Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Assunto "Candomblé"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO jornal o Alabama e a perseguição aos candomblés em Salvador (1863-1871)(UNEB, 2019) OLIVEIRA, Mouriane Bastos; FERREIRA, Jackson André da SilvaO presente trabalho analisa as concepções do Jornal O Alabama: Periódico critico e chistoso sobre candomblé na segunda metade do século XIX, mais precisamente entre 1863 e 1871, na cidade de Salvador, capital da Província da Bahia. Detém-se na análise documental de abordagem qualitativa, através do qual procuramos demonstrar como as notícias que compõem esse periódico simbolizaram algumas das perseguições sofridas pela cultura e religiosidade africana e afro-brasileira na sociedade soteropolitana. A campanha de combate à vadiagem e rituais “sacrílegos” refletiram valores e práticas dos setores dominantes da sociedade soteropolitana que consideravam qualquer tipo de manifestação importada da África como sinônimo de atraso e ignorância. Os resultados desse trabalho constata que O Alabama seguiu empenhado em sua “missão” de erradicação aos terreiros de candomblé, mostrando-se mais preocupados com a manutenção da ordem do que a própria polícia que frequentemente eram acusados de coexistir com essas práticas.
- ItemReligião e identidade no sertão baiano: o candomblé em Jacobina/BA(UNEB, 2014-08-16) Rodrigues, Mariza do Carmo; Parés, Luis NicolauA presente dissertação possui como tema as práticas religiosas afro-brasileiras em Jacobina/BA, identificando as principais distinções entre o chamado Peji e o Candomblé. A partir da análise de depoimentos orais de lideranças sacerdotais de dois terreiros da cidade, O Ilê Axé Odé Cassulandê e o Ilê Axé Odóia, foi identificado um marco de “ruptura” histórica na década de 1970, com a implementação do Candomblé em Jacobina. Através da análise de duas categorias centrais, “pureza” e “sincretismo”, estabelecemos uma relação de correspondência entre Jacobina e Salvador e entre Peji e Candomblé. O nosso principal argumento é que estas noções estão subjacentes nas falas das lideranças dos terreiros pesquisados. No nosso entendimento, elas se inspiram num modelo de Candomblé construído tendo em vista a retroalimentação entre as categorias êmicas/nativas ao povo de santo e as categorias analíticas da etnografia que referendaram os Candomblés ketu-nagô de Salvador.