, evidenciar o uso de controles financeiros que auxiliam no processo de tomada de decisão. Para que pudesse ser desenvolvido, utilizou-se como processo metodológico o desenvolvimento de uma pesquisa de campo de caráter exploratório onde os resultados foram obtidos através de questionários direcionados aos gestores e tratados a partir de uma análise comparativa com auxilio do referencial teórico onde tem-se a considerações dos principais autores que dominam a temática em questão bem como as subtemáticas que envolvem o contexto voltado para os aspectos que envolvem os controles financeiros e a tomada de decisão. Os resultados obtidos demonstraram que essas empresas realizam bom uso das ferramentas financeiras dentro da execução dos seus negócios.
- ItemCOVID–19 e investimentos: um estudo do comportamento investidor dos professores da rede estadual de ensino de Caetité-BA(UNEB, 2023-11-20) Gomes, Saionara de Souza; Pereira, Welington de Souza; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Helfenstein, Lara AmorimApós o início da pandemia de COVID-19 no Brasil, tornou-se necessária a realização de estudos para saber como a doença impactou diversos grupos em diferentes localidades e aspectos. O objetivo do artigo foi compreender as possíveis mudanças de comportamento dos professores da rede estadual de ensino básico e técnico de Caetité – BA com relação aos hábitos de investimentos depois da COVID-19. Este trabalho buscou ainda identificar os produtos de investimento utilizados antes e depois da pandemia, conhecer o perfil de investidor dos participantes e verificar se as possíveis mudanças geraram impactos positivos, negativos ou nulos nas finanças pessoais dos professores. O método utilizado foi a pesquisa de campo com abordagem quantitativa e do tipo descritiva. Os dados foram coletados por um formulário (Google Forms) e analisados através da estatística descritiva. Como principais resultados, a quantidade de investidores aumentou e os professores passaram a diversificar mais seus investimentos, além de conhecerem melhor o seu perfil de investidor, sendo o perfil conservador de maior predominância. A poupança, apesar de ter sido ainda o investimento preferido, perdeu espaço para outros produtos. Entretanto, grande parte dos pesquisados não mostrou preocupação em adquirir mais conhecimento sobre investimentos e de estar atualizada às mudanças do mercado financeiro. É sugerida a continuidade da pesquisa pelo tema apresentar grande importância e existir uma escassez na literatura atual acerca deste assunto com professores brasileiros.
- ItemCuidados com o bebê prematuro após alta hospitalar: orientações aos pais(2023-12-14) Prado, Ivanete Fernandes do; Santos, Romiria Brito dosEste álbum seriado é produto do trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação/Campus XII, intitulado “CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ORIENTAÇÃO DOS PAIS ACERCA DOS CUIDADOS COM O BEBÊ PREMATURO APÓS A ALTA DA UNIDADE NEONATAL”. O álbum seriado é uma ferramenta importante na articulação do processo de alta hospitalar do prematuro, na continuidade do cuidado no espaço domiciliar e na menor probabilidade de reinternações. Ele tem como objetivo auxiliar os monitores e a equipe da unidade no preparo da alta do bebê e na orientação dos pais acerca dos cuidados com o bebê prematuro após a alta da unidade neonatal. Para melhor aprimoramento, o álbum seriado passou pelo processo de validação por juízes especialistas. Dessa forma, esperamos que essa tecnologia cuidativa-educacional possa contribuir com os monitores do projeto de extensão “Ações extensionistas para mães de prematuros: atividades lúdicas e educativas”, com a equipe de profissionais da unidade neonatal e com os pais na transição do cuidado com o bebê prematuro, da internação hospitalar para o domicílio, de modo que seja garantido o bem-estar e segurança dos bebês e dos pais.-