Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Assunto "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcessibilidade para pessoas com deficiência visual na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Fernandes, Jaiza Costa Azevedo; Oliveira, Lais Apomplo de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior , José Veiga; Vieira, SaleteA acessibilidade é um assunto bastante discutido atualmente pela sociedade. No entanto, pessoas com deficiência, especificamente deficiência visual, encontram diversos obstáculos na visitação de monumentos e/ou nas instalações de equipamentos culturais, por falta de acessibilidade e adaptações apropriadas. A presente pesquisa tem como tema ‘Acessibilidade para deficientes visuais na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/Ba’. Possui como objetivo caracterizar a acessibilidade para deficientes visuais na Arena Fonte Nova. Por ser um equipamento cultural bastante utilizado na cidade de Salvador e totalmente adequado para esta pesquisa, sendo o ponto de partida para despertar o interesse na elaboração de novas pesquisas e pode tornar-se sugestivo para melhorias de equipamentos culturais no que se referem ao atendimento as pessoas com deficiência visual. O método utilizado baseou-se em pesquisa básica, bibliográfica, documental, estudo de caso, qualitativa, descritiva, exploratória e dedutiva. Como principal conclusão, a pesquisa identificou que a Itaipava Arena Fonte Nova se encontra parcialmente acessível para os deficientes visuais, carecendo de pequenas adequações.
- ItemTurismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiência(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-11) Santos, Sara Caroline Chagas dos; Reis, Rosana Santana dos; Viñal Junior, José Veiga; Silva, Larissa Scarano Pereira Matos daPessoas com Deficiência (PCD) no Brasil correspondem a uma expressiva parcela de 8.4 % da população. Dessa forma, o turismo deve ser compreendido como um fenômeno de integração e acolhimento, e não um setor excludente. O Aeroporto Internacional de Salvador, considerado como um equipamento turístico, é o aeroporto mais movimentado do estado da Bahia estando entre os dez primeiros em movimento de passageiros no Brasil. Por ter movimento expressivo e relevância para o estado, refletir sobre a relação entre turismo e acessibilidade no Aeroporto Internacional de Salvador, a partir da percepção dos profissionais que atuam nesse equipamento turístico em relação ao atendimento voltado para as pessoas com deficiência. Para isso, a metodologia utilizada é básica, qualitativa, quantitativa, bibliográfica, exploratória. Foi realizada também pesquisa de campo com observação direta e aplicação de questionários. As pessoas com deficiência não recebem atendimento adequado por parte do aeroporto, caracterizando-o, portanto, como inacessível. É necessário que o aeroporto veicule informações e cartilhas para leitura dos colaboradores e promova treinamentos para que os funcionários possam ter uma bagagem maior de conhecimento em relação a como atender às PCD.
- ItemTurismo e acessibilidade: um olhar sobre as barreiras físicas do Pelourinho - Centro Histórico de Salvador(UNiversidade do Estado da Bahia, 2023-07-03) Espírito Santo, Vitória Almeida do; Santana, Dalaila Melidin Chagas; Ventura, Glesiane de Santana; Reis, Rosana dos Santos; Viñal Junior, José Veiga Viñal; Silva, Larissa Scarano Pereira Matos daAs barreiras físicas à locomoção são definidas como entraves ao livre deslocamento de pessoas com deficiência locomotora, em que há uma limitação de acesso e, ao se deslocarem, enfrentam obstáculos que limitam o seu acesso. Para o Turismo, a existência de barreiras físicas limitam o acesso aos sítios e atrativos turísticos que não estão preparados para atender a todos públicos. É direito de todos a liberdade de se locomover e dever do Estado garantir a segurança e livre acesso. Todavia, isso não ocorre de forma prática nos sítios históricos pela estrutura histórica e social. Esta pesquisa é importante para expor os problemas relacionados à acessibilidade no Pelourinho e para que haja uma reflexão e interesse da comunidade científica em expandir as investigações a respeito do tema desenvolvido: Turismo e Acessibilidade: um olhar sobre as barreiras físicas do Pelourinho - Centro Histórico de Salvador. Como objetivo principal, identificou-se as barreiras físicas à acessibilidade existentes no Pelourinho - CHS. O presente trabalho tem como método utilizado a pesquisa descritiva, de natureza básica, com abordagem quantitativa. Os procedimentos técnicos utilizados para coleta de dados foram pesquisa bibliográfica, documental e observação de campo, no qual se observaram as barreiras físicas à locomoção existentes no Pelourinho e foram expostos os entraves e suas variáveis. Considerou-se que o Pelourinho se apresenta parcialmente acessível para pessoas com deficiência locomotora devido à grande quantidade e variedade de barreiras físicas à locomoção existentes nas vias de acessos, dificultando a acessibilidade plena.