Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaracterização físico-química do solo em área de manejo agroecológico no bioma Caatinga(Univesidade do Estado da Bahia, 0003-12-03) Martins, Valterulucia Alves; Farias Damasceno, Lucas; Costa , Adilson Alves; Santos , Jaciel AlvesO presente trabalho teve como objetivo verificar os atributos físicos e químicos do solo em diferentes áreas de manejo agroecológico no Sítio Gaia, localizado no município de São Gabriel, Bahia, inserido no bioma Caatinga. O estudo também foi conduzido em quatro áreas representativas: pousio, sistema agroflorestal (SAF), cultivo consorciado e Caatinga nativa, utilizadas como referências ambiental. Foi utilizado uma amostra composta para cada área, em três profundidades (0–20, 20–40 e 40–60 cm) e realizada a análise da granulometria e os atributos quimicos. Os resultados indicaram que o manejo adotado influenciou diretamente os atributos do solo. A Caatinga nativa apresentou maiores teores de matéria orgânica e potássio, evidenciando a importância da vegetação natural na manutenção da fertilidade. O pousio destacou-se pela maior saturação por bases e capacidade de troca catiônica (CTC), enquanto as áreas sob manejo agroecológico (SAF e cultivo consorciado) apresentaram equilíbrio químico, com valores adequados de pH e matéria orgânica. A análise granulométrica revelou texturas variando de franco argiloso, arenoso a muito argiloso. Conclui-se que as práticas agroecológicas favorecem a recuperação da fertilidade e a sustentabilidade dos solos do Semiárido baiano, demonstrando que a integração de sistemas diversificados, como o SAF e o cultivo consorciado, constitui estratégia eficiente de manejo conservacionista e produtivo.
- ItemLivro didático: uma análise do seu uso em sala de aula(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-29) Silva, Válerie Tamarindo Assunção Barbosa da; Lopes, Irlena Moreira; Nascimento, MarceloEste trabalho analisa dois livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Fundamental, com ênfase nas abordagens adotadas para o ensino de gramática. A investigação se fundamenta nas diretrizes propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como em concepções contemporâneas de linguagem que privilegiam a interacionalidade e o uso social da língua. Observou-se que os manuais mantêm, majoritariamente, práticas tradicionais, centradas na memorização de regras gramaticais e desvinculadas das práticas discursivas reais. Tal orientação contraria os pressupostos de autores como Travaglia (1996), Antunes (2014), Koch (2002) e Rojo (2009), que defendem um ensino de gramática voltado para a reflexão crítica, contextualizada e integrada à leitura e à produção de textos. Os dados revelam, ainda, a ausência de articulação entre as propostas dos documentos oficiais e as atividades sugeridas nos livros, especialmente no que diz respeito à promoção de múltiplos letramentos, à valorização da diversidade linguística e à construção de sentidos nas práticas de linguagem. Assim, conclui-se que é urgente repensar o uso pedagógico do livro didático, compreendendo-o como um instrumento que deve mediar, e não limitar, o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes.
- ItemProjeto prospera caatinga: cartilha ambiental e o recaatingamento(2019) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Oliveira, Cláudio Roberto Meira deA pesquisa a seguir nos permitir evidenciar algumas causas e as consequências da desertificação no nosso território que sempre sofreu com a seca, o território está localizado no Centro Norte Baiano e ocupa uma área de 26.730 km2, assim podemos caracterizar alguns pontos nos quais nós somos os agentes causadores da desertificação em todo o território de Irecê. Com tais ações como as queimadas e retiradas desordenadas das plantas dos solos e margens de rios e minadouros, e das águas do subsolo, o trabalho traz com ênfase o recaatingamento, e suas soluções, onde a comunidade juntamente com as escolas do estado estarão recebendo palestras e atividades voltada a educação ambiental, que ao decorrer desse processo será distribuído aos mesmos mudas de plantas para que possam fazer a reposição das áreas afetas, juntamente com a comunidade o próprio projeto estará com uma campanha de conscientização da reutilização dos sacos plásticos, para que sejam reutilizados com as confecções das mudas. O trabalho juntamente com a sua ênfase traz como ponto principal a conscientização de cada cidadão do território de Irecê.
- ItemNarrativa de um percurso discente: o processo de ensino, aprendizagem, avalição e seu impacto no processo formativo(2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Dourado, Daniela Lopes OliveiraEste artigo apresenta narrativa do percurso educacional do autor da Educação Infantil até o Ensino Superior. Refletir sobre as referências que marcaram sua formação docente contribui para compreender o docente em formação, além de apresentar suas análises, proposições e ensejos futuros para formação em pedagogia para construir uma narrativa reflexiva sobre minha formação docente. Os estudos foram possibilitados a partir do componente curricular de Avaliação Educacional no quarto período do curso de Pedagogia, como o propósito de construir a memória e narrativas do processo educacional. Utilizou-se da metodologia de pesquisa autobiográfica por meio de narrativas que exploram e valorizam as dimensões pessoais dos sujeitos. Contudo estou convencido que mesmo com todos os enfrentamentos e desafios reconheço o meu papel social e de transformação enquanto educador, sendo uma motivação para seguir em frente.
- ItemGestão na educação profissional e seus reflexos para a melhoria dos resultados no ensino e na aprendizagem(2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Rocha, Ana Karine Loula TorresEste estudo tem por objetivo refletir a importância da participação popular na gestão democrática na educação profissional e sua contribuição para a construção de um ambiente que promova transformações educacionais e sociais. Para tanto optamos pela abordagem quali-quantitativa, de natureza descritiva e exploratória por meio da análise documental, tendo como lócus de pesquisa o CETEP – IRECÊ. Com este estudo concluímos que a inserção da sociedade civil contribui para a implementação de uma gestão democrática quando propõem soluções em consonância com os anseios da comunidade escolar.
- ItemGêneros textuais e ensino de língua portuguesa: um estudo do livro didático a conquista: língua portuguesa do 6º ano(2025-05-26) Silva, Noecy Felix da; Silva, Jacson Baldoino; Dourado, Patrícia Morais Rosendo; Lemos, Dayane MoreiraEste artigo analisa a organização dos gêneros textuais dispostos no Livro Didático A Conquista: Língua Portuguesa, disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro didático, aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de língua portuguesa, verificando sua aderência às competências e habilidades linguísticas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), através de uma análise crítica detalhada dos gêneros textuais, diferenciando-os dos tipos de textos e apresentando alguns gêneros, bem como a organização apresentada na sequência de atividades proporcionadas a partir destes. Nessa pesquisa, buscou-se compreender o objetivo da seleção dos textos abordados, a qualidade pedagógica, bem como o grau de complexidade dos conteúdos, procurando construir conhecimentos necessários para a abrangência do trabalho de língua portuguesa. Os resultados, por sua vez, indicam que o estímulo ao pensamento crítico que deveria ser um dos principais objetivos das práticas pedagógicas promovidas a partir do livro didático, ainda é deficitária visto que os resultados revelados, a partir dos relatórios apresentados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sugerem elencar textos em sua maioria apresentando linguagem verbal e não verbal. Apesar dos avanços ocorridos nas suas atualizações dos conteúdos apresentados nos livros didáticos com o passar dos anos, faz-se necessária uma seleção, adequação e complementação pedagógica feita por professores e coordenadores da área tornando-se fundamental para uma educação de qualidade.
- ItemFotografia como documentação sócio-histórica da Comunidade Quilombola de Lagoa do Zeca (Canarana, Bahia)(2025-06-16) Silva, Paulo Pereira da; Silva, Jacson Baldoino; Lemos, Dayane Moreira; Jesus, Adilson Silva deEste trabalho tem como objetivo analisar como a fotografia pode atuar como ferramenta de documentação sócio-histórica, ajudar a sociolinguística e como instrumento de valorização da identidade cultural da comunidade quilombola de Lagoa do Zeca, localizada no município de Canarana (Bahia). A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Sociolinguística (Labov, 2008) e consiste na produção e na análise de um arquivo fotográfico realizado pelo próprio autor — membro da comunidade. O estudo investiga como os registros visuais capturam práticas culturais, tradições, artefatos, espaços e marcas linguísticas que, em muitos casos, não encontram espaço na documentação escrita ou oral tradicional. A fotografia, nesse contexto, revela-se não apenas como ilustração, mas como evidência visual de práticas africanizadas e afrodescendentes, permitindo identificar elementos socioculturais que sustentam a classificação da comunidade como [+africanizada], conforme os critérios propostos por Santana, Araujo e Freitag (2018a, 2018b). A metodologia inclui observação participante e registro e análise fotográfica em diálogo com autores como Albuquerque e Klein (1987), Labov (2008), Santana, Araujo e Freitag (2018a, 2018b) e Koutsoukos (2020). Os resultados demonstram que a fotografia fortalece os processos de reconhecimento étnico-racial, contribui para o registro sociolinguístico da comunidade e atua como documento de resistência frente ao apagamento histórico e cultural. Conclui-se que os registros visuais analisados contribuem significativamente para a preservação da memória e da identidade quilombola, ampliando as possibilidades metodológicas da Sociolinguística.
- ItemA participação das crianças negras escravizadas no processo de formação do português brasileiro: uma metaficção historiográfica dos contatos linguísticos a partir do romance Um defeito de cor(2025-07-29) Santos, Sabrina Machado dos; Silva, Jacson Baldoino; Castro, Junior César Ferreira de; Silva, Malane Apolônio da; Dourado, Patrícia Morais RosendoEste trabalho analisa a obra Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (2024), a partir da proposta teórica da metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991), com o objetivo de compreender como o romance evidencia a participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem e formação do português brasileiro. O estudo parte das contribuições de Silva (2023) e de Silva, Araujo e Santiago (2024) e se propõe, como um desdobramento dessas discussões, com foco específico na participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem, de maneira irregular (Lucchesi; Baxter, 2009), do português durante o período colonial. A metodologia utilizada consistiu em análise bibliográfica e interpretativa, com base em estudos da Sociolinguística (Lucchesi, 2003; Mattos e Silva, 2004; Lucchesi; Baxter, 2009) e da Teoria Literária (Hutcheon, 1991). A análise da obra de Gonçalves (2024), a partir da trajetória de Kehinde, personagem central do romance, observou-se que a aprendizagem da língua portuguesa ocorreu em contexto de extrema assimetria, caracterizando um processo de transmissão linguística irregular, tal como discutido por Lucchesi (2003), Mattos e Silva (2004) e Lucchesi e Baxter (2009). O trabalho demonstra que a literatura, pode funcionar como ferramenta crítica de leitura histórica e linguística (Silva, 2023; Silva; Araujo; Santiago, 2024) e Um defeito de cor (Gonçalves, 2024) se confirmou como uma obra fundamental para pensar os efeitos sociais e linguísticos da escravidão, por permitir compreender, pela experiência da infância negra, as condições violentas em que o português foi imposto e aprendido.
- ItemA leitura e a escrita como ferramenta de desenvolvimento humano e social na educação de pessoas privadas de liberdade(2025-07-29) Barreto, Camila de Jesus; Dourado, Patrícia Morais Rosendo; Durães, Hebert Vieira; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzEste artigo fundamenta-se sobre o papel da Língua Portuguesa na educação de Pessoas Privadas de Liberdade - PPL na Educação de Jovens e Adultos - EJA, compreendendo o funcionamento de diferentes linguagens e práticas nesse campo de atuação por meio da análise de um plano de ensino anual com abordagem pedagógica, com foco nas necessidades desse público e seguindo as diretrizes e competências da BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Para realizar a análise, o plano foi disponibilizado, mediante autorização, por uma professora atuante no complexo prisional. A partir disso, foi observado como as competências e habilidades da BNCC, que fazem parte da dimensão técnica da construção do plano de curso por meio de mobilizações de várias práticas de linguagem em contexto de Pessoas Privadas de Liberdade, contribuem para o processo de função social da linguagem, humano e intelectual. Discute-se como a educação inalienável é um direito constitucional, estratégico e transformador de vidas, e como a potencialização no contexto do sistema penal traz implicações positivas para o processo de ressocialização, diminuição da reincidência criminal, reintegração e capacitação dos internos, os quais, por meio dos conhecimentos adquiridos podem exercitar os direitos secundários. Ressalta-se também sobre a ausência de formação continuada dos profissionais que atuam nesse contexto, escassez de infraestrutura adequada e recursos financeiros. Por fim, mostra-se como a leitura e a escrita impactam de maneira positiva na vida dos internos, e quais são os elementos básicos para uma ressocialização eficaz, utilizando a educação enquanto ferramenta para uma sociedade mais justa e inclusiva.
- ItemFilologia e preservação textual: interfaces com as humanidades digitais e a experiência do CE-DOHS(2025-07-29) Gomes, Deise Raiane AlexandreEste artigo tem como objetivo discutir a importância da Filologia no contexto contemporâneo, com ênfase em suas interfaces com as Humanidades Digitais e na atuação do CE-DOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão. A partir de uma abordagem teórico-descritiva, examina-se a trajetória histórica da disciplina, seus métodos e sua aplicação multidisciplinar. Em seguida, apresenta-se a Nova Filologia como resposta às transformações tecnológicas e à necessidade de preservação textual no ambiente digital. Por fim, analisa-se o CE-DOHS como exemplo de projeto filológico no sertão nordestino. Os resultados evidenciam que a Filologia permanece atual, especialmente quando articulada a práticas digitais e ao ensino.
- ItemConectação: promovendo o ensino de sujeito e predicado por meio da aprendizagem ativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Moreira, Jaiane Nazaré; Silva, Jacson Baldoino; Lemos, Dayane Moreira; Silva, Geysa Andrade da; Jesus, Adilson Silva deEste trabalho teve como objetivo desenvolver um recurso pedagógico gamificado para o ensino de sujeito e predicado na Educação Básica, fundamentado nos princípios da Aprendizagem Linguística Ativa (ALA), conforme proposto por Pilati (2017, 2020, 2024). A pesquisa dá continuidade ao subprojeto Gamificação na sala de aula: o ensino de sujeito e predicado em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê, vinculado ao projeto Estudos Linguísticos e Históricos do Sertão (ELiHS), na sua frente de trabalho ELiHS na Sala de Aula: identidade quilombola, ludicidade e ensino. Este trabalho foi desenvolvido concomitantemente a uma bolsa de extensão vinculada ao Programa AFIRMA — Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão (Edital nº 123/2024), o que possibilitou à autora integrar as atividades de pesquisa acadêmica com as ações extensionistas propostas pelo projeto ELiHS. Tal articulação entre ensino, pesquisa e extensão fortaleceu a produção do recurso gamificado, o que possibilitará sua aplicação prática em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê (TII), de modo a promover um ensino significativo de sujeito e predicado. Com abordagem qualitativa, a metodologia envolveu o levantamento de dados socioculturais das comunidades quilombolas do TII por meio do banco de dados do ELiHS, fornecendo informações essenciais para a construção do material didático. Além disso, realizou-se uma análise crítica das definições de sujeito e predicado presentes em gramáticas tradicionais, como Cunha e Cintra (2017) e Cegalla (2020), apontando divergências conceituais que influenciam o ensino desse conteúdo. O estudo se fundamenta ainda nos três princípios da ALA, que visam formar sujeitos críticos e linguisticamente competentes. Como resultado, foi desenvolvido o jogo ConectAção: sujeito e predicado, criado no PowerPoint, com níveis progressivos de dificuldade e desafios lúdicos. O recurso busca tornar o ensino de sujeito e predicado mais contextualizado, funcional e alinhado à realidade sociocultural dos estudantes quilombolas, promovendo o protagonismo discente e incentivando docentes a adotarem práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Língua Portuguesa.
- ItemA participação das crianças negras escravizadas no processo de formação do português brasileiro: uma metaficção historiográfica dos contatos linguísticos a partir do romance “Um defeito de cor”(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Santos, Sabrina Machado dos; Silva, Jacson Baldoino; Castro Junior, César Ferreira de; Silva, Malane Apolônio da; Dourado, Patrícia Morais RosendoEste trabalho analisa a obra Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (2024), a partir da proposta teórica da metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991), com o objetivo de compreender como o romance evidencia a participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem e formação do português brasileiro. O estudo parte das contribuições de Silva (2023) e de Silva, Araujo e Santiago (2024) e se propõe, como um desdobramento dessas discussões, com foco específico na participação das crianças negras escravizadas nos processos de aprendizagem, de maneira irregular (Lucchesi; Baxter, 2009), do português durante o período colonial. A metodologia utilizada consistiu em análise bibliográfica e interpretativa, com base em estudos da Sociolinguística (Lucchesi, 2003; Mattos e Silva, 2004; Lucchesi; Baxter, 2009) e da Teoria Literária (Hutcheon, 1991). A análise da obra de Gonçalves (2024), a partir da trajetória de Kehinde, personagem central do romance, observou-se que a aprendizagem da língua portuguesa ocorreu em contexto de extrema assimetria, caracterizando um processo de transmissão linguística irregular, tal como discutido por Lucchesi (2003), Mattos e Silva (2004) e Lucchesi e Baxter (2009). O trabalho demonstra que a literatura, pode funcionar como ferramenta crítica de leitura histórica e linguística (Silva, 2023; Silva; Araujo; Santiago, 2024) e Um defeito de cor (Gonçalves, 2024) se confirmou como uma obra fundamental para pensar os efeitos sociais e linguísticos da escravidão, por permitir compreender, pela experiência da infância negra, as condições violentas em que o português foi imposto e aprendido.
- ItemBichos e a lusofonia: reflexões críticas sobre a imposição cultural e a resistência nos contos de Miguel Torga(2025-08-29) Neves, Ana Luiza Davi; Figueiredo, Joabson Lima; Barreiros, Márcia Maria; Carvalho , Edinan DamascenoEste artigo visa a reflexão crítica a respeito da obra literária portuguesa Bichos, de Miguel Torga, através de uma revisão bibliográfica de materiais que discutem a imposição cultural portuguesa em um constante contraste com a lusofonia, através dessa obra tão bem elaborada que pode ser interpretada como uma alegoria do colonialismo, refletindo a invasão cultural e a dominação de Portugal sobre suas colônias. A relação entre o homem e os animais nos contos pode ser vista como uma metáfora para a relação entre colonizadores e colonizados, onde os animais representam as culturas nativas subjugadas que foram dilaceradas durante todo este processo, expondo a dominação destas nos contos, realizando uma crítica sutil à imposição de uma cultura dominante sobre os povos colonizados. A vida animal é usada como uma metáfora para a existência humana, e os contos ilustram o conflito entre o homem e a natureza. Esses conflitos são representativos das tensões sociais e políticas que marcaram o período em que Torga viveu, especialmente durante o regime salazarista em Portugal (1932 e 1974). O autor retrata a luta pela sobrevivência, tanto dos animais quanto dos seres humanos, num mundo em que forças maiores tentam controlar e subjugar. Torga, assim, oferece uma visão crítica da sociedade, utilizando a relação entre homem e bicho como um espelho das injustiças e dos conflitos sociais da época.
- ItemMudanças climáticas e a cafeicultura: o potencial dos sistemas agroflorestais na região semiárida para o controle microclimático dos ambientes produtivos – um caso de sucesso na região do Malhador – Seabra – Chapada Diamantina – estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-01) Santos, Venâncio Ferreira dos; Castro, Darcy Ribeiro de; Farias, Ivânia Batista de Oliveira; Santos, Roberta Machado; Castro, Darcy Ribeiro deEstudos atrelando a análise estomática de Coffea arabica produzido na região semiárida, em consórcio com vegetais nativos no sistema agroflorestal – SAF – e a funcionalidade desses no controle microclimático e recuperação de ambientes produtivos, corroborado pela influência na plasticidade morfológica e anatômica de estômatos das cultivares são escassos na literatura. A pesquisa envolveu um trabalho quali-quantitativo, descritivo/experimental em campo e laboratório, em que se utilizou como instrumento a observação direta. Como tratamentos, foi utilizado o Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), onde as coletas foram realizadas em dois ambientes/tratamentos: Área 1 – ambiente agroflorestal de sequeiro e Área 2 – ambiente a sol pleno de sequeiro, ambos na localidade denominada Malhador, município de Seabra, território de identidade da Chapada Diamantina, região semiárida do Brasil, em um ecótono entre Caatinga e Cerrado, estado da Bahia. Para isso, foram realizadas coletas de dados microclimáticos das áreas de estudo por meio dos equipamentos Termo-Higrômetro e termômetro infravermelho. Para as análises foliar e estomática foram coletadas durante os meses de fevereiro a outubro de 2025 a temperatura do tecido epidérmico de C. arabica por meio de um termômetro infravermelho, além de impressões adaxial e abaxial da epiderme das folhas do vegetal por meio da utilização de adesivo instantâneo em lâminas de vidro, com vistas a avaliar o comportamento dos estômatos pelos efeitos climáticos das áreas nas cultivares. As análises foram feitas no Laboratório Multidisciplinar da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XXIV e no Campus Seabra do Instituto Federal da Bahia - IFBA, sob aumento de 400x, em Microscopia Óptica Comum, e as informações registradas em diário de bordo. Os dados foram categorizados, processados, analisados quantitativamente e qualitativamente com auxílio do Microsoft Excel (2010) e do programa Sisvar por meio do teste Tukey que realizou as Análises de Variância (ANAVA) a 5% de significância para compreender as médias entre os tratamentos. Em relação dos dados microclimáticos das duas áreas de estudo, houve diferença significativa entre si, apresentando: Temperatura do Ambiente - TA (Área 1: 25,15ºC e Área 2: 29,58ºC) e do solo – TS (Área 1: 22,29ºC e Área 2: 47,83ºC) e Umidade Relativa do Ar - URA (Área 1: 50% e Área 2: 38,33%). Em relação aos dados foliares e estomáticos, houve diferenças significativas entre si os parâmetros: Temperatura da Folha – TF (Área 1: 22,70ºC e Área 2: 26,37ºC); Densidade Estomática – DE (Área 1: 22,65 e Área 2: 28,12 estômatos/mm²), Frequência Estomática - FE (Área 1: 57,55% e Área 2: 78,71%) e Índice Estomático - IE (Área 1: 18,38% e Área 2: 21,87%); não apresentou diferença significativa entre si entre os tratamentos referentes a: Tamanho dos Estômatos – TE (Área 1: 19,07µm e Área 2: 19,28µm). Em relação a Estômatos Abertos – EA houve diferença significativa entre si (Área 1: 13,32 e Área 2: 21,79 estômatos abertos), não houve diferença significativa entre si em relação a Estômatos Fechados – EF (Área 1: 54,48 e Área 2: 66,40 estômatos fechados), em 1mm2 de folha. Na área 2, ambiente a sol pleno, houve uma maior quantidade de estômatos abertos em relação ao ambiente agroflorestal, o que pode indicar um baixo controle de evapotranspiração da cultivar para ambientes xéricos. A partir dos dados obtidos foi possível indicar que os sistemas agroflorestais (Área 1) amenizam o stress da espécie C. arabica pelo controle das condições microclimáticas do ambiente como temperatura e umidade o que reflete no comportamento estomático. Esses aspectos estão relacionados ao melhor conforto térmico que os SAF garantem às cultivares, o que pode indicar uma qualidade ambiental pelo potencial desses sistemas com espécies nativas para recuperação de ambientes produtivos degradados e aperfeiçoamento da saúde vital e produtiva do cafeeiro.
- ItemAcesso e permanência dos agricultores e agricultoras estudantes ao ensino superior: desafios e possibilidades(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-02) Souza, Lindaci Cecilia de; Sodré, Maria Dorath Bento; Silva, Edileuza Alves da; Carvalho, Maria do AmparoEste artigo apresenta o resultado do estudo sobre os desafios e as possibilidades que permeiam a trajetória acadêmica de agricultores e agricultoras no ensino superior, com foco no curso de Bacharelado em Agroecologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVI, localizado no Território de Identidade de Irecê. O estudo teve como objetivo analisar as condições de acesso e permanência desses sujeitos na universidade, identificando os principais obstáculos enfrentados e as oportunidades que favorecem sua formação. O problema de pesquisa que orientou esta análise consistiu em compreender os fatores que influenciam o ingresso e a continuidade dos agricultores e agricultoras no ensino superior, especificamente no curso de Agroecologia da UNEB. A investigação adotou uma abordagem qualiquantitativa e seguiu a perspectiva da pesquisa participante, conforme Brandão (1987), valorizando a interação ativa dos sujeitos e os princípios da pedagogia da alternância. A coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2025, envolvendo estudantes das turmas Wellington Oliveira e Primavesi. Foram aplicados questionários, por meio da plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, além da realização de rodas de conversa conduzidas com apoio de formulários impressos, organizados em eixos temáticos: desafios de permanência, apoio institucional e vivências acadêmicas. A amostra foi composta por estudantes regularmente matriculados, respeitando critérios de diversidade territorial, faixa etária e pertencimento a comunidades tradicionais. Os dados qualitativos foram organizados em categorias emergentes, enquanto os quantitativos foram analisados por frequência e distribuição percentual. Os resultados revelam que, apesar dos avanços na inclusão de populações rurais, persistem obstáculos como a redução da renda familiar, barreiras geográficas, ausência de universidades em determinados territórios e desinformação sobre processos seletivos. A conciliação entre atividades produtivas e estudos exige esforço contínuo dos estudantes. Destacam-se como políticas institucionais fundamentais o alojamento estudantil e a Bolsa Alternância, que contribuir para a permanência ao reduzir custos e viabilizar a mobilidade entre o tempo universidade e o tempo comunidade. Os estudantes reconhecem a universidade como espaço de transformação social, onde seus saberes são legitimados, e a pedagogia da alternância fortalece esse processo ao articular teoria e prática. O estudo reforça que a permanência no ensino superior depende da efetividade das políticas institucionais e da valorização das trajetórias dos agricultores e agricultoras. Além disso, contribui para o debate sobre inclusão universitária, recomendando que futuras pesquisas aprofundem a análise das políticas e acompanhem os impactos da formação superior nas comunidades rurais.
- ItemSistema agroflorestal x sistema convencional no Território de Irecê- BA.(Universidade Estado da Bahia, 2025-12-02) Santos, Adenilton Nunes dos; Carvalho, Maria do Amparo Gomes; Damasceno, Lucas Farias; Almeida, Ana CristinaEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo comparar o desempenho de um Sistema Agroflorestal (SAF) e de um sistema convencional no Território de Identidade de Irecê (TII), localizado no semiárido baiano Neste território, tradicionalmente, predomina a agricultura convencional, caracterizada pelo uso intensivo de insumos químicos, mecanização e monoculturas, o que tem resultado em impactos ambientais negativos, como perda de biodiversidade, contaminação dos recursos hídricos e empobrecimento do solo. Em contraposição, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) configuram-se como alternativa sustentável, ao integrarem árvores, cultivos agrícolas e, em alguns casos, criação de animais A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo, de natureza exploratória e descritiva, sendo conduzida por meio de estudo de caso na comunidade Achado, em Irecê-BA. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com agricultores, análises documentais, visitas técnicas para observação direta, além da coleta de amostras de solo e dados sobre biodiversidade. Os resultados foram analisados com base em indicadores de sustentabilidade ambiental, produtividade agrícola e impactos socioeconômicos. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Altieri (2012), Götsch (2016) e Pretty (2005), que abordam a agroecologia como ciência transformadora e promotora da sustentabilidade agrícola, sobretudo em contextos de escassez hídrica. O estudo busca preencher lacunas existentes na literatura e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à adoção de práticas agrícolas sustentáveis na região. Conclui-se que a comparação entre os dois sistemas poderá evidenciar os benefícios ecológicos, sociais e econômicos dos SAFs em relação ao modelo convencional, fortalecendo a agroecologia como ferramenta de desenvolvimento rural sustentável no semiárido brasileiro
- ItemA dispersão de sementes por Bugio, barbado/roncador (Alouatta caraya (Humboldt, 1812)) na Serra do Calcário, município de Central-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-03) Reis, Adailson dos; Castro, Darcy Ribeiro; Santos, Roberta Machado; Izabel, Tasciano dos Santos SantaEstudos sobre a espécie Alouatta caraya (Bugio, barbado/roncador) geralmente são desenvolvidos em áreas restritas como zoológicos, parques e reservas ambientais. O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a alimentação, a dispersão e a geminação de sementes pela espécie A. caraya e sua importância para conservação do agroecossistema da Serra do Calcário, município de Central-Bahia. O local da pesquisa envolveu às Fazendas: Boqueirão, Povoado de Maxixe, Santa Fé Povoado de Pau D’Arco, Fazendas Pé do Morro I e II e povoado de Capoeira da Serra, município de Central Região Noroeste do Estado da Bahia, que tem um perímetro de 29,99 km² /área 3.844,55 hectares (Google Earth, 2024) limites municipais com Jussara e Itaguaçu da Bahia, clima tropical Semiárido. A atividade investigativa foi realizada mediante pesquisa qualitativa, exploratória, viabilizada pela observação participante. As informações de campo, laboratório foram registradas em diário de bordo, fotografias, áudio/vídeo, coordenadas com auxílio de uma câmera Canon T5 EOS, Celular e GPS Garmim. Os dados foram transcritos, categorizados e analisados qualitativamente por meio do método comparativo, sendo posteriormente discutidas de acordo com os fundamentos da área. Evidenciou-se que a espécie A. caraya se alimenta de vegetais, como Ficus doliaria Kunth (Gameleira), Maytenus rígida Mart (Pau de colher), Ziziphus joazeiro Mart (Juazeiro) dentre outras não identificadas. Na sua dieta incluem galhos, cascas e raízes de outras plantas. Ressalta-se que a germinação e desenvolvimento dessas espécies ocorrem nas áreas com menores temperaturas e maiores umidades. Destaca-se que a espécie A. Caraya é fundamental para disseminação desses vegetais, na Serra do Calcário, contribuindo para o equilíbrio do agroecossitema local.
- ItemA Dispersão de Sementes por Bugio, barbado/roncador (Alouatta caraya (Humboldt, 1812)) na Serra do Calcário, município de Central-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-03) Reis, Adailson dos; Castro , Darcy Ribeiro; Santos , Roberta Machado; Izabel, Tasciano Santos SantaEstudos sobre a espécie Alouatta caraya (Bugio, barbado/roncador) geralmente são desenvolvidos em áreas restritas como zoológicos, parques e reservas ambientais. O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a alimentação, a dispersão e a geminação de sementes pela espécie A. caraya e sua importância para conservação do agroecossistema da Serra do Calcário, município de Central-Bahia. O local da pesquisa envolveu às Fazendas: Boqueirão, Povoado de Maxixe, Santa Fé Povoado de Pau D’Arco, Fazendas Pé do Morro I e II e povoado de Capoeira da Serra, município de Central Região Noroeste do Estado da Bahia, que tem um perímetro de 29,99 km² /área 3.844,55 hectares (Google Earth, 2024) limites municipais com Jussara e Itaguaçu da Bahia, clima tropical Semiárido. A atividade investigativa foi realizada mediante pesquisa qualitativa, exploratória, viabilizada pela observação participante. As informações de campo, laboratório foram registradas em diário de bordo, fotografias, áudio/vídeo, coordenadas com auxílio de uma câmera Canon T5 EOS, Celular e GPS Garmim. Os dados foram transcritos, categorizados e analisados qualitativamente por meio do método comparativo, sendo posteriormente discutidas de acordo com os fundamentos da área. Evidenciou-se que a espécie A. caraya se alimenta de vegetais, como Ficus doliaria Kunth (Gameleira), Maytenus rígida Mart (Pau de colher), Ziziphus joazeiro Mart (Juazeiro) dentre outras não identificadas. Na sua dieta incluem galhos, cascas e raízes de outras plantas. Ressalta-se que a germinação e desenvolvimento dessas espécies ocorrem nas áreas com menores temperaturas e maiores umidades. Destaca-se que a espécie A. Caraya é fundamental para disseminação desses vegetais, na Serra do Calcário, contribuindo para o equilíbrio do agroecossitema local.
- ItemQuais as mudanças de vida dos agricultores e agricultoras orgânicos certificados do núcleo raízes do sertão após a certificação participativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-05) Silva, Mateus Fernandes da; Farias, Ivania Batista de Oliveira; Tonini, Rita Maria Costa Wetler; Carvalho, Maria do Amparo GomesO atual trabalho acadêmico tem como tema “Quais as mudanças de vida dos Produtores e Produtoras Orgânicos Certificados do Núcleo Raízes do Sertão após a Certificação Participativa?” que busca conhecer quais as melhorias que a agricultura orgânica e certificada trouxe para suas vidas, além de destacar que a agroecologia é de fundamental importância para o desenvolvimento social sustentável do país, onde a mesma traz benefícios a saúde dos consumidores, pois os mesmos podem consumir alimentos livres de agrotóxicos e que não agridem o meio ambiente. Visto que, esses agricultores plantam alimentos como, verduras, frutas, hortaliças e grãos e a Certificação Orgânica Participativa, ajudou a expandir os negócios, pois, os clientes podem ter a garantia que estão consumindo alimentos verdadeiramente orgânicos, dessa forma aumentando a renda familiar.
- ItemA magia das palavras: a contação de história como estratégia potencializadora da alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Suares, Ketlyn Caroline Macena; Oliveira, Samila Rosa de; Paiva, Núbia Pereira; Barreto Neta, Lormina; Correia, Maria da Conceição AraújoA presente pesquisa explora a alfabetização como um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural da criança, que envolve não apenas a decodificação de letras, mas também a compreensão e produção de sentidos. Nessa perspectiva, o problema de pesquisa consiste em compreender, como a contação de histórias é pensada pelo professor para o desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização. A contação de histórias destaca-se como estratégia capaz de favorecer o desenvolvimento da linguagem, ampliar o vocabulário e despertar o prazer pela leitura. Pesquisas apontam que práticas narrativas contribuem para o letramento e para a formação de leitores críticos, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso. O objetivo da investigação é analisar como professores dos anos iniciais relacionam a contação de histórias ao desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização, identificando desafios, efeitos dessa prática e suas contribuições para o letramento infantil. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, fundamentada em estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com duas professoras alfabetizadoras de uma turma de 1º ano. Os dados foram registrados em diário de bordo e analisados à luz de referenciais teóricos como Soares, Ferreiro, Abramovich e Juvêncio Barbosa, articulando teoria e prática para compreender o papel da contação de histórias na alfabetização. Como resultados, percebe-se que as professoras reconhecem a contação de histórias como recurso importante para estimular a leitura, ampliar a imaginação, favorecer a oralidade e enriquecer o repertório linguístico. Entretanto, os dados revelam que essa prática ainda é utilizada de forma pontual, muitas vezes restrita a momentos de entretenimento ou introdução de atividades de interpretação. Observou-se um distanciamento entre a importância atribuída à contação de histórias pela literatura e sua aplicação cotidiana em sala de aula, dificultado pela falta de tempo de planejamento e pela predominância de práticas tradicionais de alfabetização voltadas à decodificação. A pesquisa indica que a contação de histórias possui forte potencial pedagógico para a alfabetização e o desenvolvimento leitor, contribuindo para a construção de sentidos, ampliação da linguagem e formação de leitores mais críticos. Contudo, sua efetivação ainda enfrenta desafios na prática docente. Torna-se necessário fortalecer a formação do professor e ampliar o uso intencional e sistematizado dessa estratégia, a fim de integrar a leitura literária ao cotidiano escolar como parte do processo de alfabetização e letramento.