Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "Avaliação institucional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições da avaliação institucional para o desenvolvimento do trabalho pedagógico: desafios e perspectivas(2021-07-27) Brandão, Tatiara Sena de Carvalho; Silva, Yara Monteiro daEsse trabalho objetivou investigar quais as contribuições da avaliação institucional para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com seus desafios e perspectivas, com base na revisão de literatura. Para tanto foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, baseada em análises descritivas sobre a avaliação institucional, a exploração de artigos, livros e dissertações. A base epistemológica desta investigação foram as discussões de Dias (2005), Fernandes (2007), Estebam (2008), Freitas (2009) e Lück (2012) que abordam acerca do contexto histórico, importância, conceitos, concepções, princípios, gestão democrática e fundamentos legais que regem a avaliação institucional no contexto escolar. As discussões apresentadas neste estudo revelaram que a avaliação institucional contribui de forma significativa nos processos de desenvolvimento do trabalho pedagógico para o ensino e aprendizagem dos indivíduos. Entende-se que por meio do desenvolvimento dos processos de avaliação institucional no âmbito escolar é possível implementar uma cultura de avaliação, com foco no conhecimento das potencialidades e fragilidades da escola, a participação da comunidade interna e externa, bem como, a utilização dos resultados para a busca de caminhos voltados a superação dos problemas identificados, a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino.