Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 158
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmpreendedorismo feminino: A invisibilidade das vendedoras de cosméticos de Palmas de Monte Alto, BA.(Uneb, 0002-12-24) Novais, Melissa Vitória Porto; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Chaves, Adller Moreira; Guimarães, Jane Kelly Nascimento PortoEste trabalho aborda o empreendedorismo feminino, focando na invisibilidade das vendedoras de cosméticos informais da cidade de Palmas de Monte Alto, BA. O objetivo é investigar os desafios enfrentados por mulheres que, devido a uma renda insuficiente, buscam uma fonte extra de recursos por meio da venda de cosméticos. O estudo explora como essas mulheres, muitas vezes donas de casa ou com empregos informais, se inserem no mercado de trabalho e quais obstáculos enfrentam nesse contexto. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, explicativa e de campo, com ênfase na compreensão das experiências e motivações dessas empreendedoras. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários online, enviados e respondidos aleatoriamente por 11 mulheres da cidade, com o intuito de captar informações sobre suas práticas empreendedoras e os desafios diários. A pesquisa também se apoiou em revisão bibliográfica para embasar teoricamente o estudo. Os resultados indicam que a falta de reconhecimento, apoio institucional e qualificação financeira são os principais obstáculos enfrentados pelas vendedoras de cosméticos. Além disso, a falta de uma estrutura formal para esses negócios limita o crescimento e a sustentabilidade dessas iniciativas. A pesquisa sugere a necessidade de políticas públicas e programas de apoio, como cursos de gestão financeira e empreendedorismo, para fortalecer as competências dessas mulheres e melhorar sua inserção no mercado. Por fim, o estudo destaca a importância de promover o empreendedorismo feminino na cidade, com ações que valorizem essas empreendedoras e incentivam a formalização de seus negócios, o que pode beneficiar tanto as participantes quanto a economia local como um todo.
- ItemPlanejamento estratégico: estudo de caso em indústria alimentícia de Guanambi(0005-08-25) Castro, Ageu Filipe Lima; Souza, Carolyane Marta AssunçãoA indústria é um dos setores que mais contribui para o desenvolvimento socioeconômico municipal da cidade de Guanambi, onde ela faz parte do desenvolvimento municipal, da história da comunidade local e é um dos principais setores na geração de empregos formais. Este estudo tem como objetivo investigar a forma como os gestores das indústrias analisadas percebem o planejamento estratégico, especialmente no que se refere à sua implementação e importância para a eficiência organizacional. Este estudo é de abordagem qualiquantitativa e natureza descritiva, e baseia-se em um estudo de caso comparativo entre as percepções dos gestores de duas indústrias de biscoitos de Guanambi. Os resultados indicam que os gestores enxergam a aplicação do planejamento estratégico como efetiva, ainda que possuam variações na participação dos colaboradores e nos mecanismos de controle e melhoria contínua. Em suma, as organizações apresentam maturidade nos processos de planejamento, mas recomendam-se estudos complementares com outros stakeholders para ampliar a análise.
- ItemInfluência do cuidado na continuidade da assistência ao prematuro a partir da perspectiva materna(0008-01-25) Amado, Anita Vitória de Jesus; Fernandes, Talitha Sonally Soares; Cardoso, Berta Leny Costa; Fernandes, Emanuella Soares Fraga; Prado, Ivanete Fernandes doObjetivo: Descrever como o cuidado influencia na continuidade da assistência ao prematuro. Método: Pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 16 mães, com 21 filhos que nasceram prematuros, dessas, cinco possuíam duas crianças cada, sendo três gemelares. Resultados: As etiologias que levam ao nascimento pré-termo são muitas, dentre elas a hipertensão arterial na gestação ocasionando a pré-eclâmpsia e eclâmpsia, a gemelaridade, o desarranjo hormonal com a diabetes gestacional e o hipotireoidismo. As sequelas ao bebê incluem subdesenvolvimento gastrintestinal com alergias e intolerâncias alimentares, alergias de pele, déficit no neurodesenvolvimento com dificuldades de socialização. O cuidado precoce diminui a prevalência de doenças derivadas das sequelas, devendo ser iniciado ainda no pré-natal e mantido na assistência continuada. Considerações finais: A continuação dos cuidados assistenciais à criança com vigilância integral é a melhor ferramenta para lhe garantir uma vida saudável e de qualidade.
- ItemPercepção de estudantes de enfermagem sobre as necessidades espirituais e religiosas do paciente(Universidade do Estado da Bahia, 0011-01-25) Batista, Carine Silva; Santos, Jessica Lane Pereira; Santos, Jessica Lane Pereira; Silva , Jaine Kareny; Guimarães, Claudia Franco; Santos, Jessica Lane PereiraIntrodução: A espiritualidade e religiosidade são conceitos diferentes, mas igualmente relevantes para a área da saúde, especialmente para a Enfermagem. Essas dimensões têm um impacto significativo no processo de saúde e doença, afetando o bem-estar físico, emocional e social dos indivíduos. Desse modo, é essencial que sejam considerados na assistência de enfermagem, com o intuito de promover um cuidado integral. Objetivo: Compreender a percepção de estudantes de enfermagem sobre as necessidades espirituais e religiosas do paciente. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa realizado com estudantes de enfermagem. O estudo foi desenvolvido em uma universidade pública, estadual. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas com auxílio de gravador portátil. A pesquisa realizada seguiu todos os preceitos éticos que regem a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Os participantes do estudo destacaram a grande importância da religiosidade e da espiritualidade para a pessoa. Segundo eles, tratam-se de elementos que interferem positivamente no processo de recuperação do paciente. Quando questionados se se sentiam confortáveis em abordar questões espirituais e religiosas com os pacientes, muitos estudantes responderam que não, alegando que não possuíam um preparo adequado para tal. Conclusão: Os cuidados espirituais são de suma importância para a promoção da recuperação e bem-estar do paciente e a enfermagem possui um papel fundamental na implementação desses cuidados, devendo estar adequadamente preparada para realizar a abordagem e o acolhimento desses aspectos durante a assistência.
- ItemAcessibilidade e utilização dos serviços da Atenção Primária à Saúde por trabalhadores feirantes(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 0011-01-25) Soares, Alexandre de Almeida; Rios, Marcela Andrade; Cotrim Junior, Dorival Fagundes; Cruz, Silvana Portella Lopes; Pereira, Tatiana BarretoIntrodução: A Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil é consolidada como o centro ordenador das redes de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo suas ações de saúde articuladas na perspectiva de promoção, proteção, prevenção, tratamento e reabilitação que consideram a individualidade e a coletividade dos sujeitos com práticas assistenciais democráticas e participativas. Objetivo: Avaliar a acessibilidade e utilização dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado aos trabalhadores feirantes. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa dos trabalhadores feirantes de um mercado municipal do interior da Bahia. A amostra de participantes do estudo foi de 55 trabalhadores informais alcançados através da técnica snowball (bola de neve). A pesquisa baseou-se no Primary Care Assessment - PCATool (versão para adultos), com o uso de 15 itens selecionados dos componentes “utilização dos serviços de saúde” e “acessibilidade”. Resultados: Os atributos "utilização dos serviços de saúde" e "acessibilidade" apresentaram grau insatisfatório de acordo avaliação dos trabalhadores feirantes, sendo ambos os valores abaixo de 6,6 como considerado pelo PCATool – Brasil. Considerações finais: Os resultados desse estudo revelaram uma realidade desafiadora na busca e no acesso dos trabalhadores informais do munícipio estudado aos serviços da Atenção Primária a Saúde, cabendo aos gestores e profissionais da saúde da APS adotar estratégias para promoção de uma assistência integral, resolutiva e equânime.
- ItemTerno de Reis da fazenda Boa Sorte: a cultura como parte da educação no município de Caetité/BA(Universidade do Estado da Bahia, 0016-07-25) Carneiro, Jonatas Thiago dos Santos; Argolo, Lidia de Teive e; Freitas, Ana Cláudia de Oliveira; Reis, Joseni Pereira MeiraEste trabalho tem como objetivo compreender como a cultura do Terno de Reis pode ser integrada na Educação, de forma que possa ser mantida e valorizada pela sociedade, tendo em vista sua contribuição para os aprendizados dos alunos. A escolha do tema se deu a partir da minha vivência familiar com a cultura do Reisado e foi reforçada durante as oportunidades com teorias e práticas de pesquisa no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII de Guanambi/BA. Para compreender o tema proposto, foram utilizadas como fundamento as abordagens de Roberto DaMatta, Clifford Geertz, Victor Turner, Arnold Van Gennep, Émile Durkheim, Mariza Peirano e René Mare da Costa Silva. Tais abordagens contribuíram para um olhar sensível e compreensivo voltado aos ritos, símbolos e significados intrínsecos à cultura do Reisado, bem como permitiram acessar sua dimensão educativa. A metodologia adotada define-se como qualitativa, baseada nas perspectivas antropológicas dos autores que fundamentam o trabalho. Nessa perspectiva, a pesquisa envolveu a realização de revisão bibliográfica, pesquisa de campo, observação participante, bem como diálogos e entrevistas semiestruturadas com a minha avó materna, líder do Terno de Reis da Fazenda Boa Sorte e com pesquisadores e educadores envolvidos com a cultura do Reisado. Os resultados da pesquisa revelam como o Reisado atua enquanto elo de ligação entre as vivências e saberes culturais das diferentes gerações de uma comunidade, aproximando seus membros ao promover sentimentos de pertencimento cultural e de identidade. Pesquisar o Reisado permitiu relacionar aspectos desta cultura enquanto instrumentos pedagógicos potentes, capazes de ser mobilizados nos espaços escolares ou fora deles como exemplos de integração entre cultura e educação. Nesse sentido, corroborando com a formação humana e fortalecendo a memória coletiva, o Reisado possibilita aos estudantes estabelecerem compreensões acerca de seus traços culturais, bem como acessar um caminho para a garantia do direito a uma educação democrática e humanizada.
- ItemCondições de trabalho e saúde de trabalhadoras do sexo do sudoeste baiano(Universidade do Estado da Bahia, 0025-01) Rocha, Tandy Dante dos Prazeres de Matos; Rios, Marcela Andrade; Rodrigues, Larissa Silva de Abreu; Ferreira, Bruno SantosO trabalho sexual realizado por mulheres cisgêneras é uma das profissões mais antigas do mundo, entretanto, encontra inúmeros percalços em sua consolidação em diversos países como o Brasil. Objetivo: identificar as condições de trabalho e saúde de trabalhadoras sexuais na região sudoeste da Bahia. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal com dados das trabalhadoras do sexo que desenvolvem suas funções laborais em cidades da região do sudoeste da Bahia (Jequié, Vitória da Conquista, Brumado Guanambi e Bom Jesus da Lapa), constante no banco do projeto guarda-chuva intitulado SER E/OU ESTAR¿ VULNERÁVEL NO TRABALHO SEXUAL: sentidos, significados e cuidado de si na perspectiva de trabalhadoras sexuais. Resultados: Foram entrevistadas 191 mulheres profissionais do sexo que desempenham suas funções laborais com idade a partir dos 18 anos em cidades do sudoeste baiano. O perfil sociodemográfico encontrado demonstrou que a maior parte das trabalhadoras possui idade de até 35 anos (n= 111; 58,1%), viúvas (n=95; 49,7%), negras (somatório de pardas e pretas igual a 133 trabalhadoras), de escolaridade de até ensino médio (n=78; 40,8%) e religião católica (n=92; 48,2%). Quanto as características laborais, a maior parte desempenha suas atividades de trabalho em bares (n=97; 50,8%), possuem tempo de trabalho como profissionais do sexo de 2 a 5 anos (n=93; 48,7%), fazem de 4 a 5 programas diários (n=149; 78%) e iniciaram a desempenhar atividades como profissionais do sexo com idade entre 18 a 25 anos (n=77; 40,3%). As características de saúde, revelou um perfil de acesso aos serviços de saúde público e privado por 96 entrevistadas (50,3%), 152 realizaram exames preventivos de CA de colo do útero (79,5%), o uso de preservativo nos programas foi relatado por 178 profissionais (93,2%) e 70 delas relataram já ter apresentado diagnóstico de IST (36,7%).
- ItemFormação dos/as professores/as da escola do campo: quais desafios e dificuldades as pesquisas apontam?(Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Cunha, Marli Caldeira; Souza, Rute de Jesus; Trindade, Domingos Rodrigues da; Carvalho, Maria de Fatima Pereira; Baleeiro, Leidjane FernandesRESUMO Esse trabalho versa sobre a formação de professores e professoras das escolas do campo. O objetivo foi investigar os desafios, as dificuldades e contradições presentes na formação dos/das professores/as das escolas do campo apontados pelas pesquisas realizadas e refletir sobre as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores/as das escolas do campo. A metodologia adotada é qualitativa do tipo bibliográfica a partir de um levantamento nos bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPed), partindo da análise de artigos científicos, teses e dissertações. A fundamentação teórica foi feita a partir de autores/as que abordam sobre a concepção de formação de professores e professoras do campo: Arroyo (2007), Caldart (2004), Molina e Antunes-Rocha (2014), e Saviani (2009). Os resultados encontrados revelaram os principais desafios e tensionamentos presentes na formação de professores/as das escolas do campo. Apesar dos avanços, encontram-se muitas dificuldades para que as políticas públicas sejam consolidadas. Conclui-se que, mesmo diante desses enfrentamentos, é notável as conquistas alcançadas pela população campesina e os movimentos sociais, possibilitando a promoção de uma Educação do/no Campo.
- ItemO fechamento da Escola Miguel Gomes no Morro do Mosquito em Candiba – Bahia: Vozes do povo da comunidade(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-21) Rocha, Evanilza da Silva; Marques, Tatyanne Gomes; Oliveira, Sandra Alves; Reis, Sônia Maria de OliveiraA pesquisa que deu origem a este trabalho teve o propósito de analisar o fechamento da Escola Miguel Gomes na comunidade Morro do Mosquito em Candiba – Bahia. Para isso, a metodologia foi pautada na escuta do povo da comunidade e de professores/as que atuaram na referida escola. Os dados mostram que a escola era próxima do povo da comunidade e que o povo do local tinha uma relação de proximidade com as professoras e os professores. O fechamento da escola foi visto como uma grande perda.
- ItemContribuições da educação física na prevenção de problemas posturais em escolares: o entendimento dos estudantes(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-19) Magalhães, Andréia Batista; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Cláudio Bispo de; Santos, Marilúcia Ribeiro dosO presente estudo tem como escopo buscar o entendimento dos alunos de uma escola pública municipal de tanque novo-ba, sobre o que é ter uma postura corporal adequada, pois, é sabido que problemas posturais estão cada vez mais presentes em crianças na fase escolar. Dentre os problemas posturais mais freqüentes pode-se citar a escoliose, hipercifose, hiperlordose e costa plana. Sendo que para pesquisa foi utilizado um questionário, construído para este estudo a fim de levantar as principais informações sobre este entendimento, utilizando a pesquisa qualitativa. De acordo com os resultados, ficou constatado que as crianças e adolescentes necessitam de atenção especial com relação a este assunto, visto que, apesar de apresentarem um conhecimento sobre tal tema, verificou-se que este conhecimento não é o suficiente para ser colocado em prática. São, por fim, apresentadas sínteses conclusivas, que demonstram como a orientação para manutenção de uma postura corporal adequada é de fundamental importância para prevenção de problemas posturais no futuro.
- ItemEmpreendedorismo: o empreendedor e as (des)vantagens do programa microempreendedor individual no município de Guanambi-Bahia(2011-10-07) Gonçalves, Eliz Regina De Carvalho Castro; Donato, Lecirene de Souza Lima; Silva, Suely Dias da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus Vinícius CarvalhoO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemA responsabilidade social empresarial nas indústrias de cerâmicas de Guanambi – BA(2011-10-07) Rocha, Daiane Lobo; Fernandes, Marcus Vinícius Silva; Correia, Zeliane Ribeiro; Montalvão, Vânia; Leite, Carlos Fernando Faria; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério SantosO presente estudo aborda um tema de grande relevância, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que ganhou impulso no Brasil a partir da década de 90, através da crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e com a adoção de posturas éticas. A RSE apresenta-se como uma nova forma de gerir os negócios, através do compromisso contínuo com o mundo atual e das gerações futuras. As empresas buscam se adequar a esse novo modelo de gestão visando adquirir um diferencial competitivo, perante outras organizações, e o reconhecimento da sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, o presente trabalho consiste em identificar a percepção das indústrias de cerâmicas de Guanambi quanto à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com momentos quantitativos, sendo o estudo do tipo exploratóriodescritivo. A pesquisa bibliográfica fundamentou o trabalho, reunindo fontes acessíveis sobre a natureza do tema, sendo complementada por pesquisa de campo, onde os dados primários foram coletados através de questionário composto por 30 questões abertas e fechadas. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento acerca do tema e sua importância, bem como o confronto de teorias com a prática atual das empresas selecionadas para que as mesmas possam repensar suas atividades e processos na busca do desenvolvimento sustentável.
- ItemA importância da gestão ambiental nos cursos de administração: Um estudo de caso na UNEB de Guanambi-BA(2012) Almeida, Júlio César Lemos de; Vânia Montalvão; Leite, Carlos Fernando; Marques, Rogério Santos; Oliveira, Sayonara MirandaAtualmente a Gestão Ambiental (GA) está inserida na rotina das empresas e instituições, sendo essencial para o desenvolvimento econômico consciente de que é preciso preservar os recursos naturais. Este trabalho é um estudo realizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, com o objetivo de verificar a importância da Gestão Ambiental nos Cursos de Administração a partir da análise da grade curricular prevista na Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação de 13 de julho de 2005 e da análise do currículo do Curso de Administração do Campus XII. Neste trabalho foram discutidos os conceitos de GA, sua abrangência e a evolução do pensamento ambiental, a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a GA, e esta, como diferencial estratégico na carreira dos futuros administradores, para o desenvolvimento sustentável nas organizações que vierem a atuar. Foi adotado uma metodologia de pesquisa bibliográfica com mérito qualitativo, com ênfase no conceito de GA e sua importância como componente curricular nos cursos de administração, onde se observou que a educação ambiental, no âmbito dos cursos de Administração, ainda se encontra em fase de maturação, sendo sua abordagem muitas vezes resumida em uma única disciplina.
- ItemJogo e educação física: uma análise dos periódicos publicados no período de 2000 a 2010(2012-02-02) Pereira, Núbia Lafaette de Souza; Araújo, Maura Meg; Oliveira, Glaurea Nádia Borges deO jogo é uma temática bastante presente nas discussões da área da Educação e da Educação Física escolar. Nessa conjuntura, ele pode ser entendido como um fim em si mesmo (conteúdo cultural) ou como uma estratégia didático-pedagógica (meio). Partindo desse contexto, este trabalho destinou-se a identificar, descrever e analisar as concepções de jogo presentes nos periódicos da área de Educação Física no período de 2000 a 2010. Para tanto, oito periódicos da área constituíram fonte de dados dessa investigação. A análise desses periódicos foi feita estabelecendo-se algumas categorizações, o que permitiu identificar qual concepção predomina e alguns outros aspectos relacionados à forma como o jogo vem sendo entendido. Conclui-se que há uma preponderância da concepção de jogo estratégia/meio em relação ao jogo como conteúdo cultural e, a partir disso, são apresentados alguns apontamentos e reflexões acerca da temática discutida.
- ItemA concepção de corpo dos acadêmicos do curso de licenciatura plena em educação física, ingressantes e concluintes do processo de formação da UNEB - Campus XII – Guanambi(2012-08-16) Lima, Príscylla Teixeira; Silva, Ana Paula Fernandes Fagundes da; Carvalho, Sebastião Carlos dos SantosO estudo em questão se propôs analisar as concepções de corpo dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física no processo de formação, na tentativa de identificar as relações estabelecidas entre corpo, mídia e a educação física. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter comparativoqualitativo com vinte e três acadêmicos, sendo onze ingressantes e doze concluintes do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo seis questões abertas e sua interpretação se efetivou a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para uma perspectiva ainda fragmentada sobre concepção de corpo dos ingressantes, com relação aos concluintes, que mencionam discussões amplas e reflexivas a acerca das temáticas. Diante deste contexto, cabe então à Educação Física questionar o papel que vem assumindo na sociedade contemporânea, principalmente frente à idolatria e fragmentação do corpo, buscando entendê-lo com base em sua construção e manifestação histórica, cultural, estética, política e social.
- ItemA influência da mídia esportiva nas aulas de educação física das escolas municipais de Guanambi-BA(2012-08-21) Cotrim, José Ricardo; Matos, Macelino CostaO esporte moderno, com mais de dois séculos de existência, passou a conquistar lugares e posições cada vez mais privilegiadas ao longo do tempo e, atualmente, faz parte da sociedade em geral, inclusive no Brasil, conhecido mundialmente como o país do futebol. Essa ideologia é fortemente divulgada pela mídia que, em função das inovações tecnológicas na área da comunicação, consegue veicular informações numa proporção global e atingir um número cada vez maior de pessoas. Nesse sentido, todos os setores sociais, inclusive o educacional, são atingidos pelas informações veiculadas pela mídia, em particular, a esportiva. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência que a mídia esportiva exerce nas aulas de educação física das escolas municipais de GuanambiBa, através de pesquisa de campo com abordagem qualitativa e do método dialético por meio da aplicação de questionário com questões abertas e observação das aulas de educação física das turmas de 8ª série dos Colégios Municipais de Guanambi-Ba. Nessa perspectiva, os dados obtidos a partir da pesquisa confirmou a hipótese de que o esporte competitivo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação de massa, é reproduzido nos ambientes escolares, nas aulas de educação física, muitas vezes, de forma descontextualizada.
- ItemA música como fator motivacional para praticantes de musculação em academias de ginástica(2012-08-21) Pereira, Jaedson dos Santos; Souza, Willian Sales; Cardoso, Berta Leni CostaA música assume um papel fundamental para o desencadeamento motivacional para o indivíduo praticante de musculação, visto que essas atividades acompanhadas por música favorecem a continuidade do processo de regularidade das práticas de exercícios físicos. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da música para a prática de musculação, verificando se ela seria o principal elemento motivacional para o desenvolvimento dessas atividades em academias de ginástica da cidade de Guanambi/Ba. A pesquisa teve caráter descritiva, com abordagem quanti-qualitativo, em que foi aplicado um questionário estruturado em 60 (sessenta) praticantes de musculação em três academias da cidade de Guanambi-Ba. Diante dos dados analisados, a música apresenta como um dos maiores fatores motivacionais durante as práticas de musculação nas academias de Ginástica e que sua percepção e/ou partes dela variam de acordo a cada indivíduo. O estilo de música “eletrônica” foi a que mais se destacou como preferida, dentre os fatores motivacionais para essa prática, nos discursos dos pesquisados, enquanto o estilo de música “romântica” como menor índice de preferência. É preciso considerar que não só a música em si influencia diretamente nas práticas de exercícios de musculação, mas também de outros critérios ou fatores que estão vinculados a esse processo, e que sua percepção ou parte dela variam de acordo com cada indivíduo de uma determinada cultura.
- ItemEstilo de vida em adolescentes praticantes de capoeira em uma cidade no interior da Bahia(2012-08-22) Evangelista, Joelma Neves; Souza, Luiz Humberto Rodrigues; Almeida, Claudio Bispo deO objetivo desse estudo foi analisar e classificar o estilo de vida dos adolescentes praticantes de capoeira em uma cidade no interior da Bahia, além de comparar e correlacionar os componentes do estilo de vida entre os sexos. A amostra foi constituída por 46 adolescentes, sendo 30 meninos e 16 meninas. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário PEVI. Foi realizada uma estatística descritiva (média e desvio padrão) para analisar e classificar o estilo de vida dos adolescentes. Para comparar cada componente do estilo de vida entre os grupos masculino e feminino, foi utilizado o teste “t” para amostras independentes. Para associar os componentes do estilo de vida foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi p0,05). Observou-se uma correlação entre “relacionamento social” e “componente preventivo” para toda a amostra (r=0,38; p=0,009) e para o grupo masculino (r=0,48; p=0,008). Também houve uma correlação entre “atividade física” e “componente preventivo” para toda a amostra (r=0,30; p=0,04).
- ItemUm olhar reflexivo sobre o papel do professor de educação física quanto aos moldes ditados pelo capitalismo(2012-08-22) Silva, Chamenna D’Luca Ladeia da; Santos, Mariângela Ribeiro dosReportando ao conhecimento à autonomia do ser é que se vê a importância da escola na vida do sujeito como extensão do conhecimento para a vida, no qual o professor consciente auxilia na assimilação do mesmo, sendo que é na escola que esse sujeito passa um tempo considerável como estudante. Na tentativa de chamar atenção para a atuação dos professores, em especial dos professores de educação física, entendendo-a como uma ação resultante do sistema capitalista mediada pelo Estado por meio do currículo explícito e oculto. Expõe-se nessa pesquisa de procedimento bibliográfico questões referentes não só à Escola, como também referentes ao Estado e ao Sistema Capitalista, compreendendo todos estes como formuladores e mantenedores da alienação por meio do instrumento ideologia, para, em consequência, formar corpos dóceis. Conclui-se sob o entendimento de que o currículo oculto é o detentor das verdadeiras intenções da educação, que o esporte realizado na escola sem direcionamento e acompanhamento crítico em sua maioria é mais uma forma de se alienar tanto quem o pratica quanto quem o assiste, reforçando ainda mais a formação de seres reprodutores desse sistema sorrateiro que é o capitalismo, por isso a utilização desse conteúdo da educação física não é ingênua.
- ItemO cadeirante dentro da sociedade guanambiense: perspectivas para a construção de um novo olhar sobre o corpo(2012-08-23) Pereira, Leonardo Fernandes; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Claudio Bispo deEste artigo visa discutir a concepção de imagem corporal dos cadeirantes (com paraplegia ou tetraplegia adquirida) residentes num bairro de Guanambi, sua visão de corpo dentro da sociedade e as possíveis contribuições de praticas físicas na melhoria dessa imagem. A proposta metodológica se apresenta numa perspectiva descritiva de cunho qualitativo, sendo utilizado para tal o método para análise de estudo de caso múltiplos, onde os resultados demonstram, apesar das divergências em algumas questões apresentadas, que a deficiência física afeta profundamente e de forma negativa a concepção de imagem corporal dessas pessoas. Neste aspecto, a atividade física regular é apontada como instrumento que poderia auxiliar na melhoria da imagem e autonomia das pessoas com deficiência física, porém, a inexistência de espaços para que esta se concretize impede-os de serem contemplados com pratica da mesma na cidade.