Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7 por Assunto "Contabilidade"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade pelas micro e pequenas empresas: um estudo na Microregião de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-05) Menezes, Auziêne Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleusson; Pereira, Daniel de Jesus; Bonfim, Tânia Ferreira dos SantosO atual estágio que se encontra a evolução dos normativos contábeis, em nível mundial, exige da classe contábil um comportamento coerente com este cenário. O processo de harmonização contábil aos padrões internacionais gerou e continua gerando discussões pelos contabilistas de todo o país, onde se têm discutido as práticas contábeis divergentes e os problemas ocasionados por essas divergências. A pesquisa teve como objetivo geral identificar à aderência as normas internacionais de contabilidade para PMEs por parte dos profissionais contábeis de cidades da microrregião de Senhor do Bonfim. Os procedimentos adotados na presente pesquisa se deram por meio da revisão literária, bem como por meio da aplicação de questionários aos contadores de Cidades da região de Senhor do Bonfim. A mesma buscou por meio da análise qualitativa identificar a aderência dos contadores das cidades descritas quanto à utilização das normas contábeis para PMEs depois da convergência para os padrões internacionais. Por fim constatou-se que a classe contábil da região estudada tanto técnicos quanto contadores tem ciência da convergência dos normativos contábeis, porém não aderem a essas normas. Acredita-se que novos estudos sejam oportunos, de forma a ampliar o escopo regional e se aprofundar acerca do tema.
- ItemA certificação digital como mecanismo de controle tributário das empresas(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-14) Miranda, Luara Macedo dos Santos; Dourado, Thaíse Vasconcelos; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Francisco Arapiraca dosO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar a certificação digital, destacando os benefícios que ela confere à informação contábil, motivos pelos quais ela tem apresentado uma crescente importância no ramo da Contabilidade. Paralelamente à isso, buscou-se aqui analisar a certificação digital sob a ótica do controle tributário efetuado pelas autoridades fiscalizadoras. Para a consecução desses objetivos, fez-se necessário estudar os principais conceitos relacionados a certificação digital, bem como fazer uma breve análise do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – que está intimamente vinculado ao tema e, em seguida, fez-se necessário buscar dados sobre a sonegação fiscal no Brasil. Este trabalho caracteriza-se como descritivo, bibliográfico e qualitativo. A metodologia utilizada foi a análise dos relatórios de fiscalização da Receita Federal do Brasil, do período compreendido entre 2010 e 2014. Observou-se com a análise empreendida que a utilização compulsória da certificação digital favoreceu um aumento na constituição do crédito tributário autuado pela fiscalização, durante o período analisado, sugerindo que esta exigência tenha sido uma medida com vistas a aumentar a arrecadação tributária no país.
- ItemO contabilista, sua formação acadêmica, o mercado de trabalho e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-17) Silva, Alandones Moreira da; Pereira , Daniel de Jesus; Sampaio, Márcio SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar como as Instituições de Ensino Superior estão se comportando no cumprimento do seu papel na formação do profissional de contabilidade. Para tal analisou-se a formação acadêmica dos contadores abordando-se todos os aspectos e estágios exigidos para formar-se um bom profissional. Logo após, foi feita uma análise a cerca da importância da contabilidade como meio de informação para as empresas e por fim relatou-se a grande gama de oportunidades que os graduandos têm logo após saírem da universidade. A metodologia desenvolvida foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica através de livros, revistas, artigos, pesquisas na internet. Em virtude de tudo que foi relatado e analisado, pode-se constatar que a formação obtida pelos graduandos dentro das universidades é de fundamental importância para o seu sucesso no mercado, pois diante de um mercado tão competitivo não se admite mais profissionais só com conhecimento técnico, devendo os mesmos estar capacitados e atualizados e assim passarem a entender a contabilidade em sua essência, qual seja, disponibilizar informações para os mais diversos níveis das organizações; por fim também se constatou-se que realmente é fundamental a capacitação contínua dos docentes e a adequação das grades curriculares do curso de bacharelado em ciência contábeis à região em que está implantado, pois dessa forma o profissional terá mais facilidade de ingressar no mercado de trabalho bem como, contribuir para a melhoria sócio-econômica da população.
- ItemTraços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-30) Souza, Ariel Antônio Conceição de; Lima Filho, Raimundo Nonato ; Bruni, Adriano Leal; D’Souza, Márcia FigueredoEsta pesquisa buscou identificar como se manifestam os traços de personalidade narcisista em estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou o Inventário de Personalidade Narcisista (NPI) que consiste em um instrumento psicométrico de autorrelato, composto por 40 itens contendo afirmações narcisistas e não narcisistas. Para a avaliação do NPI foi adotado o modelo de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item (TRI). O Levantamento envolveu 187 acadêmicos que participaram de um congresso regional. Nos testes das hipóteses foi utilizado o Teste de Correlação para as variáveis: idade e narcisismo; e o teste t de Student para as vaiáveis: gênero, tipo de instituição de ensino superior e narcisismo. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes apresentaram características marcantes de autoridade e exibicionismo; os homens são mais narcisistas que as mulheres e os participantes das IES privadas apresentaram média narcisista maior que os estudantes de IES públicas. O estudo foi motivado em virtude da necessidade de entender as implicações do narcisismo no processo de ensinoaprendizagem em Contabilidade, uma vez que este tema é pouco explorado no contexto nacional, principalmente em pesquisas referentes à área Contábil. Além de trazer subsídios teóricos para discussões no meio acadêmico sobre a temática: perfil dos estudantes e Narcisismo, este estudo contribui especificamente com os educadores em adaptar a metodologia de ensino ao perfil dos alunos.