Bacharelado em Nutrição - DCV1
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O Curso de Nutrição da UNEB foi criado com base no parecer Nº 36/74 do Conselho Federal de Educação, visando formar nutricionistas dispostos a repensar a nutrição através da pesquisa científica e tecnológica, assim como também, através do planejamento de ações em alimentação e nutrição com vistas a melhorar as condições de saúde da população baiana. O projeto inicial do curso obteve o parecer favorável Nº 212/1985 do Conselho Estadual de Educação em setembro de 1985 e seu funcionamento foi autorizado pelo decreto federal Nº 92.258, publicado no Diário Oficial do Estado de 02 de janeiro de 1986.
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Navegando Bacharelado em Nutrição - DCV1 por Assunto "alimentação escolar"
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- ItemAlunos com necessidades alimentares especiais: análise de laudos em um município do sudoeste baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Gomes, Natália de Oliveira Martins; Mendes, Mayara Ferreira dos Santos; Barreto, Mércia Ferreira Vasconcelos; Souza, Lana Mércia Santiago deIntrodução: A alimentação escolar é direito constitucional de todos os estudantes, incluindo aqueles com necessidades alimentares especiais. Para garantir esse direito, as solicitações de dietas diferenciadas devem estar fundamentadas em documentação técnica adequada e confiável. Objetivo: analisar a completude de laudos comprobatórios de Alunos com Necessidades Alimentares Especiais, atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar em um município baiano. Métodos: Estudo transversal, observacional e descritivo, com abordagem documental. Foram analisados laudos para solicitação de cardápio especial, considerados completos quando atendiam a critérios predefinidos. Os documentos analisados foram disponibilizados pelo Departamento de Alimentação Escolar, após autorização da Secretaria de Educação. A amostra foi composta por todos os documentos disponíveis. Resultados: Foram analisados 106 documentos, dos quais 93 eram laudos, nenhum deles completo segundo os critérios estabelecidos. Apenas o nome do paciente esteve presente em todos os laudos, enquanto dados como data de nascimento, duração do tratamento e telefone de contato foram frequentemente ausentes, comprometendo a validade dos registros. Predominaram diagnósticos de intolerâncias alimentares, com destaque para intolerância à lactose e alergias alimentares, especialmente à proteína do leite de vaca. Também foram observados agravos crônicos, como diabetes e doença celíaca, além de hipersensibilidades alimentares e outros diagnósticos menos frequentes. Dois laudos não apresentaram diagnóstico clínico. Conclusão: A ausência de laudos completos evidencia falhas técnicas e desarticulação entre saúde e educação, comprometendo a efetividade na concessão de dietas especiais. É necessário desenvolver diretrizes claras e qualificadas para o uso dos instrumentos a fim de garantir alimentação adequada a estudantes com necessidades alimentares especiais.
- ItemLevantamento das condições higiênico-sanitárias em escolas do Nordeste brasileiro: revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-28) Vasconcellos, Ian Silva de; Santos, Maria Auxiliadora Ferreira; Conceição, Elaine Janaina Linhares da; Flôres, Andréa PinhoIntrodução: De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2020, um em cada dez habitantes no mundo morre em virtude do consumo de alimentos contaminados, sendo que crianças menores de 5 anos são as mais afetadas, com 125 mil mortes anuais, dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), entre 2014 a 2023, apontam que no Brasil houve 110.614 casos de doenças em virtude da transmissão hídrica e alimentar contaminados com 121 óbitos e 6.874 surtos sendo as creches/escolas o terceiro maior percentual de origem. Objetivos: Analisar as condições higiênico-sanitárias nos serviços de alimentação das escolas públicas nos estados do nordeste brasileiro, levantando os dados sobre as condições higiênico sanitárias, discutindo e comparando as refeições servidas nas escolas do nordeste com outras regiões do país. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa formulada a partir de levantamento bibliográfico visando avaliar as condições higiênico-sanitárias de escolas públicas do nordeste brasileiro nos últimos 15 anos em inglês e português. Resultados: Em Alagoas, foram verificadas condições insatisfatórias, risco sanitário regular e alto. Na Bahia, 57% das UANs apresentam condições insatisfatórias. No Ceará, a maioria das escolas avaliadas se classificaram no Grupo II. No Maranhão, a maior parte das escolas observadas evidenciaram médio risco sanitário. Na Paraíba, nas escolas estudadas, em sua maioria, foi identificado risco sanitário regular. No Piauí, cinco das seis creches avaliadas possuem alto risco sanitário. Em Sergipe, a unidade escolar apresenta 65% de conformidade quanto aos itens avaliados. Considerações finais: A avaliação dos estudos identificou condições higiênico sanitárias insatisfatórias as quais se configuram como risco à saúde dos escolares. Logo, a estrutura do ambiente, equipamentos, mobiliário e utensílios são irregularidades passíveis de correção via investimento público. Ademais, a higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios deve seguir procedimento operacional padronizado (POP). Por fim, no que se refere ao pré-preparo, preparo e a distribuição dos alimentos, os manipuladores de alimentos devem ser treinados continuamente acerca das Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos, a fim de preparar e servir alimentos seguros aos escolares.