Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Assunto "Ambiente escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA literatura como ferramenta no processo de desnaturalização da violência no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Silva, Deisimara dos Passos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância da literatura na formação do indivíduo e seu uso como ferramenta de desnaturalização da violência no ambiente escolar. Para desenvolvimento da temática, apresentamos uma proposta de sequência didática para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do conto “Esquece’’ do escritor pernambucano Marcelino Freire. O suporte teórico escolhido baseou-se na perspectiva de autores como Miriam Abramovay (2002), Ana Guterra (2015) e Lúcia Castro (2018), dentre outros. Por meio do diálogo que estabelecemos entre literatura, escola e violência, acreditamos ser a literatura uma alternativa possível para o enfrentamento á violência no espaço escolar, uma vez que a perspectiva literária é capaz de provocar mudanças e dar sentido á vida, seja no plano individual ou coletivo.