Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 117
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07) Santos, Maria Reginalva Alves dos; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Nascimento, LeandroO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
- ItemA atuação dos controladores internos em três municípios da 13ª inspetoria regional de controle externo de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-25) Oliveira, Camilo Simões Amaral; Pinheiro, Francisco Marton G.; Regis, Franklin Rami Cavalcanti Oliveira; Silva, Cleide Carneiro Alves daO presente estudo tem como finalidade avaliar a atuação dos controladores internos em três Prefeituras da 13ª. Inspetoria de Controle Externo de Senhor do Bonfim, tendo como objetivo geral verificar de que forma o controle interno pode se tornar um instrumento eficiente e eficaz, auxiliando o gestor público na tomada de decisões. A metodologia escolhida partiu da realização de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou analisar os conceitos, características, bem como a fundamentação legal do controle interno voltado à administração pública, além de demonstrar alguns setores da administração pública onde o controle interno deve atuar. Oportunamente foram descritos os principais setores em que o controle interno deve atuar e os procedimentos específicos para cada um. Para avaliar a atuação dos controladores internos foi necessário fazer um estudo de caso em três municípios dessa Inspetoria, cujo não fora divulgado os nomes, a fim de preservar a identidade dos profissionais envolvidos, bem como a precisão das respostas obtidas. A pesquisa revelou que o controle interno nos municípios pesquisados funciona de forma ineficiente, onde a falta de pessoal é um dos principais problemas. Assim, conclui-se que a deficiência de controle interno em determinadas áreas enfraquece a administração pública, tendo como consequência possíveis ocorrências de erros, desvios ou fraudes.
- ItemA certificação digital como mecanismo de controle tributário das empresas(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-14) Miranda, Luara Macedo dos Santos; Dourado, Thaíse Vasconcelos; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Francisco Arapiraca dosO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar a certificação digital, destacando os benefícios que ela confere à informação contábil, motivos pelos quais ela tem apresentado uma crescente importância no ramo da Contabilidade. Paralelamente à isso, buscou-se aqui analisar a certificação digital sob a ótica do controle tributário efetuado pelas autoridades fiscalizadoras. Para a consecução desses objetivos, fez-se necessário estudar os principais conceitos relacionados a certificação digital, bem como fazer uma breve análise do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – que está intimamente vinculado ao tema e, em seguida, fez-se necessário buscar dados sobre a sonegação fiscal no Brasil. Este trabalho caracteriza-se como descritivo, bibliográfico e qualitativo. A metodologia utilizada foi a análise dos relatórios de fiscalização da Receita Federal do Brasil, do período compreendido entre 2010 e 2014. Observou-se com a análise empreendida que a utilização compulsória da certificação digital favoreceu um aumento na constituição do crédito tributário autuado pela fiscalização, durante o período analisado, sugerindo que esta exigência tenha sido uma medida com vistas a aumentar a arrecadação tributária no país.
- ItemA contribuição do Ensino Superior para o desenvolvimento intelectual e profissional: um levantamento realizado com os egressos do Curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, ) Jesus, Sidnéa Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Filho, Raimundo Nonato Lima; Carmo, Romilson Moreira doEsta pesquisa tem como objetivo identificar a contribuição do curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim, para o desenvolvimento profissional e intelectual de egressos. Para alcançar tal objetivo, adotou-se um estudo descritivo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento e aplicação de um questionário junto aos egressos de Ciências Contábeis dos semestres 2009.1 a 2013.2 com questões objetivas e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados demonstram que para 83% dos respondentes o curso ressaltou a valorização salarial e as oportunidades de emprego, ao mesmo tempo desenvolveu a capacidade de trabalhar em equipe e de saber comunicar-se com eficiência por escrito e oralmente. Tendo apontado como pontos negativos as aulas relacionadas com a prática contábil e a ausência de um meio de manter contato com a Instituição de Ensino Superior após o término do curso. Diante disso, acredita-se que esses resultados contribuem para que a Instituição de Ensino Superior conheça a real situação dos profissionais que tem colocado no mercado de trabalho de forma a, analisar se a metodologia utilizada adequa-se a necessidade do profissional e da sociedade. Novos estudos podem ser realizados com a ampliação da amostra, principalmente resultantes de comparação entre instit
- ItemA coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Josiane Bruno da; Barros, Beatriz de Souza; Almeida, Suzzana Alice Lima; Vieira, Rosângela SouzaO presente trabalho científico se propôs a analisar questões relacionadas à organização educacional, refletindo minuciosamente sobre a Coordenação Pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes, visando compreender a historicidade do profissional da área, suas atribuições e suas práticas. O referencial teórico teve base em autores como Brandão (2007), Paro (1991), Rangel (2001), Demo (1994), Libâneo (1994) e entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como instrumentos básicos de coleta de dados a observação, o questionário fechado e o questionário semi-aberto, onde os sujeitos epistemológicos foram onze professores que lecionam no Ensino Fundamental I e II na instituição de ensino o Colégio Municipal César Augusto Rabello Borges da rede pública, na localidade de Caatinga do Moura, município da cidade de Jacobina, no norte do interior baiano. A análise e discussão dos dados foram feitas à luz de posicionamentos sobre a Coordenação Pedagógica, Educação Qualitativa e Práticas Docentes, contextualizando tais paradigmas com a realidade escolar pesquisada, onde assim constatamos através dos questionários, que os professores urgem por mudanças, uma vez que não está sendo disponibilizada pela coordenação pedagógica da escola contribuições significativas para o desenvolvimento de suas práticas.
- ItemA escola multisseriada e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Ferreira da; Souza, Ivânia Paula Freitas de; Maria Ferreira daEste trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.
- ItemA Escola Multisseriada e seus Desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Ferreira Da; Souza, Ivânia Paula Freitas deEste trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.
- ItemA evolução humana no ensino médio da rede pública em Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Moura, Júlio César da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Freitas, Juliana Côrtes; Santana, Marta Maria Oliveira deA evolução humana é um dos principais temas dos debates científicos, pois o homem sempre se questionou sobre a sua origem. Todavia é um tema complexo de se abordar nas escolas, pois, necessita dos conhecimentos de genética e evolução, tendo, sobretudo que se deparar com a forte barreira do antropocentrismo religioso. Preocupados com o ensino desse tema nas escolas públicas de Senhor do Bonfim, objetivamos identificar as principais dificuldades dos professores de biologia da rede pública, quanto ao ensino do tema Evolução Humana, além de tentar auxiliar o professor, por meio da discussão, da indicação de espaços para as suas aulas, da disponibilização de planos de aulas, resenhas e resumos de livros. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e levantamento dos recursos didáticos disponibilizados na escola para o ensino da evolução humana. Ademais realizamos pesquisa em websites educativos, tais como: MEC, Nova Escola e Becoming Human, para selecionar planos de aulas que versassem sobre o tema. A análise de dados foi feita mediante a interpretação dos resultados à luz das bibliografias específicas. Em nossa pesquisa identificamos que os professores entrevistados costumam abordar o tema da evolução humana em sala e que disponibilizam entre 3 e 4 aulas para esse assunto; que as concepções religiosas são empecilhos para a abordagem do assunto; que a maioria dos professores considera as dificuldades com o tema fruto da carência de material didático na escola, embora as escolas tenham sido avaliadas e tenham apresentado recursos razoáveis para a atuação docente; que dentre as vertentes do tema a maioria dos docentes se dedica a abordagem de conceitos e, por fim, que os recursos mais utilizados pelos professores são os slides e os textos. Percebe-se assim, que existem dificuldades para o tratamento desse tema nas escolas, uma vez que ele desafia conhecimentos religiosos bem estabelecidos, e necessita de formação acadêmica continuada por parte dos docentes.
- ItemA geometria analítica no Ensino Médio: através da utilização de vetores(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Farias, Ademária Ferreira Nascimento; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Brito, Mirian Ferreira de; Barbosa, Helder Luiz AmorimA Geometria Analítica, quando apresentada pelo professor de matemática, ocorre trivialmente no terceiro ano do Ensino Médio. Geometria Analítica é um componente curricular que se encontra presente nos cursos de Matemática e em outros cursos de nível superior. Foi desenvolvida por René Descartes durante o século XVII, através da fusão entre álgebra e a geometria. No entanto, pode-se estudá-la através do uso de vetores. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011 com professores que lecionam Matemática nos Colégios Estaduais de Ensino Médio da cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de verificar se os mesmos lecionam Geometria Analítica no Ensino Médio e se o fazem utilizando o conceito de vetor como artifício didático no processo ensino aprendizagem. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário aplicado aos entrevistados e após análise, constatou-se: a não utilização de vetores nas aulas de Geometria Analítica; a prioridade dada aos conteúdos os quais não tratam de geometria, em especial a Analítica; a dependência da sequência de conteúdos e as abordagens dos mesmos contidos nos livros didáticos; a dificuldade no processo de ensino e aprendizagem tanto do professor quanto do aluno.
- ItemA importância das atividades lúdicas no desenvolvimento e no processo de aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Alves, Aurelina Oliveira; Gonçalves, Maria Elizabeth SouzaEste trabalho teve como objeto de estudo a Ludicidade na educação infantil na perspectiva dos professores de educação infantil, tendo como objetivo verificar a importância atribuída pelos professores de educação infantil ao lúdico como atividade educativa. O lócus da pesquisa foi a Escola Fundação de Apoio a Criança e ao Adolescente FUNDAME – Senhor do Bonfim- Bahia. A metodologia adotada pautou-se sobre o enfoque qualitativo priorizando-se como instrumentos: o questionário fechado, e a entrevista semi-estruturada aplicado aos professores. Como aporte teórico utilizamos Lakatos (1991), Harguete (1992), Vygotsky (1989) Kishimoto (2001), Freire (2002) entre outros. Verificou-se que as atividades lúdicas são de extrema relevância para o desenvolvimento integral do aluno.
- ItemA Importancia do Lúdico no Ensino da Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-29) Junior, Valdemário Mendes de Carvalho; Costa, Ivan Souza; Maria, Tânia; Conceição, Antonio Messias DiasO referido trabalho de conclusão do curso aborda a importância do lúdico no ensino de matemática e sua necessidade para o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como base uma pesquisa qualitativa, é descrito fatos e resultados obtidos a partir de uma observação sistemática e de um questionário aberto realizado com docentes e discentes de uma escola Pública de Ensino Médio da cidade de Jaguarari. Utilizamos como fundamentação teórica autores como: Almeida (2000), Brasil (1997) Barbosa (2002), entre outros que apresentam estudos importantes sobre a importância do lúdico no ensino de matemática, visto que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo do estudante.Percebeu-se que é de suma importância a prática lúdica no contexto escolar, sendo que ela possibilita a interação e aprendizagem dos alunos fazendo com que eles despertem maior interesse e participação nas atividades propostas que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos. No entanto, apesar de professores e alunos conceberem essa idéia como de suma importância ainda observa-se aulas de matemática pautada no uso de instrumentos arcaicos como a lousa, o giz e o livro didático.
- ItemA importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador(Universidade do Estado Bahia, 2010-03-24) Silva , Luciano Marques da; Pereira , Daniel de Jesus; Silva , Cleide Carneiro Alves da; Regis, Franklin Rami Cavalcanti OliveiraEsta monografia tem como objetivo desenvolver, uma análise bibliográfica e descritiva sobre a importância do profissional contábil responsável pela obrigação acessória na informação que gera a obtenção do direito previdenciário ao trabalhador empregado. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador empregado. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizado nas áreas de contabilidade e direito previdenciários de um escritório de contabilidade do município de Campo Formoso-BA. A presente pesquisa buscará revelar a importância do profissional contábil nos direitos previdenciários e a necessidade de manter-se informado a todo o momento, pois uma das suas funções é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que por direito deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Identificar quais informações a empresa ou cliente necessita, pois na área contábil a informação é um dos princípios fundamentais que possibilita a qualidade da decisão e diminui a incerteza do gestor. O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso.
- ItemA Inclusão do Deficiente na Escola Regular: Um Olhar Sobre a Expectativa das Mães(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Caires, Georgea Lessa; Souza , Pascoal Eron Santos de; Carvalho , Norma Leite Martins de; Lucena, Luciana da Silva FonsecaA inclusão tem conquistado seu espaço em acalorados debates e pesquisas, para a mudança de paradigmas educacionais que envolvam pessoas deficientes. Neste sentido, a família tem papel relevante em conjunto com os professores e a comunidade escolar. O presente trabalho teve como objetivos identificar qual a expectativa que as mães têm a respeito da inclusão de seus filhos na escola regular e através deste estudo verificar se esta inclusão já acontece na pratica com os alunos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim, Bahia, onde a pesquisa foi realizada. Para isto utilizamos o método qualitativo fundamentado nos autores, Bueno (1999), Gotti (2002), Mantoan (1997), Profeta (2007), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães, que foram os sujeitos deste trabalho pode-se concluir que, a escola, assim como os professores devem, estar preparados e ao mesmo tempo preparar seus alunos não-deficientes, em conjunto com as famílias, para a aceitação e convívio com a diferença, acima de tudo respeitando o outro e a limitação de cada individuo.
- ItemA literatura na educação infantil: significados atribuidos pelos docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança - Jaguarari/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Viviane Santos de; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraO presente trabalho monográfico parte da compreensão que a literatura na primeira infância constitui-se como um espaço de prazer e emoção, que influencia significativamente a criança em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e criticidade. Neste sentido, o professor de Educação Infantil deve buscar, em sua prática educativa, uma ação transformadora e significativa que proporcione à criança um contato mais frequente com os livros e as atividades literárias. A construção, por parte do professor, de uma concepção que considere a importância da literatura na educação infantil é fruto da sua formação acadêmica e, também, de sua vivência com a literatura. Desta forma resolvemos pesquisar a concepção e os significados que os educadores da primeira infância dão para a literatura infantil em sala de aula e sua influência na prática educativa. O locus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança – Jaguarari/Ba, e os sujeitos pesquisados foram as seis(06) professoras que trabalham nesta instituição. Elegemos como conceitos-chave Infância, Educação Infantil, Professor e Literatura Infantil, a partir do pensamento de autores como Steinberg (2001), Oliveira (1992 e 2001), Kramer (1992, 2002 e 2005), Silva (1985), Fazenda (1991), Gárcia (2003), Freire (1996), Coelho (2000), Lajolo (2002), Borges (1994), Costa (2006), Mizukami (1986), Abramovich (1997), Palo e Oliveira (2001), Bettelheim (1996) e Referencial Curricular Nacional (1998), que possibilitou-nos uma discussão teórica e fundamentou a nossa análise da concepção sobre literatura na Educação Infantil e sua influência na ação educativa dos sujeitos pesquisados. Na perspectiva da pesquisa qualitativa utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário fechado e a entrevista semi estruturada. Os resultados apontam que a forma como é concebida a literatura pelo educador tem influência significativa em sua prática, e os significados atribuídos pelas docentes à literatura são frutos de sua formação e da vivência destas com a literatura infantil ao longo da vida profissional, desta forma a literatura é percebida apenas enquanto instrumento pedagógico empobrecendo-a enquanto arte.
- ItemA Literatura no Imaginário Infantil(Universidade do Estado da Bahia, ) Moreira, Valci Soares da Silva; Golçalves, Maria Elizabethe SouzaEsse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo identificar as compreensões dos professores da educação infantil do Centro Estudantil Fundame (CEF) sobre a Literatura Infantil e a Importância de Contar Historias no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essa pesquisa teve como aporte teórico: Coelho (2000), Pires (2000), Bettlheim (2007), Abramovich (1989), Lajolo e Zilberman (2004), Gentille e Alencar (2005), Ludke e Andre (1986), Cruz Neto (1994), Gil (1991), Minayo (2004), Machado (2001), e tantos outros que nos deram embasamento teórico para a realização dessa pesquisa. A metodologia utilizada foi à qualitativa, por nos possibilitar uma maior interação com os sujeitos. Tivemos como instrumentos de coleta de dados: observação participante, questionário fechado, e a entrevista semiestruturada. Com o auxilio desses instrumentos conseguimos fazer algumas reflexões sobre a problemática proposta, onde constatamos que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreende a importância da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças, porém, a freqüência com que esses momentos de prazer e aprendizado ocorrem e de maneira esporádica, e descompromissada, por parte de algumas professoras. Contudo, ressaltamos que algumas professoras procuram realizar um trabalho criativo, dinâmico, porém ainda há um longo caminho a percorrer, no sentido uma prática mais consciente, que alcance os alunos e suas vivencias de modo integral.
- ItemA ludicidade como elemento mediador da aprendizagem na perspectiva da inclusão(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Renata Silva de Freitas; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraEste trabalho reúne reflexões sobre os processos pedagógicos desenvolvidos na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, com ênfase no uso dos recursos lúdicos como elementos mediadores da aprendizagem. Discorre sobre os conceitos de Educação Especial, Educação Inclusiva, necessidades educacionais especiais e ludicidade, relatando impressões colhidas pela autora em pesquisa qualitativa realizada com docentes que atuam nesta prática em escola pública regular de Ensino Fundamental do Sistema de Ensino do município de Senhor do Bonfim, no semiárido nordestino. Baseia-se teoricamente, em trabalhos e publicações de diversos autores, entre eles: Amaral (1995), Mazzotta (2001), Zavareze(2009), Sassaki (1997), Raiça e Oliveira(1990), Raiça( 2006), além de documentos legais e ou administrativos como Declaração de Salamanca(1994), LDB(1996), Silva (2009) e na Constituição Federal (1988), dentre outras. Conclui, apontando a grande necessidade de se reconhecer a ludicidade como um recurso alternativo que ainda é pouco utilizado, porém, reconhecido como alternativa que, se incorporada aos processos de educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, poderá contribuir significantemente para torná-los mais eficientes na integração, estímulo e aprendizagem desses educando
- ItemA Mala Pandora Apresenta: Mugiganga, Uma Esperança!(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Rocha, Luana Coelho; Silva, Reginaldo Carvalho daO trabalho reflete o desenvolvimento do processo criativo do espetáculo A mala Pandora apresenta: Mugiganga, uma esperança! Através da análise do Diário de Bordo, busco elucidar como se deu o desenvolvimento e a construção da concepção textual e cênica, que a cada apresentação foi se tornando mais complexa. Essa complexidade é lida como sinônimo de diversidade, e esta, vem a partir do diálogo com a travestilidade, com a negritude, com a palhaçada, com as artes do circo, com o ritual, com a magia, com a dança e com a música. Seu roteiro, todo musicado, traz as vozes de Renata Rosa (2008), Liniker (2019) (2021), Linn da Quebrada (2019), Santina (2018), Urias (2022) e Gloria Groove (2022). Resultando assim na produção e criação de uma personagem Palhaça e Drag Queen Mugiganga, que acompanhada da mala Pandora, apresenta um espetáculo que fala sobre a vivência Travestigenere e Preta em relação ao afeto e aos sonhos, evocando autores como Barbosa (2016), Bolognesi (2003) e Nascimento (2021).
- ItemA matemática silenciosa: o entrelace de dois mundos(Universidade do Estado da Bahia, 0211-09-30) Silva, Ivone Ferreira da; Carvalho, Norma Leite Martins de; Brito, Mirian Ferreira de; Souza, Pascoal Eron Santos deEste estudo tem como objetivo investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, acreditando ser este um fator includente no ensino aprendizagem. A realização deste trabalho aconteceu com os alunos da turma do 1.º ano G no Colégio Estadual Roberto Santos, na cidade de Campo Formoso, Bahia, utilizando-se da pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e o questionário, os quais nos deram maior segurança no processo de coleta e análise dos dados que subsidiaram a discussão da questão em tela. Com base em autores como Mazzota (1996), Quadros (1997), Rabelo (2002), entre outros, construímos o referencial teórico. Os resultados deste trabalho demonstram que a falta da língua brasileira de sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, assim como falta de interprete em sala de aula, implica em sérios prejuízos no ensino da matemática.
- ItemA Palhaçaria Feminina no Semiárido Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Oliveira, Vitória Alice da Silva; Assis, Taína deEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre palhaças do semiárido baiano que buscam ter um olhar do feminino na cena circense e protagonizar a mulher na palhaçaria. Trata se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. É uma pesquisa exploratória por meio de estudo de caso, para tanto foram selecionadas algumas palhaças da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, e a partir de entrevistas realizadas com elas, desenvolvo discussões sobre a estética sertaneja, a valorização da cultura da região e reflexões sobre o papel da mulher na palhaçaria. Para tal, faço um panorama da história da palhaçaria e como a presença da mulher surge nesse contexto. O texto ainda discorre sobre a dramaturgia feminina na palhaçaria e atividades artísticas na cidade do Senhor do Bonfim, e por fim, as mulheres atuantes na palhaçaria do território e sua forma própria de ser palhaça. Para a contextualização desses temas, utilizei como referências bibliográficas Silva (2018), Silva (2010), Silva (2007), Silva (2008), Burke (1989), Castro (2005), Bolognesi (2003), Castro (2019), Rémy (2016), Reis (2013), Bahktin (1987), Cardoso (2018), Saavedra (2011), Nascimento (2014), Santos (2014), Dias (2022) e Laborda (2010). Como resultado, podemos notar a importância de protagonizar mulheres na cena circense, assim como ocupar feiras, praças, trazendo um diferencial à arte. É um incentivo para que homens e mulheres encontrem em suas artes um espaço para preservar suas raízes histórico-cultural.
- ItemAnálise dos Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio em Escolas do Município de Campo Formoso - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Maria Mônica de Jesus; Freitas, Juliana Cortes deO livro didático é um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, sendo muitas vezes o único material de apoio didático disponível para professores e alunos. Os conteúdos de Genética são abordados em livros didáticos de Biologia do 3º ano do Ensino Médio, e contribuem com um papel muito importante na formação de um cidadão crítico, pois estar presente e todo momento em discussões éticas. Este trabalho visa analisar os conteúdos de Genética em livros didáticos de Biologia adotados pelas escolas públicas e particulares do município de Campo Formoso-BA, bem como conhecer o perfil dos professores de Biologia do 3º ano do Ensino Médio das respectivas escolas, abordando aspectos relativos a escolha do livro didático e o ensino de genética. Para análise dos livros foi utilizado um roteiro adaptado, segundo os critérios de análise do PNLD-2012 de Biologia. Os critérios levados em consideração para análise dos livros foram: conteúdo teórico, recursos visuais, exercícios propostos, recursos adicionais e preceitos éticos. A partir dos resultados, verificou-se que a escolha do livro adotado foi realizada por apenas 70% do total de professores participantes da pesquisa, o critério mais utilizado foi uma linguagem clara e de fácil compreensão, o recurso mais utilizado, além do livro didático para ministrar as aulas sobre genética foi o uso de vídeos. Nenhum professor identificou erro nos conteúdos de Genética, todavia partir da análise realizada nesta pesquisa nos livros didáticos encontrou¬se algumas falhas tais como, conceitos e conteúdos resumidos, ausência de conteúdos importantes, erros ortográficos em algumas ilustrações e recursos visuais precários. O livro que mais apresentou falhas, diante dos critérios adotados, foi o Revisional: Biologia (2011). Por isso destacamos a importância da adoção de obras analisadas segundo os critérios do PNLD pelas escolas.