Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Assunto "ambiente escolar"
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- ItemImplicações do uso das variedades linguísticas não padrão: a perspectiva estudantil(2025-01-06) Rosário, Cleidiane Queiroz Do; Santana, Neila Maria OliveiraO presente artigo busca observar se os alunos que utilizam as variedades não padrão da língua portuguesa sofrem preconceito linguístico no ambiente escolar e como o preconceito influencia na vida dos estudantes do Colégio Municipal de Barrocas. Para a realização dessa pesquisa, foram adotados pressupostos teóricos da Sociolinguística, em especial, da Sociolinguística Educacional, de modo que foram produzidos diálogos com autores como: Cyranka (2021), Scherre (2008), Alkmim (2008), Camacho (2008), Bortoni-Ricardo (2004), Marcos Bagno (2002). No que concerne ao desenho metodológico, foi utilizada a pesquisa de campo e uma abordagem qualitativa de análise, sendo utilizada como técnica para obtenção dos dados a aplicação de questionários, contendo apenas questões abertas. Foram aplicados dois questionários, um direcionado para os alunos do 7º ano e outro direcionado para a professora de Língua Portuguesa da referida turma. Após análise dos dados, pôde-se constatar que o preconceito linguístico ainda é uma realidade nas escolas e, por meio dos sentimentos expressados pelos alunos nas respostas dos questionários, essa situação causa muito constrangimento e humilhação, o que interfere diretamente na aprendizagem deles, pois esses estudantes, por receio de serem corrigidos ou ironizados, privam-se da participação interativa nas aulas. Também ficou evidente que a professora da turma tem conhecimento no que diz respeito à variação linguística e afirma ser relevante a discussão dessa temática em sala de aula; porém, as atividades desenvolvidas na escola ainda priorizam a norma padrão da Língua Portuguesa.