Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 295
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abordagem cultural no ensino de geografia em escolas públicas da cidade de Muritiba: uma leitura de caso no Colégio Polivalente(Universidade do Estado da Bahia, 2017-06) Castro, Janio Roque Barros deAo considerar que o Ensino de Geografia perpassa por várias temáticas e abordagens para compreensão do espaço geográfico na sala de aula, cabe destacar que as questões culturais nas aulas de Geografia, ainda se mantém limitadas. No presente trabalho, buscou-se analisar como a questão cultural vem sendo trabalhada junto ao Ensino de Geografia na Escola Polivalente, localizada na cidade de Muritiba. Com isso, pretendeu-se identificar como são e se as questões culturais são abordadas nos livros didáticos de Geografia adotados pela instituição, bem como explorar diversas metodologias que inovem as aulas de Geografia sobre tais questões, sobretudo valorizado o espaço vivido dos estudantes. Para isso foram realizados alguns procedimentos metodológicos, dentre eles, a construção de um referencial teórico para sustentar as ideias que neste trabalho foram apresentadas, análise de documentos, como por exemplo, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia e dos Temas Transversais, bem como do Guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2014 e dos livros didáticos de Geografia utilizados pela escola. Por fim, a realização de entrevistas com os Professores de Geografia da Escola sobre suas experiências no Ensino de Geografia e suas metodologias para trabalhar a questão cultural nas suas aulas. Os resultados evidenciaram que os livros didáticos adotados pela Instituição, exploram de maneira superficial as questões culturais em sua abordagem de conteúdos curriculares e que as práticas dos professores entrevistados, diante das inúmeras oportunidades que podem ser oferecidas pela Geografia Cultural nas instituições escolares, ainda são pouco desenvolvidas.
- ItemA abordagem da oralidade no livro didático de língua portuguesa do 7º ano: avanços ou permanências?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Barros, Marília de Santana; Silva, Manoel Crispiniano Alves da; Nascimento , Juscelino Franciso do; Sene, Marcus GarciaDevido à crença de que a oralidade é um dom intrínseco ao ser humano, por muitas vezes, o eixo Oralidade ocupou um lugar à margem do ensino de língua. Sendo assim, objetiva-se, com este trabalho, abordar o tratamento que tem sido destinado a esse eixo nos livros didáticos de língua portuguesa, já que eles se constituem, muitas vezes, como único recurso pedagógico à disposição do professor. Nesse sentido, a presente pesquisa tem um caráter descritivo-bibliográfico e documental com abordagem qualitativa, a fim de investigar as abordagens destinadas ao referido eixo e verificar sua relevância na construção de saberes múltiplos para o pleno exercício da cidadania. Nesta investigação, foram selecionados dois livros aprovados pela PNLD 2018 – 2022 distribuídos em escolas do município de Santo Antônio de Jesus-BA, em seguida, comparamos as nossas constatações com o trabalho desenvolvido por Sene (2017), com o objetivo de observar se, depois de sete anos, houve um progresso nas abordagens da oralidade nos livros didáticos. Em suma, conclui-se que há uma redução nas atividades abordando a oralidade e, consequentemente, um declínio nas práticas para aquisição das habilidades para a produção dos gêneros orais.
- ItemA afetividade na relação professor-aluno no curso de letras - Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Elinara Barbosa Alves dos; Mariano, Luciana Vieira; Neto, João Evangelista do Nascimento; Ignacio, JuanO presente trabalho trata-se a respeito das emoções na relação professor-aluno. O termo professor-aluno remete a um elemento fundamental nessa relação, a interação. O interesse pelo tema proposto surgiu no semestre 2016.2 onde pude perceber que a afetividade é essencial no processo de ensino e aprendizagem para que o aluno se sinta motivado e incentivado. Dessa observação surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são as percepções de docentes e discentes acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores no curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB? Assim, o objetivo geral desse trabalho consistiu em compreender as percepções desses sujeitos acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores desse curso e, para obter os resultados foi necessário discutir o papel da afetividade na relação professor-aluno; observar as concepções de afetividade e sua importância para docentes e discentes do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB e, analisar a partir dessa observação, a percepção dos mesmos acerca desse tema. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram Wallon (2007), Chalita (2014), Freire (2003), Cunha (2017), Piaget (1896-1980), Sarráis (2018), Goleman (1995). A pesquisa desenvolvida neste trabalho foi de caráter qualiquantitativa na qual o procedimento utilizado para a coleta de resultados foi um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que a presença da afetividade na relação de professor-aluno permite que os alunos se sintam mais confiantes e motivados a continuar seus cursos e superar suas dificuldades.
- ItemA BNCC e as orientações para o ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo de caso sobre a efetivação da lei 10.639/03 no Colégio Estadual Ruy José de Almeida (2019-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-20) Brito, Robélia Santana; Lima, Fernanda de Souza; Neto, Geraldo Barbosa; Santana, Jacimara SouzaA pesquisa realizada teve como objetivo analisar a integração do Ensino de História da África e das Relações Étnico-Raciais na disciplina de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, durante o período de 2019 a 2022, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo torna-se relevante diante da conjuntura política permeada por instabilidades e fragilidades democráticas, juntamente com as mudanças introduzidas com a Reforma do Novo Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica de autores que discutem sobre a temática, a análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola, os livros didáticos e a BNCC, além do estudo de caso desenvolvido com os professores de História. Os resultados revelam práticas de renovação metodológica para o ensino de História da África e Cultura Afro brasileira na escola analisada, apesar das limitações impostas na BNCC com a Reforma do Novo Ensino Médio, que dificultam tanto o trabalho dos docentes como no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A inclusão da abordagem da lei nos conteúdos do currículo escolar demonstra a importância da participação dos africanos e dos afro-brasileiros nos processos históricos, bem como fortalece a educação para a diversidade, nesta, os estudantes já trazem conhecimentos de suas vivências ao entender a escola como um espaço sociocultural. Por fim, conclui-se que a formação continuada dos professores é essencial para promover a integração efetiva desses conteúdos no currículo escolar, além do desenvolvimento de projetos transversais que podem ampliar o alcance dessas práticas para toda a comunidade escolar
- ItemA cacauicultura e o uso de tecnologias na lavoura cacaueira na comunidade do torre em Laje/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Santos , Luana Mendes dos Santos e; Santos , Elba Medeiros Punski dos; Andrade , Ismael Mendes; Mata , Massandro Marques Porto Cunha daNesta pesquisa foi investigada a cacauicultura e o uso de tecnologias na lavoura cacaueira da comunidade do Torre, localizada no município de Laje, Bahia. Objetivou- se analisar como ocorre a produção de cacau nessa comunidade e de que forma as tecnologias influenciam esse processo. Especificamente, buscou-se identificar a dinâmica da produção cacaueira e compreender como ocorre o uso de tecnologias nas plantações local. A metodologia utilizada incluiu um levantamento bibliográfico e documental, com autores que debatem os assuntos objetivado na pesquisa, como também uma pesquisa de campo que se deu através de entrevistas à agricultores da comunidade. Foram analisados também indicadores de produção e econômico publicados pelo IBGE, Pronaf, Ceplac, entre outros. O resultado evidenciou que o uso das tecnologias influencia diretamente na produção de cacau da comunidade.
- ItemA cadeia produtiva da castanha de caju no entorno do município de Santo Antônio de Jesus – Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Lima, Anderson Oliveira; Kustner, Rocio Castro; Araújo, James Amorim; Santos, Júnio de Jesus dosNo município de Santo Antônio de Jesus – BA, localizado no Território de Identidade Recôncavo, a comercialização da castanha de caju se intensifica entre os meses de setembro e março, que correspondem ao período de colheita. Os produtores e intermediários, sobretudo dos municípios circunvizinhos como Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Varzedo e Muniz Ferreira, deslocam-se até o referido local para vender e/ou revender a castanha in natura aos comerciantes da feira livre (situada na Praça Duque de Caxias, Centro). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivos caracterizar a cadeia produtiva da castanha de caju no município de Santo Antônio de Jesus – BA; dimensionar como a castanha é produzida e comercializada; e verificar se os intermediários e comerciantes compram, vendem e/ou revendem a castanha por um valor de mercado. Como procedimentos metodológicos, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conceito de cadeia produtiva e a produção da castanha de caju no Brasil; no segundo momento, no Trabalho de Campo foram realizadas entrevistas a dois funcionários de armazéns que comercializam a castanha in natura, dois intermediários, dois produtores de castanha de caju in natura e quatro comerciantes de castanha assada. A partir dos resultados alcançados foi constatado que a cadeia nem sempre se inicia nem finaliza apenas em Santo Antônio de Jesus, mas há casos de castanha que é produzida, processada de maneira artesanal, comercializada e consumida no próprio município. O preço pago pelo quilograma da castanha in natura pelos intermediários e nos armazéns em 2023, não foi o de mercado, com uma diferença que varia entre 0,50 e 1,83 reais, em comparação com os preços no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A castanha in natura comercializada é advinda de outros municípios do Recôncavo e região, enquanto as torradas de modo industrial são compradas nas agroindústrias localizadas em outras partes da Bahia e do Nordeste. Cada um dos agentes dessa cadeia produtiva busca tirar a sua fatia de lucro, contudo, os mais beneficiados são os intermediários, comerciantes de castanha in natura e as agroindústrias. Os produtores são os mais explorados, precisando lidar com um processo trabalhoso durante a coleta do produto e desafios como o risco de ser mordido/picado por animais peçonhentos. Portanto, concluiu-se que essa cadeia produtiva não é nutrida de tecnologias adequadamente, haja visto que parte do processo produtivo é realizado de maneira manual, falta apoio do poder público da região e cooperativas e/ou associações de produtores e comerciantes da castanha.
- ItemA contribuição dos aspectos afetivos e emocionais para a construção de um processo de aprendizagem de língua inglesa mais efetivo.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-25) Paixão, Maxlene Ferreira da; Caribé, Jamily Vasconcelos; Vasconcelos, Ivani da Silva S.; Guimarães, Tassila Ferreira V.Este trabalho deu visibilidade às dimensões afetiva e emocional no espaço de aprendizagem da língua inglesa. Assim, fomentou-se uma discussão, a partir de um escopo de trabalhos acadêmicos que remontam a reflexões para campo de atuação e da formação profissional, situando professor e estudante enquanto sujeitos históricos nesse processo. O problema e o objetivo do estudo apontaram para uma interface entre os aspectos afetivos e emocionais em vista da construção de um ambiente mais favorável para a aprendizagem. Sendo assim, os objetivos específicos foram distribuídos visando identificar, compreender e discutir teoricamente aspectos afetivos e emocionais que contribuem para a aprendizagem da língua inglesa. No que se refere à metodologia, utilizou-se o estudo bibliográfico, aliado à pesquisa exploratória explicativa, tencionando dialogar com teorias que esclarecem fatos, acontecimentos ou estudos relacionados à temática, considerando o conhecimento já efetivado acerca desses conceitos. Os resultados deste estudo revelaram a importância das emoções e da afetividade no espaço de ensino da língua inglesa, sobretudo por privilegiar as experiências dos sujeitos como aspecto fundamental para um conhecimento dotado de significado no nível das interações sociais. Mas, também, observou-se a existência de tensões na formação e na prática profissional com a prevalência de fatores externos, cuja visão racionalista-tecnicista, que permeia o meio acadêmico, a reboque do próprio mercado de trabalho, ainda privilegia a razão em detrimento da emoção como fator de sucesso na esfera pessoal, profissional e social. Concluiu-se que existe uma relação unívoca entre afetividade e aprendizagem, considerando que, entre as diversas dimensões constitutivas do ser humano, a que está na base do funcionamento psíquico constitui o cerne, ou a mola propulsora, para as nossas realizações. Neste sentido, cabe ao profissional um compromisso ético, que inclua na agenda da formação e da prática profissionais, essa aproximação com a dimensão afetiva nos variados contextos de aprendizagem.
- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- ItemA cosmovisão indígena na literatura infantil: uma reflexão da obra kabá darebu de daniel munduruku.(Universidade do Estado da bahia, 2022-06-16) Santos, Cristiana Josefa Dos; Ferreira, Permínio Souza; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco deTendo em vista que por muito tempo a temática indígena foi abordada através do olhar do colonizador e de maneira preconceituosa, construindo uma imagem do indígena carregada de estereótipos, faz-se necessário cada vez mais estudos que colaborem com as causas indígenas, conferindo cada dia mais visibilidade à suas lutas, culturas, crenças e cosmovisão, visando estabelecer um diálogo ente culturas e povos. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como tema central a cosmovisão indígena na literatura infantil: uma análise da obra kabá Darebu (2002) de Daniel Munduruku, a fim de identificar na literatura indígena dirigida ao público infantil como a voz do outro, indígena, se manifesta e mantem aberturas para trocas culturais com o não indígena. Para tanto, é necessário discutir por meio da obra como a literatura de autoria indígena desconstrói preconceitos e promove uma reflexão do ser indígena, analisando o modo como a literatura indígena possui valores estéticos próprios capazes de fortalecer a manutenção de um conjunto de saberes ancestrais e a legitimação de identidades. Para realização do estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva explicativa de caráter qualitativo, com o suporte teórico nos principais autores Andrade (2014); Thiél (2012) e Monteiro (2014).
- ItemA cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no município de Mutuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Cardoso, Mainara Pereira; Silva, Luís Cláudio Requião da; Santos, Miguel Cerqueira dosO presente trabalho monográfico intitulado a cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no Município de Mutuípe que tem como objetivo identificar como a produção cacaueira tem impactado na economia, paisagem e na dinâmica de vida da população do município de Mutuípe-Ba. Considerando que essa lavoura atinge inúmeros produtores familiares e dinamiza a economia local e da região, buscou-se entender quais aspectos da cultura do cacau impactam na organização espacial do município de Mutuípe. Para fundamentar essa discussão utilizou-se obras de autores como Delabie (1990), Milton Santos (1997-1988- 2008- 2006), Almeida (2008), Castello e Frederico (2010) Dias e Nascimento (2014), entre outros que contribuíram sobremaneira para aprofundar nossas discussões as quais se desenvolveram a partir dos conceitos de paisagem, produção e circuitoespacial. A metodologia utilizada foi à pesquisa de abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa de campo, por meio da realização de entrevista para produção dos dados junto aos sujeitos da pesquisa. Ao final da mesma constatou-se que a história da cultura cacaueira no município de Mutuípe é marcada por períodos áureos e de crises e que essa cultura tem grande influência para o desempenho socioespacial e para a transformação da paisagem do Município.
- ItemA devoção a Nossa Senhora do Amparo no contexto sociocultural da cidade de Valença – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos, Daniela da Silva; Castro, Jânio RoqueDevoção emerge da crença em poderes sobrenaturais que determinado objeto (elemento ou pessoa) supostamente tem, inferidos de testemunho ou narrativa de algum acontecimento extraordinário, miraculoso. Acatam-se as devoções como diretamente relacionadas ao processo de formação social, enquanto práticas cotidianas transmitidas no âmbito familiar; e a perspectiva da Geografia enquanto análise das religiões como produtoras/organizadores dos espaços, partindo da importância atribuída pelos devotos ao espaço (dito) sagrado enquanto signo do sobrenatural. Nestes termos toma-se por objeto de investigação a devoção Mariana: compreender os aspectos socioculturais católicos originários da cidade de Valença (Bahia, Mesorregião Sul) através das práticas em torno (da figura) de Nossa Senhora do Amparo. O caminho investigativo envolveu consultas aos autores locais, entrevistas, além de materiais bibliográficos, tabelas e mapas.
- ItemA efetividade da sala de recursos multifuncionais no atendimento educacional especializado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Morais, Jilmar Santos De; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Santos, Josemare Pereira dos; Silva, Aislan Damacena Souza daA sala de recursos multifuncionais é um espaço dentro das instituições de ensino que visa proporcionar um atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal dessa sala é promover a inclusão e a aprendizagem desses estudantes, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas adequadas às suas necessidades. Assim, desempenha um papel fundamental no suporte aos alunos com deficiências, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, contribuindo para sua inclusão no ambiente escolar regular e para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais. Sobre este campo, o da Educação Especial, é que trata este trabalho de pesquisa, cujo objetivo é analisar o processo de organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico para atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais da Escola Maria Bernadete Borges Pinheiro, Dom Macedo Costa/BA. Especificamente buscou- se identificar as concepções de educação e atendimento educacional especializado da equipe gestora da referida sala de recursos multifuncionais e mapear as estratégias utilizadas por esta equipe no atendimento aos estudantes. Do ponto de vista metodológico tem abordagem qualitativa e natureza exploratória. Foram realizadas entrevistas com professoras que atuam na sala de recursos multifuncionais e as gestoras da escola. Foi constatado que, ao oferecer recursos adaptados e estratégias pedagógicas personalizadas, a sala contribui para a aprendizagem e o sucesso desses estudantes, além de fornecer suporte aos professores e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
- ItemA expansão de bairros periféricos: o exemplo do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Costa, Jéssica Alves Guimarães; Araújo, James AmorimA intensificação do processo de urbanização é algo que vem modificando não apenas as grandes cidades, mais também as de médio e pequeno porte. A mudança nas formas de expansão urbana é uma das principais consequências deste processo quando relacionado às pequenas e médias cidades. Ela vem acompanhada de uma série de outras mudanças ligadas as dinâmicas econômica, política e social das cidades em questão. Neste sentido, o presente trabalho parte do seguinte questionamento: De que forma a expansão do bairro Cajueiro, em Santo Antônio de Jesus poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro-periferia já existente? Como objetivo, buscamos compreender de que forma a expansão do bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus, Bahia, poderá influenciar na vida dos moradores dessa localidade e na relação centro periferia já existente. Para elucidar a problemática descrita acima, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em seguida, fizemos um levantamento de informações mais específicas sobre o bairro em instituições como Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Cartórios e Biblioteca Municipal. Em seguida, partimos para a aplicação de entrevistas e questionários, a fim de acompanhar de perto os objetivos específicos definidos nesta pesquisa. Neste momento também foram feitas duas outras etapas importantes deste trabalho: a observação in lócus e o levantamento fotográfico. Por fim, fizemos a tabulação e análise dos dados colhidos em campo. Percebemos através deste trabalho que o crescimento do bairro Cajueiro foi positivo para a maioria dos moradores desta localidade, apesar das melhorias relacionadas a infraestrutura do bairro não alcançarem todas as ruas. Também foi possível perceber que a relação da população com o centro da cidade é ainda muito intensa, apesar da grande quantidade de estabelecimentos comerciais e de serviços existentes no bairro.
- ItemA formação de professores de E/Le para a inclusão de alunos com deficiência na escola regular(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Machado, Everton Almeida; Mariano, Luciana Vieira; Lopes, Angélica Sílvia de Jesus; Mercês, Daiana Araújo de Lima dasO presente trabalho, intitulado A formação de professores de E/LE para inclusão de alunos com deficiência na escola regular, pauta-se na discussão e análise da formação dos discentes e egressos do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que tem como fator motivador o meu trabalho como cuidador/ auxiliar de um aluno com deficiência. E nesse contexto trago como objetivo geral compreender se os egressos e os alunos desse curso se sentem preparados para trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Foi realizada, nesse estudo, a discussão da formação de professores, da formação de professores de ensino de língua espanhola e a inclusão de alunos com deficiência e a avaliação se os egressos e alunos consideram que os conteúdos relacionados à educação inclusiva foram suficientes para prepara-los para a inclusão do aluno com deficiência. A metodologia da pesquisa está inserida no método qualitativo. O instrumento de geração de dados dessa pesquisa foi um questionário. O resultado dessa pesquisa reafirma que o Curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V do DCH-V não prepara os alunos para trabalhar com a educação inclusiva.
- ItemA função planejamento em microempresas: análise de uma empresa da área de construção civil em Santo Antônio De Jesus-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Oliveira, Gideval Ricardo Santos; Ribeiro, Mônica Matos; Souza, José Gileá de; Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto deEste trabalho teve por objetivo analisar a importância da função planejamento para o alcance dos propósitos de uma microempresa da área de construção civil, contribuindo para a realização das suas atividades de forma eficiente e eficaz. Ao observar uma microempresa em Santo Antônio de Jesus-BA, constatou-se que a mesma vem apresentando atrasos e perdas de recursos financeiros, além de desgaste de recursos humanos, na execução das obras que efetua. Nesse cenário a pesquisa questionou: como a falta da função planejamento prejudicou uma microempresa no alcance dos seus objetivos? A hipótese levantada é que a função planejamento pode ajudar a dirimir problemas organizacionais, ao se debruçar, sobretudo, sobre as teorias de Fayol e, também, de autores que trataram da estruturação da função planejamento nas organizações. Em termos metodológicos, a pesquisa lançou mão de um estudo de caso concernente à empresa analisada, e utilizou as técnicas bibliográficas, para compreender a estruturação da função planejamento, e uma entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa, envolvendo aspectos da função planejamento. Os resultados apontaram a importância da elaboração e aplicação de um planejamento estratégico por parte da organização, devido sua capacidade de orientar a tomada de decisões e ações futuras, ajudando a definir objetivos e metas claras a fim de estabelecer estratégias assertivas para alcançá-los.
- ItemA história da (des)Inserção da língua espanhola no currículo da educação brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Brito, Gislane Silva; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO interesse pelo desenvolvimento de uma pesquisa com esse tema surgiu a partir do contato com questões relacionadas à oferta da língua espanhola na Educação Básica no componente curricular Políticas Públicas ofertado no quarto semestre do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir desse contato, surge o objetivo geral desse estudo que consiste em compreender as percepções dos professores de E/LE em formação acerca da importância da oferta do espanhol nas escolas e dos prejuízos da não obrigatoriedade dessa oferta e, para isso, foi necessário avaliar a importância da língua espanhola e a história de sua oferta na educação brasileira e observar as percepções de professores em formação acerca do contexto de (não) oferta da língua espanhola na Educação Básica. Essa pesquisa está fundamentada na Lei 9.394, na Lei 11.161/05, na Lei 13.415 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores que tratam da importância da oferta da língua espanhola na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que os participantes da pesquisa estão cientes da luta para a reinserção da mesma no currículo da educação brasileira e reconhecem que a falta dessa oferta traz prejuízos para a vida profissional, pessoal e intercultural dos alunos.
- ItemA história do MR-8 e os desdobramentos da operação Pajussara na Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-31) Santos, Taylan Santana; Luna , Cristina Monteiro de Andrada; Souza, Sandra Regina Barbosa da Silva; Ferreira, Muniz GonçalvesA presente dissertação tem como objeto de estudo a história do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), desde a sua resistência política até os desdobramentos da Operação Pajussara na Bahia. Ao longo deste trabalho, analisamos a opção do MR-8 na luta armada contra a ditadura no Brasil, contextualizando o seu processo de formação e atuação em Salvador. Na Bahia, a referida organização conseguiu inserir quadros clandestinos em uma área do sertão, no povoado de Buriti Cristalino em Brotas de Macaúbas. Através desse setor de campo, o MR-8 desenvolveu um trabalho político junto aos garimpeiros, camponeses e populares da região, cujo trabalho foi amplificado com a chegada de Carlos Lamarca em 1971. Neste mesmo ano, instaurou-se a Operação Pajussara, responsável pelo terrorismo de Estado na Bahia, sob o propósito de “capturar e destruir o grupo de Carlos Lamarca”. Através de fontes históricas como relatórios oficiais do Estado e fontes orais, discutimos nessa dissertação, os alcances e limites dessa resistência política do MR-8, os impactos e as problemáticas da repressão da Operação Pajussara, assim como seus desdobramentos no campo da história política e a memória coletiva da região.
- ItemA implantação da obra de micro e macrodrenagem no canal do Mutum em Santo Antonio De Jesus – BA: os impactos, as mudanças, a especulação socioespacial do bairro Irmã Dulce.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12) Silva, Elielton Souza; Amorim, James AraújoA presente monografia tem por objetivo identificar quais serão os impactos gerados pela implantação da obra de micro e macrodrenagem no canal do Mutum. Visto as transformações que vem ocorrendo desde as relações espaciais até a valorização das áreas do entorno. Cabe a esta pesquisa buscar demonstrar, que tipo de transformações e quais formas de apropriação esta estrutura implantaram. Desse modo, o objetivo é dimensionar as transformações ocorridas no espaço, às mudanças ocorridas em nível socioespaciais e que tipo de especulação foi provocado pelo empreendimento. Para isso, três ações serão constituídas: primeiro é caracterização do perfil socioeconômico e identificar as transformações ocorridas no bairro no decorrer da implementação da obra. Segundo, verificar como se deu o processo de apropriação do bairro. E por fim, observar quais foram os impactos de curto e logo prazo ocasionado pela apropriação dessa área pelo poder público. Para isso, faremos uso do método de procedimento de observação a partir de coletas informais, através de questionário, entrevistas e fotografias.
- ItemA importância da gestão de contratos na administração pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-23) Barreto, Davi Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Dantas , Marcos Emanoel Andrade Silva; Menezes, Nívia MartinsEssa pesquisa teve como objetivo analisar os conceitos, desafios e melhores práticas na gestão de contratos na administração pública, combinando pesquisa de campo e bibliográfica. Para isso, foi utilizada uma metodologia que combina pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. A revisão da literatura e as entrevistas com especialistas revelaram que a gestão contratual enfrenta desafios significativos devido à descentralização, falta de conhecimento técnico, déficit de pessoal e insuficiência de ferramentas adequadas. Esses fatores resultam em ineficiência e comprometem a qualidade dos serviços públicos. A adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, mostrou-se uma solução promissora para automatizar processos, melhorar o monitoramento e controle, e aumentar a transparência e eficácia na gestão de contratos. No entanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação constante dos profissionais, além de investimentos em treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas. A pesquisa destacou a importância de um planejamento rigoroso e a garantia de transparência na gestão da informação. Os desafios incluem a falta de ferramentas adequadas para a gestão de contratos na administração pública municipal, planejamento ineficiente e falta de transparência nas informações, os quais podem ser mitigados através da capacitação, investimento em tecnologias modernas e melhoria dos processos.
- ItemA importância da implantação de projetos como políticas públicas sobre o letramento racial em espaço socioeducacional(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Santos, Márcia; Nunes, Alyxandra Gomes; Barboza, Andrea Soares; Couto, Leda ReginaA presente monografia analisou o projeto Afrocentred English Course (AFROEC), pensado e desenvolvido pela Prof.ª Drª. Alyxandra Gomes Nunes, cuja finalidade foi discutir e evidenciar as trajetórias e deslocamentos empreendidos por cada participante no curso de extensão, sendo eles os reais protagonistas, onde tiveram a confiança e coragem de compartilhar suas vivências, questões raciais e identitárias perpassadas por cada um deles. Tendo como objetivo levar um ensino de inglês gratuito, com diversas atividades e debates acerca das questões étnico-raciais e saber distinguir melhor as facetas das vertentes raciais de forma sensível e que trouxesse interação, foi-se pensado no projeto AFROEC. Adaptado para um curso de extensão almejando sondar e ao mesmo tempo levar uma consciência crítica embasada no letramento racial fazendo uso de materiais de autores negros(as) como Aparecida de Jesus com seu letramento racial, Djamila Ribeiro com o seu guia antirracista, Joelma Santos com seu trabalho por um currículo afrocentrado na prática, Frantz Fanon com a sua consciência racial e intelectualidade radical. Trata-se de uma pesquisa cuja análise é de natureza qualitativa acerca das táticas antirracistas na prática, cujos resultados encaminham para uma compreensão da necessidade de um ensino afrocentrado.