Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Assunto "Brincar Heurístico"
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- ItemBrincar heurístico na Educação Infantil: Concepções e orientações para ação docente com bebês(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Pereira, Taline Kesley de Souza; Pereira, Tamara de Jesus; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito TeixeiraEste trabalho de conclusão de curso buscou compreender quais concepções do brincar heurístico orientam ação docente com bebês em uma instituição de Educação Infantil no município de Guanambi-Bahia. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo foi feito utilizando levantamento bibliográfico, análise documental e entrevista com profissionais da escola de Educação Infantil pesquisada. O brincar heurístico, abordagem pedagógica fundamentada nas contribuições de Elinor Goldschmied e Sônia Jackson, é compreendido como uma prática que valoriza a autonomia, curiosidade e o protagonismo infantil, utilizando materiais não estruturados e objetos do cotidiano para promover descoberta e aprendizagens significativas. Os resultados deste estudo apontaram que, embora o termo brincar heurístico não seja mencionado explicitamente nos documentos curriculares municipais, seus princípios estão presentes nas práticas pedagógicas e no projeto político pedagógico, que reconhecem brincar como eixo estruturante do currículo. A análise revelou que a prática educativa investigada oferece contextos ricos para a exploração sensorial, cognitiva e social dos bebês, favorecendo a sua aprendizagem de forma integral. A entrevista com a docente evidenciou que o brincar heurístico é planejado considerando os interesses e o desenvolvimento dos bebês, sendo o professor responsável por organizar o ambiente e observar, sem conduzir diretamente as ações dos bebês durante o contexto. Constatou-se ainda um número pequeno de produções acadêmicas sobre o tema, indicando a necessidade de ampliação de estudos que discutam essa abordagem. Conclui-se que o brincar heurístico é uma prática potente, que contribui para a formação integral dos bebês, sendo essencial a sua valorização no cotidiano das creches, assegurando ambientes acolhedores, bem estruturados e repletos de estímulos, que favoreçam a exploração, a criatividade e ação criadora dos bebês.