Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Assunto "Autobiografia"
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- ItemAutobiografia e formação da identidade do educador: saberes e atravessamentos tecidos no programa Universidade Aberta à Terceira Idade | UATI da Universidade do Estado da Bahia- DEDC XIII.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Silva , Thamires de Jesus; Fraga, Giulia Andione Rebouças; Cerqueira, Maeve Mascarenhas de; Lisboa, Aissa CavalcanteO presente estudo procura revelar os atravessamentos e saberes adquiridos pela autora, durante a sua participação no Programa UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), na condição de monitora nos ano de 2022 a 2024. Nesse percurso, foi percorrido uma trilha de análise de documentos e autobiografia como instrumentos para compreender o processo de formação da identidade de uma educadora. Para tanto, foram estudadas as concepções de formação da identidade profissional de Dubar (2000-2006). Para compreender a formação da identidade do educador foram utilizadas as teorias de Nóvoa (1992) e Guimarães (2003). A discussão sobre os termos de “envelhecimento e velhice” e “terceira idade e idoso” foi desenvolvida utilizando as concepções teóricas de Debert (1997), Neri (2014), Assis (2016), Cachioni (2012), Bitencourt (2021), Silva 2008), dentre outros. Foi necessário trazer um histórico sobre as políticas públicas e projetos de extensão voltados para o público da terceira idade. Para tanto, foram consultados documentos institucionais da Universidade do Estado da Bahia, bem como Leis que dispõem sobre a institucionalização de programas para tal público. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 foram os documentos que deram base para a implementação das políticas. O trabalho também conta com as contribuições de Veras (2004), Gomes (2005) e Irigaray (2008) que discorrem sobre a evolução da criação das Universidades Abertas à Terceira Idade a nível mundial, Oliveira (2021), que traz contribuições acerca da caracterização dessas universidades no cenário brasileiro através de uma revisão sistemática. A análise da carta feita pelo coordenador Evaldo Nascimento Bispo se deu através da convergência entre a prática e a teoria durante a vivência da autora no programa na condição de monitora. A pesquisa deu-se com a análise da autobiografia da autora, como instrumento principal de obtenção de dados, contextualizada com a investigação sobre a realidade do Programa da UATI no Campus XIII. A abordagem escolhida foi a qualitativa por possibilitar análise de fenômenos sociais e suas variáveis, com caráter exploratório, no intuito de criar uma familiaridade com as narrativas autobiográficas. Os dados analisados revelam que a interação permite a construção de laços interpessoais que potencializam a ressignificação das experiências. Nesse contexto, verificou-se que a relevância da UATI não fica limitada apenas ao campo da Educação, uma vez que promove saúde, cultura, lazer, dentre outras potencialidades.
- ItemHeroico mesmo é abrir os nossos baús de miudezas: narrativa (auto)biográfica de uma mulher jovem, preta, ativista e graduanda em pedagogia no Departamento de Educação - CAMPUS XIII da Universidade do Estado da Bahia(2018-08-23) Santos, Joana Barbosa dosEste estudo monográfico - Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia - se insere no rol das investigações (auto)biográficas, na medida em que, por meio da escrita de si, a narradora/autora faz com que o(s) outro(s) reconheça(m) a si e aos seus posicionamentos, tomadas de decisões, decepções, enfrentamentos, desafios, desilusões, conquistas, resistências e aprendizados de mulher, jovem, preta, nordestina, professora e ativista negra. A narrativa de uma estudante universitária natural do município de Ibiquera - localizado no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu/BA - dá acesso às condições de produção do seu processo formativo no ativismo feminista negro e o seu protagonismo juvenil no âmbito do Departamento de Educação - Campus XIII - na Universidade do Estado da Bahia/UNEB. A análise da narrativa ocorre por meio de três ei os que apoiam a e plicita ão da visão contra hegem nica e do empoderamento da narradora Aqui os polos de sentidos atribu dos pelos estudantes forma ão universit ria a busca por um futuro melhor, a transforma ão das maneiras de ver o mundo e a mobili a ão em rela ão ao saber em si), os territórios existenciais (trajetória escolar, devir-estudante e oximoronias imanentes) e os saberes emancipatórios do movimento negro (saberes identitários, saberes políticos e saberes estético-corpóreos), em especial do movimento feminista de mulheres negras, são tomados como categorias analíticas. A monografia produziu três outras categorias próprias, para pensar a (auto)biografia, nascidas do entrelaçamento dos saberes emancipatórios aos territórios existenciais como forma de trazer a tona a dimensão da luta e da resistência na construção de si por uma mulher preta. Os territórios/saberes existenciais/emancipatórios deste estudo são: a) Território trajetória escolar identitária; b) Território Devir-estudante político-estético; c) Território Saber. A relevância deste trabalho está na produção de uma narrativa (auto)biográfica, e suas categorias analíticas, por meio da qual é possível construir e compartilhar os sentidos e as percepção de si e do mundo, em primeira pessoa, de uma jovem negra universitária da UNEB.