Bacharelado em Administração - DCH5
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Navegando Bacharelado em Administração - DCH5 por Assunto "Comportamento do Consumidor"
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- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma Universidade Pública(2021-07-14) Silva, Diego MercêsEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais. Palavras-chave: E-commerce; Comportamento do consumidor; Perfil Universitário
- ItemComportamento do consumidor: um estudo sobre a influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Almeida , Beatriz Barbosa de; Santos, Daisy Lima de Souza; Santos, Carina Araújo dos; Menezes, Nívia MartinsNeste trabalho monográfico, discute-se o comportamento do consumidor sob a perspectiva do estudo acerca da influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis num estudo investigativo e analítico de feedbacks de experiências vividas entre os clientes que buscam serviço de festas infantis na cidade de Santo Antônio de Jesus, via redes sociais, mapeando quais as mais utilizadas para esse tipo de prestação serviço, detectando qual produto mais procurado nesse ramo (decoração, buffet, animação, etc), como se dá esse processo de escolha, e como os comentários (positivos e negativos) influenciam na decisão de compra em redes sociais, não esquecendo de analisar sobre como é o retorno das empresas frente a uma reputação online que é gerada que apresento este trabalho, ao qual, busca analisar o comportamento de empresas do ramo eventos (festas infantis) frente as opiniões de clientes sobre os seus serviços/produtos. O trabalho se inicia com uma breve abordagem introdutória a respeito do Comportamento do Consumidor, Redes Sociais e o processo de decisão de compra e Serviços de Festas Infantis, trabalhando conceitos e desenvolvendo um raciocínio fundamentado em teóricos que foram utilizados para fundamentar essa pesquisa como: Abreu Fonseca (2019), Samara e Morsch (2005), Kotler e Keller (2006). Ao final dessa análise se constata que o acesso à informação melhorou quantitativa e qualitativamente a obtenção desse bem de consumo que é desejado pela grande maioria das mães do mundo moderno, fazendo com que o cliente seja mais exigente. Dessa maneira, a empresa, além de necessitar trabalhar com produtos ou serviços de qualidade, precisa surpreender sua clientela. Percebe-se também que para atender bem esse tipo de consumidor, além da qualidade dos produtos é uma filosofia que deve estar enraizada nas mais diversas atividades de uma estrutura organizacional desse meio, sendo sempre um desafio determinante para a criação de estratégias de estudo para que se possa estabelecer dados e ordenar alternativas que seja, viáveis ao mercado.
- ItemGestão financeira de jovens e adultos jovens no uso do cartão de crédito na UNEB Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-15) Santos, Andreza Silva; Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de; Bomfim, Felipe Rodriguies; Silva, Rodrigo Luduvice daA gestão financeira pessoal envolve tomadas de decisões sobre como utilizar de forma saudável e consciente, os produtos financeiros disponíveis. O presente estudo tem como objetivo principal analisar a Gestão Financeira no comportamento de compra dos estudantes universitários, mediante o uso do cartão de crédito. Neste sentido, o problema da pesquisa está relacionado à influência que o cartão de crédito tem nas tomadas de decisões de compra dos estudantes universitários, e como esse uso impacta nas suas finanças pessoais. Este trabalho foi realizado com os alunos dos cursos de Administração, Letras em Espanhol, Licenciatura em História e Letras em Inglês do turno noturno da UNEB - Universidade do Estado da Bahia - Campus V, cuja amostra é composta de 184 alunos. O questionário aplicado possui 23 perguntas que foram elaboradas com o intuito de identificar o planejamento e o controle em relação ao uso de cartões de crédito pelos alunos. Assim, foram relacionados os principais conceitos e características sobre as finanças pessoais, o comportamento do consumidor em termos de compras de produtos e serviços antes e após adquirir o cartão de crédito e os conhecimentos a respeito dos juros e tarifas cobradas em algumas operações. O estudo se baseia na minha trajetória pessoal, pois as experiências pessoais vividas na utilização do cartão de crédito despertaram o meu interesse de estudar sobre o tema. Após começar a utilizar o cartão de crédito, meu comportamento de consumo aumentou tanto, ao ponto de me causar sérios problemas financeiros. Além disso, a importância do assunto para o futuro profissional acadêmico tanto para a sua estabilidade financeira como para o seu sucesso, motivou também o estudo, como também a importância para a sociedade como um todo, tendo em vista que o gerenciamento das finanças pessoais garante o poder de compra do indivíduo, e o seu bem estar. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa exploratória quantitativa. Os resultados acerca desse estudo demonstraram que os alunos possuem planejamento e controle financeiro, utilizando o cartão de forma consciente, alguns não têm nenhum tipo de dívida, realizando o pagamento total da fatura, e uma minoria está endividada, não possuindo controle em relação aos gastos.