Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB está situado na cidade de Caetité, que faz parte do Território de Identidade Sertão Produtivo do Estado da Bahia. O DCH originou-se da Escola de Nível Superior de Caetité, criada em 1962. Em 1983, a escola foi incorporada pela Universidade do Estado da Bahia, passando a se chamar Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité (FFCLC). Com a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, a FFCLC passou então a ser denominada como Departamento Ciências Humanas.
Atualmente, o DCH do Campus VI oferta os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, História, Música, Letras com Língua Portuguesa e Literaturas, Letras com Língua Inglesa e Literaturas e os cursos de bacharelado em Engenharia de Minas e Administração (EaD).
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 598
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-11-16) Souza, Jussara Ribeiro; Alves, Reginaldo da Silva; D’Esquivel, Márcio de Oliveira; Lima, Ivanilton Neves de; Doll Júnior, Wilson ToewsEsta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.
- ItemA ansiedade: uma anàlise à luz da História dos Sentimentos(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Guimarães, Nayra Poliana Morais; Correia, Luciana Oliveira; Miguel, Antonieta; Fernandes, Thalita; Guimarães, Nayra Poliana MoraisEste estudo tem como objetivo analisar a ansiedade não apenas como uma condição psicológica individual, mas como um fenômeno social e histórico, refletindo as transformações sociais, culturais e políticas da contemporaneidade. A pesquisa busca compreender como a ansiedade se configura como um dos principais traços da subjetividade, especialmente em contextos como o universitário, onde as pressões por desempenho acadêmico e as incertezas sobre o futuro intensificam esse sentimento. A metodologia adotada é qualitativa, com foco em uma revisão bibliográfica aprofundada sobre a ansiedade. A pesquisa analisa as contribuições teóricas desses pensadores, que abordam a ansiedade dentro das esferas da lógica neoliberal, da precarização da vida e da insegurança estrutural. Importa salientar ainda que, a metodologia histórica da História das Emoções é utilizada para compreender a ansiedade como um fenômeno socialmente construído ao longo do tempo. A análise revelou que a ansiedade na contemporaneidade está profundamente ligada à lógica neoliberal de performance e produtividade, que intensifica a cobrança por resultados e sucesso. Essa pressão social, associada à precarização das condições de vida e à instabilidade no mercado de trabalho, gera um ambiente de insegurança constante, especialmente no contexto universitário. A ansiedade não é apenas uma experiência interna, mas uma resposta coletiva às transformações estruturais da sociedade moderna. Conclui-se que a ansiedade, embora frequentemente tratada como um transtorno psicológico, deve ser entendida também como uma construção social e histórica, refletindo as exigências e incertezas da sociedade contemporânea.
- ItemA apropriação e ressignificação da obra Auto da barca do inferno por Ariano Suassuna na obra Auto da compadecida(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Silva, Helaine Elyca da; Silva, Marleide Marques da; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Teixeira, Aparecida de Fátima BrasileiroO presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma os textos Auto da compadecida e Auto da barca do inferno dialogam e quais as relações existentes entre elas. Para tanto, faremos uma abordagem sobre literatura, teatro, em especifico teatro popular e suas diversas áreas temáticas como a religiosidade, cultura, história, costumes e crenças da sociedade. Sequencialmente apresentaremos as obras em destaque evidenciando suas características, e de que forma Ariano Suassuna traz influências da oralidade e da cultura popular na peça Auto da Compadecida, que se baseia na tradição Europeia no sec. XV, nas peças de Gil Vicente, representando assim o nordeste brasileiro através das condições sociais e econômicas daquela época. A partir dessas discussões faremos uma análise comparativa das obras citadas, a fim de identificar os aspectos abordados pelos autores em questão, ressaltando que, mesmo as obras sendo escritas em épocas diferentes, apresentam características em comum, reconhecidas pela liberdade de ação, de pensamento e de linguagem do homem com o mundo e consigo mesmo.
- ItemA arquitetura do sujeito (a)normal em Flores para Algernon(Universidade do Estado da Bahia, 2026-02-02) Paes, Cleisla Hellen Borges; Souza, Victor Pereira; Silva, Zoraide Portela; Silva, Sidnay Fernandes dos SantosOs discursos operam como instrumentos de controle e poder, produzindo regimes de verdade e instituindo normas que regulam comportamentos e forjam identidades (Foucault, 2009). Os corpos, por sua vez, são moldados para atender a uma lógica funcional-produtiva, aqueles que não se adequam a ela, seja por seu aspecto biológico ou moral, são interpretados como anormais. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva compreender em que medida os discursos da (a)normalidade atravessam e/ou constituem o sujeito que protagoniza a obra Flores para Algernon e que tem a inteligência questionada. Pretende-se entender a noção de sujeito, além dos conceitos de normalidade e de anormalidade para Michel Foucault, para se visualizar como a inteligência é discursivizada na obra. Para tanto, buscou-se descrever e interpretar como o sujeito dentro da normalidade é atravessado por camadas que o fazem percebido socialmente como inteligente, problematizando, assim, os efeitos desse discurso e demonstrando como ele contribui para a consolidação de práticas excludentes, de marginalização social, ao reforçar noções de normalidade e anormalidade. O corpus analítico é composto de recortes específicos da infância e da vida adulta do sujeito protagonista, especialmente aqueles situados pós-cirurgia de aumento de QI, entendido aqui como um acontecimento significativo no fio narrativo. Assim, serve-se dos estudos foucaultianos acerca do discurso (1995-2009), bem como os estudos de Franceschini (2012), Fonseca-Silva (2007), Gregolin (2004) e Courtine (2013) que auxiliam na sua compreensão. Com isso, constatou-se que a identidade (a)normal do sujeito resulta de práticas normativas que elevam a inteligência à condição de norma.
- ItemA casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-cultural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos , Cinara de Jesus; Marques, Zélia MalheiroO presente Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, na perspectiva de pesquisa monográfica, intitula-se: A casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-culural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores. Tem como objetivo compreender possibilidades de leituras propiciadas pela Casa Anísio Teixeira em Caetité BA, enquanto patrimônio histórico e cultural. Para isso, o objeto da pesquisa, Considerando ser o lugar como símbolo da memória coletiva e individual, além de ser considerado um ícone, tornando-se um mecanismo que vem contribuindo de maneira positiva na formação da identidade cultural, na região, além de contribuir na constituição de leitores, a exemplo de muitos caeteenses. Leituras realizadas vêm nos revelando que há relativo esquecimento de pesquisas sobre o patrimônio histórico e cultural, o que se torna preocupante, uma vez que cultura e história são áreas de relevância para o processo de formação humana, patrimônio da humanidade, se considerarmos o elo de diálogo que se dá entre presente, passado e futuro. Pesquisas e descobertas passam a ganhar espaço no decorrer dos anos pela junção de áreas que dialogam com a educação. Dessa forma, para o referencial da pesquisa, utilizamos teóricos como Charteir (2007),..dentre outros, para o suporte na discussão sobre constituição de leitores e de patrimônio histórico-cultural. A pesquisa é de abordagem cultural, Chartier (), o que nos ajudou a pensar práticas e representações do cenário eleito, neste trabalho, ou seja, a Casa Anísio Teixeira, lugar visitado para conhecimento e para realizar entrevista, a qual se deu com alunos graduandos do curso de Letras, leitores presentes, nesse lugar histórico e cultural para realização de práticas culturais leitoras. Sobre considerações, além da afirmação do lugar como relevante centro de preservação enquanto patrimônio arquitetônico, símbolo de memória do grande educador, filho da terra, Anísio Teixeira, podemos falar em interação para a constituição leitora, como se deu com graduandos do curso de Letras.
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA construção de prismas e pirâmides com canudinho como recurso metodológico para o ensino de geometria no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Brito, Leandro Guimarães de; Rocha, Júlio Max Xavier da; Teixeira, Claudia Alves; Matos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daAtualmente o ensino de geometria das escolas públicas se encontra defasado, por vários fatores como a má formação dos profissionais da educação, falhas na abordagem da geometria no livro didático e a escassez de materiais que possam auxiliar o professor na sala de aula. Para tornar as aulas de geometria mais dinâmicas e atrativas surgiu a ideia da utilização de construções de prismas e pirâmides com canudos como recurso para se ensinar geometria. Como a construção de prismas e pirâmides com canudinhos pode auxiliar na aprendizagem da geometria espacial? A pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar como o recurso com os canudos auxilia na aprendizagem da geometria espacial. Objetivos específicos: Reconhecer a contribuição das construções com os canudos na metodologia de ensino; compreender como a utilização do material com os canudos auxilia no desenvolvimento do raciocínio geométrico e identificar o aprendizado adquirido através das experiências da construção das figuras. A pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo no tratamento dos dados. O público alvo da pesquisa foram os alunos do 1º ano do ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia do distrito de Maniaçu no município de Caetité. Para a coleta dos dados foi realizada uma oficina de forma remota através da plataforma Google Meet com os estudantes, em razão do período pandêmico provocado pela Covid-19. Em seguida, foi aplicado um questionário semiaberto para os 23 participantes da oficina. Os principais autores que fundamentam o trabalho são Lorenzato(1995), Pavanello (1993) e Lindguist(1994). Como foi dito na questão norteadora da pesquisa: utilizar as construções com os canudos em uma turma da escola pública pode contribuir para o aprendizado dos alunos? A resposta é sim, mas deve- se investir na formação de professores para que esses profissionais possam realizar a utilização deste recurso. É preciso que a disciplina de geometria disponibilize de um tempo maior na grade curricular.
- ItemA construção do saber profissional docente: análise das percepções dos participantes do Programa de Residência Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Martins, Gustavo de Oliveira; Kátia Fernanda Cardoso , Kátia Fernanda Cardoso; Felipe, Francisco Flávio Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; D'Esquivel, Márcio OliveiraEsta monografia pretende investigar a visão dos discentes do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI – Caetité, que participam do Programa de Residência Pedagógica em relação ao saber profissional docente. O saber docente é compreendido como o conjunto de conhecimentos necessários para exercer a profissão de professor, englobando tanto o saber a ensinar quanto o saber para ensinar. No contexto específico do ensino de matemática, o saber profissional docente vai além do conhecimento matemático em si, incluindo também o conhecimento didático e metodológico. Esta pesquisa busca explorar como os discentes percebem e compreendem esse saber profissional docente. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo e em um estudo de caso, de cunho qualitativo, com base na aplicação de um questionário com os discentes participantes da Residência Pedagógica. Através da análise das informações, foram identificados os principais aspectos levantados pelos discentes em relação ao saber profissional docente. A partir dos resultados desta pesquisa obtiveram-se contribuições para aprimorar a formação inicial de professores de matemática, fornecendo uma melhor visão sobre as percepções dos licenciandos acerca do saber docente, além de ações e estratégias para fortalecer e desenvolver o saber profissional docente no âmbito da licenciatura em matemática da UNEB, visando formar profissionais mais preparados e qualificados para o ensino da disciplina.
- ItemA construção identitária do poeta contemporâneo: uma prática educativa a partir de discursos digitais de Pedro Gabriel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-01) Carvalho, Débora Hévila dos Santos; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães deA presente pesquisa tem como objeto o discurso poético de Pedro Antonio Gabriel Anhorn materializado em seu perfil no Instagram @eumechamoantônio. Suas obras são poemas construídos por meio da interação entre imagem e palavra, ambas desenhadas em guardanapos e postadas em redes sociais. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a identidade autoral de Pedro Gabriel é construída a partir de textos digitais publicados em sua rede social (Instagram), que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) compreender as características presentes no discurso digital da rede social do poeta e como o digital participa na significação da sua autoralidade e de suas obras; ii) analisar poemas de Pedro Gabriel do ponto de vista linguístico-discursivo, considerando os suportes de materialização como produtores de significação em uma dada conjuntura histórico-social e; iii) apresentar um manual didático, direcionado para professores do Ensino Médio. A proposta deste manual (produto educacional) é apresentar orientações de como utilizar os poemas de Pedro Gabriel em sala de aula, tendo em vista como sua produção artística pode contribuir no ensino de língua portuguesa que pretende ser educativo-crítico. Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Por meio dessa metodologia, os trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, no qual prevalece a relação descrição e interpretação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e interpretação dos dados coletados (análise discursiva). Dentre os principais conceitos e teóricos em diálogo na pesquisa destaca-se: Marie-Anne Paveau (2021) e Pierre Lévy (2010) (2011) para a discussão, respectivamente, sobre discurso digital e cibercultura, Paulo Freire (2015) para a reflexão sobre práticas educativas críticas, Foucault (2001) e Maingueneau (2010), para a fundamentação e diálogo entre as discussões sobre identidade autoral. O corpus de análise foram as publicações (poemas, desenhos, textos, imagens, vídeos e fotografias) do perfil @eumechamoantonio no Instagram no período de sete meses, de janeiro a julho de 2022. Portanto, conclui-se que a autoralidade e a imagem de autor de Pedro Gabriel é construída a partir do que terceiros falam dele (críticos) e do que ele fala e mostra sobre si mesmo, bem como a forma que suas obras dialogam com essa imagem construída. Dentre os pontos da sua autoralidade, pode-se destacar como principais a de um autor que preza por uma literatura próxima do leitor de forma prazerosa e a de poeta experimentalista, que desenvolve várias formas de explorar a subjetividade e as sensações da poesia.
- ItemA crítica social na Era Vitoriana representada no romance O Médico e o Monstro(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-17) Silva , Vanessa Oliveira; Magalhães, Sigrid Rochele Gusmão Paranhos; Silva, Reinaldo Ferreira da; Santos, Luís Roberto Resende dosEste trabalho tem como objetivo investigar como os temas da ciência, da religião e da dualidade humana são explorados no romance O Médico e o Monstro (1996), de Robert Louis Stevenson, analisando de que maneira esses elementos refletem as características e contradições da sociedade vitoriana. A obra emerge diretamente do contexto histórico, social e cultural do período, marcado pelos avanços científicos e pelas tensões religiosas que coexistiam com um moralismo rígido voltado à preservação das aparências de virtudes. A sociedade vitoriana vivia profundas transformações, nas quais o progresso científico frequentemente colidia com os valores religiosos dominantes. No romance, o protagonista Dr. Jekyll encarna o cientista vitoriano que busca transcender os limites impostos pela moralidade, utilizando a ciência como ferramenta para explorar a natureza humana. No entanto, ao criar Mr. Hyde, ele revela o lado reprimido e instintivo do ser humano, expondo como a tentativa de separar o bem e o mal é inevitavelmente fadada ao fracasso. Desse modo, este estudo adota uma abordagem bibliográfica, com ênfase na análise de conteúdo da obra literária. Autores como Hermes e Decarli (2016), Vasconcelos e Melo (2019), Souza e Rossi (2016), entre outros, servem como base teórica para fundamentar este trabalho. Conclui-se que Stevenson (1996) utiliza a dualidade entre Jekyll e Hyde para evidenciar as tensões entre ciência, moralidade e repressão que permeavam a sociedade vitoriana, revelando como tais contradições continuam relevantes para reflexões contemporâneas sobre ciência, ética, identidade e a complexidade da condição humana.
- ItemA discursivização do feminicídio na mídia digital brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08) Novais , Luane Leandra Sousa; Sousa, Victor Pereira; Santos, Sidnay Fernandes dos; Figueredo, Talita SouzaMulheres são assassinadas diariamente. Acredita-se que esse fato possui implicações históricas e sociais, dentre as quais destaca-se raízes fincadas no contexto da “caça às bruxas”, na Europa, no final do século XIV e início do século XV, quando as mulheres acusadas de bruxaria eram inquiridas, reprimidas, perseguidas e queimadas nas fogueiras. Esse fenômeno se constituiu, essencialmente, em uma operação judicial e despertou interesse pelo fato de revelar o espírito de uma época que se atualiza. Quanto à metodologia, esta pesquisa amparou-se na área da Análise do Discurso de orientação francesa. As teorias em torno do discurso serão produtivas nesta investida, pois, enquanto campo de saber, proporciona um diálogo com diversas teorias e conceitos, bem como oferece as condições do método. Nesse campo científico, segundo Orlandi (2015), há dois dispositivos que constroem a metodologia de pesquisa: dispositivos teórico e analítico. Desse modo, esta pesquisa busca analisar a discursivização do termo feminicídio a partir de casos reais repercutidos na mídia digital na atualidade. Este estudo, para atingir seus objetivos propostos, recorreu-se, principalmente, a teorizações sobre memória discursiva, discurso, enunciado e sujeito conforme Foucault (2008), Pêcheux (1999), Fernandes (2008) e Orlandi (2015); sobre perseguição às bruxas consoante Federici (2019); e sobre feminicídio, a partir de Pasinato (2011). Especificamente, busca-se discutir como o termo feminicídio atualiza uma memória discursiva presente no livro O martelo das feiticeiras e analisar os efeitos de sentido que emergem sobre o termo em investigação na mídia digital. Depreende-se que O martelo das feiticeiras, lido a partir de uma perspectiva ou abordagem discursiva, favorece o entendimento e aprofundamento sobre o período da caça às bruxas e sobre a continuidade e mudanças dos discursos que alimentam os estereótipos de inferiorização da mulher.
- ItemA documentação do Ginásio D. Justino Russolino em arquivo escolar digital: um guia documental para a pesquisa em educação(2023) Pereira, Leucy da Silva; Silva, Genilson Ferreira daCada vez mais novos estudos no campo da História da Educação apontam para a importância da documentação histórica escolar como fonte de pesquisa. Isso fortalece o próprio campo como fomentador de conhecimentos sobre a história da educação brasileira, em âmbito local, regional e nacional. Neste sentido, tal Guia constitui uma exposição de documentos em papeis (atas, regimento interno, relatórios, ofícios, etc.) que restaram do Colégio Dom Justino Russolillo, escola de ensino privado que ofertou o Curso Ginasial de 1º Grau e o Curso Normal de 2º Grau, no período de 1960 a 1980, em Palmas de Monte Alto. Dessa forma, trata-se de um arquivo histórico que, somado a outros acervos escolares da região do Semiárido Baiano, contribui para a formação de um banco de dados mais amplo que permite a produção do conhecimento histórico da educação local e regional. Assim, apresentamos por meio deste Guia o acervo organizado em arquivo escolar digital. Acervo este, disponível no Laboratório de Ensino em Didática da História (LAPEDHI) do Departamento de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI. O presente Guia está disponível tanto nesse Laboratório como no site do Programa de Pós Graduação em Ensino Linguagem e Sociedade (PPGELS). O acesso a este material permite um mapeamento prévio da documentação existente.
- ItemA educação brasileira na pandemia: representações do discurso midiático(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Carneiro, Elaine dos Santos; Oliveira, Mirian RibeiroObjetiva-se, nesta pesquisa, realizar o estudo das projeções imaginário-simbólicas presentes nos discursos midiáticos acerca dos professores e professoras e da educação brasileira no período pandêmico, assim como analisar esses discursos que circulam na mídia, partindo de um pressuposto que os sujeitos são interpelados pela ideologia. Para tanto, o seguinte questionamento norteou o desenvolvimento deste estudo: que representações simbólicoimaginárias foram construídas pelo discurso midiático acerca dos professores (as) eda educação brasileira no período pandêmico? Para desenvolvermos este estudo, o aporte teórico e as análises estão fundamentadas na Análise do Discurso (AD). Considerando esta linha de pesquisa, os conceitos de discursos e ideologia serão tratados sob à luz de: Pêcheux (1997), Henry (1997), Orlandi (2005), Fernandes (2007). Além dessas concepções: Gregolin (2007), Kellner (2004) serão o aporte para o tratamento de mídia e discurso midiático. Quantoao cenário educacional pandêmico: Silva (2008), Ministério da Educação (2020), Saviani e Galvão (2021) e Unesco (2021). Quanto à metodologia, o corpus deste estudo constituiu-se a partir dos recortes de enunciados e notícias que circularam na mídia, entre o segundo semestrede 2020 e o segundo semestre de 2021. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que passa a adotar uma investigação teórica, analítica e interpretativa. O estudo buscou compreender os elementos discursivos na mídia e como esses elementos contribuíram para a construção de sentidos, assim a partir dos resultados obtidos na nossa investigação, constatamos que as projeções imaginárias simbólicas apontam os professores(as) como preguiçosos, omissos, irresponsáveis e como a educação brasileirade recebeu o status de má qualidade durante período pandêmico.
- ItemA educação do campo na Escola CECPAG, Distrito de Maniaçu, Caetité - BA: desafios e estratégias do trabalho docente na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-18) Pereira, Maurisa Dias; Silva, Rozânia Alves Magalhães; Almeira, Valquíria Dias de; Xavier, Fernanda Araújo Dias MendesEste trabalho aborda os aspectos da Educação do Campo no Brasil, explorando desde seu conceito conhecido atualmente e o histórico dessa modalidade de ensino no país até a pesquisa realizada em uma instituição de ensino do campo intitulada Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia (CECPAG), situada no distrito de Maniaçu, Caetité-BA. A investigação foi realizada por meio de uma revisão de literatura de estudos já desenvolvidos na área, aliada à pesquisa de campo, na qual foram coletados relatos de educadores que atuam em uma realidade de escola localizada na zona rural, caracterizando essa pesquisa como exploratória com abordagem qualitativa. O principal objetivo deste estudo é investigar o ensino nesta escola, com foco no desempenho da Educação do Campo, de modo a verificar os desafios enfrentados pelos professores no contexto pedagógico e institucional. Para chegarmos a esse objetivo geral, foram considerados os passos específicos: apresentar o conceito de Educação do Campo; contextualizar o histórico e conquistas da Educação do Campo no Brasil, destacando avanços e desafios ainda existentes; analisar, por meio de pesquisa de campo, o ensino desenvolvido no CECPAG; revisar estudos acerca da Educação do Campo no Brasil; identificar os desafios enfrentados por professores ao atuar em instituições de ensino do campo. O estudo realizado obteve resultados satisfatórios, visto que a instituição de ensino desenvolve a Educação do Campo com foco na realidade do aluno, como estabelecem as diretrizes operacionais dessa modalidade. Além disso, apesar das dificuldades em adaptação ao ensino realizado na escola e a falta de materiais e recursos pedagógicos, os professores estão empenhados em executar um ensino libertador e contextualizado, incentivando os alunos a atuarem como sujeitos autônomos e críticos em sua comunidade.
- ItemA educação do campo no Brasil e a herança maldita de FHC: uma trajetória crítica de avanços e retrocessos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Soares, Donizete Moreira; Dutra Júnior, Wagnervalter; Costa, Glauber Barros Alves; Trindade, Domingos RodriguesA Educação do Campo no Brasil representa uma resposta crítica à exclusão histórica das populações rurais dos sistemas educacionais predominantes, que têm se centrado nas realidades urbanas e industriais. Essa abordagem educacional nos permite compreender as especificidades culturais, econômicas e sociais das comunidades rurais, promovendo uma formação que integre os saberes locais e as práticas do campo. No entanto, o caminho para sua consolidação tem sido marcado por avanços e retrocessos, especialmente nos últimos 30 anos, período em que diferentes governos ora fortaleceram, ora enfraqueceram essa modalidade educacional. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo histórico de luta e resistência dos movimentos sociais na consolidação das políticas públicas voltadas à Educação do Campo. Nesse contexto, destaca-se o governo de Fernando Henrique Cardoso como um marco de inflexão, cuja política de concessões ao grande capital internacional criou armadilhas que favoreceram a mercantilização da educação e a diminuição do papel do Estado na oferta educacional. Sob o discurso da modernização e da eficiência administrativa, consolidou-se uma lógica neoliberal que abriu espaço para a precarização da educação pública e impôs desafios à Educação do Campo, exigindo dos movimentos sociais estratégias constantes de resistência para garantir sua continuidade e expansão. Essa trajetória reflete a "herança maldita" deixada pelas políticas de FHC, que, ao subordinar o Estado aos interesses do mercado, comprometeram avanços estruturais na Educação do Campo e fortaleceram mecanismos que dificultam sua consolidação como política pública permanente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória do tipo bibliográfica, em que o objeto de estudo é abordado a partir de referências específicas do processo histórico, traçando o percurso dos movimentos sociais do campo em sua luta pela educação camponesa. Para uma compreensão mais aprofundada da temática proposta, estruturou-se em três partes centradas em elementos fundamentais, onde foi permitida uma análise crítica que vai além do progresso educacional, explorando as complexidades inerentes à relação entre a educação e o campo, em contraponto à tradicional perspectiva urbana. A presente pesquisa evidenciou que, apesar das adversidades, as lutas dos movimentos sociais foram fundamentais para a consolidação das políticas públicas de Educação do Campo. Contudo, o futuro dessa modalidade de ensino depende da capacidade de articulação entre os movimentos sociais e a construção de políticas públicas que promovam uma educação crítica, inclusiva e contextualizada. Principalmente tornando essa uma política de Estado e não política de governos. Como sugere Gomes (2024), o futuro da Educação do Campo dependerá da capacidade de articulação entre movimentos sociais e políticas públicas inclusivas, que promovam uma educação contextualizada e crítica para as populações rurais. O fortalecimento das políticas neoliberais, especialmente a partir do governo de Michel Temer, com o projeto “Uma Ponte para o Futuro”, exemplifica como as práticas de austeridade fiscal limitaram os investimentos sociais, prejudicando diretamente a educação pública e, em especial, a Educação do Campo. Medidas acentuaram a desvalorização das populações rurais, ao tratar a educação como um serviço a ser prestado de acordo com as demandas do mercado, em vez de um direito a ser garantido pelo Estado. Esse contexto de desfinanciamento das políticas sociais criou barreiras significativas para a implementação de uma educação contextualizada, deixando as populações rurais à mercê de um sistema educacional que não atende suas necessidades específicas. Diante desse panorama, a Educação do Campo no Brasil continua sendo um espaço de disputas e resistências. Embora os movimentos sociais tenham conquistado avanços significativos ao longo das últimas três décadas, o contexto político e econômico atual impôs novos desafios. Para que a Educação do Campo possa se consolidar como um espaço de emancipação e transformação, será necessário o fortalecimento das mobilizações sociais, a garantia de maior participação das comunidades rurais na formulação das políticas públicas e a promoção de uma educação que valorize a diversidade cultural e social do campo.
- ItemA escrevivência de Carolina Maria de Jesus no Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Carvalho, Jéssica Santos; Silva, Zoraide PortelaEste artigo tem como objetivo analisar a obra Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Nos utilizamos da proposta do conceito de Escrevivência de Conceição Evaristo, para quem a Escrivivência se realiza como um ato de escrita das mulheres negras, sem esquecer a oralidade e a ancestralidade. Consultamos, também o trabalho de outras feministas negras como Bell Hooks e Lélia Gonzalez. Para a metodologia, nós apoiamos na pesquisa qualitativa proposta por Pedro Demo. Dentre as categorias de análise textual propostas pela teoria literária, serão retratados fragmentos do diário de Carolina Maria de Jesus, além de abordar as condições socioeconômicas em que Carolina viveu e a importância da leitura e escrita em sua vida.
- ItemA escrita de Florbela Espanca no século XX: a representação da mulher na literatura e as contribuições para a construção da identidade feminina(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Borges Cotrim, Vanderleia; Silva, Rozânia Alves Magalhães; Brito, Rogério Soares de; Almeida, Valquíria Dias deEste trabalho tem como objetivo analisar a obra poética de Florbela Espanca, visando discutir a temática da representação da figura feminina no âmbito literário em uma época em que a mulher era submissa ao homem. Desse modo, busca identificar os fatores que levaram-na à quebrar as regras estabelecidas pela sociedade e adentrar no mundo literário, bem como entender como foi esse caminho para a construção identitária e da libertação feminina na literatura como autora, visto que Espanca abriu passagem para que outras mulheres pudessem expressar seus sentimentos, anseios e angústias por meio das obras literárias, considerando o fato de que nesta época a mulher não era bem vista caso se inserisse no meio literário, bem como suas obras não eram aceitas por parte dos leitores. Para tanto, recorre-se a autores como: MOISÉS (2010); HALL (2014); LAJOLO (1985); SAMUEL (1985); PROENÇA FILHO (1985); EDFELDT (2006); SARAIVA e LOPES (1996); SOUZA (2010); JUNQUEIRA (2015); entre outros.
- ItemA função social da literatura: análise da representação da escravidão em contos machadianos(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Dias, Daiane Nunes; Cunha , Zoraide Portela da Silva; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Silva, Rozânia Alves MagalhãesA literatura é de suma importância para a formação do sujeito, ela possui uma ampla carga de significados que proporcionam uma infinidade de interpretações, que distraem, divertem e aguçam o imaginário do leitor. Mas, mais do que fonte de distração, a literatura é fonte de conhecimento, pois agregam elementos que traduzem valores e ideologias de determinados grupos sociais de diferentes epócas, sendo assim, a literatura pode ser utilizada como ferramenta de denúncia social, pois algumas obras apresentam enredos elaborados, muito importantes para a compreensão do mundo, neste trabalho, são abordados contos machadianos que tratam da escravidão e da violência que ela gerava, representando o negro tal como era tratado pela sociedade carioca do século XIX. Contamos com um apanhado histórico que descreve a escravidão, o racismo e a situação dos negros e negras hoje, uma análise da literatura afrodescendente, como arte emergente que dá voz ao povo silenciado e análise de contos que tratam do período da escravidão de forma crítica e irônica, este estilo, a ironia, também é trabalhado, através de levantamento de material bibliográfico e documentos literários.
- ItemA geometria e a prática docente no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, ) Ramos, Rose Mary dos Santos Farias; Canguscu, Sergiana Alves; Matos , Robson Aldrin Lima; David, Magda Souza Braga; Ladeia , Jussara Telma TeixeiraPretende-se neste artigo delinear um estudo reflexivo sobre a Geometria e a prática docente no Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar a importância dessa disciplina no cotidiano, bem como a necessidade de uma mudança na prática docente em relação a esse conteúdo. Para esse exame, apresenta-se uma análise sobre o ensino e a história da Geometria, além de enfatizá-la no contexto dos livros didáticos. Comenta-se também sobre a prática docente e sua atuação, visto que o professor é o intermediário entre o estudo teórico deste conteúdo com a realidade do estudante, contextualizando-a com situações que envolvam os estudos geométricos
- ItemA geometria no Ensino Fundamental e a utilização do geoplano como ferramenta facilitadora(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Moreira, Suédi Aparecida de Castro; Coelho, Edinaldo Gomes; Campos, Marilyn da Rocha; David, Magda Souza Braga; Silva , Zezito Rodrigues da; Campos, Marilyn da RochaO geoplano é uma ferramenta que é usada no ensino da Matemática em diversos níveis e conteúdo. Em nosso trabalho, como abordaremos a Geometria Espacial Plana, ele funciona como um instrumento que diminui o grau de abstração dos conceitos e figuras geométricas uma vez que o aluno tem a possibilidade de intervir no processo educativo quando manipula essas figuras e constrói, junto com o professor, suas próprias definições dos objetos estudados. Nossa pesquisa foi pautada na busca pelo ensino de Matemática de qualidade, utilizando o geoplano quadrado como recurso pedagógico para garantir a tão almejada excelência no nosso sistema educacional. Não esquecendo do aspecto lúdico, aliado indiscutível para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas séries do Ensino Fundamental.