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- ItemA leitura e a escrita como ferramenta de desenvolvimento humano e social na educação de pessoas privadas de liberdade(2025-07-29) Barreto, Camila de Jesus; Dourado, Patrícia Morais Rosendo; Durães, Hebert Vieira; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzEste artigo fundamenta-se sobre o papel da Língua Portuguesa na educação de Pessoas Privadas de Liberdade - PPL na Educação de Jovens e Adultos - EJA, compreendendo o funcionamento de diferentes linguagens e práticas nesse campo de atuação por meio da análise de um plano de ensino anual com abordagem pedagógica, com foco nas necessidades desse público e seguindo as diretrizes e competências da BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Para realizar a análise, o plano foi disponibilizado, mediante autorização, por uma professora atuante no complexo prisional. A partir disso, foi observado como as competências e habilidades da BNCC, que fazem parte da dimensão técnica da construção do plano de curso por meio de mobilizações de várias práticas de linguagem em contexto de Pessoas Privadas de Liberdade, contribuem para o processo de função social da linguagem, humano e intelectual. Discute-se como a educação inalienável é um direito constitucional, estratégico e transformador de vidas, e como a potencialização no contexto do sistema penal traz implicações positivas para o processo de ressocialização, diminuição da reincidência criminal, reintegração e capacitação dos internos, os quais, por meio dos conhecimentos adquiridos podem exercitar os direitos secundários. Ressalta-se também sobre a ausência de formação continuada dos profissionais que atuam nesse contexto, escassez de infraestrutura adequada e recursos financeiros. Por fim, mostra-se como a leitura e a escrita impactam de maneira positiva na vida dos internos, e quais são os elementos básicos para uma ressocialização eficaz, utilizando a educação enquanto ferramenta para uma sociedade mais justa e inclusiva.
- ItemA participação das crianças negras escravizadas no processo de formação do português brasileiro: uma metaficção historiográfica dos contatos linguísticos a partir do romance Um defeito de cor(2025-07-29) Santos, Sabrina Machado dos; Silva, Jacson Baldoino; Castro, Junior César Ferreira de; Silva, Malane Apolônio da; Dourado, Patrícia Morais RosendoEste trabalho analisa a obra Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (2024), a partir da proposta teórica da metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991), com o objetivo de compreender como o romance evidencia a participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem e formação do português brasileiro. O estudo parte das contribuições de Silva (2023) e de Silva, Araujo e Santiago (2024) e se propõe, como um desdobramento dessas discussões, com foco específico na participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem, de maneira irregular (Lucchesi; Baxter, 2009), do português durante o período colonial. A metodologia utilizada consistiu em análise bibliográfica e interpretativa, com base em estudos da Sociolinguística (Lucchesi, 2003; Mattos e Silva, 2004; Lucchesi; Baxter, 2009) e da Teoria Literária (Hutcheon, 1991). A análise da obra de Gonçalves (2024), a partir da trajetória de Kehinde, personagem central do romance, observou-se que a aprendizagem da língua portuguesa ocorreu em contexto de extrema assimetria, caracterizando um processo de transmissão linguística irregular, tal como discutido por Lucchesi (2003), Mattos e Silva (2004) e Lucchesi e Baxter (2009). O trabalho demonstra que a literatura, pode funcionar como ferramenta crítica de leitura histórica e linguística (Silva, 2023; Silva; Araujo; Santiago, 2024) e Um defeito de cor (Gonçalves, 2024) se confirmou como uma obra fundamental para pensar os efeitos sociais e linguísticos da escravidão, por permitir compreender, pela experiência da infância negra, as condições violentas em que o português foi imposto e aprendido.
- ItemBichos e a lusofonia: reflexões críticas sobre a imposição cultural e a resistência nos contos de Miguel Torga(2025-08-29) Neves, Ana Luiza Davi; Figueiredo, Joabson Lima; Barreiros, Márcia Maria; Carvalho , Edinan DamascenoEste artigo visa a reflexão crítica a respeito da obra literária portuguesa Bichos, de Miguel Torga, através de uma revisão bibliográfica de materiais que discutem a imposição cultural portuguesa em um constante contraste com a lusofonia, através dessa obra tão bem elaborada que pode ser interpretada como uma alegoria do colonialismo, refletindo a invasão cultural e a dominação de Portugal sobre suas colônias. A relação entre o homem e os animais nos contos pode ser vista como uma metáfora para a relação entre colonizadores e colonizados, onde os animais representam as culturas nativas subjugadas que foram dilaceradas durante todo este processo, expondo a dominação destas nos contos, realizando uma crítica sutil à imposição de uma cultura dominante sobre os povos colonizados. A vida animal é usada como uma metáfora para a existência humana, e os contos ilustram o conflito entre o homem e a natureza. Esses conflitos são representativos das tensões sociais e políticas que marcaram o período em que Torga viveu, especialmente durante o regime salazarista em Portugal (1932 e 1974). O autor retrata a luta pela sobrevivência, tanto dos animais quanto dos seres humanos, num mundo em que forças maiores tentam controlar e subjugar. Torga, assim, oferece uma visão crítica da sociedade, utilizando a relação entre homem e bicho como um espelho das injustiças e dos conflitos sociais da época.
- ItemConectação: promovendo o ensino de sujeito e predicado por meio da aprendizagem ativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Moreira, Jaiane Nazaré; Silva, Jacson BaldoinoEste trabalho teve como objetivo desenvolver um recurso pedagógico gamificado para o ensino de sujeito e predicado na Educação Básica, fundamentado nos princípios da Aprendizagem Linguística Ativa (ALA), conforme proposto por Pilati (2017, 2020, 2024). A pesquisa dá continuidade ao subprojeto Gamificação na sala de aula: o ensino de sujeito e predicado em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê, vinculado ao projeto Estudos Linguísticos e Históricos do Sertão (ELiHS), na sua frente de trabalho ELiHS na Sala de Aula: identidade quilombola, ludicidade e ensino. Este trabalho foi desenvolvido concomitantemente a uma bolsa de extensão vinculada ao Programa AFIRMA — Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão (Edital nº 123/2024), o que possibilitou à autora integrar as atividades de pesquisa acadêmica com as ações extensionistas propostas pelo projeto ELiHS. Tal articulação entre ensino, pesquisa e extensão fortaleceu a produção do recurso gamificado, o que possibilitará sua aplicação prática em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê (TII), de modo a promover um ensino significativo de sujeito e predicado. Com abordagem qualitativa, a metodologia envolveu o levantamento de dados socioculturais das comunidades quilombolas do TII por meio do banco de dados do ELiHS, fornecendo informações essenciais para a construção do material didático. Além disso, realizou-se uma análise crítica das definições de sujeito e predicado presentes em gramáticas tradicionais, como Cunha e Cintra (2017) e Cegalla (2020), apontando divergências conceituais que influenciam o ensino desse conteúdo. O estudo se fundamenta ainda nos três princípios da ALA, que visam formar sujeitos críticos e linguisticamente competentes. Como resultado, foi desenvolvido o jogo ConectAção: sujeito e predicado, criado no PowerPoint, com níveis progressivos de dificuldade e desafios lúdicos. O recurso busca tornar o ensino de sujeito e predicado mais contextualizado, funcional e alinhado à realidade sociocultural dos estudantes quilombolas, promovendo o protagonismo discente e incentivando docentes a adotarem práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Língua Portuguesa.
- ItemFilologia e preservação textual: interfaces com as humanidades digitais e a experiência do CE-DOHS(2025-07-29) Gomes, Deise Raiane AlexandreEste artigo tem como objetivo discutir a importância da Filologia no contexto contemporâneo, com ênfase em suas interfaces com as Humanidades Digitais e na atuação do CE-DOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão. A partir de uma abordagem teórico-descritiva, examina-se a trajetória histórica da disciplina, seus métodos e sua aplicação multidisciplinar. Em seguida, apresenta-se a Nova Filologia como resposta às transformações tecnológicas e à necessidade de preservação textual no ambiente digital. Por fim, analisa-se o CE-DOHS como exemplo de projeto filológico no sertão nordestino. Os resultados evidenciam que a Filologia permanece atual, especialmente quando articulada a práticas digitais e ao ensino.
- ItemFotografia como documentação sócio-histórica da Comunidade Quilombola de Lagoa do Zeca (Canarana, Bahia)(2025-06-16) Silva, Paulo Pereira da; Silva, Jacson Baldoino; Lemos, Dayane Moreira; Jesus, Adilson Silva deEste trabalho tem como objetivo analisar como a fotografia pode atuar como ferramenta de documentação sócio-histórica, ajudar a sociolinguística e como instrumento de valorização da identidade cultural da comunidade quilombola de Lagoa do Zeca, localizada no município de Canarana (Bahia). A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Sociolinguística (Labov, 2008) e consiste na produção e na análise de um arquivo fotográfico realizado pelo próprio autor — membro da comunidade. O estudo investiga como os registros visuais capturam práticas culturais, tradições, artefatos, espaços e marcas linguísticas que, em muitos casos, não encontram espaço na documentação escrita ou oral tradicional. A fotografia, nesse contexto, revela-se não apenas como ilustração, mas como evidência visual de práticas africanizadas e afrodescendentes, permitindo identificar elementos socioculturais que sustentam a classificação da comunidade como [+africanizada], conforme os critérios propostos por Santana, Araujo e Freitag (2018a, 2018b). A metodologia inclui observação participante e registro e análise fotográfica em diálogo com autores como Albuquerque e Klein (1987), Labov (2008), Santana, Araujo e Freitag (2018a, 2018b) e Koutsoukos (2020). Os resultados demonstram que a fotografia fortalece os processos de reconhecimento étnico-racial, contribui para o registro sociolinguístico da comunidade e atua como documento de resistência frente ao apagamento histórico e cultural. Conclui-se que os registros visuais analisados contribuem significativamente para a preservação da memória e da identidade quilombola, ampliando as possibilidades metodológicas da Sociolinguística.
- ItemGêneros textuais e ensino de língua portuguesa: um estudo do livro didático a conquista: língua portuguesa do 6º ano(2025-05-26) Silva, Noecy Felix da; Silva, Jacson Baldoino; Dourado, Patrícia Morais Rosendo; Lemos, Dayane MoreiraEste artigo analisa a organização dos gêneros textuais dispostos no Livro Didático A Conquista: Língua Portuguesa, disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro didático, aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de língua portuguesa, verificando sua aderência às competências e habilidades linguísticas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), através de uma análise crítica detalhada dos gêneros textuais, diferenciando-os dos tipos de textos e apresentando alguns gêneros, bem como a organização apresentada na sequência de atividades proporcionadas a partir destes. Nessa pesquisa, buscou-se compreender o objetivo da seleção dos textos abordados, a qualidade pedagógica, bem como o grau de complexidade dos conteúdos, procurando construir conhecimentos necessários para a abrangência do trabalho de língua portuguesa. Os resultados, por sua vez, indicam que o estímulo ao pensamento crítico que deveria ser um dos principais objetivos das práticas pedagógicas promovidas a partir do livro didático, ainda é deficitária visto que os resultados revelados, a partir dos relatórios apresentados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sugerem elencar textos em sua maioria apresentando linguagem verbal e não verbal. Apesar dos avanços ocorridos nas suas atualizações dos conteúdos apresentados nos livros didáticos com o passar dos anos, faz-se necessária uma seleção, adequação e complementação pedagógica feita por professores e coordenadores da área tornando-se fundamental para uma educação de qualidade.
- ItemGestão na educação profissional e seus reflexos para a melhoria dos resultados no ensino e na aprendizagem(2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Rocha, Ana Karine Loula TorresEste estudo tem por objetivo refletir a importância da participação popular na gestão democrática na educação profissional e sua contribuição para a construção de um ambiente que promova transformações educacionais e sociais. Para tanto optamos pela abordagem quali-quantitativa, de natureza descritiva e exploratória por meio da análise documental, tendo como lócus de pesquisa o CETEP – IRECÊ. Com este estudo concluímos que a inserção da sociedade civil contribui para a implementação de uma gestão democrática quando propõem soluções em consonância com os anseios da comunidade escolar.
- ItemNarrativa de um percurso discente: o processo de ensino, aprendizagem, avalição e seu impacto no processo formativo(2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Dourado, Daniela Lopes OliveiraEste artigo apresenta narrativa do percurso educacional do autor da Educação Infantil até o Ensino Superior. Refletir sobre as referências que marcaram sua formação docente contribui para compreender o docente em formação, além de apresentar suas análises, proposições e ensejos futuros para formação em pedagogia para construir uma narrativa reflexiva sobre minha formação docente. Os estudos foram possibilitados a partir do componente curricular de Avaliação Educacional no quarto período do curso de Pedagogia, como o propósito de construir a memória e narrativas do processo educacional. Utilizou-se da metodologia de pesquisa autobiográfica por meio de narrativas que exploram e valorizam as dimensões pessoais dos sujeitos. Contudo estou convencido que mesmo com todos os enfrentamentos e desafios reconheço o meu papel social e de transformação enquanto educador, sendo uma motivação para seguir em frente.
- ItemProjeto prospera caatinga: cartilha ambiental e o recaatingamento(2019) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Oliveira, Cláudio Roberto Meira deA pesquisa a seguir nos permitir evidenciar algumas causas e as consequências da desertificação no nosso território que sempre sofreu com a seca, o território está localizado no Centro Norte Baiano e ocupa uma área de 26.730 km2, assim podemos caracterizar alguns pontos nos quais nós somos os agentes causadores da desertificação em todo o território de Irecê. Com tais ações como as queimadas e retiradas desordenadas das plantas dos solos e margens de rios e minadouros, e das águas do subsolo, o trabalho traz com ênfase o recaatingamento, e suas soluções, onde a comunidade juntamente com as escolas do estado estarão recebendo palestras e atividades voltada a educação ambiental, que ao decorrer desse processo será distribuído aos mesmos mudas de plantas para que possam fazer a reposição das áreas afetas, juntamente com a comunidade o próprio projeto estará com uma campanha de conscientização da reutilização dos sacos plásticos, para que sejam reutilizados com as confecções das mudas. O trabalho juntamente com a sua ênfase traz como ponto principal a conscientização de cada cidadão do território de Irecê.