Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
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Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Assunto "Bahia"
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- ItemMarketing em destinos turísticos: uma análise das ações promocionais do projeto Praia 24 Horas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Souza , Karoliny Lacerda de; Silva, Francisca de Paula Santos da; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Oliveira, Fabiano VianaO presente trabalho trata da investigação dos segmentos turísticos considerados pelas ações promocionais do projeto Praia 24 Horas com o propósito de elevar o tempo de permanência de turistas na Bahia após o Carnaval de 2008. Para tanto, foram levantadas abordagens acerca do marketing em destinos turísticos, em especial as ações promocionais voltadas ao público já presente na localidade promovida, e, como base para o objeto de análise, a Bahia foi identificada turisticamente, junto ao seu órgão responsável pelas ações de marketing. Para atingir os resultados esperados, o estudo foi pautado no método descritivo e exploratório, através da pesquisa documental e bibliográfica, com destaque para o case Praia 24 Horas, elaborado pela Bahiatursa, em 2008, com o propósito de concorrer ao prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Diante de tal investigação, identificou-se que o Praia 24 Horas considerou o turismo de sol e praia e o turismo cultural como essenciais para o estímulo à permanência de turistas até o fim do verão no destino Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na edição 2008 o evento só foi realizado nesta cidade. Partindo dessa premissa, notou-se que a Bahia por suas diversas potencialidades, merece destaque e direcionamento de esforços em outras modalidades turísticas que não apenas o sol e praia. A inserção do turismo cultural foi uma idealização louvável, mas ainda há outras possibilidades de exploração na Bahia durante a alta estação, afinal, como o próprio Estado defende, a Bahia é muito mais verão.
- ItemO uso da imagem do negro para a promoção do turismo da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Batistta , Iury Abreu Tavares; Sá, Natália Silva Coimbra de; Velasco, Miriam Nohemy Medina; Silva, José Raimundo Rios daA presente monografia analisa de que forma a imagem do negro é utilizada para a promoção do turismo da Bahia. A análise é feita a partir da constatação de que os planejadores das localidades turísticas produzem imagens que visam torná-las atrativas no cenário global de competição de destinos. No caso da Bahia, elementos simbólicos da cultura e do corpo do negro, especificamente do residente de Salvador e do Recôncavo, são utilizados de forma profícua para a formatação da imagem turística do estado, compondo o discurso da baianidade. A ideia de africanização da Bahia é verificada na análise do documento oficial Turismo Étnico Afro na Bahia – publicado em 2009, que revela o aprofundamento do uso dessa imagem e a tentativa por parte dos órgãos oficiais em renovar o perfil turístico do estado, visando atrair turistas afroamericanos, com a criação de um novo segmento a partir da herança cultural negra. Ao mesmo tempo, são apresentados indicadores que revelam a real condição do negro na sociedade soteropolitana. Desta forma, pretende-se mostrar que a imagem turística da Bahia dota o destino de certo exotismo ao por em evidência o negro como sua imagem representativa, assim como de locus da democracia racial no Brasil. Por outro lado, essa imagem é confrontada com a difícil situação enfrentada pelos negros em Salvador, herança dos longos anos de escravidão e do racismo velado e cordial ao qual estão submetidos.