Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
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- Item10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-11-16) Souza, Jussara Ribeiro; Alves, Reginaldo da Silva; D’Esquivel, Márcio de Oliveira; Lima, Ivanilton Neves de; Doll Júnior, Wilson ToewsEsta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA construção identitária do poeta contemporâneo: uma prática educativa a partir de discursos digitais de Pedro Gabriel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-01) Carvalho, Débora Hévila dos Santos; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães deA presente pesquisa tem como objeto o discurso poético de Pedro Antonio Gabriel Anhorn materializado em seu perfil no Instagram @eumechamoantônio. Suas obras são poemas construídos por meio da interação entre imagem e palavra, ambas desenhadas em guardanapos e postadas em redes sociais. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a identidade autoral de Pedro Gabriel é construída a partir de textos digitais publicados em sua rede social (Instagram), que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) compreender as características presentes no discurso digital da rede social do poeta e como o digital participa na significação da sua autoralidade e de suas obras; ii) analisar poemas de Pedro Gabriel do ponto de vista linguístico-discursivo, considerando os suportes de materialização como produtores de significação em uma dada conjuntura histórico-social e; iii) apresentar um manual didático, direcionado para professores do Ensino Médio. A proposta deste manual (produto educacional) é apresentar orientações de como utilizar os poemas de Pedro Gabriel em sala de aula, tendo em vista como sua produção artística pode contribuir no ensino de língua portuguesa que pretende ser educativo-crítico. Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Por meio dessa metodologia, os trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, no qual prevalece a relação descrição e interpretação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e interpretação dos dados coletados (análise discursiva). Dentre os principais conceitos e teóricos em diálogo na pesquisa destaca-se: Marie-Anne Paveau (2021) e Pierre Lévy (2010) (2011) para a discussão, respectivamente, sobre discurso digital e cibercultura, Paulo Freire (2015) para a reflexão sobre práticas educativas críticas, Foucault (2001) e Maingueneau (2010), para a fundamentação e diálogo entre as discussões sobre identidade autoral. O corpus de análise foram as publicações (poemas, desenhos, textos, imagens, vídeos e fotografias) do perfil @eumechamoantonio no Instagram no período de sete meses, de janeiro a julho de 2022. Portanto, conclui-se que a autoralidade e a imagem de autor de Pedro Gabriel é construída a partir do que terceiros falam dele (críticos) e do que ele fala e mostra sobre si mesmo, bem como a forma que suas obras dialogam com essa imagem construída. Dentre os pontos da sua autoralidade, pode-se destacar como principais a de um autor que preza por uma literatura próxima do leitor de forma prazerosa e a de poeta experimentalista, que desenvolve várias formas de explorar a subjetividade e as sensações da poesia.
- ItemA documentação do Ginásio D. Justino Russolino em arquivo escolar digital: um guia documental para a pesquisa em educação(2023) Pereira, Leucy da Silva; Silva, Genilson Ferreira daCada vez mais novos estudos no campo da História da Educação apontam para a importância da documentação histórica escolar como fonte de pesquisa. Isso fortalece o próprio campo como fomentador de conhecimentos sobre a história da educação brasileira, em âmbito local, regional e nacional. Neste sentido, tal Guia constitui uma exposição de documentos em papeis (atas, regimento interno, relatórios, ofícios, etc.) que restaram do Colégio Dom Justino Russolillo, escola de ensino privado que ofertou o Curso Ginasial de 1º Grau e o Curso Normal de 2º Grau, no período de 1960 a 1980, em Palmas de Monte Alto. Dessa forma, trata-se de um arquivo histórico que, somado a outros acervos escolares da região do Semiárido Baiano, contribui para a formação de um banco de dados mais amplo que permite a produção do conhecimento histórico da educação local e regional. Assim, apresentamos por meio deste Guia o acervo organizado em arquivo escolar digital. Acervo este, disponível no Laboratório de Ensino em Didática da História (LAPEDHI) do Departamento de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI. O presente Guia está disponível tanto nesse Laboratório como no site do Programa de Pós Graduação em Ensino Linguagem e Sociedade (PPGELS). O acesso a este material permite um mapeamento prévio da documentação existente.
- ItemA educação do campo no Brasil e a herança maldita de FHC: uma trajetória crítica de avanços e retrocessos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Soares, Donizete Moreira; Dutra Júnior, Wagnervalter; Costa, Glauber Barros Alves; Trindade, Domingos RodriguesA Educação do Campo no Brasil representa uma resposta crítica à exclusão histórica das populações rurais dos sistemas educacionais predominantes, que têm se centrado nas realidades urbanas e industriais. Essa abordagem educacional nos permite compreender as especificidades culturais, econômicas e sociais das comunidades rurais, promovendo uma formação que integre os saberes locais e as práticas do campo. No entanto, o caminho para sua consolidação tem sido marcado por avanços e retrocessos, especialmente nos últimos 30 anos, período em que diferentes governos ora fortaleceram, ora enfraqueceram essa modalidade educacional. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo histórico de luta e resistência dos movimentos sociais na consolidação das políticas públicas voltadas à Educação do Campo. Nesse contexto, destaca-se o governo de Fernando Henrique Cardoso como um marco de inflexão, cuja política de concessões ao grande capital internacional criou armadilhas que favoreceram a mercantilização da educação e a diminuição do papel do Estado na oferta educacional. Sob o discurso da modernização e da eficiência administrativa, consolidou-se uma lógica neoliberal que abriu espaço para a precarização da educação pública e impôs desafios à Educação do Campo, exigindo dos movimentos sociais estratégias constantes de resistência para garantir sua continuidade e expansão. Essa trajetória reflete a "herança maldita" deixada pelas políticas de FHC, que, ao subordinar o Estado aos interesses do mercado, comprometeram avanços estruturais na Educação do Campo e fortaleceram mecanismos que dificultam sua consolidação como política pública permanente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória do tipo bibliográfica, em que o objeto de estudo é abordado a partir de referências específicas do processo histórico, traçando o percurso dos movimentos sociais do campo em sua luta pela educação camponesa. Para uma compreensão mais aprofundada da temática proposta, estruturou-se em três partes centradas em elementos fundamentais, onde foi permitida uma análise crítica que vai além do progresso educacional, explorando as complexidades inerentes à relação entre a educação e o campo, em contraponto à tradicional perspectiva urbana. A presente pesquisa evidenciou que, apesar das adversidades, as lutas dos movimentos sociais foram fundamentais para a consolidação das políticas públicas de Educação do Campo. Contudo, o futuro dessa modalidade de ensino depende da capacidade de articulação entre os movimentos sociais e a construção de políticas públicas que promovam uma educação crítica, inclusiva e contextualizada. Principalmente tornando essa uma política de Estado e não política de governos. Como sugere Gomes (2024), o futuro da Educação do Campo dependerá da capacidade de articulação entre movimentos sociais e políticas públicas inclusivas, que promovam uma educação contextualizada e crítica para as populações rurais. O fortalecimento das políticas neoliberais, especialmente a partir do governo de Michel Temer, com o projeto “Uma Ponte para o Futuro”, exemplifica como as práticas de austeridade fiscal limitaram os investimentos sociais, prejudicando diretamente a educação pública e, em especial, a Educação do Campo. Medidas acentuaram a desvalorização das populações rurais, ao tratar a educação como um serviço a ser prestado de acordo com as demandas do mercado, em vez de um direito a ser garantido pelo Estado. Esse contexto de desfinanciamento das políticas sociais criou barreiras significativas para a implementação de uma educação contextualizada, deixando as populações rurais à mercê de um sistema educacional que não atende suas necessidades específicas. Diante desse panorama, a Educação do Campo no Brasil continua sendo um espaço de disputas e resistências. Embora os movimentos sociais tenham conquistado avanços significativos ao longo das últimas três décadas, o contexto político e econômico atual impôs novos desafios. Para que a Educação do Campo possa se consolidar como um espaço de emancipação e transformação, será necessário o fortalecimento das mobilizações sociais, a garantia de maior participação das comunidades rurais na formulação das políticas públicas e a promoção de uma educação que valorize a diversidade cultural e social do campo.
- ItemA geometria e a prática docente no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, ) Ramos, Rose Mary dos Santos Farias; Canguscu, Sergiana Alves; Matos , Robson Aldrin Lima; David, Magda Souza Braga; Ladeia , Jussara Telma TeixeiraPretende-se neste artigo delinear um estudo reflexivo sobre a Geometria e a prática docente no Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar a importância dessa disciplina no cotidiano, bem como a necessidade de uma mudança na prática docente em relação a esse conteúdo. Para esse exame, apresenta-se uma análise sobre o ensino e a história da Geometria, além de enfatizá-la no contexto dos livros didáticos. Comenta-se também sobre a prática docente e sua atuação, visto que o professor é o intermediário entre o estudo teórico deste conteúdo com a realidade do estudante, contextualizando-a com situações que envolvam os estudos geométricos
- ItemA implantação da mineração de ferro e do parque eólico na comunidade Cachoeira de Baixo, Guirapá – Pindaí-BA: relações de pertencimento representadas na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-24) Couto, Cleiton Teixeira; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Sposito, Renata Correia Assunção; Amorim, Juliane dos SantosA Educação Ambiental (EA) assume um papel crucial nos diversos contextos educacionais, pois seu principal propósito é conscientizar os indivíduos sobre os desafios socioambientais prementes. Sua origem remonta à crescente preocupação do ser humano com o ambiente em que vive, tendo ganhado destaque após os movimentos ambientalistas que surgiram no rastro da revolução industrial. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo : Analisar os modos como estudantes/criança da Escola Vicente Pizzon, localizada na comunidade de Cachoeira de Baixo – Pindaí-BA, compreendem os impactos ambientais da política de extração e tratamento de minérios em sua comunidade. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que aconteceu na Escola Municipal Vicent Pizzon – Localizada na Comunidade de Cachoeira de Baixo - Pindaí – BA. Sendo realizada entre novembro de 2002 à outubro de 2023 , Por meio do problema proposto na pesquisa, coletar dados dos sujeitos envolvidos e do local, com instrumentos de produção dos dados que culminou com a análise e apresentação dos resultados. É uma pesquisa que teve por interesse entender como os discentes da Escola vivenciam os impactos da implantação e extração do minério de ferro em sua comunidade.
- ItemA implementação da Lei 10.639/03 no livro didático de língua portuguesa: a decolonialidade em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-19) Silva, Rozânia Alves Magalhães; Silva, Zoraide Portela; Moreira, Núbia Regina; Nunes, Cláudio Pinto; Araújo, Ginaldo Cardoso deHá duas décadas a Lei no 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica. Pode-se considerar um espaço de tempo satisfatório para regularizar o sistema de ensino adequando-o à determinação legal. Em meio às diversas mudanças, a educação precisou passar por um processo de revisão da maneira como a população negra era representada no material didático utilizado em todas as áreas do conhecimento. Diante disso, esta pesquisa visa verificar qual a representação do negro nas ilustrações e propostas de textos no livro didático Português: Linguagens do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental II, assim como investigar se as edições publicadas após a Lei 10.639/03 coadunam com os propósitos dessa regulamentação e com as orientações das DCN-ERER. Para melhor delineamento do estudo, tornou-se necessário abordar sobre questões inerentes à produção do livro didático e as políticas públicas direcionadas para esse material; expor sobre as questões da identidade, da busca pela valorização da história e cultura africana e afro-brasileira e o contexto histórico-social dos movimentos em prol da população negra no Brasil, além da abordagem sobre representação social; estabelecer relações com estudos já existentes a respeito da representação dos negros no livro didático com intuito de desenvolver uma reflexão e análise de forma segura e consistente. Por fim, analisar as ilustrações e os textos propostos e, para além das páginas dos livros, projetar uma revisão dos paradigmas e dos padrões sociais conservadores, almejando a construção da identidade dos negros no material didático com respeito e dignidade. O referencial teórico se constitui a partir das leituras de autores como Eliane Cavalleiro (2001; 2005); Nilma L. Gomes (2001; 2004; 2019); Ana Célia da Silva (2011); Munakata (2012); Bittencourt (1993; 2004); Hall (2003, 2006); Giroux (2000); Coracini (2000); Carmagnani (2011); Foucault (2007); Moscovici (1978); Jodelet (2001); Crusoé (2004); Bernardino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel (2020); Paulo Vinícius Silva (2015) e de documentos oficiais como a Lei no 10.639/03; as Orientações e ações para Educação das Relações Étnico-Raciais (2006); o Estatuto de Igualdade Racial (2010) entre outros. Esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratória e, quanto ao procedimento, de cunho bibliográfico. Os resultados demonstram a presença reduzida dos negros e negras nas imagens e nos textos; a permanência de imagens estereotipadas e a naturalização de pessoas negras em condições desfavoráveis. É perceptível também a ínfima preocupação em realizar uma revisão criteriosa, na reformulação da edição subsequente, em conformidade com as questões étnico-raciais. Em face disso, compreende-se a necessidade de formação adequada e continuada do profissional da educação promovendo propostas de desenvolvimento de ações afirmativas que estimulem a discussão, a consciência de que o racismo ainda está presente no ambiente escolar, o planejamento de estratégias e a viabilização de instrumentos de intervenção que estimulem o combate ao racismo através de uma prática transformadora.
- ItemA Interdisciplinaridade e a Ressignificação da Prática Pedagógica no Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Souza, Mariana Aranha deA interdisciplinaridade tem se tornado tema central no processo de formação e ressignificação das práticas dos professores, tendo em vista a real necessidade de superar o ensino vinculado ao conhecimento especializado, cujas bases epistemológicas estão assentadas em práticas pedagógicas disciplinares e consolidar uma maior abrangência e transitoriedade entre as ciências. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a interdisciplinaridade como um princípio de ressignificação da prática pedagógica no ensino fundamental II. Para isso, vamos contextualizar a interdisciplinaridade histórica e epistemologicamente na Europa e no Brasil; identificar nas práticas metodológicas utilizadas pelos professores como a interdisciplinaridade se concretiza e, por fim, elaborar o Jogo Didático “Trilha da InterAção” como material estratégico, com subsídios teóricos e metodológicos para que os professores possam explorar temáticas e conteúdos de forma interdisciplinar no cotidiano escolar. Como fundamentação teórica recorremos aos autores Fazenda (2008; 2012; 2013), Japiassu (1976; 1992), Lück (2001; 2003), Freire (1991; 2005), dentre outros, a fim de construir as reflexões e ampliar o conhecimento a respeito da perspectiva interdisciplinar como princípio de ressignificação de práticas. Além da pesquisa-ação, contamos com elementos da etnografia na perspectiva educacional de Gatti (2009) e com a técnica de análise de dados qualitativa, a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Tendo como instrumentos utilizados para a coleta de dados a aplicação de questionários, a observação de aulas e a análise documental do Projeto Político Pedagógico, sendo os sujeitos da pesquisa oito professores que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Profa. Enedina Costa de Macêdo, em Guanambi/BA. A partir da análise dos dados pode-se constatar que a interdisciplinaridade ainda é pouco compreendida e está limitada na prática docente desta Instituição. Percebemos que há muitas dificuldades a serem superadas para efetivar a dinâmica interdisciplinar, incluindo a necessidade do planejamento coletivo, maior comprometimento e uma maior cooperação entre a coordenação, a gestão e os professores. Para finalizar, concluímos que o embasamento teórico nos fez compreender melhor a perspectiva interdisciplinar, enquanto a pesquisa de campo nos mostrou como ocorre a interdisciplinaridade no ensino fundamental II, possibilitando a criação do produto educacional “Trilha da InterAção”. Conhecer as opiniões e as limitações dos docentes acerca deste tema foi essencial para oportunizar aos educandos a construção de novos conhecimentos e a ressignificação da prática educativa a partir da interdisciplinaridade.
- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa, Elisabete da Silva; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Duarte, Rosinês de JesusEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo entende que a escola como ponto de encontro das diferenças étnicas e como local que pode ser espaço decisivo para diminuição e prevenção de preconceitos e do processo de exclusão social, visto que é capaz de promover discussões a respeito das diferenças, favorecendo, portanto, o reconhecimento e a valorização da contribuição cultural das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. Surge então as seguintes questões: Na busca por uma valorização da identidade da criança negra, como a literatura afro-brasileira pode ser trabalhada na educação infantil? De que forma ela pode fortalecer processos de constituição identitária por meio da representação literária desde tenra idade? Para isso abordaremos a literatura afro-brasileira e sua ramificação pela literatura infantil que resulta na literatura infantil afro-brasileira, a qual possibilita a representatividade e a valorização da identidade cultural afro-brasileira na educação infantil de maneira lúdica. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação que visa o trabalho em conjunto entre o pesquisador e os participantes da pesquisa. O principal objetivo proposto é apreciar a produção literária infantil afro-brasileira no ambiente escolar, resultando na criação de um material educativo lúdico, em formato de sequência didática que será o produto final desta pesquisa. A intenção deste texto é contribuir com a tarefa diária do professor, auxiliando-o a compreender o processo de formação da identidade cultural e perceber como a literatura pode se tornar uma ferramenta no combate ao racismo presente no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento de ações voltadas para o reconhecimento da identidade da criança negra que, por vezes, sofre constrangimentos causados pelo preconceito no ambiente educacional. Embasarão esta pesquisa os estudos de Zabala (1998), Duarte (2008 e 2013), Hall (2000 e 2006), Gomes (2018) e Almeida (2019).
- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa , Elisabete da SilvaA origem do Produto Educacional foi o trabalho de dissertação intitulado “A Literatura Infantil Afro-brasileira na Educação Infantil: Proposta de uma Sequência Didática” desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com a finalidade de colaborar com as práticas de ensino dos professores da educação infantil por meio de sugestões de sequencias didáticas envolvendo a literatura e o ensino lúdico voltados para a valorização da identidade cultural afro-brasileira.
- ItemA literatura infantil afro-brasileira nas práticas pedagógicas de professoras para educação das relações étnico-raciais na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-15) Reis , Nilzete Vicente; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva , Maria de Fátima Gomes daA prática pedagógica de professores(as) é importante para transgredir barreiras e fazer da escola espaço de aprendizagens significativas para todas as crianças e os espaços formativos são fundamentais para aperfeiçoar a prática. Desse modo, esta dissertação de mestrado objetiva elaborar uma proposta de formação continuada para os professores da educação infantil, no município de Matina-BA e tem como objetivos específicos Verificar como a proposta pedagógica do município de Matina-BA tem enfatizado o estudo da literatura infantil negra na educação infantil, Investigar como a formação continuada de professores(as) do município de Matina-BA tem fomentado o estudo de teóricos e a análise de documentos que evidenciem a importância do estudo da literatura infantil negra na educação infantil e Propor ações de formação continuada sobre literatura infantil negra para os(as) professores(as) da educação infantil com base nos resultados da investigação. Diante disso, para a realização da pesquisa o percurso metodológico teve como foco a abordagem qualitativa da pesquisa, de modo que a pesquisa foi utilizada com contribuição teórico metodológica da pesquisa-ação. Existem horizontes de possibilidades para se trabalhar as questões étnico raciais no ambiente escolar e por meio da literatura infantil negra podemos experienciar no cotidiano vivências e aprendizagens com as crianças de forma lúdica e participativa desde a primeira infância. Assim, os resultados estão apresentados nesta pesquisa, organizada em formato multipaper dividida em três estudos: Propomo-nos a dialogar sobre a importância de se iniciar desde a educação infantil o trabalho com as questões étnico-raciais, No segundo, procuramos analisar como as discussões pertinente as questões étnico-raciais e a literatura infantil negra estão presente nos documentos que embasam e respaldam a educação básica do município de Matina-BA. No terceiro, buscamos evidenciar a importância da formação de professores na qualidade educacional brasileira e apresentamos uma proposta de formação de professores(as). Sendo assim, percebemos o quanto a formação dos docentes da educação infantil ainda perpassa por um processo de constantes desafios, desse modo, é necessário pensar em práticas formativas na perspectiva de construção da educação antirracista desde a educação infantil.
- ItemA literatura infantojuvenil afro-brasileira como prática antirracista em uma Escola Pública Do Município de Brumado - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-29) Brito, Zilaine Aguiar ; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Cazumbá, Renailda FerreiraEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). Esta dissertação teve como objetivo investigar como a literatura afro brasileira pode contribuir para uma prática antirracista na Educação Básica e perceber as formas de racismo que perpassam tanto nas instituições escolares como na sociedade. Neste sentido, foi primordial falarmos sobre a Lei 10.639 e seus impactos na Educação Básica. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal Maria Iranilde Lôbo no município de Brumado – BA, em que foi realizado questionário para compreender o porquê os alunos do 5º ano não tem a literatura afro-brasileira como principal instrumento de leitura, já que, a escola é, majoritariamente, composta por crianças negras. Foi necessário também analisarmos o Projeto Político Pedagógico da instituição a fim de compreender se o documento condiz com o que é proposto pela Lei 10.639. Essa pesquisa utilizou-se de teóricos de grande importância e representatividade para o povo negro como Franz Fanon, Neusa Santos, Djamila Ribeiro, Alessandra Devulsky, bell hooks, Grada kilomba, entre outros. Em resposta a essa investigação desenvolvemos uma sequência didática com literaturas afro-brasileiras com o propósito de proporcionar uma educação antirracista e a equidade racial dentro da sala de aula, intitulado Sequência didática: a Literatura Afro brasileira como prática antirracista na Educação Básica, buscando promover o respeito à diversidade, à cultura e às ancestralidades do povo negro.
- ItemA literatura para ler e entender o Nordeste agrário do Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 0025-05-14) Santos, Staela Rodrigues Porto dos; Rocha, Gabriela Silveira; Costa, Glauber Barros Alves; Nery, Maria Goreth e Silva; Moreira, Poliana Machado da SilvaEste trabalho versa sobre a temática “a literatura para ler e entender o Nordeste agrário brasileiro” a partir do diálogo entre a obra Vida Secas (Graciliano Ramos) e os pressupostos teóricos-metodológicos que compõe a Geografia. Para tanto, a investigação científica possui discussões que abordam a respeito da visão estereotipada que se tem da Região Nordeste, o seu potencial econômico e como ensino pode atuar para superar as colocações que o restringe à fome, seca, pobreza e miséria no século XXI. Dessa fora, possui como objetivo alinhar os estudos de Geografia Agrária por meio da obra “Vidas Secas” (Graciliano Ramos) para desmistificar o espaço regional do Nordeste. Assim sendo, e intencionando alcançar seu público-alvo, professores de Geografia – educação básica e ensino superior, desde que esses trabalhem com os componentes da área de ensino –, questionou-se: como a obra literária pode ser utilizada para desmitificar o preconceito regional existente no país; e qual/quais Nordeste(s) é/são apresentado(s) pela literatura nacional. Nesse sentido, o texto possui caráter bibliográfico e em sua construção foram utilizadas fontes de registros oriundo de pesquisas anteriores, livros, atlas literários, artigos científicos, dissertações, teses e documentos, sendo essas informações tratadas por meio da análise de conteúdo, que estudou os diálogos e as comunicações enunciadas nas publicações ao longo do espaço-tempo. Como resultados da pesquisa, este trabalho aponta para a importância dos estudos do texto literário para de fato entender o contexto do Nordeste e desmistificar o preconceito regional, voltando-se para o ensino de uma Geografia do Nordeste, abordando o passado e o presente, o mito e o real. Pensando nisso, o Produto Técnico, Tecnológico Educacional apresenta o texto e contexto, figuras e imagens alinhando os estudos de Geografia Agrária com a Literatura da obra “Vidas Secas”, demonstrando caminhos a serem seguidos para essa interdisciplinaridade.
- ItemA realidade local pode estar no livro didático de geografia? Uma proposta de ensino a partir de um livro de geografia sobre e para Caetité - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Oliveira, Elaine Moreira de; Costa, Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Matos, Fernanda de OliveiraLivro didático é um material amplamente utilizado em todo território brasileiro. No entanto, seu uso indiscriminado pode ocasionar um ensino de Geografia sem muito significado e distante da realidade do aluno. Ciente dessa problemática e pensando em contribuir com o ensino de Geografia nas escolas de Educação Básica do município de Caetité foi desenvolvido ao longo deste estudo um produto educacional voltado para o ensino da Geografia do município de Caetité - BA, um livro didático intitulado “Geografia em foco: Caetité”. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o impacto do uso do livro didático “Geografia em foco: Caetité” na perspectiva local no ensino de Geografia. Para tanto, realizou-se aplicação/ testagem do livro com a participação de dois universitários do VIII semestre do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus VI, os quais aplicaram o livro em uma turma de 1º ano do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo - CETEP, escola de Educação Básica localizada na cidade de Caetité - BA, na qual eles atuavam como residentes do Programa Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, cujos procedimentos adotados consistiram em pesquisa e revisão bibliográfica, levantamentos in loco e aplicação de questionário semiestruturado como instrumento de produção e investigação dos dados, que posteriormente foram tratados, tabulados e interpretados utilizando os princípios e procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização do livro Geografia em foco: Caetité como material de apoio nas aulas de Geografia se mostrou extremamente assertiva, posto que os estudantes conseguiram visualizar na prática os fenômenos estudados, estimulando a participação e interesse pela aula.
- ItemA ressignificação do ensino e as aprendizagens à luz de Célestin Freinet(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-09) Cotrim, Adailton Silva; Almeida, Cláudio Bispo de; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Nunes, Cláudio PintoO presente trabalho emerge das reflexões sobre a ressignificação do ensino e das aprendizagens na educação básica, à luz do francês Célestin Baptistin Freinet. Para isso, teve como objetivo principal analisar, por meio da literatura científica, a aplicação das ideias de Célestin Freinet. Para tanto, adotou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica para o levantamento e tratamento de dados, das produções acadêmicas dos bancos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do SCIELO – Brasil (encontrando majoritariamente artigos e relatos de experiências), como parte do exercício investigativo. Resguardadas as devidas proporcionalidades e potencialidades, Freinet já aplicava as chamadas metodologias ativas, como as aulas-passeio e o jornal da escola, nas primeiras décadas do século XX, tornando o ambiente escolar mais produtivo, ativo e humanizado. Partindo desse princípio, o produto educacional é derivado dos conceitos da Pedagogia Freinetiana, como contribuição para a formação integral dos estudantes, valorizando técnicas inovadoras e um plano de aula menos engessado, que permita uma aprendizagem exploratória e experimental, onde os estudantes possam usufruir da sua imaginação e se expressarem livremente, ressignificando conceitos da própria vida, para a escola e para a sociedade como um todo. Os estudos analisados permitiram concluir que as práticas docentes aplicadas por Célestin Freinet permitem e favorecem aos estudantes uma formação humanizadora, saudável, consciente, colaborativa e engajada na construção de um mundo melhor, mais justo e sustentável para todos os seres vivos, estabelecendo conexões socioemocionais entre ser, conviver, fazer e conhecer, possibilitando melhores índices de aprendizagem. Tendo em vista os dados encontrados nesta dissertação, como produto educacional, foi elaborado um Guia para desenvolvimento de estratégias de ensino baseado na pedagogia de Célestin Freinet evidenciando suas técnicas pedagógicas, cujo objetivo é contribuir com a educação, principalmente com a formação continuada dos profissionais de educação. O Guia estará disponível, na íntegra, em outro arquivo, no site do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).
- ItemA trajetória do Instituto de Educação Anísio Teixeira como formadora de professores em Caetité -BA (1960 -1990)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Gama, Alexandra Valéria Flora; Santos, Wilson da Silva , Wilson; Viana, Marta Loula Dourado, Marta; Silva, Genilson Ferreira da, Genilson2Este estudo objetiva analisar a legislação e trajetória de uma instituição de ensino no Alto Sertão da Bahia, o Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT), que é escola-referência nessa região, por ter sido continuidade da Escola Normal de Caetité. Deste modo, a partir de uma pesquisa documental, em uso de fontes, como atas, livros e outros documentos, buscamos apresentá-las e problematizá-las, tendo em vista o processo da História da Educação, que passa a ser a Pedagogia Histórico Crítica o referencial teórico a ser utilizado, considerando avanços e retrocessos dos pioneiros da educação pública no país e o processo de implantação do IEAT (1962-2012), período de transferência da Escola Normal de Caetité até o processo de extinção do Curso Normal Médio a dizer sobre final da formação docente e de perspectivas por uma proposta de formação além do ensino, considerando o acervo gerado, as memórias e histórias educacionais. Espera-se com a proposta reconstruir a história educacional do lugar, problematizá-la e sugerir a intensificação de práticas museológicas iniciadas a partir do fechamento do ensino docente.
- ItemA Trilha da InterAção na Prática Interdisciplinar(2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosA Trilha da InterAção foi materializada como um jogo didático para alunos do Ensino Fundamental II e tem como objetivo subsidiar professores e coordenadores na práxis pedagógica e contribuir com o processo de ensino aprendizagem de forma interdisciplinar. Assim, a “Trilha da InterAção” é o produto educacional resultado do projeto de pesquisa intitulado “A INTERDISCIPLINARIDADE E A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II” realizado no curso de Mestrado em Ensino Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia – Campus VI. Este produto apresenta elementos lúdicos e proporciona interação entre os alunos, contribuindo para o estabelecimento de vínculos, laços de amizade, companheirismo e respeito mútuo. Além disso, possui desafios para os alunos aprenderem de modo interativo, multifocal e em grupo com possibilidade de trabalhar com diferentes disciplinas, conteúdos e saberes educacionais. Como trata-se de um jogo no formato de tabuleiro, sua execução promove a interação dos componentes, algo que pode ser utilizado pelo professor na sala de aula, a partir de atividades que estimulem a reflexão crítica com diferentes temas. Na primeira seção “Caminhos para uma prática interdisciplinar”, abordamos um pouco sobre o que é a interdisciplinaridade, os princípios que a autora Ivani Fazenda defende, as multifaces, além de ressaltar interdisciplinaridade na educação básica e porquê utilizar essa abordagem. Em seguida, destacamos acerca da importância da “Ressignificação da prática pedagógica”, trazendo o lúdico e o jogo didático como estratégias interdisciplinares e algumas razões para os educadores utilizarem jogos na prática. Para finalizar, trazemos o Jogo didático “Trilha da InterAção” como proposta pedagógica, seu processo de elaboração, orientações para sua aplicação e uma sugestão de atividade interdisciplinar com o tema transversal Bullying, com o Inglês como disciplina base associada a outras disciplinas interativas para elaboração das perguntas do jogo.
- ItemA universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003-01-01) Rocha, Gerfson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciados em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.
- ItemA Universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no Campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Rocha, Gerfson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciandos em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.