Licenciatura em Pedagogia - DCH9
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "avaliação"
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- ItemConselho de classe como parte do processo de avaliação: espaço de diagnóstico para intervenção na prática educativa(2022-07-28) Souza, Adegliane Machado de; Oliveira, Deusiene Vieira da CruzO presente trabalho teve como objetivo, conhecer as ações e intervenções do conselho de classe como parte do processo de avaliação na prática educativa. Sendo a pesquisa de cunho qualitativo, com estudo e análise de documentos legais, Projeto Político Pedagógico (PPP), livros de atas e o regimento municipal. Para delineamento desse trabalho contamos com o referencial teórico, a observação no conselho de classe, entrevistas com os profissionais da educação, leitura e análise de dados dos documentos oficias. Como embasamento teórico que fundamentou nosso trabalho, temos os principais autores: Ludke; André (1986), Depresbiteris (2001), Cruz (2005), Guerra (2010), Lukesi (2021). Posteriormente, abordamos a necessidade do conselho de classe está alicerçado no (PPP) da escola, uma vez que este esteja em consonância com regimento comum da rede municipal de ensino das escolas de Barreiras-BA. Destacamos a importância do conselho de classe em que a essência seja a avaliação do aluno. Nessa compreensão, a avaliação e autoavaliação estão interligadas nesse processo de ensino aprendizagem.
- ItemO Conselho de classe sobre a ótica do coordenador pedagógico: conceitos, organização e intenções(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Souza, Dilvaneide Lisboa; Gomes, Vitória Gabriele Barbosa; Santos, Jânia Cardoso; Ribeiro, Carla Cassiana L. de Almeida; Santos, Telma RochaO presente estudo teve como objetivo geral analisar as ações engendradas pelo Coordenador Pedagógico na organização e direcionamentos do Conselho de Classe em escolas públicas do ensino fundamental- anos iniciais do município de Barreiras-BA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, para a qual foram utilizados os instrumentos entrevista e observação. Os dados foram coletados junto aos seguintes profissionais: três professoras, duas coordenadoras e duas diretoras das escolas. Com isso, são abordados conceitos fundamentais relacionados ao papel do coordenador pedagógico e à forma como o conselho de classe ocorre e se organiza nas respectivas escolas. Os principais teóricos que nortearam a pesquisa foram: Guerra (2011), Vasconcellos (2019) Bruno e Christov (2013) e Gouveia e Placco (2013), além do regimento comum, do município de Barreiras (2023). Os resultados da pesquisa evidenciam a participação do coordenador pedagógico como peça-chave para organização e mediação do conselho de classe. Com base nisso, é importante que a gestão escolar compreenda essa reunião como espaço de reflexão, análise e tomada de decisão que vai muito além do estigma de ser apenas um espaço somente de avaliação, mas entender que o conselho de classe é parte integrante da formação dos educandos para concretizar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.