Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação por Assunto "educação"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnais [do] I congresso de extensão da UNEB: Extensão universitária e espaços multirreferenciais de aprendizagem(2021-12) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Alcântara, Maiana Rosari LimaO caderno de resumos I Congresso de Extensão da UNEB (CEU 2021) traz os resumos selecionados e apresentados na edição do evento realizada on-line, no período de 22 a 24 de fevereiro, que teve como tema “Extensão Universitária e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem”. Nesta edição, os anais incluem um total de 214 (duzentos e quatorze) trabalhos, sendo 194 (cento e noventa e quatro) produções oriundas de projetos de extensão em articulação com o ensino e as pesquisas apresentados nos 10 (dez) GTs, 08 (oito) minicursos e 12 (doze) oficinas. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de análise pelo comitê científico do evento para integrar este volume.
- ItemAteliês de Pesquisa - formação de professores(as)-pesquisadores(as) e métodos de pesquisa em educação(2020-10) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Costa, Váldina Gonçalves da; Pereira, Diego CarlosEste livro se dirige a pesquisadores e pesquisadoras do campo da educação, estudantes de pós-graduação, graduação e interessados na área de metodologia da pesquisa que, como nós, são movidos pela paixão de suscitar distintos caminhos metodológicos próprios e apropriados da educação e sua dinâmica na realidade. O livro reúne diversos temas de interesse da área, apresentando abordagens metodológicas consideradas pioneiras, por tratarem de modo inventivo e peculiar, implicado e engajado, a pesquisa em educação. Pretende, pois, contribuir para que as pesquisas dessa área ousem criar, arriscar, rompendo grades, apontando atalhos, como estratégias que nos convocam a refletir sobre o significado da ciência que fazemos e experimentar esses conhecimentos ancorados no real. E não era para ser diferente!
- ItemEducação e difusão do conhecimento: caminhos da formação(2016-07) Galeffi, Dante Augusto; Tourinho, Maria Antonieta de Campos; Sá, Maria Roseli Gomes Brito deO Livro Educação e Difusão do Conhecimento: Caminhos da Formação organiza-se em forma de coletânea de textos produzidos no âmbito de dois programas de Pós-Graduação em funcionamento na Faculdade de Educação da UFBA: o Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Existem nos textos aqui reunidos relações e aproximações dialógicas já que todos se referem à formação humana e a processos educacionais. Procura-se por outras linguagens, outras lógicas do sentido em uma polilógica aberta à resolução dos problemas fundamentais do ser humano e sua formação no mundo globalizado, visando afirmar a criação de novos agenciamentos de enunciação que combatam a desigualdade e a exclusão promovendo um desenvolvimento politicamente implicado com a dignidade humana em escala planetária.
- ItemEducação, memória e pluralidade cultural(2017-11) Messeder, Marcos Luciano Lopes; Costa, Lívia Alessandra Fialho daEsta coletânea reúne pesquisas, finalizadas ou em andamento, desenvolvidas no campo da Educação e tendo como lócus de investigação o território baiano. Os pesquisadores envolvidos são doutores, mestres, doutorandos ou mestrandos que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Busca-se aqui tratar a pluralidade cultural a partir de diferentes contextos empíricos em uma perspectiva de Educação que a compreende através das singularidades sócio históricas de formas de organização e concepção de mundo. Ao investigarem esses temas, os pesquisadores, afirmam a diversidade como tema sensível, que para ser ensinado, precisa ser vivido, experenciado ou escutado como processo histórico de formação da sociedade brasileira.
- ItemEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação(2011) Galeffi, Dante AugustoEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação é o título deste livro. É um título ambicioso, do tamanho da ambição do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lócus de produção dos capítulos que compõem o livro. A título de apresentação, o DMMDC nasceu na perspectiva de reunião de campos epistemológicos separados pelos efeitos da racionalidade técnica monológica, na emergência de uma ciência implicada - uma reunião das ciências dos princípios naturais com as ciências humanas, no sentido que inere ao campo da produção do conhecimento interdisciplinar e da superação do horizonte disciplinar moderno - na direção da resolução de problemas comuns de sustentabilidade e gestão da vida global, de organização e investimento na inovação e na pesquisa experimental avançada. Uma pesquisa experimental que abarca também as dimensões do ser humano em suas formas de vida associada, além da modelagem epistemológica moderna, excessivamente monológica e molar (referente à estrutura de regência que caracteriza o funcionamento [trituramento] da natureza segundo leis universais, como a gravidade e o eletromagnetismo). Trata-se também, de abarcar as modelagens moleculares configuradas em singularidades marcadas pela multiplicidade, as subjetivações do processo produtivo desejante na potenciação da sociedade humana autossustentável em sua força de renovação e consolidação dinâmica de suas formas e processos produtivos orientados pela Ética do Cuidado. A Prof.ª Drª Teresinha Fróes Burnham, idealizadora, realizadora e fundadora do DMMDC (ao lado de outros), esclarece que as raízes do DMMDC datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento sociedade: (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais congrega pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Instituto Federal da Bahia (IFBAHIA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATC), além de um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
- ItemFormação de professores, gestão e inovação pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal(2015-12) Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite.Este livro, fruto do Projeto Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal, (Edital CAPES/FCT nº 021-Cooperação Transnacional/Acordo Bilateral 2012), reuniu pesquisadores de sete Universidades brasileiras e três universidades portuguesas: Universidade Federal do Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade do Minho (UM), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).É também um dos resultados da cooperação internacional trazido a público pela UNEB, Bahia, Brasil.
- ItemGestão universitária e inovação (Transformação digital: como unir tecnologia e humanização)_Vol.2(2023-12-01) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Matos, Rosângela de CarvalhoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das instituições universitárias públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: É possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão?
- ItemGestão universitária e inovação: contribuição de servidores das universidades públicas do Estado da Bahia_Vol.1(2022-03) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Conceição, Lilian da EncarnaçãoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das Instituições Universitárias Públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: é possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão
- ItemA interpretação pedagógica: os fazeres pedagógicos em instituições de ensino(2015-12) Masip, Fernando Juan García; Fialho, Nadia HageO que significa interpretar um acontecimento como pedagógico? Neste livro, a “interpretação pedagógica” compreende (a) um marco conceitual específico de referência e (b) um conjunto de formas técnicas de intervenção em âmbitos de ensino e de aprendizagem. No primeiro caso, a ênfase se coloca na ideia de que a pedagogia - e toda e qualquer teoria pedagógica - faz intervenções orientadas hermeneuticamente, isto é, possui um aparato de interpretação, explícito ou implícito, com o qual compreende o acontecimento da aprendizagem e do ensino. O segundo destaca as formas concretas de interpretação dos processos de ensino-aprendizagem por parte das coletividades envolvidas nesses processos. São questões, portanto, que afirmam o campo pedagógico, sua potência interpretativa, e impõem reflexões acerca do ensinar, do aprender, dos processos formativos, da avaliação educacional, entre outros temas.
- ItemPedagogia universitária: A Escola de Paris 8 em Ciências da Educação(2014) Macedo, Roberto Sidnei; Barbosa, Joaquim Gonçalves; Borba, Sérgio da CostaA Escola de Paris 8 em Ciências da Educação é a denominação inaugural assumida pelos autores desta obra, para caracterizar as ações formativas e de pesquisa do singular e inovador Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Vincennes-Paris VIII, criado no contexto dos movimentos de “maio de 68” por intelectuais-pesquisadores como Guy Berger, Michel Débeauvais, René Lourau, Jacques Ardoino, René Barbier, Michel Lobrot, Rémi Hess, Bernard Charlot, Alain Coulon, George Lapassade entre outros. Identificados com perspectivas socialmente implicadas, pluralistas e crítico-emancipacionistas, estes professores (alguns deles escreveram especificamente para essa obra) instituíram conceitos, correntes de pensamento, dispositivos de pesquisa e ações pedagógicas que ainda hoje se constituem em horizontes fecundos de construção do conhecimento e de práticas formativas, com uma contribuição ímpar para as reflexões sobre os campos da Pedagogia Universitária e das Ciências da Educação.
- ItemPesquisa de intervenção em educação(2019-10) Pereira, AntonioO livro Pesquisa de intervenção em educação trata dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa aplicada em educação, desvelando suas contradições, equívocos e possibilidades no âmbito dos mestrados profissionais em educação, modalidade de pós-graduação instituída pela Portaria Normativa no 17/2009, do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tais mestrados concretizam o modelo de pesquisa aplicada que visa produzir conhecimentos práticos, engajados em problemáticas sociais, apontando soluções, mudanças, reflexões. Essa produção parte dos conceitos e da diferenciação entre pesquisa básica e aplicada, da mudança de nomenclatura na área da educação em pesquisa de intervenção, bem como situa diversas metodologias e fundamentos, discutindo a intervenção como objeto de estudo e o seu fazer.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 5 - Experiência educativa na universidade: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos(2016-11) Soares, Sandra Regina; Garrido, Edleusa Nery; Correia, Silvia Luiza AlmeidaO livro EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos, Volume 5 da Série Práxis e Docência Universitária, reúne textos inéditos, de autores de origem nacional e internacional, sobre práticas pedagógicas inovadoras na universidade que, portanto, investem no protagonismo discente, na aprendizagem construtiva e significativa dos estudantes. A despeito da diversidade dos campos profissionais nos quais estas práticas foram desenvolvidas, Pedagogia, Letras, Pedagogia, Artes Plásticas, Dança, Administração, Biomedicina, existe uma forte ligação entre elas, qual seja a adoção da experiência educativa como fio condutor do processo de ensino-aprendizagem. Assim, essas práticas não foram concebidas para, apenas, ampliar o grau de conhecimento dos estudantes, mas sim para afetá-los, despertar-lhes sentimentos e possibilitar seu compartilhamento, provocá-los a pensar, a se questionar, a rever suas crenças, representações, atitudes e valores e, dessa forma, contribuir para a formação de profissionais verdadeiramente autônomos e éticos. São experiências inspiradoras para os docentes universitários de qualquer área, que em tempos de crise (da ciência positivista, de valores éticos e morais, das práticas profissionais etc.) acreditam que a universidade deve assumir um papel, para além da produção e transmissão de conhecimentos, de formação de pessoas, cidadãos e profissionais competentes técnica, estética, ética e politicamente.
- ItemUniversidades estaduais e financiamento da educação superior da Bahia(2016-12) Fialho, Nadia Hage“Universidades Estaduais e Financiamento da Educação Superior na Bahia” expõe uma problemática nacional: o financiamento público das universidades estaduais. A presença relevante dessas universidades na construção da universidade brasileira e ampliação da oferta pública da educação superior impõe aprofundar reflexões e medidas sobre as responsabilidades dos governos e o gasto social. Este livro trata da gestão universitária, financiamento e restrições orçamentárias, com foco nas universidades estaduais da Bahia – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e apresenta sugestões inovadoras, com base nos dados e informações gerados pelos pesquisadores do Programa de pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) e dos Grupos de Pesquisa EdUReg e Nugef, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).