Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Assunto "aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartas de esperança: a escrita de mulheres na EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12) Santos, Vanubia Batista dos; Souza, Janine Fontes de; Vellanes, Paulo de Tarso; Oliveira, Pedro Marcio Pinto deEste trabalho tem como objetivo principal analisar sobre o que considerei relevante no processo de formação no Ensino Educação de Jovens e Adultos, e a problemática estão relacionadas com às histórias de vida das mulheres mais especificamente no município de Conceição do Coité, Bahia, buscando entender como se dá itinerário, das mulheres, no processo da Educação EJA, investigando o papel social alcançados pelas mulheres, para o ingressa nesta modalidade educacional. Ou seja, para atingir esse objetivo pretendemos discutir a questão da mulher no processo da escrita que é importante para a Educação de Jovens e Adultos, procura traçar o perfil dessas mulheres entender, seus saberes e conhecimento. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações e, posteriormente, um estudo bibliográfico no qual tivemos como base teórica os seguintes estudiosos: Del Priore (2011) Faria (2008-2009), Freire (1987-1997-1998), Ferreiro (1987), Hall (2011), Romão e Godotti (2011), essas contribuições resultaram em uma pesquisa de campo e na aplicação da mesma por meio de observação e na construção e realização de uma questionários designado aos alunos da EJA, “A Educação de Jovens e Adultos no processo de escrita e aprendizagem”. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação da referida questionário e observação. Após a conclusão do percurso metodológico, por meio da observação foi possível notar a importância do ensino por meio dos aspectos cognitivos e afetivos com atitude marcantes para o ensino da EJA. Enfim, é necessário compreender experiências dos alunos dentro do ensino da EJA e todo o percurso formativo em especial a língua portuguesa.
- ItemCartas de esperança: a escrita de mulheres na eja(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Vanubia Batista Dos; Souza, Janine Fontes de; Vellanes, Paulo de Tarso; Oliveira, Pedro Marcio Pinto deEste trabalho tem como objetivo principal analisar sobre o que considerei relevante no processo de formação no Ensino Educação de Jovens e Adultos, e a problemática estão relacionadas com às histórias de vida das mulheres mais especificamente no município de Conceição do Coité, Bahia, buscando entender como se dá itinerário, das mulheres, no processo da Educação EJA, investigando o papel social alcançados pelas mulheres, para o ingressa nesta modalidade educacional. Ou seja, para atingir esse objetivo pretendemos discutir a questão da mulher no processo da escrita que é importante para a Educação de Jovens e Adultos, procura traçar o perfil dessas mulheres entender, seus saberes e conhecimento. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações e, posteriormente, um estudo bibliográfico no qual tivemos como base teórica os seguintes estudiosos: Del Priore (2011) Faria (2008-2009), Freire (1987-1997-1998), Ferreiro (1987), Hall (2011), Romão e Godotti (2011), essas contribuições resultaram em uma pesquisa de campo e na aplicação da mesma por meio de observação e na construção e realização de uma questionários designado aos alunos da EJA, “A Educação de Jovens e Adultos no processo de escrita e aprendizagem”. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação da referida questionário e observação. Após a conclusão do percurso metodológico, por meio da observação foi possível notar a importância do ensino por meio dos aspectos cognitivos e afetivos com atitude marcantes para o ensino da EJA. Enfim, é necessário compreender experiências dos alunos dentro do ensino da EJA e todo o percurso formativo em especial a língua portuguesa.
- ItemDesmotivação na escola: uma questão em âmbito social(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Santos, Cristiane de Cerqueira; Vellanes, Paulo Tarso; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira de; Faria, Edite Maria da SilvaEsse estudo tem por objetivo discorrer a problemática da desmotivação nos diversos níveis de aprendizagem do ensino público no Brasil, sendo considerado como o centro das discussões no que diz respeito ao que vai de irregular na escola. Assim buscamos investigar os possíveis fatores da desmotivação dos alunos das escolas públicas para a aprendizagem e mais especificamente as metodologias aplicadas pelos professores e as condições físicas e pedagógicas oferecidas pelo colégio. Podemos perceber que de modo geral a desmotivação esta ligada, a vários fatores como a família, professor desmotivado, entre outros. Para tal realizamos uma pesquisa de campo em um colégio público de Conceição do Coité.