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Navegando Graduação por Assunto "Acessibilidade"
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- ItemA acessibilidade de portadores de deficiência física motora ao longo da Avenida Manoel Dias da Silva após a reforma de 2002(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Dourado, Diego Velázquez Mattos da Costa; Santos, André Luís Cardoso; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Pinto, Ilce Marília DantasA percepção do urbanista deve ir além de olhar as formas e estruturas urbanas e concebe-las ou criticá-las visando somente o físico, esquecendo da razão as quais existam, os homens. Devemos ser um portador de deficiência para buscar os direitos que cabem a qualquer cidadão? Será que não incomoda poder transpor com destreza e habilidade os obstáculos de uma cidade que evoluiu em função do automóvel e deixar para trás aqueles que possuem diferenças? Este estudo vem a contribuir neste sentido, já que pretende verificar e analisar as condições de acessibilidade do portador de deficiência física motora ambulatorial total ao espaço e ao mobiliário urbano ao longo da Avenida Manoel Dias da Silva em observação ao princípio da autonomia, observando a adequação da citada avenida a NBR 9050/1994.
- ItemAcessibilidade da pessoa portadora de deficiência física, visual e auditiva: um estudo de caso da acessibilidade na faculdade de arquitetura da UFBA(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Lívia Queiroz Pereira dos; Mariño, SuziEste trabalho se propõe a analisar o nível de acesso da pessoa portadora de deficiência na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Como base é feito um apanhado geral da evolução das leis e normas e evolução dos conceitos relacionados à acessibilidade no decorrer da luta em prol de um lugar na sociedade. Foi realizada uma análise abrangente da situação da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência na cidade de Salvador e uma análise mais específica das condições de locomoção dessas pessoas dentro da instituição de ensino da UFBA, combinada com a analise das tecnologias assistivas existentes e do nível de preparo dos funcionários para receber essas pessoas. Com a comprovação da inexistência de acessibilidade dentro de uma faculdade de arquitetura, busca-se atentar para a atual situação das pessoas portadoras de deficiência na cidade, nas instituições de ensino, no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
- ItemAnálise da microacessibilidade na área da Avenida Sete de Setembro: metodologia para implantação de rota acessível na Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Barreto, Marcus Vinicius Cesarino; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Silva, Karine Koch daO presente artigo tratará sobre os principais problemas na área de acessibilidade na cidade de Salvador, tendo como área de análise a Avenida Sete de Setembro. Esta pesquisa visa demonstrar as barreiras urbanísticas encontradas, onde serão demonstradas soluções mediante a utilização de parâmetros legais vigentes. A pesquisa é de cunho bibliográfico, conseguinte descritiva, exploratória e explicativa. Para a coleta dos dados estribou-se em livros, artigos científicos e pesquisa de campo.
- ItemAvaliação da acessibilidade no município de Camaçari/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Ribeiro, Daiane Alves; Delgado, Juan Pedro MorenoNo presente estudo propõe-se avaliar a acessibilidade fornecida pelo sistema de transporte público oferecido no Município de Camaçari e a partir disso identificar melhorias no sistema. Sabe-se que a questão do transporte é um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades e isso se dá devido, na maioria das vezes, pela falta de planejamento urbano. No caso do município a ser estudado busca-se analisar sobre tudo como a isoacessibilidade, ou seja, a distribuição espacial da acessibilidade impacta na equidade social e desigualdade social. A análise da distribuição espacial da acessibilidade foi possível mediante o uso de indicadores específicos e dessa permitiu entender duas realidades diferentes existentes no município, a primeira se caracteriza por possuir uma estrutura viária consolidada e de boa qualidade, já a segunda enfrenta os problemas da falta de planejamento urbano. Toda a análise foi feita com analise dos mapas da estrutura viária e de acessibilidade alem da realização das viagens nos percursos que foram estudados. Diversos autores definem o termo acessibilidade no sistema de transporte, e apesar das diferentes abordagens, fica claro que todas as definições convergem para um mesmo foco: quantificar ou medir as facilidades e dificuldades de acesso.
- ItemAvaliação de componentes da microacessibilidade em uma via arterial, cidade de Salvador-BA: estudo de caso da Avenida Orlando Gomes(Universidade do Estado da Bahia , 2008-06-17) Rocha, Nara Bitencourt; Delgado, Juan Pedro Moreno; Dias, Clímaco César Siqueira; Santos, André Luís CardosoO presente trabalho consiste num estudo da microacessibilidade numa avenida arterial da cidade de Salvador, Com o acelerado processo de urbanização e o planejamento voltado para o automóvel a partir da década de 1950, as cidades foram configuradas de forma a dificultar a circulação de pedestres e a utilização dos transportes não-motorizados e coletivos. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade, excluindo as classes mais baixas da população e o desequilíbrio ambiental, acarretando uma má qualidade de vida para a população. Diante desse cenário, torna-se necessário o estudo da problemática da microacessibilidade, a fim de compreender os aspectos que interferem na mesma. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a microacessibilidade na Avenida Orlando Gomes, a qual possui diversas singularidades decorrentes da sua organização, como a segregação social bastante perceptível. Para realizar a avaliação, foi utilizado o método de Ishikawa, o qual possibilita a compreensão das diversas percepções que possuem as pessoas que circulam no lugar sobre os problemas que dificultam a microacessibilidade. A síntese dos resultados dos diagramas permite verificar os aspectos de maior ocorrência na avenida, fazendo-se compreender as dificuldades impostas aos pedestres, assim como a dificuldade em promover uma mudança de hábitos na população para que a faça utilizar modos mais sustentáveis de transporte.
- ItemCondições de caminhabilidade no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Gabriele Nascimento Borges dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Araújo, Edmilson NatividadeEm Salvador, o modo a pé é fator essencial para conseguir o acesso às estações de metrô. Por questão de ordens topográficas, a maioria das estações foi implantada seguindo o eixo viário das avenidas de vale da cidade, opção que acarreta dificuldade de acesso aos usuários do sistema. As longas caminhadas que são feitas para acessar o modal, a sensação de insegurança e as condições físicas das calçadas são fatos que desestimulam a população na utilização do metrô na cidade de Salvador. Diante desse contexto, a presente monografia se propõe a contribuir para a compreensão do problema da mobilidade urbana e da caminhabilidade, investigando os deslocamentos a pé no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador e tem como objetivo avaliar as condições de caminhabilidade no entorno dessas estações, considerando três critérios principais: acessibilidade, conforto e segurança. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários para uma amostra de 60 usuários das estações de metrô estudadas, com objetivo de observar as opiniões e percepções desses usuários e aproximação com o que pensam acerca da caminhabilidade no entorno das estações. Desta forma, o trabalho tem como primeira parte uma breve contextualização da mobilidade em Salvador e da implantação do modo metroviário na cidade. Na segunda, um levantamento teórico-conceitual sobre mobilidade urbana, acessibilidade e caminhabilidade analisando suas principais características. Na terceira parte foi feita uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários e, por fim, foram feitas as considerações finais do estudo.
- ItemCondições de deslocamento e acesso dos ciclistas visando à integração física com o transporte metroviário de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Oliveira, Thiago Freire de; Delgado, Juan Pedro Moreno; Ribeiro, Denise Maria da Silva; Santos, André Luís CardosoA gestão pragmática fez com que Salvador se abdicasse do planejamento territorial e incorporasse as estratégicas imediatas, resultando em grandes investimentos inovadores, mas sem viabilidade econômica e social, por conta de barreiras físicaespaciais e operacionais. O Sistema de Transporte Metroviário que está sendo implantado na cidade de Salvador não leva em consideração as futuras viagens não motorizadas que serão produzidas no entorno. Neste contexto a presente pesquisa visa analisar as condições de acessibilidade através da avaliação da rede cicloviária integrada às estações metroviárias de transporte público. A construção do referencial teórico permitiu a identificação de 7 (sete) fatores e 18 (dezoito) indicadores potenciais a serem considerados em percursos realizados por bicicleta. A ponderação destes fatores e escolha de seus respectivos indicadores de acordo com a percepção de especialistas (ciclistas) foi determinante para a organização hierárquica e identificação daqueles mais relevantes. A rede cicloviária do entorno da Estação Metroviária Acesso Norte, localizada no Centro Municipal Retiro Acesso Norte da cidade do Salvador-BA foi eleita como estudo de caso, onde foram realizadas medições relativas ao nível de serviço das vias utilizadas para o acesso à estação. As avaliações conduziram a construção de mapas individuais que representaram o nível de serviço de cada fator avaliado em toda a rede, permitindo observar que a real condição de deslocamento oferecida pelas eventuais ciclorrotas da região é predominantemente regular. Foram identificados alguns trechos críticos que obtiveram classificação péssima, considerados como os pontos de maior impacto negativo para os ciclistas que visam à integração com o transporte público. A conclusão que se chega é de que a rede cicloviária que abrange a área de estudo não pode ser considerada favorável para a integração com a estação metroviária em estudo, constituindo-se em uma condicionante espacial e estrutural para a implementação do projeto de mobilidade sustentável: o metrô. As estratégias públicas dirigidas à promoção dos modos de transportes sustentáveis deverão considerar principalmente as barreiras configuradas no espaço urbano, principalmente nas regiões próximas às estações de integração intermodal, garantindo assim a viabilidade socioeconômica e inserção urbana.
- ItemEntendendo a UNEB à luz da acessibilidade(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Elton Andrade dos; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Silva, Karine Koch daA acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior - IES é um dos diversos fatores com os quais essas instituições devem se preocupar para garantir o acesso e a permanência de pessoas com deficiência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as condições de acessibilidade do Campus I da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Essa análise foi realizada a partir da caracterização da área de estudo, a partirda realização de um diagnóstico detalhado dos problemas enfrentados pelos usuários no campus. Com isso, foi possível estabelecer diretrizes e propostas de intervenção que culminaram na criação de rotas acessíveis, guiando da entrada principal a cada uma das edificações em que se encontram as salas de aula. Nessas rotas, foram avaliados os elementos presentes na metodologia do MAI – Módulo de Acessibilidade Integrada, como largura de portas, vagas acessíveis, banheiros, elevadores, corrimãos, dentre outros. Essa metodologia é um importante instrumento, não apenas para avaliação do ambiente urbano nos quesitos relacionados à acessibilidade, mas também permite o planejamento da intervenção quando quantifica aspectos relacionados a execução das intervenções necessárias. Os resultados encontrados demonstraram que é possível criar e adaptar elementos que favorecem o acesso de todos, eliminando os elementos que dificultavam a circulação pela Universidade. Acredita-se que, com essa avaliação, os gestores poderão intervir de forma planejada para que as barreiras arquitetônicas e urbanísticas identificadas sejam mitigadas.
- ItemFluxos e funções: aplicação dos indicadores de mobilidade sustentável na área do Iguatemi(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Prata, Priscilla Vasconcelos; Cavalcante, Marília MoreiraA mobilidade urbana e a acessibilidade universal são temas que devem estar intrínsecos ao planejamento urbano, visto que através deles, há a possibilidade das pessoas com deficiência ou não, terem direito à cidade, usufruindo de espaços urbanos com conforto, segurança e autonomia. Após muitos anos de total esquecimento por parte dos planejadores, a sociedade contemporânea tenta tornar a cidade possível para todos e isso é um desafio significante haja vista a quantidade enorme de barreiras arquitetônicas e urbanísticas que devem ser eliminadas e repensadas. As centralidades das grandes cidades brasileiras enfrentam desafios típicos de suas funções e o caso de Salvador não é diferente. Fruto do interesse do Estado e do capital imobiliário, o centro financeiro, de comércio e serviços da cidade mudou da área do Comércio para a área do Iguatemi, e hoje, por ter sido concebida para o uso dos automóveis individuais e dentro da lógica rodoviarista, com enormes avenidas e a escala humana completamente esquecida, a Centralidade do Iguatemi tem sérios problemas em relação à mobilidade urbana, acumulando no seu tecido, usos que geram um enorme fluxo de pessoas e se tornando hoje, o principal gargalo da cidade e que, pela sua localização central, acaba afetando a cidade como um todo. Desta forma, buscou-se neste trabalho, avaliar as condições de mobilidade e micro acessibilidade em um trecho da Centralidade do Iguatemi, buscando entender como se dá os deslocamentos dentre da área delimitada e quais as principais dificuldades enfrentadas pelos transeuntes. Esta avaliação será elaborada por meio da aplicação da metodologia de Indicadores de qualidade de vida e sustentabilidade no transporte e uso do solo, buscando adequar esta metodologia à realidade deste espaço urbano, para que a análise da mobilidade urbana nesta área de extrema importância para a capital baiana seja feita da maneira mais fiel e verdadeira possível.
- ItemMicroacessibilidade ao trem do Subúrbio de Salvador - análise do entorno da estação ferroviária Almeida Brandão(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-18) Silva e Silva, João Henrique da; Oliveira, Arlinda; Delgado, Juan Pedro Moreno; Miranda, SilviaA problemática da redução da mobilidade urbana, acessibilidade e microacessibilidade no Brasil vêm comprometendo as condições utilizadas para o alcance dos destinos desejados pelos pedestres que transitam pelas cidades do país, contribuindo, por consequência, para a baixa qualidade de vida, principalmente da população dependente de algum modal público de transporte. Salvador sendo a terceira cidade mais populosa do país e cuja região metropolitana é a mais importante da Região Nordeste do Brasil, também apresenta problemas no que tange a mobilidade urbana e microacessibilidade, principalmente o seu transporte ferroviário e as vias destinadas ao pedestre que permitem acesso a estação férrea. Diante deste contexto, este trabalho tem o objetivo de contribuir para a identificação de um dos principais fatores que interferem na microacessibilidade das pessoas que utilizam o trem urbano de Salvador, através de um estudo de caso do bairro de Plataforma localizado no subúrbio ferroviário, mediante uma análise da avaliação do nível de serviço das calçadas das ruas do entorno da Estação Almeida Brandão. Os resultados revelam a necessidade de requalificar as vias de circulação do pedestre no bairro de Plataforma, principalmente os trechos avaliados no presente trabalho e que apresentam condições mais problemáticas, de modo que estes venham a suprir às carências do pedestre de condições essências para usufruir de maneira autônoma, equitativa e segura, do seu direito à cidade.
- ItemMicroacessibilidade ao trem suburbano de Salvador - estudo do bairro de Coutos(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-28) Paixão, Rosevania Cerqueira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Velasco, Miriam Nohemy Medina; Pinto, Ilce Marília DantasO problema da redução da acessibilidade no Brasil vem comprometendo as condições utilizadas para o alcance dos destinos desejados pelas pessoas que habitam as cidades brasileiras, contribuindo, conseqüentemente, para a baixa qualidade de vida, principalmente da população dependente de algum modal público de transporte. Diante desta problemática, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores que interferem na microacessibilidade das pessoas que utilizam o trem urbano de Salvador, através de um estudo de caso do bairro de Coutos localizado no subúrbio. Pretende-se avaliar o grau de influência e a inter-relação dos fatores identificados utilizando a matriz de prioridade, ferramenta que compõe o conjunto de técnicas qualitativas de apoio a decisão. Foram obtidas informações de natureza qualitativa extraindo assim uma ordenada escala de importância de acordo com a lista de fatores eleitos como influenciadores na microacessibilidade. Toda a pesquisa foi realizada com usuários regulares do trem que se deslocam de suas residências para a estação por motivos específicos. Os resultados obtidos apresentaram o fator segurança como aquele que mais interfere no deslocamento das pessoas, deduzindo preliminarmente ser este um dos principais fatores que contribui na diminuição da demanda ao serviço ferroviário, além de constatar a estreita interligação fatores conservação/manutenção e riscos de acidentes também presentes no estudo da microacessibilidade dos moradores do bairro de Coutos.
- ItemMicroacessibilidade no centro da cidade do Salvador - Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2008-06-17) Mattos, Adilza Graciele Gonçalves; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Dias, Clímaco César SiqueiraA redução da acessibilidade é problema que atinge muitas cidades brasileiras e em muitas delas as pessoas não encontram calçadas ou espaços públicos adequados para o seu deslocamento, diminuindo sua capacidade de atingir os destinos desejados. Diante dessa problemática o presente trabalho procura analisar os fatores que interferem na microacessibilidade dos pedestres e das pessoas portadoras de necessidades especiais na Avenida Sete de Setembro, Centro da cidade de Salvador. Para atingir esse objetivo, pretendemos identificar e avaliar os fatores que interem no deslocamento a pé dos indivíduos, através do método qualitativo para avaliar o Nível de Serviço das calçadas e passeios utilizado pelos pedestres. Essa metodologia procura expressar o grau de importância atribuído aos fatores que interferem na microacessibilidade: segurança, manutenção, largura efetiva e seguridade, com base em fotografia, observação direta e entrevistas feitas com os pedestres. A pesquisa aconteceu no horário de pico (das 11 às 13 horas) que mais atrai viagens para o centro da cidade. A analise dos resultados obtidos indica que: o trecho 14 – Praça da Piedade foi o único classificado como ótimo - Nível de Serviço – B. Os trechos 1 - Rua Portão da Piedade, 3 – Rua 11 de Junho, 12 – Becos do Mucambinho e 13 – Praças da Piedade foram classificados como bom em relação Nível de Serviço – C. Os trechos 2 – Rua 21 de Abril, 7, 9 e 10 Avenida Sete, 8 – Relógio de São Pedro e 11 Rua do Cabeça foram classificados como regular em relação ao Nível de Serviço - D. E finalmente os trechos 4 e 5 – Rua do Paraíso e 6 – Avenida Sete foram classificados como ruim - Nível de Serviço – E para os pedestres.
- ItemMobilidade, acessibilidade universal e integração espacial: o caso da estação da Lapa, Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-23) Argolo, Luciana Souza; Coelho Neto, Agripino Souza; Rios, Ricardo Bahia; Delgado, Juan Pedro MorenoA Estação da Lapa em Salvador, Bahia, é um lugar de passagem de grande parte da população de Salvador que utiliza o sistema de transporte público da cidade. Esse terminal rodoviário recebe mais de 86 linhas de ônibus urbanos, 21 do transporte metropolitano e cerca de 460 mil passageiros por dia, com um fluxo médio de 325 coletivos por hora, tendo, assim, linhas para quase todos os bairros e para algumas cidades vizinhas da capital baiana, representando assim uma das mais importantes estações de transbordo da cidade. Ela também concentra uma considerável parcela de atividades formais e informais no seu entorno. Este estudo tem como objetivo analisar a mobilidade, a acessibilidade e a integração na Estação da Lapa em Salvador, Bahia. Desta forma, o trabalho tem como primeira parte, um levantamento teórico sobre mobilidade, acessibilidade e integração analisando suas principais características. Na segunda é avaliada a problemática da mobilidade, acessibilidade e da integração na Estação da Lapa. Na terceira foi feitas as considerações finais do estudo, indicando as possíveis melhoras na mobilidade, acessibilidade e integração da Estação da Lapa.
- ItemMudança do uso do solo e alterações no sistema viário na Alameda das Espatódeas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) França Neto, Jorge Oliveira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Silva, Ana Clara Sousa e; Santos, André Luís CardosoO presente trabalho consiste na análise da alteração do sistema viário em decorrência da interação dialética com o uso do solo e na observação desta nova configuração vigente. Vias que foram projetadas para comportar determinado volume de veículos, assim como calçadas para pedestres não se adaptaram à nova dinâmica econômica que preconiza o fluído fluxo de serviços, bens e mercadorias. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade e a má qualidade no deslocamento para a população. Para análise de notável problema urbano, usa-se o caso de Salvador, fazendo o recorte na Alameda das Espatódeas. Portanto, esta monografia visa caracterizar os fluxos existentes decorrentes das modificações no sistema viário e associadas ao novo uso do solo, além de perceber como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transformado contradizendo as normas de acessibilidade e micro acessibilidade. Para estudar a área foram desenvolvidas metodologias que analisaram, por vias gerais, a evolução e ocupação histórica da cidade até chegar ao recorte espacial estudado, apropriando-se da evolução da configuração física da área abordada. Os resultados encontrados permitem ver como a interação sistema viário e uso do solo imposta por fatores econômicos impactou no crescimento dos fluxos de veículos sem propor a via qualquer adequação para comportar o mesmo, assim como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transgredido na Alameda das Espatódeas.
- ItemSubsistema de transporte especial complementar características operacionais e a complementaridade com o transporte coletivo por ônibus: estudo de caso da Av. Dorival Caymmi em Itapuã(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Fabiano de Jesus; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Pinto, Ilce Marília DantasO transporte público eficiente e de qualidade se lança como um grande desafio para as metrópoles brasileiras. Dentro de um crescente quadro de deficiências estruturais e degradação do transporte público, as grandes cidades se encontram a frente de uma progressiva oferta de transportes irregulares como forma de suprimento das falhas do sistema convencional. A partir desta problemática alguns municípios brasileiros tentam combater o transporte “clandestino” com a implantação de subsistemas que captam os operadores do transporte irregular, através de processos de regularização. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo avaliar a lógica de funcionamento do Subsistema de Transporte Especial Complementar implantado em Salvador, partindo do estudo de caso da Av. Dorival Caymmi, em Itapuã. O estudo em questão pretende fazer um levantamento de dados operacionais do subsistema para verificar se a escala de uso é adequada para veículos de baixa capacidade, assim como investigar se existe a complementaridade com o sistema convencional, fator anunciado pela prefeitura na criação do STEC. Serão utilizados mapas temáticos e tabelas para a visualização das questões pertinentes ao subsistema, além da aplicação de questionários aos usuários para a complementação dos dados da pesquisa.