Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Assunto "aprendizagem significativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO lúdico e o ensino de língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santos, Maria Aparecida Costa dos; Ferreira, Juréia; Fontes, Janine; Tarso, Paulo deA pesquisa investiga a utilização do Lúdico no ensino de Língua Portuguesa no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, partiu-se da concepção das práticas lúdicas enquanto recurso auxiliador e de sua importância no processo de aquisição de uma aprendizagem significativa no ambiente escolar. Como aporte metodológico, fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica, a visa constatar como a ludicidade pode auxiliar o professor nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo aponta que o Lúdico é inerente ao ser humano, um veículo fundamental para a transição entre a subjetividade e a realidade, capaz de auxiliar no desenvolvimento pleno dos educandos inferindo um aprendizado significaivo, no entanto, a escola pouco se utiliza desse recurso enquanto prática pedagógica planejada, que auxilie no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa (LP). Sendo assim, cabe à escola buscar inserir a ludicidade no planejamento pedagógico do professor de LP, uma vez que através das práticas lúdicas podem ser desenvolvidas atividades que estimulam a capacidades cognitivas, motoras e sociais dos alunos, constituindo um processo de aprendizagem mais significativo.