Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 68
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMotivos que levam os homens a não procurarem assistência preventiva em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 0012-03-30) Almeida, Maryla Pinto; Almeida, Eliana do Sacramento de; Souto, Maria de Fátima Brazil dos Santos; Sampaio, Antonia Adonis CallouA Saúde do Homem é uma abordagem muito importante para a saúde Pública, porém por muito tempo foi um tema esquecido, o presente estudo consiste em uma revisão de literatura de publicações que abordam a saúde do sexo masculino e sua relação com a Assistência Preventiva em Saúde. Para isso, procurou-se descrever o processo de formação do ser masculino psicológica e culturalmente, os motivos justificados para a ausência de homens nas unidades de saúde da Atenção Básica, os índices de morbidade e mortalidade demonstrando a situação de saúde vivida pelos homens e as novas e fundamentais mudanças ocorridas em elação ao tema Saúde do Homem. O trabalho teve como objetivo de descrever os motivos que levam os indivíduos do sexo masculino a não procurarem a Assistência Preventiva em Saúde. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estado foi a revisão bibliográfica em artigos cientifico, revistas e dados no período de 2005 a 2011 disponíveis nos espaços eletrônicos. Embasados nos estudos realizados podem ser mencionados alguns motivos importantes para essa ausência nas unidades de saúde como a forte influência cultural, o homem por décadas foi estereotipado pela sociedade como ser forte, resistente, outros motivos observados foram o ambiente vinculados ao sexo feminino: seu corpo de profissionais e seus programas de atuação de maior abrangência para esse sexo, a demora do atendimento, a falta de unidades, especificas ao homem, os horários de funcionamento da unidade incompatível com a jornada de trabalho, o medo da patologia e vergonha de se expor fortaleceram o afastamento de homem nas unidade de Atenção Preventiva em Saúde.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: O Desafio de Aprender Brincando(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Oliveira, Georgia Batista de; Gonçalves, Maria da Conceição CuraçáO presente estudo monográfico objetivou identificar a compreensão que os professores de educação infantil tem sobre ludicidade. Dentro desse contexto buscamos vários autores para subsidiar nossa pesquisa, dentre outros: Ferreira (1986); Ximenes (2000); Freire (1992); Dallabona e Mendes (2004); Gentilli e Alencar (2005); Almeida (2003); Kulisz (2004); Maturana (2004); Luckesi (2008). Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados o questionário aberto, fechado e a observação. Os resultados obtidos através das análises e interpretação dos dados apontam que as professoras pesquisadas possuem um conhecimento significativo sobre ludicidade e que contribui de forma importante na construção do novo saber de seus alunos, pois através de seus discursos transmitiu conhecer que o lúdico é algo inerente a criança e faz o processo de ensino-aprendizagem torna-se prazeroso, significativo, divertido e facilitador e ainda reconhecem-se como mediadores nesse processo.
- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemA importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador(Universidade do Estado Bahia, 2010-03-24) Silva , Luciano Marques da; Pereira , Daniel de Jesus; Silva , Cleide Carneiro Alves da; Regis, Franklin Rami Cavalcanti OliveiraEsta monografia tem como objetivo desenvolver, uma análise bibliográfica e descritiva sobre a importância do profissional contábil responsável pela obrigação acessória na informação que gera a obtenção do direito previdenciário ao trabalhador empregado. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador empregado. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizado nas áreas de contabilidade e direito previdenciários de um escritório de contabilidade do município de Campo Formoso-BA. A presente pesquisa buscará revelar a importância do profissional contábil nos direitos previdenciários e a necessidade de manter-se informado a todo o momento, pois uma das suas funções é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que por direito deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Identificar quais informações a empresa ou cliente necessita, pois na área contábil a informação é um dos princípios fundamentais que possibilita a qualidade da decisão e diminui a incerteza do gestor. O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso.
- ItemArte-Educação: A Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Lemos, José Menanes Manoel de; Paz, Maria Gloria daEste trabalho monográfico tem o propósito de apresentar o resultado de uma pesquisa que visou discutir sobre Arte-Educação, bem como a Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho nesta perspectiva. Para conseguirmos estas informações utilizamos a metodologia História Oral e a coleta dos relatos se deu através de uma entrevista direcionada por um “guião” previamente estruturado, as entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente. Os colaboradores deste trabalho foram os membros do Núcleo Aroeira de Arte: Alda Kelly (Pikena Lemos), Benedito Oliveira, Jacson Muricy e Maicon Vinicius. Um espectador do grupo: Ailton Ribeiro e Gilmara Cláudia funcionária do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho. Procuramos construir um material que trouxesse no seu bojo uma experiência no campo da arte-educação, mostrando-a como possibilidade real de transformação.
- ItemO ensino de matemática: concepções e práticas de professoras da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Silva, Érica Milena Conceição; Brito , Mirian Ferreira; Araújo, Tânia Maria Cardoso; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Amorim, Ricardo José RochaOs estudos sobre a educação infantil estão crescendo significativamente em especial no início deste século. Antes a pré-escola era vista apenas como um local destinado a cuidar das crianças para que seus pais pudessem trabalhar. A escola de educação infantil é um espaço educativo de significativa importância capaz de desenvolver o aspecto intelectual, sócio-afetivo e motor das crianças. Nessas instituições a criança entra em contato com diversos conteúdos também responsáveis pela sua formação, e dentre estes se destaca os de matemática. O ensino adequado da matemática na pré-escola é uma necessidade visto que auxilia na ampliação do raciocínio lógico, fazendo com que a criança seja capaz de resolver situações-problema do seu dia a dia, desenvolvendo seu raciocínio, pensamento e criatividade. Neste sentido, o professor deve agir como mediador entre a criança e o objeto do conhecimento com o intuito de ajudá-la a processar os diversos conteúdos de maneira crítica e criativa. Com base nestas considerações procuramos verificar quais os métodos e recursos utilizados por um grupo de professoras da educação infantil para o ensino de conteúdos matemáticos. Para tanto, nos apoiamos numa abordagem qualitativa e na aplicação de questionário semi-estruturado. Este questionário foi aplicado a doze professoras no período de 2009 e 2010. Como resultado, observamos que todos os entrevistados eram professoras e possuem ensino superior ou estão cursando este nível de formação. Observamos também que estas profissionais percebem o lúdico como fator primordial ao ensino de matemática nessa fase da educação. No entanto, algumas relatam a dificuldade de trabalhar com esse método devido a falta de recursos disponíveis no seu ambiente de trabalho. A partir dessas constatações então, construímos uma breve proposta de ensino que poderá contribuir tanto para o trabalho do professor (a) quanto para a aprendizagem das crianças. Esta proposta foi constituída a partir de quatros brincadeiras antigas e adaptadas ao universo infantil e visa fornecer algumas alternativas de ensino de conteúdos matemáticos para as crianças com utilização de poucos recursos e com fácil aplicação.
- ItemAvaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Nascimento , Giesleide Ribeiro do; Santos, Alayde Ferreira; Dias, Ana Maria Campos; Amorim, Ricardo José RochaEste trabalho teve como tema “Avaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos cujos objetivos foram: investigar o processo de avaliação realizado pelos professores pesquisados e analisar a postura adotada pelos mesmos diante dos erros cometidos pelos alunos. Tal pesquisa fundamentou-se nas idéias transformadoras defendidas, dentre outros, por Cury (2007), Luckesi (2005), Hoffmann (2001), Vasconcelos (2000), Pinto (2000) e Sant'Anna (1995). De natureza qualitativa, este trabalho obteve como público alvo cinco professoras que ensinam matemática no Colégio Estadual Teixeira de Freitas. A opção por essa escola surgiu devido à experiência como docente desenvolvida na mesma durante o período de Estágio Supervisionado ministrado pela disciplina Estágio III. Para coletar os dados foi utilizado o questionário como instrumento, por este ser de fácil aplicação e bem aceito pelos pesquisados. A análise dos dados nos permitiu concluir que tais professoras embora tendo que enfrentar vários empecilhos em sua prática assumem uma postura reflexiva e dinâmica em sala de aula, avaliando continuamente seus alunos e encarando os erros cometidos pelos mesmos como um “espelho” do trabalho desenvolvido de modo a dar continuidade ou reorganizá-lo.
- ItemHistória de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Dias, Eliene Gonçalves; Paz, Maria Glória da; Santos, Gilberto Lima dos; Barros, Beatriz de SouzaO Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.
- ItemHistória de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração.
- ItemA Importancia do Lúdico no Ensino da Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-29) Junior, Valdemário Mendes de Carvalho; Costa, Ivan Souza; Maria, Tânia; Conceição, Antonio Messias DiasO referido trabalho de conclusão do curso aborda a importância do lúdico no ensino de matemática e sua necessidade para o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como base uma pesquisa qualitativa, é descrito fatos e resultados obtidos a partir de uma observação sistemática e de um questionário aberto realizado com docentes e discentes de uma escola Pública de Ensino Médio da cidade de Jaguarari. Utilizamos como fundamentação teórica autores como: Almeida (2000), Brasil (1997) Barbosa (2002), entre outros que apresentam estudos importantes sobre a importância do lúdico no ensino de matemática, visto que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo do estudante.Percebeu-se que é de suma importância a prática lúdica no contexto escolar, sendo que ela possibilita a interação e aprendizagem dos alunos fazendo com que eles despertem maior interesse e participação nas atividades propostas que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos. No entanto, apesar de professores e alunos conceberem essa idéia como de suma importância ainda observa-se aulas de matemática pautada no uso de instrumentos arcaicos como a lousa, o giz e o livro didático.
- ItemO Percurso de Mulheres Quilombolas na Construção da Escola Pública de Lages dos Negros(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Marlene Correia da; Gonçalves , Elizabeth; Gonçalves, Elizabeth; Souza, Ivânia Paula de Freitas; Gonçalves, Maria Conceição CuraçáEste estudo é resultado de uma pesquisa financiada pela UNEB/PICIN no período de Julho de 2011 a Julho de 2012. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola de Lages dos Negros tendo como objetivo identificar qual a contribuição da mulher negra remanescente de quilombo no processo de formação da escola pública da comunidade de Lages dos negros, apoiando-nos sobre tudo nos seguintes teóricos: Chiavenato (1999), Munanga (2008), Erikson (1987), Nascimento (2003), Brandão (1980), Meksenos (1993), Ponce (1986), Moreira (2004), Lins (2007) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre outros. Para tanto, foram adotados como instrumentos de coletas de dados a observação participante, a entrevista semi-estruturada e a história oral, por entender que esta pesquisa não poderia admitir visões isoladas, mas numa perspectiva global. A partir da análise os quais trouxeram resultados relevantes no desenvolvimento desse estudo, considerando as contribuições dos sujeitos satisfatórias. Pretende- se que os resultados dessa pesquisa possa ser utilizada como instrumento de reflexão por parte de alunos e educadores da academia assim como de toda a comunidade de Lages dos Negros e a quem mais tiver acesso às informações nela contida, buscando entender qual o papel da mulher negra para a valorização da cultura quilombola.
- ItemO uso de novas tecnologias no Colégio Modelo Luis Educardo Magalhães, no Município de Senhor do Bomfim, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Grassi, João José Almeida; Santos, Alayde Ferreira dos; Costa, Ivan Souza; Santana, Wagner Ferreira deEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das novas tecnologias e identificar os principais recursos tecnológicos no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na cidade de Senhor do Bonfim - Bahia em relação ao ensino da Matemática. A base metodológica que deu suporte a essa pesquisa foi qualitativa, baseando-se num instrumento para coletas de dados composto de um questionário sobre novas tecnologias, fundamentada por Kenski (2008), Brasil (1998), Batanero (2001), Sancho (1998) e outros, os sujeitos dessa pesquisa foram 07 professores. A análise de conteúdo foi significante para a interpretação dos dados obtidos, ressaltando sobre as dificuldades, a importância do uso das novas tecnologias no contexto educacional. Os resultados demonstraram que os professores compreendem de fato a real utilidade e importância dos recursos tecnológicos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, não possuem preparo suficiente para utilizá-los de forma satisfatória. Notificamos ainda que os professores possuem como dificuldades principais na utilização das novas tecnologias: Falta de domínio no uso dos equipamentos; Equipamentos não funcionando; Equipamentos insuficientes para a demanda; Tempo disponível para a preparação das aulas com a utilização dos novos métodos tecnológicos. Diante disso, há a necessidade de incentivar a utilização de novos recursos tecnológicos por professores de matemática para proporcionar melhor ensino e aprendizagem.
- ItemNegra cor: descolorindo os quadrinhos(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-28) Brito, Michel Renno Dias de; Gonçalves,, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira de Souza; Cruz, Ozelito SouzaEste trabalho faz uma análise da presença e do discurso dos povos negros nas HQs das revistinhas mais conhecidas da arte quadrinizada de Mauricio de Sousa, conhecidas como Turma da Mônica. O nosso objetivo geral foi o de fazer uma incursão sobre a presença destes povos nestas revistas e o de descortinar o cenário em que estes personagens são colocados, analisando o discurso que o autor faz ou silencia através destes personagens. O nosso objetivo específico foi o de verificar como a presença deles era percebida pelo público leitor, no caso as crianças da Creche Escola Francesco Galli. Na primeira parte historiamos sobre a origem desta temática na nossa trajetória acadêmica, bem como sobre a história dos quadrinhos no mundo e no Brasil, identificando alguns personagens negros nos quadrinhos brasileiros. Como aporte teórico nos subsidiamos especialmente nos autores: Braga & Patati (2006), Chinen (2012), Deusdará & Rocha (2011), Eisner (1999), Junior (2004), Knowles (2008), Lovetro (2011), Luyten (1993), Martins (2012), McCloud (1995), Munanga (1988), Rama & Vergueiro (2008), Ramos & Vergueiro (2009), Santana (2007) e Severo (2008). A metodologia utilizada para este trabalho foi: pesquisa quali-quantitativa, análise do discurso tendo como instrumento de coleta a aplicação de questionário aberto e análise documental. Na segunda parte, a partir das tabelas e dos gráficos gerados pela análise documental, foram identificados o número de afro-descendentes e o espaço social em que eles se encontram nas histórias das revistinhas, bem como o seu discurso, o seu silêncio e a sua invisibilidade. Ao finalizar este trabalho confirmou-se o baixíssimo número de afrodescendentes nas revistas, a sua invisibilidade e o silêncio destes povos.
- ItemA Inclusão do Deficiente na Escola Regular: Um Olhar Sobre a Expectativa das Mães(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Caires, Georgea Lessa; Souza , Pascoal Eron Santos de; Carvalho , Norma Leite Martins de; Lucena, Luciana da Silva FonsecaA inclusão tem conquistado seu espaço em acalorados debates e pesquisas, para a mudança de paradigmas educacionais que envolvam pessoas deficientes. Neste sentido, a família tem papel relevante em conjunto com os professores e a comunidade escolar. O presente trabalho teve como objetivos identificar qual a expectativa que as mães têm a respeito da inclusão de seus filhos na escola regular e através deste estudo verificar se esta inclusão já acontece na pratica com os alunos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim, Bahia, onde a pesquisa foi realizada. Para isto utilizamos o método qualitativo fundamentado nos autores, Bueno (1999), Gotti (2002), Mantoan (1997), Profeta (2007), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães, que foram os sujeitos deste trabalho pode-se concluir que, a escola, assim como os professores devem, estar preparados e ao mesmo tempo preparar seus alunos não-deficientes, em conjunto com as famílias, para a aceitação e convívio com a diferença, acima de tudo respeitando o outro e a limitação de cada individuo.
- ItemDiabetes mellitus e pé diabético : onde se justifica o trabalho da enfermagem(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-30) Soares, Ana Valéria Souza; Almeida,, Eliana do Sacramento de; Souto, Maria de Fatima Brazil dos Santos; Sampaio, Antonia Adonis CallouO diabetes mellitus é uma síndrome metabólica que representa na atualidade um importante problema de saúde pública devido a elevadas taxas de morbidade, mortalidade e complicações do associadas. O pé diabético é uma complicações do diabetes caracterizada por infecções e ulceração, associadas a disfunções neurológicas vários graus de doenças vascular periférica nos membros inferiores, sendo a amputação o resultado mais grave do diabetes para os membros inferiores. A atuação do enfermeiro junto à equipe de saúde é muito importante a fim de que os pacientes sejam orientados acerca da prevenção do aparecimento das lesões nos pés. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar as contribuições da assistência de enfermagem para prevenção do pé diabético nos clientes com diabetes mellitus. identificando as atribuições destes profissionais. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados LILACS e SciELO, no portal da Sociedade Brasileira de Diabetes e do Ministério da Saúde do Brasil das publicações sobre diabetes mellitus e pé diabéticos desenvolvidas em idioma português ( Brasil) entre os anos de 2001 a 2011 e associadas à assistência de enfermagem. Os resultados da pesquisa apontam que os profissionais enfermeiros são responsáveis por desenvolver as ações educativas e o exame dos membros inferiores nos clientes com diabetes e assim desempenhar uma assistência que coopera para prevenção do pé diabético.
- ItemEstresse: um impacto no trabalho do enfermeiro(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-30) Sousa, Ana Paula Amorim da Silva; Brandão, Gláucia Sá; Souto, Maria de Fátima Brazil dos Santos; Fernandes, Thaisy Luzia CamposO estresse é um grande problema social em diversas profissões na área de saúde principalmente nas profissões que exige um contato interpessoal mais exigente como é o caso do enfermeiro. Em decorrência do estresse, um grande número de profissionais tem se afastado do trabalho. Devido a imensa carga de trabalho e a cobrança que esses profissionais sofrem os levam a um desgaste emocional e problemas psicossomáticos. Dessa forma torna-se evidente que as empresas sejam elas públicas ou privadas, não tem uma política para prevenção desse problema e assim tem crescido o número de profissionais com comprometimento físico e mental. Devido a esses fatores se faz necessário trabalhar com a prevenção e tratar aqueles profissionais que estão iniciando a patologia para evitar o agravo da mesma. Portanto é notória a importância de conhecer os principais geradores do estresse para se combater o mesmo e assim promover satisfação e saúde dos trabalhadores da enfermagem.
- ItemO perfil profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia-DEDC VII : a atuação profissional no mercado de trabalho.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-11) Oliveira, Cristiane Souza de; Pereira, Daniel de Jesus; Frazão, Maria de Fátima Araújo; Santos, Francisco Arapiraca dosO presente estudo monográfico tem como objetivo principal demonstrar o perfil dos egressos do curso de Ciências Contábeis do campus VII, do município de Senhor do Bonfim, verificando a atuação destes no mercado de trabalho. O estudo identifica no primeiro momento a importância da educação superior no Brasil e sua evolução até o estabelecimento do processo educacional na área da contabilidade. Logo após trata a profissão contábil e as mudanças incorridas na educação contábil e no mercado de trabalho, desde o início da profissão até ao período atual. Também aponta as exigências incorridas diante dos novos desafios para a profissão ao relacionar as áreas de atuações além das suas possíveis dificuldades. Num segundo momento este estudo explana acerca das principais características do curso, sua localização, o parecer de reconhecimento do curso e principais objetivos do curso. A seguir o estudo explana o foco principal deste ao descrever todos os resultados incorridos na pesquisa, apresentando as principais características dos egressos quanto as suas expectativas no início do curso, as principais dificuldades encontradas durante a graduação e principalmente relaciona as características destes egressos na atuação da profissão.
- ItemAs dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Santos, Letícia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria CamposA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
- ItemBioprospecção de Microorganismos Fermentados da Manipueira(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Nascimento, Rayssa Lima; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de Carvalho; Santos, Edemir Barbosa dosO cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz) representa a base econômica e alimentar de boa parte da população do nordeste, podendo ser utilizada para produção de farinha, fécula e tapioca. Durante a fabricação desses produtos alguns resíduos agroindustriais (sólidos e líquidos) são produzidos sendo potencialmente poluidores. Estes resíduos podem ser aproveitados na alimentação animal, fertirrigação, como inseticida e herbicida. O líquido leitoso, amarelado e altamente tóxico, oriundo do processo de fabricação de farinha, é denominado manipueira, com pouca aplicação na maioria das vezes sendo despejada no solo ou em rios, pela grande maioria das indústrias de farinha. Porém a alta concentração de nutrientes faz a manipueira uma forte candidata como fonte de carbono e nutrientes em processos fermentativos industriais, empregando microrganismos para a obtenção de moléculas de valor comercial. Esta utilização da manipueira contribuiria para a redução da poluição ambiental ao mesmo tempo em que serviria como fonte de carbono e de nutrientes de baixo custo para a microbiologia industrial. O objetivo deste trabalho é bioprospectar microrganismos para avaliar a fermentação da manipueira. A manipueira coletada na casa de farinha do distrito da Igara e levada ao laboratório de biotecnologia de microrganismos da Uneb - Campus VII, será submetida a fermentação natural, onde amostras serão retiradas periodicamente e microrganismos também serão isolados e caracterizados . Os microrganismos passarão por processo fermentativo, tendo como substrato a manipueira. As amostras das fermentações quantificadas e analisadas em Cromatografia em líquido de alta eficiência (CLAE), mostrou o ácido lático como principal produto. Gerando assim maiores informações sobre a fermentação natural da manipueira, evidenciando a capacidade de crescimento microbiano e a possibilidade de aproveitamento desta como fonte de carbono e nutriente em processos fermentativos industriais
- ItemContaminação da Água Consumida pela Comunidade Rural de Teiú, Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Cunha, Milene Ferreira da; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de Carvalho; Santos, Edemir Barbosa dosA água potável é a água para o consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça risco à saúde. Portanto, este trabalho teve a finalidade de determinar a qualidade microbiológica da água consumida pela comunidade rural de Teiú, do município de Senhor do Bonfim – BA, analisando sua conformidade com a legislação vigente. Os dados referentes aos moradores foram coletados através de entrevista por formulários, visando acessar informações como sexo, idade, nível de escolaridade, condições de saneamento, distribuição e disponibilidade de água em cada domicilio. Foram realizadas 18 coletas de água no período de agosto de 2012 a outubro de 2012, sendo 9 amostras coletadas diretamente nas cisternas e 9 amostras coletadas dos filtros. As amostras foram coletadas em frascos de vidro de 250 mL estéreis. O método de análise utilizado foi o Método do Número Mais Provável (NMP), que é um método clássico para análise de coliformes totais e termotolerantes em água e alimentos. Das amostras analisadas 88,8% apresentaram contaminação por coliformes totais e termotolerantes; dessa forma, a água consumida pela população da comunidade de Teiú está fora dos padrões exigidos pela legislação, sendo classificada como imprópria para consumo humano. A comunidade de Teiú foi informada sobre a qualidade da água e os riscos em se consumir água contaminada, a necessidade da higienização de seus próprios reservatórios, com técnicas de baixo custo como, fervura, exposição ao sol e a cloração, que trazem respostas rápidas melhorando a qualidade da água.