Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Assunto "análise de texto"
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- ItemUm percurso de análise textual: uma proposta à luz da semiótica peirceana(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Mascarenhas, Alan Salatiel da Silva; Kindermann, Cristina Arcuri Eluf; Côrtes Junior, Moacir da Silva; Figueiredo Neto, Raulino BatistaA capacidade de leitura crítica e reflexiva, cada vez mais, é requerida na contemporaneidade, principalmente a capacidade de leitura dos textos multimodais, que nos aparecem a todo momento, seja na tela do celular, seja na rua, a profusão de imagens é ininterrupta. Assim, um meio para a leitura e compreensão desses textos torna-se imprescindível. É nesse contexto que essa pesquisa se deu, buscando, por meio da revisão bibliografia da Semiótica Peirceana e da análise e reflexão sobre a realidade lhe é contemporânea, propor um método de análise de texto, o qual visa, antes, contribuir para a leitura de textos do que determinar um método unívoco de análise, motivo pelo qual se pretende contribuir também para a construção de outros métodos de análise à luz da Semiótica Peirceana. Desse modo, foi proposto um Percurso de Análise constituído por três etapas, cujas bases fundamentam-se na fenomenologia e na Semiótica propostas por Peirce. As etapas, apontam, entre outras coisas, que se inicia a análise em um ato contemplativo-descritivo, no qual descrevemse os efeitos gerados pelo texto: primeira etapa; depois, passa-se por uma análise intermediária, na qual se análise o contexto: segunda etapa; e se chega a uma análise mais racional, na qual se analisa o modo como o efeito descrito na primeira etapa foi gerado: terceira etapa. Nesse sentido, o Percurso de Análise visa à compreensão do texto a partir do modo como o sujeito é atingido pelos efeitos gerados pelo texto, de modo que a análise se debruce sobre os efeitos que o texto, enquanto signo, produz no sujeito-leitor. O resultado dessa pesquisa mostra que é possível desenvolver métodos à luz da Semiótica Peirceana, os quais podem contribuir para a leitura e análise de textos na contemporaneidade.