Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 158
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade pelas micro e pequenas empresas: um estudo na Microregião de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-05) Menezes, Auziêne Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleusson; Pereira, Daniel de Jesus; Bonfim, Tânia Ferreira dos SantosO atual estágio que se encontra a evolução dos normativos contábeis, em nível mundial, exige da classe contábil um comportamento coerente com este cenário. O processo de harmonização contábil aos padrões internacionais gerou e continua gerando discussões pelos contabilistas de todo o país, onde se têm discutido as práticas contábeis divergentes e os problemas ocasionados por essas divergências. A pesquisa teve como objetivo geral identificar à aderência as normas internacionais de contabilidade para PMEs por parte dos profissionais contábeis de cidades da microrregião de Senhor do Bonfim. Os procedimentos adotados na presente pesquisa se deram por meio da revisão literária, bem como por meio da aplicação de questionários aos contadores de Cidades da região de Senhor do Bonfim. A mesma buscou por meio da análise qualitativa identificar a aderência dos contadores das cidades descritas quanto à utilização das normas contábeis para PMEs depois da convergência para os padrões internacionais. Por fim constatou-se que a classe contábil da região estudada tanto técnicos quanto contadores tem ciência da convergência dos normativos contábeis, porém não aderem a essas normas. Acredita-se que novos estudos sejam oportunos, de forma a ampliar o escopo regional e se aprofundar acerca do tema.
- ItemA afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07) Santos, Maria Reginalva Alves dos; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Nascimento, LeandroO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
- ItemA atuação dos controladores internos em três municípios da 13ª inspetoria regional de controle externo de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-25) Oliveira, Camilo Simões Amaral; Pinheiro, Francisco Marton G.; Regis, Franklin Rami Cavalcanti Oliveira; Silva, Cleide Carneiro Alves daO presente estudo tem como finalidade avaliar a atuação dos controladores internos em três Prefeituras da 13ª. Inspetoria de Controle Externo de Senhor do Bonfim, tendo como objetivo geral verificar de que forma o controle interno pode se tornar um instrumento eficiente e eficaz, auxiliando o gestor público na tomada de decisões. A metodologia escolhida partiu da realização de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou analisar os conceitos, características, bem como a fundamentação legal do controle interno voltado à administração pública, além de demonstrar alguns setores da administração pública onde o controle interno deve atuar. Oportunamente foram descritos os principais setores em que o controle interno deve atuar e os procedimentos específicos para cada um. Para avaliar a atuação dos controladores internos foi necessário fazer um estudo de caso em três municípios dessa Inspetoria, cujo não fora divulgado os nomes, a fim de preservar a identidade dos profissionais envolvidos, bem como a precisão das respostas obtidas. A pesquisa revelou que o controle interno nos municípios pesquisados funciona de forma ineficiente, onde a falta de pessoal é um dos principais problemas. Assim, conclui-se que a deficiência de controle interno em determinadas áreas enfraquece a administração pública, tendo como consequência possíveis ocorrências de erros, desvios ou fraudes.
- ItemA certificação digital como mecanismo de controle tributário das empresas(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-14) Miranda, Luara Macedo dos Santos; Dourado, Thaíse Vasconcelos; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Francisco Arapiraca dosO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar a certificação digital, destacando os benefícios que ela confere à informação contábil, motivos pelos quais ela tem apresentado uma crescente importância no ramo da Contabilidade. Paralelamente à isso, buscou-se aqui analisar a certificação digital sob a ótica do controle tributário efetuado pelas autoridades fiscalizadoras. Para a consecução desses objetivos, fez-se necessário estudar os principais conceitos relacionados a certificação digital, bem como fazer uma breve análise do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – que está intimamente vinculado ao tema e, em seguida, fez-se necessário buscar dados sobre a sonegação fiscal no Brasil. Este trabalho caracteriza-se como descritivo, bibliográfico e qualitativo. A metodologia utilizada foi a análise dos relatórios de fiscalização da Receita Federal do Brasil, do período compreendido entre 2010 e 2014. Observou-se com a análise empreendida que a utilização compulsória da certificação digital favoreceu um aumento na constituição do crédito tributário autuado pela fiscalização, durante o período analisado, sugerindo que esta exigência tenha sido uma medida com vistas a aumentar a arrecadação tributária no país.
- ItemA comercialização da avifauna silvestres na feira livre do município de Itiúba-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santos, Edna Souza dos; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Peixoto, Rosana da Silva; Guedes, Ana Paula PenhaA fauna brasileira é uma das mais ricas em biodiversidade no mundo e também uma das mais cobiçadas pelo comércio ilegal de animais silvestres, sendo essa a segunda principal causa de extinção de espécies no país. O objetivo dessa pesquisa consistiu em investigar a comercialização da avifauna silvestre na feira livre da sede do município de Itiúba, Bahia. A metodologia baseou-se em observações e registros da feira no que diz respeito à prática de comercialização desses animais. Foram observados durante as visitas 19 espécies de aves que são comercializadas na feira livre de Itiúba, essas estão distribuídas em oito famílias. Dentre essas aves as mais encontradas na feira pertencem à Família Emberezidae e as espécies: (Sicalis flaveola) Canário, (Passerina brisonii) Azulão e (Sporophila nigricollis) Papa-Capim.
- ItemA contabilidade como instrumento no desenvolvimento e gestão das entidades do terceiro setor: um estudo de caso no Instituto Presbiteriano de Educação Lírio dos Vales(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-16) Silva, Ariani Amorim da; Letti, Ariel Gustavo; Souza, Jorge Adriano; Nascimento , LeandroEsta monografia de conclusão de curso tem como objetivo, inicialmente, analisar os conceitos, e os aspectos gerais do Terceiro Setor e outras informações inerentes ao assunto e como o uso da contabilidade pode auxiliar no processo de gestão nas organizações, nesse caso no Instituto Presbiteriano de Educação Lírio dos Vales, uma organização sem fins lucrativos na área da educação Em seguida é apresentada ao leitor as demonstrações contábeis que são obrigatórias nas entidades de Terceiro Setor. O presente trabalho também pretende demonstrar como é feita a gestão no Terceiro Setor e todas as suas dificuldades. A metodologia desenvolvida foi realizada por pesquisa bibliográfica através de livros, artigos, pesquisas na internet, pesquisa de campo com aplicação de questionários aos membros dos conselhos que compõe o Instituto, sendo eles, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. A contabilidade é um instrumento essencial para o desenvolvimento e gestão das entidades do Terceiro Setor, através da informações fornecidas pelas demonstrações contábeis. A pesquisa revela que o conhecimento dos membros dos conselho sobre as demonstrações contábeis é escasso. Um maior interesse por parte dos membros facilitaria o processo de gestão e ajudaria no crescimento do Instituto.
- ItemA contribuição do Ensino Superior para o desenvolvimento intelectual e profissional: um levantamento realizado com os egressos do Curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, ) Jesus, Sidnéa Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Filho, Raimundo Nonato Lima; Carmo, Romilson Moreira doEsta pesquisa tem como objetivo identificar a contribuição do curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim, para o desenvolvimento profissional e intelectual de egressos. Para alcançar tal objetivo, adotou-se um estudo descritivo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento e aplicação de um questionário junto aos egressos de Ciências Contábeis dos semestres 2009.1 a 2013.2 com questões objetivas e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados demonstram que para 83% dos respondentes o curso ressaltou a valorização salarial e as oportunidades de emprego, ao mesmo tempo desenvolveu a capacidade de trabalhar em equipe e de saber comunicar-se com eficiência por escrito e oralmente. Tendo apontado como pontos negativos as aulas relacionadas com a prática contábil e a ausência de um meio de manter contato com a Instituição de Ensino Superior após o término do curso. Diante disso, acredita-se que esses resultados contribuem para que a Instituição de Ensino Superior conheça a real situação dos profissionais que tem colocado no mercado de trabalho de forma a, analisar se a metodologia utilizada adequa-se a necessidade do profissional e da sociedade. Novos estudos podem ser realizados com a ampliação da amostra, principalmente resultantes de comparação entre instit
- ItemA coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Josiane Bruno da; Barros, Beatriz de Souza; Almeida, Suzzana Alice Lima; Vieira, Rosângela SouzaO presente trabalho científico se propôs a analisar questões relacionadas à organização educacional, refletindo minuciosamente sobre a Coordenação Pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes, visando compreender a historicidade do profissional da área, suas atribuições e suas práticas. O referencial teórico teve base em autores como Brandão (2007), Paro (1991), Rangel (2001), Demo (1994), Libâneo (1994) e entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como instrumentos básicos de coleta de dados a observação, o questionário fechado e o questionário semi-aberto, onde os sujeitos epistemológicos foram onze professores que lecionam no Ensino Fundamental I e II na instituição de ensino o Colégio Municipal César Augusto Rabello Borges da rede pública, na localidade de Caatinga do Moura, município da cidade de Jacobina, no norte do interior baiano. A análise e discussão dos dados foram feitas à luz de posicionamentos sobre a Coordenação Pedagógica, Educação Qualitativa e Práticas Docentes, contextualizando tais paradigmas com a realidade escolar pesquisada, onde assim constatamos através dos questionários, que os professores urgem por mudanças, uma vez que não está sendo disponibilizada pela coordenação pedagógica da escola contribuições significativas para o desenvolvimento de suas práticas.
- ItemA Dimensão Terapêutica dos Jogos Dramáticos e Teatrais no Ensino do Teatro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Lima, Rodrigo Santos de; Soares, Taína Assis; Mota, Jones Oliveira; Lemos, TaianaEste artigo pretende apresentar os Jogos Teatrais e Dramáticos enquanto possibilidades para a promoção do bem – estar, destacando seu potencial pedagógico, estético e terapêutico. Pedagogicamente, promovem habilidades sociais, criatividade e pensamento crítico. Esteticamente, incentivamos a expressividade artística e a percepção sensível. Terapêuticamente, criar um espaço seguro para a expressão emocional, o autoconhecimento e o fortalecimento da autoestima, além de promoverem o bem-estar por meio da interação em grupo e da ressignificação de experiências pessoais. Essas práticas permitem a expressão emocional, o autoconhecimento e a melhoria nas relações interpessoais, que se caracterizam enquanto aspectos essenciais para o bem-estar. Essa afirmação tem lugar justamente nas práticas docentes vivenciadas durante o processo de graduação na Licenciatura em Teatro, trazidas ao texto em momentos pontuais sob a forma de exemplos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, reunindo as contribuições de três autores centrais: Augusto Boal (1996), Viola Spolin (2010) e Jacob Levy Moreno (2014). Os resultados presentes aqui apontam que essas práticas criam um ambiente seguro e criativo para a exploração de emoções e conflitos internos, favorecendo o autoconhecimento e a construção de vínculos interpessoais. Além disso, os Jogos Teatrais e Dramáticos se mostraram eficazes na promoção do bem-estar, revelando-se abordagens inclusivas e acessíveis para diversos públicos. Este estudo reafirma a relevância do Teatro como um campo interdisciplinar que une arte, educação e saúde, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a reflexão sobre novas possibilidades de autocuidado.
- ItemA escola multisseriada e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Ferreira da; Souza, Ivânia Paula Freitas de; Maria Ferreira daEste trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.
- ItemA Escola Multisseriada e seus Desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Ferreira Da; Souza, Ivânia Paula Freitas deEste trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.
- ItemA evolução humana no ensino médio da rede pública em Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Moura, Júlio César da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Freitas, Juliana Côrtes; Santana, Marta Maria Oliveira deA evolução humana é um dos principais temas dos debates científicos, pois o homem sempre se questionou sobre a sua origem. Todavia é um tema complexo de se abordar nas escolas, pois, necessita dos conhecimentos de genética e evolução, tendo, sobretudo que se deparar com a forte barreira do antropocentrismo religioso. Preocupados com o ensino desse tema nas escolas públicas de Senhor do Bonfim, objetivamos identificar as principais dificuldades dos professores de biologia da rede pública, quanto ao ensino do tema Evolução Humana, além de tentar auxiliar o professor, por meio da discussão, da indicação de espaços para as suas aulas, da disponibilização de planos de aulas, resenhas e resumos de livros. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e levantamento dos recursos didáticos disponibilizados na escola para o ensino da evolução humana. Ademais realizamos pesquisa em websites educativos, tais como: MEC, Nova Escola e Becoming Human, para selecionar planos de aulas que versassem sobre o tema. A análise de dados foi feita mediante a interpretação dos resultados à luz das bibliografias específicas. Em nossa pesquisa identificamos que os professores entrevistados costumam abordar o tema da evolução humana em sala e que disponibilizam entre 3 e 4 aulas para esse assunto; que as concepções religiosas são empecilhos para a abordagem do assunto; que a maioria dos professores considera as dificuldades com o tema fruto da carência de material didático na escola, embora as escolas tenham sido avaliadas e tenham apresentado recursos razoáveis para a atuação docente; que dentre as vertentes do tema a maioria dos docentes se dedica a abordagem de conceitos e, por fim, que os recursos mais utilizados pelos professores são os slides e os textos. Percebe-se assim, que existem dificuldades para o tratamento desse tema nas escolas, uma vez que ele desafia conhecimentos religiosos bem estabelecidos, e necessita de formação acadêmica continuada por parte dos docentes.
- ItemA geometria analítica no Ensino Médio: através da utilização de vetores(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Farias, Ademária Ferreira Nascimento; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Brito, Mirian Ferreira de; Barbosa, Helder Luiz AmorimA Geometria Analítica, quando apresentada pelo professor de matemática, ocorre trivialmente no terceiro ano do Ensino Médio. Geometria Analítica é um componente curricular que se encontra presente nos cursos de Matemática e em outros cursos de nível superior. Foi desenvolvida por René Descartes durante o século XVII, através da fusão entre álgebra e a geometria. No entanto, pode-se estudá-la através do uso de vetores. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011 com professores que lecionam Matemática nos Colégios Estaduais de Ensino Médio da cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de verificar se os mesmos lecionam Geometria Analítica no Ensino Médio e se o fazem utilizando o conceito de vetor como artifício didático no processo ensino aprendizagem. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário aplicado aos entrevistados e após análise, constatou-se: a não utilização de vetores nas aulas de Geometria Analítica; a prioridade dada aos conteúdos os quais não tratam de geometria, em especial a Analítica; a dependência da sequência de conteúdos e as abordagens dos mesmos contidos nos livros didáticos; a dificuldade no processo de ensino e aprendizagem tanto do professor quanto do aluno.
- ItemA importância das atividades lúdicas no desenvolvimento e no processo de aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Alves, Aurelina Oliveira; Gonçalves, Maria Elizabeth SouzaEste trabalho teve como objeto de estudo a Ludicidade na educação infantil na perspectiva dos professores de educação infantil, tendo como objetivo verificar a importância atribuída pelos professores de educação infantil ao lúdico como atividade educativa. O lócus da pesquisa foi a Escola Fundação de Apoio a Criança e ao Adolescente FUNDAME – Senhor do Bonfim- Bahia. A metodologia adotada pautou-se sobre o enfoque qualitativo priorizando-se como instrumentos: o questionário fechado, e a entrevista semi-estruturada aplicado aos professores. Como aporte teórico utilizamos Lakatos (1991), Harguete (1992), Vygotsky (1989) Kishimoto (2001), Freire (2002) entre outros. Verificou-se que as atividades lúdicas são de extrema relevância para o desenvolvimento integral do aluno.
- ItemA importância do ensino de derivadas no Ensino Médio como auxilio em funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Silva, Ana Paula Dias da; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Amorim, Helder Luiz; Santana, Wagner Ferreira deAs primeiras ideias do Cálculo Diferencial ocorreram por volta do século XVII com estúdios feitos por Arquimedes em seus estudos de áreas e volumes, porem os fundamentos mais importantes ocorreu com Newton e Leibniz. Alguns livros didáticos do ensino médio já estão introduzindo os conceitos de derivadas porem raras as vezes que são ensinadas ficando tradicionalmente restrito as universidades. O presente trabalho tratase de uma pesquisa realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2010, com alunos e professor de matemática do terceiro ano do ensino médio do Colégio Luiz Eduardo Magalhães de Senhor do BonfimBa. A fim de verificar se os alunos do ensino médio compreenderiam os conceitos de derivadas com o auxilio de funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário com os respectivos gráficos, mostrando que é possível ensinálos nas séries secundárias, desde que apresentado convenientemente, evidenciando assim o quanto é importante a inserção deste conteúdo para os alunos do ensino médio.
- ItemA Importancia do Lúdico no Ensino da Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-29) Junior, Valdemário Mendes de Carvalho; Costa, Ivan Souza; Maria, Tânia; Conceição, Antonio Messias DiasO referido trabalho de conclusão do curso aborda a importância do lúdico no ensino de matemática e sua necessidade para o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como base uma pesquisa qualitativa, é descrito fatos e resultados obtidos a partir de uma observação sistemática e de um questionário aberto realizado com docentes e discentes de uma escola Pública de Ensino Médio da cidade de Jaguarari. Utilizamos como fundamentação teórica autores como: Almeida (2000), Brasil (1997) Barbosa (2002), entre outros que apresentam estudos importantes sobre a importância do lúdico no ensino de matemática, visto que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo do estudante.Percebeu-se que é de suma importância a prática lúdica no contexto escolar, sendo que ela possibilita a interação e aprendizagem dos alunos fazendo com que eles despertem maior interesse e participação nas atividades propostas que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos. No entanto, apesar de professores e alunos conceberem essa idéia como de suma importância ainda observa-se aulas de matemática pautada no uso de instrumentos arcaicos como a lousa, o giz e o livro didático.
- ItemA importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador(Universidade do Estado Bahia, 2010-03-24) Silva , Luciano Marques da; Pereira , Daniel de Jesus; Silva , Cleide Carneiro Alves da; Regis, Franklin Rami Cavalcanti OliveiraEsta monografia tem como objetivo desenvolver, uma análise bibliográfica e descritiva sobre a importância do profissional contábil responsável pela obrigação acessória na informação que gera a obtenção do direito previdenciário ao trabalhador empregado. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador empregado. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizado nas áreas de contabilidade e direito previdenciários de um escritório de contabilidade do município de Campo Formoso-BA. A presente pesquisa buscará revelar a importância do profissional contábil nos direitos previdenciários e a necessidade de manter-se informado a todo o momento, pois uma das suas funções é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que por direito deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Identificar quais informações a empresa ou cliente necessita, pois na área contábil a informação é um dos princípios fundamentais que possibilita a qualidade da decisão e diminui a incerteza do gestor. O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso.
- ItemA importância dos laudos periciais nas decisões judiciais: estudo de caso realizado na cidade de Senhor do Bonfim - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-08) Guimarães, Uilcinara Ribeiro; Santos, Leandro do Nascimento; Arapiraca, Francisco Arapiraca; Lima, RaimundoEsta pesquisa monográfica tem por finalidade demonstrar a importância da boa elaboração e qualidade dos Laudos Periciais Contábeis, que são de suma importância no que diz respeito à tomada de decisão do Juiz. Sendo o laudo seu maior suporte instrumental que oferece informações precisas, narrando fatos ocorridos, servindo este como prova documental formalizada através da investigação do perito contador. Com o Objetivo de elucidar e solucionar conflitos quando esses estão relacionados com questões técnicas de ordem patrimonial. Procura-se mostrar a importância da prova dentro de um processo como princípios legais utilizados pelas partes na solução das controvérsias. Alguns conceitos e história sobre perícia judicial contábil e a função do Perito Contador são apresentados, além dos requisitos recomendáveis para o exercício dessa especialidade dentro da Ciência Contábil. Finalizando a pesquisa com mostra dos trabalhos realizados em campo através de gráficos ilustrativos, os quais mostram que o perito tem como objeto central, a busca de elementos que vão permitir conclusões claras referentes às questões submetidas à averiguação.
- ItemA Inclusão do Deficiente na Escola Regular: Um Olhar Sobre a Expectativa das Mães(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Caires, Georgea Lessa; Souza , Pascoal Eron Santos de; Carvalho , Norma Leite Martins de; Lucena, Luciana da Silva FonsecaA inclusão tem conquistado seu espaço em acalorados debates e pesquisas, para a mudança de paradigmas educacionais que envolvam pessoas deficientes. Neste sentido, a família tem papel relevante em conjunto com os professores e a comunidade escolar. O presente trabalho teve como objetivos identificar qual a expectativa que as mães têm a respeito da inclusão de seus filhos na escola regular e através deste estudo verificar se esta inclusão já acontece na pratica com os alunos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim, Bahia, onde a pesquisa foi realizada. Para isto utilizamos o método qualitativo fundamentado nos autores, Bueno (1999), Gotti (2002), Mantoan (1997), Profeta (2007), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães, que foram os sujeitos deste trabalho pode-se concluir que, a escola, assim como os professores devem, estar preparados e ao mesmo tempo preparar seus alunos não-deficientes, em conjunto com as famílias, para a aceitação e convívio com a diferença, acima de tudo respeitando o outro e a limitação de cada individuo.
- ItemA literatura na educação infantil: significados atribuidos pelos docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança - Jaguarari/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Viviane Santos de; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraO presente trabalho monográfico parte da compreensão que a literatura na primeira infância constitui-se como um espaço de prazer e emoção, que influencia significativamente a criança em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e criticidade. Neste sentido, o professor de Educação Infantil deve buscar, em sua prática educativa, uma ação transformadora e significativa que proporcione à criança um contato mais frequente com os livros e as atividades literárias. A construção, por parte do professor, de uma concepção que considere a importância da literatura na educação infantil é fruto da sua formação acadêmica e, também, de sua vivência com a literatura. Desta forma resolvemos pesquisar a concepção e os significados que os educadores da primeira infância dão para a literatura infantil em sala de aula e sua influência na prática educativa. O locus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança – Jaguarari/Ba, e os sujeitos pesquisados foram as seis(06) professoras que trabalham nesta instituição. Elegemos como conceitos-chave Infância, Educação Infantil, Professor e Literatura Infantil, a partir do pensamento de autores como Steinberg (2001), Oliveira (1992 e 2001), Kramer (1992, 2002 e 2005), Silva (1985), Fazenda (1991), Gárcia (2003), Freire (1996), Coelho (2000), Lajolo (2002), Borges (1994), Costa (2006), Mizukami (1986), Abramovich (1997), Palo e Oliveira (2001), Bettelheim (1996) e Referencial Curricular Nacional (1998), que possibilitou-nos uma discussão teórica e fundamentou a nossa análise da concepção sobre literatura na Educação Infantil e sua influência na ação educativa dos sujeitos pesquisados. Na perspectiva da pesquisa qualitativa utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário fechado e a entrevista semi estruturada. Os resultados apontam que a forma como é concebida a literatura pelo educador tem influência significativa em sua prática, e os significados atribuídos pelas docentes à literatura são frutos de sua formação e da vivência destas com a literatura infantil ao longo da vida profissional, desta forma a literatura é percebida apenas enquanto instrumento pedagógico empobrecendo-a enquanto arte.