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- ItemMotivos que levam os homens a não procurarem assistência preventiva em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 0012-03-30) Almeida, Maryla Pinto; Almeida, Eliana do Sacramento de; Souto, Maria de Fátima Brazil dos Santos; Sampaio, Antonia Adonis CallouA Saúde do Homem é uma abordagem muito importante para a saúde Pública, porém por muito tempo foi um tema esquecido, o presente estudo consiste em uma revisão de literatura de publicações que abordam a saúde do sexo masculino e sua relação com a Assistência Preventiva em Saúde. Para isso, procurou-se descrever o processo de formação do ser masculino psicológica e culturalmente, os motivos justificados para a ausência de homens nas unidades de saúde da Atenção Básica, os índices de morbidade e mortalidade demonstrando a situação de saúde vivida pelos homens e as novas e fundamentais mudanças ocorridas em elação ao tema Saúde do Homem. O trabalho teve como objetivo de descrever os motivos que levam os indivíduos do sexo masculino a não procurarem a Assistência Preventiva em Saúde. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estado foi a revisão bibliográfica em artigos cientifico, revistas e dados no período de 2005 a 2011 disponíveis nos espaços eletrônicos. Embasados nos estudos realizados podem ser mencionados alguns motivos importantes para essa ausência nas unidades de saúde como a forte influência cultural, o homem por décadas foi estereotipado pela sociedade como ser forte, resistente, outros motivos observados foram o ambiente vinculados ao sexo feminino: seu corpo de profissionais e seus programas de atuação de maior abrangência para esse sexo, a demora do atendimento, a falta de unidades, especificas ao homem, os horários de funcionamento da unidade incompatível com a jornada de trabalho, o medo da patologia e vergonha de se expor fortaleceram o afastamento de homem nas unidade de Atenção Preventiva em Saúde.
- ItemA matemática silenciosa: o entrelace de dois mundos(Universidade do Estado da Bahia, 0211-09-30) Silva, Ivone Ferreira da; Carvalho, Norma Leite Martins de; Brito, Mirian Ferreira de; Souza, Pascoal Eron Santos deEste estudo tem como objetivo investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, acreditando ser este um fator includente no ensino aprendizagem. A realização deste trabalho aconteceu com os alunos da turma do 1.º ano G no Colégio Estadual Roberto Santos, na cidade de Campo Formoso, Bahia, utilizando-se da pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e o questionário, os quais nos deram maior segurança no processo de coleta e análise dos dados que subsidiaram a discussão da questão em tela. Com base em autores como Mazzota (1996), Quadros (1997), Rabelo (2002), entre outros, construímos o referencial teórico. Os resultados deste trabalho demonstram que a falta da língua brasileira de sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, assim como falta de interprete em sala de aula, implica em sérios prejuízos no ensino da matemática.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: O Desafio de Aprender Brincando(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Oliveira, Georgia Batista de; Gonçalves, Maria da Conceição CuraçáO presente estudo monográfico objetivou identificar a compreensão que os professores de educação infantil tem sobre ludicidade. Dentro desse contexto buscamos vários autores para subsidiar nossa pesquisa, dentre outros: Ferreira (1986); Ximenes (2000); Freire (1992); Dallabona e Mendes (2004); Gentilli e Alencar (2005); Almeida (2003); Kulisz (2004); Maturana (2004); Luckesi (2008). Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados o questionário aberto, fechado e a observação. Os resultados obtidos através das análises e interpretação dos dados apontam que as professoras pesquisadas possuem um conhecimento significativo sobre ludicidade e que contribui de forma importante na construção do novo saber de seus alunos, pois através de seus discursos transmitiu conhecer que o lúdico é algo inerente a criança e faz o processo de ensino-aprendizagem torna-se prazeroso, significativo, divertido e facilitador e ainda reconhecem-se como mediadores nesse processo.
- ItemFracasso escolar: um estudo das representações sociais docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08) Pereira, Odeane Camila Barbosa; Almeida, Suzzana Alice LimaPerceber as representações sociais docentes sobre o fracasso escolar se constitui um desafio, visto que, o presente trabalho busca representar esta temática nos aspectos políticos, sociais e educacionais. Diante disso, verificou-se a necessidade de pesquisar quais as representações sociais que os docentes das séries iniciais do ensino fundamental do município de Filadélfia têm sobre fracasso escolar. A partir dessa inquietação, buscamos vários autores para elucidarem nossa pesquisa, com a conceituação das palavras-chave que nortearam a fundamentação teórica, assim, nos respaldamos em: Anádon e Machado (2003), Almeida (2003), Dotta (2006), Minayo (2005), Tardif (2002), Carvalho (1999), Soares (1999), Chaui (2007), Alencar (2005), Gentili (2002), Freire (1996), Patto (1996), Bossa (2000), Collrese Moysés (1996), Ferrianie Gomes (1997), Frigotto (1989), Arroyo (2007), Connel (1995).Utilizamos a pesquisa de caráter qualitativo, e como instrumentos de coleta de dados, o questionário fechado e o questionário aberto. Os resultados alcançados através das análises e interpretação dos dados expressam as representações sociais identificadas, que apresentam a culpabilização dos alunos pelo seu fracasso, as explicações organicistas e patologizantes do insucesso escolar dentre outras que se fazem presentes na pesquisa. Vale ressaltar que de forma inusitada aparece a representação social docente que incorpora elementos críticos e políticos sobre a produção do fracasso escolar, identificando-o de forma contextualizada na sociedade. Desta forma, percebemos as representações sociais que se legitimam através do pensamento liberal, entendendo o indivíduo de maneira racional e desvinculada dos fatores sociais, políticos e educacionais. Assim é pertinente repensar as relações opressoras de perceber o mau êxito escola.
- ItemO contabilista, sua formação acadêmica, o mercado de trabalho e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-17) Silva, Alandones Moreira da; Pereira , Daniel de Jesus; Sampaio, Márcio SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar como as Instituições de Ensino Superior estão se comportando no cumprimento do seu papel na formação do profissional de contabilidade. Para tal analisou-se a formação acadêmica dos contadores abordando-se todos os aspectos e estágios exigidos para formar-se um bom profissional. Logo após, foi feita uma análise a cerca da importância da contabilidade como meio de informação para as empresas e por fim relatou-se a grande gama de oportunidades que os graduandos têm logo após saírem da universidade. A metodologia desenvolvida foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica através de livros, revistas, artigos, pesquisas na internet. Em virtude de tudo que foi relatado e analisado, pode-se constatar que a formação obtida pelos graduandos dentro das universidades é de fundamental importância para o seu sucesso no mercado, pois diante de um mercado tão competitivo não se admite mais profissionais só com conhecimento técnico, devendo os mesmos estar capacitados e atualizados e assim passarem a entender a contabilidade em sua essência, qual seja, disponibilizar informações para os mais diversos níveis das organizações; por fim também se constatou-se que realmente é fundamental a capacitação contínua dos docentes e a adequação das grades curriculares do curso de bacharelado em ciência contábeis à região em que está implantado, pois dessa forma o profissional terá mais facilidade de ingressar no mercado de trabalho bem como, contribuir para a melhoria sócio-econômica da população.
- ItemReflexões sobre a violência no âmbito escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Eurides Carneiro da Araújo; Cruz, Ozelito SouzaO presente trabalho monográfico, reflexões sobre a violência no âmbito escolar, se propõe a identificar como as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos. Os suportes teóricos utilizados para embasar esta pesquisa foram estudos desenvolvidos junto a autores como: Abramovay (2002), Colombier (1989), Foulcoult (2009), Xavier (2002), Silva (2004), D‟Antola (1989) dentre outros, com o intuito de fundamentar epistemologicamente a pesquisa, colaborando desta maneira para uma reflexão crítica nesse estudo sobre violência no âmbito escolar, obtendo assim, uma melhor constatação dos fatos. A metodologia teve um enfoque qualitativo, com os seguintes instrumentos: observação participante para obtermos um contato direto com o contexto observado; o questionário fechado no intuito de traçar o perfil das professoras o questionário aberto para identificar a compreensão dos sujeitos sobre a violência manifestada por seus alunos. A partir da análise dos questionários, da observação, foi possível identificarmos que as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos de várias maneiras, a violência é um ato prejudicial para quem é vitima; que as conversas, aconselhamentos, orientação diminui a violência na escola; compreendem o diálogo como meio para resolver as violências causadas por os alunos; apontam a parceria dos pais com a escola para a diminuição da violência no processo ensino-aprendizagem, objetivando a formação de cidadãos críticos e participativos na tessitura de suas histórias e de sua cultura. Como considerações finais, enfatizamos que a escola não pode abrir mão de sua árdua tarefa de educar frente à violência manifestada por seus alunos, também a relevante parceria entre a escola e a família buscando com os alunos uma atuação no campo da prevenção da violência
- ItemO educar-cuidar na educação infantil: dilemas e desafios da profissão docente(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Carvalho, Jaciara Santos; Melo, Rita de Cássia Braz ConceiçãoEste trabalho visou identificar e analisar as concepções que os professores da educação infantil da creche Tia Maria em Jacobina-Ba tem sobre a relevância das interrelações entre cuidado e educação. Partindo desse pressuposto, identificamos e analisamos as interfaces do cuidar e do educar para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, trazemos um breve histórico acerca das concepções de infância, referenciando em seguida a criança como sujeito social de direitos e a importância das relações do cuidar e do educar no que tange a educação infantil, mostrando o quanto essa relação é fundamental na aprendizagem. Para isso, buscou-se suporte teórico em Kramer (2002), Craidy & Kaercher (2002), Oliveira (2001), Montenegro (2001), Boff (2004), entre outros, os quais também trazem contribuições de grande importância para essas construções. Os caminhos metodológicos construíram-se sob um enfoque qualitativo, através da observação, do questionário fechado para traçar o perfil dos sujeitos, e da entrevista semi-estruturada para identificar as concepções dos mesmos. Assim, os resultados desta pesquisa revelam ainda uma confusão no entendimento do que é cuidar e educar. Percebemos ainda a tendência de compreender o cuidado como função relativa ao zelo enquanto o educar a ensino aprendizagem. Diante disso, compreendemos que torna-se imprescindível para atender as necessidades infantis que o professor de educação infantil entenda essa relação educar cuidar como indissociáveis, que ocorrem em todos os momentos peculiares à infância.
- ItemSistema educativo e sistema prisional: aproximações e distanciamentos, á luz dos estudos de Foucault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice Lima AlmeidaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos
- ItemExperiências e saberes artísticos na formação estética do artista/educador(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Oliveira, José Benedito Andrade de; Lins, Claudia Maisa A.; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir a formação, os conceitos e saberes do\da professor\a de arte dentro de uma perspectiva social. Tendo como maior interesse a formação docente. Utilizo para isto, minha própria historia como artista e educador puxando da memória uma sorte de lembranças, prazeres e dores em busca de minha formação. A partir do primeiro capítulo tento descrever o porquê desta pesquisa, o interesse pela área de conhecimento artes e a minha relação com a educação como aluno, educador e artista. Buscando em Nietzsche (LARROSA, 2005) os sentidos do tornar-se. Em Colli (2007), Read (2001), Duarte Júnior (1996 e 1998) Barbosa (1975) e Fischer (2000) as questões sobre arte e a arte em espaços de educação formal e não formal, encontrando nestes autores bases para fortalecer minha critica acirrada ao sistema de educação ao qual estamos atrelados e aparentemente desconfiados da existência do um ultimo elemento preso na caixa de Pandora. No entanto, procuro descrever a partir do etnometodo o caminho desenhado com as pedras e flores das vivências em comunidade. Tendo como suporte para esta busca a etnopesquisa, traçando as experiências com arte desde minha tenra idade em um relato emocionalmente comprometido com o fazer artístico e docente sem fazer distinção entre o artista na sala de aula e o educador no palco ou vice-versa, pedindo licença aos meus antepassados e agradecendo a herança poética de uma vida vivida em busca da compreensão de si e do meio para a construção de um mundo melhor.
- ItemA literatura na educação infantil: significados atribuidos pelos docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança - Jaguarari/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Viviane Santos de; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraO presente trabalho monográfico parte da compreensão que a literatura na primeira infância constitui-se como um espaço de prazer e emoção, que influencia significativamente a criança em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e criticidade. Neste sentido, o professor de Educação Infantil deve buscar, em sua prática educativa, uma ação transformadora e significativa que proporcione à criança um contato mais frequente com os livros e as atividades literárias. A construção, por parte do professor, de uma concepção que considere a importância da literatura na educação infantil é fruto da sua formação acadêmica e, também, de sua vivência com a literatura. Desta forma resolvemos pesquisar a concepção e os significados que os educadores da primeira infância dão para a literatura infantil em sala de aula e sua influência na prática educativa. O locus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança – Jaguarari/Ba, e os sujeitos pesquisados foram as seis(06) professoras que trabalham nesta instituição. Elegemos como conceitos-chave Infância, Educação Infantil, Professor e Literatura Infantil, a partir do pensamento de autores como Steinberg (2001), Oliveira (1992 e 2001), Kramer (1992, 2002 e 2005), Silva (1985), Fazenda (1991), Gárcia (2003), Freire (1996), Coelho (2000), Lajolo (2002), Borges (1994), Costa (2006), Mizukami (1986), Abramovich (1997), Palo e Oliveira (2001), Bettelheim (1996) e Referencial Curricular Nacional (1998), que possibilitou-nos uma discussão teórica e fundamentou a nossa análise da concepção sobre literatura na Educação Infantil e sua influência na ação educativa dos sujeitos pesquisados. Na perspectiva da pesquisa qualitativa utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário fechado e a entrevista semi estruturada. Os resultados apontam que a forma como é concebida a literatura pelo educador tem influência significativa em sua prática, e os significados atribuídos pelas docentes à literatura são frutos de sua formação e da vivência destas com a literatura infantil ao longo da vida profissional, desta forma a literatura é percebida apenas enquanto instrumento pedagógico empobrecendo-a enquanto arte.
- ItemEnsinar e aprender matemática na educação de jovens e adultos: em busca de um sentido(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Edval da Silva; Santos, Assivânia Lucia Cavalcante dos; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Costa, Ivan Souza CostaAs mudanças e transformações ocorridas na sociedade contemporânea exigem um repensar da educação, novos paradigmas se fazem necessários diante do contexto complexo e diversos que nos encontramos. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, são pilares de extrema importância para direcionar os novos princípios educacionais. O ensino da Matemática durante muito tempo era considerado como conhecimento específico dos bancos escolares, não possuindo relação com a realidade do educando, porém hoje, pesquisas apontam para a importância de um ensino contextualizado oportunizando a construção de uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa teve como objetivo é analisar se a matemática ensinada na escola possui relação no contexto dos alunos, sendo que essa clientela possui especificidades diferenciadas das demais, pois na sua maioria retornam aos bancos escolares para adequar-se as exigências do mundo do trabalho. A metodologia trata-se da abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa foram os alunos de 03 (três) turmas da EJA III, dos referidos Colégios Estaduais: Júlio César Salgado, Cazuza Torres e Teixeira de Freitas, na cidade de Senhor do Bonfim. Os dados foram coletados através da utilização da observação livre e de questionário aberto semiestruturado. A análise indica que os alunos sentem-se mais motivados a aprender matemática quando o seu conhecimento prévio é valorizado, percebem aplicabilidade do conteúdo aprendido e têm as suas expectativas atendidas. Observamos, porém que os professores pesquisados não estão totalmente preparados para atuarem com essa modalidade de ensino, necessitando de uma formação específica na área.
- ItemSistema educativo e sistema prisional : aproximações e distanciamentos, à luz dos estudos de Foulcault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice LimaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos.
- ItemAspectos Educativos Construidos em uma Filarmônica(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Lima, Rayne Libório de; Machado, Paulo BatistaEsse trabalho de conclusão de curso tem como objeto a Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, considerada enquanto espaço histórico-educativo. Destacam-se como principais objetivos o resgate histórico da Filarmônica nascida e mantida em um bairro nascido em torno da então Rede Ferroviária Federal realizada a partir de um paradigma qualitativo. Utilizam-se como estratégias de pesquisa a pesquisa bibliográfica, a história oral e o questionário semi-aberto. Os resultados colhidos ressaltam uma entidade que torna a música um fenômeno educativo cultural, contribuindo para o enraizamento cultural e histórico, tanto do bairro da Gamboa quanto do município de Senhor do Bonfim.
- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemA importância das atividades lúdicas no desenvolvimento e no processo de aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Alves, Aurelina Oliveira; Gonçalves, Maria Elizabeth SouzaEste trabalho teve como objeto de estudo a Ludicidade na educação infantil na perspectiva dos professores de educação infantil, tendo como objetivo verificar a importância atribuída pelos professores de educação infantil ao lúdico como atividade educativa. O lócus da pesquisa foi a Escola Fundação de Apoio a Criança e ao Adolescente FUNDAME – Senhor do Bonfim- Bahia. A metodologia adotada pautou-se sobre o enfoque qualitativo priorizando-se como instrumentos: o questionário fechado, e a entrevista semi-estruturada aplicado aos professores. Como aporte teórico utilizamos Lakatos (1991), Harguete (1992), Vygotsky (1989) Kishimoto (2001), Freire (2002) entre outros. Verificou-se que as atividades lúdicas são de extrema relevância para o desenvolvimento integral do aluno.
- ItemFracasso Escolar no Semiárido: Os Resultados do IDEB na Microrregião de Senhor do Bonfim na Perspectiva dos Dirigentes Municipais e Estadual da Educação.(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Santos, Maisa Borges da Silva; Almeida, Suzzana Alice Lima; Wanderley, Simone Ferreira; Machado, Paulo BatistaTendo como referência as notas do IDEB dos anos de 2005 e 2007, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os possíveis fatores provocadores do fracasso escolar, apontadas nos resultados apresentados pelo INEP/MEC, na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual de educação da microrregião de Senhor do Bonfim. Considerando o contexto em que a microrregião está inserida, o estudo é embasado por elementos que estão presentes no currículo adotado por essa região e como esses mesmos elementos influenciam nas discussões e produções políticas, sociais, culturais, ideológicas e educacionais do semiárido, evidenciando principalmente os estereótipos que permeiam a forma de se pensa, e, consequentemente, administrar a educação nesse espaço e que consequentemente podem estar contribuindo para as baixas notas no IDEB nesse território. A pesquisa buscou aportes teóricos em Patto (1999), Fernandes (2007), Martins (2004), Forgiarini, Silva (2009), Albuquerque Junior (2001) entre outros, e utilizou como paradigma de pesquisa a abordagem qualitativa por favorecer uma melhor compreensão do espaço e dos sujeitos a serem pesquisados. Os resultados aqui apresentados nos levam a compreender os fatores provocadores do fracasso escolar na Microrregião de Senhor do Bonfim.
- ItemA importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador(Universidade do Estado Bahia, 2010-03-24) Silva , Luciano Marques da; Pereira , Daniel de Jesus; Silva , Cleide Carneiro Alves da; Regis, Franklin Rami Cavalcanti OliveiraEsta monografia tem como objetivo desenvolver, uma análise bibliográfica e descritiva sobre a importância do profissional contábil responsável pela obrigação acessória na informação que gera a obtenção do direito previdenciário ao trabalhador empregado. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador empregado. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizado nas áreas de contabilidade e direito previdenciários de um escritório de contabilidade do município de Campo Formoso-BA. A presente pesquisa buscará revelar a importância do profissional contábil nos direitos previdenciários e a necessidade de manter-se informado a todo o momento, pois uma das suas funções é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que por direito deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Identificar quais informações a empresa ou cliente necessita, pois na área contábil a informação é um dos princípios fundamentais que possibilita a qualidade da decisão e diminui a incerteza do gestor. O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso.
- ItemA atuação dos controladores internos em três municípios da 13ª inspetoria regional de controle externo de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-25) Oliveira, Camilo Simões Amaral; Pinheiro, Francisco Marton G.; Regis, Franklin Rami Cavalcanti Oliveira; Silva, Cleide Carneiro Alves daO presente estudo tem como finalidade avaliar a atuação dos controladores internos em três Prefeituras da 13ª. Inspetoria de Controle Externo de Senhor do Bonfim, tendo como objetivo geral verificar de que forma o controle interno pode se tornar um instrumento eficiente e eficaz, auxiliando o gestor público na tomada de decisões. A metodologia escolhida partiu da realização de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou analisar os conceitos, características, bem como a fundamentação legal do controle interno voltado à administração pública, além de demonstrar alguns setores da administração pública onde o controle interno deve atuar. Oportunamente foram descritos os principais setores em que o controle interno deve atuar e os procedimentos específicos para cada um. Para avaliar a atuação dos controladores internos foi necessário fazer um estudo de caso em três municípios dessa Inspetoria, cujo não fora divulgado os nomes, a fim de preservar a identidade dos profissionais envolvidos, bem como a precisão das respostas obtidas. A pesquisa revelou que o controle interno nos municípios pesquisados funciona de forma ineficiente, onde a falta de pessoal é um dos principais problemas. Assim, conclui-se que a deficiência de controle interno em determinadas áreas enfraquece a administração pública, tendo como consequência possíveis ocorrências de erros, desvios ou fraudes.
- ItemA coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Josiane Bruno da; Barros, Beatriz de Souza; Almeida, Suzzana Alice Lima; Vieira, Rosângela SouzaO presente trabalho científico se propôs a analisar questões relacionadas à organização educacional, refletindo minuciosamente sobre a Coordenação Pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes, visando compreender a historicidade do profissional da área, suas atribuições e suas práticas. O referencial teórico teve base em autores como Brandão (2007), Paro (1991), Rangel (2001), Demo (1994), Libâneo (1994) e entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como instrumentos básicos de coleta de dados a observação, o questionário fechado e o questionário semi-aberto, onde os sujeitos epistemológicos foram onze professores que lecionam no Ensino Fundamental I e II na instituição de ensino o Colégio Municipal César Augusto Rabello Borges da rede pública, na localidade de Caatinga do Moura, município da cidade de Jacobina, no norte do interior baiano. A análise e discussão dos dados foram feitas à luz de posicionamentos sobre a Coordenação Pedagógica, Educação Qualitativa e Práticas Docentes, contextualizando tais paradigmas com a realidade escolar pesquisada, onde assim constatamos através dos questionários, que os professores urgem por mudanças, uma vez que não está sendo disponibilizada pela coordenação pedagógica da escola contribuições significativas para o desenvolvimento de suas práticas.
- ItemArte-Educação: A Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Lemos, José Menanes Manoel de; Paz, Maria Gloria daEste trabalho monográfico tem o propósito de apresentar o resultado de uma pesquisa que visou discutir sobre Arte-Educação, bem como a Atuação do Núcleo Aroeira de Arte no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho nesta perspectiva. Para conseguirmos estas informações utilizamos a metodologia História Oral e a coleta dos relatos se deu através de uma entrevista direcionada por um “guião” previamente estruturado, as entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente. Os colaboradores deste trabalho foram os membros do Núcleo Aroeira de Arte: Alda Kelly (Pikena Lemos), Benedito Oliveira, Jacson Muricy e Maicon Vinicius. Um espectador do grupo: Ailton Ribeiro e Gilmara Cláudia funcionária do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho. Procuramos construir um material que trouxesse no seu bojo uma experiência no campo da arte-educação, mostrando-a como possibilidade real de transformação.