Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 68
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07) Santos, Maria Reginalva Alves dos; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Nascimento, LeandroO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
- ItemA contribuição do Ensino Superior para o desenvolvimento intelectual e profissional: um levantamento realizado com os egressos do Curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, ) Jesus, Sidnéa Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Filho, Raimundo Nonato Lima; Carmo, Romilson Moreira doEsta pesquisa tem como objetivo identificar a contribuição do curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim, para o desenvolvimento profissional e intelectual de egressos. Para alcançar tal objetivo, adotou-se um estudo descritivo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento e aplicação de um questionário junto aos egressos de Ciências Contábeis dos semestres 2009.1 a 2013.2 com questões objetivas e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados demonstram que para 83% dos respondentes o curso ressaltou a valorização salarial e as oportunidades de emprego, ao mesmo tempo desenvolveu a capacidade de trabalhar em equipe e de saber comunicar-se com eficiência por escrito e oralmente. Tendo apontado como pontos negativos as aulas relacionadas com a prática contábil e a ausência de um meio de manter contato com a Instituição de Ensino Superior após o término do curso. Diante disso, acredita-se que esses resultados contribuem para que a Instituição de Ensino Superior conheça a real situação dos profissionais que tem colocado no mercado de trabalho de forma a, analisar se a metodologia utilizada adequa-se a necessidade do profissional e da sociedade. Novos estudos podem ser realizados com a ampliação da amostra, principalmente resultantes de comparação entre instit
- ItemA evolução humana no ensino médio da rede pública em Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Moura, Júlio César da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Freitas, Juliana Côrtes; Santana, Marta Maria Oliveira deA evolução humana é um dos principais temas dos debates científicos, pois o homem sempre se questionou sobre a sua origem. Todavia é um tema complexo de se abordar nas escolas, pois, necessita dos conhecimentos de genética e evolução, tendo, sobretudo que se deparar com a forte barreira do antropocentrismo religioso. Preocupados com o ensino desse tema nas escolas públicas de Senhor do Bonfim, objetivamos identificar as principais dificuldades dos professores de biologia da rede pública, quanto ao ensino do tema Evolução Humana, além de tentar auxiliar o professor, por meio da discussão, da indicação de espaços para as suas aulas, da disponibilização de planos de aulas, resenhas e resumos de livros. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e levantamento dos recursos didáticos disponibilizados na escola para o ensino da evolução humana. Ademais realizamos pesquisa em websites educativos, tais como: MEC, Nova Escola e Becoming Human, para selecionar planos de aulas que versassem sobre o tema. A análise de dados foi feita mediante a interpretação dos resultados à luz das bibliografias específicas. Em nossa pesquisa identificamos que os professores entrevistados costumam abordar o tema da evolução humana em sala e que disponibilizam entre 3 e 4 aulas para esse assunto; que as concepções religiosas são empecilhos para a abordagem do assunto; que a maioria dos professores considera as dificuldades com o tema fruto da carência de material didático na escola, embora as escolas tenham sido avaliadas e tenham apresentado recursos razoáveis para a atuação docente; que dentre as vertentes do tema a maioria dos docentes se dedica a abordagem de conceitos e, por fim, que os recursos mais utilizados pelos professores são os slides e os textos. Percebe-se assim, que existem dificuldades para o tratamento desse tema nas escolas, uma vez que ele desafia conhecimentos religiosos bem estabelecidos, e necessita de formação acadêmica continuada por parte dos docentes.
- ItemA Importancia do Lúdico no Ensino da Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-29) Junior, Valdemário Mendes de Carvalho; Costa, Ivan Souza; Maria, Tânia; Conceição, Antonio Messias DiasO referido trabalho de conclusão do curso aborda a importância do lúdico no ensino de matemática e sua necessidade para o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como base uma pesquisa qualitativa, é descrito fatos e resultados obtidos a partir de uma observação sistemática e de um questionário aberto realizado com docentes e discentes de uma escola Pública de Ensino Médio da cidade de Jaguarari. Utilizamos como fundamentação teórica autores como: Almeida (2000), Brasil (1997) Barbosa (2002), entre outros que apresentam estudos importantes sobre a importância do lúdico no ensino de matemática, visto que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo do estudante.Percebeu-se que é de suma importância a prática lúdica no contexto escolar, sendo que ela possibilita a interação e aprendizagem dos alunos fazendo com que eles despertem maior interesse e participação nas atividades propostas que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos. No entanto, apesar de professores e alunos conceberem essa idéia como de suma importância ainda observa-se aulas de matemática pautada no uso de instrumentos arcaicos como a lousa, o giz e o livro didático.
- ItemA importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador(Universidade do Estado Bahia, 2010-03-24) Silva , Luciano Marques da; Pereira , Daniel de Jesus; Silva , Cleide Carneiro Alves da; Regis, Franklin Rami Cavalcanti OliveiraEsta monografia tem como objetivo desenvolver, uma análise bibliográfica e descritiva sobre a importância do profissional contábil responsável pela obrigação acessória na informação que gera a obtenção do direito previdenciário ao trabalhador empregado. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador empregado. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizado nas áreas de contabilidade e direito previdenciários de um escritório de contabilidade do município de Campo Formoso-BA. A presente pesquisa buscará revelar a importância do profissional contábil nos direitos previdenciários e a necessidade de manter-se informado a todo o momento, pois uma das suas funções é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que por direito deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Identificar quais informações a empresa ou cliente necessita, pois na área contábil a informação é um dos princípios fundamentais que possibilita a qualidade da decisão e diminui a incerteza do gestor. O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso.
- ItemA Inclusão do Deficiente na Escola Regular: Um Olhar Sobre a Expectativa das Mães(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Caires, Georgea Lessa; Souza , Pascoal Eron Santos de; Carvalho , Norma Leite Martins de; Lucena, Luciana da Silva FonsecaA inclusão tem conquistado seu espaço em acalorados debates e pesquisas, para a mudança de paradigmas educacionais que envolvam pessoas deficientes. Neste sentido, a família tem papel relevante em conjunto com os professores e a comunidade escolar. O presente trabalho teve como objetivos identificar qual a expectativa que as mães têm a respeito da inclusão de seus filhos na escola regular e através deste estudo verificar se esta inclusão já acontece na pratica com os alunos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim, Bahia, onde a pesquisa foi realizada. Para isto utilizamos o método qualitativo fundamentado nos autores, Bueno (1999), Gotti (2002), Mantoan (1997), Profeta (2007), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães, que foram os sujeitos deste trabalho pode-se concluir que, a escola, assim como os professores devem, estar preparados e ao mesmo tempo preparar seus alunos não-deficientes, em conjunto com as famílias, para a aceitação e convívio com a diferença, acima de tudo respeitando o outro e a limitação de cada individuo.
- ItemA Literatura no Imaginário Infantil(Universidade do Estado da Bahia, ) Moreira, Valci Soares da Silva; Golçalves, Maria Elizabethe SouzaEsse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo identificar as compreensões dos professores da educação infantil do Centro Estudantil Fundame (CEF) sobre a Literatura Infantil e a Importância de Contar Historias no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essa pesquisa teve como aporte teórico: Coelho (2000), Pires (2000), Bettlheim (2007), Abramovich (1989), Lajolo e Zilberman (2004), Gentille e Alencar (2005), Ludke e Andre (1986), Cruz Neto (1994), Gil (1991), Minayo (2004), Machado (2001), e tantos outros que nos deram embasamento teórico para a realização dessa pesquisa. A metodologia utilizada foi à qualitativa, por nos possibilitar uma maior interação com os sujeitos. Tivemos como instrumentos de coleta de dados: observação participante, questionário fechado, e a entrevista semiestruturada. Com o auxilio desses instrumentos conseguimos fazer algumas reflexões sobre a problemática proposta, onde constatamos que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreende a importância da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças, porém, a freqüência com que esses momentos de prazer e aprendizado ocorrem e de maneira esporádica, e descompromissada, por parte de algumas professoras. Contudo, ressaltamos que algumas professoras procuram realizar um trabalho criativo, dinâmico, porém ainda há um longo caminho a percorrer, no sentido uma prática mais consciente, que alcance os alunos e suas vivencias de modo integral.
- ItemAnálise dos Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio em Escolas do Município de Campo Formoso - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Maria Mônica de Jesus; Freitas, Juliana Cortes deO livro didático é um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, sendo muitas vezes o único material de apoio didático disponível para professores e alunos. Os conteúdos de Genética são abordados em livros didáticos de Biologia do 3º ano do Ensino Médio, e contribuem com um papel muito importante na formação de um cidadão crítico, pois estar presente e todo momento em discussões éticas. Este trabalho visa analisar os conteúdos de Genética em livros didáticos de Biologia adotados pelas escolas públicas e particulares do município de Campo Formoso-BA, bem como conhecer o perfil dos professores de Biologia do 3º ano do Ensino Médio das respectivas escolas, abordando aspectos relativos a escolha do livro didático e o ensino de genética. Para análise dos livros foi utilizado um roteiro adaptado, segundo os critérios de análise do PNLD-2012 de Biologia. Os critérios levados em consideração para análise dos livros foram: conteúdo teórico, recursos visuais, exercícios propostos, recursos adicionais e preceitos éticos. A partir dos resultados, verificou-se que a escolha do livro adotado foi realizada por apenas 70% do total de professores participantes da pesquisa, o critério mais utilizado foi uma linguagem clara e de fácil compreensão, o recurso mais utilizado, além do livro didático para ministrar as aulas sobre genética foi o uso de vídeos. Nenhum professor identificou erro nos conteúdos de Genética, todavia partir da análise realizada nesta pesquisa nos livros didáticos encontrou¬se algumas falhas tais como, conceitos e conteúdos resumidos, ausência de conteúdos importantes, erros ortográficos em algumas ilustrações e recursos visuais precários. O livro que mais apresentou falhas, diante dos critérios adotados, foi o Revisional: Biologia (2011). Por isso destacamos a importância da adoção de obras analisadas segundo os critérios do PNLD pelas escolas.
- ItemAnálise dos periódicos de Contabilidade com estrato "A" no Qualis-Caps(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jeisica Gomes; Filho, Raimundo Nonato Lima; Silva, Denise Mendes da; Amorim, Ricardo José Rocha; Pinheiro, Francisco Marton GleusonOs periódicos científicos assumem um papel de fundamental importância para a disseminação do conhecimento de forma contínua e atualizada. O presente estudo propõe-se a analisar os periódicos científicos de Contabilidade classificados no Estrato “A” no sistema Qualis/Capes, sob o ponto de vista do desempenho (forma). No triênio de 2010-2012. A metodologia utilizada foi método descritivo, com abordagem quantitativa. Do total de 185 títulos no estrato A1 e 198 no A2 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, 20 foram identificados como de Contabilidade. Para obtenção dos resultados aplicou-se o método de avaliação proposto pelo Qualis/Capes e o Krzyzanowski e Ferreira (1998) para tratamento e análise dos dados, procurando identificar os aspectos relacionados ao desempenho das revistas. O estudo observou que o relacionamento entre o desempenho do periódico e as variáveis, estratificação Qualis/Capes e número de indexadores vinculados foram significativos, de acordo com análise de correlação de Spearman. Os resultados apontam que dos periódicos envolvidos na pesquisa, dos produzidos no Brasil nenhum possui indexador em base de dados ISI/JCR ou Scopus/SCImago, já os periódicos internacionais todos são indexados nas duas bases. Outra constatação foi que a métrica Qualis/Capes é baseada, praticamente, por variáveis da dimensão formal. Acreditando na importância do tema para a Contabilidade o presente trabalho foi desenvolvido para a fomentação de estudos a respeito da avaliação da qualidade da produção científica. A contribuição do estudo está em ajudar os periódicos de níveis inferiores a adotar estratégias em alcançar o estrato superior.
- ItemApuração de resultado e controle na agricultura familiar do perimetro irrigado de Ponto Novo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-15) Gomes, João Sérgio Pereira da Silva; Santos, Leandro do Nascimento; Costa, Rita Regina Marques; Dourado, Thaise VasconcelosA agricultura familiar sempre foi importante na contribuição do aumento do PIB brasileiro, sendo responsável pela maior parte dos alimentos consumidos pela população brasileira. É um setor que apresenta potencialidades para o desenvolvimento socioeconômico e causa menos impacto ambiental quando relacionada à agricultura de larga escala. Nesse sentido, a gestão de custos se constitui como uma importante ferramenta para os produtores utilizarem na administração de sua produção, pois, o controle desses custos permite que os produtores percebam se existe a viabilidade econômico-financeira das suas atividades rurais. O objetivo desse trabalho monográfico é conhecer se há um controle e apuração dos resultados obtidos com a produção na agricultura familiar no município de Ponto Novo/BA. Dessa forma, a pesquisa em questão, procurou-se identificar quais os procedimentos utilizados pelos produtores do Perímetro Irrigado do Projeto de Irrigação de Ponto Novo, para apurar o resultado, qual o grau de satisfação sobre o resultado apurado, e os possíveis erros ou falhas apresentadas pelos produtores ao apurarem o resultado de suas produções. Através da realização da pesquisa de campo, com a aplicação de formulário para a coleta de dados junto aos produtores rurais de Ponto Novo/BA, foi possível perceber que os produtores rurais, em sua maioria, não realizam o registro dos gastos de suas produções, não sabendo, portanto, detalhar o lucro obtido.
- ItemArte-Educação: A Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Lemos, José Menanes Manoel de; Paz, Maria Gloria daEste trabalho monográfico tem o propósito de apresentar o resultado de uma pesquisa que visou discutir sobre Arte-Educação, bem como a Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho nesta perspectiva. Para conseguirmos estas informações utilizamos a metodologia História Oral e a coleta dos relatos se deu através de uma entrevista direcionada por um “guião” previamente estruturado, as entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente. Os colaboradores deste trabalho foram os membros do Núcleo Aroeira de Arte: Alda Kelly (Pikena Lemos), Benedito Oliveira, Jacson Muricy e Maicon Vinicius. Um espectador do grupo: Ailton Ribeiro e Gilmara Cláudia funcionária do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho. Procuramos construir um material que trouxesse no seu bojo uma experiência no campo da arte-educação, mostrando-a como possibilidade real de transformação.
- ItemArtefatos de Contabilidade Gerencial difundidos entre os alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Silva Neto, João Albuquerque; Lima Filho, Raimundo Nonato; Moreira, Romilson do Carmo; Santos, Francisco ArapiracaO Comitê de Contabilidade Financeira e Gerencial da Federação Internacional de Contabilistas (IFAC) divulgou um pronunciamento intitulado International Management Accounting Practice 1 (IMAP 1), em 1989, e revisou o estudo em 1998 apresentando quatro estágios de evolução da Contabilidade Gerencial, identificando artefatos relacionados a cada um destes estágios. O objetivo desta pesquisa foi identificar o conhecimento dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante dos Artefatos da Contabilidade Gerencial. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa composto por 13 afirmações. As assertivas abordaram a Contabilidade Gerencial e seus Artefatos. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 219 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicouse o Teste de Hipótese tStudent. O estudo obteve como conclusão que os discentes conhecem os Artefatos da Contabilidade Gerencial. Este trabalho contribui para a discussão acerca da evolução da Contabilidade Gerencial, no Brasil e suas limitações ainda existentes, procurando discutir a raiz da problemática que se apresenta como limitação, há poucas pesquisas focadas na discussão da Contabilidade Gerencial.
- ItemAs dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Santos, Letícia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria CamposA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
- ItemAs perspectivas dos alunos de Ciências Contábeis em relação ao mercado de trabalho: estudo de caso em uma instituição pública de nível superior(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-17) Santos, Lorena da Silva; Dourado, Thaíse Vasconcelos; Souza , Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Francisco Arapiraca dosA atual conjuntura econômica do país passou-se a exigir uma maior demanda por Profissionais Contábeis capacitados que auxiliem na tomada de decisão das empresas. Neste sentido, as universidades aliadas aos professores, desempenham um importante papel para formação e qualificação do aluno. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar quais são as perspectivas dos alunos quanto ao mercado de trabalho. Para desenvolvimento desse estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos e revistas que abordam o tema em questão e aplicação de questionário estruturado, composto de 18 questões objetivas, sendo este respondido por 157 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de nível superior no Estado da Bahia. Como resultados, percebeu-se que os alunos, em sua maioria não se sentem preparados para o mercado de trabalho. No entanto, consideram que a área contábil está em ascensão e que esta oferece uma diversidade de opções para atuação profissional, sendo a área mais pretendida pelos discentes, o serviço público e a função mais citada, a de auditoria. No que tange o papel do professor, 65% dos alunos responderam que estes influenciaram na sua escolha profissional, evidenciando o importante papel do docente na construção de um profissional de sucesso. Consideram importante também, possuir habilidades técnicas profissionais para atenderem as demandas das empresas.
- ItemAs principais demonstrações contábeis do setor público: um estudo na ótica dos discentes das instituições de ensino superior baianas(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jandmilli Gonçalves da Costa; Lima Filho, Raimundo Nonato ; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Moreira, Romilson do CarmoA pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão dos discentes do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior Baianas, das informações contábeis disponíveis nos demonstrativos destinados ao setor público. Para isso, adotou-se a metodologia exploratória com enfoque quantitativo, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário. Este foi constituído por 10 assertivas no qual os discentes escolheram a alternativa que mais se aproximava do seu conhecimento. As assertivas trataram dos principais demonstrativos do setor público. Participaram desta pesquisa os discentes de 62 campi de IES baianas, sendo estas públicas e privadas. A análise ocorreu nas 217 respostas que predispõem a não normalidade utilizando uma estatística descritiva e por último aplicou-se o Teste Quiquadrado. O estudo obteve como conclusão que os discentes não compreendem os termos empregados nos demonstrativos aplicados no setor público. Este trabalho contribui para que as Instituições de Ensino Superior ao se deparar com as deficiências do ensino, proporcionando atuar na melhora da qualidade dos seus profissionais.
- ItemAssistência de enfermagem em planejamento familiar : uma revisão de literatura(Universidadem do Estado da Bahia, 2012-12-19) Silva, Soraia Santos da; Almeida, Eliana do Sacramento de; Vale, Márcia Evangelista do; Suto, Cléuma Sueli SantosO programa de Planejamento Familiar é definido como um conjunto de ações de regulações da fecundidade garantindo ao individuo ou casal o direito de limitar ou aumentar sua prole. Atualmente sua assistência é oferecida predominantemente pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), cabendo ao enfermeiro, assistir em concepção e contracepção. O objetivo geral dessa pesquisa é descrever a assistência de enfermagem no programa de Planejamento Familiar e os específicos são discorrer sobre Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar destacando a importância da enfermagem neste tipo de atendimento. Para tanto foi utilizada a abordagem qualitativa da revisão de literatura sendo incluídas as publicações indexadas às buscas de dados LILACS e SCIELO além de publicações do Ministério da Saúde, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2011. Os profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, ocupam papel de extrema relevância no desenvolvimento das ações de Planejamento Familiar sendo responsáveis por oferecer aos usuários do serviço informações sobre a importância de se planejar, os métodos de concepção e concepção disponíveis e autorizado pelo Ministério da Saúde, suas vantagens, desvantagens e mecanismos de ação, proporcionando aos mesmos, conhecimento suficiente para escolha consciente do que melhor se adapta a sua realidade para um efetivo planejamento reprodutivo reduzindo as taxas de gestações não planejadas além de incentivar o uso de dupla proteção que minimiza os riscos de contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis.
- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemAvaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Nascimento , Giesleide Ribeiro do; Santos, Alayde Ferreira; Dias, Ana Maria Campos; Amorim, Ricardo José RochaEste trabalho teve como tema “Avaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos cujos objetivos foram: investigar o processo de avaliação realizado pelos professores pesquisados e analisar a postura adotada pelos mesmos diante dos erros cometidos pelos alunos. Tal pesquisa fundamentou-se nas idéias transformadoras defendidas, dentre outros, por Cury (2007), Luckesi (2005), Hoffmann (2001), Vasconcelos (2000), Pinto (2000) e Sant'Anna (1995). De natureza qualitativa, este trabalho obteve como público alvo cinco professoras que ensinam matemática no Colégio Estadual Teixeira de Freitas. A opção por essa escola surgiu devido à experiência como docente desenvolvida na mesma durante o período de Estágio Supervisionado ministrado pela disciplina Estágio III. Para coletar os dados foi utilizado o questionário como instrumento, por este ser de fácil aplicação e bem aceito pelos pesquisados. A análise dos dados nos permitiu concluir que tais professoras embora tendo que enfrentar vários empecilhos em sua prática assumem uma postura reflexiva e dinâmica em sala de aula, avaliando continuamente seus alunos e encarando os erros cometidos pelos mesmos como um “espelho” do trabalho desenvolvido de modo a dar continuidade ou reorganizá-lo.
- ItemBioprospecção de Microorganismos Fermentados da Manipueira(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Nascimento, Rayssa Lima; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de Carvalho; Santos, Edemir Barbosa dosO cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz) representa a base econômica e alimentar de boa parte da população do nordeste, podendo ser utilizada para produção de farinha, fécula e tapioca. Durante a fabricação desses produtos alguns resíduos agroindustriais (sólidos e líquidos) são produzidos sendo potencialmente poluidores. Estes resíduos podem ser aproveitados na alimentação animal, fertirrigação, como inseticida e herbicida. O líquido leitoso, amarelado e altamente tóxico, oriundo do processo de fabricação de farinha, é denominado manipueira, com pouca aplicação na maioria das vezes sendo despejada no solo ou em rios, pela grande maioria das indústrias de farinha. Porém a alta concentração de nutrientes faz a manipueira uma forte candidata como fonte de carbono e nutrientes em processos fermentativos industriais, empregando microrganismos para a obtenção de moléculas de valor comercial. Esta utilização da manipueira contribuiria para a redução da poluição ambiental ao mesmo tempo em que serviria como fonte de carbono e de nutrientes de baixo custo para a microbiologia industrial. O objetivo deste trabalho é bioprospectar microrganismos para avaliar a fermentação da manipueira. A manipueira coletada na casa de farinha do distrito da Igara e levada ao laboratório de biotecnologia de microrganismos da Uneb - Campus VII, será submetida a fermentação natural, onde amostras serão retiradas periodicamente e microrganismos também serão isolados e caracterizados . Os microrganismos passarão por processo fermentativo, tendo como substrato a manipueira. As amostras das fermentações quantificadas e analisadas em Cromatografia em líquido de alta eficiência (CLAE), mostrou o ácido lático como principal produto. Gerando assim maiores informações sobre a fermentação natural da manipueira, evidenciando a capacidade de crescimento microbiano e a possibilidade de aproveitamento desta como fonte de carbono e nutriente em processos fermentativos industriais
- ItemCaldo do Mamoeiro ( Carica papaya ) como Fonte de Nutrientes para Processos Fermentativos(Universidade do Estado da Bahia, ) Souza, Daiane Alves de; Silva, Gervásio Paulo da; Sereno, Henrique Reis; Silva, Jucilene Pinto daOs resíduos e subprodutos agroindustriais são considerados importantes substratos para a microbiologia industrial, com aplicação potencial em processos fermentativos. Entre esses substratos, a biomassa lignocelulósica e extratos vegetais vêm recebendo cada vez maior atenção, uma vez que representam fontes alternativas e promissoras de nutrientes para a produção de metabólitos microbianos. Diversos compostos economicamente importantes podem ser produzidos a partir de resíduos agroindustriais e de extratos vegetais, como o etanol. O caldo do mamoeiro (Carica papaya) contém açucares e outros nutrientes que suportam o crescimento microbiano, assim pode ser empregado como fonte de nutrientes em processos fermentativos. Neste trabalho, foi avaliado o extrato líquido do mamoeiro como fonte de nutrientes para a produção de metabólitos microbianos, utilizando as leveduras Aureobasidium pullulans EBJ31, Candida pseudointermedia CAC01, Rhodotorula mucilaginosa CCC31, Saccharomyces cerevisiae comercial, Trichosporon asahii EPB13 e Whickerhamomyces anomalus CCC32.