Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus
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- ItemTrabalho, associativismo e cultura: a formação da sociedade união operária dos estivadores de Ilhéus-Bahia (1919-1937)(Universidade do Estado da Bahia, 0030-09-24) Alcântara, Érika Luanna da Mota; Leal, Maria Das Graças de Andrade; Carvalho, Philipe Murillo Santana de; Santos, Augusto Fagundes Da Silva dosA presente dissertação tem como objetivo investigar a formação e organização da Sociedade União Operária dos Estivadores de Ilhéus durante o período de 1919 a 1937 e seu impacto no cenário político, social e cultural na cidade de Ilhéus. O estudo busca compreender a formação de uma cultura operária entre os estivadores, analisando como as dinâmicas do trabalho, a criação de redes de sociabilidades e solidariedade influenciaram o seu fazer laboral em um contexto político instável caracterizado pela nova ordem moral e política durante a Primeira República. Além disso, analisa as dinâmicas sociais derivadas das relações no ambiente de trabalho, bem como nos campos culturais e religiosos da cidade, especialmente em torno da celebração do dia de São Sebastião.
- ItemImplantação de equipamentos e transformaçães urbanas: bairro cajueiro na cidade de Santo Antônio de Jesus BA.(Universidade do Estado da Bahia, 0109) Fonseca , Eliane Clemente; Santos, Miguel Cerqueira; Diniz, Aline Franco; Estevam, André Luiz DantasEsta pesquisa, intitulada "Implantação de equipamentos e transformações urbanas: Bairro do Cajueiro, na cidade de Santo Antônio de Jesus, BA", discute as mudanças físicas e culturais ocorridas no bairro devido à implantação de novos equipamentos urbanos. O estudo foi motivado pela observação do constante crescimento do bairro, impulsionado por instituições como o Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Serviço Social do Comércio (SESC) e a Policlínica Regional, que têm contribuído para a urbanização e melhorada as condições de vida dos moradores. O objetivo principal busca analisar as transformações no Bairro Cajueiro nos últimos 20 anos, destacando os impactos positivos e negativos dessas mudanças. A pesquisa avalia os efeitos desses novos equipamentos públicos e privados sobre a qualidade de vida local e a reconfiguração da paisagem urbana. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica de autores relevantes e um trabalho de campo com questionários aplicados aos moradores. Os resultados revelam benefícios como novas fontes de renda para os moradores devido ao aumento da demanda por moradias e serviços. No entanto, também são discutidos desafios como o aumento da violência e a falta de infraestrutura adequada. A pesquisa conclui com uma análise dos impactos das transformações urbanas e sugestões para melhorias futuras, considerando os empreendimentos importantes como a UFRB, IFBA, Policlínica e o SESC.
- ItemUm chamado sobrenatural: gênero, memória e pastorado feminino na igreja do evangelho quadrangular em Feira de Santana (2000-2015).(Universidade do Estado da Bahia, 2001-03-15) Souza, Polyana Jéssica do Carmo de; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Silva, Elizete da; Vasconcelos , Tania Mara PereiraEste trabalho propõe-se a analisar o pastorado feminino na Igreja do Evangelho Quadrangular em Feira de Santana de 2000 a 2015, período em que a primeira mulher ascendeu ao cargo de superintendente de uma Região Eclesiástica. Pretende-se refletir sobre os caminhos trilhados pelas mulheres para alcançar o pastorado na instituição, a maneira como vão se construindo em suas narrativas e as táticas criadas para se manterem nesse espaço, marcado por fortes hierarquias de gênero. Problematiza-se, ainda, a figura da fundadora da instituição, Aimeé Semple McPherson, a partir das memórias construídas em torno dela no grupo religioso. Percebeu-se uma efetiva participação e envolvimento das mulheres que alcançaram a ordenação em cargos leigos na instituição e disputas envolvendo questões de gênero que as limitaram de alcançarem cargos mais elevados na hierarquia religiosa. Diante disso, as pastoras elaboram uma narrativa evocando o sobrenatural e a referência da fundadora da igreja, para justificar e legitimar a liderança feminina que exercem. Entre as fontes utilizadas estão: livros doutrinais, dados estatísticos institucionais, a biografia de Aimeé Semple McPherson, fotografias e principalmente entrevistas orais, pois através delas foi possível conhecer e resgatar as memórias e histórias de vida dos principais sujeitos desse trabalho: as mulheres
- ItemVozes da abolição: escravidão e liberdade na imprensa abolicionista cachoeirana (1887-1889)(2010-02) Souza, Jacó dos SantosEste estudo analisa a atuação da gazeta abolicionista O Asteróide no movimento antiescravista cachoeirano, entre os anos de 1887 e 1889. Por meio da leitura desse periódico, buscamos entender como a luta antiescravista se desenrolou na cidade de Cachoeira e os encaminhamentos da abolição defendidos pelo jornal. Ao mesmo tempo, analisamos os projetos políticos defendidos pela redação do periódico depois da abolição. Ao longo do texto, estivemos atentos aos sentimentos e planos de reforma social defendidos pelo periódico. A ideia é perceber como os projetos de inserção social dos libertos estavam articulados com os ideais de modernidade, civilização e progresso. Para isso, o estudo analisa diferentes documentos do período, como processos-crime, periódicos, correspondências policiais, atas de sociedades libertadoras, entre outros
- ItemViver por si”, viver pelos seus: famílias e comunidades de escravos e forros no “certam de sima do Sam Francisco” (1730-1790)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-04-05) Nogueira, Gabriela Amorim; Pires, Maria de Fátima Novaes; Reginaldo, Lucilene; Reis, Isabel Cristina Ferreira dosO presente estudo preocupou-se em acompanhar experiências familiares e comunitárias de africanos e afro-brasileiros, com o objetivo de compreender a importância da família e da comunidade na luta pelas sobrevivências e os seus significados para a constituição de dinâmicas da vida social no “Certam de Sima do Sam Francisco”. Essas experiências inscreveram-se entre 1730 e 1790, período no qual o povoamento dessa região se fazia intenso com as fazendas pecuaristas, habitadas por nativos e, principalmente, de africanos e seus descendentes. Buscou-se documentar trajetórias desses sujeitos sociais que pareciam “viver por si” devido ao absenteísmo dos proprietários dessas fazendas. As fontes setecentistas, registros paroquiais (batismos, casamentos e óbitos), inventários, testamentos, livros de atas de irmandade, processos criminais, livros de memorialistas e viajantes, foram buscadas e pesquisadas, revelando preciosos vestígios da vida social, em sua dimensão cotidiana. Mapas, fotografias e a musicalidade regional contribuíram na problematização dessas fontes, que possibilitaram aproximações com a condição escrava de homens e mulheres trazidos de África, ou de seus descendentes nascidos nos sertões baianos. Como reorganizaram suas vidas, envolvendo-se em intensas relações familiares e de compadrio que proporcionaram a formação de comunidade permeada por solidariedade e hierarquias. Como forjaram sobrevivências para si e para os seus, dedicando-se às labutas cotidianas com suas roças, animais e negócios.
- ItemSantos Reis: festa, poder e memória na comunidade rural de aldeia. (Governador Mangabeira-Ba 1970-2000)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-04-26) Brandão, Alex Sandro da Conceição; Brito, Gilmário Moreira; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Silva, Elizete daEstudar os festejos em louvor aos Santos Reis, padroeiros da comunidade rural de Aldeia, localizada no Município de Governador Mangabeira-BA, entre os anos de 1970 e 2000, consiste em analisar os significados dessa manifestação de caráter religioso e festivo para os moradores dessa comunidade. Para tanto, utilizamos as memórias desses moradores como recurso metodológico primordial a fim de compreender as peculiaridades dessa festa, o que a torna singular em relação a outras festas em louvor aos Santos Reis no recôncavo, bem como analisar a relação entre sagrado e profano como constitutivas dos modos de vida dos grupos sociais daquela comunidade. Outra questão que buscamos compreender com a pesquisa é como os moradores de Aldeia entendem e participam do processo de reinvenção que a tradição de festejar os três Reis Magos vem passando ao longo do tempo, haja vista, que as tradições não significam sobrevivência de antigas formas e práticas ossificadas no tempo, mas, sim, sua capacidade de agregar e articular novos elementos, construindo, dessa forma, novos significados.
- ItemA Irmandade do Glorioso São Bartolomeu de Maragogipe: suas práticas devocionais e a romanização (1851 – 1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-05-06) Nascimento, Antonio da Conceição; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Reginaldo, Lucilene; Farias, Sara OliveiraA criação da Irmandade de São Bartolomeu, se comparada ao tempo de existência das demais que já existiam na freguesia de Maragogipe desde o século XVIII, pode ser considerada tardia. Ainda assim, ela tornou-se a confraria de maior ressonância da cidade. Conforme os seus Compromissos de 1851 e 1943, sua criação atendeu ao objetivo de cuidar do culto ao santo apóstolo padroeiro da cidade, São Bartolomeu, atividade com a qual se ocupou até 1995, quando foi substituída pelas comissões de festas que haviam sido incorporadas à sua Mesa Administrativa desde 1912. Além disso, a assistência funerária aos irmãos confrades também fez parte de suas práticas devocionais mesmo depois da construção do cemitério em Maragogipe na década de 1860, quando os enterramentos deixaram de ser realizados nos templos católicos. Já no momento de sua fundação em 1851, em carta de aprovação de seu Compromisso, o Arcebispo Primaz da Bahia, o ultramontano Dom Romualdo de Seixas, fez algumas recomendações que demonstram sua preocupação em evitar práticas que pudessem se desviar dos preceitos católicos romanos. Estas recomendações não interferiram tanto na autonomia da confraria. Foi já no início do século XX, depois da separação entre a Igreja e o Estado que as medidas da Romanização se fizeram sentir, e a Irmandade de São Bartolomeu foi colocada sob a presidência do vigário, perdendo dessa forma a autonomia
- ItemPráticas de cura e o culto ao anjo São Gabriel no município de Dom Macedo Costa-Ba (1967-2010)(2011-06-06) Souza, Wilma Santos de SantanaEsse trabalho analisa o culto ao Anjo São Gabriel e as práticas de cura proclamadas pelo Senhor Martins Góis da Silva, “Seu Martinho”, na Comunidade do Riachão dos Milagres, no município de Dom Macedo Costa-Ba, entre 1967 e 2010. As crenças da região, envolvendo devoções, promessas, peregrinações e a fé em milagres, constituem elementos típicos do catolicismo popular. As memórias dos devotos acerca dos casos de cura ocorridos na Igreja do Anjo São Gabriel, a história religiosa de Seu Martinho e sua ressonância política são os pontos centrais da análise empreendida. Utilizamos na construção da narrativa depoimentos orais, fotografias, extratos das atas da Câmara de Vereadores do município e livretos com os casos de cura
- ItemCotidiano e trabalho das marisqueiras e catadeiras de Valença - Ba (1960-2000)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-06) Brasão, Maria de Fátima Fernandes; Santos, Ana Maria Carvalho dos; Aras, Lina Maria Brandão de; Farias, Sara OliveiraO cotidiano das marisqueiras e catadeiras no período de 1960-2000 em Valença, cidade baiana localizada no Baixo Sul, na região conhecida como Costa do Dendê, é o objeto deste estudo. Utilizando-se de fontes orais, buscou-se, entre outros objetivos, traçar o dia a dia dessas mulheres dentro e fora dos manguezais; discutir períodos de fartura contrapondo-se a períodos de escassez nos manguezais valencianos; analisar o porquê do trabalho da mariscagem não continuar a ser passado, de forma significativa, de geração para geração. Além das fontes orais, para a construção da narrativa, foram utilizados material bibliográfico, mapas e fotografias. As marisqueiras e catadeiras são pessoas comuns que trazem efetiva contribuição para a economia de Valença. A mariscagem, nessa localidade, ainda continua sendo praticada de forma artesanal, e, na maioria das vezes, são as marisqueiras que confeccionam os objetos utilizados no trabalho. Penetrar no cotidiano dessas mulheres significa conhecer e registrar situações peculiares a uma profissão secular na região
- ItemNegócios entre senhores: o comércio de escravos em Feira de Sant'anna (1850-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2011-11-12) Hora, Ana Paula Cruz Carvalho da; Filho, Raphael Rodrigues Vieira; Amaral, Sharyse Piroupo do; Miranda, Carmélia AparecidaA partir de 1850, com o fim do tráfico de escravos africanos para o Brasil, a principal fonte de cativos para as regiões mais prósperas, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, foi o Nordeste. Nesse contexto, a Bahia foi uma das grandes fornecedoras de mão de obra cativa, e Feira de Santana teve uma acentuada participação nessa nova realidade, uma vez que compradores se associavam a comerciantes e agropecuaristas locais com a finalidade de comprar e vender escravos para fora da província. O objetivo desse trabalho é investigar o comércio de escravos que se estabeleceu em Feira de Santana entre 1850 a 1888, bem como a participação de grandes e pequenos agropecuaristas e comerciantes da cidade nesse negócio e as formas que encontraram para obter lucros com esse tipo de comércio. Com isso, além de discutir algumas das experiências das pessoas escravas nesta região, buscamos demonstrar a importância da mão de obra cativa para a economia da Feira de Santana Oitocentista, contrapondo a tese de Rollie E. Poppino de que o escravo representou um papel pouco importante na economia do município. Discutiremos, também, as leis e regulamentos tributários que incidiram sobre o comércio de cativos na Bahia, considerando divergências políticas e as motivações que havia por trás dessas leis. Além disso, analisaremos como parte da sociedade se posicionava diante dessa realidade e como o interior da Bahia se inseriu nesse contexto. Para tanto utilizamos como fonte escrituras de compra e venda, cartas de alforria, procurações, jornais, relatórios de autoridades, Anaes da Assembleia Legislativa da Bahia, Atas da Câmara Municipal de Feira de Santana, processo crime e a “Legislação da Província da Bahia sobre o negro”.
- ItemArtes e práticas curativas em Caetité -Ba (1897-1940)(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Sacramento, Adriana de Jesus; Brito, Gilmário Moreira; Sampaio, Gabriela dos Reis; Souza, Christiane Maria Cruz deO estudo sobre as artes e práticas curativas no município de Caetité de 1897 a 1940, procura se demonstrar os diferentes sujeitos qualificados como curandeiros, charlatães, feiticeiros e as parteiras que exerciam práticas de curas vinculadas a medicina naquele município. Através de diferentes fontes documentais como o Jornal A Penna, relatos de memorialistas, processos crimes, relatórios de inspetoria sanitária e as teses da Faculdade de Medicina da Bahia, o Código Penal de 1890, em conjunto, deram visibilidade para observar as tensões, campo de lutas e embates envolvendo os oficiantes de cura com a medicina científica. Por outro lado, as fontes investigadas revelam a recorrência de moradores de Caetité a diferentes formas de curas, a saber: a ida aos curadores, a recorrência de uma medicina doméstica e as consultas com os doutores
- ItemPrimeiro Congresso de História da Bahia: populações negras no contexto das comemorações dos 400 anos de fundação da Cidade do Salvador, (IGHB, 1949).(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-20) Silva, Antonio Cosme Lima da; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Araújo, Ubiratan Castro de; Silva, Paulo SantosA pesquisa analisa a participação da população negra no contexto das comemorações do Quarto Centenário de Fundação da Cidade do Salvador e da Instalação do Governo Geral do Brasil (1549/1949). O enfoque recai sobre as teses apresentadas no evento mais importante das celebrações, que foi o Primeiro Congresso de História da Bahia, realizado pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em 1949. Além das teses do referido congresso, também me detenho em algumas obras editadas como parte das comemorações a fim de analisar as concepções historiográficas dos seus respectivos autores, tentando identificar aqueles que apresentaram novas categorias interpretativas, tanto no método, como no objeto de seus respectivos estudos, relacionados às populações negras, visto que o Primeiro Congresso de História da Bahia ocorreu na conjuntura do pós-guerra, com a derrota do nazismo e a completa desmoralização das teorias que atestavam as hierarquias raciais.
- ItemO associativismo dos funcionários públicos na Bahia da primeira república(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-27) Santos, Álvaro Leal; Castellucci, Aldrin Armstrong Silva; Silva, Maria Elisa Lemos Nunes da; Batalha, Claudio Henrique de MoraesA presente dissertação de mestrado faz uma reconstituição histórica da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB). A pesquisa cobre o período que vai de 1918, quando a entidade foi fundada, a 1930, quando a Primeira República foi derrubada pelo movimento liderado por Getúlio Vargas. O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, examina-se a condição diferenciada dos servidores públicos na sociedade da época e o desejo alimentado por muitos setores de garantir para si as vantagens conferidas ao funcionalismo do Estado. O segundo capítulo reconstrói o perfil dos membros da AFPEB em termos sócio-ocupacionais, étnico-nacionais e de gênero. O terceiro capítulo analisa as duas frentes de atuação da organização em favor dos servidores: a do mutualismo e a do trabalho.
- ItemNarrativas de fé e outras histórias dos Batistas em Serrolândia(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-02) Rios Júnior, Jairo Soares; Farias , Sara Oliveira; Silva, Elizete da; Severs , Suzana Maria de Sousa SantosEste trabalho analisa narrativas de batistas e católicos de Serrolândia diante da chegada da Denominação Batista na localidade e das tensões que se desenrolaram a partir disto entre as décadas de 1950 e 1980. O estudo e a contextualização dos discursos sobre a ideia de “vida mundana” dos primeiros protestantes da cidade deram sentido à construção do enredo sobre as divergências entre os que eram católicos e os que se converteram à Denominação. “Ser do mundo” significava viver fora das doutrinas pregadas pelo grupo religioso batista. O trajeto para transmutar-se em “ex-mundano” seguia passos que iam do arrependimento dos pecados, passando pela conversão, doutrinamento, teste de fé – com a Confissão de Fé - e, finalmente, o batismo. Esta ordenança dava credibilidade ao neófito em relação à salvação. O indivíduo tornava-se, então, não apenas membro da Denominação Batista, mas também um servo de Cristo que aguardava o esperado e garantido encontro com o Senhor. Esses protestantes assumiam comportamentos diferenciados do restante da população serrolandense e delimitavam espaços de convivência para fugirem do que consideravam ultrajante à sua doutrina. Assim, tensões com o oponente católico configuraram-se nas narrações, que produziram discursos de conflitos em nome de poder e espaço até fins dos anos de 1970, quando Serrolândia passou a receber outras Denominações protestantes e alguns membros batistas ganharam respeitabilidade pela posição econômica que tinham
- ItemOs verdes às portas do sertão: doutrina e ação política dos integralistas na Bahia (1932-1945)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-10-15) Neta, Amélia Saback Alves; Silva, Paulo Santos Silva; Júnior, Carlos Zacarias F. de Sena; Neto, Eurelino Teixeira CoelhoEsta dissertação investiga o movimento integralista no interior da Bahia, particularmente nas cidades de Serrinha e Alagoinhas, entre 1932 e 1945. Relaciona o programa doutrinário e a ação política dos integralistas nesses municípios e examina como a doutrina foi assimilada e levada à prática pelos adeptos do Sigma. O jornal O Serrinhense (1935-1936) e as cartas trocadas entre lideranças locais e de outras regiões do país serviram de suporte documental. Analisa também o conjunto de textos produzidos pelos comunistas, congregados no PCB, entre 1938 e 1945, para combater o integralismo, por eles associado ao nazifascismo. A revista Seiva (1938-1943), as crônicas do escritor Jorge Amado (1942-1944) e o jornal O Momento foram os meios através dos quais os pecebistas baianos atacaram os integralistas e produziram uma memória daqueles anos de confrontos políticos e ideológicos
- ItemCidade de devoção e festejo: sentidos e significados da festa de Nossa Senhora do Rosário em Itaberaba - BA (1926-1960)(Universidade de Estado da Bahia, 2013-10-21) Costa, Bianca Silva Lopes; Farias, Sara Oliveira; Couto, Edilece Souza; Ximenes, Cristiana Ferreira LyrioEsta pesquisa analisou a festa de Nossa Senhora do Rosário em Itaberaba, Bahia entre os anos de 1926-1960. Tomando como foco os diferentes significados de mundo, do viver social e os processos simbólicos que foram produzidos e reproduzidos por meio da festa religiosa concedendo sentidos e significados aos vários sujeitos que dela participaram. Dentre as práticas que foram analisadas encontram-se os rituais que antecediam à festa, a preparação do corpo espiritual: novenas, a missa, a organização para a procissão, os recursos; além das quermesses e situações que ocorriam no próprio festejo. Sucedendo seus rituais litúrgicos e simbólicos, marcados pelos hinos, rezas, apresentações, atos de contrição e interesses particulares, a festa de Nossa Senhora do Rosário em Itaberaba interferiu e modificou a vida. Em suas funções e intenções, a festa exprimiu a “marca” e as vozes daqueles sujeitos, que atuaram sobre seu próprio tempo, reinventando seu cotidiano.
- ItemA terra em jogo: perfil fundiário e estratégias para a manutenção da propriedade rural em Feira de Santana (1890-1930).(Universidade do Estado da Bahia, 2014-11-26) Reis, Francemberg Teixeira; Farias, Sara Oliveira; Oliveira , Clóvis Frederico Ramaiana Moraes; Oliveira, Ana Maria Carvalho dos SantosO trabalho tem como objetivo estudar o perfil fundiário, a transferência do patrimônio e os conflitos relacionados à terra no município de Feira de Santana, localizado no Agreste da Bahia, no período de transição do século XIX para o século XX. As fontes utilizadas foram inventários, ações cíveis do Poder Judiciário e o Código Civil Brasileiro publicado em 1917. A proposta colocada visa conhecer o perfil fundiário do município e, a partir deste, compreender as estratégias de transferência hereditária do patrimônio rural e as ações voltadas para a preservação da propriedade. Centralizando na propriedade da terra, discute-se como os indivíduos, na condição de herdeiros, deliberavam sobre a distribuição dos bens do espólio, no intuito de melhor preservarem o status familiar; estas posturas ora eram consensuais, ora eram fruto de decisões unilaterais, possibilitando desentendimentos entre os envolvidos. Por fim, analisando os conflitos, são mostrados como os agentes sociais, na expectativa de assegurarem suas terras, buscavam a Justiça para resolver conflitos relacionados à imprecisão de domínios, divisão e demarcação de terras, derrubadas de cercas e uso comum de determinadas áreas da propriedade.
- ItemQuando as regras são transgredidas: trabalhadores, outros sujeitos e a “legalidade urbana” da cidade de Nazareth (1890-1920)(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-02) Aguiar, Lucas Santos; Júnior, Wellington Castellucci; Pires, Maria de Fátima Novaes; Souza, Edinélia Maria OliveiraEste trabalho faz um aprofundado estudo acerca das transgressões às normas disciplinares instituídas, especialmente, pelo Código de Posturas de 1893, e medidas análogas entre 1890 e 1920 na cidade de Nazareth. No contexto em que estavam em voga os ideais de “civilização”, “modernidade” e “progresso”, propagados pelas autoridades públicas adesistas aos princípios que regeram a República brasileira, o intuito é o de analisar os motivos e as formas pelas quais os sujeitos sociais locais, especialmente os trabalhadores que atuavam no pequeno comércio e nos serviços corriqueiros da urbe, encontraram para, aos seus modos, resistir, transgredir e contestar à legalidade urbana imposta pela administração municipal. Trata-se, portanto, de um estudo sobre a histórica cidade de Nazareth em fins do século XIX e início do XX, quando esta ainda ocupava uma posição de destaque em virtude da sua ativa economia, servindo de entreposto comercial da rota fluvial-marítima que ligava o Recôncavo Sul a Salvador. Busca-se problematizar questões para compreender a relação tripartite envolvendo as autoridades, legislação municipal e sociedade local, num contexto de crescente intervenção e regulamentação das vivências urbanas, das novas formas de controle social empreendidas no pós-abolição e de exclusão dos indesejáveis no momento recém republicano
- ItemA devoção a Nossa Senhora do Amparo no contexto sociocultural da cidade de Valença – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos, Daniela da Silva; Castro, Jânio RoqueDevoção emerge da crença em poderes sobrenaturais que determinado objeto (elemento ou pessoa) supostamente tem, inferidos de testemunho ou narrativa de algum acontecimento extraordinário, miraculoso. Acatam-se as devoções como diretamente relacionadas ao processo de formação social, enquanto práticas cotidianas transmitidas no âmbito familiar; e a perspectiva da Geografia enquanto análise das religiões como produtoras/organizadores dos espaços, partindo da importância atribuída pelos devotos ao espaço (dito) sagrado enquanto signo do sobrenatural. Nestes termos toma-se por objeto de investigação a devoção Mariana: compreender os aspectos socioculturais católicos originários da cidade de Valença (Bahia, Mesorregião Sul) através das práticas em torno (da figura) de Nossa Senhora do Amparo. O caminho investigativo envolveu consultas aos autores locais, entrevistas, além de materiais bibliográficos, tabelas e mapas.
- ItemImpactos ambientais e uso do solo urbano no bairro Maria Preta - Santo Antonio De Jesus / BA(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Silva, Liliane Lima; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Cláudia Pereira de; Santos, Moacyr Velame Branco dosO uso do solo e a urbanização incriteriosa no centro urbano de Santo Antônio de Jesus tem causado uma série de modificações na dinâmica natural dos solos e do relevo contribuindo para o desenvolvimento de sérios impactos ambientais muito comuns nas cidades médias brasileiras. A fundamentação teórica desta monografia utilizou conceitos relacionados aos impactos ambientais desencadeados pelo processo de urbanização. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar os impactos ambientais advindos dos usos dos solos no bairro Maria Preta, situado no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. Para o desenvolvimento desse trabalho, a metodologia adotada foi o Estudo de caso, pesquisas bibliográficas e observação direta através de visitas de campo, bem como análise e registros fotográficos. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que a área estudada apresenta diversos impactos decorrentes do processo de urbanização indisciplinada. Foi possível identificar unidades de uso do solo em áreas de fragilidade ambiental, bem como empreendimentos imobiliários instalados em zonas de elevada susceptibilidade pluvioerosiva.