Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Assunto "Administração Pública"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de Instrumento para Otimização dos Processos de Compra das Coordenações de Cursos - IFBA Campus Ilhéus(2017) Losada, May TeDevido ao momento que o País vive é relevante e essencial efetuar compras eficientes com o objetivo de atender à demanda com maior economicidade. Esta pesquisa visa discutir o processo de compras na administração pública, em específico, a aquisição de bens e serviços destinados às atividades de ensino no Campus de Ilhéus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), considerando a dificuldade enfrentada pelos docentes em relação aos procedimentos de compras percebidos pela autora, servidora do IFBA no Campus Ilhéus. Desta maneira, a questão formulada que me impulsionou a realização da pesquisa consiste em: Como orientar os docentes na composição dos processos para aquisição de bens e serviços no Instituto Federal da Bahia - Campus Ilhéus, considerando a especificidade da demanda e a legislação que disciplina as licitações? O presente trabalho tem por objetivo geral: Propor instrumento de orientação aos docentes solicitantes de bens e serviços IFBA, a partir das especificidades da demanda da educação superior e o que disciplina a legislação da área de licitações, a partir do diagnóstico elaborado com base na investigação junto à gestão e aos professores. Para alcançar esse objetivo foram estabelecidos objetivos específicos, a começar por conhecer o que disciplina a legislação específica e as normas do IFBA quanto ao procedimento de compra e a tramitação do processo de aquisição de bens e serviços na área de ensino no IFBA Campus Ilhéus. A realização deste trabalho teve como método o estudo de caso com abordagem qualitativa, quanto a natureza de pesquisa é exploratória e descritiva. Para coleta de dados aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturados aos sujeitos da pesquisa, que foram selecionados de forma intencional, 12 (doze) servidores, os quais de alguma forma, direta ou indireta, são participantes dos processos de compra. A pesquisa foi baseada em dados referentes ao período de 2011 a 2015 por ter sido o período em que a autora teve mais contato com compras, o que fortalece o conhecimento empírico. O produto da pesquisa consiste na elaboração de um manual de procedimentos com a finalidade de auxiliar os professores que estão em cargo de gestão, coordenadores de cursos a efetuar uma aquisição de compras de bens ou serviços.
- ItemGestão do conhecimento no processo dos serviços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens – Instituto Federal Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-08) Damasceno, Milena Dias; Pimenta, Lidia Boaventura; Machado, Célia Tanajura; Parente, Juliano Mota; Torres, Henderson CarvalhoEste trabalho tem como temática o conhecimento e seu processo na prestação dos serviços fornecidos no Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV), localizado na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A pesquisa buscou estruturar uma proposta de guia para a criação de ferramenta de Gestão de Conhecimento, a Wiki, como instrumento norteador das atividades prestadas no setor supracitado. Nesse sentido, tendo como núcleo central a questão problema, como a Gestão do Conhecimento contribui na prestação de serviços no Núcleo de Direitos e Vantagens do Instituto Federal Baiano, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir para o desenvolvimento dos ser viços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens, localizado na Diretoria de Gestão de Pes soas do Instituto Federal Baiano, à luz da Gestão do Conhecimento, ramificado em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários: (I) estudar a Gestão de Pessoas na Administração Pública, em especial no âmbito do Instituto Federal Baiano; (II) investigar a Gestão do Conhecimento e seu uso na Gestão de Pessoas; (III) verificar quais as possibilidades de aproximação dos elementos da área de Gestão do Conhecimento que podem ser aplicados no âmbito do Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV). Versou-se então, sobre os modelos da Administração Pública, a história e criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; a Gestão de Pessoas, sua evolução histórica, suas fases no Brasil, atuação no setor público, composição e estrutura do NUDV e a Gestão do Conhecimento, sua aplicação no serviço público e como ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utilizou da estratégia de estudo de caso, em parceria com a pesquisa bibliográfica e documental, alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de guia para a criação de uma ferramenta de Gestão do Conhecimento, Wiki. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também propiciará a prestação de serviços de forma aprimorada pelo núcleo estudado.