Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação por Assunto "Currículo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAkpalô: compondo linguagens africano-brasileiras para o currículo da educação infantil de Santo Amaro de Ipitanga(2018) Correia, Rosângela Accioly LinsTrata-se de uma pesquisa que abriga a presença de comunalidades africano-brasileiras e aborígines. Apresenta reflexões teórico-epistemológicas no campo da Descolonização e Educação, tendo como referência as arkhés civilizatórias presentes em Santo Amaro de Ipitanga. A análise que desenvolvemos se estrutura através do conceito de alteridade radical ou escuta radical do filósofo Emmanuel Levinas. As reflexões e proposições que apresentamos dialogam com as perspectivas indicadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Finalmente, convidamos o/a educador/a para arriscar a pensar a partir de outros campos conceituais que florescem através das narrativas que comunicam a identidade profunda das nossas crianças.