Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
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O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB está situado na cidade de Caetité, que faz parte do Território de Identidade Sertão Produtivo do Estado da Bahia. O DCH originou-se da Escola de Nível Superior de Caetité, criada em 1962. Em 1983, a escola foi incorporada pela Universidade do Estado da Bahia, passando a se chamar Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité (FFCLC). Com a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, a FFCLC passou então a ser denominada como Departamento Ciências Humanas.
Atualmente, o DCH do Campus VI oferta os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, História, Música, Letras com Língua Portuguesa e Literaturas, Letras com Língua Inglesa e Literaturas e os cursos de bacharelado em Engenharia de Minas e Administração (EaD).
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- Item10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-11-16) Souza, Jussara Ribeiro; Alves, Reginaldo da Silva; D’Esquivel, Márcio de Oliveira; Lima, Ivanilton Neves de; Doll Júnior, Wilson ToewsEsta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.
- ItemA ansiedade: uma anàlise à luz da História dos Sentimentos(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Guimarães, Nayra Poliana Morais; Correia, Luciana Oliveira; Miguel, Antonieta; Fernandes, Thalita; Guimarães, Nayra Poliana MoraisEste estudo tem como objetivo analisar a ansiedade não apenas como uma condição psicológica individual, mas como um fenômeno social e histórico, refletindo as transformações sociais, culturais e políticas da contemporaneidade. A pesquisa busca compreender como a ansiedade se configura como um dos principais traços da subjetividade, especialmente em contextos como o universitário, onde as pressões por desempenho acadêmico e as incertezas sobre o futuro intensificam esse sentimento. A metodologia adotada é qualitativa, com foco em uma revisão bibliográfica aprofundada sobre a ansiedade. A pesquisa analisa as contribuições teóricas desses pensadores, que abordam a ansiedade dentro das esferas da lógica neoliberal, da precarização da vida e da insegurança estrutural. Importa salientar ainda que, a metodologia histórica da História das Emoções é utilizada para compreender a ansiedade como um fenômeno socialmente construído ao longo do tempo. A análise revelou que a ansiedade na contemporaneidade está profundamente ligada à lógica neoliberal de performance e produtividade, que intensifica a cobrança por resultados e sucesso. Essa pressão social, associada à precarização das condições de vida e à instabilidade no mercado de trabalho, gera um ambiente de insegurança constante, especialmente no contexto universitário. A ansiedade não é apenas uma experiência interna, mas uma resposta coletiva às transformações estruturais da sociedade moderna. Conclui-se que a ansiedade, embora frequentemente tratada como um transtorno psicológico, deve ser entendida também como uma construção social e histórica, refletindo as exigências e incertezas da sociedade contemporânea.
- ItemA apropriação e ressignificação da obra Auto da barca do inferno por Ariano Suassuna na obra Auto da compadecida(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Silva, Helaine Elyca da; Silva, Marleide Marques da; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Teixeira, Aparecida de Fátima BrasileiroO presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma os textos Auto da compadecida e Auto da barca do inferno dialogam e quais as relações existentes entre elas. Para tanto, faremos uma abordagem sobre literatura, teatro, em especifico teatro popular e suas diversas áreas temáticas como a religiosidade, cultura, história, costumes e crenças da sociedade. Sequencialmente apresentaremos as obras em destaque evidenciando suas características, e de que forma Ariano Suassuna traz influências da oralidade e da cultura popular na peça Auto da Compadecida, que se baseia na tradição Europeia no sec. XV, nas peças de Gil Vicente, representando assim o nordeste brasileiro através das condições sociais e econômicas daquela época. A partir dessas discussões faremos uma análise comparativa das obras citadas, a fim de identificar os aspectos abordados pelos autores em questão, ressaltando que, mesmo as obras sendo escritas em épocas diferentes, apresentam características em comum, reconhecidas pela liberdade de ação, de pensamento e de linguagem do homem com o mundo e consigo mesmo.
- ItemA casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-cultural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos , Cinara de Jesus; Marques, Zélia MalheiroO presente Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, na perspectiva de pesquisa monográfica, intitula-se: A casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-culural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores. Tem como objetivo compreender possibilidades de leituras propiciadas pela Casa Anísio Teixeira em Caetité BA, enquanto patrimônio histórico e cultural. Para isso, o objeto da pesquisa, Considerando ser o lugar como símbolo da memória coletiva e individual, além de ser considerado um ícone, tornando-se um mecanismo que vem contribuindo de maneira positiva na formação da identidade cultural, na região, além de contribuir na constituição de leitores, a exemplo de muitos caeteenses. Leituras realizadas vêm nos revelando que há relativo esquecimento de pesquisas sobre o patrimônio histórico e cultural, o que se torna preocupante, uma vez que cultura e história são áreas de relevância para o processo de formação humana, patrimônio da humanidade, se considerarmos o elo de diálogo que se dá entre presente, passado e futuro. Pesquisas e descobertas passam a ganhar espaço no decorrer dos anos pela junção de áreas que dialogam com a educação. Dessa forma, para o referencial da pesquisa, utilizamos teóricos como Charteir (2007),..dentre outros, para o suporte na discussão sobre constituição de leitores e de patrimônio histórico-cultural. A pesquisa é de abordagem cultural, Chartier (), o que nos ajudou a pensar práticas e representações do cenário eleito, neste trabalho, ou seja, a Casa Anísio Teixeira, lugar visitado para conhecimento e para realizar entrevista, a qual se deu com alunos graduandos do curso de Letras, leitores presentes, nesse lugar histórico e cultural para realização de práticas culturais leitoras. Sobre considerações, além da afirmação do lugar como relevante centro de preservação enquanto patrimônio arquitetônico, símbolo de memória do grande educador, filho da terra, Anísio Teixeira, podemos falar em interação para a constituição leitora, como se deu com graduandos do curso de Letras.
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA construção de prismas e pirâmides com canudinho como recurso metodológico para o ensino de geometria no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Brito, Leandro Guimarães de; Rocha, Júlio Max Xavier da; Teixeira, Claudia Alves; Matos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daAtualmente o ensino de geometria das escolas públicas se encontra defasado, por vários fatores como a má formação dos profissionais da educação, falhas na abordagem da geometria no livro didático e a escassez de materiais que possam auxiliar o professor na sala de aula. Para tornar as aulas de geometria mais dinâmicas e atrativas surgiu a ideia da utilização de construções de prismas e pirâmides com canudos como recurso para se ensinar geometria. Como a construção de prismas e pirâmides com canudinhos pode auxiliar na aprendizagem da geometria espacial? A pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar como o recurso com os canudos auxilia na aprendizagem da geometria espacial. Objetivos específicos: Reconhecer a contribuição das construções com os canudos na metodologia de ensino; compreender como a utilização do material com os canudos auxilia no desenvolvimento do raciocínio geométrico e identificar o aprendizado adquirido através das experiências da construção das figuras. A pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo no tratamento dos dados. O público alvo da pesquisa foram os alunos do 1º ano do ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia do distrito de Maniaçu no município de Caetité. Para a coleta dos dados foi realizada uma oficina de forma remota através da plataforma Google Meet com os estudantes, em razão do período pandêmico provocado pela Covid-19. Em seguida, foi aplicado um questionário semiaberto para os 23 participantes da oficina. Os principais autores que fundamentam o trabalho são Lorenzato(1995), Pavanello (1993) e Lindguist(1994). Como foi dito na questão norteadora da pesquisa: utilizar as construções com os canudos em uma turma da escola pública pode contribuir para o aprendizado dos alunos? A resposta é sim, mas deve- se investir na formação de professores para que esses profissionais possam realizar a utilização deste recurso. É preciso que a disciplina de geometria disponibilize de um tempo maior na grade curricular.
- ItemA construção do saber profissional docente: análise das percepções dos participantes do Programa de Residência Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Martins, Gustavo de Oliveira; Kátia Fernanda Cardoso , Kátia Fernanda Cardoso; Felipe, Francisco Flávio Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; D'Esquivel, Márcio OliveiraEsta monografia pretende investigar a visão dos discentes do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI – Caetité, que participam do Programa de Residência Pedagógica em relação ao saber profissional docente. O saber docente é compreendido como o conjunto de conhecimentos necessários para exercer a profissão de professor, englobando tanto o saber a ensinar quanto o saber para ensinar. No contexto específico do ensino de matemática, o saber profissional docente vai além do conhecimento matemático em si, incluindo também o conhecimento didático e metodológico. Esta pesquisa busca explorar como os discentes percebem e compreendem esse saber profissional docente. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo e em um estudo de caso, de cunho qualitativo, com base na aplicação de um questionário com os discentes participantes da Residência Pedagógica. Através da análise das informações, foram identificados os principais aspectos levantados pelos discentes em relação ao saber profissional docente. A partir dos resultados desta pesquisa obtiveram-se contribuições para aprimorar a formação inicial de professores de matemática, fornecendo uma melhor visão sobre as percepções dos licenciandos acerca do saber docente, além de ações e estratégias para fortalecer e desenvolver o saber profissional docente no âmbito da licenciatura em matemática da UNEB, visando formar profissionais mais preparados e qualificados para o ensino da disciplina.
- ItemA construção identitária do poeta contemporâneo: uma prática educativa a partir de discursos digitais de Pedro Gabriel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-01) Carvalho, Débora Hévila dos Santos; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães deA presente pesquisa tem como objeto o discurso poético de Pedro Antonio Gabriel Anhorn materializado em seu perfil no Instagram @eumechamoantônio. Suas obras são poemas construídos por meio da interação entre imagem e palavra, ambas desenhadas em guardanapos e postadas em redes sociais. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a identidade autoral de Pedro Gabriel é construída a partir de textos digitais publicados em sua rede social (Instagram), que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) compreender as características presentes no discurso digital da rede social do poeta e como o digital participa na significação da sua autoralidade e de suas obras; ii) analisar poemas de Pedro Gabriel do ponto de vista linguístico-discursivo, considerando os suportes de materialização como produtores de significação em uma dada conjuntura histórico-social e; iii) apresentar um manual didático, direcionado para professores do Ensino Médio. A proposta deste manual (produto educacional) é apresentar orientações de como utilizar os poemas de Pedro Gabriel em sala de aula, tendo em vista como sua produção artística pode contribuir no ensino de língua portuguesa que pretende ser educativo-crítico. Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Por meio dessa metodologia, os trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, no qual prevalece a relação descrição e interpretação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e interpretação dos dados coletados (análise discursiva). Dentre os principais conceitos e teóricos em diálogo na pesquisa destaca-se: Marie-Anne Paveau (2021) e Pierre Lévy (2010) (2011) para a discussão, respectivamente, sobre discurso digital e cibercultura, Paulo Freire (2015) para a reflexão sobre práticas educativas críticas, Foucault (2001) e Maingueneau (2010), para a fundamentação e diálogo entre as discussões sobre identidade autoral. O corpus de análise foram as publicações (poemas, desenhos, textos, imagens, vídeos e fotografias) do perfil @eumechamoantonio no Instagram no período de sete meses, de janeiro a julho de 2022. Portanto, conclui-se que a autoralidade e a imagem de autor de Pedro Gabriel é construída a partir do que terceiros falam dele (críticos) e do que ele fala e mostra sobre si mesmo, bem como a forma que suas obras dialogam com essa imagem construída. Dentre os pontos da sua autoralidade, pode-se destacar como principais a de um autor que preza por uma literatura próxima do leitor de forma prazerosa e a de poeta experimentalista, que desenvolve várias formas de explorar a subjetividade e as sensações da poesia.
- ItemA discursivização do feminicídio na mídia digital brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08) Novais , Luane Leandra Sousa; Sousa, Victor Pereira; Santos, Sidnay Fernandes dos; Figueredo, Talita SouzaMulheres são assassinadas diariamente. Acredita-se que esse fato possui implicações históricas e sociais, dentre as quais destaca-se raízes fincadas no contexto da “caça às bruxas”, na Europa, no final do século XIV e início do século XV, quando as mulheres acusadas de bruxaria eram inquiridas, reprimidas, perseguidas e queimadas nas fogueiras. Esse fenômeno se constituiu, essencialmente, em uma operação judicial e despertou interesse pelo fato de revelar o espírito de uma época que se atualiza. Quanto à metodologia, esta pesquisa amparou-se na área da Análise do Discurso de orientação francesa. As teorias em torno do discurso serão produtivas nesta investida, pois, enquanto campo de saber, proporciona um diálogo com diversas teorias e conceitos, bem como oferece as condições do método. Nesse campo científico, segundo Orlandi (2015), há dois dispositivos que constroem a metodologia de pesquisa: dispositivos teórico e analítico. Desse modo, esta pesquisa busca analisar a discursivização do termo feminicídio a partir de casos reais repercutidos na mídia digital na atualidade. Este estudo, para atingir seus objetivos propostos, recorreu-se, principalmente, a teorizações sobre memória discursiva, discurso, enunciado e sujeito conforme Foucault (2008), Pêcheux (1999), Fernandes (2008) e Orlandi (2015); sobre perseguição às bruxas consoante Federici (2019); e sobre feminicídio, a partir de Pasinato (2011). Especificamente, busca-se discutir como o termo feminicídio atualiza uma memória discursiva presente no livro O martelo das feiticeiras e analisar os efeitos de sentido que emergem sobre o termo em investigação na mídia digital. Depreende-se que O martelo das feiticeiras, lido a partir de uma perspectiva ou abordagem discursiva, favorece o entendimento e aprofundamento sobre o período da caça às bruxas e sobre a continuidade e mudanças dos discursos que alimentam os estereótipos de inferiorização da mulher.
- ItemA documentação do Ginásio D. Justino Russolino em arquivo escolar digital: um guia documental para a pesquisa em educação(2023) Pereira, Leucy da Silva; Silva, Genilson Ferreira daCada vez mais novos estudos no campo da História da Educação apontam para a importância da documentação histórica escolar como fonte de pesquisa. Isso fortalece o próprio campo como fomentador de conhecimentos sobre a história da educação brasileira, em âmbito local, regional e nacional. Neste sentido, tal Guia constitui uma exposição de documentos em papeis (atas, regimento interno, relatórios, ofícios, etc.) que restaram do Colégio Dom Justino Russolillo, escola de ensino privado que ofertou o Curso Ginasial de 1º Grau e o Curso Normal de 2º Grau, no período de 1960 a 1980, em Palmas de Monte Alto. Dessa forma, trata-se de um arquivo histórico que, somado a outros acervos escolares da região do Semiárido Baiano, contribui para a formação de um banco de dados mais amplo que permite a produção do conhecimento histórico da educação local e regional. Assim, apresentamos por meio deste Guia o acervo organizado em arquivo escolar digital. Acervo este, disponível no Laboratório de Ensino em Didática da História (LAPEDHI) do Departamento de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI. O presente Guia está disponível tanto nesse Laboratório como no site do Programa de Pós Graduação em Ensino Linguagem e Sociedade (PPGELS). O acesso a este material permite um mapeamento prévio da documentação existente.
- ItemA educação do campo no Brasil e a herança maldita de FHC: uma trajetória crítica de avanços e retrocessos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Soares, Donizete Moreira; Dutra Júnior, Wagnervalter; Costa, Glauber Barros Alves; Trindade, Domingos RodriguesA Educação do Campo no Brasil representa uma resposta crítica à exclusão histórica das populações rurais dos sistemas educacionais predominantes, que têm se centrado nas realidades urbanas e industriais. Essa abordagem educacional nos permite compreender as especificidades culturais, econômicas e sociais das comunidades rurais, promovendo uma formação que integre os saberes locais e as práticas do campo. No entanto, o caminho para sua consolidação tem sido marcado por avanços e retrocessos, especialmente nos últimos 30 anos, período em que diferentes governos ora fortaleceram, ora enfraqueceram essa modalidade educacional. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo histórico de luta e resistência dos movimentos sociais na consolidação das políticas públicas voltadas à Educação do Campo. Nesse contexto, destaca-se o governo de Fernando Henrique Cardoso como um marco de inflexão, cuja política de concessões ao grande capital internacional criou armadilhas que favoreceram a mercantilização da educação e a diminuição do papel do Estado na oferta educacional. Sob o discurso da modernização e da eficiência administrativa, consolidou-se uma lógica neoliberal que abriu espaço para a precarização da educação pública e impôs desafios à Educação do Campo, exigindo dos movimentos sociais estratégias constantes de resistência para garantir sua continuidade e expansão. Essa trajetória reflete a "herança maldita" deixada pelas políticas de FHC, que, ao subordinar o Estado aos interesses do mercado, comprometeram avanços estruturais na Educação do Campo e fortaleceram mecanismos que dificultam sua consolidação como política pública permanente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória do tipo bibliográfica, em que o objeto de estudo é abordado a partir de referências específicas do processo histórico, traçando o percurso dos movimentos sociais do campo em sua luta pela educação camponesa. Para uma compreensão mais aprofundada da temática proposta, estruturou-se em três partes centradas em elementos fundamentais, onde foi permitida uma análise crítica que vai além do progresso educacional, explorando as complexidades inerentes à relação entre a educação e o campo, em contraponto à tradicional perspectiva urbana. A presente pesquisa evidenciou que, apesar das adversidades, as lutas dos movimentos sociais foram fundamentais para a consolidação das políticas públicas de Educação do Campo. Contudo, o futuro dessa modalidade de ensino depende da capacidade de articulação entre os movimentos sociais e a construção de políticas públicas que promovam uma educação crítica, inclusiva e contextualizada. Principalmente tornando essa uma política de Estado e não política de governos. Como sugere Gomes (2024), o futuro da Educação do Campo dependerá da capacidade de articulação entre movimentos sociais e políticas públicas inclusivas, que promovam uma educação contextualizada e crítica para as populações rurais. O fortalecimento das políticas neoliberais, especialmente a partir do governo de Michel Temer, com o projeto “Uma Ponte para o Futuro”, exemplifica como as práticas de austeridade fiscal limitaram os investimentos sociais, prejudicando diretamente a educação pública e, em especial, a Educação do Campo. Medidas acentuaram a desvalorização das populações rurais, ao tratar a educação como um serviço a ser prestado de acordo com as demandas do mercado, em vez de um direito a ser garantido pelo Estado. Esse contexto de desfinanciamento das políticas sociais criou barreiras significativas para a implementação de uma educação contextualizada, deixando as populações rurais à mercê de um sistema educacional que não atende suas necessidades específicas. Diante desse panorama, a Educação do Campo no Brasil continua sendo um espaço de disputas e resistências. Embora os movimentos sociais tenham conquistado avanços significativos ao longo das últimas três décadas, o contexto político e econômico atual impôs novos desafios. Para que a Educação do Campo possa se consolidar como um espaço de emancipação e transformação, será necessário o fortalecimento das mobilizações sociais, a garantia de maior participação das comunidades rurais na formulação das políticas públicas e a promoção de uma educação que valorize a diversidade cultural e social do campo.
- ItemA função social da literatura: análise da representação da escravidão em contos machadianos(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Dias, Daiane Nunes; Cunha , Zoraide Portela da Silva; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Silva, Rozânia Alves MagalhãesA literatura é de suma importância para a formação do sujeito, ela possui uma ampla carga de significados que proporcionam uma infinidade de interpretações, que distraem, divertem e aguçam o imaginário do leitor. Mas, mais do que fonte de distração, a literatura é fonte de conhecimento, pois agregam elementos que traduzem valores e ideologias de determinados grupos sociais de diferentes epócas, sendo assim, a literatura pode ser utilizada como ferramenta de denúncia social, pois algumas obras apresentam enredos elaborados, muito importantes para a compreensão do mundo, neste trabalho, são abordados contos machadianos que tratam da escravidão e da violência que ela gerava, representando o negro tal como era tratado pela sociedade carioca do século XIX. Contamos com um apanhado histórico que descreve a escravidão, o racismo e a situação dos negros e negras hoje, uma análise da literatura afrodescendente, como arte emergente que dá voz ao povo silenciado e análise de contos que tratam do período da escravidão de forma crítica e irônica, este estilo, a ironia, também é trabalhado, através de levantamento de material bibliográfico e documentos literários.
- ItemA geometria e a prática docente no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, ) Ramos, Rose Mary dos Santos Farias; Canguscu, Sergiana Alves; Matos , Robson Aldrin Lima; David, Magda Souza Braga; Ladeia , Jussara Telma TeixeiraPretende-se neste artigo delinear um estudo reflexivo sobre a Geometria e a prática docente no Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar a importância dessa disciplina no cotidiano, bem como a necessidade de uma mudança na prática docente em relação a esse conteúdo. Para esse exame, apresenta-se uma análise sobre o ensino e a história da Geometria, além de enfatizá-la no contexto dos livros didáticos. Comenta-se também sobre a prática docente e sua atuação, visto que o professor é o intermediário entre o estudo teórico deste conteúdo com a realidade do estudante, contextualizando-a com situações que envolvam os estudos geométricos
- ItemA geometria no Ensino Fundamental e a utilização do geoplano como ferramenta facilitadora(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Moreira, Suédi Aparecida de Castro; Coelho, Edinaldo Gomes; Campos, Marilyn da Rocha; David, Magda Souza Braga; Silva , Zezito Rodrigues da; Campos, Marilyn da RochaO geoplano é uma ferramenta que é usada no ensino da Matemática em diversos níveis e conteúdo. Em nosso trabalho, como abordaremos a Geometria Espacial Plana, ele funciona como um instrumento que diminui o grau de abstração dos conceitos e figuras geométricas uma vez que o aluno tem a possibilidade de intervir no processo educativo quando manipula essas figuras e constrói, junto com o professor, suas próprias definições dos objetos estudados. Nossa pesquisa foi pautada na busca pelo ensino de Matemática de qualidade, utilizando o geoplano quadrado como recurso pedagógico para garantir a tão almejada excelência no nosso sistema educacional. Não esquecendo do aspecto lúdico, aliado indiscutível para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas séries do Ensino Fundamental.
- ItemA história da matemática como ferramenta para uma prática pedagógica crítica e significativa: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Carvalho, Rian Lima Silva; Moitinho, Gisele Leão; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho tem como objetivo central tratar sobre a História da Matemática como uma ferramenta essencial na promoção de uma prática pedagógica crítica e significativa para o ensino da disciplina Matemática, tendo em vista que ensino e aprendizagem da mesma, por vezes, é entendido como um conjunto de axiomas e teoremas que foram estabelecidos anteriormente e que são apenas repassados e trabalhados de maneira repetitiva. Nesse contexto, torna-se cada vez mais indispensável a busca por metodologias que despertem o interesse e a motivação dos educandos, proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa. Uma abordagem histórica que desperta a curiosidade, estimula o questionamento e permite que os alunos enxerguem a matemática como uma ferramenta com poder e relevância em diversos campos do conhecimento humano. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja estratégia metodológica consistiu em realizar uma revisão bibliográfica criteriosa, por meio das plataformas digitais: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciElo), Banco de dissertações e teses da CAPES e Google Acadêmico. O presente trabalho enfatiza a importância do estudo da História da Matemática como um recurso pedagógico enriquecedor e um possível meio para despertar o interesse dos alunos pela disciplina matemática. Além disso, incentiva-se uma reflexão acerca de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem e promovam uma aprendizagem significativa da matemática, proporcionando aos alunos uma visão mais abrangente e contextualizada.
- ItemA História estereotipada do negro nas escolas: uma análise a partir do livro “A Cor da Ternura”(Universidade do Estado da Bahia, 2018-01) Santos, Joelma de Jesus; Fernades, Maria Angélica Rocha; Ivo, Ivana Pereira; Silva, Zoraide PortelaEste trabalho constitui análise do livro A Cor da Ternura, da escritora Geni Guimarães, que objetivou, através do estudo do eu enunciador do livro, a identificação do reforço ao preconceito e do descaso das escolas na historicidade do negro. O livro analisado é de autoria de uma mulher negra que narra sua infância sofrida devido ao preconceito. Desta forma, anseia apontar uma metodologia de mediação que desconstrua estereótipos e que dê visibilidade à identidade do negro, tendo como foco principal a forma de mediação do professor em sala de aula. A metodologia usada nesta pesquisa compreende uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, sendo utilizados como fundamentação teórica textos de Cavalleiro (2000); Duarte (2008); Guimarães (1998); Lima (2015); Munanga (1988/2001); Proença Filho (1997); entre outros que contribuíram sobremaneira para o produto final aqui veiculado.
- ItemA implantação da mineração de ferro e do parque eólico na comunidade Cachoeira de Baixo, Guirapá – Pindaí-BA: relações de pertencimento representadas na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-24) Couto, Cleiton Teixeira; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Sposito, Renata Correia Assunção; Amorim, Juliane dos SantosA Educação Ambiental (EA) assume um papel crucial nos diversos contextos educacionais, pois seu principal propósito é conscientizar os indivíduos sobre os desafios socioambientais prementes. Sua origem remonta à crescente preocupação do ser humano com o ambiente em que vive, tendo ganhado destaque após os movimentos ambientalistas que surgiram no rastro da revolução industrial. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo : Analisar os modos como estudantes/criança da Escola Vicente Pizzon, localizada na comunidade de Cachoeira de Baixo – Pindaí-BA, compreendem os impactos ambientais da política de extração e tratamento de minérios em sua comunidade. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que aconteceu na Escola Municipal Vicent Pizzon – Localizada na Comunidade de Cachoeira de Baixo - Pindaí – BA. Sendo realizada entre novembro de 2002 à outubro de 2023 , Por meio do problema proposto na pesquisa, coletar dados dos sujeitos envolvidos e do local, com instrumentos de produção dos dados que culminou com a análise e apresentação dos resultados. É uma pesquisa que teve por interesse entender como os discentes da Escola vivenciam os impactos da implantação e extração do minério de ferro em sua comunidade.
- ItemA implementação da Lei 10.639/03 no livro didático de língua portuguesa: a decolonialidade em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-19) Silva, Rozânia Alves Magalhães; Silva, Zoraide Portela; Moreira, Núbia Regina; Nunes, Cláudio Pinto; Araújo, Ginaldo Cardoso deHá duas décadas a Lei no 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica. Pode-se considerar um espaço de tempo satisfatório para regularizar o sistema de ensino adequando-o à determinação legal. Em meio às diversas mudanças, a educação precisou passar por um processo de revisão da maneira como a população negra era representada no material didático utilizado em todas as áreas do conhecimento. Diante disso, esta pesquisa visa verificar qual a representação do negro nas ilustrações e propostas de textos no livro didático Português: Linguagens do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental II, assim como investigar se as edições publicadas após a Lei 10.639/03 coadunam com os propósitos dessa regulamentação e com as orientações das DCN-ERER. Para melhor delineamento do estudo, tornou-se necessário abordar sobre questões inerentes à produção do livro didático e as políticas públicas direcionadas para esse material; expor sobre as questões da identidade, da busca pela valorização da história e cultura africana e afro-brasileira e o contexto histórico-social dos movimentos em prol da população negra no Brasil, além da abordagem sobre representação social; estabelecer relações com estudos já existentes a respeito da representação dos negros no livro didático com intuito de desenvolver uma reflexão e análise de forma segura e consistente. Por fim, analisar as ilustrações e os textos propostos e, para além das páginas dos livros, projetar uma revisão dos paradigmas e dos padrões sociais conservadores, almejando a construção da identidade dos negros no material didático com respeito e dignidade. O referencial teórico se constitui a partir das leituras de autores como Eliane Cavalleiro (2001; 2005); Nilma L. Gomes (2001; 2004; 2019); Ana Célia da Silva (2011); Munakata (2012); Bittencourt (1993; 2004); Hall (2003, 2006); Giroux (2000); Coracini (2000); Carmagnani (2011); Foucault (2007); Moscovici (1978); Jodelet (2001); Crusoé (2004); Bernardino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel (2020); Paulo Vinícius Silva (2015) e de documentos oficiais como a Lei no 10.639/03; as Orientações e ações para Educação das Relações Étnico-Raciais (2006); o Estatuto de Igualdade Racial (2010) entre outros. Esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratória e, quanto ao procedimento, de cunho bibliográfico. Os resultados demonstram a presença reduzida dos negros e negras nas imagens e nos textos; a permanência de imagens estereotipadas e a naturalização de pessoas negras em condições desfavoráveis. É perceptível também a ínfima preocupação em realizar uma revisão criteriosa, na reformulação da edição subsequente, em conformidade com as questões étnico-raciais. Em face disso, compreende-se a necessidade de formação adequada e continuada do profissional da educação promovendo propostas de desenvolvimento de ações afirmativas que estimulem a discussão, a consciência de que o racismo ainda está presente no ambiente escolar, o planejamento de estratégias e a viabilização de instrumentos de intervenção que estimulem o combate ao racismo através de uma prática transformadora.
- ItemA implementação do currículo de matemática do novo ensino médio no Colégio Estadual de Tanque Novo(Universidade do Estado da Bahia., 2024-12-20) Moreira, Leilson Silva; Souza, Maisa Silva; Jesus, Gildelson Felicio de; Mattos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daEsta pesquisa analisa a implementação do novo currículo de matemática no Ensino Médio, com referência nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como estudo de caso o Colégio Estadual de Tanque Novo, na Bahia. O objetivo principal é compreender os impactos dessas mudanças para professores e alunos, explorando os desafios, possíveis avanços e retrocessos. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi utilizado como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado aos alunos e uma entrevista estruturada aplicado aos professores. A investigação revelou que, apesar das propostas de flexibilização e itinerários formativos previstas pela Lei nº 13.415/2017, a reforma enfrenta limitações significativas, como a falta de investimento em infraestrutura escolar, ausência de formação adequada para docentes e carência de diálogo com a comunidade escolar. Essas deficiências têm gerado sobrecarga para professores e desinteresse dos estudantes, principalmente entre os de classes sociais mais vulneráveis, aprofundando desigualdades educacionais. Os resultados sugerem a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, formação continuada para os docentes e maior participação da comunidade escolar na formulação e implantação de políticas educacionais. Conclui-se que, embora a reforma do Ensino Médio traga propostas inovadoras, a ausência de suporte adequado limita seu potencial, destacando a importância de estratégias voltadas para a equidade educacional e melhoria do ensino público no Brasil.
- ItemA importância da estatística para sociedade: aplicação em engenharia civil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Silva, Emile Sande Batista; Santos, Marcelo dos; Rocha , Júlio Max Xavier da; Carvalho, Daniel Matos deEste trabalho aborda a importância da Estatística na Engenharia Civil, enfatizando sua aplicação na avaliação de riscos associados a projetos de estabilidade de taludes. A pesquisa destaca como a Estatística é uma ferramenta essencial para a análise da variabilidade dos parâmetros geotécnicos, fundamental para garantir a segurança e prevenir danos. A análise de dados sobre a estabilidade de taludes, utilizando métodos estatísticos, probabilísticos, permite um planejamento mais eficaz e robusto, contribuindo para decisões mais assertivas que impactam diretamente o bem-estar da sociedade. Por meio de modelos estatísticos, é possível quantificar a probabilidade de falha e estimar com maior precisão o fator de segurança das estruturas, proporcionando uma compreensão aprofundada das incertezas e variabilidades que influenciam os projetos de Engenharia Civil. Isso se torna particularmente relevante em um cenário em que desastres relacionados à instabilidade de taludes têm consequências devastadoras, resultando em perdas humanas. Assim sendo, os resultados aqui apresentados evidenciam que a aplicação de técnicas estatísticas não apenas aprimora a compreensão dos riscos, mas também promove um futuro mais seguro e sustentável ao assegurar que as obras atendam às necessidades sociais e protejam vidas e recursos naturais. Dessarte, a estatística se revela como uma ferramenta indispensável não só apenas para o desenvolvimento de infraestruturas resilientes, mas também para a promoção do bem-estar da sociedade como um todo.