Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Assunto "Adolescentes"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da influência da mídia na construção dos padrões de beleza corporal dos adolescentes do ensino médio de escola pública e particular de Jacobina-BA(2012) Novaes, Dhiany de Melo; Sousa, Itamar Silva de; Nunes, Fábio Santana; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO corpo relacionado a aparência física tem gerado uma das maiores preocupações nos indivíduos, isso porque existe um estereótipo de beleza criado e transmitido principalmente pela mídia televisiva, que expõem o corpo caracterizado como belo durante suas programações, propagandas, novelas, passando a mensagem de que essas pessoas possuem o padrão de beleza ideal, assim o desejo por conquistar uma corpo parecido com tal tem despertado o interesse de muitos. A mídia televisiva tem o poder de incentivar as pessoas na construção de um corpo estereotipado como belo, ao repetir inúmeras vezes esse tipo de corpo e na forma como seus telespectadores recebem essas informações. Com os adolescentes não é diferente essa preocupação, pois estes buscam encaixa-se nesse padrão para não serem exclusos socialmente. A pesquisa foi realizada com adolescentes de um colégio público e de um colégio particular de Jacobina-Ba, através de um questionário, com questões abertas e fechadas, onde fica evidente a influência da mídia na construção de padrões de beleza desses adolescentes quando descrevem o corpo belo como as mesmas características do corpo exposto pela televisão. Esta é uma pesquisa de campo de natureza qualitativa.
- ItemFatores motivacionais para permanência nas aulas de educação física em adolescentes escolares: um estudo de revisão sistemática Jacobina 2018.(2018-12-20) Lima, Florielson Sousa ; Aragão, Robson da SilvaObjetivo: analisar fatores motivacionais em adolescentes escolares para permanência nas aulas de Educação Física. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática de forma exploratória e descritiva. Essa pesquisa é de natureza quantitativa. A revisão sistemática foi realizada entre os dias 20 a 29 de março de 2018. Os critérios de inclusão foram: Artigos compreendidos no intervalo de 2008 a 2018; artigos direcionados para escolares adolescentes; artigos que tratam diretamente com o objeto da pesquisa; Resultados: Os resultados mostraram que os escolares demonstraram bom nível de motivação para as aulas, sendo os principais fatores que motivam sua permanência nas aulas seriam as aulas fora da sala de aula; importância para saúde; professores motivadores e os conteúdos, sendo o esporte o preferido. Vale ressaltar que a desmotivação estar ligada a conteúdos e métodos repetitivos, sendo professores desestimulados, resultando em uma baixa motivação dos alunos. Essa desmotivação também se relaciona à falta de infraestrutura das escolas para realização das atividades. Conclusão: Os dados deste estudo apresentaram a importância da motivação, não só para permanência nas aulas de Educação Física, mais na satisfação de estar realizando as atividades de forma espontânea e satisfatória.
- ItemA influência da mídia e suas implicações com a autoimagem dos adolescentes.(2014-11-10) Silva Júnior, Eduardo da; Silva, Osni Oliveira Noberto daA presente pesquisa é fruto de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo analisar a Influência da Mídia e suas Implicações com a Autoimagem de Adolescentes, fazendo assim uma breve explanação sobre adolescência como uma análise biológica, psicológica e social que ocorre em seu cotidiano. O trabalho também abordará sobre a imagem corporal de adolescentes como é entendida e vivenciada pelos jovens. Trataremos também sobre a mídia e como a mesma institivamente influência e trata os adolescentes através dos diferentes veículos recursos e técnicas de informações como jornais, revistas, rádio, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, balão inflável e anúncios em site da internet. Analisaremos quais são as contribuições sociais desse trabalho na vida de adolescentes. Entendendo que essa é uma preocupação que perpassa os limites das quatros paredes do espaço formal, sendo de grande relevância social.
- ItemLesões e a educação física escolar: validação de questionário.(2014) Castro, Aline Lima; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Costa, Laura Emmanuela Lima; Letti, Ariel Gustavo; Cavalcante Neto, Jorge LopesObjetivos: Construir instrumento válido para verificação da associação entre a prática de Educação Física escolar e ocorrência de lesões. Metodologia: Pesquisa de cunho quantitativo descritivo, sendo utilizado levantamento como procedimento de coleta de dados num colégio estadual da cidade de Jacobina-Ba. Para isso, construiu-se um instrumento que passou pelo procedimento de validação que envolve as etapas de construção do instrumento, avaliação da validade de conteúdo e de avaliação da clareza dos itens (Índice de Validade de Conteúdo) e correlação entre teste e reteste (r de Pearson). Foram selecionados 05 (sujeitos) para validação de conteúdo, 12 (doze) para avaliação da clareza do instrumento e 09 (nove) para obtenção da fidedignidade. Resultados: O índice de Validade de Conteúdo alcançou 0,88; já o índice de clareza atingiu 0,95, considerados bons em relação ao indicado na literatura. Por fim, a correlação teste e reteste obtida pelo coeficiente de correlação r de Pearson foi de 0,99. Conclusões: Baseado nas etapas do processo de validação de instrumento de coleta de dados, o instrumento construído durante esta pesquisa apresenta boa fidedignidade e, portanto, pode ser considerado um instrumento confiável, sendo este estudo indicado a alunos de graduação e àqueles que sentirem interesse em conhecer ou aprofundar o tema.